Sie sind auf Seite 1von 10

A teoria vivida - Reflexes sobre a orientao em Antropologia

Mariza Perano
Universidade de Brasilia

e-mail: mpeiranoguol.com.br recebido em: setembro 2004

Resumo

A orientao de um aluno parte fundamental do processo mais amplo de reproduo, continuidade e expanso da antropologia. Somos todos elos de uma seqncia de geraes, e por meio da relao que se desenvolve entre orientador e orientando que dois pesquisadores vivem uma relao estreita de cumplicidade terica, inserindo o estudante em uma linhagem de antroplogos. Nesta comunicao explicito dimenses que considero centrais no mtier do antroplogo e examino trs aspectos especficos: (i) os critrios de orientao - para afirmar que no h como estabelec-los; (ii) a caracterstica fundante da orientao - para propor que este o momento sui generis em que a teoria vivida por duas geraes; e (iii) o papel da orientao nas carreiras intelectuais - para sugerir que, para o bem ou para o mal, uma relao que um dia foi de orientao nunca tem fim.

Palavras-chave
Antropologia, orientao, linhagens antropolgicas, teoria vivida

Abstract
The relationship between advisor and advisee is part of the larger process of reproduction, continuity and expansion of anthropological knowledge. We are ali linlcs in a succession of academic generations: the theoretical com plicity which is one of its central characteristics sanctions a new member of an anthropological lineage. In this paper I examine some basic dimensions of our mtier as anthropologists so as to scrutinize three specific aspects of the practice of "advising": (i) the criteria for this modality of intellectual relationship - just to suggest that there are no rules to it; (ii) the basis on which academic advising rests - to pro pose that this is the sui generis moment when two generations put theory at work; (iii) the role this relationship plays in the long term - to sustain the idea that, for good or worse, it never ends.

Keywords
Anthropology, advising, anthropological lineages, theory at work

A teoria vivida - Reflexes sobre a orientao em Antropologia *

Mariza Peirano**
A relao de "intensa orientao" em seu sentido mais pleno sempre o primeiro elo da formao mediata ou imediata dessas linhagens em que se estrutura a identidade do antroplogo (Duarte 1995: 13).

orientao de um aluno um processo que faz parte integrante da vida acadmica, vale dizer, todos ns fomos orienA tados um dia, quase todos orientamos hoje. Esta prtica no , portanto, um momento isolado; ela est inserida em um processo maior, o da reproduo, continuidade e expanso da disciplina. Somos elos de uma seqncia de geraes, e por meio do que chamamos de "orientao" que dois pesquisadores vivem uma relao estreita de cumplicidade terica, freqentemente de mdia, seno de longa, durao, que tem como objetivo imediato a produo de uma monografia. Refiro-me no apenas ao aspecto formal da elaborao de uma dissertao ou tese, seu lado instrumental, mas a um experimento antropolgico e, eventualmente, a uma contribuio disciplina.' Nesta comunicao, comeo explicitando algumas dimenses do mtier do antroplogo, sobre as quais se baseia a minha experincia de orientao. Examino, a seguir, trs aspectos: (i) os critrios de orientao - para afirmar que no h como estabeleclos; (ii) a caracterstica fundante da orientao - para propor que este o momento sui generis em que a teoria vivida por duas geraes; e (iii) o papel da orientao nas carreiras intelectuais - para sugerir que, para o bem ou para o mal, uma relao que um dia foi de orientao nunca tem fim. Contexto da orientao Sintetizo alguns pontos que, vlidos para as cincias sociais em geral, fundamentam a minha viso da orientao em antropologia:
1 LHA - Florianpolis, v.6, n.1 e n.2, julho de 2004, p. 209-218

