Sie sind auf Seite 1von 17

Braslia, 13 a 17 de maro de 2006 N 419 Data (pginas internas): 22 de maro de 2006

Este Informativo, elaborado a partir de notas tomadas nas sesses de julgamento das Turmas e do Plenrio, contm resumos no-oficiais de decises proferidas pelo Tribunal. A fidelidade de tais resumos ao contedo efetivo das decises, embora seja uma das metas perseguidas neste trabalho, somente poder ser aferida aps a sua publicao no Dirio da Justia.

SUMRIO
Plenrio
Tablita: Planos Cruzado e Collor II ICMS e Salvados - 2 IR de Pessoa Jurdica: Fato Gerador - 2 IR de Pessoa Jurdica: Fato Gerador - 3 Suspenso de Tutela Antecipada e Transferncia de Servios Pblicos - 3 Protocolo: ICMS e Gs Liquefeito de Petrleo Teto Constitucional e EC 41/2003 - 5 Teto Constitucional e EC 41/2003 - 6

1 Turma
Princpio da Especialidade Smula 394 do STF e Princpio Tempus Regit Actum

2 Turma
Reviso Geral de Remunerao (Lei 8.237/91) - 2 Liquidao Extrajudicial: Bloqueio - 2 Teto Remuneratrio e Vantagens Pessoais Prefeito e Teto Remuneratrio - 2 Prefeito e Teto Remuneratrio - 3 Transporte de Minrios e Imunidade Tributria - 2 Reformatio in Pejus e Devido Processo Legal - 2 Distribuio de Sinais de TV a Cabo e Discricionariedade Ao Civil Pblica e Desenvolvimento da Educao - 2 No-Cumulatividade do ICMS e Diferimento - 2 Turnos Ininterruptos e Acordo Coletivo - 2 ED contra Ementa de Acrdo

Clipping do DJ Transcries
ADIN em curso perante Tribunal de Justia - Suspenso prejudicial - Quando ocorre (ADI 3482/DF) Extradio Ativa - Incompetncia do STF (Pet 3569/MS) Extenso de Reajuste: Autonomia Universitria e Limites (RMS 22047 AgR/DF) Segurana Jurdica e Modulao Temporal dos Efeitos (RE 442683/RS)

PLENRIO

Tablita: Planos Cruzado e Collor II


Em concluso de julgamento, o Tribunal, por maioria, negou provimento a uma srie de recursos extraordinrios nos quais se discutia, em face dos princpios do ato jurdico perfeito e do direito adquirido, a constitucionalidade das regras de deflao (tablita), estabelecidas por meio do Decreto-lei 2.284/86 (Plano Cruzado) e da Lei 8.177/91 (Plano Collor II), a serem aplicadas a contratos celebrados em data anterior a essa legislao v. Informativo 79. Na linha do que decidido pelo Pleno no RE 141190/SP (acrdo pendente de publicao), concluiu-se pela inexistncia de violao aos aludidos princpios. Entendeu-se que o fator de deflao veio a preservar o equilbrio inicial dos contratos, diante da sbita interrupo do processo inflacionrio, evitando uma distoro distributiva. Ressaltou-se que sua incidncia foi imediata em relao aos ajustes em curso que embutiam a tendncia inflacionria, em razo de se tratar de norma de ordem pblica, visto que instituiu novo padro monetrio. Vencidos os Ministros Celso de Mello e Marco Aurlio que, por vislumbrar afronta ao ato jurdico perfeito, davam provimento aos recursos. RE 136901/SP; RE 164836/MG; RE 167987/RJ; RE 170484/RJ, rel. orig. Min. Marco Aurlio, rel. p/ o acrdo Min. Nelson Jobim, 15.3.2006. (RE-136901) (RE-164836) (RE-167987) (RE-170484)

ICMS e Salvados - 2
O Tribunal retomou julgamento de ao direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Confederao Nacional do Comrcio contra a expresso e a seguradora, constante do inciso IV do art. 15 da Lei 6.763/75, na redao dada pelo art. 1 da Lei 9.758/89, ambas do Estado de Minas Gerais, bem como do art. 14, e da expresso o comerciante, constante do inciso I do art. 15, todos da citada Lei 6.763/75, em que se pretende ver declarada a inconstitucionalidade da incidncia de ICMS sobre a alienao, por parte das empresas seguradoras, de salvados de sinistro v. Informativo 283. O Min. Nelson Jobim, presidente, em voto-vista, divergiu do relator para julgar improcedente o pedido formulado por entender que a sociedade seguradora sujeito passivo do ICMS. Esclareceu que, embora a seguradora no seja comerciante, a venda de salvados, por ser realizada de forma habitual, com profissionalismo e inteno de lucro, consubstancia ato de comrcio e de circulao de mercadoria. Asseverou, tambm, ser descabida a alegao de que os salvados seriam elementos essenciais do contrato de seguro que serviriam para compensar os prejuzos da seguradora, porquanto o contrato de seguro no comutativo, mas de risco, no havendo que se falar em equilbrio de perdas e ganhos ou igualdade financeira entre os participantes ou entre suas prestaes. Por fim, afirmou no haver incompatibilidade na incidncia do ICMS na venda de salvados e o IOF na atividade-fim de seguro, haja vista que as competncias tributrias federal e estadual no se confundem em razo de terem objetos diversos. Aps, o Min. Gilmar Mendes, relator, indicou adiamento. ADI 1648/MG, rel. Min. Gilmar Mendes, 15.3.2006. (ADI-1648)

IR de Pessoa Jurdica: Fato Gerador - 2


O Tribunal retomou julgamento de recurso extraordinrio interposto pela Unio em que se discute a constitucionalidade do art. 1, I, da Lei 7.988, de 28.12.89, que elevou de 6% para 18% a alquota do imposto de renda aplicvel ao lucro decorrente de exportaes incentivadas, apurado no ano-base de 1989 v. Informativo 111. O Min. Nelson Jobim, presidente, em voto-vista, negou provimento ao recurso, acompanhando o voto do Min. Carlos Velloso, mas por outro fundamento. Inicialmente, confirmou o Enunciado da Smula 584 do STF ( Ao imposto de renda calculado sobre os rendimentos do ano-base, aplica-se a lei vigente no exerccio financeiro em que deve ser apresentada a declarao ), orientao fixada ao fundamento de que, em razo de o fato gerador do imposto de renda ocorrer somente em 31 de dezembro, se a lei for editada antes dessa data, sua aplicao a fatos ocorridos no mesmo ano da edio no viola o princpio da irretroatividade. RE 183130/PR, rel. Min. Carlos Velloso, 15.3.2006. (RE-183130)

IR de Pessoa Jurdica: Fato Gerador - 3


Ressaltou, entretanto, uma peculiaridade do caso concreto, qual seja, a utilizao do imposto de renda com funo extrafiscal. No ponto, esclareceu que a Unio, por meio do Decreto-lei 2.413/88, reduziu a alquota do imposto cobrada sobre a renda auferida sobre certos negcios e atividades, a fim de estimular as exportaes, determinando o comportamento do agente econmico. Tais operaes tinham, portanto, tributao diferenciada das demais, sendo tratadas como unidades contbeis distintas das demais operaes. Por isso, reputou falacioso o argumento da Unio de que seria materialmente impossvel tomar os rendimentos como unidades isoladas, pois, do contrrio, no poderia haver o incentivo de operaes especficas. Asseverou que, uma vez alcanado o objetivo extrafiscal, no seria possvel modificar as regras de incentivo, sob pena de quebra do vnculo de confiana entre o Poder Pblico e a pessoa privada e da prpria eficcia de polticas de incentivo fiscal. Concluiu, destarte, que, no caso do imposto de renda

ser utilizado em carter extrafiscal, a configurao do fato gerador dar-se-ia no momento da realizao da operao para, ento, ser tributado com alquota reduzida. Dessa forma, depois da realizao do comportamento estimulado, a lei nova apenas poderia ter eficcia para novas possibilidades de comportamentos, sob pena de ofensa ao princpio da irretroatividade da lei em matria de extrafiscalidade. Aps, o julgamento foi adiado em virtude do pedido de vista do Min. Eros Grau. RE 183130/PR, rel. Min. Carlos Velloso, 15.3.2006. (RE-183130)

Suspenso de Tutela Antecipada e Transferncia de Servios Pblicos - 3


Em concluso de julgamento, o Tribunal, por maioria, deu provimento a agravo regimental interposto pelo Municpio de Petrolina/PE contra deciso do Min. Nelson Jobim, presidente, que suspendera a tutela antecipada deferida pelo Tribunal de Justia de Pernambuco, o qual determinara a imediata transferncia dos servios pblicos de gua e esgoto ao Municpio, em razo do descumprimento do Termo de Resciso Amigvel do Contrato de Concesso formalizado entre este, o Estado de Pernambuco e a COMPESA - Companhia Pernambucana de Saneamento v. Informativos 390 e 404. Entendeu-se que a antecipao da tutela em anlise no causa grave leso ordem e sade pblicas. Afastando o argumento de que o Municpio incapaz de cumprir com o pagamento das parcelas indenizatrias, asseverou-se que h, nos autos, provas de que o servio pblico em questo superavitrio e de que o Municpio possui sanidade econmico-financeira e est apto prestao do servio. Ressaltouse, ademais, que no se aplica, ao caso, o 3 do art. 1 da Lei 8.437/92 nem o art. 1 da Lei 9.494/97, j que, na ao proposta pelo Municpio, pretende-se o cumprimento de obrigao de fazer e o acerto de contas, sendo a agravada pessoa jurdica de direito privado, posto que controlada por Estado-membro, que no atua, na hiptese, como expresso de Poder Pblico, mas como agente econmico privado interessado em manter o privilgio econmico at ento explorado. Vencido o Min. Nelson Jobim que negava provimento ao recurso. STA 26 AgR/PE, rel. orig. Min. Nelson Jobim, rel. p/ o acrdo Min. Eros Grau, 15.3.2006. (STA26)

Protocolo: ICMS e Gs Liquefeito de Petrleo


Retomado julgamento de ao direta ajuizada pelo Governador do Estado do Piau contra o Protocolo ICMS 33/2003, firmado entre vrios Estados-membros, que dispe sobre procedimentos nas operaes interestaduais com gs liquefeito de petrleo - GLP, derivado de gs natural, tributado na forma estabelecida pelo Convnio ICMS 3/99. Sustenta o requerente que o referido protocolo inconstitucional porque tratou de matria reservada lei complementar, eis que indicou o GLP como combustvel sujeito incidncia monofsica do ICMS (CF: Art. 155. ... 2 ... XII - cabe lei complementar: definir os combustveis e lubrificantes sobre os quais o imposto incidir uma nica vez, qualquer que seja a sua finalidade, hiptese em que no se aplicar o disposto no inciso X, b; ) e disps sobre matria reservada convnio do CONFAZ, nos termos da LC 24/75 (CF, art. 155, 5). O Min. Carlos Britto, em votovista, acompanhou o voto do Min. Cezar Peluso, relator, no sentido de julgar improcedente o pedido formulado. Entendeu que o Protocolo ICMS 33/2003 no cuida de incidncia monofsica de ICMS, mas apenas aponta as regras de identificao do GLP de petrleo a serem seguidas nas operaes interestaduais, a fim de permitir a aplicao da regra imunizante sobre o GLP derivado do petrleo (CF: Art. 155. .... X - no incidir: b) sobre operaes que destinem a outros Estados petrleo, inclusive lubrificantes, combustveis lquidos e gasosos dele derivados,e energia eltrica; ) e a incidncia do ICMS sobre as operaes com GLP derivada de gs natural. Aps os votos dos Ministros Joaquim Barbosa, Ellen Gracie, Eros Grau, Gilmar Mendes e Nelson Jobim, presidente, que tambm acompanhavam o voto do relator, pediu vista dos autos o Min. Marco Aurlio. ADI 3103/PI, rel. Min. Cezar Peluso, 15.3.2006. (ADI-3103)

