Sie sind auf Seite 1von 21

Projeto

BRASIL AFROEMPREENDEDOR Desenvolvimento e Fortalecimento do Empreendedorismo Afro-brasileiro

Florianpolis SC, Janeiro de 2012

SUMRIO 1. Nome do Projeto...................................................................................... 03 2. Objetivos.................................................................................................. 03 3. Justificativa.............................................................................................. 04 4. Pblico-alvo.............................................................................................. 12 5. Resultados intermedirios e finalsticos................................................ 12 6. Aes/Metas............................................................................................. 13 7. Recursos................................................................................................... 20 8. Plano de aplicao................................................................................... 22 9. Cronograma fsico e financeiro.............................................................. 23 10. Identificao dos responsveis pelo projeto.......................................... 25 11. Metodologia.............................................................................................. 25 12. Abrangncia............................................................................................. 26 13. Acompanhamento e avaliao................................................................ 26 14. Destinao e propriedade de bens produzidos ou adquiridos............ 15. Memria de Clculo............................................................................... 26 27

Anexo I Apresentao da Instituio Proponente................................... 32 Anexo II Apresentao da Instituio Co-executora.............................. 39

1.

Nome do Projeto

Projeto BRASIL AFROEMPREENDEDOR - Desenvolvimento e Fortalecimento do Empreendedorismo Afro-brasileiro. 2. Objetivos

2.1 Gerais Desenvolver estratgias para o fortalecimento dos micro e pequenos empreendimentos individuais e coletivos de afro-brasileiros no processo produtivo nacional, qualificando, mobilizando e formulando polticas pblicas. 2.2 Especficos Acompanhar, monitorar e fortalecer 500 negcios e empreendimentos afro-brasileiros a partir de uma proposta especfica de qualificao e acompanhamento estratgico desses negcios. Realizar 12 seminrios estaduais (PR, SC, RS, SP, RJ, MG, PE, BA, MA, PA, GO e DF) com a presena de aproximadamente 1.200 empreendedores afro-brasileiros (100 por atividade), com a participao de instituies, especialistas e parceiros. Criar uma Rede Nacional de Empresrios e Empreendedores Afrobrasileiros focada na troca de experincias, intercmbios, desenvolvimento de negcios solidrios para o fortalecimento econmico. Estruturar propostas de Programas de Apoio aos Empreendedores Afrobrasileiros (PROAEABs) Constituir uma ampla base de dados sobre micro e pequenos empreendedores afro-brasileiros. Publicar dados e anlise de dados sobre afroempreendedores brasileiros.

Propiciar acesso aos pequenos e micros afroempreendedores s linhas de crdito, capacitao, formao tcnica e inovao tecnolgica.

Dar visibilidade e fora ao afroempreendimento brasileiro, dentro da atual poltica e estratgia de crescimento e desenvolvimento econmico do Brasil.

3.

Justificativa

Quando separamos a varivel raa/cor para examinar o desenvolvimento educacional e as oportunidades de trabalho entre negros e brancos, as diferenas so assustadoras: seja em anos e escolaridade, nos rendimentos salariais, no acesso ou na permanncia na escola e no trabalho, a curva sempre descendente para os negros. Alm da escravido, que perdurou no Brasil por mais de 300 anos, onde uma das consequncias mais perversas so os preconceitos e o racismo, traduzidos nas diversas formas de discriminaes engendrados na cultura brasileira, essa situao deve-se tambm formao do Estado brasileiro, com forte vocao patrimonialista, favorecendo a concentrao da renda em pequenos grupos econmicos e gerando elevado ndice de pobreza e indigncia, tornando-nos um dos pases mais desiguais no mundo contemporneo. Do incio do sculo XX at os anos 1940, menos de 2% da populao brasileira, em mdia, havia concludo o segundo grau ou algum curso universitrio. No universo da populao negra, em So Paulo, onde concentrava-se a economia mais dinmica do pas, entre os quase um milho de afro-brasileiros, formaram-se somente 344 estudantes, enquanto a populao branca somou 101.617 estudantes formados. Aps dez anos (1950), formaram-se 3.538 negros e 297.653 brancos. Essa lgica no se alterou at 1964, na educao e na ocupao de postos no mercado de trabalho, consolidando assim um crculo vicioso ao longo de todo o sculo XX, formando as paralelas das sries histricas dos nossos indicadores sociais e econmicos que mapeiam as desigualdades no Brasil. Atualmente os dados censitrios e as pesquisas domiciliares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) reiteram as desigualdades de oportunidades entre negros e brancos, nas relaes de trabalho e na educao. Somente em torno de 2% dos negros chegam ao ensino superior1 e constata-se uma baixa presena dos afro-brasileiros em cargos de direo e profisses com renda acima de cinco salrios mnimos, valor monetrio em torno do qual forma-se a base social denominada classe mdia. Com esse quadro, pode-se afirmar que o projeto de desenvolvimento social e econmico conduzido historicamente foi de baixa incluso. Os modelos econmicos que orientaram as polticas pblicas no foram capazes de reduzir as desigualdades sociais. Com isso,
1Segundo a Sntese de Indicadores Sociais do IBGE, de 2007, dos 14,4 milhes de brasileiros analfabetos, 10 milhes (69,4%) eram pretos e pardos, entre a populao com 15 anos ou mais.

