Sie sind auf Seite 1von 4

A IMPORTNCIA DOS SABERES DO PAULO FREIRE, PARA A PRTICA DO DOCENTE DE HISTRIA NO ENSINO MDIO

Walfreds Chaves da Costa

Resumo O artigo mostra a importncia dos saberes do Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia, usados para o ensino de Histria para o Ensino Mdio. Diante de trs saberes so desenvolvidos uma didtica que pode ser realizada junto aos alunos, para que se multiplique a qualidade da formao do senso crtico do educando. Essa fase da adolescncia em que necessrio um direcionamento por parte do educador, auxiliando-o na busca da construio do seu conhecimento utilizando suas experincias de vida e acreditar que possvel mudar o mundo a partir dos seus estudos e atitudes positivas que ir melhorar o mundo, a comunidade em que reside, importando a inteno partindo do assunto da histria que foi estudado e da interpretao que lhe coube com o auxlio do educador. Palavras Chaves: Experincias de vida, construir conhecimento, mudana, formao do educando. INTRODUO importante os saberes do Paulo Freire contidos no livro Pedagogia da Autonomia para o docente de Histria no Ensino Mdio seguir uma linha poltica para lencionar, libertar o educando a pensarem mais, construir o conhecimento que esto aprendendo. Quando sua pedagogia aplicada nos institutos de ensino, fazendo mudanas na maneira de ensinar, do contedo, logo de imediato da para perceber uma ligeira mudana comportamental, no senso crtico do educando, e utilizando esses saberes pode-se conquistar muita coisa. 1 Aproveitar experincias dos alunos para discutir legados da Histria Quando se est estudando assuntos na histria muito importante a experincia de vida do educando quando se pode tratar de legados de passagens da histria que influenciaram o tempo atual. Experincias de vida, que muitas vezes so consequncias de fatos histricos. mais fcil fazer essa relao para

fixar o aprendizado, j que algo na sua rotina, e ajuda a entend-lo melhor o assunto da disciplina. Como exemplo, podemos citar a abolio da escravido no Rio de Janeiro, quando no dia 13 de maio de 1888, muitos sem ter para onde ir ocuparam periferias da cidade e ali permaneceram sem a presena do Estado convivendo com todas as dificuldades por anos e anos. O educando que mora em uma favela do Rio de Janeiro, vendo a marginalidade na porta da sua casa, passando necessidades, sofrendo com o preconceito racial se for de cor negra, na busca de um emprego, no meio da classe rica, piadas que lhe sero direcionadas, exclusop social, fome, saber entender melhor o contedo ensinado, pela falta de estrutura dada aos ex-escravos quando foram libertos tendo que se virar a partir de ento. Quando se est em meio a situao, a causa ser muito mais fcil entender melhor o assunto estudado, e a sua formao crtica ser maior, na srie 3 ano do Ensino Mdio. No s como o fato da escravido mas vrios outros exemplos pode ser discutido em saula de aula utilizando os saberes do educando, sempre que relacionados a sua vida sociocultural, sentindo uma indentificao no assunto estudado, o que despertar grande interesse e caber ao educador direcionar essa aula tornando-a mais participativa nas suas discurses. interessante esta dinmica utilizando os saberes dos educandos, suas experincias quando ensinados determinados contedos de histrias como tambm nas discurses, fazendo essa relao a sua convivncia, trazendo-o para a sua realidade acerca de um texto estudado, o assunto da disciplina ser fixado em sua memria, e ser criado uma reflexo crtica por sua parte, sendo o professor o agente dessa formao por parte do aluno respeitando seus saberes e a aula tornada mais interessante, participativa e empolgada. 2 Criar possibilidades para o educando construir seu conhecimento O educador tem o papel de criar possibilidades para o educando construir seu conhecimento, ao contrrio de muitos que acham que ensinar transferir conhecimentos. Para um aluno de histria do Ensino Mdio fundamental que o professor cumpra sua parte auxiliando-o na busca de informaes, fontes para fixao de seu aprendizado. Nomes de livros que tambm contm um assunto que est sendo estudado uma maneira de incentiv-lo a ler e buscar mais conhecimento. A curiosidade do aluno pode ser usado para esse propsito, em um determinado contedo, quando fizer uma pergunta ao professor a determinado assunto, apenas dizendo a pgina de um livro em que pode achar o que lhe interessa e fazendo sua prpria interpretao acerca do que leu. Assim o educando despertar o interesse de procurar o conhecimento que deseja e interpretando da sua maneira, claro com um foco direcionado pelo educador, em responder a um questionamento aguando a curiosidade do educando e proporcionando-o a achar mais temas referente ao assunto em outros livros, instigando sua curiosidade, e ele prprio construir seu conhecimento com um auxlio do professor.

