Sie sind auf Seite 1von 6

O PROCESSO DE SECAGEM DOS OBJETOS CERMICOS

Secagem de Peas Cermicas Paschoal Giardullo O Processo de secagem fundamental na fabricao de peas de cermica. Nesse artigo vamos abordar, de forma emprica, o que acontece durante a secagem das peas cermicas, e os defeitos que podem ocorrem durante esse processo. Normalmente, quando conformamos uma pea cermica usando massas plsticas, quer em torno ou por modelagem, e ainda por fundio, estamos trabalhando com pastas e barbotinas que, habitualmente, contm entre 25 a 50% de gua, no caso das barbotinas. Toda essa gua dever ser retirada da pea antes da queima. Caso contrrio, a pea vai explodir dentro do forno, do mesmo modo que gros de milho explodem sob ao do calor, transformando-se em pipoca. A secagem o estgio do processo cermico pelo qual retiramos essa gua. Para se entender o mecanismo da secagem, precisamos ter algum conhecimento sobre as propriedades do ar no processo, que atua como elemento condutor de calor e transportador de vapor de gua produzido. Para a gua se evaporar, ela consome calor para passar do estado lquido para o estado de vapor. Esse consumo de energia faz com que a temperatura na superfcie do corpo cermico diminua. O ar nas proximidades fica saturado de vapor d'gua, e isso interrompe o processo. o que acontece quando colocamos a pea dentro de um saco plstico fechado. Depois de certo tempo, a secagem praticamente interrompida, pois o ar no interior do saco fica saturado de umidade. Para a secagem continuar, precisamos fornecer calor pea e remover a umidade de sua volta. E quem faz isso com bastante facilidade o ar, principalmente se ele circular e for aquecido. Logo aps a conformao da pea cermica, a gua est distribuda quase que homogeneamente, entre as partculas de argila e outros componentes da massa cermica, que tambm precisa ser retirada homogeneamente, j que a sada da gua faz com que as partculas se aproximem, diminuindo o tamanho da pea. Se essa diminuio no for igual poder provocar trincas ou, em casos

extremos a quebra da pea. A primeira gua a sair da pea aquela que se encontra na superfcie ou muito prxima dela. Em seguida, esta gua migra do interior da pea at a superfcie se evaporar. Quanto mais espessa a pea, mais demorado e difcil o seu processo de secagem. A velocidade de evaporao a gua, em uma superfcie livre, depende de vrios fatores. Os principais so: temperatura do ar, velocidade do ar, teor de gua no ar (umidade) e temperatura da gua. No incio da secagem, quando a gua est na superfcie ou prximo dela, a velocidade de secagem constante. No momento em que est gua eliminada, a velocidade vai diminuindo, pois ela, antes de evaporar, tem que caminhar at a superfcie. Neste ponto, a pea muda de cor, passa do aspecto mido para o aspecto seco. Portanto at o ponto onde a velocidade de secagem comea a diminuir, h sobre a superfcie da pea uma pelcula contnua de gua, que funciona como gua livre. Abaixo desse ponto, porm, a gua se encontra cada vez mais no interior dos poros de forma que a velocidade de secagem cada vez menor. No esquema abaixo, temos as fases de secagem de uma argila mida em uma seo transversal superfcie, e um grfico mostrando esse fenmeno. As letras do grfico correspondem s fases do grfico.

As condies climticas do local com a temperatura do ambiente, a umidade relativa do ar e a ventilao tem que ser levada em considerao, obrigatoriamente. Nos pargrafos anteriores, ficou bem claro que na secagem as peas cermicas diminuem de tamanho, e isso indica que ela ter que se movimentar sobre o apoio, portanto, principalmente as peas grandes e pesadas devem ser colocadas sobre uma base que possibilite esse deslocamento, se a pea ficar presa base, seguramente aparecero trincas na secagem. Quanto maior a umidade com que a pea for feita, maior ser a retrao na secagem. Devemos nos preocupar, tambm, que a umidade saia homogeneamente de toda a pea, pois se a secagem for feita de modo desigual, ela diminuir de tamanho desigualmente, causando tenses que podero se transformar em trincas. Peas com variao de espessura devem secar cuidadosamente. As partes mais finas secaro mais rapidamente, diminuindo de tamanho e perdendo a plasticidade. Quando a parte mais grossa secar e diminuir de tamanho, aparecero trincas. Fator relevante quando se trata de peas torneadas com fundo grosso, esculturas, placas ocadas e demais peas que tenham espessuras variveis. Quanto maior a pea, mais pesada e mais irregular, maiores sero as possibilidades de acontecer problemas durante a secagem. Tambm se deve tomar cuidado ao fazer peas que demoram vrios dias para se concluir, pois a umidade da massa, que estamos usando, pode variar e provocar problemas na secagem, principalmente nas emendas. As massas chamotadas, ou com materiais que no diminuem de tamanho, como quartzo, alumina, dolomita, feldspato, etc.., tem menor retrao de secagem e, portanto, so mais indicadas para peas grandes, irregulares e pesadas. Todo incio de secagem deve ser feito com a pea coberta por plstico, para impedir uma sada muito rpida da gua que est mais prxima da superfcie, causando uma retrao localizada que pode originar trincas.

