Sie sind auf Seite 1von 16

Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto - MP

Escola de Administrao Fazendria


Misso: desenvolver pessoas para o aperfeioamento da gesto das nanas pblicas e a promoo da cidadania.

Concurso Pblico - 2012


(Edital ESAF n. 35, de 23/8/12)

Prova 2
Conhecimentos Especcos

Cargo:

Analista Tcnico de Polticas Sociais


rea:

Sade

Instrues
1. Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. N. de Inscrio:

Nome: 2. 3.

O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra legvel, para posterior exame grafolgico:

O nico homem que est isento de erros aquele que no arrisca acertar.
4. 5. 6. DURAO DA PROVA: 3 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 60 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta) fabricada em material transparente, toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os 30 (trinta) minutos que antecederem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 9.7, do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida 1 (uma) hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

7. 8. 9. 10.

11. 12.

LEGISLAO - SADE 1 - Assinale a opo correta. a) A seguridade social brasileira compreende um conjunto integrado de aes nas quais os Poderes Pblicos e a sociedade garantem direitos relativos sade, educao e assistncia social. b) A organizao da seguridade social compete ao Poder Pblico e sociedade. c) A universalidade da cobertura e do atendimento, a descentralizao e a participao da sociedade, so objetivos da Seguridade Social. d) O nanciamento da seguridade social de responsabilidade do Poder Pblico, no estando prevista a participao da sociedade de forma direta ou indireta. e) As aes que compem a seguridade social destinamse a assegurar direitos relativos sade, assistncia e previdncia social. 2 - Segundo o artigo 196 da Constituio Federal, a sade um direito de todos e um dever do Estado. ento correto armar: a) O Estado deve ser o nico executor das aes e servios de sade. b) A sade um direito constitucional que deve ser garantido por meio de polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e outros agravos.

4 - Sobre a constituio do Sistema nico de Sade, tal como disposto na Lei n. 8.080/90, correto armar: a) o Sistema nico de Sade SUS constitudo pelo conjunto de aes e servios de sade, prestados por orgos e instituies pblicas federais, estaduais e municipais, da administrao direta e indireta e das fundaes mantidas pelo Poder Pblico. b) as instituies pblicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produo de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados e de equipamentos para a sade, participam do SUS, em carter complementar. c) o setor privado de sade participa do conjunto de servios e aes do Sistema nico de Sade com a mesma natureza e as mesmas atribuies e competncias das instituies pblicas federais, estaduais e municipais, da administrao direta e indireta e das fundaes mantidas pelo Poder Pblico. d) o setor privado de prestao de servios e aes de sade no participa do Sistema nico de Sade brasileiro. e) o Sistema nico de Sade - SUS constitudo pelo conjunto de aes e servios de sade, prestados por orgos e instituies pblicas federais, estaduais e municipais, da administrao direta, no incluindo os orgos da administrao indireta e as fundaes mantidas pelo Poder Pblico. 5 - Assinale a opo incorreta quanto aos princpios e diretrizes do Sistema nico de Sade SUS, conforme a Lei n. 8.080/90. a) As aes e servios pblicos de sade e os servios privados contratados ou conveniados que integram o Sistema nico de Sade - SUS so desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituio Federal de 1988. b) Prestar assistncia s pessoas por intermdio de aes de promoo, proteo e recuperao da sade, com a realizao integrada das aes assistenciais e das atividades preventivas princpio do SUS. c) Igualdade da assistncia sade, sem preconceitos ou privilgios de qualquer espcie, e o direito informao s pessoas assistidas, so princpios do SUS. d) A universalidade de acesso aos servios de sade em todos os nveis de assistncia princpio do Sistema nico de Sade. e) A utilizao da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocao de recursos e a orientao programtica so princpios do SUS.

c) As aes e servios de sade executados pelo poder pblico garantem o acesso ao direito sade, no estando prevista a participao do setor privado. d) O acesso s aes e servios para promoo, proteo e recuperao da sade tem como condio prvia a insero do usurio no mercado formal de trabalho. e) A sade uma poltica de Estado de carter contributivo, no mbito da seguridade social. 3 - Assinale a opo correta quanto Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990. a) Tem por objetivo regular as atribuies da Unio enquanto instncia executora das aes bsicas de sade. b) Estabelece os compromissos dos estados e municpios no processo de regionalizao do Sistema nico de Sade. c) Regula, em todo o territrio nacional, as aes e servios de sade, executados, isolada ou conjuntamente, em carter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurdicas de direito pblico ou privado. d) Dispe sobre as polticas direcionadas a grupos especcos da populao que exigem aes de sade voltadas para suas necessidades. e) Dispe sobre o nanciamento e a organizao do Sistema nico de Sade, tendo como referncia o controle social exercido pela Unio, estados e municpios.
Cargo: Analista Tcnico de Polticas Sociais - ATPS/2012 2

