Sie sind auf Seite 1von 30

Para Avaliar Propostas de Avaliao do Ensino Superior

Valdemar Sguissardi Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) No mbito do processo de modernizao neoliberal que afeta todas as instncias do Estado e da sociedade brasileira hoje, destaca-se o movimento de avaliao do ensino superior. Este artigo objetiva, por um lado, recuperar as origens, as motivaes e a identidade desse movimento e, por outro, estabelecer alguns parmetros para o exame crtico das diferentes propostas de avaliao desse nvel de ensino, encaminhadas por instituies pblicas e privadas e outras entidades ou organizaes sociais. Concluindo, o autor prope aos pesquisadores da rea (ensino superior) uma pauta de pontos da temtica da avaliao do ensino superior que, problematizados, poderiam tornar-se objetos de futuros estudos e pesquisas.

Introduo Na universidade, como na vida em geral, necessrio questionar a ordem estabelecida e resistir a modismos de todo o gnero. Parece contraditrio aceitar a ordem e deixar-se embalar pela ltima moda. Mais importante que explicar essa aparente contradio perguntar sobre o significado de certos modismos que tomam conta de naes, governos, instituies, grupos e indivduos singulares com a feio de irrecusveis dogmas, merecedores de cruzadas hericas. O dogma impe a f e a obedincia cegas e condena como herticos ou mal-intencionados os que se recusam prtica dos atos assim idealizados.

- Conclamamos os Cidados Bem-intencionados Deste Pas Para Que se Juntem a Ns Pelo Resgate da Qualidade da Educao no Brasil!1 - A Qualidade total revolucionando o ensino superior.2 - Qualidade: Sobrevivncia3 - A Qualidade e a Sobrevivncia das Universidades4 - Avaliao Universitria Global: Um Novo Caminho em Busca da Excelncia5

Com a mesma fora de avalanche irresistvel com que se estendeu sobre o universo empresarial brasileiro, depois de ter germinado no terreno frtil do milagre japons, do neoliberalismo thatcheriano, do fim da Guerra Fria etc, a Filosofia da Qualidade Total6 invade tambm o imunodeficiente sistema educacional brasileiro. Rapidamente, saudada por muitos, "srios e responsveis", como panacia para os imensos males histricos desse sistema. O ensino superiorpblico e privado (confessional ou mercantil) constitui-se em alvo privilegiado dessa nova guerra santa. O modismo da Filosofia da Qualidade Total, que arrisca metamorfosear-se em dogma eclesistico-cientfico de longa durao, no caso do ensino superior est servindo-se, para sua empreitada, dentre outras armas, do mecanismo da Avaliao Universitria Global ou da Avaliao, simplesmente.
' Fecho do documento "Pacto da Qualidade pela Educao - Moo dos Cidados Brasileiros". Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Construindo a Pedagogia da Qualidade. Encontro Nacional Indstria-Universidade sobre Pedagogia da Qualidade. Anais... (apud Assmann, 1993',p.62-64). 2 Item do Temrio Preliminar do II Congresso Brasileiro da Qualidade no Ensino Superior. So Paulo, 12-14 ago. 1994.0 termo "qualidade" e a expresso "qualidade total" aparecem 18 vezes nesse documento ' Item da ementa do curso "Os Fundamentos da Qualidade Total nas Instituies de Ensino Superior", que precede e integra a programao do congresso referido na Nota 2. 4 Item do Temrio Preliminar do II Congresso Brasileiro da Qualidade no Ensino Superior. So Paulo. 12-14 ago. 1994. 5 Id.Ibid. 6 Sobre o conceito e discusso do significado da "onda" filosofia da qualidade total e qualidade, entendida nesta perspectiva, cf. Assmann (1993b e 1994) e Silva (1994).

Valha para ilustr-lo a realizao simultnea, nada casual, em 12,13 e 14 de agosto de 1994, no Centro de Convenes Rebouas, em So. PauloSP, do II Congresso Brasileiro da Qualidade no Ensino Superior, do I Congresso Brasileiro de Gesto Universitria e do I Congresso Brasileiro de Avaliao Universitria, alm de dois Cursos Pr-Congressos denominados "Os Fundamentos da Qualidade Total nas Instituies de Ensino Superior" e "A Qualidade Total Universitria: Metodologia de Implantao", no mesmo local, no dia 11 de agosto de 1994. A promoo foi do Instituto Brasileiro da Qualidade em Servios (Ibraqs), com o apoio cientfico-cultural de um conjunto de entidades ligadas ao ensino superior privado (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de So Paulo Semesp e Associao Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior ABM, entre outras) e tendo como presidente de honra a Prof. Dr. Jeanete L. M. de S, delegada do MEC em So Paulo. As numerosas (mais de uma centena) experincias de avaliao realizadas no ensino superior, nos ltimos dez a quinze anos,7 talvez tenham estado em sua maioria imunes s motivaes que mobilizam os atuais defensores da Filosofia da Qualidade. Entretanto, uma melhor anlise das origens dessa filosofia e da gnese das preocupaes, especialmente oficiais e de organismos empresariais privados, no Brasil, assim como em outros pases Portugal, Inglaterra, Frana, Dinamarca etc. , mostraria como as razes motivacionais dessas duas frentes, aparentemente isoladas, enrazam-se num mesmo solo: o imperativo da modernizao (cf. Lima, Afonso, 1993, p.33-49), a globalizao da economia; a cincia, a tecnologia e a informao transformadas em foras produtivas; o fim do fordismo (como organizao industrial e modelo de desenvolvimento); o advento do neotaylorismo; e a reestruturao do Estado nos moldes da cartilha neoliberal (cf. Sguissardi, Silva Jr, 1994, p.4-5).
7

Cf. Paul, Ribeiro, Pilatti (1992. p.141-167). Esses autores apresentam uma relao de meia centena de experincias de avaliao no ensino superior (163-165), classificados em dois tipos bsicos - "diagnstico'/conhecimento e "acompanhamento" - e realizadas em trs dimenses: da instituio, do ensino de graduao e do curso.

Multiplicam-se as propostas e experincias de avaliao fundadas nas rnais diferentes filosofias e concepes de sociedade, de desenvolvimento social, de universidade e do prprio mecanismo da avaliao. Implantam-se propostas e experincias extremamente diversificadas quanto sua abrangncia (instituies, nveis de ensino, cursos, atividades-fim, atividades-meio), sua concepo e forma de sua implantao. Ao observador ingnuo, que acredita na neutralidade poltico-cientfica da instituio universitria e na avaliao como um bem universal, ocorreria pensar que isto oportuno e positivo para instituies que contrairiam, todo o dia, imensa dvida social, por serem pblicas ("sustentadas pelas verbas da arrecadao fiscal") ou por serem privadas ("sustentadas pela retribuio do trabalho alienado de seus alunos"). Distinguir as propostas e prticas de avaliao conducentes a uma universidade produtora de saber e crtica daquelas propostas e prticas tendentes a "ampliar e tornar rnais eficaz o funcionamento do sistema escolar [universitrio] dirigido para a reproduo da ordem estabelecida e da tica do capital"8 hoje em grande medida inspiradas nos princpios traduzidos pela Filosofia da Qualidade Total uma tarefa urgente que se impe aos que pretendem contribuir para a melhoria e a democratizao da universidade. Assumir essa tarefa significa enfrentar um dos grandes desafios postos pela crise em que est mergulhado o sistema universitrio brasileiro e, por que no diz-lo, universal. Em outros termos, a questo fundamental como avaliar as propostas (e as prticas) de avaliao para o ensino superior e para a universidade, sejam elas originrias do poder pblico, das prprias instituies universitrias pblicas ou privadas, de entidades sindicais universitrias, de grupos de intelectuais orgnicos ou no. A crtica necessria a diferentes propostas de avaliao de qualquer origem e significado, entretanto, no exime ningum da exigncia tico-profissional e tico-social de questionar a ausncia de efetivos pro* Sobre esses dois modelos de avaliao institucional, cf. M. L. Cardoso (1991. p. 18s).