Teto Constitucional e EC 41/2003 - 5


A fim de apreciar questes de ordem suscitadas pelo Min. Marco Aurlio, o Tribunal retomou julgamento de mandado de segurana impetrado por Ministros do Supremo aposentados contra atos do Presidente da Corte e do prprio STF, consubstanciados na determinao da reduo dos proventos da aposentadoria dos impetrantes ao limite constitucional, de acordo com o disposto no art. 37, XI, da CF, na redao dada pela EC 41/2003 v. Informativo 418. A primeira questo dizia respeito possibilidade de o Min. Nelson Jobim, presidente, haver participado do julgamento, tendo em conta a previso do art. 205, pargrafo nico do Regimento Interno do STF - RISTF. A segunda questionava a necessidade de prosseguimento do feito para aguardar-se voto de desempate, ante a regra do inciso II do mesmo art. 205 (RISTF, art. 205, pargrafo nico: O julgamento de mandado de segurana contra ato do Presidente do Supremo Tribunal Federal ou do Conselho Nacional da Magistratura ser presidido pelo Vice-Presidente ou, no caso de ausncia ou impedimento, pelo Ministro mais antigo dentre os presentes sesso. Se lhe couber votar, nos termos do art. 146, I a III, e seu voto produzir empate, observar-se- o seguinte:... II

havendo votado todos os Ministros, salvo os impedidos ou licenciados por perodo remanescente superior a trs meses, prevalecer ato impugnado.). MS 24875 QO/DF, rel. Min. Seplveda Pertence, 15.03.2006. (MS-24875)

Teto Constitucional e EC 41/2003 - 6


O Pleno decidiu, por maioria, afastar a incidncia, na hiptese, do pargrafo nico do art. 205 do Regimento Interno do STF, por entender que tal norma s se aplica ao Ministro-presidente que tenha praticado o ato no caso, o Min. Maurcio Corra e no ao posterior ocupante da Presidncia. Vencido o Min. Marco Aurlio que considerava o Min. Nelson Jobim impedido. Da mesma forma, afastou-se, por maioria, a aplicao do inciso II do pargrafo nico do referido art. 205. Considerou-se que esta regra regimental prev hiptese excepcional, qual seja, aquela em que, estando impedido o presidente do STF, porque autor do ato, o Tribunal funciona com nmero par, no tendo como solver o empate. Vencidos, no ponto, os Ministros Marco Aurlio, Joaquim Barbosa, Carlos Britto e Cezar Peluso que julgavam encerrado o julgamento do mandado de segurana com a prevalncia do ato impugnado. Mantida a deciso do Tribunal proferida na sesso do dia 9.3.2006, no sentido de se aguardar o voto de desempate sobre a matria relativa ao art. 184, da Lei 1.711/52, do futuro Min. Enrique Ricardo Lewandowski. MS 24875 QO/DF, rel. Min. Seplveda Pertence, 15.03.2006. (MS-24875)

PRIMEIRA TURMA
Princpio da Especialidade
A Turma indeferiu habeas corpus em que se pretendia a nulidade de sentena que condenara policial militar florestal pela prtica, em concurso de agentes e em continuidade delitiva, de concusso (CPM, artigos 305 e 53), por exigir quantias de dinheiro em troca da no-lavratura de devidos autos de infrao por dano ambiental. No caso, a pena mnima de dois anos fixada para o referido delito fora majorada em dois meses, em razo da prtica e do modo de execuo, em concurso de agentes, e, ainda, multiplicada por cinco, tendo em conta que foram cinco os delitos praticados, todos em continuidade delitiva (CPM, art. 80). Alegava-se, na espcie, a falta de respaldo legal para a majorao da pena pena-base, e postulavase a aplicao da regra de continuidade delitiva constante do art. 71 do CP, em detrimento da inscrita no art. 80 do CPM, especfica e mais gravosa. Entendeu-se que a mencionada majorao apoiara-se devidamente no art. 69 do CPM, o qual determina que, para a fixao da pena privativa de liberdade, o juiz apreciar a gravidade do crime praticado e a personalidade do ru, devendo ter em conta a intensidade do dolo ou o grau de culpa, a maior ou menor extenso do dano ou perigo de dano, os meios empregados, o modo de execuo e os motivos determinantes. Considerou-se, ainda, que a segunda pretenso do paciente encontrava bice no que disposto no art. 12 do CP que estabelece que suas regras gerais aplicam-se aos fatos incriminados por lei especial, se esta no dispuser de modo diverso. Ressaltou-se, por fim, no ser possvel mesclar os regimes penais comum e castrense, de modo a selecionar o que cada um tem de mais favorvel ao ru, sob pena de se gerar um hibridismo normativo, incompatvel com o princpio da especialidade das leis. HC 86854/SP, rel. Min. Carlos Britto, 14.3.2006. (HC-86854)

Smula 394 do STF e Princpio Tempus Regit Actum


A Turma indeferiu habeas corpus em que se pretendia a nulidade do processo criminal pelo qual exprefeita de comarca do Estado de So Paulo fora condenada pela prtica do crime de corrupo ativa (CP, art. 333, caput). No caso concreto, Procurador de Justia oferecera denncia perante o Tribunal de Justia local. No entanto, o ento desembargador relator, diante do posterior cancelamento do Enunciado da Smula 394 do STF (Cometido o crime durante o exerccio funcional, prevalece a competncia especial por prerrogativa de funo, ainda que o inqurito ou a ao penal sejam iniciados aps a cessao daquele exerccio), declarara-se incompetente e remetera os autos ao juzo de primeiro grau. Alegava-se violao ao princpio do promotor natural, consistente no fato de o juzo de primeiro grau ter recebido a denncia formulada por procurador de justia atuante em segundo grau, quando o promotor natural da causa seria o promotor de justia da comarca de origem. Entendeu-se aplicvel o princpio tempus regit actum, do qual resulta a validade dos atos antecedentes alterao da competncia inicial, considerandose que, na espcie, a denncia fora oferecida em data anterior a do cancelamento da mencionada smula. Precedente citado: Inq 687 QO/SP (DJU de 9.9.99). HC 87656/SP, rel. Min. Seplveda Pertence, 14.3.2006. (HC-87656)

SEGUNDA TURMA

Reviso Geral de Remunerao (Lei 8.237/91) - 2


Retomado julgamento de recurso extraordinrio interposto contra acrdo do TRF da 3 Regio que, afastando a alegao de ofensa ao princpio da isonomia, conclura pela impossibilidade de extenso a servidores pblicos civis da majorao de vencimentos, no percentual de 45%, concedida a servidores pblicos militares, a ttulo de reestruturao de cargos, com base na Lei 8.237/91 v. Informativo 188. Em voto-vista, o Min. Nelson Jobim negou provimento ao recurso por no vislumbrar ofensa ao art. 37, X, da CF, na redao original (a reviso geral da remunerao dos servidores pblicos, sem distino de ndices entre servidores pblicos civis e militares, far-se- sempre na mesma data; ), entendendo incabvel a pretenso de se estender aos servidores pblicos civis o reajuste concedido pela Lei 8.237/91. Aplicou a orientao firmada pelo Plenrio no julgamento do MS 21427/MG (DJU de 20.11.92), bem como em precedentes da 1 Turma (RE 211552/RS e RE 211663/RS, publicados no DJU de 13.8.99), no sentido de que no cabe ao Poder Judicirio, que no tem funo legislativa, aumentar os vencimentos de servidores pblicos, sob o fundamento de isonomia (Smula 339). Aps, o julgamento foi adiado em virtude do pedido de vista do Min. Joaquim Barbosa. RE 216172/RJ, rel. Min. Marco Aurlio, 14.3.2006. (RE-216172)

Liquidao Extrajudicial: Bloqueio - 2


Concludo julgamento conjunto de quatro recursos extraordinrios interpostos pelo Banco Central contra deciso liberatria de valores depositados em instituio financeira submetida a regime de liquidao extrajudicial v. Informativo 143. A Turma, em votao majoritria, conheceu dos recursos somente quanto alegao de contrariedade ao art. 5, XXII, da CF (direito de propriedade) e deu-lhes provimento. Afastou-se o entendimento do Tribunal a quo no sentido de que o bloqueio dos valores depositados pelos ora recorridos feriria o seu direito de propriedade, tendo em conta a natureza jurdica do contrato de depsito bancrio, no qual ocorre a transferncia para o banco do domnio do dinheiro nele depositado. Assim, o depositante perde a qualidade de proprietrio do bem depositado e torna-se mero titular do crdito equivalente ao depsito e eventuais rendimentos. Em razo disso, concluiu-se que a liberao do bloqueio violara o direito de propriedade da massa liquidanda, restando aos recorridos habilitarem-se como credores da massa e respeitarem a ordem de preferncia para o pagamento de seus crditos. Os recursos no foram conhecidos no tocante aos artigos 5, II e 192, ambos da CF, por ausncia de prequestionamento (Smulas 282 e 356), e ao art. 97, da CF, porque o Tribunal a quo no declarara a inconstitucionalidade de qualquer dispositivo da Lei 6.024/74. Vencidos os Ministros Marco Aurlio, relator, e Joaquim Barbosa que conheciam dos recursos e lhes negavam provimento. RE 198583/RN; RE 200793/RN; RE 202704/RN e RE 203481/RN, rel. orig. Min. Marco Aurlio, rel. p/ o acrdo Min. Nelson Jobim, 14.3.2006. (RE-198583) (RE-200793) (RE-202704) (RE-203481)

Teto Remuneratrio e Vantagens Pessoais


Anteriormente ao advento das Emendas Constitucionais 19/98 e 41/2003, no se computam as vantagens de carter pessoal para o clculo do teto de remunerao previsto no art. 37, XI, da CF, na redao original (A lei fixar o limite mximo e a relao de valores entre o maior e a menor remunerao dos servidores pblicos, observados, como limites mximos e no mbito dos respectivos Poderes, os valores percebidos como remunerao, em espcie, a qualquer ttulo, por membros do Congresso Nacional, Ministros de Estado e Ministros do Supremo Tribunal Federal e seus correspondentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Territrios, e, nos Municpios, os valores percebidos como remunerao, em espcie, pelo Prefeito. ). Com base nesse entendimento, a Turma, por maioria, deu parcial provimento a recurso extraordinrio interposto pelo Estado do Paran contra acrdo que, em mandado de segurana, determinara que os proventos do ora recorrido, procurador aposentado do Estado, equivalessem ao vencimento recebido por secretrio do Estado, excludas do teto as gratificaes de gabinete, de produtividade e de servio extraordinrio, adicional por tempo de servio e verba de representao. Asseverou-se que exceo do adicional por tempo de servio, as demais parcelas seriam relativas natureza do cargo. Vencido o Min. Marco Aurlio, relator, que dava provimento em maior extenso ao recurso, para determinar a observncia do teto previsto no citado dispositivo constitucional, levando-se em conta valores percebidos como remunerao, em espcie e a qualquer ttulo, pelo recorrido e o secretrio de Estado, tomada a remunerao deste como limite. RE parcialmente provido para cassar a segurana quanto s gratificaes de servio extraordinrio e produtividade, de representao de gabinete e verba de representao. Precedente citado: RE 218465/PR (DJU de 13.11.98). RE 174742/PR, rel. orig. Min. Marco Aurlio, rel. p/ o acrdo Min. Nelson Jobim, 14.3.2006. (RE-174742)

Prefeito e Teto Remuneratrio - 2

Concludo julgamento de recurso extraordinrio interposto pelo Municpio de So Paulo contra deciso do Tribunal de Justia do Estado, em que se discutia o teto dos vencimentos de servidor pblico municipal, tendo como parmetro a remunerao do prefeito, excludos os adicionais por tempo de servio e da sexta-parte v. Informativo 87. Por afronta ao disposto no art. 37, XI, da CF, redao original, a Turma deu provimento ao recurso para determinar o cmputo das vantagens. RE 199540/SP, rel. Min. Marco Aurlio, 14.3.2006. (RE-199540)