produziu-se uma pobreza estrutural de larga escala, focada principalmente na populao negra e com forte incidncia no grupo do sexo feminino, onde se encontram os menores salrios e precria qualidade de vida2. A populao negra no Brasil constitui 51% da populao total (IBGE, 2010), representativa na economia informal e tem forte vocao empreendedora, quando consideramos as iniciativas individuais e coletivas na vasta rede formada por mulheres e homens. No entanto, mulheres e homens negros enfrentam enormes dificuldades para alcanar as diversas modalidades oferecidas para a formalidade e com isso potencializar sua iniciativa empreendedora. Todas as iniciativas forjadas na sociedade, no sentido de dar maior substncia ao empreendedorismo afro-brasileiro, esbarram na complexidade do pblico que forma este universo, inerente s caractersticas da microeconomia e da economia informal; esbarram tambm na necessidade de investimentos em novas tecnologias e conhecimentos para o fortalecimento da cultura empreendedora. preciso, pois, adotar medidas para superar esses obstculos, a comear por estabelecer o perfil do pblico a que as medidas reparatrias se destinam. Para isso, necessrio levantar dados referentes a esse pblico, seus limites e aspiraes, para, a partir dos marcos legais e institucionais j existentes, e de outros que venham a ser criados, implementar polticas pblicas de promoo da igualdade racial que possam garantir a emancipao de parcela expressiva da populao nacional, atravs de sua insero no sistema produtivo nacional. 3.1 A conjuntura nacional favorvel Nas ltimas duas dcadas, o Brasil produziu mudanas profundas. Os primeiros dados revelados pelo Censo do IBGE, realizado nesta primeira dcada do sculo XXI (20002010), confirmam alteraes perceptveis nos 5.565 municpios brasileiros, onde residem os 190.755.799 habitantes. As mudanas nos estratos sociais, principalmente nas classes A e D, revelam o impacto positivo do desenvolvimento econmico e social e a melhor distribuio da renda. No curto prazo, essas mudanas aumentam o poder de compra da populao e contribuem com duas reas estruturantes do desenvolvimento humano: a educao e o trabalho. Essas transformaes podem ser simplificadas em dois grandes eixos articulados, que impulsionam o pas para outro patamar. Por um lado, o novo modelo de desenvolvimento econmico e social perseguido pelo Estado/Governo e Sociedade, onde o crescimento econmico tem como objetivo estratgico o bem-estar social. Do outro, o resgate da autoestima dos brasileiros.

2Ainda de acordo com a Sntese de Indicadores Sociais 2007, brancos ganhavam 40% a mais do que negros ou pardos da mesma faixa de escolaridade.

A percepo dos grupos que formam a sociedade brasileira (pretos, pardos, brancos, amarelos e indgenas, pela classificao do IBGE), afirma cada vez mais a sua identidade social e seu pertencimento. Fortalece-se, assim, a identidade nacional, distorcida pela brutalidade das desigualdades histricas e estruturais e a hierarquizao que, em regra, define os lugares e oportunidades, com desvantagens abissais para negros e mulheres que compem o mapa da pobreza no Brasil. Mesmo assim, a despeito dos avanos observados nos ltimos anos, continuamos com profundas assimetrias, sejam elas estruturadas nas desigualdades regionais, ainda marcantes; nas classes sociais configuradas nas hierarquias de representao pblica e privada; nas relaes etnicorraciais assentadas na histria do Pas, marcado por mais de 300 anos de trabalho escravo e a persistncia da discriminao e preconceito contra negros, mulheres, indgenas e pobres, principalmente, que se materializam nas diferenas de oportunidades econmicas e polticas. Neste incio do sculo XXI, h pela primeira vez na histria brasileira esforos consistentes no sentido de rever este quadro de profundas desigualdades e de pobreza crnica. Com investimentos concentrados na educao bsica e no ensino fundamental, terminamos o sculo XX com quase 100% das crianas em idade escolar nas salas de aula, mas ainda com diferenas quando se comparam crianas negras e brancas em relao frequncia e permanncia na escola3.
3Entre os 15 aos 17 anos, idades adequadas ao ensino mdio, dos cerca de 85,2% dos brancos que freqentavam a escola, 58,7% estavam no ensino mdio. Entre os pretos e pardos, o total dos alunos que estavam na srie correta de acordo com a idade eram de 39,4% de um total de 79,8% que freqentavam a escola. Fonte: Portal Terra (http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI3205059-EI8266,00IBGE+n+de+brancos+com+diploma+e+vezes+maior+que+o+de+negros. html), acessado em 09/06/2011.

