Sie sind auf Seite 1von 8

||IBAMA12_001_01N544396||

CESPE/UnB IBAMA

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Noes de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

10

13

16

19

A sociedade atual no pode passar sem as indstrias. Talvez fosse possvel, porm, conter o ritmo descontrolado de seu crescimento, se o homem moderno conseguisse abandonar o consumismo que o caracteriza. O consumismo um processo eticamente condenvel, pois faz que as pessoas comprem mais coisas do que realmente necessitam. Com sistemas complexos de propaganda, que envolvem sutilezas psicolgicas e recursos espetaculares, industriais e produtores em geral convencem a populao a adquirir sempre os novos modelos de carros, geladeiras, relgios, calculadoras e outras utilidades, levando-a a lanar fora o que j possui. Esse processo garante aos fabricantes uma venda muito maior de seus produtos, o que permite a ampliao contnua das instalaes industriais. O consumismo no gera apenas os impactos ambientais decorrentes da necessidade crescente de energia e do prprio processo industrial, mas causa de outro grave problema: o esgotamento dos recursos naturais no renovveis, isto , daqueles que, uma vez consumidos, no podem ser novamente repostos, como, por exemplo, o petrleo e os minrios em geral.
Samuel M. Branco. O meio ambiente em debate. So Paulo: Moderna, 1988, p. 42-3 (com adaptaes).

No acarretaria prejuzo para a correo gramatical do texto a insero de vrgula imediatamente aps a forma verbal gera, na linha 15, tendo o sinal de pontuao, nesse caso, a funo de realar o advrbio apenas. Sem prejuzo para os sentidos do texto, na linha 12, o vocbulo fabricantes poderia ser substitudo por fbricas, sendo, nesse caso, necessrio substituir aos, em garante aos fabricantes, por s. O termo daqueles (R.19), que retoma a expresso dos recursos naturais no renovveis (R.18), exerce a funo de sujeito do predicado no podem ser novamente repostos (R.19-20). Poluio No meio da mata o monstro soltando seus uivos de raiva veneno e poeira. Em volta, os arbustos cobertos de cinza, virando farrapos sem eira nem beira. Mais longe, as moradas com pele do p, cadeias do homem, fazendo-o mais s. No cu, cabisbaixo, o sol a dizer: as leis do progresso, quem pode entender?!
Maria Dinorah. In: Ver de ver. So Paulo: FTD, 1992, p. 10.

A respeito das ideias e estruturas lingusticas desse texto, julgue os itens de 1 a 8.


1

Sem prejuzo para o sentido original do perodo, o trecho pois faz que as pessoas comprem mais coisas do que realmente necessitam (R.6-7) poderia ser corretamente reescrito da seguinte maneira: pois faz as pessoas comprarem mais coisas que delas realmente necessitam. O referente do sujeito da forma verbal levando (R.11) a expresso industriais e produtores em geral (R.9), que exerce a funo de sujeito da forma verbal convencem (R.9). Mantendo-se a coerncia do texto, a expresso o que (R.13) poderia ser substituda por qualquer uma das seguintes: fato que, procedimento que, artifcio que. De acordo com o texto, a vertente do capitalismo que justifica o desenvolvimento econmico a qualquer preo contrape-se que defende o consumo continuado de bens e produtos para manter a indstria aquecida e o emprego em alta. O segundo perodo do primeiro pargrafo do texto poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Quando for possvel, porm, o homem moderno contiver o ritmo descontrolado de seu crescimento, ele conseguir abandonar o consumismo que o caracteriza.