jetos de universidade (e de polticas acadmico-cientficas), os vcios administrativos, a malversao dos meios e recursos financeiros e cientficopedaggicos, bem como, no dizer de M. L. Cardoso, de questionar
...o despreparo profissional e o pouco empenho no trabalho que encontramos hoje na Universidade brasileira por parte de alguns docentes, mesmo quando as condies de trabalho oferecidas, ainda que precrias, permitem e at facilitam a realizao de estudos ps-graduados, bem como a preparao de cursos de qualidade e a realizao de pesquisa.

Avaliar o ensino superior e a universidade preciso e urgente, mas necessrio saber, antes, de que avaliao se est falando. Para tanto, impe-se de antemo o exerccio da crtica s diferentes propostas de avaliao, nesta poca de tantos apelos e urgncias fundadas em princpios e conceitos tidos como de validade universal. Buscar estabelecer alguns parmetros para tal exerccio o principal objetivo desta reflexo e do presente texto. Secundariamente, pretende-se levantar uma pauta de pontos da temtica da avaliao que, problematizados, deveriam ser objeto de aprofundamento terico/crtico dos pesquisadores do ensino superior em futuros estudos e pesquisas. Esses objetivos devero ser alcanados interrogando-se e examinando-se as reflexes (e experincias) de diversos autores e entidades que tm discutido a universidade e/ou a avaliao5 no ensino superior nos anos recentes.9 A nica originalidade ou relevncia aqui pretendida a de recuperar importantes contribuies desses autores ou dessas experincias e de produzir um instrumento de anlise com razovel consistncia terica e utilidade prtica, no esforo necessrio para fazer da avaliao e especialmente da avaliao institucional um instrumento eficaz de democratizao da universidade brasileira.
9

Todos os que se encontram indicados nas referncias bibliogrficas, no final deste trabalho, especialmente M. L. Cardoso

Origens do atual processo de avaliao do ensino superior e razes para sua implementao no final dos anos 50 e nos anos 60, culminando com a Reforma Universitria10, que se pode localizar as origens do atual processo da avaliao no ensino superior, ainda que ele tenha sofrido significativas transformaes em razo das mudanas nos principais fatores estruturais e conjunturais que o condicionam. No perodo nacional-desenvolvimentista, que antecedeu o golpe militar de 64, as caractersticas democrtico-populistas do regime vigente e a intensa mobilizao da sociedade civil (especialmente do setor estudantil) possibilitaram um profundo questionamento do modelo universitrio brasileiro, incapaz de responder s exigncias de seu tempo. Assim como em toda a histria da universidade e das instituies, os momentos cruciais de suas reformas, frustrados ou no, vm precedidos de processos de avaliao. Isto permite a Kipnis (1991, p.3) afirmar que, naquela ocasio,
...a proposta de uma reviso do projeto vigente foi, na realidade, resultado de uma avaliao, ainda que assistemtica, do desempenho destas instituies acadmicas acerca do papel e funes estabelecidas tendo em vista a mobilizao social em torno das reformas de base de que a sociedade brasileira necessitava.

Mas o nacional-desenvolvimentismo tinha seus dias contados. O redirecionamento da economia brasileira, de que o golpe militar foi um episdio marcante em termos poltico-institucionais, sepultou junto com projetos de desenvolvimento econmico tambm os projetos de uma nova universidade gestados no seio de to ricas avaliaes assistemtica.
' O projeto de modernizao do Pas foi gestado ainda nos periodos populista e nacional desenvolvimentista, e no seria abandonado pelo regime militar-autoritrio. Segundo Martins (1988, p.l 3), "O que sofreria uma profunda mudana qualitativa seria o sentido histrico que passaria a determinar os fins da modernizao do ensino superior. Esta, a partir da liquidao poltica do populismo, perderia a sua conexo com a criao de um capitalismo 'autnomo', de colorao nacionalista, para tornar-se um fator instrumental da consolidao de um projeto de desenvolvimento 'associado' e dependente dos centros hegemnicos do capitalismo internacional".

As demandas e conseqncias econmicas e sociais da nova fase do desenvolvimento capitalista indicavam tanto a necessidade de ampliao do acesso ao ensino superior, especialmente para a classe mdia, quanto impunham a racionalizao das atividades universitrias para a obteno de maior eficincia e produtividade." Que tipo de modernizao era proposto nestes termos? Explicita I. Cardoso (1989,p.l7):
Educao corno instrumento de acelerao do desenvolvimento, Universidade a servio de produo prioritria, criao de condies racionais para administrao da Universidade, Universidade funcionando como uma empresa privada com o mximo de rendimento e o mnimo investimento. (...)...as questes educacionais foram traduzidas em termos de custos e beneficios. E houve uma grande disseminao desse modo de pensar.12

Enquanto concentrava a maior parte dos recursos estatais em projetos vinculados ao fortalecimento do capital, no contexto da acelerada internacionalizao da economia brasileira, o regime militar-autoritrio buscava, por um lado, a associao com a iniciativa privada (via fundaes, especialmente) para o empresariamento do ensino superior, e, por outro, numa clara estratgia de hegemonia, implementava formas de controle administrativo e poltico-ideolgico desse nvel do sistema de ensino.13
" Sobre o eficientismo tecnicista da Reforma Universitria, cf. Vieira (1982), em especial o Cap. 4 - Metas do Projeto da Reforma. 12 Diz ainda esta autora: "H uma evidncia bastante clara dessa 'modernizao' num texto de Newton Sucupira, escrito um pouco antes do GT da Reforma Universitria de 68. Nesse texto, o autor argumenta que a Universidade deve ser considerada como uma verdadeira empresa, cuja finalidade produzir Cincia, Tecnologia e Cultura em geral. E h que se racionalizar sua produo para atingir o rnais alto grau de eficincia e produtividade. Enquanto empresa/ generis ou forma de organizao do saber, ela, na verdade, tem de estar a servio de uma lgica da eficincia e sob o imperativo da racionalizao, que uma das categorias fundamentais da sociedade industrial moderna 13 1 )Sobre as razes da adoo do modelo fundacional para as universidades federais pelo regime militar e de como essa forma jurdica de administrao pblica, concebida em principio para responder a objetivos de descentralizao, de maior flexibilidade, agilidade e adaptabilidade administrativas, tomou-se um instrumento de promoo da privatizao do ensino e de maior controle poltico-administrativo sobre a universidade, cf. Sguissardi ( 1993, p.23-77 e p.249-255). 2) So do final da dcada de 60 os Decretos-Leis n 200. de 25/2/67, e n 900, de 29/9/69, consagrados reforma administrativa, que regulamentam, entre outras, a criao e o funcionamento de autarquias e fundaes (universitrias includas). As fundaes criadas desde ento respondiam ao duplo movimento de desobrigao do Estado com o ensino superior e de recuperao/manuteno do poder de deciso e fora de comando (controle poltico-administrativo) sobre a universidade.

