Sie sind auf Seite 1von 15

ANO C 17 DOMINGO DO TEMPO COMUM

Tema do 17 Domingo do Tempo Comum O tema fundamental que a liturgia nos convida a reflectir, neste domingo, o tema da orao. Ao colocar diante dos nossos olhos os exemplos de Abrao e de Jesus, a Palavra de Deus mostra-nos a importncia da orao e ensina-nos a atitude que os crentes devem assumir no seu dilogo com Deus. A primeira leitura sugere que a verdadeira orao um dilogo face a face, no qual o homem com humildade, reverncia, respeito, mas tambm com ousadia e confiana apresenta a Deus as suas inquietaes, as suas dvidas, os seus anseios e tenta perceber os projectos de Deus para o mundo e para os homens. O Evangelho senta-nos no banco da escola de orao de Jesus. Ensina que a orao do crente deve ser um dilogo confiante de uma criana com o seu pap. Com Jesus, o crente convidado a descobrir em Deus o Pai e a dialogar frequentemente com Ele acerca desse mundo novo que o Pai/Deus quer oferecer aos homens. A segunda leitura, sem aludir directamente ao tema da orao, convida a fazer de Cristo a referncia fundamental (neste contexto de reflexo sobre a orao, podemos dizer que Cristo tem de ser a referncia e o modelo do crente que reza: quer na frequncia com que se dirige ao Pai, quer na forma como dialoga com o Pai).

LEITURA I Gen 18,20-32 Leitura do Livro do Gnesis Naqueles dias, disse o Senhor: O clamor contra Sodoma e Gomorra to forte, o seu pecado to grave que Eu vou descer para verificar se o clamor que chegou at Mim corresponde inteiramente s suas obras. Se sim ou no, hei-de sab-lo. Os homens que tinham vindo residncia de Abrao dirigiram-se ento para Sodoma, enquanto o Senhor continuava junto de Abrao. Este aproximou-se e disse: Irs destruir o justo com o pecador?

Talvez haja cinquenta justos na cidade. Mat-los-s a todos? No perdoars a essa cidade, por causa dos cinquenta justos que nela residem? Longe de Ti fazer tal coisa: dar a morte ao justo e ao pecador, de modo que o justo e o pecador tenham a mesma sorte! Longe de Ti! O juiz de toda a terra no far justia? O Senhor respondeu-lhe: Se encontrar em Sodoma cinquenta justos, perdoarei a toda a cidade por causa deles. Abrao insistiu: Atrevo-me a falar ao meu Senhor, eu que no passo de p e cinza: talvez para cinquenta justos faltem cinco. Por causa de cinco, destruirs toda a cidade? O Senhor respondeu: No a destruirei se l encontrar quarenta e cinco justos. Abrao insistiu mais uma vez: Talvez no se encontrem nela mais de quarenta. O Senhor respondeu: No a destruirei em ateno a esses quarenta. Abrao disse ainda: Se o meu Senhor no levar a mal, falarei mais uma vez: talvez haja l trinta justos. O Senhor respondeu: No farei a destruio, se l encontrar esses trinta. Abrao insistiu novamente: Atrevo-me ainda a falar ao meu Senhor: talvez no se encontrem l mais de vinte justos. O Senhor respondeu: No destruirei a cidade em ateno a esses vinte. Abrao prosseguiu: Se o meu Senhor no levar a mal, falarei ainda esta vez: talvez l no se encontrem seno dez. O Senhor respondeu: Em ateno a esses dez, no destruirei a cidade.

