Sie sind auf Seite 1von 8

MAMEC MANUAL DE MECNICOS

VU-35A(Learjet 35)

CAPTULO 1
GENERALIDADES I. DESCRIO GERAL

O VU-35A uma aeronave metlica. Pressurizada, de asa baixa podendo acomodar at cinco passageiros e aprovada para operao sob quaisquer condies atmosfricas a uma altitude mxima de 45.000 ft. O trem de pouso o tipo trciclo escamotevel. Sendo que os trens principais possuem conjuntos duplos e o trem do nariz possui apenas uma roda direcionvel eletricamente. O empuxo fornecido por dois motores turbofan Garret TFE-731-2-2B de 3500 Ibs de empuxo cada. Montados nas laterais da fuselagem. A aeronave possui "tip tanks", tanques integrais nas asas e tanque na fuselagem traseira. Um sistema de alijamento de combustvel est instalado em cada "tip tank". Os ailerons, profundores e leme de direo so manualmente operados atravs de cabos, polias, guinhis e hastes. Compensadores acionados eletricamente esto instalados no aileron esquerdo e no leme de direo. O que permite compensao de rolamento e guinada. Respectivamente. A compensao de arfagem conseguida atravs de um atuador de acionamento eltrico que varia a incidncia de todo o estabilizador horizontal A aeronave possui "spoilers" instalados na superfcie superior das asas. Os quais auxiliam no controle de velocidade. Alm disso, podem ser usados como "spoilerons" para auxiliar os ailerons no controle de rolamento. O sistema eltrico consiste de dois geradores DC instalados nos motores. Duas baterias e trs inversores. O sistema hidrulico utiliza duas bombas mecnicas acionadas pelos motores para tornecer presso hidrulica necessria ao acionamento do trem de pouso, freios das rodas, flaps e "spollers/spoilerons. Uma bomba auxiliar pode fornecer presso hidrulica para todos os sistemas. Exceto "spoilers/spolierons", em caso de falha do sistema hidrulico normal. Um sistema automtico de oxignio fornecer oxignio para os passageiros. No caso da altitude da cabine atingir 14.000 ft. Ar sangrado dos motores usado para pressurizao da cabine. Aquecimento da cabine, desembaamento dos pra-brisas, aquecimento do bordo de ataque das asas. Aquecimento do bordo de ataque do estabilizador horizontal. Aquecimento da nacele dos motores e pressurizao do reservatrio hidrulico. O sistema de ar condicionado e pressurizao d conforto aos passageiros at a altitude de 45.000 ft.

I-1

GENERALIDADES

CAPTULO 01

Fig 1-1 Learjet 35A

I-2

MAMEC MANUAL DE MECNICOS

VU-35A(Learjet 35)

II. DIMENSES PRINCIPAIS


A figura seguinte mostra as principais dimenses da aeronave.

Fig. 1-2 Dimenses Gerais

I-3

GENERALIDADES

CAPTULO 01

III.REAS DE PERIGO
A figura seguinte mostra as reas de perigo ao redor do Learjet. 35A. Tais reas so apresentadas pelo cone de emisso do radar meteorolgico pelas entradas de ar e escapamento dos motores.

Fig. 1-3 reas de Perigo


I-4

MAMEC MANUAL DE MECNICOS

VU-35A(Learjet 35)

IV. REAS DA AERONAVE

Fig. 1-4 reas da Aeronave


I-5

GENERALIDADES

CAPTULO 01

V. CAPAS PROTETORAS PARA ESTACIONAMENTO DA AERONAVE


A figura seguinte mostra a localizao das capas protetoras na aeronave. A colocao de tais capas e para evitar danos causados por objetos estranhos (FOD) aos maiores ou a outros equipamentos.

Fig. 1-5 Capas protetoras e travas A haste traseira deve ser utilizada sempre que houver a possibilidade de baixamento durante a execuo de servios de manuteno.

I-6

MAMEC MANUAIL DE MECNICOS

VU-35A(Learjet 35)

VI. VT - PARTICULARIDADES
Peso mximo de rampa...................................18.500 Ibs Peso mximo de decolagem............................18.300 Ibs Peso mximo de pouso...................................15.300 Ibs Peso mximo no bagageiro..................................500 lbs Capacidade mxima comb. Utilizvel................6.198 Ibs leo do motor (mximo).....................................12 quarts Consumo de leo (mximo).............................. .05 gl/hr. Tipo de leo....................................................MOBIL 254

OBSERVAO: 0 nvel de leo do motor dever ser checado no perodo de quinze minutos a uma hora aps o corte dos motores. Aps esse tempo, o motor dever ser girado novamente por dois minutos e aps o corte dever ser verificado o nvel de leo Os vrios tipos de leo so miscveis.

I-7

GENERALIDADES

CAPTULO 01

(INTENCIONALMENTE EM BRANCO)

I-8

Das könnte Ihnen auch gefallen