Em relao aos sentidos e aspectos gramaticais do poema acima, julgue os prximos itens.
9

As palavras p, s e cu so acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuao grfica. As palavras do texto so escolhidas e organizadas para transmitir, alm dos sentidos referenciais, o ritmo, a sonoridade, as imagens. O monstro , no texto, aquilo que, em nome do progresso, pode destruir ou fazer grande mal ao meio ambiente.
1

10

11

Cargo: Tcnico Administrativo

||IBAMA12_001_01N544396||

CESPE/UnB IBAMA

O documento encaminhado apresenta um panorama da comercializao de agrotxicos no pas no ano de 2009. Acredita-se que, conforme o conhecimento acerca do assunto se amplie ao longo dos anos, com novas edies peridicas, mais confiveis sero os indicadores de tendncias de comercializao e suas implicaes a mdio e longo prazo. Isso tornar possvel avaliar, com maior segurana, as demandas, o uso e os possveis mecanismos de gerenciamento ambiental dos agrotxicos e afins.
Internet: <www.ibama.gov.br> (com adaptaes).

Acerca de componentes de informtica e dos sistemas operacionais Linux e Windows, julgue os itens a seguir.
18

Ao contrrio de um software proprietrio, o software livre, ou de cdigo aberto, permite que o usurio tenha acesso ao cdigo-fonte do programa, o que torna possvel estudar sua estrutura e modific-lo. O GNU/Linux exemplo de sistema operacional livre usado em servidores. Equipamentos de hardware incluem componentes como monitor de vdeo, placa-me, mouse, teclado e caixas de som, ao passo que equipamentos de software compreendem editores de texto e planilhas eletrnicas. Quando se liga um computador, o sistema operacional acionado, possibilitando inicializar e gerenciar o hardware e tornando possvel sua utilizao pelo usurio. O Linux e o Windows so sistemas operacionais distintos e possuem comandos diferentes para executar uma mesma tarefa, como listar arquivos de um diretrio, por exemplo.

19

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes, de acordo com o que dispe o Manual da Presidncia da Repblica acerca de correspondncia oficial.
12

20

Suponha que o texto apresentado seja parte de mensagem encaminhada por correio eletrnico. Nessa situao, para que a mensagem tenha valor documental, basta que seu remetente acrescente ao texto detalhes que facilitem a sua identificao, tais como nome, nmero da matrcula funcional e departamento em que est lotado no rgo emissor da correspondncia enviada. O trecho transcrito seria adequado para fazer parte de exposio de motivo, documento cujo objetivo encaminhar relatrio ao presidente da Repblica.

No que se refere a redes de computadores, julgue os itens que se seguem.


21

13

POP (post office protocol) e HTTP (hypertext transfer protocol) so protocolos utilizados para receber e enviar emails, enquanto o protocolo FTP (file transfer protocol) utilizado para transferir arquivos. As redes locais denominadas LANs (local area network) viabilizam o compartilhamento de informaes entre os mdulos processadores componentes de determinado hardware, por meio de protocolos de comunicao como o TCP/IP (transfer control protocol/internet protocol), garantindo a independncia das vrias estaes de processamento e armazenamento. As taxas de transmisso e de erro dessas redes geralmente so baixas. A intranet, geralmente, empregada em corporaes e nem sempre utiliza protocolos TCP/IP, como no caso da Internet. Com a transferncia de dados nem sempre restrita ao ambiente institucional, possvel realizar aplicaes tpicas de intranet, como incluso, excluso e alterao de dados nos bancos de dados da corporao, relaes de empregados com informaes de aniversrios, compartilhamento de arquivos e conexo com a Internet.

Ainda de acordo com o que dispe o Manual da Presidncia da Repblica acerca de correspondncia oficial, julgue os itens que se seguem.
14