AMBIENTE Este texto do Livro do Gnesis vem na sequncia da primeira leitura do passado domingo. Depois de terem deixado a tenda de Abrao, os trs personagens dirigiram-se para a cidade de Sodoma, a fim de constatar in loco o pecado dos habitantes da cidade. Abrao acompanhou os seus visitantes divinos durante algum tempo. O autor jahwista situa num lugar alto, a Este de Hebron de onde se avista Sodoma (cf. Gn 19,27) esse dilogo entre Abrao e Deus que o texto nos apresenta. Sodoma era uma cidade antiga, que se supe ter existido nas margens do Mar Morto, ao sul da pennsula de El-Lisan. De acordo com as lendas, foi uma das cidades destrudas (as outras teriam sido Gomorra, Adama, Seboim e Segor) por um cataclismo que ficou na memria do povo bblico. Alguns estudiosos modernos tm procurado uma explicao para a lenda na geologia da rea: a regio fica situada na falha do vale do Jordo, numa zona sujeita a terramotos e a actividades vulcnicas. Depsitos de betume e de petrleo tm sido descobertos nesta regio; e alguns escritores antigos atestam a presena de gases que, uma vez inflamados, poderiam causar uma terrvel destruio, do tipo relatado em Gn 19. Ter sido isso que aconteceu nessa zona? , provavelmente, essa recordao de um antigo cataclismo que, em tempos imemoriais, destruiu a rea, que originou a reflexo que esta leitura nos apresenta. Poder-se-ia pensar que um acontecimento pr-histrico muito remoto, cujos traos enigmticos eram ainda visveis no tempo de Abrao (como o so ainda hoje), tenha excitado a fantasia religiosa, no sentido de procurar as causas de uma to terrvel catstrofe. O dilogo que a primeira leitura de hoje nos prope um texto de transio que serve para ligar a lenda de Mambr com as lendas que relatam a destruio de Sodoma e das cidades vizinhas. Os autores jahwistas aproveitaram o ensejo para propor uma catequese sobre o peso que o justo e o pecador tm diante de Deus. MENSAGEM Deus prepara-se para iniciar a investigao, a fim de constatar da culpabilidade ou da no culpabilidade de Sodoma. precisamente a que o autor jahwista resolve inserir essa pergunta fundamental que o inquieta: que acontecer se essa investigao revelar a existncia na cidade de um pequeno grupo de justos? Deus vai castigar toda a comunidade? Ser que um punhado de justos vale tanto que, por amor deles, Deus esteja disposto a perdoar o castigo a uma multido de culpados? A ideia de que um punhado de justos possa salvar a cidade pecadora , em pleno sc. X a.C. (a poca do jahwista), uma ideia revolucionria. Para a mentalidade religiosa dos israelitas desta altura, todos os membros de uma

comunidade (famlia, cidade, nao) eram solidrios no bem e no mal; se algum falhasse, o castigo devia, invariavelmente, derramar-se sobre o grupo. No entanto, os catequistas jahwistas atrevem-se a sugerir que talvez a justia de uns tantos seja, para Deus, mais importante do que o pecado da maioria. Apesar de tudo, ainda estamos longe da perspectiva da retribuio e da responsabilidade individuais: essas ideias s sero consagradas pela catequese de Israel a partir do sc. VI a.C. (poca do exlio na Babilnia). O problema que Abrao procura resolver , portanto, se aos olhos de Deus um grupo de justos tem tal peso que, por amor deles, Deus esteja disposto a suspender o castigo que pesa sobre toda a colectividade. Os nmeros sucessivamente avanados por Abrao (em forma descendente, de 50 at 10) fazem parte do folclore do regateio oriental; mas servem, tambm, para pr em relevo a misericrdia e a justia de Deus: a descida at aos dez justos e as sucessivas manifestaes da vontade de Deus em suspender o castigo mostram que, nEle, a misericrdia maior do que vontade de castigar, que a vontade de salvar infinitamente maior do que a vontade de perder. Definida a questo fundamental que o jahwista quer abordar, detenhamo-nos agora um pouco na forma como se desenrola a conversa entre Abrao e Deus. um dilogo face a face no qual Abrao se apresenta com humildade, com respeito, pois sente-se p e cinza diante da omnipotncia de Deus. No entanto, medida que o dilogo avana e que Abrao se confronta com a benevolncia de Deus, vai surgindo a confiana. Abrao chega a ser importuno na sua insistncia e ousado no seu regateio. Recordando a Deus os seus compromissos, ele aparece como o intercessor, que consegue da misericrdia de Deus que um nmero insignificante de justos tenha mais peso do que um nmero muito elevado de culpados. possvel dialogar com Deus desta forma familiar, confiante, insistente, ousada? Certamente, pois o Deus de Abrao esse Deus que veio ao encontro do homem, que entrou na sua tenda, que Se sentou sua mesa, que estabeleceu com ele comunho, que realizou os sonhos desse homem que O acolheu, que aceitou partilhar com Ele os seus projectos. Um Deus que Se revela dessa forma um Deus com quem o homem pode dialogar, com amor e sem temor. ACTUALIZAO Considerar, para a reflexo, os seguintes dados: O dilogo entre Abrao e Deus a propsito de Sodoma confirma esse Deus da comunho, que vem ao encontro do homem, que entra na sua casa, que Se senta mesa com ele, que escuta os seus anseios e que lhes d resposta; e mostra, alm disso, um Deus cheio de bondade e de misericrdia, cuja vontade de salvar infinitamente maior do que a vontade de condenar. esse Deus prximo, cheio de amor, que quer vir ao nosso encontro e partilhar