Prova 2 - rea: Sade

6 - Sobre a organizao e a direo do Sistema nico de Sade, conforme estabelecido pela Lei n. 8.080/90, correto armar: a) a direo do Sistema nico de Sade (SUS) , de acordo com o inciso I do artigo 198 da Constituio Federal, tripartite, sendo exercida por rgos especcos em cada esfera de governo. b) as aes e servios de sade, executados pelo Sistema nico de Sade (SUS), sero organizados de forma regionalizada e hierarquizada em nveis de complexidade decrescente. c) as aes e servios de sade executados pelo SUS so denidos a partir das diretrizes e do plano de aes para o setor sade estabelecidas na Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO). d) a direo do Sistema nico de Sade (SUS) nica, sendo exercida, no mbito da Unio, pelo Ministrio da Sade; no mbito dos Estados e do Distrito Federal, pela respectiva secretaria de sade ou rgo equivalente; e, no mbito dos Municpios, pela respectiva secretaria de sade ou rgo equivalente. e) a organizao das aes e servios de sade, no mbito do SUS centralizada, pois deve obedecer a uma nica direo. 7 - Segundo a Lei n. 8.142/90, o Sistema nico de Sade (SUS) contar, em cada esfera de governo, sem prejuzo das funes do Poder Legislativo, com conselhos e conferncias de sade, enquanto instncias colegiadas. Sobre as conferncias de sade, correto armar: a) possuem funo legisladora no mbito da formulao das diretrizes da poltica de sade em sua respectiva esfera de governo. b) possuem carter permanente, reunindo-se, ordinariamente, a cada quatro anos, com pauta denida previamente pelos gestores de cada esfera de governo. c) so compostas pela representao dos segmentos sociais denidos previamente pelo Poder Executivo, para avaliar a situao de sade da populao em sua esfera de governo correspondente. d) so convocadas pelo conselho de sade de sua respectiva esfera de governo e, extraordinariamente, pelo Poder Executivo local. e) contam com a participao de representantes dos vrios segmentos sociais, para avaliar a situao de sade e propor as diretrizes para a formulao da poltica de sade nos nveis correspondentes.

8 - Sobre os conselhos de sade, correto armar: a) so orgos colegiados de carter deliberativo, compostos por representantes do governo, prestadores de servio, prossionais de sade e usurios. b) atuam diretamente na execuo da poltica de sade na instncia correspondente. c) so orgos deliberativos com prerrogativa de homologar ou vetar as decises tomadas pelo Poder Legislativo constitudo em cada esfera do governo, caso tais decises afetem a poltica de sade. d) so orgos consultivos cujo funcionamento e organizao interna so denidos e aprovadas no mbito do Poder Executivo. e) so rgos consultivos permanentes, reunindo-se sempre que convocados pelo Poder Executivo. 9 - A Lei Complementar n. 141, de 13 de janeiro de 2012, regulamenta o 3o do art. 198 da Constituio Federal para dispor sobre os valores mnimos a serem aplicados anualmente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios em aes e servios pblicos de sade. Para ns de apurao de valores estabelecidos na referida Lei, so consideradas despesas com aes e servios pblicos de sade: a) aes de fomento ao desenvolvimento cientco e tecnolgico no mbito de Instituies de Ensino Superior, pblicas ou privadas, desde que no campo especco da sade. b) aes de assistncia social, desde que comprovadamente contribuam para a melhoria das condies de sade. c) investimento na rede fsica do SUS, incluindo a construo e aparelhamento dos hospitais universitrios e unidades privadas conveniadas. d) produo, aquisio e distribuio de insumos especcos dos servios de sade do SUS, tais como: imunobiolgicos, sangue e hemoderivados, medicamentos e equipamentos mdico-odontolgicos. e) aes de infraestrutura, desde que realizadas para beneciar direta ou indiretamente a rede de sade. 10- Sobre o Sistema Nacional de Auditoria (SNA), no mbito do Sistema nico de Sade (SUS), correto armar: a) organizado, junto direo do Sistema nico de Sade, em cada esfera de governo em substituio a outros rgos de controle interno e externo. b) exerce, no mbito do SUS, o controle e a execuo de aes e servios de sade em conformidade com padres estabelecidos na legislao. c) alm de medidas corretivas, as concluses obtidas com as atividades exercidas pelo SNA sero consideradas na formulao do planejamento das aes de sade. d) sendo um rgo de controle, o SNA possui as mesmas prerrogativas e atribuies dos conselhos de sade. e) enquanto rgo de controle, o SNA faz parte do organograma da Controladoria Geral da Unio (CGU).

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Cargo: Analista Tcnico de Polticas Sociais - ATPS/2012

Prova 2 - rea: Sade

11- O Contrato Organizativo da Ao Pblica de Sade, previsto no Decreto n. 7.508, de 28 de junho de 2011, tem como diretrizes bsicas para ns de garantia da gesto participativa: a) a humanizao do atendimento como condio para o estabelecimento de metas de sade e a participao como elemento de controle social das aes desenvolvidas pelos entes envolvidos. b) o estabelecimento de estratgias que incorporem a avaliao do usurio das aes e dos servios, como ferramenta de sua melhoria, apurao permanente das necessidades e interesses do usurio e publicidade dos direitos e deveres do usurio na sade em todas as unidades de sade do SUS, inclusive nas unidades privadas que dele participem de forma complementar. c) a publicidade dos direitos e deveres de usurios e prossionais da sade em todas as unidades do SUS, inclusive as do setor privado prestador de servios, humanizao do atendimento e da gesto, scalizao e controle das aes por meio do Sistema Nacional de Auditoria do SUS. d) a participao e controle social e monitoramento constante das aes de sade, observadas as metas pactuadas pela Comisso Intergestores Tripartite (CIT). e) a participao e o controle social, humanizao do atendimento e da gesto e atuao solidria entre os municpios partcipes do Contrato Organizativo da Ao Pblica de Sade. 12- Sobre o Pacto pela Sade, institudo pela Portaria n. 399/GM, de 22 de fevereiro de 2006, correto armar: a) tem por objetivo alterar os princpios e diretrizes do SUS previstos na Lei N 8.080/90. b) estabelece compromissos a serem cumpridos pelo Ministrio da Sade, pelo Conselho Nacional de Secretrios de Sade (CONASS) e pelo Conselho Nacional de Secretrios Municipais de Sade (CONASEMS), enquanto rgos executores de aes e servios de sade. c) est estruturado em trs componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gesto do SUS. d) dene como uma de suas prioridades operacionais a ampliao da participao do setor privado na execuo de aes e servios de sade. e) redene as atribuies dos gestores da poltica de sade em cada esfera de governo ao transferir para a Unio a responsabilidade pelo planejamento das aes de sade no SUS em todas as esferas de governo.

