Sie sind auf Seite 1von 4

A Amrica do Sul um subcontinente que compreende a poro

meridional da Amrica. Sua extenso de 17.819.100 km, abrangendo 12% da superfcie terrestre e 6% da populao mundial. Une-se Amrica Central, ao norte, pelo istmo do Panam e separa-se da Antrtica pelo estreito de Drake. Tem uma extenso de 7.500 km desde o mar do Caribe at o cabo Horn, ponto extremo sul do continente. Os outros pontos extremos da Amrica do Sul so: ao norte a Punta Gallinas, na Colmbia, ao leste a Ponta do Seixas, no Brasil, e a oeste a Punta Parias, no Peru. Seus limites naturais so: ao norte com o mar do Caribe; a leste, nordeste e sudeste com o oceano Atlntico; e a oeste com o oceano Pacfico.[2] No sculo XIX, o continente recebeu cerca de 15 milhes de imigrantes provenientes da Europa,[3] e sofreu influncias culturais e ideolgicas tanto dos Estados Unidos quanto da Europa. A rpida urbanizao superou a oferta de emprego e moradia. Como esforo para estimular o comrcio, a produo e a integrao sul-americana como um todo, firmaram-se acordos e organizaes econmicos como o Pacto do ABC em 1915, a Comunidade Andina de Naes (CAN) em 1969, a Associao LatinoAmericana de Livre Comrcio (ALALC) em 1960, que foi substituda pela Associao Latino-Americana de Desenvolvimento e Intercmbio (ALADI) em 1981,[4][5] o Mercado Comum do Sul (Mercosul) em 1995.[6] E em 23 de maio de 2008, foi assinado o Tratado Constitutivo da Unio de Naes Sul-Americanas (UNASUL) na cidade de Braslia, onde foi estruturada e oficializada a Unio estabelecendo oficialmente a integrao econmica entre os Estados soberanos do subcontinente em meio III Cpula de Chefas e Chefes de Estado e de Governo da Amrica do Sul. A Amrica do Sul possui vastos recursos naturais e graves problemas econmicos e sociais. Em razo do alto endividamento externo e interno, vrios pases sul-americanos aplicam as polticas do Fundo Monetrio Internacional (FMI), que comprimem as contas pblicas mas no eliminam as crises. A indstria est concentrada no beneficiamento de produtos agrcolas e na produo de bens de consumo, com destaque para a indstria automobilstica. No Brasil e na Argentina encontra-se mais diversificada, abrangendo setores como extrao, refino de petrleo e siderurgia. O Brasil responsvel por cerca de trs quintos da produo industrial sul-americana. A minerao inclui a extrao de petrleo (com destaque para a Venezuela), cobre, estanho, mangans, ferro e outros. A agricultura intensiva nas reas tropicais, onde h culturas voltadas para a exportao (caf, cacau, banana, canade-acar, cereais). A pecuria praticada em larga escala no sul e no centro.

Clima
A distribuio das temperaturas mdias na regio apresenta uma regularidade constante a partir dos 30 de latitude sul, quando as isotermas tendem, cada vez mais, a se confundir com os graus de latitude. Nas latitudes temperadas, os invernos so mais amenos e os veres mais quentes do que na Amrica do Norte. Pelo fato de sua parte mais extensa do continente localizar-se na zona equatorial, a regio possui mais reas de plancies tropicais do que qualquer outro continente.

Mapa climtico da Amrica do Sul de acordo com a classificao climtica de KppenGeiger. As temperaturas mdias anuais na bacia Amaznica oscilam em torno de 27 C, com pequenas variaes estacionais. Entre o lago de Maracaibo e a foz do Orinoco, predomina um clima tropical do tipo senegals, que engloba tambm partes do territrio brasileiro. O centro-leste do planalto Brasileiro possui clima tropical mido e quente. As partes norte e leste do pampa argentino possuem clima temperado ocenico, enquanto as faixas oeste e leste tem clima temperado. Nos pontos mais elevados da regio andina, os climas so mais frios do tipo noruegus. Nos planaltos andinos, predomina o clima quente, embora amenizado pela altitude, enquanto na faixa costeira, registra-se um clima equatorial do tipo guineano. Deste ponto at o norte do litoral chileno aparecem, sucessivamente, climas mediterrneo ocenico, temperado do tipo breto e, j na Terra do Fogo, clima frio do tipo siberiano. A distribuio das chuvas relaciona-se com o regime dos ventos e das massas de ar. Na maior parte da regio tropical a leste dos Andes, os ventos que sopram do nordeste, leste e sudeste carregam umidade do Atlntico, provocando abundante precipitao pluviomtrica. Nos lhanos do Orinoco e no planalto das Guianas, as precipitaes vo de moderadas a elevadas. O litoral colombiano do Pacfico e o norte do Equador so regies bastante chuvosas. O deserto de Atacama, ao longo desse trecho da costa, uma das regies mais secas do mundo. Os trechos central e meridional do Chile so sujeitos a ciclones, e a maior parte da Patagnia argentina desrtica. Nos pampas da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil a pluviosidade moderada, com chuvas bem distribudas durante o ano. As condies moderadamente secas do Chaco opem-se a intensa pluviosidade da regio oriental do Paraguai. Na costa do semirido Nordeste brasileiro as chuvas esto ligadas a um regime de mones. Fatores importantes na determinao dos climas so as correntes martimas, como as de corrente de Humboldt e das Malvinas. A corrente equatorial do Atlntico Sul esbarra no litoral do Nordeste e a divide-se em duas outras: a corrente do Brasil e uma corrente costeira que flui para o noroeste rumo s Antilhas.