22

Desde que fossem respeitadas as normas relativas a espaamento, seria adequado utilizar o seguinte pargrafo para iniciar texto de ofcio: 1. No que se refere ao processo de nmero 1234X5678/2012 relativo ao licenciamento ambiental da necessria ampliao da rodovia BRXX, tenho a honra de servir-me deste expediente para informar que este IBAMA recebeu o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/Relatrio de Impacto Ambiental) protocolado e seguir com o processo de verificao de obedincia dos itens dos estudos com o termo de referncia respectivo, feito por seus valorosos tcnicos. Em comunicao oficial dirigida ao ocupante do cargo de ministro de Meio Ambiente, devero ser empregados o pronome de tratamento Vossa Excelncia e o vocativo Senhor Ministro. Comunicaes oficiais emitidas pelo IBAMA devem apresentar o nome e o cargo do funcionrio que as redigiu. Esses dados devem ser posicionados, na pgina, logo abaixo do local em que deve constar a assinatura desse funcionrio. Um funcionrio do IBAMA que necessitar redigir um memorando dever obedecer s seguintes regras da redao oficial: apresentar, entre outros elementos, local e data em que o documento foi assinado, alinhados direita da pgina, e, logo abaixo, o assunto a que se refere, alinhado esquerda da pgina.

23

15

Julgue os prximos itens, a respeito de segurana e gerenciamento da informao.


24

16

O Windows 7, por meio de bibliotecas, permite ao usurio reunir arquivos de diferentes pastas em um mesmo local, sem mov-las das pastas de origem. Uma das maneiras de prevenir ameaas e danos futuros aos dados de aplicaes de uma rede criar uma cpia de segurana dos programas executveis, conhecida como becape, que pode ser efetuada somente com uma cpia de recuperao automtica do sistema em cada n do cluster, copiando-se os discos do cluster a partir de cada n. Tal procedimento assegura uma adequada restaurao do contedo copiado.
2

25

17

Cargo: Tcnico Administrativo

||IBAMA12_001_01N544396||

CESPE/UnB IBAMA

Daniel estagirio da rea de recursos humanos de determinado rgo. Maurcio, chefe de Daniel, determinou que todos os emails trocados entre os funcionrios do setor sejam enviados para o seu endereo eletrnico, sem que os outros destinatrios saibam disso. Outro estagirio, Torres, pediu a Daniel que enviasse determinada planilha de Excel para seu email e que a encaminhasse, tambm, para a secretria Beatriz. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens que se seguem, acerca de ferramentas e aplicativos de navegao e de editores de textos.
26

Considerando o quadro de conflitos na Sria, iniciados em 2011, julgue os itens subsequentes.


32

O conflito na Sria inaugurou o processo histrico conhecido como Primavera rabe.

33

As principais causas do conflito atual na Sria incluem a derrubada do regime ditatorial de Bashar al-Assad, no poder desde 2000, e a luta por direitos civis.

34

Kofi Annan, ex-secretrio geral da ONU, o atual mediador da Liga rabe e tambm da ONU para os conflitos na Sria, entre o regime do presidente Bashar al-Assad e os rebeldes que querem destitu-lo do poder.

A fim de otimizar seu tempo no trabalho, ao editar textos no Microsoft Office Word, Daniel pode mudar o tamanho e a fonte de caracteres por meio do atalho de teclado ++P, que o leva diretamente tela de escolha desses parmetros.

A respeito de tica no servio pblico, julgue os itens a seguir.


35

27

Para atender a todas as exigncias requeridas, ao enviar o email para Torres, Daniel dever adicionar o email de Beatriz como Cco e o de Maurcio como Cc.

A tica pblica dedica-se aos problemas coletivos de servidores e administradores pblicos.

Apontada por ambientalistas como a caixa dgua do Pantanal, a regio das nascentes do Rio Paraguai, em Mato Grosso, sofre h quarenta anos um processo de degradao que pode ser alvo de investigao. O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) denunciou ao Ministrio Pblico Federal a ameaa ao bioma que se mantm como o mais preservado do pas, com quase 85% de sua rea original. O IHP comprovou o desmatamento ilegal nas reas prximas s cabeceiras e acusou os efeitos da extrao mineral e do uso intensivo do solo para agropecuria, mesmo em rea de proteo ambiental.
O Estado de S.Paulo, 2/9/2012, p. A25 (com adaptaes).