13- Assinale a opo que apresenta corretamente os blocos de nanciamento para custeio das aes e servios de sade previstos no Pacto pela Sade em seu componente denominado Pacto de Gesto. a) Sade do idoso, controle de doenas emergentes e endmicas, controle do cncer de colo uterino e de mama e ateno bsica. b) Vigilncia em sade, controle de endemias, educao em sade e assistncia farmacutica. c) Ateno bsica, formao de recursos humanos em sade, vigilncia epidemiolgica e sade do idoso. d) Controle social e gesto do SUS, ateno bsica, ateno de mdia e alta complexidade e educao em sade. e) Ateno bsica, ateno de mdia e alta complexidade, vigilncia em sade, assistncia farmacutica e gesto do SUS. 14- O Pacto pela Vida, um dos componentes do Pacto pela Sade estabelece a pactuao, entre os gestores do SUS, das seguintes prioridades: a) sade do idoso; controle do cncer de colo de tero e de mama; reduo da mortalidade infantil e materna; fortalecimento da capacidade de respostas s doenas emergentes e endemias, com nfase na dengue, hansenase, tuberculose, malria e inuenza; promoo da sade; fortalecimento da ateno bsica. b) humanizao da ateno e da gesto do SUS, ampliao da rede hospitalar, ampliao dos servios de mdia e alta complexidade, controle de doenas emergentes e endmicas, ampliao da assistncia farmacutica. c) sade do idoso, sade dos povos indgenas, sade da populao negra, sade da mulher, sade integral de crianas e adolescentes. d) sade do idoso, reduo da mortalidade infantil e materna, humanizao da ateno e da gesto, educao em sade. e) reduo das iniquidades regionais em sade, ampliao da ateno bsica, humanizao da ateno e da gesto do SUS. 15- Sobre a Poltica Nacional de Ateno Bsica - Portaria n. 2.488, de 21 de outubro de 2011, correto armar: a) a Poltica Nacional de Ateno Bsica considera os termos Ateno Bsica e Ateno Primria a Sade, nas atuais concepes, como termos distintos tendo em vista que a ateno primria possui nveis de complexidade menores do que a ateno bsica. b) a responsabilidade pela ateno bsica cabe aos Estados e municpios, estando isentos dessa responsabilidade a Unio e o Distrito Federal. c) a Poltica Nacional de Ateno Bsica tem na Sade da Famlia sua estratgia prioritria para expanso e consolidao da ateno bsica.
4 Prova 2 - rea: Sade

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Cargo: Analista Tcnico de Polticas Sociais - ATPS/2012

d) as UBS, unidades bsicas de sade, so unidades dotadas de equipamentos de alta tecnologia e pessoal tcnico capacitado para o atendimento de casos de mdia e alta complexidade, encaminhados pelas equipes de Sade da Famlia. e) as aes de sade a serem executadas pelos estados e municpios no mbito da ateno bsica so denidas pelo Conselho Nacional de Sade (CNS). 16-Assinale a opo correta. a) Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos sade relacionados aos seus determinantes e condicionantes modos de viver, condies de trabalho, habitao, ambiente, educao, lazer, cultura, acesso a bens e servios essenciais objetivo geral da Poltica Nacional de Promoo da Sade. b) A Poltica Nacional de Promoo Sade tem como diretriz prioritria estimular alternativas inovadoras e socialmente inclusivas/contributivas no mbito das aes de promoo da sade. c) Reconhecer, na Promoo da Sade, uma parte fundamental da busca da equidade, da melhoria da qualidade de vida e de sade o objetivo geral da Poltica Nacional de Promoo da Sade. d) Incorporar e implementar aes de promoo da sade, com nfase na ateno bsica, a principal estratgia de implementao da Poltica Nacional de Promoo da Sade. e) A divulgao da Poltica Nacional de Promoo da Sade de responsabilidade exclusiva do gestor federal da poltica de sade. 17- Assinale a opo correta quanto a Poltica Nacional de Humanizao da Ateno e da Gesto do SUS PNH/ HumanizaSUS. a) A PNH/HumanizaSUS entende a humanizao como consequncia de um avano na racionalidade tcnicoadministrativa das unidades de sade. b) A PNH/HumanizaSUS tem como princpio reduzir os riscos sade por meio de alteraes nas condies de vida e da incorporao de hbitos saudveis no cotidiano das populaes. c) Ao valorizar a dimenso subjetiva, a PNH/ HumanizaSUS torna desnecessrio o controle social. d) Valorizao da dimenso subjetiva e social em todas as prticas de ateno e gesto no SUS um dos princpios norteadores da PNH/HumanizaSUS. e) A humanizao da ateno da gesto nas aes e servios de sade est vinculada a uma mudana de mentalidade nos sujeitos envolvidos e independe de mudana nos modelos de ateno e gesto dos processos de trabalho das respectivas unidades de sade.