a nossa vida que temos de encontrar: s ser possvel rezar, se antes tivermos descoberto este rosto de Deus. A orao de Abrao paradigmtica da orao do crente: um dilogo com Deus um dilogo humilde, reverente, respeitoso, mas tambm cheio de confiana, de ousadia e de esperana. No uma repetio de palavras ocas, gravadas e repetidas por um gravador ou um papagaio, mas um dilogo espontneo e sincero, no qual o crente se expe e coloca diante de Deus tudo aquilo que lhe enche o corao. A minha orao este dilogo espontneo, vivo, confiante com Deus, ou uma repetio fastidiosa de frmulas feitas, mastigadas pressa e sem significado?

SALMO RESPONSORIAL Salmo 137 (138) Refro: Quando Vos invoco, sempre me atendeis, Senhor. De todo o corao, Senhor, eu Vos dou graas, porque ouvistes as palavras da minha boca. Na presena dos Anjos hei-de cantar-Vos e adorar-Vos, voltando para o vosso templo santo. Hei-de louvar o vosso nome pela vossa bondade e fidelidade, porque exaltastes acima de tudo o vosso nome e a vossa promessa. Quando Vos invoquei, me respondestes, aumentastes a fortaleza da minha alma. O Senhor excelso e olha para o humilde, ao soberbo conhece-o de longe. No meio da tribulao Vs me conservais a vida, Vs me ajudais contra os meus inimigos. A vossa mo direita me salvar, o Senhor completar o que em meu auxlio comeou. Senhor, a vossa bondade eterna, no abandoneis a obra das vossas mos.

LEITURA II Col 2,12-14 Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Colossenses Irmos: Sepultados com Cristo no baptismo, tambm com Ele fostes ressuscitados pela f que tivestes no poder de Deus que O ressuscitou dos mortos. Quando estveis mortos nos vossos pecados e na incircunciso da vossa carne, Deus fez que voltsseis vida com Cristo e perdoou-nos todas as nossas faltas. Anulou o documento da nossa dvida, com as suas disposies contra ns; suprimiu-o, cravando-o na cruz. AMBIENTE Pela terceira semana consecutiva, temos como segunda leitura um trecho dessa Carta aos Colossenses em que Paulo defende a absoluta suficincia de Cristo para a salvao do homem. O texto que hoje nos proposto integra uma percopa em que Paulo polemiza contra os falsos doutores que confundiam os cristos de Colossos com exigncias acerca de anjos, de ritos e de prticas ascticas (cf. Col 2,4-3,4). Depois de exortar os Colossenses firmeza na f frente aos erros dos falsos doutores (cf. Col 2,4-8), Paulo afirma que Cristo basta, pois nEle que reside a plenitude da divindade; Ele a cabea de todo o principado e potestade e foi Ele que nos redimiu com a sua morte (cf. Col 2,9-15). MENSAGEM A questo fundamental , neste texto breve, a afirmao da supremacia de Cristo e da sua suficincia na salvao do crente. Pelo Baptismo, o crente aderiu a Cristo e identificou-se com Cristo; a vida de Cristo passou a circular nele: por isso, o crente revivificado por Cristo morreu para o pecado e nasceu para a vida nova do Homem Novo. Em Cristo encontramos, portanto, a vida em plenitude, sem que seja necessrio recorrer a mais nada (poderes anglicos, ritos, prticas) para ter acesso salvao. Para representar, de forma mais explcita, o que significa este morrer e ressuscitar, Paulo refere-se a um documento de dvida que a morte de Cristo teria anulado. Este documento em que se reconhece a nossa dvida para com Deus pode designar aqui, quer a Lei de Moiss (com as suas leis,