36

Chefe de seo de repartio pblica que oriente seu subordinado direto a apresentar-se no trabalho com vestimentas apropriadas comete falta tica, pois desrespeita a liberdade individual do subordinado.

37

Ao permitir a contratao de servio de manuteno com preo acima do que se pratica no mercado, o servidor da rea de contratos de determinado rgo pblico comete ato de improbidade administrativa, por incorrer em enriquecimento ilcito.

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando aspectos relativos ao meio ambiente, ao desenvolvimento sustentvel e ecologia, julgue os itens seguintes.
28

38

A tica, enquanto filosofia da moral, constata o relativismo cultural e o adota como pressuposto de anlise da conduta humana no contexto pblico.

O exemplo do rio Taquari, no extremo sul de Mato Grosso, usado como alerta para o que pode ocorrer com o rio Paraguai: o termo taquarizao surgiu para evidenciar os efeitos da degradao de nascentes, processo assinalado pelas grandes eroses e do qual decorreram o comprometimento do lenol fretico e a perda da hidrologia da regio. A recente deciso do governo brasileiro de abandonar a ideia de editar o Cdigo Florestal, tomada devido difcil e complexa tramitao da matria no Congresso Nacional, possivelmente resultar no avano da degradao de reas de nascentes dos rios, no apenas na regio do Pantanal. A degradao das nascentes mencionada no texto coloca em risco a bacia do Rio Paraguai, que de fundamental importncia para a hidrologia do Pantanal. Com vistas a respeitar e preservar a biodiversidade marinha, a Assembleia Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU), em deciso ratificada individualmente pelos Estados que a integram, veda aos grandes barcos pesqueiros jogar suas redes turbinadas com chumbo ao mar, ou seja, probe a tradicional prtica da pesca de arrasto.

39

Suponha que a servidora da rea de estoque e almoxarifado de determinado hospital pblico, ao ser notificada a prestar contas sobre o controle de medicamentos, pelo qual responsvel, tenha se negado a atender o solicitado, sob o argumento de que no iria aceitar qualquer suspeita sobre seu trabalho. Nessa situao, a servidora cometeu ato de improbidade administrativa, uma vez que causou prejuzo ao errio.

29

40

Uma psicloga, funcionria concursada e contratada em um rgo pblico, que, aps atender uma servidora do rgo, sugerir que essa servidora faa acompanhamento teraputico em seu consultrio particular, por achar que atender nas dependncias do rgo imprprio, estar agindo de maneira tica, j que se prontifica a ajudar a servidora.

30

31

41

dever do servidor pblico atuar em benefcio da comunidade, sem levar em conta interesses particulares, seus ou dos cidados.
3

Cargo: Tcnico Administrativo

||IBAMA12_001_01N544396||

CESPE/UnB IBAMA
49 50

Um rgo de controle, ao aplicar sanes contra empresas petroleiras cujas atividades resultem em agresso ao meio ambiente, determina o valor da multa, em reais, de modo proporcional ao volume de petrleo derramado, em barris, ao tempo de durao do derramamento, em semanas, e rea da regio afetada, em quilmetros quadrados. Assim, se determinada empresa petroleira deixar vazar, por trs semanas, quatro mil barris de petrleo bruto, causando a contaminao de 950 km2 de superfcie martima, ser, em decorrncia disso, multada em R$ 5.000.000,00. Com base nessas informaes, julgue os itens seguintes.
42

Aps seis semanas de trabalho, mais de 90% dos processos ainda aguardavam triagem e anlise. Caso o ritmo de trabalho permanea igual ao das seis primeiras semanas, os funcionrios da repartio levaro mais de um ano, contado do incio dos trabalhos, para completar a triagem e a anlise dos 4.000 processos.