18- Assinale a opo que expressa o objetivo geral da Poltica Nacional de Sade da Populao Negra. a) Reconhecer o racismo e as desigualdades tnicoraciais como determinantes sociais das condies de sade da populao negra. b) Incluir os temas Racismo e Sade da Populao Negra no processo de formao e educao permanente dos trabalhadores da sade e no exerccio do controle social na sade. c) Promover a sade integral da populao negra, priorizando a reduo das desigualdades tnicoraciais, o combate ao racismo e discriminao nas instituies e servios do SUS. d) Identicar as necessidades de sade da populao negra do campo e da oresta e das reas urbanas e utiliz-las como critrio de planejamento e denio de prioridades. e) Articular as condies especcas que afetam a sade da populao negra com as demais polticas que integram a Poltica de Sade no Brasil. 19- Assinale a opo correta sobre a Poltica Nacional de Ateno Sade dos Povos Indgenas. a) Tem como propsito realizar o mapeamento das reais necessidades de sade dos povos indgenas no Brasil, contemplando a diversidade cultural, geogrca, histrica e poltica desses povos. b) A organizao dos servios de ateno sade dos povos indgenas feita por meio de Distritos Sanitrios Especiais e Unidades Bsicas de Sade - UBS.

c) No tocante efetivao da Poltica Nacional de Ateno Sade dos Povos Indgenas, cabe ao Ministrio da Sade garantir o cumprimento dos preceitos constitucionais assegurados aos povos indgenas do pas, que devem obedecer aos princpios da autonomia, equidade e respeito diversidade cultural em todas as polticas pblicas a eles destinadas. d) A Comisso Intersetorial de Sade Indgena (CISI), , juntamente com a Fundao Nacional de Sade (FUNASA), o rgo responsvel pela execuo das aes e servios previstos na Poltica Nacional de Ateno Sade dos Povos Indgenas. e) A formao e capacitao de indgenas como agentes de sade estratgia que dever ser realizada dentro dos marcos preconizados pela Lei n. 9.394/96, que institui as Diretrizes e Bases da Educao Nacional, no que diz respeito ao ensino bsico direcionado para a construo de competncias e habilidades, visando a facilitar o prosseguimento da prossionalizao nos nveis mdio (tcnico) e superior (tecnolgico).

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Cargo: Analista Tcnico de Polticas Sociais - ATPS/2012

Prova 2 - rea: Sade

20- Sobre a Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa correto armar: a) tem como pblico alvo todo cidado e cidad brasileiros com 65 anos ou mais de idade. b) possui como grande desao o envelhecimento populacional em condio de desigualdade social e de gnero. c) tem como uma de suas diretrizes o estmulo criao de Instituies de Longa Permanncia para Idosos (ILPI), tendo em vista a demanda crescente pela institucionalizao de idosos. d) a ateno integral e integrada sade da pessoa idosa deve ser estruturada em uma linha de cuidados institucionalizados como forma de promover a melhoria na qualidade de vida da pessoa idosa. e) considerando as responsabilidades institucionais para a efetivao da Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa, cabe ao gestor federal discutir e pactuar na Comisso Intergestores Bipartite (CIB), as estratgias e metas a serem alcanadas por essa Poltica a cada ano. GESTO EM SADE

22- Sobre a Gesto Estratgica e Participativa do SUS, assinale a opo incorreta. a) Rearma a participao popular e o controle social na construo de um novo modelo de ateno sade, requerendo o envolvimento dos movimentos sociais, considerados atores estratgicos para a gesto participativa. b) Reconhece os processos de educao popular em sade, desenvolvidos no dilogo permanente com movimentos populares, entidades formadoras e grupos sociais, como mecanismos de uma gesto participativa. c) Constitui-se em um conjunto de atividades voltadas ao aprimoramento da gesto do SUS, visando a maior eccia, ecincia e efetividade. d) Tem como uma de suas diretrizes a modernizao dos processos de gesto por meio da utilizao de tcnicas reconhecidamente ecientes. e) Rearma os pressupostos da Reforma Sanitria quanto ao direito universal sade de responsabilidade do Estado, como universalidade, equidade, integralidade, e participao social. 23- Os Planos de Sade (PS) e suas respectivas Programaes Anuais de Sade (PAS) e o Relatrio Anual de Gesto (RAG) so os instrumentos bsicos de Planejamento do Sistema nico de Sade (SUS). Sobre o Relatrio Anual de Gesto (RAG), correto armar: a) o instrumento que orienta a denio da Programao Anual das aes e servios de sade. b) dene os indicadores a serem utilizados na elaborao do Plano de Sade em cada esfera de governo. c) instrumento que subsidia as aes de auditoria e controle. d) o instrumento que apresenta as intenes expressas no Plano de Sade e dene recursos oramentrios para a sade em cada esfera de governo. e) estabelece metas anuais relativas a cada ao denida pela Programao Anual de Sade. 24- Sobre o Plano de Sade correto armar: a) instrumento referencial no qual devem estar reetidas as necessidades e peculiaridades prprias de cada esfera, congurando-se como a base para a execuo, o acompanhamento, a avaliao e a gesto do sistema de sade. b) tem como bases legais para sua elaborao a Lei de Diretrizes Oramentrias e a Lei Oramentria Anual. c) sua estrutura formal deve explicitar a anlise dos resultados obtidos na execuo (fsica, oramentria e nanceira) de cada programa apresentado. d) dene as aes que, em seu perodo de vigncia, iro garantir o alcance dos objetivos e o cumprimento das metas do Relatrio Anual de Gesto. e) o instrumento que regula os repasses e transferncias nanceiras do Fundo Nacional de Sade para os estados e municpios.

