Sie sind auf Seite 1von 21

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA

Danielle Gomes Dias Shayane Ferreira dos Santos Liliana Azevedo Nogueira Doutoranda em Engenharia da Informtica/UPSAM/Espanha Professora do Curso de Pedagogia/ISECENSA Margaret Coelho de Oliveira Supervisora de 1 a 4 serie do CENSA Responsvel pela residncia pedaggica do curso de pedagogia do ISECENSA Luzia Alves de Carvalho Doutora em Sociologia/UPSAM/Espanha Coordenadora do Curso de Pedagogia/ISECENSA

Resumo: Este trabalho pretende analisar o processo de apropriao do sistema ortogrfico, durante as sries iniciais do Ensino Fundamental. O nmero de alunos em escolas privadas e, principalmente, em escolas pblicas com dificuldades de aprendizagem da escrita, tem sido to grande que nos leva a pensar se todas elas seriam portadoras de distrbios de aprendizagens, ou estariam sofrendo as conseqncias de mtodos arcaicos que no do conta de atingir seus objetivos.A aprendizagem da ortografia necessariamente leva a um trabalho reflexivo sobre a escrita, favorecendo uma atividade consciente sobre a representao grfica, conforme nos lembram Carraher (1992) e Salgado (1992). Para esse ltimo autor, " (..) escrever corretamente significa fazer um uso consciente e premeditado de nossa lngua, o erro no mais do que o desconhecimento ou a no conscincia dessa arbitrariedade convencional e, a partir de um ponto de vista educativo o que deve motivar a busca de metodologia mais adequada para garantir a aprendizagem" (pg 29).No que se refere escrita, para aprend-la, a criana necessita viver em uma sociedade letrada ou, mais especificamente fazer parte de algum segmento da sociedade que tenha acesso ao letramento. Diante disso, fundamental para ns, profissionais envolvidos com o desenvolvimento infantil e com a aprendizagem, conhecermos como a criana processa o ensino da ortografia. Palavras-chave: ortografia; aprendizagem, metodologia, erros ortogrficos, letramento, alfabetizao.

Resumen: Este trabajo pretende analizar el proceso de apropiacin del sistema ortogrfico, durante las series iniciales de la Enseanza Fundamental. El nmero de alumnos en escuelas privadas y , principalmente, en escuelas pblicas con dificultades de aprendizaje de la escritura, ha sido tan grande que nos lleva a pensar se todas ellas seran portadoras de disturbios de aprendizajes, o estaran sufriendo las consecuencia de mtodos arcaicos que no dan cuenta de alcanzar sus objetivos.El aprendizaje de la ortografa necesariamente lleva a un trabajo reflexivo sobre la escritura, favoreciendo una actividad 165

consciente sobre la representacin grfica, conforme se acuerdan de nosotros Carraher (1992) y Salgado (1992). Para ese ltimo autor, " (..) escribir correctamente significa hacer un uso consciente y premeditado de nuestra lengua, el error ya no es de lo que el desconocimiento o la no - conciencia de esa arbitrariedad convencional y, a partir de un punto de vista educativo es lo que debe motivar la bsqueda de metodologa ms adecuada para garantizar el aprendizaje" (pg 29).En lo que se refiere a la escritura, para aprenderla, el nio necesita vivir en una sociedad letrada o, ms especficamente formar parte de algn segmento de la sociedad que haya acceso al letramento. Delante de eso, es fundamental para nosotros, profesionales envueltos con el desarrollo infantil y con el aprendizaje, que conozcamos como el nio procesa la enseanza de la ortografa. Palabras-llave: ortografa; aprendizaje, metodologa, errores ortogrficos, letramento, alfabetizacin.

INTRODUO

Este trabalho a culminncia de um longo tempo de estudo no curso de Pedagogia dos Institutos Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (ISECENSA). Esse curso contribuiu significativamente para nosso

crescimento pessoal e profissional, tornando-nos profissionais mais humanas e comprometidas com as necessidades do outro. Enquanto profissionais, tivemos a oportunidade de enriquecer nossas prticas e refletir sobre elas luz de autores que constituem o cerne da educao.

A partir de nossas reflexes, percebemos que a escola apresenta-se como um espao que direciona o processo de ensino aprendizagem, composto por diversas habilidades a serem desenvolvidas. Ao convivermos diariamente com alunos que cursam o primeiro segmento do Ensino Fundamental, verificamos que h determinadas dificuldades no ensino da ortografia que prejudicam a aprendizagem dos alunos.

Diante disso, faz-se necessrio um estudo aprofundado acerca desse assunto para que sejam esclarecidos os entraves do processo. Moraes (2003) afirma que A aquisio da ortografia impulsionada por diversos fatores, tais como a exposio do aprendiz lngua escrita, a freqncia de aparecimento das palavras, a regularidade ou no da notao ortogrfica.