Os filhos da classe mdia, reduzidas suas possibilidades de ascenso social diante das mudanas na economia e na base cientficotecnolgica, invadiram as instituies de ensino superior para constiturem a preciosa clientela do novo e bem-sucedido empresariado escolar. A demanda de mo-de-obra qualificada para suprir as necessidades do novo modelo econmico revelou-se, entretanto, limitada e de satisfao bastante rpida. Passada a fase otimista omilagre econmico e ampliando o quadro inflacionrio e de desemprego de grande contingente de bacharis e licenciados (1975-76), os segmentos da sociedade civil envolvidos tomaram conscincia de um outro gnero de inflao: o de seus ttulos e credenciais acadmicos (cf. Oliven, 1990, p.111-112; Fonseca, 1991, p.l53s). A exigncia de reviso crtica, visando melhoria da qualidade do ensino e revalorizao dos ttulos outorgados, passou ordem do dia. A insatisfao cvica encontrou um Estado profundamente questionado em sua organizao pelas bandeiras neoliberais do Estado mnimo, da desestatizao (reprivatizao) de setores estratgicos da economia e de privatizao de servios pblicos essenciais como os da sade e da educao. Subordinlos aos ditames do capital, para recuperar-lhes e garantir-lhes a eficincia e a qualidade foram as palavras de ordem que se impuseram. Aqui, como em outros pases, descontadas as especificidades de praxe, substituiu-se o discurso da democratizao pelo da modernizao (racionalizao, otimizao, excelncia, eficincia etc):
Em Portugal, a poltica educativa evidencia nos ltimos anos um deslocamento da esfera da democratizao para o universo da modernizao "A democratizao da educao, em todos os nveis, parece ser remetida para segunda linha, como se constitusse j uma aquisio plena e um objetivo alcanado, a que haveria de se lhe juntar o objetivo da racionalizao e da otimizao" (Lima, 1992). A modernizao do Pas, e designadamente da educao e da escola, apresentada como um desgnio nacional. Conforme j assinalamos em outro lugar, "a recuperao de atrasos, os exemplos de outros pases e os desafios da integrao na Europa Comunitria, as metas estatsticas, o combate ao desperdcio e ineficcia, o elogio da excelncia, vo de sbito surgir como

temas maiores e, freqentemente, mais associados capacidade tcnica e gestionra, e a imperativos de modernizao, do que propriamente a opes polticas de fundo" (ib., ibid.). O fenmeno no especificamente portugus e, pelo contrrio, tem sido observado em diversos pases ao longo da dcada anterior e do incio da de noventa, com destaque para as polticas thatcherianas para a educao na Gr-Bretanha. (Lima, Afonso, 1993, p.3334; grifos nossos).

Segundo Lima e Afonso, o discurso da democratizao no afastado, mas reconvertido e subordinado nova ideologia em funo dos ganhos simblicos e de legitimao. Constri-se nova semntica da modernizao, "que permite utilizar as mesmas palavras (democratizao, participao, autonomia, descentralizao, justia social etc.) com novos significados" 14. No caso brasileiro, os argumentos de que as universidades pblicas beneficiariam apenas os ricos e, as privadas, a classe mdia baixa e os trabalhadores o que significaria "na prtica, um subsdio dos rnais pobres para os rnais ricos" (Schwartzman, 1994) , e de que aumentaria cada vez rnais o descrdito em relao instituio universitria, entre outros, serviram de razo ou pretexto para que se exigisse aumento de eficincia e produtividade do sistema pblico sob ameaa de corte de verbas e de imposio do estatuto da "autonomia", eufemismo regularmente utilizado para significar "privatizao". Como diz Dal-Rosso (1991), "No tocante universidade, o projeto liberal avanou as palavras de ordem da competncia, do mrito, da avaliao e da autonomia". A racionalizao, a busca da eficincia etc, percorreram um caminho sinuoso desde a Reforma Universitria at o momento presente da avaliao, contempornea do modismo da Filosofia da Qualidade Total. Passada a fase prxima da implantao da Reforma, que se fez acompanhar de todos os instrumentos, legais ou no, de represso e controle14 A propsito do fenmeno do "seqestro" e da "re-semantizao" de linguagens, no caso especfico da Filosofia da Qualidade Total, cf. Assmann (1944), especialmente o Cap. 2, p.29-34, e, tambm, seu texto encaminhado 17' Reunio Anual da ANPEd, 23-27 out. 1994, Caxambu, MG, "tica e Sistemas Auto-Reguladores: notas sobre o sujeito tico na economia de mercado mundializada", p. 1.

poltico-ideolgico, e sobrevindo os traumas da expanso inflacionria do Ensino Superior e da desvalorizao de seus ttulos, reage-se oficialmente com tentativas de vinculao da universidade ao sistema produtivo atravs especialmente do Plano Qinqenal de 1975-79. Este, nas palavras de Amorin (1992, p.25),
...alm de pretender expandir a oferta de ensino superior e a melhoria de sua produtividade tambm procurava privilegi-lo como base de sustentao ao modelo tecnolgico sofisticado vindo de fora do Pas. E, neste sentido, avaliava-se que a universidade brasileira deveria ter as dimenses tcnicas de uma fbrica que refinaria um produto tecnolgico importado, por ter exatamente os recursos humanos especializados e treinados para este fim.

A deteriorao da economia e os movimentos, na sociedade civil e no interior da universidade, contra a ditadura, pela reorganizao sindical, pela anistia geral, contra todos os controles poltico-ideolgicos, conduziram o governo a responder, primeiro, com ameaas de privatizao efetiva do ensino pblico superior, depois, com a transformao de todas as universidades autrquicas em fundaes e com propostas dereformas gerenciais que apontavam para a urgente necessidade de avaliao das universidades. A ameaa completava-se com a proposta de vinculao da distribuio dos recursos do Tesouro Nacional aos resultados dessa avaliao, claramente pautada em moldes centralizadores, burocrticos, autoritrios e eficientistas. nesse contexto, a partir de 1985, com as Comisses de Alto Nvel Grupo Executivo para a Reformulao do Ensino Superior (GERES) e Comisso Nacional pela Reformulao da Educao Superior que, no dizer de I. Cardoso (1989, p.9), despenca de fato sobre a universidade a questo da avaliao. Analisando os relatrios/propostas produzidos por essas duas comisses, I. Cardoso destaca antes de tudo sua questo central, traduzida no binmio autonomia-avaliao e acrescenta: Tal distino, na verdade, uma questo meramente analtica, na medida em que tanto a questo do procedimento (constituio das "co-

misses de alto nvel") quanto o contedo do projeto da avaliao esto subordinados a um mesmo tipo de lgica, que a lgica da eficincia (g if os nossos). Refere-se I. Cardoso tradio centralizadora e autoritria do Estado brasileiro, de criar comisses de alto nvel (GT da Reforma Universitria, por exemplo), de legislar/ pelo alto, sem nenhum tipo de debate (Leis 5.540/68 e 5.692/71, entre outras), sempre tendo como pressuposto absoluto
...a desqualificao dos princpios democrticos e liberais por parte dos sbios da Repblica, em nome da Cincia e do realismo poltico, ou seja, das questes da eficincia. Isso implica no descarte puro e simples da premissa de que o sujeito da atividade universitria pode e deve legislar sobre o seu agir. Essa recusa do debate e da discusso que, na linguagem atual da Nova Republica, chamada "recusa ao assemblesmo" implica sempre na afirmao dos critrios cientficos na conduo da poltica universitria e, portanto, na adoo do que chamaramos lgica da eficincia.