21- Sobre a Poltica Nacional de Gesto Estratgica e Participativa do SUS, correto armar: a) tem por objetivo prioritrio scalizar os atos do Poder Executivo, as instncias gestoras do Sistema nico de Sade SUS e os Conselhos de Sade em todos os nveis de governo. b) a Promoo da incluso social de populaes especcas, visando equidade no exerccio do direito sade e a armao do protagonismo da populao na luta por sade a partir da ampliao de espaos pblicos de debates e construo de saberes, entre princpios e diretrizes da Poltica Nacional de Gesto Estratgica e Participativa do SUS. c) foi criada tendo em vista a necessidade de substituir os mecanismos de controle social estabelecidos pela poltica de sade quando da regulamentao do SUS, por modelos de gesto compatveis com a realidade atual. d) seus componentes e linhas de ao so denidos no mbito das Comisses Intergestores Tipartite (CIT) e das Comisses Intergestores Bipartite (CIB), nas trs esferas de governo. e) estabelece as condies para a participao da comunidade na gesto do Sistema nico de Sade e estipula os critrios para repasses nanceiros para o Sistema.

Cargo: Analista Tcnico de Polticas Sociais - ATPS/2012

Prova 2 - rea: Sade

25- Sobre as atribuies e responsabilidades de cada esfera de gesto, no mbito da Poltica Nacional de Gesto Estratgica e Participativa no SUS, correto armar: a) a responsabilidade da gesto do Sistema nico de Sade marcada pela primazia da Unio na gesto e execuo de aes e servios de sade. b) as atribuies e responsabilidades de cada gestor so pactuadas a partir da disponibilidade oramentria expressa nos respectivos Planos Plurianuais (PPAs). c) o Termo de Compromisso de Gesto o instrumento que regulamenta as atribuies das instncias gestoras das aes e servios de sade. d) as atribuies e responsabilidades dos gestores federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais, no mbito da Poltica Nacional de Gesto Estratgica e Participativa no SUS, tm como base o Pacto pela Sade. e) a responsabilidade pela gesto do Sistema nico de Sade dos estados e municpios, cabendo unicamente Unio as atribuies de scalizao e controle social. 26- Assinale a opo que expressa a responsabilidade comum aos municpios, aos estados e Unio na gesto do Sistema nico de Sade. a) Executar aes de ateno bsica, incluindo as aes de promoo e proteo sade. b) Coordenar os processos de regulao da ateno pr-hospitalar s urgncias de acordo com a regionalizao e conforme normas vigentes e pactuaes estabelecidas. c) Apoiar processos de educao popular em sade tendo em vista o fortalecimento da participao popular no SUS. d) Promover aes de informao e conhecimento acerca do SUS, junto populao em geral. e) Participar do nanciamento tripartite do Sistema nico de Sade. 27- O processo de planejamento, no mbito do SUS, deve ser desenvolvido de forma articulada, integrada e solidria entre as trs esferas de gesto. Essa forma de atuao representa o Sistema de Planejamento do Sistema nico de Sade. Sobre os objetivos especcos do Sistema de Planejamento do SUS, assinale a opo incorreta. a) Pactuar diretrizes gerais para o processo de planejamento no mbito do SUS objetivo especco do Sistema de Planejamento do SUS. b) Formular metodologias e modelos bsicos dos instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliao que traduzam as diretrizes do SUS, com capacidade de adaptao s particularidades de cada esfera administrativa objetivo especco do Sistema de Planejamento do SUS. c) Promover a anlise e a formulao de propostas destinadas a adequar o arcabouo legal no tocante ao planejamento no SUS objetivo especco do Sistema de Planejamento do SUS.
Cargo: Analista Tcnico de Polticas Sociais - ATPS/2012 7

d) Denir metas para as programaes anuais de sade em cada esfera de gesto objetivo especco do Sistema de Planejamento do SUS. e) Implementar e difundir uma cultura de planejamento que integre e qualique as aes do SUS entre as trs esferas de governo e subsidiar a tomada de deciso por parte de seus gestores objetivo especco do Sistema de Planejamento do SUS. 28- Sobre o planejamento no SUS, assinale a opo correta. a) um processo que tem como diretriz prioritria, a partir das quais todas as demais decises sobre a sade sero tomadas, estabelecer a adequao das aes a serem realizadas com os recursos nanceiros disponveis. b) Adota protocolos clnicos e diretrizes teraputicas como referncia para racionalizar gastos e otimizar recursos na planicao e programao em sade. c) um processo facultativo, desde que a respectiva esfera de gesto comprove a insucincia de recursos nanceiros e oramentrios. d) o processo que orienta a descentralizao das aes e servios de sade e os processos de negociao e pactuao entre os gestores. e) Pressupe que cada esfera de gesto realize o seu planejamento, articulando-se de forma a fortalecer e consolidar os objetivos e diretrizes do SUS. 29- Sobre a denio de regies de sade, assinale a opo correta. a) So espaos descontnuos, denidos a partir das fronteiras geogrcas de cada municpio, nos quais so desenvolvidas aes de sade. b) So recortes territoriais inseridos em um espao geogrco contnuo, identicados pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades culturais, econmicas e sociais, de redes de comunicao e infraestrutura de transportes compartilhados do territrio. c) So recortes territoriais identicados e denidos pelo Ministrio da Sade e pelo Conselho Nacional de Sade a partir de identidades culturais, econmicas e sociais, de redes de comunicao e infraestrutura de transportes compartilhados do territrio. d) So espaos geogrcos descontnuos identicados pelo Ministrio da Sade e pelo Conselho Nacional de Sade, nos quais cada gestor estadual e municipal executa as aes de sade que so de sua competncia. e) So recortes territoriais inseridos em um espao geogrco descontnuo, identicados pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades culturais, econmicas e sociais, de redes de comunicao e infraestrutura de transportes compartilhados do territrio.