210

Mariza Peirano

1 - na antropologia, no h teoria separada da histria da disciplina (embora teoria no seja histria; mais, adiante) - combinadas, elas formam uma histria terica, interna prtica da antropologia, que informa e guia o seu refinamento e expanso a partir de pesquisas de campo nossas e de nossos predecessores; 2 - ao contestar verdades do senso comum de uma poca, por meio da surpresa intrnseca prtica etnogrfica e aos acasos da experincia de campo, o etngrafo/antroplogo confronta tambm a prpria teoria acumulada e a enriquece, corrige ou contesta - este um trao fundamental na idia weberiana de uma "eterna juventude" das cincias sociais; 3 - nesse contexto, o estudante em formao entra em contato com verdadeiras rvores genealgicas de autores consagrados (e tambm rejeitados) nos cursos bsicos, a partir das quais construir a sua prpria (Peirano 1995). 4 - na antropologia, ento, linhagens terico-disciplinares so mais relevantes do que supostas "escolas" - que, na verdade, so rtulos dados a posteriori, geralmente criados ou atribudos com uma forte dose de afirmao e/ou rejeio poltica; 5 - disso decorre que necessrio distinguir, na disciplina, pelo menos dois tipos de reconstruo do passado: a histria terica (que l os clssicos de uma perspectiva interna, de dentro das obras clssicas, e nelas reconhece e constri alguns vnculos temticos e analticos) e a histria da antropologia (que focaliza o contexto daqueles que pensaram questes antropolgicas);2 6 - a histria terica, que nos importante aqui, resulta no de uma mera seqncia de obras e autores, mas principalmente examina os problemas e as questes que formam um repertrio aberto que, continuamente renovado em novas perguntas ou formulaes, produz um movimento espiralado e no-linear; nesse contexto, as monografias etnogrficas so o capital mais significativo da disciplina, indicando ao pesquisador iniciante que a relao entre teoria e pesquisa de campo hoje enfrentada, o foi no passado, e continuar a s-lo por outros depois dele. Em outras palavras, o que consideramos nosso cnone no por essa razo esttico, j que se fundamenta no arejamento que pesquisas novas produzem em dilogo com idias e autores que nos precederam. Aqui entra a figura do orientador, que, apoiando-se nessa bagagem slida (ou frgil), no processo de orientao sustenta o dilogo com o passado e o presente da antropologia.

ILHA

A teoria vivida - ~es sobre a orienta o ' em Antropologia

211

Critrios da orientao O orientador , portanto, o intermedirio entre a etnografia/ teoria acumulada e o pesquisador iniciante. Ele o facilitador de 3 novas monografias. Mas no h receiturio ou manual que nos ensine como melhor orientar. Nesse sentido, a orientao faz par com a pesquisa de campo, a qual Evans-Pritchard nos alertou no ser possvel ensinar. Sabemos que na pesquisa entram em ao a personalidade e a biografia do investigador, os dilogos tericos em vigncia no momento, o contexto social mais amplo e, no menos, as situaes imprevisveis que faro ressoar, nessa experincia, as teorias aprendidas de outros povos e outros tempos. Esses mesmos processos e paradoxos existem na orientao - nada pode ser antecipado em face do impacto de dados novos e das ambigidades e inconsistncias inevitveis que eles trazem. Baseado na sua experincia de iniciado, espera-se que o orientador proporcione segurana e tranqilidade adiante da incerteza natural de quem tem muito mais dados do que possvel assimilar e compreender. Espera-se tambm que ele guie o iniciante de forma a que este se possa libertar (mas s parcialmente) da empina primeira dos dados e formular questes relevantes para o seu trabalho. A formulao dessas questes e a hierarquia delas so talvez o ponto nodal da produo de uma boa monografia - mas no h frmula que nos ensine como l chegar. O momento sui generis A orientao uma relao no igualitria, em que se d o encontro entre o jovem - que traz o inesperado, o impondervel, o caos inevitvel da experincia de campo - e o professor - cujo papel essencial ser o guardio do novio e da teoria antropolgica, e que, portanto, ir dirigir o dilogo entre dados e teoria. Nessa relao, o orientador um "elder da tribo", um garantidor da continuidade da disciplina. Vale elaborar: porque o orientador detm a responsabilidade sociolgica da expanso de linhagens intelectuais das quais faz parte que lhe possvel dar ao orientando tranqilidade e segurana - e no necessariamente por suas caractersticas pessoais. Assim, as desejveis qualidades do orientador esto em segundo plano em face de uma viso holista do seu papel na reproduo da disciplina.4 J o orientando representa os dados novos, as novas