exigncias, prescries, impossveis de cumprir na totalidade e constituindo, portanto, um documento de acusao contra as falhas dos homens), quer o registo onde, de acordo com as tradies judaicas da poca, Deus inscreve as contas da humanidade (cf. Sal 139,16). De uma forma ou de outra, no interessa acentuar demasiado esta imagem do documento de dvida: ela , apenas, uma linguagem, utilizada para significar que Cristo anulou os nossos dbitos (no sentido em que o nosso egosmo e o nosso pecado morreram, no instante em que Ele nos libertou); e, atravs de Cristo, comeou para ns uma vida nova, liberta de tudo o que nos oprime, nos escraviza, nos rouba a felicidade, nos impede o acesso vida plena. ACTUALIZAO Para a reflexo e actualizao da Palavra, considerar os seguintes elementos: Mais uma vez, a Palavra de Deus afirma a absoluta centralidade de Cristo na nossa experincia crist. por Ele e apenas por Ele que o nosso pecado e o nosso egosmo so saneados e que temos acesso salvao quer dizer, vida nova do Homem Novo. nisto que reside o fundamental da nossa f e volta de Cristo (da sua vida feita doao, entrega, amor at morte) que se deve centralizar a nossa existncia de cristos. Ao denunciar a atitude dos Colossenses (mais preocupados com os poderes dos anjos e com certas prticas e ritos do que com Cristo), Paulo adverte-nos para no nos deixarmos afastar do essencial por aspectos secundrios. O critrio fundamental, no que diz respeito vivncia da nossa f, deve ser este: tudo o que contribui para nos levar at Cristo bom; tudo o que nos distrai de Cristo dispensvel. necessrio ter conscincia de que o Baptismo, identificando-nos com Jesus, constitui um ponto de partida para uma vida vivida ao jeito de Jesus, na doao, no servio, na entrega da vida por amor. este caminho que temos vindo a percorrer? A minha vida caminha, decisivamente, em direco ao Homem Novo, ou mantm-me fossilizado no homem velho do egosmo, do orgulho e do pecado?

ALELUIA Rom 8,15bc Aleluia. Aleluia. Recebestes o esprito de adopo filial; nele clamamos: Abba, Pai.

EVANGELHO Lc 11,1-13 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Lucas Naquele tempo, Estava Jesus em orao em certo lugar. Ao terminar, disse-Lhe um dos discpulos: Senhor, ensina-nos a orar, como Joo Baptista ensinou tambm os seus discpulos. Disse-lhes Jesus: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso reino; dai-nos em cada dia o po da nossa subsistncia; perdoai-nos os nossos pecados, porque tambm ns perdoamos a todo aquele que nos ofende; e no nos deixeis cair em tentao. Disse-lhes ainda: Se algum de vs tiver um amigo, poder ter de ir a sua casa meia-noite, para lhe dizer: Amigo, empresta-me trs pes, porque chegou de viagem um dos meus amigos e no tenho nada para lhe dar. Ele poder responder l de dentro: No me incomodes; a porta est fechada, eu e os meus filhos estamos deitados e no posso levantar-me para te dar os pes. Eu vos digo: Se ele no se levantar por ser amigo, ao menos, por causa da sua insistncia, levantar-se- para lhe dar tudo aquilo de que precisa. Tambm vos digo: Pedi e dar-se-vos-;

procurai e encontrareis; batei porta e abrir-se-vos-. Porque quem pede recebe; quem procura encontra e a quem bate porta, abrir-se-. Se um de vs for pai e um filho lhe pedir peixe, em vez de peixe dar-lhe- uma serpente? E se lhe pedir um ovo, dar-lhe- um escorpio? Se vs, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Cu dar o Esprito Santo queles que Lho pedem!. AMBIENTE Continuamos, ainda, nesse caminho de Jerusalm quer dizer, a percorrer esse caminho espiritual que prepara os discpulos para se assumirem, plenamente, como testemunhas do Reino. A catequese que, neste contexto, Jesus apresenta aos discpulos , hoje, sobre a forma de dialogar com Deus. Lucas o evangelista da orao de Jesus. Ele refere a orao de Jesus no Baptismo (cf. Lc 3,21), antes da eleio dos Doze (cf. Lc 6,12), antes do primeiro anncio da paixo (cf. Lc 9,18), no contexto da transfigurao (cf. Lc 9,28-29), aps o regresso dos discpulos da misso (cf. Lc 10,21), na ltima ceia (cf. Lc 22,32), no Getsemani (cf. Lc 22,40-46), na cruz (cf. Lc 23,34.46). Em geral, a orao o espao de encontro de Jesus com o Pai, o momento do discernimento do projecto do Pai. O texto que hoje nos proposto apresenta-nos Jesus a orar ao Pai e a ensinar aos discpulos como orar ao Pai. No se trata tanto de ensinar uma frmula fixa, que os discpulos devem repetir de memria, mas mais de propor um modelo. De resto, o Pai nosso conservado por Lucas um tanto diferente do Pai nosso conservado por Mateus (cf. Mt 6,9-13) o que pode explicar-se por tradies litrgicas distintas. A verso de Mateus condiz com um meio judeocristo, enquanto que a de Lucas mais breve e com menos embelezamentos litrgicos est mais prxima (provavelmente) da orao original. Nenhuma destas verses pretende, na realidade, reproduzir literalmente as palavras de Jesus, mas mostrar s comunidades crists qual a atitude que se deve assumir no dilogo com Deus. MENSAGEM Como que os discpulos devem, ento, rezar? Lucas refere-se a dois aspectos que devem ser considerados no dilogo com Deus. O primeiro diz respeito forma: deve ser um dilogo de um filho com o Pai; o segundo diz respeito ao