Prova 2 - rea: Sade

30- Assinale a opo incorreta quanto aos objetivos da regionalizao. a) Garantir acesso, resolubilidade e qualidade s aes e servios de sade cuja complexidade e contingente populacional transcenda a escala local/municipal. b) Garantir o direito sade, reduzir desigualdades sociais e territoriais e promover a equidade, ampliando a viso nacional dos problemas, associada capacidade de diagnstico e deciso loco-regional que possibilite os meios adequados para a reduo das desigualdades no acesso s aes e servios de sade existentes no pas. c) Organizar o acesso a servios de sade resolutivos e de qualidade na ateno bsica, viabilizando o planejamento, a programao pactuada e integrada da ateno sade, explicitando a responsabilidade, o compromisso e o vnculo do servio e equipe de sade com a populao, desenhando a rede de ateno e promovendo a humanizao do atendimento. d) Potencializar o processo de descentralizao, fortalecendo estados e municpios para exercerem papel de gestores e para que as demandas dos diferentes interesses loco-regionais possam ser organizadas e expressadas na regio. e) Garantir a integralidade na ateno a sade, ampliando o conceito de cuidado com a sade no processo de reordenamento das aes de promoo, preveno, tratamento e reabilitao com garantia de acesso a todos os nveis de complexidade do sistema. 31- Sobre a Programao Pactuada e Integrada de Ateno Sade (PPI), correto armar: a) a elaborao da PPI subsidiada pela programao fsica e nanceira dos estabelecimentos de sade em cada esfera de governo. b) um processo cuja responsabilidade de elaborao cabe aos conselhos de sade, que visa a denir a programao das aes de sade em cada territrio e nortear a alocao dos recursos nanceiros para sade. c) est restrita a municpios que ofertam servios de sade de mdia complexidade. d) um processo que envolve gestores estaduais e municipais, independente das formas pelas quais desenhada a regionalizao entre os respectivos estados e municpios. e) deve estar inserida no processo de planejamento e deve considerar as prioridades denidas nos planos de sade, em cada esfera de gesto. 32- Assinale a opo que no diretriz da Programao Pactuada e Integrada da Ateno em Sade (PPI). a) Os gestores estaduais e municipais possuem exibilidade na denio de parmetros e prioridades que iro orientar a programao, ressalvados os parmetros pactuados nacional e estadualmente. b) A programao realizada prioritariamente, por reas de atuao a partir das aes bsicas de sade para compor o rol de aes de maior complexidade.
Cargo: Analista Tcnico de Polticas Sociais - ATPS/2012 8

c) O processo de programao deve contribuir para a garantia de acesso aos servios de sade, subsidiando o processo regulatrio da assistncia. d) A programao realizada, tendo como referncia os blocos de nanciamento a partir das aes de mdia e alta complexidade. e) A programao deve ser realizada a cada gesto, revisada periodicamente e sempre que necessrio, em decorrncia de alteraes de uxo no atendimento ao usurio; de oferta de servios; na tabela de procedimentos; e no teto nanceiro, dentre outras. 33- No Brasil, compem o Sistema de Informao em Sade (SIS), o Sistema de Informao Sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informaes sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informao de Agravos de Noticao (SINAN), Sistema de Informaes Hospitalares do SUS (SIH-SUS), o Sistema de Informaes Ambulatoriais do SUS (SIA-SUS) e o Sistema de Informaes da Ateno Bsica (SIAB), entre outros. Sobre o Sistema de Informaes Hospitalares do SUS (SIH-SUS), correto armar: a) o SIH processa as informaes geradas na rea hospitalar e, no caso dos hospitais privados, tambm na rea ambulatorial, possibilitando o gerenciamento, o acompanhamento do teto nanceiro, a produo de servios de sade e o pagamento aos prestadores de servio. b) a Autorizao de Internao Hospitalar (AIH) instrumento do SIH e tambm o documento que determina a emisso do laudo mdico. c) o SIH, diante da exigncia de rigor no processamento das informaes, um sistema cuja obteno, processamento e divulgao das informaes esto centralizados no mbito do Ministrio da Sade. d) no mbito do SIH, o processamento das informaes obtidas com as Autorizaes de Internao Hospitalar (AIH) realizado pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municpios plenos. e) o SIH tem como uma de suas funcionalidades o controle de distribuio das declaraes de nascimento em mbito municipal, estadual, regional e federal. 34- Acerca do Sistema de Informaes Ambulatoriais do SUS (SIA-SUS), correto armar: a) o SIA-SUS uma importante fonte de obteno de dados epidemiolgicos em uma dada regio de sade. b) as informaes extradas do SIA-SUS subsidia os processos de elaborao da Programao Pactuada e Integrada. c) uma das fontes de alimentao desse Sistema a noticao e investigao dos casos de doenas e agravos que constam da lista nacional de doenas de noticao compulsria. d) a base de dados do SIA-SUS no inclui informaes sobre os procedimentos realizados em ambulatrios da rede privada prestadora de servios ao SUS. e) um Sistema de informaes territorializado, cuja principal fonte de dados provm dos prossionais de sade das equipes da estratgia sade da famlia.
Prova 2 - rea: Sade