RASCUNHO

Considere que, aps acidente com um navio petroleiro, que resultou no derramamento de dezenove mil barris de petrleo, afetando uma rea de 120 km2, os tcnicos da empresa qual esse navio pertence tenham levado uma semana para conter o derramamento. Nessa situao, a multa a ser aplicada pelo rgo de controle ser superior a R$ 900.000,00. Caso, depois de estancado um vazamento, o petrleo derramado avance por uma rea correspondente a 10% da rea inicialmente afetada, o valor da multa recebida pela empresa aumentar 10% em relao ao valor que seria estabelecido no momento do estanque.

43

Sabendo que o governo federal ofereceu aos servidores pblicos uma proposta de reajuste salarial de 15,8% parcelado em trs vezes, com a primeira parcela para 2013 e as demais para os anos seguintes, julgue os itens a seguir.
44

Considere que um servidor tenha decidido poupar mensalmente, por doze meses, o valor equivalente ao aumento obtido em 2013 em uma aplicao que rende juros simples de 1% ao ms. Nessa situao, o montante acumulado um ms aps o ltimo depsito ser superior a 13 vezes o valor depositado mensalmente. Um servidor federal com salrio de R$ 10.000,00 em 2012, passar a receber, em 2015, aps a concesso da ltima parcela de reajuste, salrio inferior a R$ 11.500,00.

45

Em uma repartio, 4.000 processos permaneceram sem andamento devido a problema tcnico na rede de computadores. Para resolver esse problema, o chefe da repartio direcionou 1/4 dos servidores para fazer uma triagem nos processos, classificando-os em mdia ou baixa complexidade e em alta complexidade. O chefe, ento, disponibilizou 2/5 dos servidores para a anlise dos processos de mdia ou baixa complexidade e 70 servidores para a anlise dos processos de alta complexidade, de forma que todos os servidores ficaram ocupados com essas atividades. Aps seis semanas de trabalho, havia ainda 3.520 processos aguardando triagem e anlise. Com base nessas informaes, julgue os itens de 46 a 50.
46

Caso, aps a concluso da triagem dos 4.000 processos, os servidores responsveis por essa atividade sejam direcionados anlise dos processos de alta complexidade, o nmero de servidores realizando tal anlise ser menor que o dobro daqueles que analisam processos de mdia ou baixa complexidade. Mais servidores da repartio foram direcionados para a triagem dos processos do que para a anlise de processos de mdia ou baixa complexidade. A repartio possui um total de 200 servidores.
4

47

48

Cargo: Tcnico Administrativo

||IBAMA12_001_01N544396||

CESPE/UnB IBAMA

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Acerca da Constituio Federal de 1988 (CF) e da aplicabilidade das normas constitucionais, julgue os itens a seguir.
51

No que concerne administrao pblica, julgue os itens a seguir.


61

A CF no pode ser modificada durante o estado de defesa, o estado de stio ou na vigncia de interveno da Unio em algum estado-membro.
62

De acordo com a CF, a medida provisria, o estado de defesa e o estado de stio constituem exceo ao princpio da legalidade na administrao pblica. Mesmo estando no exerccio do poder disciplinar, a autoridade competente no pode impor penalidade administrativa ao agente pblico sem o devido processo administrativo. A organizao das competncias da Unio em ministrios exemplo de desconcentrao material. O atributo da exigibilidade, presente em todos os atos administrativos, representa a execuo material que desconstitui a ilegalidade.

52

Para que as normas constitucionais de eficcia limitada produzam todos os seus efeitos, necessria a atuao do legislador ordinrio, no obstante o fato de essas normas possurem eficcia jurdica imediata, direta e vinculante.
64 63

53

Como s pode ser modificada por meio de emendas constitucionais, a CF, lei fundamental do Estado brasileiro, considerada semirrgida.

Com relao aos contratos administrativos, julgue os itens que se seguem.


65

Acerca dos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens que se seguem.


54

O direito integridade do meio ambiente tpico direito de terceira dimenso e constitui prerrogativa jurdica de titularidade coletiva.
66

O tipo de licitao denominada melhor tcnica empregado, exclusivamente, para servios de natureza predominantemente intelectual. A modalidade de licitao denominada prego obrigatria para a contratao de bens e servios comuns no mbito federal e opcional para a contratao no mbito estadual e no municipal. Todo contrato celebrado pela administrao pblica ser considerado um contrato administrativo.

