Sie sind auf Seite 1von 12

UNIIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA BIOQUMICA

REAES QUMICAS DE IDENTIFICAO DE AMINOCIDOS E PROTINAS

ARACAJU-SE Fevereiro - 2013

REAES QUMICAS DE IDENTIFICAO DE AMINOCIDOS E PROTINAS

BARBARA LUANA BARBOSA DE ALMEIDA DANILO RODRIGUES ANDRADE LORENA SANTOS MOURA LUCIANO FONTES RIBEIRO MATHEUS ALEXANDRE STNIA DAYNARA RODRIGUES SANTOS

ARACAJU-SE Fevereiro -2013

1- OBJETIVOS

Objetivo Geral Identificar Aminocidos e Protenas.

Objetivos Especficos

Avaliar todo o processo de identificao de aminocidos e protenas; Aprender a forma correta de identificao dos aminocidos e protenas; Conhecer os conceitos de identificao dos aminocidos e protenas.

2- INTRODUO

As protenas so biomolculas muito ricas nos seres vivos, onde a sua funo essencial no processo biolgico. Elas podem ser encontradas em todas as clulas vivas representadas. As mesmas se diferenciam umas das outras, pela ordem dos aminocidos, tipos de aminocidos e nmeros dos aminocidos. Os Aminocidos possuem um tomo de carbono central, onde h ligaes covalentes com um grupo amina primria (+NH3), um grupo carboxlico (-COO), um tomo de hidrognio (H) e uma cadeia lateral ( R ). no radical da estrutura do aminocido que diferenciado a sua funo.

3- MATRIAS E MTODOS
3.1 Materiais

Os materiais utilizados para a realizao da aula prtica foram: Pipeta graduada e volumtrica, pera, bquer, tubo de ensaio, gua destilada, reagente de biureto, soluo de ovoalbumina, soluo de cido ntrico, acido de Hidrxido de sdio e Sakaguchi.
3.2 Mtodos utilizados para identificao de aminocidos e protenas.

Na aula prtica, observou atravs das instrues do professor, alguns materiais para o manuseio de protenas e aminocidos atravs de identificao, com reagente de biureto e solues de ovoalbumina, cido ntrico, hidrxido de sdio e naftol. 3.3 Mtodos utilizados para tcnicas de identificao de aminocidos e
protenas.

Utilizamos quatro tubos de ensaio, logo abaixo: Tubo A e B: Foram pipetados 2 ml de soluo de ovoalbumina em ambos tubos e adicionado somente no tubo B 1 ml de gua destilada, em seguida foi observado o tubo A em relao ao tubo B, na sequncia, foi adicionado 2 ml de biureto em ambos tubos e observou-se que j mostrava uma pequena reao

Na imagem acima podemos observa uma pequena alterao na soluo B em relao ao tubo A, por conta de 1 ml de gua destilada adicionado ao tubo B apenas.

A seguir adicionamos uma base de 1 ml NaOH em ambos tubos e tornou se visvel sua alterao, aps a soluo B ficar com a cor azul mais escuro que o tubo A.

Na imagem acima observamos a alterao no tubo B, definitivamente visvel, j que as protenas podem ser detectadas atravs da reao do biureto. Em seguida os tubos C e D. Nos tubos C e D: foram adicionados 1 ml de ovoalbumina em ambos tubos, em sequencia foi adicionado 10 gotas de cido ntrico tubo C e no tubo D foi adicionado 3 gotas naftol, a parti da aquecemos com o Sakaguchi o tubo C e observamos a reao de ambos tubos.

Na soluo a cima observou a reao das solues sendo que a soluo C apresentou- se uma cor alaranjada e a D rosa. Em seguida adicionamos no tubo C, 4 ml de hidrxido de sdio e no tubo D, 1 ml de hipoclorito de sdio e observamos novamente.

Na imagem acima foi observado reao depois de ser adicionado o hidrxido de sdio no tubo C e o hipocloreto de sdio no tubo D, mostrando-se de cor amarelada o tubo C e o D alaranjada.

4- RESULTADOS E DISCUSSO
4.1-Resultado e discusso da prtica de identificao de aminocidos e

protenas

Foram realizados no laboratrio, mtodos corretos de identificao de protenas e aminocidos, onde se pode observar suas formas e suas mudanas de cores ao adicionar reagentes. A aula pratica realizada proporcionou habilidade no manuseio de identificao de aminocidos e protenas de uma determinada soluo, e a familiarizao dos mesmos com cada fase apresentada e aprendendo seus conceitos.
4.2- Resultados e discusses na analise dos tubos.

Aps comparar as solues dos tubos A e B observou-se que houve alterao em sua cor aps adiciona o biureto, sendo que o tubo B apresentou uma cor azul mais escuro do que o tubo A, j no tubo C teve como resultado final uma cor amarelada e no tubo D apresentou alteraes, em vez de apresenta a cor rosa, mostrou-se de cor laranja.

5- CONCLUSO
Atravs das prticas realizadas foi possvel que o aluno se aprofundasse no conhecimento de identificao de aminocidos e protenas, observando suas fases e caractersticas ao adicionar um reagente permitindo assim, que se fosse analisado o experimento.

6 REFERNCIAS Disponvel em: http://www.wikipedia.org. Visualizado em: 24/02/2013 Disponvel em: http://www.brasilescola.com.br. Visualizado em: 24/02/13

Das könnte Ihnen auch gefallen