Com relao ao ensino superior: Mesmo com a lei de cotas vigorando no Brasil desde 2001, determinando s universidades federais que reservem 50% das vagas aos negros e pardos, a diferena entre os representantes desses grupos raciais e os brancos que concluram o ensino superior continua em nveis bastante elevados. Em 2007 - quando muitos que ingressaram pela poltica de cotas j estavam formados - o nmero de brancos era de 13,4%, enquanto o de negros e pardos alcanava apenas 4%, um nmero trs vezes menor. Fonte: Portal Terra (http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI3205059-EI8266,00IBGE+n+de+brancos+com+diploma+e+vezes+maior+que+o+de+negros. html), acessado em 09/06/2011.

O desemprego e a precarizao da mo-de-obra trazem tambm implicaes para os trabalhadores negros e negras, situao que, combinada aos poucos investimentos dirigidos pelos governos, manteve at 2003 praticamente inalterados os nveis de pobreza e desigualdade racial no Brasil. Nos ltimos quatro anos, os indicadores sociais comearam a reagir positivamente, informando a queda da pobreza e um alargamento da base da classe C, basicamente fruto das polticas de transferncia de renda via Bolsa Famlia e das polticas de acesso ao crdito para fomento da atividade produtiva (microcrdito). Esses fatores so apontados inclusive como determinantes para o fortalecimento do mercado interno e o enfrentamento eficaz, pelo Brasil, da crise econmica de 2008/2009, originada nos Estados Unidos, com consequncias desastrosas para a economia mundial. Nesse perodo, a atividade empreendedora sofreu elevao no Pas, contribuindo para reverter a tendncia de queda da economia4. Outra novidade aparece nos indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD) de 2006, que apresentam 1,3 milho de brasileiros a mais do que no ano anterior auto-identificados como negros, com base nos critrios designados pelo IBGE, raa/cor preta e parda. Isso reflete positivamente o desenvolvimento das varias modalidades de polticas pblicas voltadas para a populao negra, como: polticas compensatrias, aes afirmativas e sistema de cotas. Para que os resultados dessas iniciativas governamentais no sofram soluo de continuidade, necessrio ampliar os investimentos na base produtiva das comunidades empobrecidas. nesse locus que devem ser implementadas iniciativas de desenvolvimento para a populao negra e pobre, particularmente no campo do empreendedorismo e da economia solidria, relevantes alternativas de produo para esse imenso contingente de necessitados. Com vistas superao das desigualdades e ao alargamento das oportunidades, o estmulo ao empreendedorismo passa a ser ferramenta fundamental para assegurar a incluso produtiva dos mais de 32 milhes que ainda se encontram na chamada linha da pobreza. Durante o lanamento do Programa de Combate a Misria pelo Governo Federal, em junho de 2011, para atender 16,4 milhes de pessoas, destacou-se que 74,6% do pblico beneficirio constitudo por negros jovens e mulheres. Ou seja, esse o pblico prioritrio para as aes de combate pobreza e de promoo da incluso, em todos os campos, e no caso em questo, particularmente no do empreendedorismo. O foco das aes estratgicas so as Micro e Pequenas Empresas e o conjunto de seus dirigentes (Empresrios). No entanto, o projeto deve articular-se com iniciativas produtivas do empreendedorismo individual, da economia criativa, da economia solidria e do cooperativismo, fortalecendo-as.

4Ver Empreendedorismo no Brasil 2009 - Relatrio Executivo, p. 14.

3.2 A importncia estratgica do SEBRAE Para dar conta da imensa tarefa colocada na segunda dcada desse milnio, de incluso de milhes de brasileiros, o SEBRAE tem papel estratgico, pela via da ampliao do nmero de empreendedores e das micro e das pequenas empresas do Pas. Para tanto, e para os fins desse projeto, precisa desenvolver programas de forma a favorecer o aumento do nmero de empreendedores afro-brasileiros, estimulando tanto o surgimento de novos empreendimentos quanto a manuteno dos atuais, alm de auxiliar iniciativas associativistas entre esses empresrios. Com essa finalidade, necessrio, primeiro, identificar o perfil dessas iniciativas e desses empreendedores, a partir de estudos e pesquisas, tanto produzindo dados primrios, quanto desagregando dados de fontes secundrias. Pesquisas do conta de que o nmero de empreendedores afro-brasileiros ainda muito pequeno no Pas 5. E as iniciativas de incentivo ao empreendedorismo dos afro-brasileiros, que se disseminam nos ltimos anos, ainda so muito fragmentadas, carecendo de maior institucionalidade. este, portanto, um campo a ser incorporado no s pelo governo brasileiro, mas pelas instituies que cumprem papel relevante para o Pas. o caso do SEBRAE, com sua teia de representao solidamente constituda em todos os quadrantes do Brasil e sua expertise no estmulo capacitao, ao fortalecimento e disseminao das iniciativas de micro e pequenos empreendedores. A tarefa que se coloca para o Pas vai ao encontro da misso do SEBRAE, como est descrito em seu site: O Sebrae acredita que a criatividade no desenvolvimento de novas solues e a quebra de paradigmas so fundamentais para a sustentao e viabilidade de sua misso. A despeito de no se conhecer objetivamente o perfil dos empreendedores afrobrasileiros e essa uma meta desse projeto importante frisar desde j que as quatro reas chaves para o investimento no crescimento dos micro e pequenos empreendimentos previstas pelo SEBRAE so cruciais tambm para esse pblico, articulando-se com os objetivos desse projeto. A implementao de polticas pblicas que permitam um ambiente institucional mais favorvel criao de novos empreendimentos afro-brasileiros e manuteno dos que j existem; o acesso a novos mercados; o acesso tecnologia e inovao; e a facilitao e ampliao do acesso aos servios financeiros so objetivos conformes s propostas desse projeto, bem como, aos interesses dos empreendedores afro-brasileiros.