Fica evidente, tanto pelos documentos oficiais mais importantes quanto por pronunciamentos dos titulares do MEC nos ltimos dez a quize anos, que as propostas oficiais de avaliao se fundam invariavelmente, apesar da linguagem mais ou menos disfarada, nas idias de eficincia, de produtividade, correspondentes concepo neoliberal de modernizao15 ou, simplesmente, lgica do capital no desenvolvimento da sociedade contempornea. O disfarce pode estar em pomposos slogans "Uma Nova Poltica para a Educao Superior", "Projeto para uma Nova Universidade", "Educao para Todos" etc.
O conceito de modernizao nos termos acima toma conta tambm de importantes setores do Congresso Nacional. Verifique-se os termos do Cap.XlII do Projeto de LDB em fase de aprovao final naquela Casa. que trata da avaliao de instituies de ensino superior. "Reduzindo esta avaliao aum simples mecanismo de aferio do 'padro cientfico' dessas instituies, o texto estabelece que o processo de avaliao seja feito para fins de 'credenciamento como universidades', pelo Poder Pblico, das instituies que comprovem 'alta qualificao cientfica, nos termos da lei" (Moraes, 1991. p.45). Observe-se que esta idia de "credenciamento" atravs de processos de avaliao institucional pelo Poder Pblico, e mediante o critrio da qualidade, j constava das sugestes do relatrio "Uma Nova Poltica para a Educao Superior", da Comisso Nacional para Reformulao da Educao Superior, de nov.1985.
15

Referindo-se ao caso portugus e demonstrando a globalizao de certos fenmenos, dizem Lima e Afonso (1993, p.34):
Registre-se ainda uma tendncia no sentido de remeter a democratizao para o discurso poltico e normativo rnais visvel, presente em leis fundamentais, em prembulos, na apresentao pblica de programas e medidas governamentais, ao passo que o discurso da modernizao tende a estar presente de forma rnais constante nos domnios da regulamentao e da ao poltica, domnios rnais operativos e implementativos e, por isso, aparentemente menos sujeitos a critrios de convenincia discursiva. (...) Porm, rnais recentemente, tem-se assistido a uma defesa rnais aberta, e por vezes mesmo apologtica, da modernizaoracionalizao educativa por parte de certos setores, no obstante se descortinarem nuanas entre discursos proferidos por diferentes responsveis e se dever admitir que a expresso da poltica educativa no se constitui necessariamente como um corpo monoltico, absolutamente estvel e congruente.

Como disfarce para as razes objetivas tem-se proclamado a necessidade e a obrigatoriedade da avaliao, especialmente fundamentando-a no conceito de direito social. A necessidade da avaliao justificada porque se considera que a Universidade tem obrigao de dar resposta "sociedade", de onde provm os recursos que a sustentam a partir dos contribuintes, aos quais se deve prestar contas da aplicao dos recursos investidos e da produtividade desse investimento. Cabe notar que a sociedade tratada como um conjunto, naturalmente diferenciado, de contribuintes, com o sentido subjacente de que, quem paga, por isso tem direito.
O argumento muito distante da concepo de educao como um bem que direito de todo produo universitria e sua compatibilidade com as prerrogativas prprias da cidadania, com seu rol de direitos a respeitar e de necessidades a atender. Muito longe disto est a proposta oficial de avaliao. (M.L.Cardoso, 1991, p.15).

Tenta-se igualmente justificar a necessidade de avaliao como contrapartida da autonomia concedida universidade, uma espcie de com-

provao social de sua eficincia. Antes de tudo, deve-se dizer que o famoso estatuto da autonomia universitria, no Brasil, jamais foi respeitado. No caso das universidades federais, no existe no mbito financeiro a decantada autonomia, seno apenas entendida como gesto financeira dos recursos que sejam repassados pelo governo nos tempos e prazos que lhe convenham (os repasses de verbas oramentrias tm sido efetuados habitualmente sem respeito a qualquer norma de boa administrao). Nos mbitos administrativo e acadmico, as universidades federais tm sido impedidas de exercer qualquer autonomia, seja na contratao de recursos humanos, seja na abertura de cursos de qualquer natureza, nos ltimos 10 a 15 anos. M. L. Cardoso chama a ateno para a especificidade da universidade como lugar de formao e de produo cientfica e tecnolgica que a distingue dos demais setores da burocracia estatal, qual no poderiam ser aplicadas as normas burocrticas gerais, sob pena de a universidade perder sua capacidade de produo com as caractersticas que deveriam lhe ser prprias.
No fundo, isso que embasa a pretenso de autonomia didtica, pedaggica, de pesquisa e de gesto financeira por parte das universidades. A autonomia, assim, no procede de nenhuma concesso para a qual se exija ou se deva exigir uma contrapartida.

A questo da autonomia, rnais uma vez, tem de ser vista como o verdadeiro fundamento da independncia institucional da universidade para a busca da verdade sem restries. Como diz I. Cardoso (1989, p.10), isto significa "que a sociedade ou o Estado em nome dela no poderia impor regras, limites ou restries atividade estritamente acadmica da instituio". A lgica da eficincia, que incorpora a universidade ao processo de planificao global realizado pelo Estado e a subordina ao mesmo grau e ao mesmo tipo de realismo poltico que orienta as decises relativas a outros setores da sociedade, inteiramente incompatvel com o debate e a discusso (Id. ibid., p.15).

Para justificar a adoo de processos avaliativos recorre-se ainda a argumentos como: a) o absoluto consenso que haveria na comunidade universitria quanto sua importncia (sem qualquer referncia ao tipo de avaliao, a quem se solicita, para que finalidade etc); b) as atividades universitrias "no podem rnais ser desenvolvidas a qualquer custo"; c) sem avaliao no se pode "conhecer a relevncia social dos objetivos propostos, bem como a eficcia, o impacto e a eficincia das aes realizadas"; d) a necessidade de "romper a entropia interna das universidades". No dizer de Vahl (s.d., p.l), j no se discutiria rnais, hoje, a necessidade de avaliao no ensino superior, e simo qu, como, quando e a quem compete avaliar. Isto, entretanto, uma verdade apenas parcial. Um simples comentrio questo que Vahl encaminha em seqncia por que ela no praticada ou praticada de forma tmida? tentar demonstr-lo. A resposta a esta questo est contida na formulao mesma de sua primeira afirmativa. A convico generalizada quanto necessidade da avaliao apenas de princpio. Para se tornar prtica efetiva junto a uma instituio que preze minimamente o estatuto da autonomia preciso antes existir acordo quanto s respostas s quatro questes postas acima. Esse acordo, e somente ele, pode garantir o incio e o eventual xito desse processo, sem que com isso se desconsidere eventuais atitudes de resistncia e de autodefesa decorrentes da associao da avaliao a idias tantas vezes presentes de auditoria e de punio. Alguns princpios, parmetros ou critrios para avaliar a avaliao no ensino superior A definio de alguns princpios, parmetros ou critrios para avaliar propostas de avaliao no ensino superior deve comear pelas respostas a questes tais como: a) o que de fato fundamenta e justifica a avaliao? b) para que serve a avaliao? c) quais as principais questes que tm sido levantadas diante das propostas de avaliao de iniciativa