Lidar com dificuldades na aquisio da linguagem escrita aproxima-nos de uma srie de problemas da educao, em um sentido mais amplo. O nmero de alunos em 166

escolas, em escolas pblicas com dificuldades de aprendizagem da escrita apresenta-se to grande que nos leva a um questionamento: todas essas crianas so portadoras de distrbios de aprendizagem, configurando uma espcie de epidemia, ou a maioria delas sofre as conseqncias de mtodos e propostas que no condizem com sua realidade?

Este trabalho, pretende analisar como ocorre o processo de apropriao da ortografia da Lngua Portuguesa nas sries iniciais do ensino fundamental e investigar o que professores e alunos consideram fcil e difcil de ser aprendido nesta etapa.

Segundo Zorzi (2003): Embora, de fato, possamos encontrar uma srie de crianas com reais dificuldades de aprendizagem, elas correspondem, felizmente, a uma minoria. Por outro lado, e infelizmente, a grande maioria no aprende por falta de propostas e condies educacionais mais apropriadas, caracterizando o que podemos chamar de pseudo distrbios de aprendizagem: projetam se no aprendiz as deficincias do ensino.

Nessa perspectiva, importante esclarecer um dos principais objetivos da educao: promover a aquisio da escrita e da leitura. Devemos dominar com clareza o que significa ler e escrever significam, os desafios que representam os conhecimentos de ordem lingstica e que conhecimentos o professor deve ter para poder realmente ensinar.

Por isso, faz-se necessrio desenvolver pesquisas aplicadas, cujos resultados possam nos levar a entender os processos normais da aquisio, daquelas dificuldades que so tpicas do processo de aprendizagem da ortografia, a possibilidade de diferenciar e compreender as reais dificuldades de aprendizagem, e, acima de tudo, como lidar com elas, de modo que alunos com dificuldades possam ser includos em propostas eficientes e apropriadas.

Segundo Pellegrini (2002) o ensino de ortografia no evoluiu como os outros aspectos do ensino da Lngua Portuguesa. Se no caso da leitura e da produo de textos

167

foram feitas vrias transformaes na atuao do professor, acredito que o mesmo no ocorreu com o ensino da ortografia.

Percebemos que as escolas no apresentam uma meta definida para trabalhar a ortografia, por isso continua, muitas vezes, sendo um objeto de avaliao, de verificao, de ensaio e erro e no de ensino. Um exemplo claro so os ditados, nos quais o professor verifica se o aluno est escrevendo corretamente, ao invs de criar situaes contextualizadas de ensino sistemtico.

Sobre isso, Silveira (1986) afirma que "A criana erra porque no conhece a representao ortogrfica, porque se sente examinada e testada, erra porque muitas vezes as atividades de escrita no tm significado para ela".

Diante dessa realidade, necessrio refletir sobre as metodologias utilizadas no ensino da ortografia da Lngua Portuguesa. Dessa forma, analisaremos se as principais causas das dificuldades dos alunos em apropriarem das regras ortogrficas esto na forma de ensino ou em defasagens apresentadas pelos educandos.

Esperamos que este trabalho oportunize a reflexo dos professores sobre sua prtica e os levem a criar novas estratgias e metodologias para facilitar o ensino da ortografia. Os professores de posse destas reflexes podem tornar suas aulas de Lngua Portuguesa mais dinmicas, prazerosas e significativas para os alunos, favorecendo assim, a uma construo efetiva das normas ortogrficas. PROBLEMA

Como ocorre o processo de apropriao da ortografia da Lngua Portuguesa nas sries iniciais do ensino fundamental? O que fcil e o que difcil nessa etapa?

QUESTIONAMENTOS

Como um professor de ensino fundamental pode ensinar ortografia se ele mesmo no domina esse processo?

168

O que fcil e o que difcil na apropriao da ortografia da Lngua Portuguesa do primeiro ao quinto ano?

Quais so as principais metodologias utilizadas no ensino da ortografia?

Como o aprendizado da ortografia pode acontecer de maneira significativa?

OBJETIVO GERAL

Analisar o processo de apropriao da ortografia da Lngua Portuguesa nas sries iniciais do ensino fundamental.

Investigar o que professores e alunos consideram fcil e difcil de ser aprendido nesta etapa no que se refere a ortografia.

OBJETIVOS ESPECFICOS

Investigar os contedos ortogrficos ensinados nas sries iniciais do ensino fundamental.

Analisar como se d a construo das regras ortogrficas pelos alunos nas sries iniciais do ensino fundamental.

Identificar as principais metodologias utilizadas no ensino da ortografia.

Investigar as principais dificuldades ortogrficas dos alunos do primeiro ao quinto ano.

METODOLOGIA

O presente trabalho adotar tcnicas mistas de trabalho como a pesquisa bibliogrfica e a pesquisa de campo para anlise comparativa de dados. Para realizao da pesquisa de campo, elegemos como instrumentos uma entrevista composta de seis

169

perguntas direcionadas aos alunos, e um questionrio de cinco questes para os professores.

O pblico alvo escolhido so alunos, professores e coordenadores das sries iniciais do ensino fundamental, oriundos da rede pblica e particular de ensino. A escola pblica envolvida nessa pesquisa foi o CIEP Municipalizado Professora Carmem Sylvia Carneiro, situada no bairro Eldorado, e a escola particular foi o Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, localizado no centro da Cidade de Campos dos Goytacazes, RJ.

Para obter uma amostragem significativa, entrevistaremos vinte alunos e cinco professores de cada escola. Ao definirmos essa amostragem buscamos levantar dados de realidades diferentes, comparando-as e elencando as principais dificuldades, as metodologias utilizadas, o que fcil e o que difcil na aprendizagem ortogrfica.

Segundo Carvalho e Baraldi (1995), por meio de tcnicas etimolgicas, de observao participante e de entrevistas intensivas, possvel documentar o no documentado, isto , desvelar os encontros e desencontros que permeiam o dia-a-dia da prtica escolar, desvelar as aes e representaes dos seus atores sociais, reconstruir sua linguagem, suas formas de comunicao e os significados que so criados e recriados no cotidiano de seu fazer pedaggico.

Esta pesquisa destacar as principais metodologias, as principais dificuldades e facilidades do processo de aprendizagem das normas ortogrficas.

DISCUSSO E ANLISE DE DADOS

A pesquisa de Campo constitui-se em uma parte importante de qualquer trabalho cientfico. Diante disso, buscamos confrontar o que estamos estudando teoricamente sobre a ortografia, com aquilo que realizado na prtica. Para isso, aplicamos um questionrio para alunos e professores do CIEP Municipalizado Professora Carmem Sylvia Carneiro e no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora em Campos dos Goytacazes - RJ. Elegemos esses dois campos com o objetivo de abordar diferentes realidades de um mesmo assunto.

170

O pblico-alvo da nossa pesquisa constituiu-se de quarenta alunos (vinte de cada escola) e dez professores (cinco de cada escola) para responderem questes ligadas ao ensino e ao aprendizado da ortografia.

As crianas entrevistadas tm entre sete e doze anos, portanto cursam a primeira etapa do ensino fundamental. Escolhemos essa fase do ensino porque acreditamos que nela que o saber lingstico se constitui oferecendo condies para a aprendizagem das principais regras ortogrficas.

Nestes questionrios aplicados abordamos questes fundamentais sobre o tema, as quais, constituiro fonte de grandes discusses e aprendizagens. Tratar do tema

ortografia requer ateno, pois esse assunto alvo de muitas incertezas, dilemas e dvidas. Os resultados obtidos esto explicitados nos grficos a seguir.

Inicialmente, perguntamos aos alunos entrevistados se consideravam o domnio da ortografia como algo importante nos dias atuais. Ao analisarmos as respostas das Escolas Pblica e Particular pesquisadas, verificamos que 95% dos alunos tm conscincia da importncia da ortografia.

Voc considera importante dominar a ortografia?

Voc considera importante dominar a ortografia?

0%

10%

Sim No

Sim No

100%

90%

Escola Pblica

Escola Particular

Figura 1 (escola pblica): Voc considera importante dominar a ortografia?

Figura 2 (escola particular): Voc considera importante dominar a ortografia?

Sobre isso, Guimares e Roazzi (1999), afirmam que a escola precisa provocar nos sujeitos uma reflexo sobre a lngua, pois um saber metalingstico que relacione ortografia e significado poder levar os sujeitos a um melhor desempenho da escrita convencional. 171

Percebemos que os discentes colaboradores dessa pesquisa reconhecem a necessidade de escrever corretamente, principalmente no mbito do mercado de trabalho atual. importante destacar que mesmo com tantas adversidades encontradas na escola pblica, todos os alunos entrevistados percebem o quanto escrita correta das palavras influencia na vida cotidiana, abrindo ou fechando portas.

Ressaltamos a importncia da escola, tanto particular quanto pblica, oferecer um ensino de qualidade para os alunos. Apesar disso j ser o papel da escola, necessrio estar atento ao fato de que os discentes percebem quando no est sendo ofertado um ensino que priorize a qualidade e que no os leve a se desenvolverem plenamente como sujeitos.

Como voc aprende ou aprendeu as Ortogrficas? regras


De maneira mecnica, completando palavras. 40% Com jogos, msicas. 60% Ditados e cpias de palavras erradas.

Como voc aprende ou aprendeu as regras ortogrficas?


De maneira mecnica, completando palavras. Com jogos, msicas.

30%

30%

0%

40%

Ditados e cpias de palavras erradas.

Escola Pblica

Escola Particular

Figura 3 (escola pblica): formas como os alunos aprendem ou aprenderam as regras ortogrficas.

Figura 4 (escola particular): formas como os alunos aprendem ou aprenderam as regras ortogrficas.

Ao perguntarmos sobre a metodologia utilizada pelos professores conjuntamente para ensinar ortografia, verificamos que a maioria (quatorze) ainda adota caractersticas do ensino tradicional, aplicando ditados, cpias de palavras, , atividades mecnicas que no priorizam a construo e reflexo acerca das normas ortogrficas. Vale ressaltar que estas prticas so importantes tambm, mas no devem ser as nicas formas adotadas.

Segundo Morais (1999, p.53):

na maioria das vezes as escolas continuam no tendo metas que definam os avanos que esperam promover sobre conhecimentos ortogrficos dos aprendizes a cada srie do Ensino Fundamental. Nesse espao de

identificao, a ortografia continua sendo mais um objeto 172

de avaliao, de verificao, que de ensino. Em lugar de criar situaes de ensino sistemtico a atitude de muitos educadores parece revelar mais uma preocupao em verificar se o aluno est escrevendo corretamente. Isso fica muito claro, por exemplo, no modo como

tradicionalmente se realizam os ditados na escola.

Apesar das prticas mais adotadas ainda serem os ditados e as cpias, ao interpretarmos as figuras 3 e 4, verificamos que na escola particular os jogos e msicas tambm so utilizados, buscando um ensino significativo e contextualizado.

Vale ressaltar que as metodologias mais tradicionais podem e devem ser utilizadas como forma de fixao, mas no como recurso de construo de conceitos. Isso porque toda aprendizagem pressupe significado, envolvimento. Portanto a realizao de atividades ldicas faz com que a aprendizagem tenha mais sentido na vida da criana.

Fazer a criana apreender que usamos m antes de p ou b apenas pela memorizao da regra no far diferena em sua escrita, pois dificilmente ela internalizar essa regra e, certamente, voltar a errar. Porm, se utilizamos jogos, histrias, filmes, algo prazeroso e interessante, a compreenso da norma ortogrfica se dar de forma mais eficaz.

Podemos utilizar como exemplos de atividades ldicas o Jogo das cartas: G ou J? e A corrida do v e do f. Nesse jogo, como o prprio nome mostra, trabalha a dificuldade sonora g e j, ateno, ortografia, vocabulrio, seqncia lgica e pargrafo. Para jog-lo, formam-se duplas, em seguida h uma escolha de cartas e vence essa etapa quem completar mais rpido as fichas. A ltima etapa desse jogo consiste em escolher cinco palavras do jogo e elaborar um texto. Podemos utilizar o jogo como disparador do contedo, e em seguida, para haver sistematizao, devemos elaborar registros que explicitam a utilizao das letras estudadas, conforme o elaborado a seguir por um aluno do primeiro ano do Ensino Fundamental:

173

Figura 5: registro de uma norma ortogrfica (G/J) elaborado por um aluno do primeiro ano do ensino fundamental

A corrida do F e V um jogo que trabalha a ateno, ortografia, vocabulrio, trocas de fonemas (f/v), expresso oral, leitura, seqncia lgica e frase. Para jog-lo, formamos grupos e cada hora h uma jogada, o grupo que completar primeiro as fichas, vence. Em seguida, os alunos, individualmente, redigem uma frase com cada palavra da atividade ldico-educativa.

Quando falamos em metodologia para ensinar ortografia, no podemos esquecer de citar a internet como recurso que contribui, positiva ou negativamente, para a educao. A linguagem utilizada nas salas de bate-papo, MSNs, Orkuts, Fotologs e outros, pode ser uma fonte de grandes discusses e aprendizagens.

A escrita na Internet, como bem coloca Chartier (1997) nos induz a pensar como nossa concepo de texto est sendo alterada e como tal modificao carrega, desde o processo de sua criao, os vestgios dos usos e interpretaes permitidos pelas formas que a precederam. Essa questo talvez ganhe maior visibilidade se refletirmos mais detalhadamente sobre como as novas tecnologias incorporam os antigos avanos tecnolgicos e introduzem mudanas que promovem e demandam novos modos de interao com o texto e via o texto escrito. A escrita no meio ciberntico, que escrita de ltima gerao, coloca questes que nos levam a repensar a relao fala e escrita e a considerar modos mistos e heterogneos de construo. Essa reflexo nos obriga a rever antigas categorias que opem de forma dicotmica o texto falado e o escrito, ou a cultura oral e a letrada. 174

Os grficos abaixo apresentam dados significativos sobre as dificuldades na escrita.

Quais so suas maiores dificuldades na escrita?

Quais so suas maiores dificuldades na escrita?

15%

20% 30%
Ortografia de palavras 20% Acentuao Pontuao

Ortografia de palavras Acentuao Pont uao

65%

50%

Escola Pblica

Escola Particular

Figura 6 (escola pblica): maiores dificuldades na escrita dos alunos.

Figura 7 (escola particular): maiores dificuldades na escrita dos alunos.

Dentre as principais dificuldades na escrita e dentre elas buscamos identificar as mais comuns no Ensino Fundamental das escolas pesquisadas. Como resultado da investigao, verificamos que h divergncias entre as escolas. Na escola pblica a grande dificuldade colocada por 65% dos alunos refere-se pontuao de textos e frases, entretanto, na escola particular a acentuao encontra-se como principal dificuldade. Como a acentuao e a pontuao encontram-se no topo das dificuldades, foram apresentadas algumas atividades que levam os alunos a refletirem sobre elas. Essas atividades encontram-se no livro Lngua e Linguagem da autora Eliana Garcia (2005), que adotado pela escola particular envolvida em nossa pesquisa. Notamos que a escrita em si das palavras, no considerada por parte dos alunos como algo difcil. Porm, percebemos em nossos estudos que os alunos da rede pblica ainda apresentam erros srios na grafia das palavras. Sobre isso, Morais (1999, p.22) afirma que senso comum entre pesquisadores que o progresso da criana aps o ingresso na fase alfabtica no mais pode ser caracterizado por um modelo de estgio. As produes escritas das crianas revelam que erros de naturezas opostas, como erros de transcrio de fala, em que a escrita registra a prpria fala, coexistem no mesmo sujeito com erros de supercorreo, em que generalizaes indevidas so realizadas em determinadas situaes de escrita. As categorizaes propostas em alguns estudos acerca dos chamados erros ortogrficos, embora tenham sido tomadas como referncia para a elaborao de um modelo de classificao, no foram suficientes para dar conta dos erros encontrados, uma 175

vez que os mesmos no estavam sendo vistos como erros-produto de uma produo de textos. Em nossa perspectiva de processo de apropriao, esses erros no seriam um produto, mas se constituiriam em um obstculo-conflito a ser superado. Alm do mais, a trajetria de tais erros se configuraria em um movimento de busca da escrita correta.

Como voc considera o ensino ortogrfico na sua sala?


0% 0% 35% Pssimo Regular Bom 65% timo

Como voc considera o ensino ortogrfico na sua sala?


0% 0% 15% Pssimo Regular Bom timo 85%

Escola Pblica

Escola Particular

Figura 8 (escola pblica): como voc considera o ensino ortogrfico na sua sala?

Figura 9 (escola particular): como voc considera o ensino ortogrfico na sua sala?

Os grficos anteriores apontam que o ensino ortogrfico sob a tica dos alunos est timo, tanto na escola pblica quanto na particular. Acreditamos que isso no configura a realidade, principalmente ao compararmos com as respostas dos professores. Durante a aplicao dos questionrios percebemos que muitos ficaram constrangidos em marcar opes um pouco negativas. Outros professores demonstraram preocupao em revelar a realidade, como forma de aprimoramento de sua prtica.

Acreditamos que os professores deveriam pesquisar junto com seus alunos, partindo dos conhecimentos que esses tm, das concepes e teorias por ele hipotetizadas, buscando analisar a Lngua Portuguesa tanto morfologicamente, quanto semanticamente.

Segundo Zorzi (1998, p.23):

aprender

escrever

implica

compreender

os

diferentes usos que as pessoas fazem da escrita, que no se reduzem aos usos que a escola faz ao solicitar cpias, ditados, completar frases, redaes, leitura de textos em voz alta e. Implica compreender as funes sociais da 176

escrita, ou seja, que as pessoas lem e escrevem para dar ou receber informaes, questionar, convencer, para instruir, para se organizar no tempo e no espao, assim como para o prprio lazer ou diverso.

Acreditamos que para o ensino ortogrfico atender realmente as expectativas esperadas, importante que os professores estejam dispostos a reaprender sempre e se dedicarem utilizao de metodologias mais dinmicas e significativas, atraindo a ateno do aluno.

Ao analisarmos a importncia dedicada ortografia por parte dos alunos, felizmente a grande maioria a concebe como essencial nos dias atuais, principalmente aps a disseminao da internet e das salas de bate-papo que priorizam a abreviao, 90 por cento dos alunos tanto da escola pblica quanto da particular, demonstraram interesse pelas aulas de ortografia.
Voc se interessa pelas aulas de ortografia?
Voc se i nte re ssa pel as aulas de ortografi a?

10%

10%

Sim No

Sim No

90%

90%

Figura 10 (escola pblica): interesse dos alunos pelas aulas de ortografia.

Figura 11 (escola particular): interesse dos alunos pelas aulas de ortografia.

Verificamos que para os alunos gostarem das aulas, eles precisam ser tocados por elas e para isso imprescindvel que a aula tenha significado, contextualizao com as aulas de ortografia no pode ser diferente.