ILHA

212

Mariza Peirano

"agncias" a serem includas no vocabulrio da antropologia. Nessa relao forte e sensvel, cabe ao orientador a responsabilidade da delicadeza tanto quanto da firmeza. As duas so inseparveis, mas vou distingui-las para facilitar a exposio. Firmeza: tranqilidade e disponibilidade no significam condescendncia. Nada pior para um iniciante do que uma viso igualitria que no existe. O orientador responsvel por conseguir que o aluno alcance o mximo da sua competncia e capacidade analticas. Delicadeza: cabe ao orientador tornar conscientes as questes que, na verdade, o orientando geralmente j formulou na sua prpria prtica de campo, mas que nem sempre esto explcitas em uma hierarquia terica quando enfrenta a tarefa de produzir uma monografia. Cabe ao orientador, ento, perguntar, questionar, levantar possibilidades e alternativas, e assistir s dvidas - no sentido de acompanhar e ajudar a solucion-las. A produo de certezas fceis um dos grandes desfavores que um orientador pode fazer ao seu orientando. Como o tempo da orientao e da produo de uma monografia muitas vezes no exatamente o mesmo que instituies e agncias financiadoras exigem - uma limitao que sempre est/esteve presente como presso externa -, importante ainda que o orientador saiba dosar essa tenso entre expectativas e desejos e condies objetivas concretas. verdade que a relao dados + teoria na orientao das monografias vai variar caso a caso. Se os dados no foram obtidos a partir de uma formao terica slida, o orientador precisar indicar o caminho para costurar, ou melhor, cerzir, teoria e dados. Para o orientando que tem um domnio terico no apenas firme, mas introjetado, dados + teoria no se separam. Diferentemente de outras cincias sociais, as monografias antropolgicas, desde Os Argonautas de Malinowski, tm por ideal a fuso interna entre dados e teoria. 5 Para continuar a analogia tecel, trata-se de ver dados e teoria tranados.' Antondia Borges sugere, a partir de sua experincia recente de pesquisa, que a forma pela qual a compreenso antropolgica se d inclui a incorporao no refletida de conceitos nativos que, lentamente, vo se tornando conhecimento consciente, depois de desestabilizarem as crenas antropolgicas ao 9ue eu acrescentaria, o senso comum que existe e sobrevive nelas. O orientador acompanha esse processo e ajuda o aluno, que tem como base o capital acumulado ao longo de sua formao: cursos de teoria e cursos analticos facilitam o dilogo intelectual, tor-

ILHA

' em Antropologia A teoria vivida - reflexes sobre a orientaao

213

nando a inevitvel hierarquia entre os dois personagens produtiva, estimulante e prazerosa. Nesse contexto, ao orientador cabe manter uma distncia respeitosa, mas comprometida, com o orientando e seu ritmo e estilo de trabalho. No se trata de co-autoria: a tese ser apenas de um autor - e o iniciante tem direito inalienvel a dvidas e a descobertas que so suas. Ambas no lhe podem ser negadas, sob o risco de o aluno tornar-se um clone do orientador. No mesmo sentido, o orientador deve respeitar as bricolagens tericas - que nem sempre correspondem s suas - que o orientando certamente realizar e que sero o fundamento da sua maturidade como investigador e da sua independncia intelectual.' Disso resulta um dado importante: nem sempre o orientador formal o elo mais expressivo de uma seqncia de predecessores - mas, mesmo assim, ele continua sendo o principal interlocutor do aluno.' Tudo isso implica um processo que amadurece aos poucos. Aqui talvez seja apropriada a mxima latina "apressa-te lentamente" (festina lente) (Calvin 1990) que retrata o ritmo de uma orientao bem-sucedida. Mas esse momento tambm propcio para o aluno perceber (se no o fez antes) que os ensinamentos rotulados no tm vez na transformao da sua experincia em uma monografia: "escolas" ou "paradigmas" (quer funcionalista, estruturalista ou psmoderna) ou "tradies" (britnica, francesa, culturalista, etc.) implodem ante a complexidade dos dados e da experincia. o ensino pr-fabricado de supostas escolas ou tradies revelam o lado perverso das classificaes - elas transformam-se em simples compartimentos em que os autores so encaixados, quando no seqncias cronolgicas e lineares empobrecidas e sem criatividade. A verdadeira linhagem intelectual na antropologia um produto individual, artesanal portanto, mas com implicaes coletivas - ela no pode ser "ensinada"; ela o produto da leitura dos clssicos, da experincia etnogrfica e da influncia de vrios mestres. No Brasil, dada nossa insero no mundo intelectual mais amplo mesmo que, em geral, de mo nica -, uma bricolagem de autores variados saudvel para a formao de novas geraes, revelando, inclusive, os circuitos sempre abertos da troca de idias.11 Dito isso, quero reforar que vejo no contexto da orientao a possibilidade plena de duas geraes viverem a teoria atravs dos dados novos que o aluno traz do campo. O dilogo entre orientador e orientando brota das evidncias empricas advindas da pesquisa -