55

Os direitos educao, sade, ao trabalho, ao lazer e alimentao constituem direitos sociais previstos na CF.
67

Com relao administrao pblica e ao meio ambiente, julgue os prximos itens.


56

No que se refere aos servidores pblicos, julgue os itens subsecutivos.


68

Pessoas fsicas que praticarem atos lesivos ao meio ambiente estaro sujeitas a sanes penais e administrativas, ao passo que as pessoas jurdicas que praticarem tais atos sofrero sanes civis e administrativas, em ambos os casos, independentemente da obrigao de reparar os danos causados.
69

Em processo administrativo, no se admite prova ilegal, e ao interessado cabe o nus de apresentar as provas sobre os fatos alegados. Para tratar de assunto de interesse particular, qualquer servidor pode afastar-se por prazo indeterminado do exerccio em cargo efetivo, desde que sem remunerao. A reverso de servidor no pode ser aplicada, se houver cargo vago, por solicitao voluntria do interessado, mas apenas em razo do interesse da administrao. O auxlio moradia, cujo valor limita-se a 25 % da remunerao do servidor, no pode ser concedido por prazo superior a oito anos dentro de cada perodo de doze anos.

57

Constituem matrias de competncia privativa da Unio a proteo do meio ambiente e o combate poluio, em qualquer de suas formas.
70

58

A administrao pblica pode anular seus prprios atos, quando eivados de ilegalidade.
71

59

O presidente da Repblica possui atribuies de chefe de Estado e de chefe de governo. Como chefe de governo, representa a Repblica Federativa do Brasil nas relaes internacionais.
72

Acerca da competncia ambiental, regulada pela Lei Complementar n. 140/2011, julgue o item abaixo. Em caso de emisso de autorizao ambiental, inexistindo rgo ambiental capacitado ou conselho de meio ambiente no municpio, o estado deve desempenhar as aes administrativas municipais.
5

60

Considerando-se o direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, vedada a adoo de qualquer prtica que submeta os animais crueldade.

Cargo: Tcnico Administrativo

||IBAMA12_001_01N544396||

CESPE/UnB IBAMA

Em relao s normas que criam e estabelecem a estrutura regimental do IBAMA, julgue os itens seguintes.
73

No que diz respeito a oramento pblico, julgue os prximos itens.


83

A existncia do oramento fiscal, da seguridade social e de investimento das empresas contraria o princpio oramentrio da exclusividade.

Compete ao IBAMA o exerccio do poder de polcia ambiental nos mbitos federal, estadual e municipal, dado que esse rgo tem jurisdio em todo o territrio nacional. Apesar de o IBAMA integrar o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), no exigido, pela norma que aprova a estrutura regimental da autarquia, que os cargos em comisso sejam providos, exclusivamente, por servidores pblicos dos quadros de pessoal dos rgos integrantes do SISNAMA. Em virtude da vinculao do IBAMA ao Ministrio do Meio Ambiente (MMA), as aplicaes de recursos financeiros feitas pela autarquia federal sujeitam-se aprovao prvia pelo MMA.
84 85

74

O IBAMA uma das unidades oramentrias do MMA. O projeto de lei de diretrizes oramentrias do governo federal para o exerccio de 2013, elaborado em 2012, s poder ser submetido anlise da Comisso Mista de Oramento em janeiro de 2013.

75

86

A promoo da sustentabilidade ambiental uma das diretrizes do plano plurianual (PPA) 2012-2015 do governo federal.

87

De acordo coma a classificao funcional, as aes oramentrias do IBAMA concentram-se nas funes de controle ambiental e recuperao das reas degradadas.

Julgue os itens a seguir, acerca da Poltica Nacional do Meio Ambiente (PNMA).