177

Sobre isso, Morais (1999, pg.9) se expressa: acredito que se ns, professores, conhecermos a razo da existncia da ortografia, de sua organizao, poderemos nos preparar melhor para dar conta de nosso papel, quando se trata de ajudar o aluno a escrever certo. E vir a faz-lo de um modo mais eficaz que o vivido por ns na condio de alunos, quando aprendemos muitas vezes a ter medo de escrever errado e at de no gostar de escrever.

Vivemos em um momento de reviso da educao escolar, de seu papel e seu alcance. Juntamente com isso, vem o desafio da construo de um perfil profissional para o professor aliado ao projeto educativo da escola, para a produo sistematizao e socializao de conhecimento em vista de uma escola mais democrtica, competente e comprometida com o ensino de qualidade.

Para apresentar a viso e o trabalho desenvolvidos pelos professores elaboramos vrias perguntas e conversando informalmente com professores, percebemos que coexistem entre eles falsas crenas, dvidas, sentimentos de insegurana. Discutir ortografia enveredar por um espao de controvrsias, pois implica enfocar o objeto marcado por preconceitos.

Sobre isso Morais (1999, p. 9) afirma que por um lado, existem pessoas que continuam dando questo ortogrfica um peso no s desproporcional, mas tambm distorcido. Refiro-me aos professores e outros cidados que tm uma postura persecutria em relao aos que cometem erros ortogrficos. No outro extremo, esto os educadores que uso da lngua escrita mais til e significativo, enxergam na preocupao com a correo ortogrfica um sinal de conservadorismo, de reacionarismo, algo politicamente incorreto.

Entre os professores pesquisados percebemos uma postura de preocupao com relao escrita correta dos alunos. Por isso, utilizam metodologias que, segundo eles, geram aprendizado significativo. Como verificamos nas respostas da questo um (quadro 1), os professores pesquisados, tanto da escola pblica quanto da escola particular, utilizam formas contextualizadas como: leitura de textos, bingos ortogrficos, jogos. Apenas uma professora declarou utilizar unicamente a metodologia tradicional. Podemos confirmar isso atravs das seguintes falas: 178

Costumo ensinar ortografia associada a vivencia, contextualizao da palavra. Geralmente parto de textos estudados em sala (professor 5 escola pblica).

Costumo utilizar Murais com palavras que os alunos erram com maior freqncia. Incentivo a leitura, pois lendo e visualizando mais fcil a internalizao,utilizo jogos ortogrficos, bingos (professor 3 escola particular)..

Porm, quando confrontamos as respostas dos alunos, apresentadas nas figuras 3 e 4, com as dos professores percebemos divergncias, pois a grande maioria dos alunos diz aprender a ortografia de forma mecnica, com ditados e cpias.

Verificamos que os professores tm conhecimento acerca do assunto, entendem que o ensino precisa ter significado e contextualizado, mas na maioria das vezes se acomodam na realizao das prticas mais comuns e que do menos trabalho. Isso se constitui um entrave para a educao de qualidade, a prtica dos professores no corresponde a sua fala.

Na segunda pergunta, confirmamos o foco principal de nossa pesquisa, os erros mais freqentes so fundamentados nas mltiplas possibilidades de escrita de um determinado som, com base na oralidade e trocas fonmicas.

Quando falamos em erros por vrias possibilidades de escrita de um mesmo som, estamos nos remetendo a letras que, diante de algumas vogais, apresentam sons iguais, por exemplo, g e j, m e n, s e z. Entretanto, quando os erros so fundamentados na oralidade, podemos exemplificar a letra e no final das palavras, que devido oralidade confundida com i, assim muitas crianas escrevem leiti, podi, poti, no lugar de leite, pote, pode. Verificamos isso no o bilhete a seguir, escrito por um aluno do primeiro ano do Ensino Fundamental:

Figura 12: bilhete de um aluno apresentando erros fundamentados na oralidade. 179

Zorzi

(1999,

p.

42)

realizou

uma

pesquisa

bem

mais

aprofundada

coincidentemente os resultados foram semelhantes. O autor em questo afirmou que as alteraes classificadas como decorrentes de possibilidades de representaes mltiplas, erros com apoio na oralidade, so maioria. O total de erros desse tipo no Ensino Fundamental corresponde praticamente a quase metade de todas as alteraes produzidas. A maioria dos professores dedica uma importncia significativa ao ensino da ortografia. O educador ocupa uma posio privilegiada de mediador da interao da

criana com a escrita. Para que esse seu papel seja efetivo, no sentido de conduzir as crianas no mundo das letras, ele necessita compreender, mais profundamente, como as crianas constroem conhecimentos. Necessita tambm, aprofundar seus prprios conhecimentos a respeito do que escrita: sua natureza, seus usos e suas funes.