ILHA

214

Mariza Peirano

a que o orientador no teve acesso na sua experincia primeira e imediata (nos termos de Peirce, trata-se do carter indxico dos fenmenos). Isto , a posio terica privilegiada do professor deve ceder espao, em termos hierrquicos, para a primazia dos dados coletados pelo aluno para que novas dimenses possam ser atingidas por ambos, em dilogo. A renovao da antropologia o presente que orientador e orientando se do ao fim do processo.

Uma relao para sempre

Para o bem ou para o mal, a experincia da orientao marca especialmente os antroplogos. Cessada a relao hierrquica explcita (tanto no senso comum de desigualdade quanto no de englobamento de valores), o vnculo reconstri-se em bases diferentes, mas no desaparece. Na minha experincia, orientandos e/ou orientadores que vive(ra)m a relao em termos ocidentais individualistas, de rivalidade entre pais e filhos (que, em certa medida, est presente na orientao), tm mais dificuldades em consolidar uma relao positiva - cessada a dependncia imediata, o vnculo com freqncia passa a ser vivenciado em disputas falsas por "independncia" ou "ineditismo" entre supostos iguais J orientadores e orientandos que incorporam a idia mais holista de uma linhagem intelectual tm mais facilidade em ajustar-se aos novos papis relativos e, muitas vezes, at mesmo para inverter a hierarquia inicial - porque so efetivamente iguais. Acredito que uma conscincia da linhagem tende a tornar aceitveis e normais eventuais desacordos, privilegiando assim uma viso da produo intelectual mais global, histrica e, por que no, antropolgica. A segurana do novo intelectual independente no elimina, mas, paradoxalmente, confirma o papel e a importncia das linhagens intelectuais.

Post-scriptum

Assim que terminei de redigir esta comunicao, folheando textos sobre parentesco, por acaso encontrei este pargrafo com que Jack Goody encerra a Radcliffe-Brown Lecture que proferiu em 1984. O ttulo da conferncia "Under the lineage's shadow":

ILHA

' em Antropologia A teoria vivida - nflex'es sobre a orientao

215

When I gave the title to this then unwritten lecture I did so with intentional ambiguity. The lineage referred not only to a term of art for certain forms of kin group but also to the very distinguished predecessors, under whose ample intellectual shadow we work. For some their achievements and their formulations appear to be causes for despair, rejection, or withdrawal. I have argued that such reactions are out of place. We can accept both critically and appreciatively the work of Radcliffe-Brown and others of the une. But we need to enlarge its scope, following not so much their abstract theoretical statements and restricted paradigms but their hypotheses of the middle range. History and psychology may then become friends whom we marry rather than enemies whom we don't; the family and household may enter fully into the analysis of the domestic domain and its mode of livelihood [...]. The ancestral lineage will then be something to take advantage of, to build upon, not to feud with.

Referencias Bibliograficas:
AHMAD, A. 1996. "Postcolonialism: what is in a name?". In R. de la Campa, E. Kaplan e M. Sprinker (eds.) Late imperial culture. Londres: Verso, pp. 11-32. BORGES, Antondia Monteiro. 2003 Tempo de Braslia, Rio de Janeiro: Relume-Dumar CALVINO, Italo. 1990. Seis propostas para o prximo milnio. So Paulo, Cia. das Letras, p. 60. CHAVES, Christine de Alencar.1999. A marcha nacional dos sem-terra, Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1999 COMERFORD, John.2003.Fazendo a luta, Rio de Janeiro: Relume-Dumar. 2000. Como uma famlia, Relume-Dumar DA SILVA, Cristhian Tefilo.2002.Borges, Belino e Bento, So Paulo: Annablume DUARTE, Luis Fernando Dias. 1995. "Formao e ensino na antropologia social: os dilemas da universalizao romntica". In O ensino da antropologia no Brasil. Temas para uma discusso. ABA, pp. 10-17. FILHO, Wilson Trajano.1984. Msicos e msica no mundo da travessia, dissertacao de mestrado, UnB. GOODY, Jack. 1984. "Under the lineage's shadow" . Radcliffe-Brown Lecture on Social Anthropology. Proceedings of the British Academy, Londres, 70:189-208. PEIRANO, Mariza. 1995. "Os antroplogos e suas linhagens". In A favor da etnografia. Rio de Janeiro: Relume-Dumar