assunto: o dilogo incidir na realizao do plano do Pai, no advento do mundo novo. Tratar Deus como Pai no novidade nenhuma. No Antigo Testamento, Deus como um pai que manifesta amor e solicitude pelo seu Povo (cf. Os 11,1-9). No entanto, na boca de Jesus, a palavra Pai referida a Deus no usada em sentido simblico, mas em sentido real: para Jesus, Deus no como um pai, mas o Pai. A prpria linguagem com que Jesus Se dirige a Deus mostra isto: a expresso Pai usada por Jesus traduz o original aramaico abba (cf. Mc 14,36), tomada da maneira comum e familiar como as crianas chamavam o seu pap. Ao referir-se a Deus desta forma, Jesus manifesta a intimidade, o amor, a comunho de vida, que o ligam a Deus. No entanto, o aspecto mais surpreendente reside no facto de Jesus ter aconselhado os seus discpulos a tratarem a Deus da mesma forma, admitindoos comunho que existe entre Ele e Deus. Porque que os discpulos podem chamar Pai a Deus? Porque, ao identificarem-se com Jesus e ao acolherem as propostas de Jesus, eles estabelecem uma relao ntima com Deus (a mesma relao de comunho, de intimidade, de familiaridade que unem Jesus e o Pai). Tornam-se, portanto, filhos de Deus. Sentir-se filho desse Deus que Pai significa outra coisa: implica reconhecer a fraternidade que nos liga a uma imensa famlia de irmos. Dizer a Deus Pai implica sair do individualismo que aliena, superar as divises e destruir as barreiras que impedem de amar e de ser solidrios com os irmos, filhos do mesmo Pai. Desta forma, Cristo convida os discpulos a assumirem, na sua relao e no seu dilogo com Deus, a mesma atitude de Jesus: a atitude de uma criana que, com simplicidade, se entrega confiadamente nas mos do pai, acolhe naturalmente a sua ternura e o seu amor e aceita a proposta de intimidade e de comunho que essa relao pai/filho implica; convida, tambm, os discpulos a assumirem-se como irmos e a formarem uma verdadeira famlia, unida volta do amor e do cuidado do Pai. Definida a atitude, falta definir o assunto ou o tema da orao. Na perspectiva de Jesus, o dilogo do crente com Deus deve, sobretudo, abordar o tema do advento do Reino, do nascimento desse mundo novo que Deus nos quer oferecer. A referncia santificao do nome expressa o desejo de que Deus se manifeste como salvador aos olhos de todos os povos e o reconhecimento por parte dos homens, da justia e da bondade do projecto de Deus para o mundo; a referncia vinda do Reino expressa o desejo de que esse mundo novo que Jesus veio propor se torne uma realidade definitivamente presente na vida dos homens; a referncia ao po de cada dia expressa o desejo de que Deus no cesse de nos alimentar com a sua vida (na forma do po material e na forma do po espiritual); a referncia ao perdo dos pecados pede que a misericrdia de Deus no cesse de derramar-se sobre as

nossas infidelidades e que, a partir de ns, ela atinja tambm os outros irmos que falharam; a referncia tentao pede que Deus no nos deixe seduzir pelo apelo das felicidades ilusrias, mas que nos ajude a caminhar ao encontro da felicidade duradoura, da vida plena Duas parbolas finais completam o quadro. O acento da primeira (vers. 5-8) no deve ser posto tanto na insistncia do amigo importuno, mas mais na aco do amigo que satisfaz o pedido; o que Jesus pretende dizer : se os homens so capazes de escutar o apelo de um amigo importuno, ainda mais Deus atender gratuitamente aqueles que se Lhe dirigem. A segunda parbola (vers. 9-13) convida confiana em Deus: Ele conhece-nos bem e sabe do que necessitamos; em todas as circunstncias Ele derramar sobre ns o Esprito, que nos permitir enfrentar todas as situaes da vida com a fora de Deus. ACTUALIZAO Considerar, na reflexo, os seguintes desenvolvimentos: O Evangelho de Lucas sublinha o espao significativo que Jesus dava, na sua vida, ao dilogo com o Pai nomeadamente, antes de certos momentos determinantes, nos quais se tornava particularmente importante o cumprimento do projecto do Pai. Na minha vida, encontro espao para esse dilogo com o Pai? Na orao, procuro sentir o pulso de Deus a propsito dos acontecimentos com que me deparo, de forma a conhecer o seu projecto para mim, para a Igreja e para o mundo? A forma como Jesus Se dirige a Deus mostra a existncia de uma relao de intimidade, de amor, de confiana, de comunho entre Ele e o Pai (de tal forma que Jesus chama a Deus pap); e Ele convida os seus discpulos a assumirem uma atitude semelhante quando se dirigem a Deus essa a atitude que eu assumo na minha relao com Deus? Ele o pap a quem amo, a quem confio, a quem recorro, com quem partilho a vida, ou o Deus distante, inacessvel, indiferente? A minha orao uma orao egosta, de pedinchice ou , antes de mais, um encontro, um dilogo, no qual me esforo para escutar Deus, por estar em comunho com Ele, por perceber os seus projectos e acolh-los? A minha orao uma negociata entre dois parceiros comerciais (doute isto, se me deres aquilo) ou um encontro com um amigo de quem preciso, a quem amo e com quem partilho as preocupaes, os sonhos e as esperanas?

ALGUMAS SUGESTES PRTICAS PARA O 17 DOMINGO DO TEMPO COMUM (adaptadas de Signes daujourdhui) 1. A PALAVRA MEDITADA AO LONGO DA SEMANA. Ao longo dos dias da semana anterior ao 17 Domingo do Tempo Comum, procurar meditar a Palavra de Deus deste domingo. Medit-la pessoalmente, uma leitura em cada dia, por exemplo Escolher um dia da semana para a meditao comunitria da Palavra: num grupo da parquia, num grupo de padres, num grupo de movimentos eclesiais, numa comunidade religiosa Aproveitar, sobretudo, a semana para viver em pleno a Palavra de Deus. 2. RECORDAR OS LUGARES DE ORAO. Este domingo da orao pode ser ocasio para recordar os lugares de orao da parquia (igreja, capela), dalgum santurio prximo, dalguns lugares que so destino de frias Pode-se colocar essas indicaes entrada da igreja, precisando os lugares, horrios e todas as informaes teis. De qualquer modo, para alm do lugar de culto, bom recordar que o grande espao de orao o corao da prpria pessoa, aberto a Deus, e a nossa casa-famlia. 3. O LIVRO DAS INTENES DE ORAO. Pode-se colocar um livro entrada da igreja, para quem quiser escrever uma inteno de orao. Todas essas oraes (ou apenas algumas) podem ser proclamadas no momento da orao universal. 4. ORAO NA LECTIO DIVINA. Na meditao da Palavra de Deus (lectio divina), pode-se prolongar o acolhimento das leituras com a orao. No final da primeira leitura: Deus de bondade, ns Te damos graas pelo teu Filho Jesus; inocente, aceitou morrer pelos pecadores. Como grande o clamor que sobe de todas as regies atingidas pelos cataclismos, os da natureza divina e os de origem humana. Ilumina-nos sobre as formas de socorrer as vtimas. No final da segunda leitura: Deus da vida e da ressurreio, ns Te damos graas pelo nosso baptismo. Estvamos votados morte e Tu nos deste a vida, perdoaste os pecados da humanidade e apagaste os nossos. Ns Te pedimos pelos jovens e os adultos que se preparam para o baptismo e por aqueles que reencontram a f, aps perodos de abandono. Mantm-nos no caminho de converso.

No final do Evangelho: Pai Nosso, ns Te damos graas pela orao, porque Jesus teu Filho ensinou-nos a procurar-Te, a bater tua porta, a pedir-Te o po e a falar-Te directamente e com confiana, como filhos a seu Pai. Ns Te pedimos: que o teu nome seja santificado, que venha a ns o teu reino, d-nos o teu po de vida, perdoa, d-nos o teu Esprito Santo. 5. BILHETE DE EVANGELHO. Ns no pedimos a mesma coisa a um pai, a um filho, a um amigo, a um vizinho, ao chefe da empresa. A orao dirige-se a Deus que chamamos Pai (Abba em arameu, palavra cuja melhor traduo seria Paizinho querido). No se trata de pedir qualquer coisa sem mais ao nosso Pai. Jesus indica-nos os objectos do nosso pedido. Primeiro, que Deus seja reconhecido como Deus e que o seu projecto de amor sobre o mundo seja posto em aco. Em seguida, pedimos-lhe aquilo que vital para ns: o alimento para viver, o perdo para amar, a liberdade para permanecer de p. Eis os pedidos essenciais. Ento, no hesitemos em insistir de todos os modos: se Lhe pedimos isso, Ele no pode ficar surdo. 6. ESCUTA DA PALAVRA. O Pai Nosso a nica orao que Jesus ensinou aos seus discpulos. tambm a prpria orao de Jesus. Senhor, ensina-nos a orar. Como ensinar os outros a rezar, se ns prprios no rezamos? Jesus foi buscar sua experincia a orao que deu aos seus discpulos. Assim, dizemos palavras que o prprio Jesus diz connosco. A sua orao e a nossa orao so uma nica e mesma splica. Jesus est sempre vivo para interceder em nosso favor. Cada dia, Jesus reza connosco a seu Pai e nosso Pai. Hoje, coloca-se o acento numa orao de louvor e aco de graas. A orao de pedido no to valorizada. Porm, a orao que Jesus ensina aos seus discpulos , antes de mais, uma orao de pedido. O verbo pedir aparece seis vezes na passagem de hoje (ver no Evangelho). A experincia parece dizer que os nossos pedidos no so atendidos. Mas Jesus d-nos uma chave de leitura: o Esprito Santo que o Pai nos quer dar, o Amor infinito. Trata-se, portanto, de pedir, antes de mais, que este Amor infinito nos modele cada vez mais profundamente, para que aprendamos a ver como Deus nos v, a amar como Ele nos ama. Ora, entrar numa aventura de amor exige pacincia, e tambm renncia a ns mesmos para nos abrirmos cada vez mais ao outro. Na realidade, a est todo o sentido da nossa vida. Ns somos muitas vezes impacientes, ficamos no imediato, na superfcie das coisas. Deus olha o corao, vai alm das aparncias, numa confiana total. Caminho exigente, este que nos conduzir para alm de ns prprios, at Casa do Nosso Pai.

7. ORAO EUCARSTICA. Pode-se escolher a Orao Eucarstica I para a Reconciliao. Ela recorda, de maneira significativa, a intercesso e a mediao de Cristo, de que fala a primeira leitura. 8. PALAVRA PARA O CAMINHO Como se fosse a primeira vez Como os discpulos, coloquemo-nos sem cessar na escola de Jesus para rezar. Reaprender dEle o sentido e a fora das palavras que Ele nos deixou. Rediz-las, sabore-las e deixar que elas nos transformem Nesta semana, procuremos rez-las como se fizssemos uma primeira descoberta recebendo-as da prpria boca de Jesus. Rezar o Pai Nosso como se fosse a primeira vez

UNIDOS PELA PALAVRA DE DEUS PROPOSTA PARA ESCUTAR, PARTILHAR, VIVER E ANUNCIAR A PALAVRA NAS COMUNIDADES DEHONIANAS Grupo Dinamizador: P. Joaquim Garrido, P. Manuel Barbosa, P. Jos Ornelas Carvalho Provncia Portuguesa dos Sacerdotes do Corao de Jesus (Dehonianos) Rua Cidade de Tete, 10 1800-129 LISBOA Portugal Tel. 218540900 Fax: 218540909 portugal@dehnianos.org www.dehonianos.org

Das könnte Ihnen auch gefallen