5O socilogo Jorge Monteiro publicou o livro O Empresrio Negro, em 2005, com dados de 2002, segundo os quais, do total de empresrios brasileiros, apenas 3,8% eram negros. O estudo foi feito a partir de dados dos censos demogrficos do IBGE e da PNAD.

Assim, soma-se necessidade de incluso de milhares de afro-brasileiros no sistema produtivo nacional, como fundamento para a superao de nossas desigualdades seculares, uma conjuntura nacional de investimento em processos de incluso como jamais houve na histria do Pas e uma oportunidade nica de acrescer misso do SEBRAE uma tarefa, rdua, sem dvida, mas elevada sob qualquer ponto de vista que se queira abordar: de incluso, de desenvolvimento, de acesso a mercados, mas, acima de tudo, de reconhecimento da necessidade de entender o Brasil como Pas das diferenas, no das desigualdades. O projeto Projeto BRASIL AFROEMPREENDEDOR - Desenvolvimento e Fortalecimento do Empreendedorismo Afro-brasileiro colabora neste sentido de maneira decisiva, construindo em dilogo com o pblico interessado, os micro e pequenos empreendedores afro-brasileiros. Por iniciativa do SEBRAE, foram realizados momentos de dilogos para o processo de concertao do projeto. Uma Oficina Nacional foi realizada em Braslia, no dia 17 de outubro de 2011, com a participao de 14 convidados dos Estados do Rio de Janeiro, So Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Paran e Braslia. Posteriormente, criou-se um mecanismo de consulta em cinco estados (So Paulo, Santa Catarina, Paran, Pernambuco e Minas Gerais), com o objetivo de ampliar a participao dos atores envolvidos e, com isso, consolidar o projeto. 3.3 Marcos regulatrios A Constituio Federal de 1988 trata das micro e pequenas empresas nos captulos referentes Ordem Tributria Nacional, Ordem Econmica e Financeira e no Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. Em todos esses momentos, o assunto tratado sempre do ponto de vista da tributao. Nas Disposies Constitucionais Transitrias, trata-se de definir o que so micro e pequenas empresas: Consideram-se, para efeito deste artigo, microempresas as pessoas jurdicas e as firmas individuais com receitas anuais de at dez mil Obrigaes do Tesouro Nacional, e pequenas empresas as pessoas jurdicas e as firmas individuais com receita anual de at vinte e cinco mil Obrigaes do Tesouro Nacional (art. 47, 1o). A Lei 9.841/99 (Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), posteriormente alterada pela Lei Complementar 123/2006, regulou a matria da seguinte forma: Art. 3o Para os efeitos desta Lei Complementar, consideram-se microempresas ou empresas de pequeno porte a sociedade empresria, a sociedade simples e o empresrio a que se refere o art. 966 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002, devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurdicas, conforme o caso, desde que: I - no caso das microempresas, o empresrio, a pessoa jurdica, ou a ela equiparada, aufira, em cada ano-calendrio, receita bruta igual ou inferior a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais); II - no caso das empresas de pequeno porte, o empresrio, a pessoa jurdica, ou a ela equiparada, aufira, em cada ano-calendrio, receita bruta superior a R$ 240.000,00