Secagem de Placas

Uma placa apoiada sobre uma das faces, perder gua pela parte superior e pelas laterais, mas no pela parte apoiada. Esse processo promover uma secagem mais pronunciada e, consequentemente, uma retrao maior nos cantos, o que causar o levantamento dessas reas ( empenamento), e se ela no conseguir se movimentar na superfcie na qual est apoiada, aparecero trincas tpicas no centro dos lados com est esquematizado abaixo.

Isso pode ser atenuado, colocando-se as peas sobre jornais, pois ele ao mesmo tempo em que retira umidade da parte de baixo da pea, permite sua movimentao.

Secagem de Pratos, Travessas, Tigelas e Peas Assemelhadas O problema semelhante ao das placas, pois partes das peas, principalmente as abas, tem mais facilidade de perder umidade, retraindo-se mais rapidamente, causando trincas nas abas. s vezes, as abas secam e o fundo com espessura maior, quando secar e retrair, trinca no meio ou circularmente, como no esquema abaixo.

Nesse caso, deve-se sempre que possvel fazer a pea com espessura constante, e no o fundo mais espesso ou com ranhuras ou salincias que podero interferir na secagem. Para minimizar esses problemas, devemos tambm colocar jornal sob as peas, para que elas possam se movimentar e perder a umidade o mais rapidamente possvel. Recomendamos, tambm, que o incio da secagem seja feito de modo lento e, se necessrio protegido.

Vasos e Esculturas Vasos grandes, feitos em torno, ou com espaguetes ou ainda com pedaos de argila, normalmente apresentam problemas de secagem, minimizados desde que se tomem algumas providncias durante a sua construo. A espessura do fundo e das paredes deve ser a mais homognea possvel. A concordncia do fundo com as paredes no deve ser em ngulo reto, mas formando uma curva suave. No caso de se trabalhar com espaguetes, deve-se tomar cuidado na juno deles e, prioritariamente, que tenham todos a mesma umidade. Quando usamos pedaos de argila para compor a nossa pea, devemos tomar os mesmos cuidados que tomamos quando usamos espaguetes, tomar cuidado tambm com bolhas de ar, que podem destruir a pea durante a queima. Quando fazemos em torno vasos altos, com vrios segmentos torneados separadamente, temos que tomar cuidado para que, ao junt-los, eles estejam com o mesmo teor de umidade, para evitar que cada segmento tenha contrao diferente, durante a secagem, e apaream trincas nas imediaes das emendas. Quanto mais pesada for a pea, e quanto mais espesso for o fundo, maior dever ser o cuidado com a secagem e, sobretudo, com a movimentao da pea nesse perodo. Recomendamos uma camada generosa de jornal na base. No caso de esculturas, considerando-se mais as grandes, pesadas e no-homogneas, como por exemplo, bustos, corpos, animais ou peas abstratas, os problemas da secagem so ainda maiores, e agravados pelo tempo que demora fazer um trabalho desse

tipo. Nesses casos, massas com chamote fino so de muita utilidade, pois diminuem a retrao na secagem. O ambiente onde essas peas so feitas tambm importante. Ambientes muito quentes e secos aceleram a secagem, enquanto as peas esto sendo feitas e, neste caso, interessante que a pea seja umedecida de tempos em tempos, e tambm bem protegida durante o perodo total que estiver sendo feita. Peas como rostos, caras de animais, braos, pernas, nas quais existem partes finas e salientes, como por exemplo, orelhas na ou nos dedos das mos, representa problemas na secagem, pois estas partes alm de serem mais finas, tm mais superfcie exposta e, portanto, secam muito mais rpido, diminuindo de tamanho e apresentando trincas de secagem nos contatos e at chegam a se separar do restante da pea. Para minimizar isso importante manter essas partes fechadas em sacos plsticos e at, se necessrio, umedece-las. Tambm esses tipos de peas devem ser colocadas sobre camadas de jornal, para que possam se movimentar durante a secagem, evitando trincas, principalmente na base. Elementos como madeira, ferro, plsticos e outros materiais, usados como auxiliares na confeco das peas, no devem ser mantidos no seu interior, durante a secagem, pois o fato deles nao mudarem de tamanho pode causar trincas e rachaduras no processo de secagem, quando a argila diminui de tamanho. Portanto, os cuidados para evitar trincas de secagem devem comear durante a feitura das peas cermicas, principalmente as de grande porte. Espessuras muito desiguais, variaes de umidade da argila durante o preparo da pea e muito tempo para confeccionar a pea so elementos que aumentam a chance de problemas durante a secagem. Argila com chamote, um ambiente com temperatura moderada, circulao de ar constante, umidade relativa do ar mdia, apoio no qual a pea possa se movimentar, so fatores que auxiliam a secagem e diminuem o risco do aparecimento de trincas.
Fonte: www.artebrasilmateriais.com.br

Pascoal Massas Rua Ouvidor Peleja, 602 Vila Mariana So Paulo Fone: (11) 5071-0011 Fax: (11) 5594-5184 www.pascoalmassas.com.br pascoal@pascoalmassas.com.br

Arte Brasil Materiais Rua Campevas, 146 Sumar - fone (11) - 3873-2325 Rua Jorge Tibiri, 468 s Vila Mariana - So Paulo/SP Brasil - CEP 04126-001 Tel.: (11) 5549-3900 www.artebrasilmateriais.com.br loja@artebrasilmateriais.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen