Sie sind auf Seite 1von 6

David Hume e o pensamento ctico na religio

A origem do ceticismo remonta ao sculo 3 antes de Cristo, na Grcia. De l para c, o pensamento ctico influenciou diversos filsofos. Um dos mais notveis e fervorosos defensores desse tipo de conceito foi o escocs David Hume (1711-1776).

Por Matheus Moura*

David Hume conhecido como o mais influente pensador iluminista escocs. Dentre as diversas teorias desenvolvidas por ele ao longo de sua vida, notvel pelo radicalismo ctico tendo como preceito o empirismo. Isto , a experincia prtica como norte para a concluso e entendimento do cotidiano e comportamento humano. Justamente por meio da dvida aliada ao exerccio prtico, Hume colocou em xeque conceitos como religiosidade, Deus, e, at mesmo, coisas triviais da vida como a prpria existncia e o querer. Na poca, esse tipo de postura no passou em branco pela sociedade, gerando problemas para o filsofo. Em 1744, houve uma ocasio em que Hume perdeu a oportunidade de ser professor de tica, na Universidade de Edimburgo, por ter sido acusado de atesmo e heresia - acusaes bastante srias num perodo ps-inquisio.

No entanto, o filsofo e crtico religioso, no passado, havia sido um fervoroso devoto. Hume era o filho mais novo de uma famlia modesta. O pai, Joseph Hume, era um pequeno proprietrio de terra, em razo de seu falecimento, a propriedade foi passada ao filho mais velho. Na infncia e parte da adolescncia, Hume frequentava a igreja local da Esccia, regida por seu tio. Durante esse perodo, ele estudou um popular manual religioso calvinista chamado The Whole Duty of Man. Com base nesses estudos iniciais, passou a questionar a noo do divino, formando assim, o embrio do inconformismo religioso, o qual carregou consigo durante toda a vida. Desse furor indagador, Hume desenvolveu escritos, como Histria Natural da Religio e Dilogos sobre a Religio Natural, alm de artigos, originalmente suprimidos por influncia do editor Andrew Millar (1707-1768) - em vista da polmica que iriam suscitar -, como Do Suicdio e da Imortalidade da Alma. Esses dois ensaios foram originalmente escritos para figurar numa coletnea de ensaios chamada Cinco Dissertaes. Com a substituio por um ensaio menos ofensivo intitulado, ironicamente, de Do Padro do Gosto, o livro passou-se a chamar Quatro Dissertaes e foi publicado em 1757.

"David Hume est morto! Nunca os pilares da ortodoxia foram to excessivamente abalados, como eles o so agora, por este evento". Samuel Jackson Pratt (1749-1814), no livro Apology for the Life of David Hume (1777

Por Matheus Moura*

Estigma

A questo do ceticismo de Hume marcou profundamente sua obra e a maneira como foi percebida por seus contemporneos. Na

Molstia que lhe tomou a vida

No se sabe ao certo qual doena afligiu Hume na poca de sua morte. No entanto, sabe-se que foi alguma disfuno intestinal, uma vez que ele mesmo relata isso na autobiografia. Alguns autores levantam a hiptese de ter sido cncer.
na ptica ctica.

autobiografia, intitulada Minha Prpria Vida(1776), escrita j em meio

molstia que lhe tomou a vida

, Hume

descreve como o Tratado da Natureza Humana (seu primeiro escrito publicado em duas partes entre 1739 e 1740) foi mal visto ao dizer

que "ele j saiu natimorto da grfica, sem sequer alcanar o mrito de provocar um murmrio entre os

zelotes

". No bastasse

o pouco interesse do pblico pelo Tratado, aqueles que se colocaram a resenhlo fizeram-no com sarcasmo e desdm. No entanto, com o passar dos anos, o filsofo reviu o Tratado, dando-o novo flego literrio, o que o levou a ratificar seu desgosto, ao notar que, antes do contedo, era principalmente a forma que no havia cado no gosto popular. Na referida obra, Hume aborda questes como tempo, espao, objetos externos, causalidade, paixes, a liberdade da vontade e moralidade, tudo, na maioria das vezes, com base

Zelotes

Do dicionrio Aulete Digital (www.auletedigital.com.br): 1) Membro de um partido nacionalista judeu, que na poca de Jesus se opunha ocupao da Judeia pelo Imprio Romano. 2) Pessoa que simula um comportamento zeloso. 3) Pessoa que finge ser religiosa. 4) Que finge ter zelos ou ser religioso.

Como notou o prprio Hume, "sendo naturalmente alegre e de temperamento esperanoso", deu continuidade aos seus estudos e, em 1742, publicou a primeira parte dos Ensaios: Morais, Polticos e Literrios. Por ter mudado um pouco o estilo, escrevendo de forma popular, os Ensaios foram mais bem aceitos pelo pblico do que o Tratado. Poucos anos mais tarde, em 1745, aps ser recusado da cadeira de professor de tica na Universidade de Edimburgo, passaram a circular pelo meio literrio/acadmico panfletos com forte teor opositor aos escritos de Hume, principalmente no que se referia ao contedo do Tratado. O ttulo desse artigo A Letter from a Gentleman (Carta para um Cavalheiro) e o autor do ataque foi o clrigo Willian Wishart - que no coincidentemente era o reitor da Universidade de Edimburgo na poca da recusa de Hume ao cargo de professor. Apesar de no ter o costume de responder a crticas, Hume escreveu a rplica Carta de um Cavalheiro a seu Amigo em Edimburgo. Nela, o filsofo refuta todos os pontos levantados por Wishart. Aps a decepo de no ter conseguido o cargo, Hume recebe o convite do Marqus de Annadale para viver na Inglaterra. No pas, passou um ano at receber outro convite, desta vez do General St. Clair para servir como secretrio durante uma expedio ao Canad, mas que acabou tendo como rumo a costa da Frana. Passado esse perodo, o General chamou- o mais uma vez para servi-lo e Hume o fez, agora em Viena e Turin. Como o filsofo diz, foram dois anos de interrupo intelectual, mas que serviram como a base de sua estabilizao financeira, dando subsdios para que, mais tarde, ele se dedicasse com afinco ao desenvolvimento acadmico. Em 1751, publicou a Investigao sobre os Princpios Morais, sendo este uma adaptao do Livro III do Tratado, com texto reformulado e novos captulos antes ausentes. Da Investigao, nasceu o conceito original da noo de moral sem se prender aos preceitos cristos que, mesmo no sendo o foco do texto, foi uma forma indireta de atacar a religio. Em virtude dessa singularidade, na maneira de abordar a moral a partir da perspectiva humana e utilitria, Hume conhecido como um dos precursores da Teoria Moral da Utilidade.

Ainda em 1751, publicou os Discursos Polticos, obra que influenciou diretamente diversos pensadores, entre eles,

Adam Smith

Por Matheus Moura*

Tentado a ser mais uma vez docente, porm na Universidade de Glasgow, na Esccia, em 1752, submete-se a outra seleo e, como anteriormente, no aceito. Antes mesmo de bater a decepo, foi escolhido pela Faculdade dos Advogados para exercer a funo de bibliotecrio. Apesar de mal remunerado, Hume, como diz, tinha sob o comando uma grande biblioteca. Dessa forma, com tempo e referncias, ele se ps a desenvolver o que viria ser o livro Histria da Inglaterra, dividido em seis volumes, publicado entre 1754 e 1762 e com abordagem da histria inglesa de Jlio Csar (55 a.C.) at a Revoluo Gloriosa (1688). Se antes a polmica que permeava os textos do autor era centrada totalmente no carter ctico de sua abordagem, desta vez foi a escolha de um personagem histrico e como o tratou que gerou desconforto entre seus crticos e leitores. No caso, foi como tratou o reinado de Carlos I. O prprio Hume, em sua autobiografia, comenta a m repercusso do primeiro livro da Histria, dizendo: "Fui assaltado por um clamor de reprovao, desaprovao, e mesmo abominao; ingleses, escoceses, irlandeses, liberais e conservadores, eclesisticos e sectrios, livres-pensadores e religiosos, patriotas e cortesos, unidos em seu dio contra o homem que ousou derramar uma generosa lgrima pelo destino de Carlos I e o Conde de Strafford". Alm disso, h claras passagens no texto de Histria da Inglaterra que, direta ou indiretamente, atacam o cristianismo. Esses ataques, em especial, motivaram uma tese de refutao ao livro, escrita por Daniel MacQueen, em singelas 300 pginas. Tamanho esforo de MacQueem surtiu efeito e Hume, nas edies posteriores deHistria, retirou as partes por demais diretas e ofensivas religio. O filsofo, pouco depois, publica suas principais obras contra o pensamento religioso: Histria Natural da Religio eDilogos sobre a Religio Natural. O primeiro no obteve muita sorte e quase foi largado escurido. Se no fosse um panfleto, assinado por Dr. Hurd, contra a Histria Natural, a decepo de Hume teria sido maior. Na referida auto-biografia, o autor chega a demonstrar apreo pela provocao ao escrever: "Este panfleto consolou-me um pouco acerca da repercusso de minha apresentao que, se no fosse por ele, teria sido nula".

Por Matheus Moura*

Adam Smith

Adam Smith (1723-1790), famoso economista e filsofo escocs, considerado o mais importante terico do liberalismo econmico. Sua obra mais famosa Uma investigao sobre a natureza e a causa da riqueza das naes, a qual at hoje tida como atual e usada por economistas.

Escritos Religiosos Antes da Histria Natural da Religio, Hume j havia ensaiado contra a crena religiosa nos captulos Dos Milagres e De uma Providncia Particular e de um Estado Futuro, publicados na Investigao sobre o Entendimento Humano. No primeiro artigo, ele trata exclusivamente da questo da validade dos milagres trabalhando a inveracidade dessa manifestao de cunho religioso, argumentando ser ela uma contraveno do natural. Assim, diz Hume, o sbio deve refutar toda e qualquer manifestao de apoio ao milagre uma vez que este vai contra as foras imutveis da natureza. Outro ponto discorrido pelo filsofo quanto validao do relato do milagre. Sendo este uma subverso da natureza, sua descrio acaba por no incorrer em mrito, uma vez que contrape a experincia prtica - o empirismo. dos milagres baseada nos interesses e anlise de carter dos que anunciam milagres. Para o filsofo, os indivduos que testemunham milagres no so ntegros; alm de as pessoas serem, em geral, propensas ao sensacional e, por isso, a acreditar em relatos extraordinrios; e, povos "brbaros" costumam relatar com abundncia a ocorrncia de milagres - para um iluminista, isso j seria motivo suficiente para demonstrar o quo irracional crer em milagres. Assim, conclui Hume, a crena nos milagres baseada em f e no na racionalidade e na experincia prtica das leis naturais. J no artigo De uma Providncia Particular e de um Estado Futuro, o filsofo d continuidade s crticas iniciadas em Dos Milagres, mas com uma abordagem diferenciada. Como era comum durante o Iluminismo, vrios pensadores usaram de artimanha para poder expressar suas ideias sem levantar por demais crticas ao prprio ponto de vista. Dessa forma, Hume escreve o artigo como um dilogo fictcio entre duas personagens. Nesse dilogo, so expostos trs argumentos fundamentais que refutam as principais "provas" da existncia de Deus: 1) Toda a noo do divino tem como base o percebido na natureza, sendo a natureza imperfeita, Deus (seu criador), por consequncia, no pode ser perfeito; 2) A noo de justia divina passa a ser regida pela imperfeio de algo baseado no imperfeito, portanto no pode ser justa; 3) Em razo da singularidade da natureza, impossvel compar- la com algo subjetivo como Deus. No livro Histria Natural da Religio, o autor vai contra o argumento de que a evoluo do homem - enquanto sociedade - s se deu em decorrncia da unidade de Deus. Alguns crticos de Hume, como William Adams (1706-1789), Mestre de Pembroke College, em Oxford (Inglaterra), dizia que a sofisticao judia ocorreu por conta da interferncia direta de Deus. Hume contrape esse argumento ao dizer que, antes de uma interveno divina, a prpria natureza humana foi a base do desenvolvimento social.

OBRAS DE DAVID HME: Tratado da Natureza Humana (1739-1740) Investigao sobre o Entendimento Humano (1748) Ensaios: Morais, Polticos e Literrios (1741-1742) Investigao sobre os Princpios da Moral (1751) Discursos Polticos (1752) A Histria da Gr-Bretanha (1754-1762) Histria Natural da Religio (1757) Dilogos sobre a Religio Natural (pstumo)

Para isso, ele dividiu a Histria Natural em trs principais tpicos: a defesa de que foi o politesmo, e no o monotesmo, a verdadeira religio natural do homem, sendo o monotesmo uma "evoluo" social. Ao expor essa ideia, Hume foi o primeiro pensador a levantar a hiptese do politesmo como religio original. O segundo tpico discutido por ele a motivao dos indivduos para a crena. Hume, ento, parte de uma anlise psicolgica traando como caractersticas fundamentais do homem: a crena, os instintos naturais de medo e a tendncia para adular - ao contrrio do pregado por instituies religiosas ao colocar o crer como racional. Por fim, o filsofo mostra o quo insensato crer. Para ruir com o cristianismo, Hume traa paralelos entre o monotesmo e politesmo correlacionando-os para justificar o porqu no se deve crer, uma vez que ambos so semelhantes, apesar de um

contestar o outro. Visto como o escrito mais importante deixado pelo pensador, Dilogos sobre a Religio Natural foi publicado postumamente e tambm utiliza o artifcio de ser contado em forma de embate ideolgico. Nesse escrito, h trs personagens principais: dois deles que defendem o ponto de vista religioso, Cleantes e Demea, e o contraponto ctico, tido como o porta-voz de Hume na obra, Filo. A partir deles, so tratados dois temas principais: a existncia de Deus e a essncia da Divindade. Cleantes defende o ponto de vista do desgnio, o qual trata da existncia divina com base no argumento a posteriori, ou seja, de que a ao e a inteligncia humanas se assemelham a tais caractersticas divinas. Para isso, Cleantes usa o exemplo de que o mundo uma grande mquina que tem em seu interior outras mquinas menores e assim por diante, infinitamente, ligando- se umas as outras de modo perfeito. Por analogia, estariam essas mquinas prximas s criadas pelo prprio homem, dando carter a este de possuidor de um esprito similar ao Divino, dadas as devidas propores.

Por sua vez, Demea argumenta de maneira a priori ou antirracionalista, isto , a personagem defende o ponto de vista de um ser Divino superior, criador de tudo e inquestionvel. Dessa forma, o crer e a religiosidade, para Demea, so frutos exclusivamente da f. Essa posio fica explcita na passagem em que diz "criaturas finitas, dbeis e cegas que somos, devemos humilhar-nos diante de sua augusta presena e, conscientes de nossas falhas, adorar em silncio suas infinitas perfeies, que os olhos no podem ver nem os ouvidos escutar e que ao corao humano no dado conceber" (HUME. 1992, p.28). Filo contesta ambos os argumentos. Diretamente, quanto ao exemplo das mquinas, dado por Cleantes, ele diz que, ao contrrio da experincia vivida por cada indivduo ao ver (ou ter a oportunidade de ver) uma mquina sendo construda, ningum viu ou ver a construo de um mundo/universo. J com relao ao ponto de vista de Demea, Filo argumenta: no h como apontar que o Divino seja inteiramente bom ou propenso a ordem, pois em razo da infinitude do universo, ele pode ser ordenado aqui e catico em outro lugar. Nos textos suprimidos, Do Suicdio e Da Imortalidade da Alma - publicados postumamente -, Hume continua a argumentar contra os preceitos religiosos ao defender a independncia do homem perante a crena. No artigo Do Suicdio, o mote validar o suicdio mostrando que ele no vai de encontro s vontades divinas, nem com a natureza humana. J no Da Imortalidade da Alma, a questo desmentir a validao da imortalidade da alma.

(1711-1776).

Por Matheus Moura*

ATEUS NA FILOSOFIA

A histria do pensamento ateu bastante difusa e, por isso, nada concentrada em um nico indivduo ou lugar. No entanto, como muitos dos conceitos ocidentais, o primeiro relato de um pensador ateu ocorre na Grcia Antiga, no sculo 4 antes de Cristo. Tanto o que a origem da prpria palavra derivada do grego antigo, sendo o adjetivo atheosformado pelo prefixo a, dando o significado de "ausncia". O radical "teu", derivado do grego thes, significa "deus". Assim, a soma do prefixo com o radical resulta no sentido de "sem deus".

EPICURO Na Grcia, quem difundiu as ideias da ausncia de Deus foi o filsofo nascido na ilha de Samos em 341 a.C., Epicuro. Mesmo no sendo propriamente um ateu, Epicuro levantou a questo de que os deuses nada mais so do que simples analogias das qualidades humanas. Durante seus estudos, Epicuro indagou a relao das pessoas

com os deuses do Olimpo as pessoas

, pois, para ele, se os deuses existissem, eles teriam mais com o que se preocupar em vez de criarem mtodos de sofrimento para

CARNADES Influenciado pelo epicurismo, o filsofo Carnades, de Cirene (214-129 a.C.) chegou a dizer abertamente em pblico que os deuses no existiam. Na ocasio, Carnades estava em Roma, enviado com mais dois outros filsofos para representar Atenas na cidade. A declarao do pensador foi durante uma conferncia no Senado romano e considerada a primeira manifestao pblica de atesmo por um filsofo.

APS DOMNIO CRISTO Com o crescimento da doutrina crist pelo mundo ocidental e a estatizao da religio, durante muitos anos, ser ateu era considerado uma ofensa. Conforme a Igreja Catlica foi se constituindo, mais e mais perigoso tornou-se o fato de ser ateu, chegando ao patamar de transformar-se numa acusao. Muitas das vezes, apenas ser mencionado por algum, ou mesmo cogitado, j era o bastante para o dito herege ser condenado fogueira. Devido ao perigo de ser ateu, no possvel precisar quantos ou mesmo quem era ateu at a chegada do Iluminismo, no sculo 18.

DIDEROT O filsofo Denis Diderot (1713- 1784) um dos mais ferrenhos crticos franceses da religio, autor, dentre vrios, do livro A Religiosa. Nessa obra, Diderot ataca diretamente a Igreja Catlica e as prticas eclesisticas. Alm disso, em A Religiosa, o autor denuncia vrios abusos cometidos pela Igreja - que, na poca, detinha um poder quase inquestionvel perante a populao europeia como um todo. clebre a frase em que Diderot diz: "O homem s ser livre quando o ltimo dspota for estrangulado com as entranhas do ltimo padre".

Laica ou Laicismo O laicismo uma doutrina fi losfi ca que defende e Da mitologia grega, Monte promove a separao do Estado das igrejas e Olimpo a morada dos doze comunidades religiosas. Por consequncia, prima pela deuses do Olimpo, os neutralidade do Estado nos assuntos que lhe dizem principais deuses do panteo respeito. No deve ser confundida com o atesmo de grego. Os gregos acreditavam Estado. O Brasil, por exemplo, um Estado laico. Os que no Olimpo havia uma valores principais do laicismo so: liberdade de manso de cristais onde os conscincia, igualdade entre cidados em matria deuses habitavam. religiosa e origem humana e democraticamente Semelhante ao paraso. estabelecida das leis do Estado. Olimpo

SCULO 19

FEUERBACH Nesse perodo, houve uma grande proliferao dos ateus no meio intelectual, principalmente na Europa. Tido como o principal filsofo moderno ateu e um de seus mais notveis difusores, o alemo Ludwig Feuerbach (1804-1872) chegou a influenciar o mais conhecido pensador ateu: Karl Marx. As ideias de Feuerbach tm como norte de que Deus a projeo do desejo de perfeio do homem. Assim, Deus nada mais seria do que o prprio homem evoludo dentro de uma concepo divina. Na obra mais famosa do autor, A Essncia do Cristianismo, Feuerbach diz que o pensamento teolgico, na verdade, o desenvolvimento de um raciocnio em que "o homem cria Deus sua imagem e semelhana".

MARX Contemporneo de Feuerbach, e tambm alemo, Karl Marx (1818-1883) exprimiu com clareza a tendncia ateia no livro Uma Contribuio Crtica da Filosofia do Direito de Hegel, de 1844. Na obra, Marx exps ideias anticlericais e antitestas, influenciando uma srie de pensadores modernos ao ter, em uma das caractersticas, a declarao explcita do atesmo como conscincia individual. Todas as revolues marxistas, como na URSS ou penna China, tiveram como marca a perseguio religiosa. Em razo dessas perseguies, mortes e prises, at hoje se relaciona o comunismo marxista intolerncia religiosa.

NIETZSCHE Ainda na Alemanha do sculo 19, outro influente pensador ateu Friedrich Nietzsche (1844- 1900). Nascido no ano de publicao do livro de Marx, Uma Contribuio Crtica da Filosofia do Direito de Hegel, no antitesmo, Nietzsche conhecido pela famosa frase: "Deus est Morto", alm do questionamento: "Seria o homem um erro de Deus ou Deus um erro do homem?", feito no polmico livro O Anticristo, em que Nietzsche ainda proclama que o nico cristo morreu na cruz. No caso, isso seria uma crtica origem do cristianismo, pois, para Nietzsche, o fundador do cristianismo no foi Jesus, mas Paulo de Tarso, que teria deturpado os ensinamentos de Cristo a partir de suas prprias interpretaes.

SCULO 20

SARTRE Conhecido pela vertente filosfica existencialista, Jean Paul Sartre (1904-1980) um dos mais notrios pensadores do sculo 20. Influenciado pelo marxismo, Sartre desenvolveu uma dialtica que explana vrias razes para a inexistncia de Deus. Em decorrncia da defesa do existencialismo ateu, suas obras foram at mesmo

includas na lista de livros proibidos pelo Vaticano. O existencialismo sartreano reconhece a moral

laica

em que os valores humanos existam sem a

necessidade do divino. Considera a moral uma conscincia de responsabilidade do prprio indivduo, no o medo da punio divina pelo erro.

SAM HARRIS Dos pensadores ateus contemporneos, um dos mais proeminentes o estadunidense Sam Harris (1967-). Graduado em Filosofia, recebeu o ttulo de doutor em neurocincia em 2009. O pensamento de Harris se baseia em pontos tanto ideolgicos como fsicos para demonstrar a "farsa das religies", sendo esse o mote do doutorado em neurocincia. Durante os anos de estudo, Harris utilizou imagens de ressonncia magntica para conduzir pesquisas de base neurolgica a respeito das crenas, descrenas e incertezas. Harris escreveu dois livros, que logo se tornaram best-sellers, a respeito de atesmo: A Morte da F (2004) e Carta a uma Nao Crist (2006). "farsa das religies", sendo esse o mote do doutorado em imagens de ressonncia magntica para conduzir pesqui- A Morte da F

*Matheus Moura jornalista

Das könnte Ihnen auch gefallen