Prefeito e Teto Remuneratrio - 3


A Turma concluiu julgamento de recurso extraordinrio interposto pelo Municpio de So Paulo contra acrdo do Tribunal de Justia do Estado que, em mandado de segurana, acolhera, parcialmente, o pedido da ora recorrida, para determinar que fosse considerado como limite de remunerao, no mbito municipal, para os fins do disposto no art. 37, XI, da CF, na redao original, os valores recebidos em espcie pelo prefeito, excludos do clculo o adicional por tempo de servio, a gratificao de nvel superior e a vantagem pela dedicao exclusiva v. Informativo 87. Aplicando o entendimento firmado pelo Pleno no julgamento do RE 220397/SP (DJU de 18.6.99), no sentido de no se computarem apenas as vantagens de carter pessoal para o clculo do teto de remunerao previsto no citado dispositivo constitucional, a Turma, por maioria, deu provimento ao recurso por considerar que determinadas gratificaes decorreriam da natureza do cargo. Vencido o Min. Marco Aurlio, relator, que desprovia o recurso ao argumento de que o art. 42 da Lei 10.430/88, do Municpio de So Paulo ( A remunerao bruta, a qualquer ttulo, dos servidores municipais, das Autarquias e do Tribunal de Contas, includos os Conselheiros, no poder implicar, ao final, em importncia superior a 7 (sete) vezes o valor da Referncia DA-15.), no fora recepcionado pela CF, j que o referido dispositivo deveria fixar no s o limite mximo de remunerao dos servidores pblicos, mas tambm a relao de valores entre a maior e a menor remunerao, observados, como limite mximo no Municpio, os valores percebidos como remunerao, em espcie, pelo Prefeito. RE provido para reformar o acrdo na parte divergente da orientao fixada pelo Supremo. Precedentes citados: RE 312026/SP (DJU de 14.12.2001); RE 255068/SP (DJU de 1.6.2001) e RE 332360/SP (DJU de17.9.2002). RE 215612/SP, rel. orig. Min. Marco Aurlio, rel. p/ o acrdo Min. Nelson Jobim, 14.3.2006. (RE215612)

Transporte de Minrios e Imunidade Tributria - 2


A Turma concluiu julgamento de recurso extraordinrio em que se discutia se a imunidade prevista no 3 do art. 155 da CF que, exceo do ICMS e dos impostos de importao e exportao, determina que nenhum outro tributo poder incidir sobre operaes relativas a minerais no pas alcana empresa transportara de minrios v. Informativo 157. Por maioria, tendo em conta que as normas constitucionais concessivas de benefcios devem ser interpretadas restritivamente, manteve-se o acrdo recorrido que entendera que, se a imunidade existe para minrio, o seu destinatrio seria a mineradora e no a transportadora, j que o tributo exigido desta pela prestao do servio de transporte. Vencido o Min. Marco Aurlio, relator, que reconhecia empresa recorrente a imunidade tributria quanto ao ISS, dado o carter objetivo do benefcio. RE 170784/MG, rel. orig. Min. Marco Aurlio, rel. p/ o acrdo Min. Nelson Jobim, 14.3.2006. (RE-170784)

Reformatio in Pejus e Devido Processo Legal - 2


A Turma, por maioria, entendendo caracterizada, na espcie, ofensa reflexa ou indireta, concluiu julgamento no sentido de no conhecer de recurso extraordinrio em que se pretendia a anulao de acrdo do TST, proferido em embargos declaratrios, o qual, apesar de reconhecer a ocorrncia de reformatio in pejus, mantivera o que decidido no acrdo embargado v. Informativo 211. Vencidos os Ministros Nri da Silveira e Marco Aurlio, relator, que, por ofensa ao princpio do devido processo legal, conheciam do recurso e lhe davam provimento. RE 197825/SP, rel. orig. Min. Marco Aurlio, rel. p/ o acrdo Min. Celso de Mello, 14.3.2006. (RE-197825)

Distribuio de Sinais de TV a Cabo e Discricionariedade


A Turma, por maioria, manteve acrdo do STJ que indeferira, em face da ausncia de direito lquido e certo, mandado de segurana impetrado contra ato do Ministro das Comunicaes que negara requerimento de autorizao para distribuio de sinais de TV a cabo formulado pela ora recorrente. Alegava-se, na espcie, que, no obstante a empresa haver cumprido todos os requisitos exigidos pela Portaria 250/89, expedida pelo Ministro das Comunicaes, seu pleito fora indeferido com base em portaria diversa e aplicada retroativamente, a saber, a Portaria 36/91, emitida pelo Secretrio Nacional de

Comunicaes, na qual suspenso o recebimento dos pedidos de autorizao para o referido servio. Sustentava-se que o ato de distribuio de sinais tornara-se vinculado desde o momento em que disposto que o preenchimento de determinadas condies resultaria na outorga da pretenso. Tendo em conta a supremacia do interesse pblico sobre o privado, entendeu-se que o agente pblico pode, no exerccio de suas atribuies e a bem do interesse pblico, deixar de executar ato de natureza precria, como a autorizao, desde que expostos os motivos. Afastou-se, no ponto, a alegao de direito subjetivo respaldada na aludida Portaria 250/89. Por fim, asseverou-se que o administrado no pode obrigar a Administrao a conceder-lhe direito que tem como pressuposto de validade o preenchimento de requisitos objetivos (capacidade tcnica) e subjetivos (convenincia e oportunidade). Vencido o Min. Marco Aurlio, relator, que dava provimento ao recurso ordinrio em mandado de segurana por considerar que, uma vez atendidos os requisitos vinculados pela prpria Administrao, esta no poderia invocar o instituto da discricionariedade, sob pena de o ato tornar-se arbitrrio. RMS 22665/DF, rel. orig. Min. Marco Aurlio, rel. p/ o acrdo Min. Nelson Jobim, 14.3.2006. (RMS-22665)

Ao Civil Pblica e Desenvolvimento da Educao - 2


A Turma, em concluso de julgamento, proveu recurso extraordinrio interposto contra acrdo do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais que decretara a extino de ao civil pblica proposta pelo Ministrio Pblico com o objetivo de condenar municpio a incluir em sua lei oramentria o percentual correspondente diferena entre os valores aplicados em exerccios pretritos e os 25% mnimos exigidos pelo art. 212 da CF na manuteno e desenvolvimento do ensino , por entender que essa seria inadequada ou desnecessria, para os fins pretendidos e, ainda, que o pedido seria juridicamente impossvel v. Informativo 272. Tendo em conta que, na espcie, a ao tem por objeto interesse social indisponvel, asseverou-se que compete ao parquet a sua defesa e que o fato de o descumprimento do disposto no citado artigo (A Unio aplicar, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios vinte e cinco por cento, no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino ) poder implicar a interveno estadual no municpio (CF, art. 35, III) no torna juridicamente impossvel o pedido formulado na ao, nem retira a legitimao ativa do Ministrio Pblico, sendo a interveno ato poltico que deve ser evitado. RE provido para determinar o prosseguimento da ao civil pblica. RE 190938/MG, rel. Min. Carlos Velloso, 14.3.2006. (RE-190938)

No-Cumulatividade do ICMS e Diferimento - 2


A Turma concluiu julgamento de agravo regimental em recurso extraordinrio no qual produtores rurais, alegando ofensa ao princpio da no-cumulatividade em virtude do recolhimento do ICMS sob o regime de diferimento, pretendiam ver restabelecido acrdo do tribunal de justia local que assegurara a transferncia de seus crditos tributrios aos adquirentes da produo rural v. Informativo 321. Desproveu-se o recurso ao fundamento de que esse regime, ao adiar o recolhimento do tributo, no fere o princpio da no-cumulatividade. Assim, no ocorrendo, no caso, a tributao pelo ICMS na sada dos produtos, no haveria o que compensar. RE 325623 AgR/MT, rel. Min. Ellen Gracie, 14.3.2006. (RE-325623)

Turnos Ininterruptos e Acordo Coletivo - 2


Concludo julgamento de recurso extraordinrio em que se pretendia a reforma de acrdo do TST que, interpretando clusula contida em acordo coletivo de trabalho, entendera que essa fora estabelecida em conformidade com a parte final do inciso XIV do art. 7 da CF ( jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociao coletiva ) v. Informativo 228. A Turma manteve o acrdo recorrido, por considerar que houvera negociao coletiva para os fins do inciso XIV do art. 7 in fine da CF. Vencido o Min. Nri da Silveira, relator, que dava provimento ao recurso ao fundamento de que o acordo seria transitrio at que o Poder Judicirio se manifestasse sobre a interpretao do referido dispositivo constitucional. RE 215411/SP, rel. orig. Min. Nri da Silveira, rel. p/ o acrdo Min. Marco Aurlio, 14.3.2006 . (RE-215411)

ED contra Ementa de Acrdo


No cabvel, em regra, a oposio de embargos de declarao por contradio entre o voto condutor do julgado ou o acrdo, de um lado, e a sua ementa, de outro. Embora consolidada essa orientao pelo Supremo, a Turma acolheu, em parte, embargos de declarao, somente, para retificar a ementa original, dela excluindo determinado item. Entendeu-se que, no caso concreto, a contradio

alegada poderia, a partir da ementa, conduzir a equivocada interpretao dos termos do voto do relator, motivo pelo qual, excepcionalmente, admitiu-se a aplicao do instituto. HC 86163 ED/SP, rel. Min. Gilmar Mendes, 14.3.2006. (HC-86163) Sesses Pleno 25 1 Turma 2 Turma Ordinrias 15.3.2006 14.3.2006 14.3.2006 Extraordinrias Julgamentos

144

CLIPPING

DO

DJ

17 de maro de 2006
ADI N. 3.367-DF RELATOR: MIN. CEZAR PELUSO EMENTAS: 1. AO. Condio. Interesse processual, ou de agir. Caracterizao. Ao direta de inconstitucionalidade. Propositura antes da publicao oficial da Emenda Constitucional n 45/2004. Publicao superveniente, antes do julgamento da causa. Suficincia. Carncia da ao no configurada. Preliminar repelida. Inteligncia do art. 267, VI, do CPC. Devendo as condies da ao coexistir data da sentena, considera-se presente o interesse processual, ou de agir, em ao direta de inconstitucionalidade de Emenda Constitucional que s foi publicada, oficialmente, no curso do processo, mas antes da sentena. 2. INCONSTITUCIONALIDADE. Ao direta. Emenda Constitucional n 45/2004. Poder Judicirio. Conselho Nacional de Justia. Instituio e disciplina. Natureza meramente administrativa. rgo interno de controle administrativo, financeiro e disciplinar da magistratura. Constitucionalidade reconhecida. Separao e independncia dos Poderes. Histria, significado e alcance concreto do princpio. Ofensa a clusula constitucional imutvel ( clusula ptrea). Inexistncia. Subsistncia do ncleo poltico do princpio, mediante preservao da funo jurisdicional, tpica do Judicirio, e das condies materiais do seu exerccio imparcial e independente. Precedentes e smula 649. Inaplicabilidade ao caso. Interpretao dos arts. 2 e 60, 4, III, da CF. Ao julgada improcedente. Votos vencidos . So constitucionais as normas que, introduzidas pela Emenda Constitucional n 45, de 8 de dezembro de 2004, instituem e disciplinam o Conselho Nacional de Justia, como rgo administrativo do Poder Judicirio nacional. 3. PODER JUDICIRIO. Carter nacional. Regime orgnico unitrio. Controle administrativo, financeiro e disciplinar. rgo interno ou externo. Conselho de Justia. Criao por Estado membro. Inadmissibilidade. Falta de competncia constitucional. Os Estados membros carecem de competncia constitucional para instituir, como rgo interno ou externo do Judicirio, conselho destinado ao controle da atividade administrativa, financeira ou disciplinar da respectiva Justia. 4. PODER JUDICIRIO. Conselho Nacional de Justia. rgo de natureza exclusivamente administrativa. Atribuies de controle da atividade administrativa, financeira e disciplinar da magistratura. Competncia relativa apenas aos rgos e juzes situados, hierarquicamente, abaixo do Supremo Tribunal Federal. Preeminncia deste, como rgo mximo do Poder Judicirio, sobre o Conselho, cujos atos e decises esto sujeitos a seu controle jurisdicional. Inteligncia dos art. 102, caput, inc. I, letra r, e 4, da CF. O Conselho Nacional de Justia no tem nenhuma competncia sobre o Supremo Tribunal Federal e seus ministros, sendo esse o rgo mximo do Poder Judicirio nacional, a que aquele est sujeito. 5. PODER JUDICIRIO. Conselho Nacional de Justia. Competncia. Magistratura. Magistrado vitalcio. Cargo. Perda mediante deciso administrativa. Previso em texto aprovado pela Cmara dos Deputados e constante do Projeto que resultou na Emenda Constitucional n 45/2004. Supresso pelo Senado Federal. Reapreciao pela Cmara. Desnecessidade. Subsistncia do sentido normativo do texto residual aprovado e promulgado (art. 103-B, 4, III). Expresso que, ademais, ofenderia o disposto no art. 95, I, parte final, da CF. Ofensa ao art. 60, 2, da CF. No ocorrncia. Argio repelida. Precedentes. No precisa ser reapreciada pela Cmara dos Deputados expresso suprimida pelo Senado Federal em texto de projeto que, na redao remanescente, aprovada de ambas as Casas do Congresso, no perdeu sentido normativo. 6. PODER JUDICIRIO. Conselho Nacional de Justia. Membro. Advogados e cidados. Exerccio do mandato. Atividades incompatveis com tal exerccio. Proibio no constante das normas da Emenda Constitucional n 45/2004. Pendncia de projeto tendente a torn-la expressa, mediante acrscimo de 8 ao art. 103-B da CF. Irrelevncia. Ofensa ao princpio da isonomia. No ocorrncia. Impedimentos j previstos conjugao dos arts. 95, nico, e 127, 5, II, da CF. Ao direta de inconstitucionalidade. Pedido aditado. Improcedncia. Nenhum dos advogados ou cidados membros do Conselho Nacional de Justia pode, durante o exerccio do mandato, exercer atividades incompatveis com essa condio, tais como exercer outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio, dedicar-se a atividade poltico-partidria e exercer a advocacia no territrio nacional. * noticiado no Informativo 383 MS N. 25.092-DF RELATOR: MIN. CARLOS VELLOSO EMENTA: CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. TRIBUNAL DE CONTAS. SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA: FISCALIZAO PELO TRIBUNAL DE CONTAS. ADVOGADO EMPREGADO DA EMPRESA QUE DEIXA DE APRESENTAR APELAO EM QUESTO RUMOROSA. I. - Ao Tribunal de Contas da Unio compete julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio (CF, art. 71, II; Lei 8.443, de 1992, art. 1, I). II. - As empresas pblicas e as sociedades de economia mista, integrantes da administrao indireta, esto sujeitas fiscalizao do Tribunal de Contas, no obstante os seus servidores estarem sujeitos ao regime celetista. III. - Numa ao promovida contra a CHESF, o responsvel pelo seu acompanhamento em juzo deixa de apelar. O argumento de que a no-interposio do recurso ocorreu em virtude de no ter havido adequada comunicao da publicao da sentena constitui