76

A servido ambiental pode ser instituda pelo proprietrio ou possuidor de imvel, mediante instrumento pblico ou particular ou por termo administrativo firmado perante rgo integrante do SISNAMA. Contudo, ela no se aplica s reas de preservao permanente e reserva legal mnima exigida. O IBAMA pode celebrar convnios com estados e municpios para o desempenho de atividades de fiscalizao ambiental; no entanto, o repasse de qualquer recurso financeiro vedado nesse caso. Os municpios, mediante a edio de sua prpria legislao, exercem, juntamente com outros entes pblicos Unio e estados , a funo de proteo ao meio ambiente. Dado o princpio do poluidor-pagador, para que se imponha ao poluidor e ao predador a obrigao de recuperar e(ou) indenizar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, necessrio que se prove a culpa do degradador. Caso ele no tenha agido com m-f, no ser obrigado a reparar e(ou) indenizar os danos causados.

Com relao s despesas e receitas pblicas, julgue os itens a seguir.


88

Em relao categoria econmica, as despesas realizadas pelo IBAMA com a aquisio de veculos sero classificadas como despesa de capital.

77

89

O estgio da receita denominado arrecadao encerra a etapa de execuo e deve obedecer ao princpio da unidade de caixa.

A respeito do cadastro de fornecedores, julgue o item seguinte.


90

78

Para verificao da regularidade dos fornecedores, o servidor do IBAMA dever consultar o subsistema de cadastramento unificado de fornecedores (SICAF), pertencente ao sistema integrado de administrao financeira (SIAFI).

79

Acerca de edital, conhecido como a lei interna da licitao, julgue o item abaixo.
91

No edital, so definidas as normas do procedimento licitatrio, com a determinao dos direitos e das obrigaes da administrao e dos licitantes.

A respeito das sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, julgue os itens subsequentes.
80

No que se refere gesto de material, julgue os prximos itens.


92

A explorao da carcinicultura aps o vencimento da licena no constituiu infrao administrativa, uma vez que a licena vencida fica prorrogada at que seja emitida a deciso definitiva do rgo licenciador, podendo o requerimento de renovao ser apresentado at um ano aps a expirao do prazo de validade da licena anterior. Ao infrator que cometer simultaneamente duas ou mais infraes administrativas ser aplicada apenas a sano mais gravosa. O transporte de carvo vegetal sem prvia licena da autoridade competente caracteriza, simultaneamente, crime ambiental e infrao administrativa.

Termos de inutilizao ou de justificativa de abandono devero ser utilizados para baixa patrimonial, sempre que for verificada a inconvenincia ou impossibilidade de alienao para o material irrecupervel.

93

O material, se for de pequeno valor, estar sujeito a tombamento e controle simplificado.

81

94

A atualizao dos registros de controle oramentrio constitui objetivo do inventrio fsico.

82

95

Diferentemente da transferncia ou cesso, a alienao ocorre por venda, permuta ou doao.


6

Cargo: Tcnico Administrativo

||IBAMA12_001_01N544396||

CESPE/UnB IBAMA

A respeito da gesto de qualidade e modelo de excelncia gerencial, julgue os itens seguintes.


96

Considerando as disposies da Lei n.o 11.788/2008, julgue o prximo item.


109

O programa nacional de gesto pblica (GESPBLICA), cuja implantao ocorreu na dcada de 90 do sculo passado, tem como finalidade melhorar a gesto e os servios com rea de atuao interna e foco em tcnicas e ferramentas. Modelos mentais e viso compartilhada so duas das cinco disciplinas de aprendizagem propostas por Peter Senge como um conjunto de prticas para a organizao da aprendizagem. Segundo Deming, suspender a prtica de fazer negcios apenas na base do preo um dos aspectos para a conquista da qualidade e melhoria da produtividade gerencial.

De acordo com a referida lei, o estagirio tem direito de no comparecer ao trabalho durante a semana oficial de avaliaes de sua instituio de ensino.