35- Dada a complexidade do conceito de sade, a tarefa de mensur-lo tambm complexa, o que torna de suma importncia a existncia de indicadores conveis. Sobre os indicadores em sade correto armar: a) os indicadores de sade constituem ferramenta fundamental para a gesto e avaliao da situao de sade, em todos os nveis. b) so um recurso para a obteno de informaes sobre situaes de sade nas quais no possvel a quanticao. c) a conabilidade de um indicador em sade decorrente de sua no vinculao ao problema, evento ou tema a ser observado ou medido. d) os indicadores de processo so aqueles nos quais os gestores buscam saber os benefcios reais que uma dada ao de sade provocou na populao. e) a representatividade ou cobertura de um indicador em sade refere-se sua adequao para medir ou representar, sinteticamente, o fenmeno estudado. 36- As principais modalidades de indicadores em sade so: a) gasto pblico com sade, mortalidade e morbidade, grau de investimento na rede de prestadores de servios de sade. b) grau de bem-estar da populao, nutrio / crescimento e desenvolvimento, condies socioeconmicas / acesso a bens de consumo. c) morbidade / gravidade / incapacidade, aspectos demogrcos, sade ambiental, servios de sade. d) gasto com sade no setor privado, investimentos pblicos em sade, condies socioeconmicas. e) perl epidemiolgico da populao, nutrio / crescimento e desenvolvimento, gasto pblico com sade. 37- Sobre monitoramento das aes e servios de sade no mbito do Sistema nico de Sade (SUS), correto armar: a) o monitoramento precede a avaliao no processo de planejamento das aes e servios de sade. b) o monitoramento um procedimento de carter tcnico, isento das ingerncias polticas que marcam a avaliao. c) o monitoramento concentra-se nos resultados das aes, enquanto a avaliao, no seu processo de execuo. d) o monitoramento parte do processo avaliativo, com o objetivo de observar se as atividades e aes esto sendo executadas conforme o planejado e esto tendo os resultados esperados. e) o monitoramento das aes e servios de sade, independe das metas e objetivos explicitados no processo de planejamento.

38- Sobre a avaliao em sade no mbito do Sistema nico de Sade (SUS), correto armar: a) a avaliao deve priorizar a anlise de impacto das aes e servios de sade, uma vez que as avaliaes de desempenho e resultado so secundrias para o redirecionamento de aes. b) a avaliao um conjunto de tcnicas para aferir o alcance das aes e servios de sade em mbito estadual e municipal, no incluindo nesse processo as aes e servios de sade executados pela Unio. c) a avaliao em sade est restrita ao controle epidemiolgico e a vigilncia sanitria. d) a avaliao em sade deve ser realizada por agentes externos, uma vez que os sujeitos envolvidos nas situaes avaliadas no possuem iseno para emitir julgamentos corretos sobre os processos dos quais participam. e) a avaliao em sade um processo crtico-reexivo, contnuo e sistemtico sobre prticas e processos desenvolvidos no mbito dos servios de sade. 39- Sobre a avaliao dos programas, aes e servios de sade, correto armar: a) trata-se de um conjunto de procedimentos voltados para o estabelecimento de metas de programas, aes e para a organizao dos servios de sade. b) no mbito do SUS, so utilizados os mesmos procedimentos, instrumentais, critrios e indicadores para avaliar as aes de sade nos diferentes nveis de ateno. c) a avaliao em sade tem como pressuposto a avaliao da ecincia, eccia e efetividade das estruturas, processos e resultados relacionados ao risco, acesso e satisfao dos cidados frente aos servios pblicos de sade na busca da resolubilidade e qualidade. d) o Sistema nico de Sade (SUS) concentra a avaliao das aes e servios na rede pblica de ateno sade, isentando de procedimentos avaliativos a rede privada prestadora de servios. e) as instituies lantrpicas prestadoras de servios ao SUS, dada a sua natureza, torna desnecessria a avaliao dos servios de sade prestados.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Cargo: Analista Tcnico de Polticas Sociais - ATPS/2012

Prova 2 - rea: Sade

40- Assinale a opo correta sobre o processo de auditoria no Sistema nico de Sade. a) A auditoria no SUS prerrogativa de rgos de controle externos ao Sistema, como forma de salvaguardar a veracidade das informaes obtidas por meio da vericao da base de dados que formam o seu Sistema de Informaes. b) A auditoria no SUS est circunscrita ao mbito gerencial das unidades de sade tais como a regularidade das contas e cumprimento de contratos, uma vez que no de sua competncia interferir nos aspectos que envolvem a execuo de aes e servios de sade. c) O processo de auditoria no SUS concentra-se sobre os Relatrios de Gesto, no sendo objeto de anlise, no referido processo, os planos e as programaes em sade. d) Os rgos de auditoria produzem seus prprios bancos de dados e informaes, sendo desnecessrio o recurso a outros sistemas de informaes existentes no SUS. e) A auditoria no SUS est voltada para o aprimoramento da gesto desse Sistema, visando a maior ecincia, eccia e efetividade de suas aes.

42- Julgue as proposies seguintes e assinale a opo correta. I. As polticas sociais so entendidas como uma espcie do gnero polticas pblicas, concentradas no social, voltadas para a proteo social.