matria de fato dependente de dilao probatria, o que no possvel no processo do mandado de segurana, que pressupe fatos incontroversos. IV. - Mandado de segurana indeferido. * noticiado no Informativo 411 AR N. 1.444-SP RELATOR: MIN. MARCO AURLIO BENEFCIO PREVIDENCIRIO - ARTIGO 58 DO ATO DAS DISPOSIES TRANSITRIAS DA CARTA DE 1988 INCIDNCIA - LIMITAO. Pacificou-se a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal no sentido de o texto do artigo 58 do Ato das Disposies Transitrias da Carta de 1988 apenas ser adequado a benefcios outorgados em data anterior promulgao do diploma. Precedente: Recurso Extraordinrio n 199.994-2/SP, com acrdo redigido pelo ministro Maurcio Corra e publicado no Dirio da Justia de 12 de novembro de 1999. * noticiado no Informativo 297

Acrdos Publicados: 171

TRANSCRIES
Com a finalidade de proporcionar aos leitores do INFORMATIVO STF uma compreenso mais aprofundada do pensamento do Tribunal, divulgamos neste espao trechos de decises que tenham despertado ou possam despertar de modo especial o interesse da comunidade jurdica.
ADIN em curso perante Tribunal de Justia - Suspenso prejudicial - Quando ocorre ( Transcries)
ADI 3482/DF* RELATOR: MINISTRO CELSO DE MELLO EMENTA: AJUIZAMENTO DE AES DIRETAS DE INCONSTITUCIONALIDADE TANTO PERANTE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (CF, ART. 102, I, A) QUANTO PERANTE TRIBUNAL DE JUSTIA LOCAL ( CF, ART. 125, 2). PROCESSOS DE FISCALIZAO CONCENTRADA NOS QUAIS SE IMPUGNA O MESMO DIPLOMA NORMATIVO EMANADO DE ESTADO-MEMBRO OU DO DISTRITO FEDERAL, NO OBSTANTE CONTESTADO, PERANTE O TRIBUNAL DE JUSTIA, EM FACE DE PRINCPIOS INSCRITOS NA CARTA POLTICA LOCAL IMPREGNADOS DE PREDOMINANTE COEFICIENTE DE FEDERALIDADE ( RTJ 147/404 RTJ 152/371-373). OCORRNCIA DE SIMULTANEUS PROCESSUS. HIPTESE DE SUSPENSO PREJUDICIAL DO PROCESSO DE CONTROLE NORMATIVO ABSTRATO INSTAURADO PERANTE O TRIBUNAL DE JUSTIA LOCAL. NECESSIDADE DE SE AGUARDAR , EM TAL CASO, A CONCLUSO, PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DO JULGAMENTO DA AO DIRETA. DOUTRINA. PRECEDENTES (STF). DECISO: A instaurao do processo de fiscalizao normativa abstrata, perante o Supremo Tribunal Federal, em que se postule a invalidao de diploma normativo editado por Estado-membro ou pelo Distrito Federal, questionado em face da Constituio da Repblica (CF, art. 102, I, a), qualifica-se como causa de suspenso prejudicial do processo de controle concentrado de constitucionalidade, que, promovido perante o Tribunal de Justia local ( CF, art. 125, 2), tenha, por objeto de impugnao, exatamente os mesmos atos normativos emanados do Estado-membro ou do Distrito Federal, contestados, porm, em face da Constituio estadual ou, ento, como sucede na espcie, em face da Lei Orgnica do Distrito Federal. Tal entendimento, no entanto, h de ser observado, sempre que tal impugnao - deduzida perante a Corte Judiciria local invocar, como parmetro de controle, princpios inscritos na Carta Poltica local impregnados de predominante coeficiente de federalidade, tal como ocorre com os postulados de reproduo necessria constantes da prpria Constituio da Repblica (RTJ 147/404 RTJ 152/371-373, v.g.). Isso significa, portanto, que, em ocorrendo hiptese caracterizadora de simultaneus processus, impor-se- a paralisao do processo de fiscalizao concentrada em curso perante o Tribunal de Justia local, at que esta Suprema Corte julgue a ao direta, que, ajuizada com apoio no art. 102, I, a, da Constituio da Repblica, tenha por objeto o mesmo diploma normativo local (estadual ou distrital), embora contestado em face da Carta Federal. Cabe assinalar, neste ponto, por relevante, que esse entendimento acha-se consagrado na jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, cuja orientao, no tema, tem sido reafirmada em sucessivas decises que proclamam, em situaes como a destes autos, a necessidade de suspenso prejudicial do processo de fiscalizao normativa abstrata instaurado perante Tribunal de Justia local (CF, art. 125, 2), se houver, em tramitao simultnea no Supremo, processo de controle concentrado em que se questione a constitucionalidade do mesmo diploma normativo, tambm contestado na ao direta ajuizada no mbito local. Essa diretriz jurisprudencial (RTJ 152/371-373 RTJ 186/496-497), que se apia em autorizado magistrio doutrinrio (IVES GANDRA DA SILVA MARTINS/GILMAR FERREIRA MENDES, Controle Concentrado de Constitucionalidade , p. 230/234, item n. 3.3.12, 2 ed., 2005, Saraiva; ALEXANDRE DE MORAES, Direito Constitucional, p. 664, item n. 10.2.3, 18 ed., 2005, Atlas; OSWALDO LUIZ PALU, Controle de Constitucionalidade, p. 210, item n. 9.9.12, 2 ed., 2001, RT; GUILHERME PEA DE MORAES, Direito Constitucional, p. 208, item n. 3.8.7, 2003, Lumen Juris, v.g.), acha-se bem sintetizada em decises emanadas do Plenrio deste Supremo Tribunal consubstanciadas em acrdos assim ementados: Rejeio das preliminares de litispendncia e de continncia , porquanto, quando tramitam paralelamente duas aes diretas de inconstitucionalidade, uma no Tribunal de Justia local e outra no Supremo Tribunal Federal, contra a mesma lei estadual impugnada em face de princpios constitucionais estaduais que so reproduo de princpios da

Constituio Federal, suspende-se o curso da ao direta proposta perante o Tribunal estadual at o julgamento final da ao direta proposta perante o Supremo Tribunal Federal (...). (ADI 1.423-MC/SP, Rel. Min. MOREIRA ALVES, DJU de 22/11/96 grifei) (...) 3. Coexistncia de jurisdies constitucionais estaduais e federal. Propositura simultnea de ADI contra lei estadual perante o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal de Justia. Suspenso do processo no mbito da justia estadual, at a deliberao definitiva desta Corte. (RTJ 189/1016, Rel. p/ o acrdo Min. GILMAR MENDES grifei) O presente registro feito, pois constatei que o E. Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios est apreciando a ADI n 2005.00.2.001197-9, Rel. Des. OTVIO AUGUSTO, ajuizada em face das mesmas normas legais ora impugnadas perante esta Suprema Corte, em sede de processo de igual natureza (ADI 3.482/DF). Assinalo que a E. Corte judiciria local, ao apreciar pedido de medida cautelar formulado na referida ao direta, proferiu deciso consubstanciada em acrdo assim ementado: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PEDIDO DE LIMINAR. LEIS N.S 2.681/2001, 2.890/2002 e 2.989/2002, QUE DISPEM SOBRE O APROVEITAMENTO DE EMPREGADOS PBLICOS NA ADMINISTRAO DIRETA, AUTRQUICA E FUNDACIONAL DO DISTRITO FEDERAL SEM O REQUISITO DA APROVAO EM CONCURSO PBLICO. OFENSA AO ART. 19 DA CARTA DISTRITAL. - A par das alegaes trazidas aos autos, demonstrando o fumus boni iuris , posto que os diplomas legais impugnados permitem o acesso a emprego pblico sem a prvia aprovao em concurso pblico, bem como o periculum in mora, para que se proceda preveno quanto ao ingresso de mais servidores nos quadros do Distrito Federal de forma ilegal, alia-se o fato de existir Projeto de Lei de nmero 1752/05, de autoria do Governador do Distrito Federal, para a revogao das leis distritais em comento. - Estando as legislaes impugnadas ainda em vigor, mostra-se imperiosa a concesso liminar. - Liminar deferida. Maioria. (grifei) Sendo assim, pelas razes expostas, e tendo em conta os precedentes referidos , determino, at final julgamento da presente ao direta, a suspenso prejudicial do curso da ADI n 2005.00.2.001197-9, Rel. Des. OTVIO AUGUSTO, ora em tramitao perante o E. Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios. 2. Solicite-se, ainda, Presidncia do E. Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios, cpia do parecer que o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios ofereceu nos autos da referida ADI 2005.00.2.001197-9, Relator o eminente Des. OTVIO AUGUSTO. Comunique-se. O ofcio a ser dirigido ao E. Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios dever ser instrudo com cpia da presente deciso. Publique-se. Braslia, 08 de maro de 2006. Ministro CELSO DE MELLO Relator * deciso publicada no DJU de 17.3.2006

Extradio Ativa - Incompetncia do STF (Transcries)


