Sie sind auf Seite 1von 3

Artigo PRIMEIROS HABITANTES DE MOAMBIQUE Apesar de a histria de Moambique ter sido documentada somente a partir do sculo X, quando um viajante

e rabe, chamado Al-Masudi descreveu uma importante atividade comercial entre as naes da regio do Golfo Prsico e os negros de Sofala que inclua grande parte da costa norte e o centro da atual Moambique - somente atravs de muitos anos de pesquisa, principalmente da arqueologia, concluiu-se que os primeiros habitantes de Moambique foram os Khoisan em um perodo prhistrico, no incio da civilizao humana. Este povo, conhecido como povo San, deu origem a um novo povo chamado de "bosqumanos". Estes eram caadoresrecoletores, conhecidos tambm como homens dos bosques, que surgiram em um perodo a.C. e que vivem no sul da frica h pelo menos 100 mil anos.
Mas nao so o processo de hominizacao teve primeiramente lugar em Africa, como tambem e na regiao Austral, onde o homem moderno (Homo sapiens sapiens) se desenvolve em data anterior a sua expansao para o Proximo Oriente a partir de ha cerca de 100 000 anos. (MORAIS, et alii, 1989, p.4).

No entanto, so os povos Bantu (conjunto de grupos com uma cultura comum e uma linguagem similar. Esto na origem das etnias dominantes, os Yaos, os Macuas, os Angones, os Nyanjas, os Tongas, os Bitongas e os Muchopes que se distribuem por essa ordem do norte ao sul de Moambique), que nos sculos I a IV, chegaram Moambique atravs de grandes migraes, mais precisamente entre 200/300 d.C..

Figura 1. Indivduos de cinco diferentes naes da etnia bantu.

Possuam hbitos guerreiros, oriundos dos Grandes Lagos, e aps sua chegada, foraram a fuga dos povos primitivos (bosqumanos) para as regies mais pobres em recursos. Nesse processo de expanso pelo continente africano, mataram, expulsaram ou se fundiram s populaes nativas, que eram aparentadas aos povos de lnguas khoisan que habitam algumas regies do sul da frica, como a Nambia. Como resultado, o sul da frica quase inteiro fala, ainda hoje, idiomas bantos.

Praticavam religies tribais, onde grande nfase era dada no culto a seus antepassados. Eram agricultores e j conheciam a metalurgia do ferro, na qual os auxiliou principalmente no manuseio agrcola.
(...)mas uma delas tera possivelmente a ver com aspectos decorrentes dos notaveis progressos tcnicos introduzidos pela metalurgia do ferro e suas implicacoes ao nvel da producao, particularmente no dominio da agricultura. (MORAIS, et alii, 1989, p.8).

A base da economia dos Bantu era a agricultura, principalmente de cereais locais, como a mapira (sorgo) e a mexoeira; a olaria, tecelagem e metalurgia encontravam-se tambm desenvolvidas, mas naquela poca a manufatura destinava-se a suprir as necessidades familiares e o comrcio era efetuado por troca direta. Por essa razo, a estrutura social era bastante simples, baseada na "famlia alargada" (ou linhagem) qual era reconhecido um chefe. Os nomes destas linhagens nas lnguas locais so, entre outros: em eMakua, o "Nlocko", em ciYao, o "Liwele", em ciChewa, o "Pfuko" e em chiTsonga, o "Ndangu". Entre os sculos IX e XIII, comearam a fixar-se na costa oriental de frica populaes sem denominao, oriundas da regio do Golfo Prsico, que era naquele tempo um importante centro comercial. Estes povos fundaram entrepostos na costa africana, e muitos gegrafos daquela poca referiram-se a um ativo comrcio com as terras de Sofala", incluindo a troca de tecidos da ndia por ferro, ouro e outros metais. Para eles, Moambique era um forte meio extrativo de riquezas, por no possuir ningum que os impedisse, e assim fazer com que tivessem livre acesso. Assim, reconhece-se como o ferro era de total importncia, pois se acredita que as "aspas" de ferro em formato de X, com aproximadamente 30 cm de comprimento, e que fazem parte de inmeros achados arqueolgicos nesta regio , eram utilizadas como moeda. Mais tarde, aparentemente, esta "moeda" foi substituda por outra: usavam-se tubos de penas de aves cheias de ouro em p, denominados de meticais; nome este que deu origem atual moeda de Moambique. Com o crescimento demogrfico, novas invases e principalmente com a chegada dos mercadores, a estrutura poltica tornou-se mais complexa, com linhagens dominando outras e finalmente, formando-se verdadeiros estados na regio. Um dos mais importantes foi o primeiro estado do Zimbbue. Na regio do atual Zimbbue, surgiram palcios cercados por muralhas de pedra. Tais muralhas so atualmente chamadas pelos povos locais como Madzimbabwe. Este nome veio a influenciar a atual designao do Zimbbue e o nome pelo qual so conhecidas estas cidades de pedra: "grande Zimbbue". Tais cidades eram provavelmente habitadas por uma elite dirigente, que controlava todo um povo escravizado que se encontrava em torno dessas muralhas de pedra, que serviam para essa elite como uma forma de isolamento da massa trabalhadora.

(...)em Grande Zimbabwe, bem como na maior parte dos outros centros politicos contemporaneos do perodo mercantil arabe no Indico, as muralhas de pedra rodeando as habitacoes da familia real e dos dignitarios religiosos no poder separavam-nas simbolicamente do exterior. (MORAIS, et alii, 1989, p.17).

Esta elite controlava o comrcio de ouro, pedras preciosas, marfim e objetos de ferro desde o atual territrio sul-africano at o rio Zambeze e o litoral do Qunia, onde estes produtos eram trocados com mercadores rabes. Era um povo que falava a lngua banta chiShona. Seu pice foi entre 1250 e 1450. A partir desta poca, foram dominados por um povo invasor tambm de lngua chiShona, que fundou o imprio chamado Mwenemutapa. Alguns pesquisadores, no entanto, defendem que o nome Mwenemutapa j era utilizado para nomear o imprio da grande Zimbbue antes dessa invaso. A invaso e conquista do norte do planalto zimbabuano, pelas tropas de Mutota em 1440-1450, deu origem a um novo estado dominado pela dinastia dos Mwenemutapas. Estes invasores estabeleceram a sua capital num local prximo do rio Zambeze a Bacia do rio Zambeze a quarta maior de frica, com uma extenso de cerca de 2800 km, desde o nascente at a voz atravessando os seguintes pases: Angola, Repblica da Zmbia (nascente do rio Zambeze no Norte da Zmbia), Moambique (a voz do rio Zambeze no Oceano ndico - centro de Moambique; que trazia e ainda trs para a Repblica de Moambique: Ferro, Carvo, pedras preciosas e semipreciosas) , no norte da atual provncia moambicana de Manica. No sculo XVI, o Imprio dos Mwenemutapas tinha estendido o seu domnio a uma regio limitada pelo rio Zambeze, a norte, o Oceano ndico, a leste, o rio Limpopo a sul e chegando a sua influncia quase ao deserto do Kalahari a sudoeste.

Figura 2. Imagem que ilustra um trecho do Rio Zambeze.

As minas de ouro estavam principalmente localizadas no interior, e foram elas que determinaram a fixao na costa do Oceano ndico, primeiramente dos mercadores oriundos da regio do Golfo Prsico, ainda no sculo XII, como conseguinte pelos portugueses, no iniciar-se do sculo XVI.

Das könnte Ihnen auch gefallen