No Ensino Mdio a formao crtica do educando j a todo vapor, o professor sempre aberto as suas indagaes, auxiliando-o em suas vises crticas por exemplo, e a disciplina de histria se tornar mais interessante para o aluno a partir desses conceitos. 3 Ensinar que possivel mudar o mundo Para o educando do Ensino Mdio imprescindvel esse ensinamento de que possvel mudar o mundo, principalmente aquele da realidade do aluno. Estudando histria aprendemos a estudar o passado, entender o presente e poder quem sabe projetar um futuro, saber o que precisa ser mudado para se tornar melhor. O educando nessa fase da sua formao, j despontando uma viso crtica acerca de vrias coisas, precisa ter essa noo do que precisa mudar para se tornar melhor para a sua vida, e no que pode contribuir pra que seja feito essa mudana. O fado do aluno saber que ele pode ser o agente da mudana mesmo sendo em pequena escala o torna importante, motivado para executar essa mudana. Quando se estuda histria, pode-se tirar vrios exemplos, mesmo com vrios tipos de vises referentes aos fatos histricos, mas vrias concluses es pode tomar, da a importncia de se estudar histria, entender o nosso presente e fazer que o mundo seja melhor, procurar atitudes para que haja essa melhora. muito empolgante quando se estuda as revolues que ocorreram na histria, pessoas que fizeram a diferena derrubando governos ditatoriais, massas que depuseram reis, rainhas, o que servir de incentivo ao educando para reivindicar uma estrutura melhor na escola por exemplo, claro longe de um discurso poltico, de querer causar, incentivar alguma revoluo, mas despertar esse senso crtico, saber que possvel mudar o meio que vive. Despertando esse interesse aos alunos estudando histria, de um jovem que cursa o Ensino Mdio, algumas atitudes positivas que podem ter no futuro, tornando-o um governador mais justo, lderes, parlamentares preocupados em resolver os problemas da sociedade, principalmente a parte carente. CONCLUSO Os saberes de Paulo Freire sobre ensinar sempre sero usados, discutidos, analisados, estudados, sempre servir no auxlio de ensinar. No Ensino Mdio para a disciplina de histria, tais saberes so muito importantes para novas didticas, ajudar o educando a entender melhor o contedo. Muitas vezes a disciplina de histria deixa de ser interessante pela maneira que lencionada pelo educador, e usando algumas maneiras propostas por Paulo Freire pode mudar essa imagem, se aplicado nessa maneira, somar junto ao ensino da histria. Alguns dos saberes citados nesse artigo so de grande valor para o educador ensinar seus contedos, usando os exemplos aqui citados.

O estudo da histria muito importante na fase do educando adolescente na sua formao crtica, e junto com a pedagogia s vem a acrescentar oferecendo ao aluno um ensino de melhor qualidade intelectual. Referncia Bibliogrfica FREIRE, Paulo (2008). Pedagogia da Autonomia, So Paulo SP. Ed. Paz e Terra.

Das könnte Ihnen auch gefallen