Sie sind auf Seite 1von 5

ECOLOGIA DE COMUNIDADES Conjunto de espcies que se interagem e coexistem em uma mesma rea.

Eclogo: buscam por padres (caractersticas que se repetem) apresentados para entender os processos (causas destes padres). As comunidades so dinmicas, pois variam no decorrer tanto do tempo ecolgico quanto no evolutivo.

Aumentar o nmero de espcies (menor largura dos nichos) torna-se mais especializadas Aumentar a sobreposio (maior largura do nicho) torna-se mais generalista As espcies podem coexistir juntas com: - restrio a disperso - restrio ambiental - interaes interespecficas

Estrutura da comunidade: fatores abiticos e interaes como competio e predao. Ectono: zona de transio (limite) entre comunidades

CRITRIO TAXONMICO: agrupamento de espcies aparentadas delimitar ambientes Como critrio funcional, mesmo tipo de alimento, um nvel de cadeia trfica... - guilda: animais que se alimentam de nctar - granvoros: animais que se alimentam de gros - tipo de planta forma de vida

BIOMA baseado na forma de vida de organismos dominantes e no ambiente fsico que vivem. Condies climticas vegetao terrestre

DIVERSIDADE 1. nmero absoluto de espcies em uma comunidade riqueza de espcies 2. abundncia relativa de espcies equitabilidade (maior equitabilidade, maior diversidade). Equitabilidade: quo homogneas so as abundncias das diferentes espcies.

PADRES GLOBAIS DE RIQUEZA - na faixa dos trpicos ocorre uma maior diversidade de espcies, exceto aves marinhas (pinguins), ursos polares, focas, favorecido pela curva estvel (temperaturas altas e constantes, incidncia dos raios solares). gradiente latitudinal de riqueza de espcies, baseado na produtividade e rea geogrfica reas maiores e com temperaturas mais baixas diminuem a taxa de extino e aumenta a taxa de especiao. Extino: aumento dos tamanhos populacionais, aumentar a distribuio geogrfica das espcies. Especiao: amplas reas podem levar ao isolamento geogrfico e a especiao.

PRODUTIVIDADE quantidade de matria orgnica Fatores de aumento da produtividade: H2O, luz e temperatura alta. O mangue uma exceo, tem muita produtividade, porm pouco nmero de espcies devido as condies extremas do ambiente salobro.

Medidas de diversidade em ecologia: riqueza de espcies e equitabilidade. Outros padres globais de distribuio: gradiente latitudinal e rea. Quanto maior a altitude, maior a precipitao produtividade com caractersticas fisiolgicas menos estressantes. O meio do gradiente possui condies ideias de sobrevivncia.

SUCESSO ECOLGICA sequencia de mudanas iniciadas por uma perturbao (evento discreto que altera a estrutura de comunidades; disponibilidade de recursos; substratos; ambiente). - Sucesso primria: desenvolvimento da comunidade em habitats recentemente formados e inicialmente desprovidos de qualquer tipo de planta. - Sucesso secundria: ignorao de uma comunidade aps uma perturbao.

ESPCIES SUCESSIONAIS CARACTERSTICAS Numero de sementes Tamanho da sementes Disperso Viabilidade da semente Taxa de crescimento Tamanho na maturidade Tolerncia a sombra INICIAL Neutro Pequeno Grande Dura muito Rpida Pequena Baixa TARDIA Pouco Grande Pouca Dura pouco Lenta Grande Alta

BIODIVERSIDADE H similaridade e organizaes hierrquicas das caractersticas entre os organismos.

Lamarck: a questo no o uso e desuso, mas que os indivduos mudavam do simples ao mais complexo. Malthus: populao aumentava em progresso geomtrica e os recursos em progresso aritmtica. Darwin em Galpagos estudou os sbias do campo e os tentilhes e percebeu uma descendncia com modificaes: biodiversidade. Os seres vivos no atingiam todo seu potencial reprodutivo.