Pet 3569/MS* RELATOR: MINISTRO CELSO DE MELLO EMENTA: EXTRADIO ATIVA. PEDIDO DIRIGIDO AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PARA QUE ESTA CORTE DETERMINE, AO GOVERNO BRASILEIRO, A ADOO DE PROVIDNCIAS NECESSRIAS DESTINADAS FORMULAO, PELO BRASIL, DE PLEITO EXTRADICIONAL, A SER ENCAMINHADO AOS ESTADOS UNIDOS DA AMRICA, REFERENTE A BRASILEIRO NATO ATUALMENTE PRESO EM TERRITRIO AMERICANO. FALTA DE COMPETNCIA ORIGINRIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PARA APRECIAR ESSA PRETENSO EXTRADICIONAL. PEDIDO NO CONHECIDO. - O Supremo Tribunal Federal, no sistema constitucional brasileiro, somente dispe de competncia originria para processar e julgar as extradies passivas (CF, art. 102, I, g), que so aquelas requeridas, ao Governo do Brasil, por Estados estrangeiros. No compete, Suprema Corte, apreciar, nem julgar da legalidade de extradies ativas, pois estas que independem de prvio pronunciamento do STF - devero ser requeridas, diretamente, pelo Estado brasileiro, aos Governos estrangeiros, em cujo territrio esteja a pessoa reclamada pelas autoridades nacionais. - Os pedidos de extradio, qualquer que seja a sua modalidade (ativa ou passiva), por envolverem uma relao de carter necessariamente intergovernamental, somente podem ser formulados por Estados soberanos, falecendo legitimao, para tanto, a meros particulares. Doutrina. Precedentes. DECISO: Trata-se de pedido formulado por brasileiro nato, atualmente preso em territrio americano, que pretende, por este meio processual, sejam adotadas, pelo Poder Executivo da Unio, por determinao desta Suprema Corte, providncias necessrias (fls. 11) destinadas a viabilizar a formulao, pelo Governo brasileiro, de pleito extradicional, a ser dirigido aos Estados Unidos da Amrica, para que o ora requerente seja repatriado e possa cumprir a sua pena de 15 (quinze) anos, imposta pela justia brasileira, nos autos do processo-crime da comarca de So Vicente, Estado de So Paulo (fls. 11 grifei). O pedido ora formulado, tal como deduzido, consubstancia verdadeiro pleito de extradio ativa, revelando-se estranho, por isso mesmo, competncia originria do Supremo Tribunal Federal, cujas atribuies jurisdicionais, em tema extradicional, restringem-se, unicamente, nos termos do que dispe a prpria Constituio da Repblica (art. 102, I, g), aos pedidos de

extradio passiva, vale dizer, s postulaes extradicionais submetidas, por Estados estrangeiros, apreciao do Governo do Brasil. Cumpre referir, por sua extrema pertinncia, a lio do saudoso e eminente JOS FREDERICO MARQUES (Tratado de Direito Penal, vol. I/390-391, 47, item n. 3, 1997, Bookseller), no ponto em que destaca as duas (02) espcies de extradio, examinadas em funo de quem deduz o pleito extradicional: Distingue-se a extradio em ativa ou passiva. Diz-se ativa a extradio quando o Estado brasileiro quem pede a entrega do delinqente ao Estado estrangeiro; j a extradio passiva aquela em que o Estado estrangeiro pede ao Brasil a entrega do criminoso. Na extradio ativa, o Estado brasileiro o forum delicti e o delinqente no se encontra em territrio nacional. A atividade estatal que ento se desenvolve, de persecuo extradicional ao crime, negcio internacional que, no Estado brasileiro, apenas se desenrola no plano administrativo. Na extradio passiva , o ato persecutrio emanado de governo estrangeiro aqui se prolonga no plano administrativo e no plano jurisdicional, uma vez que o Judicirio chamado a examinar os pressupostos do pedido de entrega. (...). (grifei) Estabelecidas tais premissas e considerada a prpria finalidade a que visa o pedido em anlise, impende observar que a postulao em causa, por traduzir uma clara demanda extradicional de carter ativo, refoge, por completo, competncia originria desta Corte, cuja disciplina por derivar de matriz eminentemente constitucional no pode estender-se a situaes estranhas ao rol exaustivo inscrito no art. 102, I, da Carta Poltica (RTJ 39/56-59 - RTJ 43/129 - RTJ 44/563 - RTJ 50/72 - RTJ 53/776 - RTJ 159/28 - RTJ 171/101, v.g.), mesmo porque o Supremo Tribunal Federal, em matria extradicional, como precedentemente assinalado, s competente para apreciar as extradies passivas. Mais do que isso, cumpre advertir, de outro lado, que, em tema de demandas extradicionais, apenas Estados estrangeiros dispem de legitimidade ativa para deduzir, perante o Supremo Tribunal Federal, pedidos de extradio (RTJ 99/1003, Rel. Min. LEITO DE ABREU - Ext 313/Argentina, Rel. Min. LUIZ GALLOTTI), tendo em vista a norma constitucional anteriormente referida: Extradio. Pressuposto. Competncia. 1. pressuposto essencial da extradio que seja ela requerida por Governo de pas estrangeiro. 2. Pedido no conhecido, visto que formulado por autoridade judiciria estrangeira. (RTJ 64/22, Rel. Min. BILAC PINTO - grifei) Extradio: inadmissibilidade da formulao do pedido por carta rogatria de juiz estrangeiro, suprida, porm, em diligncia, por manifestao da representao diplomtica do Estado de origem: HC por ausncia do pedido que se julga prejudicado. 1. O processo de extradio passiva s se instaura mediante pedido de governo do Estado estrangeiro. (...). (RTJ 184/674, Rel. Min. SEPLVEDA PERTENCE, Pleno - grifei) O Supremo Tribunal Federal, no sistema constitucional brasileiro, somente dispe de competncia originria para processar e julgar as extradies passivas, requeridas, ao Governo do Brasil, por Estados estrangeiros. No compete Suprema Corte apreciar, nem julgar da legalidade de extradies ativas, pois estas devero ser requeridas, diretamente, pelo Estado brasileiro, aos Governos estrangeiros, em cujo territrio esteja a pessoa reclamada pelas autoridades nacionais. - Os pedidos de extradio, por envolverem uma relao de carter necessariamente intergovernamental, somente podem ser formulados por Estados soberanos, falecendo legitimao, para tanto, a meros particulares. (Ext 955/DF, Rel. Min. CELSO DE MELLO - grifei) No custa reiterar, neste ponto, a advertncia de que o processo de extradio faz instaurar uma relao de carter necessariamente intergovernamental, o que afasta a possibilidade de terceiros (como os particulares em geral), desvestidos de estatalidade, formularem pleitos de natureza extradicional. Esse entendimento no constitui demasia enfatizar reflete-se no magistrio da doutrina, como resulta claro das lies de CAROLINA CARDOSO GUIMARES LISBOA (A Relao Extradicional no Direito Brasileiro , p. 130/131, item n. 2.2.1, 2001, Del Rey), de ALEXANDRE DE MORAES ( Constituio do Brasil Interpretada, p. 347, item n. 5.91, 2 ed., 2003, Atlas), de UADI LAMMGO BULOS (Constituio Federal Anotada, p. 271, 5 ed., 2003, Saraiva), de GILDA MACIEL CORRA MEYER RUSSOMANO (A Extradio no Direito Internacional e no Direito Brasileiro , p. 136, item n. 4, 3 ed., 1981, RT) e de YUSSEF SAID CAHALI (Estatuto do Estrangeiro, p. 363, item n. 27, 1983, Saraiva), dentre outros. V-se, portanto, que, tratando-se de pedido extradicional a ser formulado pelo Governo brasileiro (extradio ativa), no cabe, ao Supremo Tribunal Federal, que no pode agir fora dos limites de sua competncia constitucional, determinar, ao Poder Executivo da Unio, que adote providncias destinadas a viabilizar a entrega, ao nosso Pas, de nacionais brasileiros que se achem presos em territrio estrangeiro, como sucede na espcie ora em exame. Sendo assim, pelas razes expostas, e considerando, sobretudo, a impropriedade do meio processual ora utilizado pelo requerente, no conheo, por incabvel, do pedido por ele formulado (fls. 02/11). Arquivem-se os presentes autos. Publique-se. Braslia, 13 de maro de 2006. Ministro CELSO DE MELLO Relator * deciso publicada no DJU de 20.3.2006

Extenso de Reajuste: Autonomia Universitria e Limites (Transcries)


RMS 22047 AgR/DF* RELATOR: MINISTRO EROS GRAU

RELATRIO: Trata-se de agravo regimental em recurso ordinrio em mandado de segurana interposto pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituies de Ensino Superior - ANDES, em face de deciso monocrtica prolatada pelo ento relator do feito, Ministro NELSON JOBIM. 2. O ora recorrente ajuizou reclamao trabalhista contra a Universidade Federal da Paraba - UFPB, pleiteando o reajuste de 84,32% nos vencimentos de seus representados, nominalmente identificados em rol anexo petio inicial, referente ao IPC de maro de 1990. 3. O acrdo que confirmou a sentena condenatria da Universidade transitou em julgado em 1992, incorporando o reajuste aos vencimentos dos substitudos processuais listados na inicial. Aps deliberao do Conselho Universitrio, o Reitor da UFPB estendeu os efeitos da deciso a todos os demais servidores e aposentados da Universidade, solicitando recursos ao MEC para pagamento dos salrios reajustados [fl. 158]. 4. O Ministro da Educao e do Desporto, entretanto, adotando o Parecer n. 47/93 do MEC, considerou incabvel a extenso e negou o repasse da verba necessria ao pagamento. O sindicato ento impetrou mandado de segurana perante o Superior Tribunal de Justia, o qual foi julgado improcedente, lavrado o seguinte acrdo: MANDADO DE SEGURANA. SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIES DE ENSINO SUPERIOR - ANDES. REPASSE DE VERBAS. SERVIDORES DA UFPB. REAJUSTE DE 84,32%. LEI 8.030/90. INOCORRNCIA DE DIREITO LQUIDO E CERTO. PRECEDENTES DO STF. 1. Preliminares de ilegitimidade ativa do impetrante e de litispendncia rejeitadas. 2. No mrito, conforme orientao traada pelo Egrgio STF, os servidores pblicos no tm direito lquido e certo ao reajuste de 84,32% nos seus vencimentos. 3. Segurana denegativa [fl. 297]. 5. Contra essa deciso o impetrante interps recurso ordinrio, ao qual negou-se seguimento por deciso monocrtica do Ministro NELSON JOBIM: Pleiteia-se o reajuste de 84,32% - Plano Collor. O Supremo Tribunal Federal firmou entendimento de que inexiste direito ao reajuste (MS 21.216). Nego seguimento ao recurso (Art. 21, 1 RISTF) [fl. 335]. 6. Sobreveio o presente agravo regimental, em que o Sindicato alega no se tratar, na hiptese, de discusso sobre o reajuste relativo ao IPC de maro de 1990, mas sim quanto licitude de ato administrativo do Ministrio da Educao que afastou a extenso dos efeitos de deciso judicial transitada em julgado. 7. Acrescenta que o Conselho Superior, rgo administrativo mximo na hierarquia da UFPB, autorizou o Reitor a estender o reajuste de 84,32% a todos os servidores da UFPB, inclusive aposentados e pensionistas, de modo que o impetrado cometeu ilegalidade e abuso de poder ao recusar o repasse da verba necessria ao pagamento dos novos salrios. 8. Assevera que o ato impugnado inconstitucional, vez que a fiscalizao dos atos das Universidades de incumbncia do Tribunal de Contas da Unio, citando precedente desta Corte [RE n. 83.962, Relator o Ministro SOARES MUOZ, DJ 17.04.79]. Afirma ademais que, ao recusar os repasses, o Ministro da Educao e do Desporto feriu os princpios da autonomia universitria e da isonomia de vencimentos. o relatrio. VOTO: O agravante, substituto processual dos docentes da Universidade Federal da Paraba - UFPB, questiona ato do Ministro da Educao e do Desporto que no autorizou o repasse de verbas para extenso de vantagem concedida na esfera judicial. 2. Argumenta que no se discute nos autos o direito ao reajuste relativo ao IPC de maro de 1990, mas sim a licitude de ato administrativo do MEC, cuja incidncia se pretende afastar. Alude, para tanto, autonomia financeira conferida s Universidades pelo art. 207 da Constituio do Brasil, bem como ao princpio da isonomia dos servidores pblicos. 3. A autonomia administrativa, didtica e disciplinar das Universidades reconhecida desde 1931 [decreto n. 19.851/31]. O art. 80 da Lei n. 4.024/61 afirmava que a autonomia didtica, administrativa, financeira e disciplinar seria exercida na forma dos seus estatutos. Posteriormente, o art. 3 da Lei n. 5.540/68 determinou que a autonomia das Universidades seria exercida na forma da lei e dos seus estatutos. Aps 1988, a autonomia universitria ganha status constitucional. 4. Como ressaltou o Ministro SOARES MUOZ no precedente mencionado pelo ora agravante, RE n. 83.962 [DJ 17.04.1979], ainda sob a gide da Lei n. 5.540/68, [a] autonomia financeira assegurada s universidades visa proporcionar-lhes a autogesto dos recursos postos a sua disposio e liberdade de estipular, pelos rgos superiores de sua administrao, como acentua o Professor Caio Tcito, [...] a partilha desses recursos de modo adequado ao atendimento da programao didtica, cientfica e cultural, em suma, a aprovao de seu prprio oramento. 5. Lembre-se ainda o entendimento firmado no acrdo proferido na Medida Cautelar na ADI n. 1.599, Relator o Ministro MAURCIO CORREA, DJ 18.05.2001: O princpio da autonomia das universidades (CF, art. 207) no irrestrito, mesmo porque no cuida de soberania ou independncia, de forma que as universidades devem ser submetidas a diversas outras normas gerais previstas na Constituio, como as que regem o oramento (art. 165, 5, I), a despesa com pessoal (art. 169), a submisso dos seus servidores ao regime jurdico nico (art. 39), bem como s que tratam do controle e da fiscalizao. 6. As Universidades Pblicas so dotadas de autonomia suficiente para gerir seu pessoal, bem como o prprio patrimnio financeiro. O exerccio desta autonomia no pode, contudo, sobrepor-se ao quanto dispem a Constituio e as leis. 7. O decreto n. 73.529/74, vigente poca dos fatos, dispunha: Art. 1 vedada a extenso administrativa dos efeitos de decises judiciais contrrias orientao estabelecida para a administrao direta e autrquica em atos de carter normativo ou ordinatrio. Art. 2 Observados os requisitos legais e regulamentares, as decises judiciais a que se refere o artigo 1 produziro seus efeitos apenas em relao s partes que integraram o processo judicial e com estrita observncia do contedo dos julgados. 8. A deciso judicial transitada em julgado concedeu a professores nominalmente identificados na petio inicial o direito ao reajuste de 84,32%. Esse entendimento, no entanto, foi posteriormente alterado, pacificando-se na jurisprudncia desta Corte nos seguintes termos:

VENCIMENTOS. Reajuste. URP de fevereiro de 1989 (26,05%) e IPC de maro de 1990 (84,32%). Inexistncia de direito adquirido. Reajustes de vencimentos previstos no Decreto-lei 2.335/87 e na Lei n 7.830/89 e que se tornaram insubsistentes, respectivamente, pelas MP 32/89 e MP 154/90, quando havia mera expectativa de direito. No h que falar em ofensa a direito adquirido, tampouco em desfazimento de situao definitivamente constituda, quando a revogao precede a prpria aquisio e no somente o exerccio do direito. Recurso extraordinrio conhecido e provido [RE n. 199.512, Relator o Ministro Octavio Gallotti, DJ de 25.10.96]. Reajuste trimestral de vencimentos pela variao do IPC (84,32%). Revogao por norma superveniente, que precedeu aquisio do direito e ao exerccio desse. Direito adquirido inexistente [RE n. 199.753, Relator o Ministro Maurcio Corra, DJ de 7.6.96]. 9. Decises contrrias jurisprudncia encontram-se, entretanto, protegidas pela coisa julgada e, no raro, tm sido desrespeitadas pelos rgos da Administrao Pblica, ensejando a impetrao de diversos mandados de segurana perante este Tribunal. A jurisprudncia, nestes casos, determina a concesso da ordem, observando-se, sempre com rigor, os limites subjetivos da coisa julgada [art. 472 do CPC], pois a questo da aplicao dos ndices do IPC de maro de 1990 matria j sumulada pelo TST, em seu Enunciado n. 322. Neste sentido o voto que proferi no MS n. 24.529, atualmente com vista ao Ministro GILMAR MENDES. 10. As Universidades Pblicas federais, entidades da Administrao Indireta, so constitudas sob a forma de autarquias ou fundaes pblicas. Seus atos, alm de sofrerem a fiscalizao do TCU, submetem-se a controle interno exercido pelo Ministrio da Educao. 11. Embora no se encontrem subordinadas ao MEC, vez que a Constituio garante a autonomia universitria, determinada relao jurdica as vincula ao Ministrio, o que enseja o controle interno de alguns de seus atos. O art. 19 do decreto-lei n. 200/67 estabelece que todo e qualquer rgo da Administrao Federal, direta ou indireta, est sujeito superviso do Ministro de Estado competente. A superviso ministerial compreende, entre outros objetivos, o de assegurar a observncia da legislao federal [art. 25, I, do decreto-lei n. 200/67]. 12. No caso, a concesso de aumento a servidores pblicos mediante deliberao dos Conselhos Universitrios flagrantemente inconstitucional. O art. 37, X, da Constituio do Brasil define que somente por meio de lei especfica permitida a concesso de quaisquer vantagens a servidores pblicos, observadas, ademais, as exigncias de prvia dotao no oramento e de autorizao especfica na lei de diretrizes oramentrias [art. 169, 1, I e II, da CB/88]. 13. Assim, no h ilegalidade no ato do Ministro da Educao que, em observncia aos preceitos legais e sem invadir a autonomia financeira e administrativa garantida pelo art. 207 da Constituio do Brasil, impe o reexame de deciso de determinada Universidade que concedeu extenso administrativa de deciso judicial. 14. Ressalte-se, por fim, que tanto a Universidade, no quadro da autonomia a ela constitucionalmente assegurada, como o Ministrio da Educao, na observncia dos preceitos legais, no poderiam agir de outra forma, sob pena de violao do disposto nos arts. 37, X, e 169, 1, I e II, da Constituio do Brasil, no art. 472 do CPC e no decreto n. 73.529/74, vigente poca dos fatos. Ante o exposto, nego provimento ao agravo regimental. * acrdo pendente de publicao

Segurana Jurdica e Modulao Temporal dos Efeitos (Transcries)


(v. Informativo 413) RE 442683/RS* RELATOR: MINISTRO CARLOS VELLOSO EMENTA: CONSTITUCIONAL. SERVIDOR PBLICO: PROVIMENTO DERIVADO: INCONSTITUCIONALIDADE: EFEITO EX NUNC. PRINCPIOS DA BOA-F E DA SEGURANA JURDICA. I. A Constituio de 1988 instituiu o concurso pblico como forma de acesso aos cargos pblicos. CF, art. 37, II. Pedido de desconstituio de ato administrativo que deferiu, mediante concurso interno, a progresso de servidores pblicos. Acontece que, poca dos fatos 1987 a 1992 , o entendimento a respeito do tema no era pacfico, certo que, apenas em 17.02.1993, que o Supremo Tribunal Federal suspendeu, com efeito ex nunc, a eficcia do art. 8, III; art. 10, pargrafo nico; art. 13, 4; art. 17 e art. 33, IV, da Lei 8.112, de 1990, dispositivos esses que foram declarados inconstitucionais em 27.8.1998: ADI 837/DF, Relator o Ministro Moreira Alves, DJ de 25.6.1999. II. Os princpios da boa-f e da segurana jurdica autorizam a adoo do efeito ex nunc para a deciso que decreta a inconstitucionalidade. Ademais, os prejuzos que adviriam para a Administrao seriam maiores que eventuais vantagens do desfazimento dos atos administrativos. III. Precedentes do Supremo Tribunal Federal. IV. RE conhecido, mas no provido. Relatrio: O acrdo recorrido, proferido, em apelao cvel, pela Quarta Turma do eg. Tribunal Regional Federal da 4 Regio, est assim ementado: AO CIVIL PBLICA. DESCONSTITUIO DE ATO ADMINISTRATIVO. PROVIMENTO DERIVADO. SERVIDORES DO TRT DA 4 REGIO. CONCURSO PBLICO. AGRAVO RETIDO REJEITADO. PRELIMINARES REJEITADAS. 1. Agravo retido rejeitado. 2. A legitimao do MP, a partir da promulgao da Carta Magna de 1988, deve ser interpretada de modo a alargar o rol previsto no art. 1 da Lei n. 7.347/85, meramente exemplificativo. No caso, o MPF busca a desconstituio de ato administrativo que reputa em desacordo com a ordem jurdica constitucional. 3. Rejeitada a preliminar de prescrio anual, uma que no se est a discutir o resultado do concurso e sim o empossamento dos candidatos. Desacolhida a preliminar de prescrio qinqenal, eis que no se imputa exclusivamente ao autor a demora na citao dos rus, bem como a pretenso do autor contra a posse dos servidores nos novos cargos e no contra o resultado do concurso que os habilitou.