Com relao questo da preparao para dar aulas de ortografia, a maioria dos professores pesquisados sente-se segura. Porm, em nossos estudos verificamos que isso no condiz com a realidade, pois muitos educadores se formaram h anos e no buscaram cursos que pudessem atualiz-los no assunto ortografia. Alguns ressaltam que as dvidas acontecem, mas recorrem ao uso do dicionrio e outras fontes. Apenas uma professora entrevistada afirmou no estar preparada para ensinar a ortografia, pois faltou formao e informao sobre o assunto, ao longo de seus estudos seja na graduao ou no nvel mdio.

Vale ressaltar que alguns professores se sentem confiantes, mas ainda adotam nica e exclusivamente posturas tradicionais ao ensinar regras ortogrficas. Comungando de nossas idias, Morais (1999, p. 11) afirma que para ensinar a ortografia, muitos professores continuam recorrendo s velhas prticas de cpias, ditados e exerccio de treino ortogrfico. Ao final, a maioria se sente insatisfeita com o rendimento dos alunos e vive dvidas como: quando devo comear a ensinar ortografia?, Como devo reagir ao ver as crianas errando?, Como posso inovar para ajudar meus alunos a escrever melhor?.

Como aportes tericos, os professores recorreram a autores conhecidos como Pasqualle (2002), Bechara (1999), Ulisses (2000), Ernani Terra (2004), Celso Cunha (1979). Outros, no tm autores especficos e utilizam livros didticos.

180

sabido que a aprendizagem eficaz pressupe significado, tem que afetar o aluno, e com a ortografia no pode ser diferente. Enquanto educadores preocupados com o ensino, devemos estar prontos para aprender e reaprender sempre, pois o aluno uma semente que precisa de constante preocupao e dedicao.

Ajudar os alunos a internalizarem as regras ortogrficas de forma eficaz uma tarefa rdua, requer estudo, insistncia, flexibilidade e doao. Alm disso, deve-se buscar meios que possibilitem essa aprendizagem como a utilizao de jogos, dinmicas, msicas, entre outros recursos. Escrever corretamente pode significar abertura vrias portas, no campo profissional ou na vida em geral.

Acreditamos que, dominar as diversas facetas dessa lngua deixou de ser apenas uma necessidade, tornando-se o nosso sentimento de nacionalidade. Cultivar esse

sentimento nos alunos a certeza de que nossas razes sero preservadas e que nossa identidade e memria cultural nunca sero esquecidas. CONSIDERAES FINAIS

A ortografia uma inveno relativamente recente. H trezentos anos, lnguas como o francs e o espanhol no tinham ainda uma ortografia. No caso da lngua portuguesa, foi s no sculo passado que se fixaram normas ortogrficas no Brasil e em Portugal.

Hoje, vivemos um momento de renovao: pouco a pouco, vamos conseguindo que a lngua ensinada na escola tenha propsitos e caractersticas semelhantes aos que adotamos quando lemos e escrevemos fora do ambiente escolar. Assim, sem abrir mo da leitura e produo de textos como eixo orientador do trabalho com a lngua, pensamos que preciso ensinar ortografia.

A escola, freqentemente, exige do aluno que ele escreva certo, mas cria poucas oportunidades para refletir com ele sobre as dificuldades ortogrficas da lngua. Em vez de se preocupar em avaliar, em verificar o conhecimento ortogrfico dos alunos, a escola precisa investir mais em ensinar, de fato, a ortografia.

181

Segundo Morais (1999, p.18) no dia-a-dia, os erros ortogrficos funcionam como uma fonte de censura e discriminao, tanto na escola como fora dela. No interior da escola, a questo se torna extremamente grave, porque a competncia textual do aluno confundida com seu rendimento ortogrfico: deixando-se impressionar com os erros que o aprendiz comete, muitos professores ignoram os avanos que ele apresenta em sua capacidade de escrever textos.

Essa lamentvel distoro causa srias conseqncias. , muitas vezes, devido a isso que mesmo depois de anos de escolaridade, algumas pessoas se sentem constrangidas quando tm que escrever seus prprios textos, porque tm medo de errar. Para evitar a propagao dessa autocensura, os professores, precisam rever sua postura ao avaliar e ensinar ortografia. Urge entender que a ortografia uma conveno social, cuja finalidade ajudar a comunicao escrita. Dada a natureza da conveno social, o conhecimento ortogrfico algo que a criana no pode descobrir sozinha, sem ajuda. Quando compreende a escrita alfabtica e consegue ler e escrever seus primeiros textos, a criana j aprendeu o funcionamento do sistema de escrita alfabtica, mas ainda desconhece a norma ortogrfica. Esta uma distino importante para entendermos por que os alunos principiantes cometem tantos erros ao escrever seus textos e por que temos que ajud-los na tarefa de aprender a escrever segundo a norma.

Incorporar a norma ortogrfica conseqentemente um longo processo para quem se apropriou da escrita alfabtica. O erro deve ser visto como parte do processo e no como algo a ser penalizado.