Imagem de satlite da Amrica do Sul


[34][35]

Primitivamente ligada frica, com a qual compunha o continente da Gonduana, a Amrica do Sul era representada, basicamente, por trs massas cristalinas: o escudo Brasileiro, o escudo Guiano e o escudo Patagnico. Os escudos Brasileiro e Guiano apresentam traos de dobramentos antigos, pr-cambrianos e pr-devonianos, o mesmo se verificando no Cretceo com o escudo Patagnico. No Cretceo, quando parece ter-se iniciado o desligamento do bloco africano do brasileiro, dobraram-se as camadas sedimentares acumuladas, dando origem cordilheira dos Andes, j no Tercirio. Uma vez formada, ocorreu quase simultaneamente a regresso dos mares que cobriam as partes mais baixas dos escudos ou entre estes e os Andes.

Com relao bacia Amaznica, o levantamento do bloco andino barrou o escoamento das guas para oeste e, com o aumento da sedimentao, a bacia adquiriu um aspecto lagunar. A evoluo da sedimentao da bacia do Orinoco no teve seqncia muito diferente da bacia Amaznica. A Cordilheira dos Andes na fronteira do Chile com a Argentina. Quanto plancie do Pampa, pois, ao que parece, a sedimentao, at o final do Mesozico, ocorreu em ambiente marinho ou em conjunto de grandes lagunas. Mas no Tercirio, com a formao dos Andes, o brao de mar que separava o escudo Patagnico do Brasileiro regrediu. De outro lado, no Mesozico e Paleozico, os sedimentos provieram das reas cristalinas das reas soerguidas do norte (planalto Brasileiro) ou do sul (escudo Patagnico), enquanto no Tercirio a plancie comeou tambm a receber os sedimentos dos Andes. O relevo dessa rea possui caractersticas prprias. A plancie Amaznica um imenso funil que desce suavemente em direo ao Atlntico a partir dos sops andinos. Na plancie Amaznica, encontra-se a maior rede hidrogrfica do mundo, com uma rea de cerca de 7.000.000 km. Ao norte da plancie Amaznica, estendendo-se por quase 500.000 km, surge a bacia do Orinoco. A plancie do Orinoco continuada para o sul atravs de lhanos do Beni, de Mojos, Guarayos e de Chiquitos. Ao sul da Bolvia, inicia-se o Chaco. Ao sul do Chaco, estendem-se os pampas, onde formaram bacias sem escoamento para o mar. A noroeste da provncia de Buenos Aires, erguem-se as serras pampianas. A serra de Famatina (cerca de 6.000 metros) a mais alta desse conjunto, onde tambm se destacam outras serras.

Economia
A Amrica do Sul experimentou, a partir de 1930, um notvel crescimento e diversificao na maioria dos setores econmicos. Grande parte dos produtos agrcolas e pecurios destinada ao consumo local e ao mercado interno. No entanto, a exportao de produtos agrcolas fundamental para o equilbrio da balana comercial da maioria dos pases.

Os principais cultivos agrrios so justamente os de exportao, como a soja e o trigo. A produo de alimentos bsicos como as hortalias, o milho ou o feijo grande, mas voltada para o consumo interno. A criao de gado destinada exportao de carne importante na Argentina, no Paraguai, no Uruguai e na Colmbia. Nas regies tropicais os cultivos mais importantes so o caf, o cacau e as bananas, principalmente no Brasil, na Colmbia e no Equador. Por tradio, os pases produtores de acar para a exportao so: Peru, Guiana e Suriname, sendo que no Brasil, a cana-de-acar tambm utilizada para a fabricao de lcool combustvel. Na costa do Peru, noroeste e sul do Brasil cultiva-se o algodo.

Centro financeiro de Santiago, Chile.

Cinquenta por cento da superfcie sul-americana est coberta por florestas, mas as indstrias madeireiras so pequenas e direcionadas para os mercados internos. Nos ltimos anos, no entanto, empresas transnacionais vm se instalando na Amaznia para explorar madeiras nobres destinadas exportao. As guas costeiras do Pacfico da Amrica do Sul, so as mais importantes para a pesca comercial. A captura de anchova chega a milhares de toneladas, e tambm abundante o atum, dos quais o Peru um grande exportador. A captura de crustceos notvel, particularmente no nordeste do Brasil e no Chile. Apenas Brasil e Argentina fazem parte do G20 (pases industriais), enquanto que somente o Brasil integra o G8+5 (as naes mais poderosas e com maior influncia do planeta). No setor de turismo, se iniciaram em 2005 uma srie de negociaes com objetivo de promover o turismo e aumentar as conexes areas dentro da regio.[93] Punta del Este, Florianpolis e Mar del Plata se encontram entre os principais balnerios da Amrica do Sul.

Das könnte Ihnen auch gefallen