4. No restam dvidas de que a Constituio de 1988 instituiu o concurso pblico como forma universal de acesso aos cargos pblicos. Todavia, no menos certo que, poca dos fatos (entre 1987 e 1992), esse no era um entendimento pacfico, inclusive no mbito do Supremo Tribunal Federal. Apenas em 17 de fevereiro de 1993 o STF (na Medida Cautelar na ADIn n 837-4) suspendeu a eficcia do art. 8, III e do art. 10, X, pargrafo nico, da Lei n 8.112/90, passando a prevalecer o entendimento de que o concurso interno no poderia mais ser realizado. In casu, os prejuzos que adviriam para a Administrao, alm dos servidores, seriam maiores que eventuais vantagens do desfazimento destes atos. Prevalece o princpio da segurana jurdica e da boa-f, como tem entendido a jurisprudncia. (Fls. 920-921) Da o recurso extraordinrio, interposto pelo MINISTRIO PBLICO FEDERAL, fundado no art. 102, III, a, da Constituio Federal, com alegao de ofensa ao art. 37, II, da mesma Carta, sustentando, em sntese, que qualquer forma de investidura, seja inicial ou derivada, requer a aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos (fl. 926). Admitido o recurso (fl. 1.043), subiram os autos. A Procuradoria Geral da Repblica, em parecer lavrado pela ilustre Subprocuradora-Geral da Repblica, Dra. Sandra Cureau, opinou pelo provimento do recurso (fls. 1.056/1.061). Autos conclusos em 24.11.2005. o relatrio. Voto: - Tal como informa o Ministrio Pblico Federal, no parecer de fls. 1.056/1.061, da ilustre Subprocuradora-Geral, Dra. Sandra Cureau, a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal no admite a ascenso funcional, espcie de provimento derivado vertical, pelo que tem declarado a inconstitucionalidade de dispositivos de leis e de Constituies estaduais que admitem essa forma de provimento derivado vertical. Indico, entre os muitos precedentes, a ADI 3.030/AP, de minha relatoria, citado, alis, no parecer da Procuradoria Geral da Repblica. No julgamento da ADI 806-MC/DF, tambm de minha relatoria, outro no foi o decidido pela Corte Suprema (RTJ 156/801). No mesmo sentido: ADI 245/RJ, Ministro Moreira Alves, RTJ 143/391; ADI 248/RJ, Ministro Celso de Mello, RTJ 152/341; ADI 231/RJ, Ministro Moreira Alves, RTJ 144/24; ADI 1.476-MC/PE, Ministro Seplveda Pertence, DJ de 1.3.2002; ADI 368/ES, Ministro Moreira Alves, DJ de 02.5.2003. Aqui, entretanto, estamos diante de ao do processo subjetivo. E, conforme deixa expresso o acrdo, os atos impugnados ocorreram sob o plio de lei que os autorizava, Lei 8.112, de 1990, art. 8, III; art. 10, pargrafo nico; art. 13, 4; art. 17 e art. 33, inciso IV, dispositivos esse que somente foram declarados inconstitucionais na ADI 837/DF, Relator o Ministro Moreira Alves, julgamento realizado em 27.8.1998, publicado o acrdo no DJ de 25.6.1999. A suspenso cautelar de tais disposies legais ocorreu em 1993, com efeito ex nunc (ADI 837-MC/DF). Por isso mesmo, acentuou o ilustre Desembargador Edgard Lippman Jnior, no voto em que se embasa o acrdo recorrido: (...) Atualmente, certo que no restam dvidas de que a Constituio de 1988 instituiu o concurso pblico como forma universal de acesso aos cargos pblicos. Todavia, no menos certo que, poca dos fatos, esse no era um entendimento pacfico, inclusive no mbito do Supremo Tribunal Federal. Veja-se que, entre outros destacados autores, sustentavam a permanncia do concurso interno CELSO ANTNIO BANDEIRA DE MELLO, MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO, DIGENES GASPARINI, HELY LOPES MEIRELLES e ADILSON ABREU DALLARI. Praticamente todos os Tribunais, inclusive esta Corte e o prprio STF, fizeram concursos internos depois de 1988. Apenas em 1993, depois das designaes aqui contestadas, que o STF suspendeu a eficcia do art. 8, III e do art. 10, X, pargrafo nico, da Lei n 8.112/90, passando a prevalecer o entendimento de que o concurso interno no poderia mais ser realizado. No se pode, portanto, aplicar mecanicamente a norma constitucional agitada na pea vestibular. No tocante declarao judicial de ineficcia dos atos administrativos nascidos de forma irregular, em texto trazido pelos apelantes (fl. 730), MIGUEL SEABRA FAGUNDES j advertia: pode acontecer que a situao resultante do ato, embora nascida irregularmente, torne til quele mesmo interesse (pblico), de modo tal que tambm as numerosas situaes pessoais alcanadas e beneficiadas pelo ato vicioso podem aconselhar a subsistncia de seus efeitos. Assim, no julgamento do caso, deve-se considerar tanto o interesse pblico quanto as situaes individuais envolvidas. Primeiro, o interesse pblico foi manifestado pelo prprio ru, a Unio Federal, em nome do Tribunal Regional do Trabalho da 4 Regio, que informa que seus servios seriam amplamente prejudicados pela interrupo do exerccio dos servidores ascendidos h mais de uma dcada. Como estes funcionrios teriam que retornar a seus cargos anteriores, tambm no teria o Tribunal como contornar a situao daqueles outros servidores que foram convocados, via concurso pblico, para preencher tais cargos. A situao seria de verdadeiro tumulto administrativo, se no de atingimento da esfera individual de terceiros no presentes no feito. Segundo, quando as situaes individuais, seria injusto fazer retornar aos cargos anteriores funcionrios que, pelo longo tempo transcorrido, atingiram elevado grau de especializao nas novas funes e estruturaram suas vidas, pessoais e familiares, a partir dos novos patamares remuneratrios. Os servidores, de boa-f, foram convocados pela Administrao, que tambm agiu de boa-f, a participarem de concurso interno, nos mesmos moldes de concurso pblico, com igual grau de dificuldade, para preencher certo nmero de vagas reservadas com essa finalidade, de acordo com a Lei n 8.112/90, a Lei n 5.645/79 e o Decreto n 85.654/81. Logo, entendo ser inadequado, mais de uma dcada depois, simplesmente negar validade a tais atos, construdos, naquele momento, dentro de uma aparente legalidade e em estrito cumprimento de norma legal que se tinha por vigente, desconsiderando os efeitos concretos que advieram. No caso, os prejuzos que adviriam para a Administrao, alm dos servidores, seriam maiores do que eventuais vantagens do desfazimento destes atos. Deve prevalecer, pois, o princpio da segurana jurdica e da boa-f, como tem entendido a jurisprudncia. (...). (Fls. 906-907) Na mesma linha, com argumentos igualmente consistentes, voto do ilustre Desembargador Valdemar Capelletti (fls. 912917), que registrou que o Supremo Tribunal Federal, quando apreciou o pedido de suspenso cautelar dos dispositivos acoimados de inconstitucionais, na ADI 837-MC/DF, por consagrarem formas de provimento derivado vertical, dispositivos da Lei 8.112/90, deferiu a citada cautelar, fazendo-o, entretanto, com efeito ex nunc.

Est na ementa do referido acrdo do Supremo Tribunal: (...) Ao direta de inconstitucionalidade. Dispositivos impugnados por admitirem a ascenso, o acesso, a progresso ou o aproveitamento como formas de provimento de cargos pblicos. - Ocorrncia, no caso, de relevncia jurdica e de convenincia da suspenso da eficcia requerida. Pedido liminar deferido, suspendendo-se, ex nunc, a eficcia do artigo 4 da Lei 7.707, de 1988, e da Lei 7.719, de 1989, do artigo 10 da Lei n 7.727, de 1989, do artigo 17 da Lei 7.746, de 1989, dos artigos 8, III, e das expresses acesso e ascenso do artigo 13, pargrafo 4, ou ascenso e ou ascender do artigo 17, e do inciso IV do artigo 33, todos da Lei n 8.112, de 1990, bem como dos artigos 3, 15, 16, 17, 18, 19 e 20 do ato Regulamentar n 1, e do artigo 2, II, a, da Resoluo n 14, ambos de 1992, editados pelo Tribunal Regional Federal da 2 Regio. (deciso 11/02/93, unnime, DJ 23/04/93) (...). (Fls. 915-915-v) Decidiu, depois, o Supremo Tribunal, o mrito da mencionada ADI 837/DF, no ano de 1998, acrdo publicado no DJ de 25.6.1999: EMENTA: Ao direta de inconstitucionalidade. Formas de provimento derivado. Inconstitucionalidade. - Tendo sido editado o Plano de Classificao dos Cargos do Poder Judicirio posteriormente propositura desta ao direta, ficou ela prejudicada quanto aos servidores desse Poder. - No mais, esta Corte, a partir do julgamento da ADIN 231, firmou o entendimento de que so inconstitucionais as formas de provimento derivado representadas pela ascenso ou acesso, transferncia e aproveitamento no tocante a cargos ou empregos pblicos. Outros precedentes: ADIN 245 e ADIN 97. - Inconstitucionalidade, no que concerne s normas da Lei n 8.112/90, do inciso III do artigo 8; das expresses ascenso e acesso no pargrafo nico do artigo 10; das expresses acesso e ascenso no 4 do artigo 13; das expresses ou ascenso e ou ascender no artigo 17; e do inciso IV do artigo 33. Ao conhecida em parte, e nessa parte julgada procedente para declarar a inconstitucionalidade dos incisos e das expresses acima referidos. Abrindo o debate, esclarea-se que a ordem jurdico-constitucional brasileira consagra, em termos de jurisdio constitucional, o controle misto. dizer, temos o controle de constitucionalidade difuso, a partir da 1 Repblica, segundo o modelo norte-americano, institudo a partir do clebre Madison vs. Marbury case, de 1803, e o controle concentrado, em abstrato, a partir da EC 16, de 1965, que conferiu competncia ao Supremo Tribunal Federal para julgar a representao de inconstitucionalidade de atos normativos federais e estaduais, legitimado o Procurador-Geral da Repblica para o seu aforamento. O modelo adotado foi o dos Tribunais Constitucionais europeus. Intituiu-se, pois, a partir da, a ao direta genrica. O controle difuso, segundo o modelo norte-americano, realiza-se no caso concreto, em qualquer ao, incidentalmente ou por via de exceo; a sentena declaratria, com efeito retroativo, ex tunc e inter partes. J o modelo europeu continental, que surgiu sob a inspirao de Kelsen, na Constituio da ustria de 1920, aperfeioado com a reforma de 1929, d-se em abstrato, numa ao direta, que ser aforada apenas em um Tribunal, o Tribunal Constitucional. O acrdo tem natureza constitutiva-negativa ou descontitutiva; a eficcia erga omnes e o efeito fixado pro tempore: ex tunc, ex nunc ou pro futuro. O ato inconstitucional anulvel e no nulo. Bem por isso e em boa hora, veio a lume a Lei 9.868, de 10.11.1999, que, no seu art. 27, estabeleceu que ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse social, poder o Supremo Tribunal, por maioria de 2/3 de seus membros, restringir os efeitos da declarao, decidir que ela s ter eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado. Isto no deve ter sabor de novidade. Na ptria do efeito ex tunc, nos Estados Unidos, a Suprema Corte admite o teor poltico do controle de constitucionalidade e que o ingrediente poltico da deciso tomada no controle de constitucionalidade pode relativizar o princpio da retroao ex tunc. O trabalho doutrinrio do professor Srgio Resende Barros bastante esclarecedor (O N Gordio do Sistema Misto, in Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental: Anlises Luz da Lei 9.882/99, Ed. Atlas, 2001, p. 180). No caso Linkletter vs. Walker, de 1965, a Suprema Corte reconheceu que a questo da retroatividade ou prospectividade dos efeitos do judicial review no corresponde a um princpio exarado na Constituio, mas a uma prtica jurisprudencial, que pode ser alterada, portanto, pela prpria jurisprudncia, se necessrio (Srgio Resende de Barros, ob. cit.). Nos casos Stevall vs. Denno e Gedeo, a Suprema Corte reiterou o entendimento. Anota a Desembargadora Maria Isabel Gallotti, em excelente artigo de doutrina (A Declarao de Inconstitucionalidade das Leis e seus Efeitos, RDA 170/18), que, nos pases que aderem doutrina da eficcia ex tunc, a retroao dos efeitos da declarao de inconstitucionalidade, se levada a extremos, por dar margem a srias injustias, bem como a perigosa insegurana nas relaes jurdicas, econmicas e sociais. E acrescenta a ilustre magistrada que a realidade que, como poder Lcio Bittencourt, os efeitos de fato que a norma produziu no podem ser suprimidos, sumariamente, por simples obra de um decreto judicirio. (Lcio Bittencourt, O controle jurisdicional de constitucionalidade das leis, Rio de Janeiro, Forense, 1949, p. 148). E, invocando Willoughby, conquanto a lei inconstitucional deva, sob o ponto de vista estritamente lgico, ser considerada como se jamais tivesse tido fora para criar direitos ou obrigaes, consideraes de ordem prtica tm levado os tribunais a atribuir certa validade aos atos praticados por pessoas que, em boa-f, exercem os poderes conferidos pelo diploma posteriormente julgado ineficaz (Maria Isabel Gallotti, ob. e loc. cits.). Essa posio, registra Maria Isabel Gallotti, foi sustentada pelo Ministro Leito de Abreu, no RE 79.343/BA, destaco do voto do eminente e saudoso Ministro: (...) Coincidentes as opinies quanto aos efeitos da declarao de inconstitucionalidade, efeitos distintos conforme se tratar de declarao de invalidade incidenter tantum ou de declarao de nulidade em tese, a questo segunda, que se apresenta, tocante nulidade ou anulibilidade da lei, isto , da sua nulidade ab initio ou a partir do ato declaratrio da invalidade, no recolhe, quanto ao seu deslinde, total consenso dos tribunais e de parte da doutrina. O Corpus Juris Secundum, reportando-se ao direito norte-americano, assim compendia a diretriz a dominante: Em sentido amplo, uma lei inconstitucional nula, em qualquer tempo, e a sua invalidade deve ser reconhecida e proclamada para todos os efeitos ou quanto a qualquer estado de fato. No lei ou no uma lei; algo nulo, no se reveste de fora, no possui efeito ou totalmente inoperante. Falando do modo geral, a deciso, pelo tribunal competente, de que a lei inconstitucional tem por