(duzentos e quarenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 2.400.000,00 (dois milhes e quatrocentos mil reais). O Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte ampliou o entendimento inicialmente contemplado na CF/88, abordando tambm a questo do acesso ao crdito, ao mercado, tecnologia, ao associativismo e s regras de incluso. Esses pontos sero fundamentais para o estabelecimento da poltica de incluso voltada para o pblico de que se trata neste documento os micro e pequenos empresrios, e os microempreendedores individuais afro-brasileiros. Ao disciplinar o assunto do empreendedorismo de micro e pequeno porte, tanto a Constituio Federal de 1988 quando a legislao que a regulamenta, particularmente o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (LC 123/2006) embasam as iniciativas de proteo e estmulo a essas iniciativas, sem estabelecer qualquer tipo de pblico a ser priorizado. No plano do governo federal, a criao da Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial (SEPPIR/PR), vinculada Presidncia da Repblica, em 2003, foi um grande passo para que as polticas pblicas tivessem abrigo no Pas a partir do recorte tnico-racial. Em 2010, a SEPPIR/PR obteve a aprovao e a publicao da Lei 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial). Alm de definir conceitos para a promoo da igualdade racial, esse diploma disciplina vrios temas, como acesso educao, ao trabalho, moradia, cultura, ao esporte. A Lei 12.288/10 atende ao estabelecido na Poltica Nacional de Promoo da Igualdade Racial (Decreto 4.886/2003), segundo a qual o Estado deve, a partir de aes participativas, descentralizadas e transversais, implementar medidas que assegurem o acesso, pela populao negra, s polticas de incluso para a promoo da igualdade racial. J no pargrafo nico de seu artigo 1o, o Estatuto da Igualdade Racial define os elementos fundamentais para a poltica de promoo da igualdade racial: Pargrafo nico. Para efeito deste Estatuto, considera-se: I - discriminao racial ou tnico-racial: toda distino, excluso, restrio ou preferncia baseada em raa, cor, descendncia ou origem nacional ou tnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exerccio, em igualdade de condies, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos poltico, econmico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pblica ou privada; II - desigualdade racial: toda situao injustificada de diferenciao de acesso e fruio de bens, servios e oportunidades, nas esferas pblica e privada, em virtude de raa, cor, descendncia ou origem nacional ou tnica; III - desigualdade de gnero e raa: assimetria existente no mbito da sociedade que acentua a distncia social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais; IV - populao negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raa usado pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), ou que adotam autodefinio anloga; V - polticas pblicas: as aes, iniciativas e programas adotados pelo Estado no cumprimento de suas atribuies institucionais;

VI - aes afirmativas: os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correo das desigualdades raciais e para a promoo da igualdade de oportunidades. Assim, as polticas pblicas para a incluso na vida produtiva, as aes afirmativas para a promoo da igualdade de oportunidades, o reconhecimento de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos poltico, econmico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pblica ou privada, so os princpios a partir dos quais pode-se estabelecer as regras para a adoo de medidas concretas para a superao das desigualdades. Entre essas medidas, est a previso de financiamento para as atividades dos micro e pequenos empresrios. No Ttulo III, que trata da implementao do Sistema Nacional da Promoo da Igualdade Racial (SINAPIR), em seu Captulo V, Do Financiamento das Iniciativas de Promoo da Igualdade Racial, o Estatuto prev o incentivo criao e manuteno de microempresas administradas por pessoas autodeclaradas negras (Art. 56, IV). No caput do artigo 56, o Estatuto estabelece que as polticas de ao afirmativa devero estar previstas nos oramentos e planos plurianuais da Unio. Ou seja, soma-se preocupao do legislador em disciplinar o tema do microempreendedorismo justamente na seo do Estatuto que trata da constituio do SINAPIR a garantia de recursos para que as polticas no tenham soluo de continuidade. No caso da proposta ora apresentada, esse tratamento vem ao encontro da natureza e da estrutura do SEBRAE, com sua constituio descentralizada, transversalizada e com abrangncia nacional. garantia legal, que encontra amparo na Constituio Federal, no Estatuto da Igualdade Racial e no Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, somam-se os princpios constitutivos do SEBRAE e a natureza da proposta apresentada como fundantes da elaborao de um programa que concretize polticas pblicas de incluso dos micro e pequenos empresrios e dos microempreendedores individuais afro-brasileiros.

3.4 Necessidade de estabelecer o perfil do pblico Estudos apontam que micro e pequenas empresas respondem, dependendo da rea, por mais de 90% das empresas do pas. O faturamento chega a 20% do Produto Interno Bruto (PIB) e essas empresas respondem por cerca de 70% da gerao de empregos no Brasil. Em contrapartida, 50% em mdia ainda esto na informalidade e fecham as portas ao completarem cinco anos de existncia, o que revela ausncia ou ineficcia das polticas pblicas voltadas para esse segmento. H tambm indicadores de que houve crescimento de 34% no nmero de microempresrios negros de classe mdia ou alta entre os anos de 2003 e 2008, enquanto o nmero de microempresrios brancos nessas classes registrou um

crescimento de 16% no mesmo perodo. No se tem dados sobre a situao dos microempresrios da classe C e seus desdobramentos, s para registrar a classe que sofreu a maior migrao a partir do sucesso das polticas de incluso dos ltimos oito anos. Um programa que se volte para microempresrios ou empresrios de pequeno porte afro-brasileiros ter de necessariamente definir o perfil desses empresrios. Que tipo de atividade desenvolvem? Qual o potencial dessas atividades, do ponto de vista da insero da populao negra no ciclo produtivo e das polticas de promoo da igualdade racial? E quais os instrumentos legais que fundamentam um programa de incluso com o recorte de raa/cor? sabido que o universo dos micro e pequenos empresrios constitudo por uma gama de pblicos que devem ser objeto de polticas que atendam suas especificidades (microempresrios, empresrios de pequeno porte, microempreendedores individuais). Assim, necessrio atentar para vrios aspectos que envolvem os empreendedores, desde a regio em que se encontram, a natureza de suas atividades, at o perfil propriamente dito dos responsveis pelos empreendimentos. Estudos tm sido publicados revelando que as mulheres, por exemplo, esto abrindo mais empresas desse tipo do que os homens 6. Por outro lado, So Paulo continua a absorver grande parte das iniciativas, embora em outras regies, como o Sul e o Norte do Pas, essas iniciativas historicamente tenham um papel importante na dinamizao da economia, particularmente com relao pequena propriedade rural. Mas ainda so poucos os estudos que abordam a temtica do empreendedorismo a partir do recorte cor/raa. As poucas fontes esto dispersas, com informaes insuficientes. Em um cenrio em que o combate misria e pobreza extrema tem se destacado entre as preocupaes de governo, natural que a populao negra, sempre representada nos piores indicadores sociais, seja a beneficiria prioritria das polticas pblicas com esse objetivo. E tambm se explica a preocupao de acrescentar ao projeto, alm de anlises sobre os microempresrios e os empresrios de pequeno porte, diagnsticos sobre a situao dos microempreendedores individuais. Apesar de s recentemente integrarem a poltica do SEBRAE, esses empreendedores constituem um extrato relevante para dar conta da excluso da pobreza no Pas. Afinal, esses segmentos so representativos de uma camada da populao que, muitas vezes estando na linha limtrofe da pobreza, conseguem concretizar iniciativas que tm como caracterstica bsica o esforo emancipatrio a partir do empreendedorismo, com reflexos importantes na superao dos ndices sociais e econmicos negativos do Pas. Com este projeto, esperamos obter os seguintes resultados: 500 Empreendimentos afro-brasileiros assessorados nos 13 estados. 500 Planos de negcios construdos e consolidados nos 13 estados.

6Ver GEM 2009.

Estruturar propostas de Programas de Apoio aos Empreendedores Afrobrasileiros (PROAEAB). Elevar e dar consistncia ao processo de formalizao dos empreendimentos de micros e pequenos empresrios afro-brasileiros e MEIs atravs da realizao dos cursos de formao e qualificao. Ampliao dos conhecimentos do universo dos micro e pequenos empresrios e MEIs, a partir do levantamento de fontes primrias e secundrias, com a participao de universidades, centros de pesquisa, IPEA, MDIC, LAESER (UFRJ), etc. Formao e capacitao de no mnimo 50% dos participantes nos seminrios estaduais a partir das metodologias desenvolvidas pelo SEBRAE, COMICRO, CEABRA e IAB. Redes consolidadas de pequenos e micros empresrios, e de microempreendedores afro-brasileiros, a partir de iniciativas da economia solidria, cooperativas para fortalecer o associativismo. Articular parcerias com iniciativas nacionais, como Sistema COMICRO, feiras de negcios, locais regionais e outras iniciativas. Ampliar o atendimento do Sebrae aos empreendimentos afro-brasileiros. Fomentar a cultura empreendedora, a partir da interlocuo das experincias das organizaes da sociedade civil, em particular do Sistema SEBRAE, COMICRO, CEABRA e IAB. Pblico-Alvo

4.

Micro e pequenos empreendedores, mdios empresrios e empreendedores individuais afro-brasileiros.

5.

Resultados intermedirio e finalstico

Resultado intermedirio: levantamento de informaes quantitativas e qualitativas sobre micros, pequenos e microempreendedores afro-brasileiros, constituindo bases de dados a partir das quais se construir alternativas para a criao e sustentao dos empreendimentos afro-brasileiros, elaborando mecanismos para o acesso a linhas de crdito, capacitao e formao tcnica; inovao tecnolgica e desenvolvimento de novos conhecimentos sobre mercados e negcios. Resultado finalstico: Realizar cursos de formao e capacitao dirigidos aos 1.200 participantes nos seminrios; apresentar proposta para o desenvolvimento de polticas pblicas para o fortalecimento das iniciativas dos micro, pequenos e microempreendedores individuais afro-brasileiros no processo produtivo nacional; realizar 13 seminrios nos estados de SP, RJ, PE, SC, PR, RS, BA, GO, DF, PA, PB,MG e MA, com a participao de 100 participantes cada um; consolidao de rede e de diagnstico sobre os empreendedores afro-brasileiros; publicao e divulgao ampla dos estudos e dados produzidos sobre o empreendedorismo; mobilizao dos parceiros nos estados e regies.

6.

Aes/Metas

As aes propostas a serem desenvolvidas pelo Projeto: BRASIL AFROEMPREENDEDOR Desenvolvimento e Fortalecimento do Empreendedorismo Afro-brasileiro esto divididas em duas etapas, executadas durante 24 meses, conforme detalhamento a seguir: ETAPA 1: Estudos, Pesquisas e Publicaes Com o objetivo de subsidiar o desenvolvimento e fortalecimento dos empreendimentos afro-brasileiros, esta etapa inicial visa organizar dados e informaes, tanto primrios como secundrios, sobre os empreendimentos afrobrasileiros, possibilitando a criao de um banco de dados e servindo como instrumento de proposio de polticas pblicas. Tais informaes sero sistematizadas, gerando documentos fsicos e digitais para divulgao pblica. Esta etapa ser concluda com a produo do livro Indicadores sobre o Empreendedorismo Afro-brasileiro. ETAPA 2: Formao de redes de apoio e capacitao aos empreendedores afrobrasileiros Com os estudos e pesquisas realizados e consolidados, proporcionando uma maior compreenso da realidade dos empreendedores afro-brasileiros, a etapa seguinte considerada fundamental para o atendimento do objetivo proposto, devido a sua caracterstica estruturante. Nesta etapa sero realizados 12 seminrios estaduais envolvendo o pblico-alvo, instituies pblicas e privadas, de modo que os empreendedores afro-brasileiros apresentem suas demandas e necessidades, com o objetivo de buscar solues compartilhadas. Consultores de articulao estadual sero selecionados e capacitados com metodologia apropriada para realizar trabalho de formao e consolidao de redes locais de apoio aos empreendimentos afro-brasileiros. Essa rede se dar a partir da organizao desses empreendedores na forma de grupos e sua interlocuo com instituies de crdito, SEBRAEs, secretariais de estado, entidades de apoio e fomento, entre outros. Cabe tambm aos articuladores estaduais a realizao de planos de negcios, sua implementao e acompanhamento, visando alavancagem e ao desenvolvimento dos empreendimentos afro-brasileiros. Por fim, esta etapa proporcionar o funcionamento de uma rede de apoio sustentvel, uma vez que os empreendedores afro-brasileiros estaro organizados e integrados a diversos parceiros. Para uma maior compreenso do objeto de trabalho presente neste projeto, sero detalhadas cada etapa e suas respectivas aes e metas. ETAPA 1: Estudos, Pesquisas e Publicaes AO 1: Construir o perfil dos empreendedores afro-brasileiros

Descrio da ao: Organizar bases de dados a partir das fontes disponveis, como IBGE (PNAD), em especial, mas tambm o Laboratrio de Anlises Econmicas, Histricas, Sociais e Estatsticas das Relaes Raciais (LAESER), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e pesquisas qualitativas e quantitativas de organizaes da sociedade civil que produzem indicadores sobre o tema, como Instituto Ethos (SP) e Colymar (RJ), entre outros. De posse desses dados, integrantes da equipe e tcnicos de instituies parceiras do proponente do projeto produziro informaes especficas sobre as caractersticas dos empreendimentos afro-brasileiros, que sero disponibilizadas para o SEBRAE e para rgos governamentais e privados, j com indicativos para a produo de polticas pblicas para os empreendedores afro-brasileiros. A base de dados constituda ser essencial para a realizao dos seminrios estaduais, bem como, para a formao e qualificao do pblico-alvo. Atividades (1) Elaborar roteiro de pesquisa com definio de indicadores e fontes de dados. (2) Realizar pesquisas nas fontes secundrias e primrias e sistematizar informaes. Metas - Relatrio sistematizado da pesquisa realizada.

ETAPA 1: Estudos, Pesquisas e Publicaes AO 2: Criar banco de dados digital

Descrio da ao: Criao de banco de dados virtual com as caractersticas (tamanho, faturamento, ramo de atividade, etc.) dos empreendimentos afrobrasileiros. Esse banco de dados ser disponibilizado na web, nos sites do CEABRA, IAB e SEBRAE. Inicialmente, o banco de dados ser alimentado pelos resultados da Ao 1, com

atualizao permanente realizada pelos consultores do projeto, conforme o andamento dos encontros estaduais, das parcerias que venham a ser constitudas e novos dados que venham a ser agregados. Atividades (1) Estruturar site para insero das informaes (2) Alimentar a base de dados com as informaes coletadas Metas - Site estruturado com banco de dados digital.

ETAPA 1: Estudos, Pesquisas e Publicaes

AO 3: Publicar o livro Indicadores sobre o Empreendedorismo Afrobrasileiro

Descrio da ao: Juntamente com as outras duas aes, esta dar suporte a todo o projeto, alimentando a rede de parceiros, possibilitando a formulao de propostas de polticas pblicas de apoio e fortalecimento do empreendedorismo afrobrasileiro e iniciativas como feiras de pequenos e microempreendedores, ajudando na formalizao de empreendimentos, na medida que haver informaes sobre este pblico nos mercados e redes de negcios, atualmente inexistente. Atividades (1) Editar, diagramar, imprimir e distribuir livro. Metas - Produo e distribuio de 3 mil exemplares do livro em meio fsico e virtual.