97

Acerca do Decreto n. 7.203/2010, julgue o item abaixo.


110

98

Caracteriza nepotismo a nomeao de familiar de servidor efetivo do IBAMA que, em razo de sua qualificao, seja convidado a ocupar uma das diretorias dessa autarquia.

Com relao rea de gesto de pessoas em organizaes pblicas e privadas, julgue os itens que se seguem.
99

A respeito dos conceitos fundamentais de arquivologia e da preservao, conservao e restaurao de documentos, julgue os itens a seguir.
111

Se os aplicativos da rea de gesto de pessoas forem integrados a outros sistemas de informao organizacionais, a qualidade do processo administrativo decisrio melhorar. Constitui objetivo da rea em questo o alinhamento entre a estratgia da organizao e o desempenho de seus colaboradores. As atividades relacionadas gesto de pessoas dificilmente envolvem aes de planejamento e organizao.

100

Considere que a manuteno de um documento tenha sido realizada no local em que ele foi acumulado. Nessa situao, a ao realizada obedece ao princpio da territorialidade. O documento de arquivo em papel, independentemente de sua destinao final, deve ser higienizado e restaurado. Recomenda-se acondicionar os documentos cartogrficos em pastas suspensas e armazen-los em estantes de ao com pintura antioxidante. Os arquivos de uma organizao pblica podem ser constitudos de documentos originrios das atividades meio e fim e produzidos em variados suportes documentais, inclusive o digital. De acordo com o princpio da indivisibilidade, os documentos agrupados pela origem devem ser mantidos separados de outros de origens diversas.

112

101

113

Acerca dos temas liderana e motivao, julgue o item a seguir.


102

Saber ouvir, trabalhar em equipe e compreender as necessidades dos colaboradores so caractersticas valorizadas em gestores pblicos.

114

Julgue o item subsecutivo, relativo cultura organizacional.


103

A cultura organizacional , tambm, instrumento utilizado para controlar os membros de uma organizao.

115

No que se refere gesto do desempenho e capacitao de integrantes da carreira de especialista em meio ambiente, julgue os itens a seguir.
104

Acerca da gesto de documentos, julgue os itens que se seguem.


116

Quando bem planejados, instrumentos de gesto de desempenho contribuem positivamente para a eficcia organizacional, na medida em que permitem maior produtividade dos indivduos. Cursos na modalidade a distncia tm sido preteridos por organizaes pblicas e privadas devido ao seu alto custo logstico e por sua complexa acessibilidade. A gratificao de desempenho de atividade de especialista ambiental (GDAEM) aplicada para recompensar servidores pblicos de forma diferenciada e criteriosa. Apesar do mrito das avaliaes de desempenho individual previstas no Decreto n.o 7.133/2010, os critrios por elas utilizados desestimulam o trabalho em equipe, dificultam o reconhecimento de competncias individuais e privilegiam demasiadamente a produtividade. Mensurar o impacto de um treinamento no desempenho de seus egressos um dos objetivos das avaliaes de reao, recurso bastante utilizado em rgos pblicos.

Ao se arquivar o documento de arquivo, estabelece-se a disposio do documento dentro da unidade de classificao definida. Resultado do processo de avaliao dos documentos de arquivo, a tabela de temporalidade um instrumento de gesto arquivstica. No processo de expedio de documentos, uma rotina de protocolo, todos os documentos devem ser contemplados, independentemente da espcie documental. Os documentos de arquivo produzidos e(ou) recebidos pela atividade meio dos rgos pblicos federais, incluindo-se o IBAMA, devem ser classificados de acordo com o Cdigo de Classificao de Documentos de Arquivo, estabelecido pelo Conselho Nacional de Arquivos. Os documentos considerados sigilosos so classificados em ultrassecretos, secretos e reservados.
7

117

105

106

118

107

119

108

120

Cargo: Tcnico Administrativo

Das könnte Ihnen auch gefallen