oficial e mais recentemente tambm de iniciativa de organismos ligados a entidades empresariais privadas? Como se disse pginas atrs, nos termos de M. L. Cardoso, o processo de avaliao pode ser um instrumento importante de elevao da qualidade do trabalho acadmico e conduzir construo de uma universidade produtora e crtica, assim como pode tornar muito rnais eficaz e eficiente uma universidade voltada para a reproduo da ordem estabelecida, na tica do capital. Essa distino reclama, segundo essa autora, uma profunda reflexo a respeito do conceito de qualidade da universidade. O primeiro dos aspectos da qualidade refere-se a seu carter nouniversal, ao contrrio do que tentam fazer crer propostas oficiais e/ou defendidas por lideranas empresariais. M. L. Cardoso aponta fundamentalmente duas noes de qualidade. A primeira, de cunho empresarial, identificada com eficincia e produtividade, que levaria a concentrar tanto formao quanto produo em poucas instituies, que o Geres denominou universidades de conhecimento (por oposio a universidades de ensino), e que tambm foram conhecidas como centros de excelncia. A segunda seria a acadmico-crtica e que, nas suas palavras,
Toma como referncia o 3 grau enquanto um conjunto, de forma a integrar ensino e pesquisa em cada uma das universidades que o constituem. Nesta concepo de qualidade, o que central e decisivo se situa alm da mera produtividade como medida do desempenho de cada instituio, mas, diferentemente, toma como eixo norteador a capacidade de produo, intrinsecamente considerada, da instituio universitria. Trata-se menos de quanto se produz, a que velocidade e a que custo, mas principalmente do que se produz, certamente tambm considerando o tempo e o custo dessa produo. Trata-se a de avaliar a importncia acadmica, cientfica, tecnolgica, scio-poltica ou econmica da produo universitria. (...) o cerne da questo consiste na importncia, para a cincia e para a sociedade, do trabalho realizado, avaliado pela comunidade acadmico-cientfica, em particular, e pela comunidade em geral. Esta avaliao no fcil e supe critrios claros, explcitos e concretos, embora delicados e flexveis, devendo necessariamente incluir trabalho continuado e dedicado.

O estudo j referido de Lima e Afonso contribui para entender-se melhor o significado da viso modernizadora ou empresarial de avaliao. Esses autores analisam como o neotaylorismo apresenta-se, na educao, na forma do ressurgimento de teorias organizacionais de tipo neocientfico, combinando de modo complexo elementos de relaes humanas, teoria da contingncia, do desenvolvimento organizacional, passando por "novo corpo de idias e de propostas modernas, produzindo freqentemente situaes de um certo encantamento e de uma certa adeso, mesmo em setores polticos e sociais de 'oposio'" As palavras-chave dessas ideologias gestionras ou do discurso da modernizao, l como c, so: empresa, capacidade, competncia, racionalizao, eficcia, controle de qualidade, etc. Resumindo, "tornase indispensvel racionalizar e otimizar, garantir a eficcia e a eficincia".
A modernizao de tipo neotayloriano institui uma racionalidade tecnocrtica assente na "cultura do positivismo", relegando "a natureza poltica da escola sala de espera da teoria e prticas educativas", como observa Henry Giroux (1986, p.223). A racionalidade tcnica, no sentido de Habermas, oposta racionalidade hermenutica e racionalidade emancipatria, certa e objetiva, acentua o controle e a mensurao dos resultados, neutra e livre, ou acima de valores. Ignora que cada modo de racionalidade se baseia num sistema de valores e de interesses ou, quando muito, qual "varinha mgica", como escrevem Correia, Stoleroff e Stoer (1993) a propsito da modernizao, eleva os interesses particulares categoria de interesses universais (Lima, Afonso, p.35).I6

A respeito da onda avaliativa acrescentam: "A obsesso pela eficcia, pela eficincia e pela qualidade, ainda que recente no universo educativo, uma obsesso tipicamente tayloriana, presente de diversas formas na teoria da burocracia, na escola das relaes humanas, nas perspectivas sistmicas e contingenciais etc. A novidade residir, apenas, na insistncia com que referida no setor educativo, ganhando foros de inovao. A reedio de programas, de mtodos e de tcnicas que tm feito carreira na administrao de empresas, sobretudo a partir da dcada de 60, agora, no contexto educativo, rnais um sinal a confirmar a adoo de um modo de racionalidade econmica" (p.36). A ideologia organizativa do tipo neotayloriano penetra profundamente nas matrias avaliativas, as quais, de resto, ganham sbita e redobrada importncia poltica. A avaliao neotayloriana concentra-se nos resultados obtidos, assume os objetivos como consensuais e definidos a priori, e as tecnologias pedaggicas e de

16

As medidas de racionalizao so, cada vez mais, acompanhadas do corte das despesas pblicas e do discurso habitualmente reiterado do "esgotamento das possibilidades de atendimento [educacional] por parte dos governos"(CF. Schwartzman, 1992, p.23; Durham, 1994). O que tem sido a marca das propostas oficiais de avaliao do ensino superior a freqente desconsiderao de que: a) a avaliao e o que se avalia, portanto sua qualidade, ocorrem em condies concretas e especficas de cada instituio; b) avaliar uma instituio no se reduz soma de escores individuais de desempenho de professores; c) no existe avaliao que merea esse nome se no se avaliar as condies efetivas oferecidas e pela instituio para a produo acadmica (pesquisa, ensino, extenso, etc); e d) a existncia de um projeto institucional e de uma poltica acadmica referncia bsica para o estabelecimento de qualquer critrio ou processo de avaliao. Com referncia especfica a este ltimo item, costuma-se atribuir aos operadores situados no final do circuito do processo educacional
...a responsabilidade pela qualidade do produto desse processo e pelo prprio processo, deixando fora da anlise a poltica educacional que est na sua origem e que, deste modo, no encontrar lugar nem momento para ser questionada (Schwartzman, 1992, p.14).

O mesmo vale para os conceitos de competncia, de excelncia e de produtividade. Costuma-se fazer a mais pura abstrao das ricas cadeias de mediaes e do processo histrico de sua produo que explicam os escores finais individuais de carga didtica por professor, nmero de orientandos por orientador etc.
avaliao como processos certos, estveis e objetivos.[ ] esse tipo de avaliao releva "[ ]de um projeto de controle da subjetividade e de esbatimento da ' imperfeio humana', centrado nos resultados obtidos e no rigor Ias formas de traduo/quantificao desses resultados - 'critrios de objetividade', 'medio', 'validao externa', 'verificao da qualidade', 'aferio',' validade efidedignidade'etc. Convoca-se uma monorracionalidade e tipo tcnico e uma perspectiva gestionria-utilitria (neotayloriana), decompe-se e fragmenta-se o processo e avaliao, quantificando, mensurando, formalizando; adota-se uma viso mecanicista da organizao escolar. entrada nas operaes tcnicas, na eficcia e na eficincia"(p.38).