ETAPA 2: Formao de redes de apoio aos empreendimentos afro-brasileiros

AES 1 e 2: Organizar metodologia para formao de redes de apoio e capacitar equipe para implantao da rede de afro-empreendedores

Descrio da ao: Para conferir maior organicidade e criar mecanismos que potencializem os resultados de redes estaduais de apoio aos empreendimentos afro-brasileiros, necessrio desenvolver uma metodologia apropriada. Essa metodologia orientar a formao de uma rede articulada entre os empreendedores afro-brasileiros e os setores pblicos e privados, relativamente aos aspectos gerenciais, creditcios, mercadolgicos, entre outros. Com essa finalidade, sero formados agentes em 12 estados atendidos pelo projeto com perfil definido para atuarem como mobilizadores e articuladores desse processo. Esses articuladores acompanharo a evoluo desses empreendimentos ao longo do projeto, de maneira presencial, desenvolvendo planos de negcio e prestando atendimento aos empreendedores, coletiva e individualmente. Atividades (1) Organizar referncia metodolgica (2) Selecionar e capacitar consultores em 12 estados Metas - Metodologia elaborada

- 12 consultores formados para implantao de metodologia.

ETAPA 2: Formao de redes de apoio e capacitao dos empreendedores afrobrasileiros AO 3: Realizar seminrios para alinhar propostas de parcerias e polticas pblicas

Descrio da ao: Com a definio da metodologia para formao de redes, e com a realizao da capacitao dos consultores que atuaro como articuladores, sero realizados seminrios em 12 estados (PR, SC, RS, SP, RJ, MG, PE, BA, MA, PA, GO e DF), visando reunir empreendedores afrobrasileiros e instituies pblicas e privadas. Nos seminrios, sero apresentadas as informaes sistematizadas na Etapa 1, ser realizado levantamento de demandas e necessidades dos empreendedores afrobrasileiros presentes, apresentadas propostas de polticas pblicas para o atendimento dessas demandas, bem como, sero apresentados programas, produtos e servios dos parceiros a serem integrados ao projeto, como SEBRAEs, instituies de crdito, apoio e fomento, secretarias de estado e outras entidades, na busca de apoio para realizao de treinamentos, capacitaes, palestras, orientaes para acesso ao crdito, apoio formalizao dos negcios, entre outros. Esta ao visa a assessorar o desenvolvimento de 500 empreendimentos nos 12 estados em que sero realizados os seminrios, com o entendimento e compreenso das necessidades e demandas dos empreendedores afro-brasileiros e com a participao de potenciais parceiros que

apresentaram programas, produtos e servios que podem beneficiar o pblico-alvo desse projeto. Nesta ao, ser trabalhada a organizao dos empreendedores afro-brasileiros em cada estado, a partir da lgica de grupo, bem como a elaborao de 500 planos de negcios envolvendo mercado, processos produtivos, finanas, atendimento, que serviro como base para acompanhamento e desenvolvimento desses negcios. Com isso, visando dar sequncia execuo do plano de negcios, os consultores estaduais, com o apoio do CEABRA e do IAB, iro promover articulaes e estreitar as relaes com os parceiros que participaram dos seminrios e outros que podero colaborar para o sucesso desses empreendimentos. Assim, sero formadas agendas de treinamentos, palestras, capacitaes, orientaes para acesso ao crdito, orientaes para formalizao, eventos de promoo de negcios, entre outros. importante salientar que essa agenda ser acompanhada de perto pelos consultores estaduais, de maneira presencial, ora de forma coletiva, ora de forma individual, e durante toda a vigncia do projeto. Entende-se que, com a realizao desta ao, ser consolidada uma rede articulada de parceiros sensibilizada para a promoo do desenvolvimento dos negcios afrobrasileiros de maneira sustentvel. Atividades (1) Mobilizar pblico-alvo e parceiros (2) Realizar 12 seminrios estaduais (3) Sistematizar resultados dos seminrios (4) Publicar os resultados do seminrio em revista - 13 relatrios elaborados com os (5) Desenvolver 500 planos de negcios Metas - 13 seminrios realizados com 1.300 participantes (100 por seminrio)

resultados de cada seminrio

- 1 revista publicada com os resultados dos seminrios

- 500 planos de negcios desenvolvidos

- 500 empreendedores diretamente beneficiados.

7. Estratgia de Implementao

A estratgia sntese do projeto pode ser compreendida em quatro aes articuladas em cinco momentos ao longo dos 24 meses de seu desenvolvimento, conforme indica o grfico acima : 1) Estruturao e organizao das informaes, o projeto necessita organizar os dados dispersos em varias fontes produzidas acerca do afroempreendedorismo e organizar a rede de consultores; 2) Identificar as demandas e articular os parceiros nos Estados, a partir do mapa de informaes preliminares; 3) A formao e capacitao dos empreendedores o objetivo central do projeto, onde os planos de negcios sero constitudos e fortalecidos e os Programas de apoio sendo construdos com os 500 empreendedores. 4)O Projeto deve fortalecer a rede dos micro e pequenos empreendedores afrobrasileiros, e o que dar sustentabilidade para o acesso as polticas publicas de (crdito, inovao tecnolgica etc).

Das könnte Ihnen auch gefallen