ILHA

216

Mariza Peirano

Notas ' Creio que uma investigao comparativa sobre o valor semntico do termo "orientao" em diversos meios acadmicos revelaria aspectos interessantes desta prtica. 2 Como se sabe, a histria da antropologia pode ter um vis presentista, historicista ou de catalogao de "escolas". Poderamos ainda acrescentar, alm da histria terica e da histria da antropologia, uma perspectiva poltica da teoria (que examina, por exemplo, como um termo como "ps-colonialismo" abrange, de forma simplificadora, uma srie de experincias histricas distintas). Ver Ahmad 1996. 3 No mesmo frum, Minam Grossi usou a idia da "dor da tese" para examinar a experincia pela qual passam os doutorandos. 4 Parry Scott incluiu vrios casos etnogrficos de relao entre orientador e orientando (alguns pitorescos, outros trgicos) na comunicao que fez no mesmo frum. 5 Comparando suas teses s produzidas em outras cincias sociais no Brasil, alunos de antropologia geralmente manifestam inquietaes iniciais sobre a necessidade de incluso de um captulo terico parte. Quando descobrem que no se trata de uma obrigao, segue-se um grande alvio. 6 Entre as monografias que me so mais prximas, cito as de Wilson Trajano Filho 1984, Christine de Alencar Chaves 1999, John Comerford 2000 e 2003, Cristhian Tefilo da Silva 2002, Antondia Monteiro Borges 2003. ' Comunicao pessoal (e-mail de 3 de outubro de 2003). 8 Para melhor explicar o aspecto dinmico da reproduo intelectual, Wilson Trajano Filho sugere que, somando-se noo de linhagem - baseada na segmentao e na reproduo de si prpria -, a filiao complementar e o ciclo de desenvolvimento do grupo domstico, noes desenvolvidas por Meyer Fortes, seriam idias produtivas para focalizar os aspectos da autonomia e da liberdade dos orientandos. Fico devendo um melhor desenvolvimento desta idia e, no momento, mantenho apenas a noo de "linhagem" por sua fora retrica. 9 Ver Duarte (1995: 13): "Essa relao poder no se consubstanciar em uma nica figura concreta de mestre, mas compor-se de partes de sucessivas experincias, que guardam entre si a continuidade de serem caminhos personalizados, encarnados, mediados pela palavra e o sentimento, de acesso ao modo antropolgico do conhecimento". ' Acrescento que, com freqncia, cabe ao orientador fazer os alunos suportarem as frustraes que advm da experincia concreta da coero da vida social. Reconhecida na teoria, no fcil aceit-la na prtica. A tarefa do orientador est em auxiliar o aluno nessa percepo sem torn-lo ctico. " A tendncia dominante, contudo, a de escolher um guru estrangeiro contemporneo e segui-lo acriticamente, na crena de que o toque milagroso de suas idias ilumine os dados colhidos. Essa uma prtica muitas vezes passada de orientador para orientando.
*Este trabalho foi apresentado na V Reunio de Antropologia do Mercosul, 30 nov./ 4 dez. 2003, em Florianpolis. Agradeo a Gilberto Velho o convite para participar do frum "O fazer antropolgico e a orientao", que me deu a oportunidade de expandir reflexes anteriores sobre as linhagens intelectuais dos antroplogos. Sou grata a Wilson rajano Filho, Christine Chaves e Antondia Borges pelas leituras e sugestes, que procurarei incorporar em verso expandida do texto.

ILHA

Das könnte Ihnen auch gefallen