Como entender, por exemplo, o conceito de competncia? Nos estritos limites da funo escolar reprodutiva das relaes sociais, que diferencia, hierarquiza, exclui, controla e disciplina, para a manuteno da ordem estabelecida? Ou no sentido de capacidade de ultrapassar os estreitos limites da inculcao valorativa propiciada pela escola na tica do modo capitalista de pensar e de viver, em que a busca de eficincia e do constante aumento da produtividade, da relao entre investimento e produto e entre ganhos e perdas, sempre norteia aes e tomadas de deciso? (Id. ibid, p.18). Na perspectiva de um sistema de avaliao institucionalacadmico-crtico, que supere os limites da reproduo da ordem, a competncia deveria referir-se capacidade e habilidade de contribuir para se ultrapassar as demandas imediatas do mercado de trabalho, para se desenvolver a capacidade de pensar criticamente e de produzir conhecimento, liberto dos controles burocrticos e do poder. De outro modo, "a competncia continua sendo pea-chave para a reproduo do status quo e a sua conseqente manuteno legitimada" (Id. ibid.). Esta concepo de avaliao institucional possibilitaria no somente a aferio de dados quantitativos relativos aos produtos e processos em curso, mas permitiria localizar os fatores condicionantes desses processos, entre os quais jamais se deve esquecer a dotao de recursos e sua distribuio, "seja nos projetos institucionais e sociais, seja na prpria execuo do trabalho universitrio atravs de professores, pesquisadores, administradores e tcnicos".
Sob esse ponto de vista, a qualidade da universidade depende da disponibilidade de condies tcnicas, profissionais e financeiras, bem como de condies de funcionamento democrtico da gesto da universidade, especialmente quanto tomada de decises e tambm, mas no meramente, do competente exerccio docente no sentido estrito. Levantar a questo da avaliao desse ponto de vista significa questionar o funcionamento das universidades no Brasil, chamando a ateno, no entanto, para os condicionamentos que no fundo se considera como historicamente responsveis pela

situao atual, tendendo assim a encaminhar propostas capazes de conduzir elevao do padro de qualidade do conjunto do sistema universitrio brasileiro, atuando em todos os nveis de determinao da sua realidade neste momento. (Id. ibid., p.19).

Fora dessa perspectiva, a universidade brasileira continuar sendo visualizada por ticas funcionalistas e sistmicas, fundadas em racionalidades a priori, como tambm ocorre em pases do Primeiro Mundo Holanda, Frana (Lima, Afonso, op. cit. p.18) e Inglaterra (Neave, 1988), por exemplo, e que so mais e mais questionadas, no somente em face das tradies seculares de autonomia universitria, nesses pases, como tambm em face de importantes especificidades do multifacetado sistema de ensino superior, tanto aqui como no exterior. A racionalidade da avaliao da qualidade tomada como valor universal pressupe objetivos claros e consensuais, tecnologias certas e estveis, consistncia e conexo entre planejamento e ao, polticas e resultados, e ignora o sentido especfico da atividade universitria, que repousa na liberdade e na autonomia acadmicas de decidir por si s o qu e como ensinar, o qu e como pesquisar, e que isto que constitui a verdadeira essncia e pedagogia da universidade. Do exposto at aqui fica evidente, antes de tudo, que o acordo geral sobre a necessidade de avaliao do ensino superior, se existe, apresenta-se muito precrio, porque fundado em princpios de igual fragilidade. O exame de diferentes propostas quanto s concepes terico-prticas ou poltico-acadmicas que as fundamentam torna evidentes as grandes divergncias que explicam em boa medida a indefinio desse campo. E que explicam tambm os entusiasmos desmedidos ou as consistentes resistncias de que so alvo. Estas, as resistncias, na aparente contramo da histria, tm sido oficial e oficiosamente denominadas corporativas, ao arrepio de seu verdadeiro significado. Por outro lado, para que o acordo seja possvel numa extenso muito maior, ao menos entre os que acreditam na avaliao institucional, aqui denominada acadmico-critica, como um eventual precioso instrumento de democratizao da universidade, hora de se sistematizar al-

guns princpios, parmetros ou critrios para subsidiar o exame de propostas de avaliao do ensino superior. Kipnis (1991), refletindo sobre a rica experincia de avaliao institucional interna promovida na Universidade de Braslia, prope alguns princpios que deveriam nortear o processo avaliativo: legitimidade, participao, integrao, no- punio/premiao, compromisso, continuidade e sistematizao. A legitimidade pressupe o acordo da comunidade acadmica quanto aos critrios e quanto institucionalizao do processo de avaliao. A participao entendida como a atuao responsvel dos diferentes segmentos institucionais em todas fases do processo de avaliao. A integrao ou intercmbio de esforos e experincias preexistentes ou concomitantes, de modo a integr-los no processo global de avaliao institucional. No-punio/premiao, princpio posto para exorcizar esta caracterstica de propostas racionalizadoras e autoritrias e substitu-la pela "identificao de metas e correo de rumos". O compromisso deve ser tanto individual como coletivo na busca do aperfeioamento institucional. Por ltimo, o princpio da garantia da continuidade e sistematizao desse processo como reflexo e redefinio constantes dos objetivos, das metas, das prioridades acadmico-cientficas e sociais da instituio universitria. Desses, o princpio estrategicamente rnais importante talvez seja o primeiro o da legitimidade , pois subentende, embora no de modo exclusivo, o respeito bsico ao estatuto da autonomia, nos termos expostos pginas atrs, e condio insubstituvel de qualquer processo de avaliao na perspectiva poltico-institucional adotada no presente texto. M. L. Cardoso (1991, p.22-23), cujo estudo aqui tomado como referncia especial, apresenta um conjunto de idias que podem servir de parmetros ou critrios para o objetivo aqui estabelecido:
- Uma proposta ou um processo de avaliao funo de um projeto de desenvolvimento da sociedade. Isto pressuposto, tornam-se obrigatrias questes como: De que competncia se trata? Competncia para qu? Competncia para integrar-se e servir a (ou questionar) que tipo de sociedade?

- Uma proposta ou um processo de avaliao traz em si e contribui para implantar ou fortalecer um dado padro de poltica educacional e/ou de universidade. E isto precede discusso imediatamente tcnica que pergunta quem e como avalia. Antes devem ser formuladas questes como: Qual universidade? Universidade para qu? - Admitida a necessidade da avaliao, esse processo deveria abranger todo o sistema escolar e todas as suas atividades, voltado para a elevao da qualidade da educao nacional em todos os graus da rede pblica e privada. - A avaliao deve estender-se totalidade das atividades da instituio objeto desse processo. - A avaliao deve ser ampla, global e se iniciar com a universidade enquanto instituio: cada universidade tem um perfil, tem uma histria. preciso identificar esse perfil, reconstituir essa histria, para avaliar o papel que essa universidade especfica tem desempenhado historicamente na sociedade e diante do desenvolvimento da cincia e coloc-lo em discusso, especialmente para definir se isso mesmo que a comunidade universitria (e tambm a comunidade em geral) quer(em) para essa universidade neste momento e no futuro prximo. - Nesse tipo de avaliao institucional global bsica a anlise das verbas com as quais trabalha a universidade: quanto recebe, de que fonte(s) e de que forma (global, parcelada); por outro lado, como so distribudos internamente esses recursos (quem decide, critrios, setores contemplados, regularidade). - Para que a avaliao institucional global seja completa preciso analisar e avaliar o processo decisrio no interior da universidade: Quem decide e como so tomadas as decises (se existem ou no mecanismos pblicos de controle sobre o processo de tomada de decises)? Qual o grau de abertura e de flexibilidade da estrutura de poder dentro da universidade em relao sociedade? Que lugar ocupam e qual a importncia que os movimentos sociais organizados tm nas deliberaes? - A avaliao do desempenho acadmico, como parte da avaliao institucional global, deve incluir todas as atividades de ensino (professores,

monitores, estudantes), pesquisa (pesquisadores, tcnicos) e administrao (em todos os nveis, envolvendo desde os servidores que ocupam os cargos rnais simples at os dirigentes mximos das instituies). O processo deve abranger, por um lado, unidades e departamentos e, por outro, os cursos, e s ento o professor e o pesquisador individuais. - Um processo de avaliao institucional global dessa natureza deve ser explcito e claro e pressupe um projeto de universidade, que seja legtimo pela forma de sua construo, resultante de discusso aberta, ampla e democrtica, livre e coletiva, e oposta a qualquer imposio de tipo tecnocrtico. - O centro desse projeto de universidade uma poltica acadmica, que compreende fundamentalmente uma poltica de ensino, uma poltica de pesquisa, uma poltica de extenso e uma poltica administrativa presumivelmente associadas.

Para M. L. Cardoso (1991, p.23-24), a marca distintiva da universidade produtora de qualidade a produo do saber (pesquisa cientfica e tecnolgica, o desenvolvimento do saber de ponta, a pesquisa bsica, a pesquisa filosfica e artstica) e sua indissociabilidade com o ensino. Com o projeto de universidade e a poltica acadmica, o que se objetiva, nas suas palavras,
... a construo de um perfil/projeto real/desejado para universidade em questo. Essa construo ter de atender s muitas especificidades que cada universidade contm. Por isso, a proposta que ela se d desde a unidade menor da produo na universidade (seja rea, departamento, escola ou instituio) at a universidade como uma globalidade. Assim, o projeto de universidade com suas polticas especficas ser colocado tanto no plano geral, da prpria universidade ou de um conjunto de universidades, quanto no plano particular de departamentos, unidades ou centros. A compatibilidade entre essas especificidades que garantir a construo de uma poltica acadmica verdadeiramente universitria, fazendo avanar os projetos e suas polticas cientfica, tecnolgica, cultural..

Aos princpios sugeridos por Kipnis e s idias apresentadas por M. L. Cardoso, para concluir, acrescentem-se (respeitando-se a integri-

dade dos enunciados, mesmo que haja superposio) princpios e idias contidos nos artigos 83 a 87 do Projeto da Associao Nacional de Docentes do Ensino Superior (Andes-SN) para a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) de 1991: 17
- Os processos de avaliao interna e externa sero democrticos, legtimos e transparentes. - O processo de avaliao interna deve ser entendido como: a) retrospectiva crtica, socialmente contextualizada, construda na discusso pblica e democrtica do trabalho realizado pela instituio; b) parte integrante do processo de construo da escola pblica e democrtica, na gesto e no acesso; c) instrumento para o controle social da atividade do Estado na esfera da Educao; d) ao geradora da construo de um projeto de desenvolvimento acadmico e cientfico. - O processo de avaliao do trabalho institucional e acadmico deve ser responsabilidade das instncias em que realizado, e seu carter deve ser pblico, democrtico e pluralista no que diz respeito a idias e concepes. Este processo dever ter como referncia as condies concretas em que ele ocorre: verbas, salrios, insumos materiais, instalaes e condies sociais, econmicas e polticas. - O processo de avaliao do trabalho acadmico de cada docente ter como objetivo o estmulo ao aprimoramento de suas atividades de ensino, pesquisa e extenso e a compreenso de sua articulao com o projeto global da unidade acadmica e da instituio. - O processo de avaliao externa das Instituies de Ensino Superior (IES) pblicas (e das IES privadas que utilizem recursos pblicos) ser realizado, em cada estado e no Distrito Federal, por um Conselho Social de natureza autnoma e de carter consultivo, que expresse os interesses substantivos dos diferentes setores da sociedade em que se insere, tendo como funo precpua contribuir para a formulao de polticas acadmicas e financeiras das IES pblicas.

"UNIVERSIDADE E SOCIEDADE, v.l.n.l.fev. 1991, Encarte, p.17-18.

Concluso: pontos para o estudo da temtica da avaliao no ensino superior Como concluso, relacionam-se a seguir, sem ordem de prioridade, alguns pontos da temtica da avaliao que poderiam ser objeto de aprofundamento terico-critico dos pesquisadores interessados na temtica do ensino superior em futuros estudos e pesquisas. A partir dos princpios, parmetros ou critrios acima, exame de diferentes propostas de avaliao do ensino superior, tais como a Proposta da Andes-SN, da Associao Nacional dos Dirigentes de Instituies Federais de Ensino Superior (Andifes), ou de processos de avaliao mais ou menos sistematizados, em andamento na Universidade de So Paulo (USP), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em lESs privadas etc. Estudo do significado da avaliao externa, especialmente quanto s suas possibilidades de tornar-se fator condicionador de opes pedaggicas e profissionais ou constrangedor da autonomia institucional e profissional, de modo particular se tais processos conduzirem introduo da comparao de resultados entre instituies. Estudo do advento do neotaylorismo na gesto empresarial atual e no sistema educacional oficial ou privado e sua presena nas propostas de avaliao educacional, assim como dos discursos da qualidade e da competncia e suas referncias a padres empresariais. Estudo dos fundamentos terico-cientficos e poltico-acadmicos das propostas de avaliao fundadas na Filosofia e na Pedagogia da Qualidade Total. Estudo dos conceitos de pblico e privado e de sua relao com propostas de avaliao do ensino superior. Estudo da relao entre avaliao e poltica de privatizao do ensino superior. Estudo do significado das adeses e das resistncias implantao de processos de avaliao no ensino superior.

Estudo do impacto de processos de avaliao fundados em concepes e prticas divergentes entre si sobre as instituies envolvidas e sobre sua imagem social. Referncias bibliogrficas ADUFSCar. Fundamentos para avaliao institucional - Andes-SN1991. So Carlos, Assemblia Geral, 17 dez. 1993. mimeo. AMORIN, Antnio. Avaliao institucional da universidade. So Paulo: Cortez, 1992. ANDES. Proposta das Associaes de Docentes e da Andes para a Universidade Brasileira, [s.l.: s.n.], 1982. Mimeo. ANDIFES. Uma Proposta de Avaliao das Instituies de Ensino Superior. Documento Preliminar da Comisso de Avaliao, Florianpolis, out. 1993. ASSMANN, Hugo. Paradigmas Educacionais e Corporeidade. Piracicaba: Ed. UNIMEP, 1993a "Pedagogia da qualidade" em debate". Texto apresentado no Seminrio Temtico no III Congresso Estadual Paulista sobre a Formao de Educadores, guas de So Pedro, SP, 22-23 maio 1994. Qualidade/qualidade total: patranhada ideolgica e desafio real. Piracicaba: UNIMEP, 1993b mimeo. AVALIAO: trabalho intelectual e avaliao acadmica. Cadernos ANDES, Juiz de Fora, n. 7, dez.1987 (II Seminrio Nacional, Rio, dez.1987; Avaliao institucional. Texto da diretoria para o XIII Congresso da Andes, Viosa, 1994).

BELLONI, Isaura; KIPNIS, Bernardo; SERAFINI, Oscar. Avaliao do ensino de graduao: teste da metodologia-1987. Braslia: Ed. UnB, 1988. BUARQUE, Cristovam. A aventura da universidade. So Paulo: Ed. UNESP; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. . Uma idia de universidade. Braslia: Ed. UnB, 1986. CARDOSO, Irene. A avaliao acadmica e as fundaes. Cadernos ANDES, n.7, p.7-35, fev. 1989. CARDOSO, Miriam L. A Avaliao da universidade: concepes e perspectivas Universidade e Sociedade. Braslia, V.l, n.l, p.14-24, set. 1991. DAL-ROSSO, Sadi. Universidade e sociedade: um instrumento para a ao. Universidade e Sociedade, Braslia, v. 1, n.l, p.5-6, fev. 1991. DURHAM, Eunice. Estrutura irracional e perdulria.Folha de S. Paulo, 21 maio 1994. p.3. e l . FONSECA, Dirce Mendes da. O pensamento privatista em educao. Campinas: Papirus, 1992. KIPNIS, Bernardo. Avaliao interna da universidade: princpios, metodologia e estratgia poltica. Texto apresentado na mesa redonda "Avaliao do Ensino Superior", da VI CBE, So Paulo, 5 set. 1991. KOURGANOFF, Wladimir. A face oculta da universidade. So Paulo: Ed. UNESP, 1990. LIMA, Licinio C; AFONSO, Almerindo J. A emergncia de polticas de racionalizao, de avaliao e de controle da qualidade na reforma educativa em Portugal.Educao & Sociedade, Campinas, n.44, p.33-49, abril 1993.

MARTINS, Carlos B. O novo ensino superior no Brasil. In: . (Org.). Ensino Superior Brasileiro: transformaes e perspectivas. So Paulo: Brasiliense, 1988, p. 13). MORAES, Ignez Navarro de. Educao Brasileira: uma nova lei de diretrizes e bases. Universidade e Sociedade. Braslia: ANDES, V.l, n.l, p.37-47, fev.1991. NEAVE, Guy. On the cultivation of quality, efficienty and enterprise an overview of recent trends in higher education in Europe, 1986-1988. European Journal of Education, v.23, n.1/2,p.7-24, 1988. OLIVEIRA, Francisco de. Universitrios, Uni-vos. Universidade e Sociedade. Braslia: ANDES, V.l, n.2, p.7-9, nov.1991. OLIVEN, Arabela C. A paroquializao do ensino superior, classe mdia e sistema educacional no Brasil. Petrpolis: Vozes, 1990. PAUL, Jean-Jacques; RIBEIRO, Zoya; PILATTI, Orlando. As iniciativas e as experincias de avaliao do ensino superior: balano crtico. In: DURHAM, Eunice R; SCHWARTZMAN, Simon. Avaliao do ensino superior. So Paulo: EDUSP, 1992, p.141-167. PLATAFORMA dos docentes do ensino superior para a Constituinte. Cadernos da Andes, Braslia, n.4, maio 1987. PROPOSTA das associaes de docentes e da Andes para a universidade brasileira. Caderno Andes, Juiz de Fora, n.2, jul.1986. SAUL, Ana Maria. Avaliao emancipatrio: desafio teoria e prtica de avaliao e reformulao de currculo. So Paulo: Cortez:Autores Associados, 1988.

SCHWARTZMAN, Simon. O contexto institucional e poltico da avaliao. In: SCHWARTZMAN, Simon; DURHAM, Eunice R. . (Orgs.) Avaliao do ensino superior. So Paulo: EDUSP, 1992. p. 13-27. Uma poltica para o ensino superior. Folha de S. Paulo, 4jun.l994. p. 3. c.l. SCHWARTZMAN, Simon; DURHAM, Eunice. Avaliao do ensino superior. So Paulo: EDUSP, 1992. SGUISSARDI, Valdemar. Universidade, fundao e autoritarismo: o caso da UFSCar. So Paulo: Estao Liberdade; So Carlos: EDUFSCar, 1993. SGUISSARDI, Valdemar; SILVA JR, Joo dos Reis. As Novas Faces do ensino superior privado. Comunicao apresentada na 17- Reunio Anual da ANPEd, Caxambu, 23-27 de out. 1994., mimeo. SILVA JR, Joo dos Reis. Qualidade total no ensino superior: ideologia administrativa e impossibilidade terica. Texto apresentado na 17 Reunio Anual da ANPEd, Caxambu, 23-27 out. 1994, Caxambu-MG. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE, Braslia, V.l, n.l, fev. 1991. Encarte de 24p., entre p.50-51. VAHL, Teodoro R. O papel da avaliao na gesto universitria. Florianpolis: UFSC/NUPEAU, s.d. (Srie textos). VIEIRA, Sofia L. O (dis)curso da (re)forma universitria. Fortaleza: Ed. UFC/PROED, 1982. WOLFF, Robert P. O Ideal da universidade. So Paulo: Ed. UNESP, 1993.

Recebido em 3 de maro de 1996. Valdemar Sguissardi professor e coordenador do Programa de Ps-Graduao da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), SP. Within the process of new-liberal modernization, which affects all levels of Brazilian society and government today, the movement related to the assessment of higher education is noteworthy. This article aims, on one hand, to retrieve the origins, motivations and the identity of this movement and, on the other hand, to establish some parameters for the critical examination of the different higher education assessment proposals presented by public and private institutions or others socials organizations. Concluding, the author suggests discussion topics related to the assessment of higher education for reserchers in the area, themes which, if analized and questioned, could become objects of future study and research. L'valuation de l'enseignement suprieur est un mouvement qui gagne, chaque jour, une place plus importante l'intrieur du processus de modernisation no-librale, qui affecte toutes les instances de l'tat et de la socit brsilienne d'aujourd'hui. Cet article vise, d'un ct, la rcupration des origines, des motivations et de l'identit de ce mouvement et, de l'autre ct, l'tablissement de critres pour l'examen critique des diffrentes propositions d'valuation de ce niveau d'enseignement faites par des institutions publiques et prives et par d'autres organisations sociales. Pour conclure, l'auteur propose aux chercheurs de ce niveau d'enseignement (enseignement suprieur) un certain nombre de problmes lis cette thmatique qui pourraient tre pris en tant qu 'objets de futures tudes et recherches.

En el mbito del proceso de modernizacin neoliberal, que afecta hoy a todas las instancias del Estado y de la sociedad brasilea, gana relieve el movimiento de evaluacin de la enseanza superior. Este artculo se propone, por una parte, recuperar los orgenes, motivaciones e identidad de ese movimiento y, por otra, establecer algunos parmetros para un examen crtico de las distintas propuestas de evaluacin de ese nivel de enseanza planteadas por instituciones pblicas y privadas y otras entidades u organizaciones sociales. Para concluir, el autor propone a los investigadores del rea (enseanza superior) un punteo de tpicos temticos para la evaluacin de la enseanza superior que, debidamente problematizados, podran volverse objetos de futuros estudios e investigaciones

Das könnte Ihnen auch gefallen