efeito tornar essa lei nula e nenhuma; o ato legislativo, do ponto de vista jurdico, to inoperante como se no tivesse sido emanado ou como se a sua promulgao no houvesse ocorrido. considerado invlido ou nulo, desde a data da promulgao e no somente a partir da data em que , judicialmente, declarado inconstitucional. Exposta, assim, a orientao dominante, acrescenta, todavia, o mesmo repositrio, explicitado os termos em que se coloca a opinio divergente: Por outro lado prossegue tem sido sustentado que essa regra geral no universalmente verdadeira; que existem muitas excees ou que certas excees tm sido reconhecidas a esse respeito; que essa teoria temperada por diversas outras consideraes; que uma viso realista vem corroendo essa doutrina; que asseres to amplas devem ser recebidas com reservas e que, mesmo uma lei inconstitucional, um fato eficaz, ao menos antes da determinao da constitucionalidade, podendo ter conseqncias que no lcito ignorar. Tem sido sustentado, por isso: que a lei inconstitucional no nula, mas somente anulvel, ou que inexecutvel em vez de nula, ou nula no sentido de que inexecutvel, porm no no sentido de que anulada ou abolida; que a lei inconstitucional permanece inoperante enquanto a deciso que a declara invlida mantida e que, enquanto essa deciso continua de p, a lei dorme, porm no est morta (...) (Corpus Juris Secundum, v. 16, 101). (...). Depois de citar Kelsen, que enfrentou o problema na sua General Theory of Law and State , dando pela anulabilidade e no pela nulidade da lei inconstitucional, pelo que a deciso que declara a inconstitucionalidade um ato constitutivo, concluiu o Ministro Leito de Abreu: (...) 2. Acertado se me afigura, tambm, o entendimento de que no deve ter como nulo ab initio ato legislativo, que entrou no mundo jurdico munido de presuno de validade, impondo-se, em razo disso, enquanto no declarado inconstitucional, obedincia pelos destinatrios dos seus comandos. Razovel a inteligncia, a meu ver, de que se cuida, em verdade, de ato anulvel, possuindo carter constitutivo a deciso que decreta a nulidade. Como, entretanto, em princpio, os efeitos dessa deciso operam retroativamente, no se resolve, com isso, de modo pleno, a questo de saber se mister haver como delitos do orbe jurdico atos ou fatos verificados em conformidade com a norma que haja sido pronunciada como inconsistente com a ordem constitucional. Tenho que procede a tese, consagrada pela corrente discrepante, a que se refere o Corpus Juris Secundum, de que a lei inconstitucional um fato eficaz, ao menos antes da determinao da inconstitucionalidade, podendo ter conseqncias que no lcito ignorar. A tutela da boa f exige que, em determinados circunstncias, notadamente quando, sob a lei ainda no declarada inconstitucional, se estabeleceram relaes entre o particular e o poder pblico, se apure, prudencialmente, at que ponto a retroatividade da deciso, que decreta a inconstitucionalidade, pode atingir, prejudicando-o, o agente que teve por legtimo o ato e, fundado nele, operou na presuno de que estava procedendo sob o amparo do direito objetivo. (...). Em diversos recursos extraordinrios oriundos do Estado do Amazonas, sustentei, com o apoio dos meus eminentes Colegas da 2 Turma, que a lei inconstitucional nasce morta. Em certos casos, entretanto, os seus efeitos devem ser mantidos, em obsquio, sobretudo, ao princpio da boa-f (RE 328.232-AgR/AM, DJ de 02.9.2005). Destaco do voto que proferi: (...) A deciso de ser mantida. Conforme nela acentuado, no se est reconhecendo a constitucionalidade superveniente. O que se reconhece, no caso, que os efeitos do ato da administrao do Estado do Amazonas devem ser mantidos, em obsquio, sobretudo, ao princpio da boa-f, certo que esses efeitos, na hiptese sob julgamento, viram-se convalidados pela Constituio de 1988. O tema traz ao debate o princpio da segurana jurdica, que foi versado de forma superior pelo Ministro Gilmar Mendes, no julgamento, pelo Plenrio, do MS 22.357/DF (Plenrio, 27.5.2004, DJ de 05.11.2004). Invocou o Ministro Gilmar Mendes o clssico estudo de Almiro do Couto e Silva sobre a aplicao do princpio da segurana jurdica em direito comparado (Revista da Procuradoria Geral do Estado, v. 18, n 46, 1988, ps. 11-29) e lio de Miguel Reale (Revogao e anulamento do ato administrativo, Forense, 2 ed., 1980, ps. 70-71) para concluir que considera-se, hodiernamente, que o tema tem, entre ns, assento constitucional (princpio do Estado de Direito) e est disciplinado, parcialmente, no plano federal, na Lei 9.784, de 29 de janeiro de 1999 (v.g. art. 2). O princpio da segurana jurdica assenta-se, sobretudo, na boa-f e na necessidade de estabilidade das situaes criadas administrativamente. No caso, no custa repetir, o ato administrativo embasa-se no princpio da boa-f, tanto do rgo administrativo que deferiu a vantagem, como, e principalmente, do servidor pblico, o que recomenda a manuteno dos efeitos do ato, efeitos esses que, de resto, conforme linhas atrs foi dito, se viram convalidados pela Constituio de 1988. (...). O Supremo Tribunal Federal, no julgamento do RE 197.917/SP, Relator o Ministro Maurcio Corra, julgou inconstitucional o pargrafo nico do art. 6 da Lei Orgnica n 226, de 1990, do Municpio de Mira Estrela/SP caso do nmero de vereadores , mandando, entretanto, que se respeitasse o mandato dos atuais vereadores. dizer, emprestou efeito pro futuro deciso (DJ de 07.5.2004). Destaco do voto proferido pelo Ministro Gilmar Mendes, no sentido do efeito pro futuro: (...) interessante notar que, nos prprios Estados Unidos da Amrica, onde a doutrina acentuara to enfaticamente a idia de que a expresso lei inconstitucional configurava uma contradictio in terminis, uma vez que the inconstitutional statute is not law at all (Willoughby, Westel Woodbury. The Constitutional Law of the United States, New York, 1910, v. 1, p. 9/10; cf. Cooley, Thomas M., Treaties on the Constitutional Limitations, 1878, p. 227), passou-se a admitir, aps a Grande Depresso, a necessidade de se estabelecerem limites declarao de inconstitucionalidade (Tribe, Laurence. The American Constitutional Law, The Foundation Press, Mineola, New York, 1988). A Suprema Corte americana vem considerando o problema proposto pela eficcia retroativa de juzos de inconstitucionalidade a propsito de decises em processos criminais. Se as leis ou atos inconstitucionais nunca existiram enquanto tais, eventuais condenaes nelas baseadas quedam ilegtimas, e, portanto, o juzo de inconstitucionalidade implicaria a possibilidade de impugnao imediata de todas as condenaes efetuadas sob a vigncia da norma inconstitucional. Por outro lado, se a declarao de

inconstitucionalidade afeta to-somente a demanda em que foi levada a efeito, no se h que cogitar de alterao de julgados anteriores. Sobre o tema, afirma Tribe: No caso Linkletter v. Walker, a Corte rejeitou ambos os extremos: a Constituio nem probe nem exige efeito retroativo. Parafraseando o Justice Cardozo pela assertiva de que a constituio federal nada diz sobre o assunto, a Corte de Linkletter tratou da questo da retroatividade como um assunto puramente de poltica (poltica judiciria), a ser decidido novamente em cada caso. A Suprema Corte codificou a abordagem de Linkletter no caso Stovall v. Denno: Os critrios condutores da soluo da questo implicam (a) o uso a ser servido pelos novos padres, (b) a extenso da dependncia das autoridades responsveis pelo cumprimento da lei com relao aos antigos padres, e (c) o efeito sobre a administrao da justia de uma aplicao retroativa dos novos padres. (Tribe, American Constitutional Law, cit., p. 30) (...). Depois de consideraes outras, acrescentou o Ministro Gilmar Mendes: (...) A jurisprudncia americana evoluiu para admitir, ao lado da deciso de inconstitucionalidade com efeitos retroativos amplos ou limitados (limited retrospectivity), a superao prospectiva (prospective overruling), que tanto pode ser limitada (limited prospectivity), aplicvel aos processos iniciados aps a deciso, inclusive ao processo originrio, como ilimitada (pure prospectivity), que sequer se aplica ao processo que lhe deu origem (Palu, Oswaldo Luiz. Controle de constitucionalidade, So Paulo 2a. ed., 2001, p. 173; Medeiros, Rui. A Deciso de Inconstitucionalidade, Universidade Catlica Editora, Lisboa, 1999). V-se, pois, que o sistema difuso ou incidental mais tradicional do mundo passou a admitir a mitigao dos efeitos da declarao de inconstitucionalidade e, em casos determinados, acolheu at mesmo a pura declarao de inconstitucionalidade com efeito exclusivamente pro futuro (Cf. a propsito, Sesma, El Precedente, cit., p. 174 s). De resto, assinale-se que, antes do advento da Lei n 9.868, de 1999, talvez fosse o STF, muito provavelmente, o nico rgo importante de jurisdio constitucional a no fazer uso, de modo expresso, da limitao de efeitos na declarao de inconstitucionalidade. No s a Suprema Corte americana (caso Linkletter v. Walker), mas tambm uma srie expressiva de Cortes Constitucionais e Cortes Supremas adotam a tcnica da limitao de efeitos (Cf. v.g. Corte Constitucional austraca (Constituio, art. 140), a Corte Constitucional alem (Lei Orgnica, 31, 2 e 79, 1), a Corte Constitucional espanhola (embora no expressa na Constituio, adotou, desde 1989, a tcnica da declarao de inconstitucionalidade sem a pronncia da nulidade. Cf. Garcia de Enterra, Justicia Constitucional, cit., p. 5), a Corte Constitucional portuguesa (Constituio, art. 282, n. 4), o Tribunal de Justia da Comunidade Europia (art.174, 2 do Tratado de Roma), o Tribunal Europeu de Direitos Humanos (caso Markx, de 13 de junho de 1979. Cf. Siqueira Castro, Carlos Roberto. Da Declarao de Inconstitucionalidade e seus efeitos em face das Leis n 9.868 e 9882/99, in: Sarmento, Daniel, O Controle de Constitucionalidade e a Lei 9.868/99 (organizador), Rio de Janeiro, 2001)). No que interessa para a discusso da questo em apreo, ressalte-se que o modelo difuso no se mostra incompatvel com a doutrina da limitao dos efeitos. (...). Em caso semelhante, MS 22.357/DF, Relator o Ministro Gilmar Mendes, o Supremo Tribunal Federal, pelo seu Plenrio, decidiu: EMENTA: Mandado de Segurana. 2. Acrdo do Tribunal de Contas da Unio. Prestao de Contas da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroporturia - INFRAERO. Emprego Pblico. Regularizao de admisses. 3. Contrataes realizadas em conformidade com a legislao vigente poca. Admisses realizadas por processo seletivo sem concurso pblico, validadas por deciso administrativa e acrdo anterior do TCU. 4. Transcurso de mais de dez anos desde a concesso da liminar no mandado de segurana. 5. Obrigatoriedade da observncia do princpio da segurana jurdica enquanto subprincpio do Estado de Direito. Necessidade de estabilidade das situaes criadas administrativamente. 6. Princpio da confiana como elemento do princpio da segurana jurdica. Presena de um componente de tica jurdica e sua aplicao nas relaes jurdicas de direito pblico. 7. Concurso de circunstncias especficas e excepcionais que revelam: a boa f dos impetrantes; a realizao de processo seletivo rigoroso; a observncia do regulamento da Infraero, vigente poca da realizao do processo seletivo; a existncia de controvrsia, poca das contrataes, quanto exigncia, nos termos do art. 37 da Constituio, de concurso pblico no mbito das empresas pblicas e sociedades de economia mista. 8. Circunstncias que, aliadas ao longo perodo de tempo transcorrido, afastam a alegada nulidade das contrataes dos impetrantes. 9. Mandado de Segurana deferido. (DJ de 05.11.2004) A questo dos efeitos ex nunc ou pro futuro da deciso que decreta a inconstitucionalidade de lei no tem, conforme vimos, sabor de novidade no Supremo Tribunal Federal. que, anotei no voto que proferi no citado RE 328.232-AgR/AM, uma das razes mais relevantes para a existncia do direito est na realizao do que foi acentuado na Declarao da Independncia dos Estados Unidos da Amrica, de 1776, o direito do homem de buscar a felicidade. Noutras palavras, o direito no existe como forma de tornar amarga a vida dos seus destinatrios, seno de faz-la feliz. Do exposto, conheo do recurso, mas lhe nego provimento. * acrdo pendente de publicao Assessora responsvel pelo Informativo Anna Daniela de A. M. dos Santos

informativo@stf.gov.br

Das könnte Ihnen auch gefallen