Para que os alunos criem uma nova viso acerca da ortografia necessrio que os, mestres, a encaremos como objeto de reflexo. Segundo Morais (1999, p.25) mostra que para realizar esse ensino, precisamos compreender como est organizado esse objeto de conhecimento - a norma ortogrfica E saber um pouco sobre como a criana re-constri a norma ortogrfica em sua mente, como a aprende.

Ao contrrio do que muitas pessoas pensam, aprender ortografia no s uma questo de memria. Nem sempre para acertar a grafia das palavras, necessrio decorar sua forma correta. preciso que se trabalhe com base na reflexo, adotando metodologias prprias e diferenciadas que levem os alunos verdadeira aprendizagem. 182

As situaes vividas no ensino da ortografia nos levam a crer que didtica possvel (e preciso) reinventar a nova didtica para o ensino de ortografia.

Este estudo possibilitou refletir sobre nossa atuao, rever recursos metodolgicos e reestruturar nossa forma de ensinar. O domnio pleno da ortografia da Lngua Portuguesa um dever para ns brasileiros, e, alm disso, perpassa pelo nosso sentimento de pertena nao, de nos reconhecermos como cidados integrantes do pas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BASTOS, Neusa. Lngua Portuguesa Histria, Perspectivas, Ensino. Educ, 1998. BAGNO, Marcos. Portugus ou brasileiro? Um convite pesquisa. 4 ed. So Paulo: Parbola, 2004. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares de Lngua Portuguesa 3 e 4 ciclos. Braslia: MEC/SEF, 1998. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizao e Lingstica. So Paulo: Scipione, 1989. CARVALHO, C.S.; BARALDI, M. G. Escrita, gramtica e ortografia. So Paulo: tica, v.1, 1995. CARVALHO, I.A.M. & ALVAREZ, R.M.A. Construo da linguagem escrita: Aspectos da Conscincia Fonolgica. Revista Fono Atual, n.1, 2000. CASTRO, Marcos de. A Imprensa e o Caos na Ortografia. 3 ed. rev. RJ/SP: Record, 2001. __. A ortografia na escola e na vida. in ALVES, Maria Leila (coord). Isto se aprende com o ciclo bsico. So Paulo: Secretaria de Estado da Educao, 1990. CAPOVILLA, A.G.S. & CAPOVILLA, F.C Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fnica. So Paulo, Memnon, 2000. CARRAHER, Terezinha Nunes. Exploraes sobre o desenvolvimento da ortografia em portugus. Psicologia: Teoria e pesquisa, Braslia, V.1, n.1, pg. 269-285, set.1985. CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa. Braslia: Ed. Da Universidade de Braslia, 1994.

183

FERREIRO, Emlia, TEBEROSKY, Ana. Psicognese da lngua escrita. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1986. CAGLIARI, Gladis Massini e CAGLIARI, Luiz Carlos. "A Ortografia na Escola e na Vida". In: __. Diante das Letras: a escrita na alfabetizao. Campinas: Mercado das Letras, 1999, p.61-96. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizao & Lingstica. 10 ed. So Paulo: Scipione, 2004. GARCIA, J.R & PREZ, F.C. Ensinar ou Aprender a Ler e a Escrever. Porto Alegre, Artmed, 2001. GOODMAN, Kenneth. O processo de leitura: consideraes a respeito das lnguas e do desenvolvimento. in FERREIRO, Emlia e PALACIO, Margarita Gomes. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1987. GOODMAN, Yetta. O desenvolvimento da escrita em crianas muito pequenas. in FERREIRO, Emlia e PALACIO, Margarita Gomes. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1987. GUIMARES, Gilda; ROAZZI, Antonio. A importncia do significado na aquisio da escrita ortogrfica. In MORAIS, Artur Gomes. (org). O aprendizado da ortografia. 3 ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autntica, 2003. (Linguagem e Educao, 4). pp.61-75. MACHADO, Josu. Contagem regressiva para a unificao. In: Revista Lngua Portuguesa. So Paulo: Editora Segmento, 2007. MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 4 ed. So Paulo: tica, 2002. MORAIS, Artur Gomes de, org. O aprendizado da ORTOGRAFIA. 3 ed. Belo Horizonte: Autntica, 2003. PELLEGRINI, Tnia. Portugus-Palavra e arte. So Paulo: Atual, 2002. PESSOA, Fernando. A lngua portuguesa. So Paulo: Companhia das letras. So Paulo, 2000. FERREIRO, E. & TEBEROSKY, A. Psicognese da Lngua Escrita. Porto Alegre, Artmed, 1987.

KATO, Mary. No mundo da escrita: Uma perspectiva psicolingstica. So Paulo: tica, 1986. LEMLE, Miriam. Guia terico do alfabetizador. So Paulo: tica, 1987. PIAGET, Jean. A representao do mundo na criana. Rio de Janeiro: Record, 1973.

184

ZORZI, Jaime Luiz. Aprendizagem e distrbios da escrita: questes clnicas e educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

185

Das könnte Ihnen auch gefallen