SELEO NATURAL o sucesso reprodutivo diferencial (sobrevivncia e reproduo) de indivduos dentro da populao, resultante da sua interao com o ambiente sobrevivncia dos mais aptos. - direcional: em direo a caracterstica mais vantajosa - a mudana no para sempre, pois depende que haja mudanas ambientais e um fentipo seja favorecido (bactrias que sobrevivem com antibitico). - estabilizadora: ocorre em ambientes estveis, onde indivduos mdios sobrevivam - a faixa de sobrevivncia se torna estreita - dispruptiva: favorece aqueles que apresentam caractersticas extremas. - sexual: este tipo de seleo ocorre quando os indivduos de um sexo(geralmente as fmeas) preferem se acasalar com parceiros de determinada caracterstica

EVOLUO a mudana de caractersticas gnicas de uma populao Apresenta 2 condies 1. variao em populaes a variao herdvel 2. a cada gerao, alguns indivduos so mais bem sucedidos em sobreviver e reproduzir sobre outros. No so devidas ao acaso, mas associadas a variao dos indivduos

ADAPTAO mudana na caracterstica que tornou um indivduo mais apto consequncia da seleo natural. DERIVA GNICA uma alterao coletiva nos genes de uma populao pequena ao acaso Efeito gargalo que diminui a variao.

ESPCIES agrupamento menos inclusivo de organismos Processos evolutivos constantes que envolvem mecanismos de especiao: - ANAGNESE: alterao dentro de uma linhagem evolutiva, sem separao. No leva a uma especiao. - CLADOGNESE: separao de uma linhagem evolutiva em duas linhagens, levando a especiao.

As barreiras reprodutivas isolam as espcies promovendo divergncias entre elas. - Barreira extrnseca (geogrfica, ambiental ex: montanha, rio) - uma separao fsica - Barreira intrnseca (biolgica, organismo): uma divergncia evolutiva impede o fluxo gnico

ALOPATRIA: populaes ficam fisicamente isoladas por uma barreira externa, isolando reprodutivamente os indivduos, de modo que depois da barreira desaparecer, estes no so capazes de se cruzar. PERIPATRIA: deslocamento por disperso formando outra populao, outra espcie. SIMPATRICA: os indivduos em contato e de repente algum grupo forma uma espcie diferente. PARAPATRICA: existe um gradiente ambiental que causa o fluxo das populaes, porm no ocorre uma separao com presena de barreiras de isolamento.

INTERAES E TEIA ALIMENTAR PREDAO entre indivduos diferentes, ocorrendo a reduo da aptido de um e aumentando a aptido do outro antagonismo. Ex: lince e zebra

CLASSIFICAO: Taxonmica: carnvoros, herbvoros e onvoros Funcional: - Predadores verdadeiros: capturam a presa e a matam rapidamente. - Pastejadores: atacam um grande nmero de presas, matando e se alimentando aos poucos. - Parasitas: consomem aos poucos suas presas, passando muito tempo em contato com a vtima. - Parasitides: grupo de insetos que atingem um nico individuo vivo, o qual sempre morto.

Letalidad

Parasita Pastejador

Parasitide Predador

Mortalidade

PARASITISMO uma espcie se favorece sobre a outra. TEIA ALIMENTAR subconjunto de comunidades que permitem aos eclogos organizarem espcies com base nas interaes trficas ou energticas. Podem se organizar em nveis trficos, ou grupos de espcies com formar similares de obter energia.

Teia Trfica: rede formada pela interao trfica de diferentes espcies. Cadeia Trfica: simples sequncia de uma interao trfica Obs.: cada ponto uma espcie.

INTERAES DIRETAS: ocorre entre duas espcies e incluem relaes tradicionais como competio, facilitao e predao. A B

INTERAES INDIRETAS: quando uma relao direta mediada por uma terceira espcie. O efeito indireto a mudana da abundncia de uma espcie causada por outra que no interage diretamente com ela.

Top Down de cima para baixo Bottom Up os produtores ficam com excesso de nutrientes (eutrofizao)

Biomanipulao tem objetivo de melhorar a qualidade de gua por meio da reduo de fitoplncton atravs do aumento da predao do zooplncton sobre o fitoplncton ou reduo dos zooplanctivoros introduo de um predador natural.

CASCATA TRFICA um a mudana causada por uma espcie em uma teia trfica que tem efeitos alternados em diferentes nveis trficos. No alternada. Quanto maior a riqueza em uma teia, maior o nmero de predadores.

Espcie chave aquela que causa uma cascata trfica em vrios nveis. Deficincia na cascata trfica, cuja a influencia na composio da comunidade maior do que o esperado pela sua abundncia relativa. O impacto no diferente Mutualismo: ambos so favorecidos. Ex: peixes limpadores espcie chave. Biomassa a quantidade de matria orgnica viva ou morta. A energia se perde no decorrer dos nveis trficos.

Das könnte Ihnen auch gefallen