II. As polticas neoliberais vm acompanhadas por um processo de responsabilizao do Estado para com as polticas sociais. III. As polticas sociais expressam decises polticas e relaes sociais, existem em quadros histricos particulares e traduzem um padro de possibilidades e correlao de foras. IV. A poltica social abrange tanto os meios pelos quais se promove o bem-estar em cada sociedade quanto os determinantes do desenvolvimento social. V. A tensionalidade de uma poltica social esgota-se quando se inicia o seu processo de implementao. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Apenas uma assertiva est correta. c) Apenas duas assertivas esto corretas. d) Apenas trs assertivas esto corretas e) Todas as assertivas esto erradas. 43- Julgue as proposies seguintes e assinale a opo incorreta. a) A questo social central para o desenvolvimento das polticas sociais e estas, por sua vez, referemse s relaes sociais concretas, constituindo-se como parte das respostas que o Estado proporciona s expresses da questo social, nas disputas de interesses de grupos e classes. b) Na concepo liberal, a poltica social compreendida em suas mltiplas dimenses e determinaes e como produto da prxis social da humanidade. c) No mbito da inuncia neoliberal a tendncia a limitao das possibilidades preventivas e redistributivas das polticas sociais, colocando em curso a privatizao e focalizao. d) As formas de regulao neoliberais produziram, no campo da proteo social, a parceria Estado, mercado e sociedade, ou esquemas pluralistas, cujas tendncias mostram que as solues relacionadas pobreza tem sido baseadas na solidariedade informal. e) A cidadania mais que a boa gesto democrtica, um campo de luta e de formao de conscincias crticas em relao desigualdade social e pressupe a universalizao dos direitos sociais, polticos, econmicos e culturais.

POLTICA SOCIAL - SADE

41- Sobre a poltica de sade, julgue as proposies seguintes e assinale a opo correta. I. A poltica de sade se encontra na interface entre Estado, sociedade e mercado.

II. Como atividade de proteo social, a poltica de sade se coloca na fronteira de diversas formas de relao social, como entre cidado e poderes pblicos. III. A poltica de sade por se tratar de uma poltica social adquire um carter desvinculado da poltica econmica. IV. Considerar a poltica de sade como poltica social assumir como secundrio os direitos inerentes condio de cidadania. V. O iderio neoliberal nas polticas sociais fortalece a ampliao do direito universal sade. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Todas as assertivas esto erradas. c) Apenas as assertivas I e V esto corretas. d) Apenas as assertivas III e IV esto corretas. e) Apenas as assertivas I e II esto corretas.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).
Cargo: Analista Tcnico de Polticas Sociais - ATPS/2012 10 Prova 2 - rea: Sade

44- Assinale a opo incorreta. a) Entre as polmicas encontradas no debate sobre a poltica social, encontra-se a posio de estudiosos do tema, que armam a existncia de uma contra-reforma do Estado e de obstaculizao e/ou redirecionamento das conquistas da Constituio Federal de 1988. b) O acesso seguridade social esteve historicamente associado ao exerccio do trabalho, direta ou indiretamente. c) Na atualidade, direitos e polticas sociais universais de Estado convivem com polticas sociais focalizadas. d) O receiturio keynesiano de regulao econmica e social, que privilegiava o pleno emprego, colide com a perspectiva de Estado de Bem-Estar Social. e) A mundializao e nanceirizao do capital vem acompanhada pelo aprofundamento do desemprego, da desigualdade social e expropriao de direitos dos trabalhadores. 45- Julgue as proposies seguintes e assinale a opo correta. I. A poltica de sade instituda no Estado Novo integrou sade pblica e a assistncia mdica previdenciria.

47- Julgue as proposies seguintes sobre o Movimento Sanitrio Brasileiro e assinale a opo correta. I. O movimento sanitrio constitudo no perodo Getulista representou um lcus de difuso do pensamento sanitrio desenvolvimentista.

II. O Movimento Sanitrio Brasileiro oportunizou um espao de enfrentamento da lgica privatista na rea da sade. III. O movimento estudantil das universidades se fez presente na composio originria do movimento sanitrio brasileiro. IV. As bases originrias do pensamento sanitarista do movimento sanitrio brasileiro contrapem-se as abordagens histrico-estrutural dos problemas de sade. V. O trabalho do Centro Brasileiro de Estudos de Sade Cebes, no mbito do Movimento Sanitrio, contribuiu na difuso do pensamento crtico em sade. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Todas as assertivas esto erradas. c) Apenas as assertivas I, II e III esto corretas. d) Apenas as assertivas II, III e V esto corretas. e) Apenas as assertivas II e V esto corretas. 48- Considerando a Estratgia Sade da Famlia como reorganizadora da ateno bsica sade no Brasil, analise os itens a seguir. I. A Estratgia de Sade da Famlia pressupe o atendimento, de uma equipe mdica, a um grupo de famlias de um dado territrio, com funo medicalizadora.

II. A criao do Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS) instituiu um padro de ateno sade voltada para a sade pblica. III. A extenso da cobertura previdenciria com a criao da Consolidao das Leis do Trabalho ocorre simultaneamente com a extenso do direito sade para toda a populao brasileira. IV. O projeto de sade, articulado ao mercado tem como uma de suas tendncias a conteno dos gastos com racionalizao da oferta. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Todas as assertivas esto erradas. c) Apenas trs assertivas esto corretas. d) Apenas duas assertivas esto corretas. e) Apenas uma assertiva est correta. 46- A literatura disponvel que analisa o processo de construo do SUS sugere os seguintes obstculos no mbito da consolidao de polticas de sade descentralizantes e democratizantes, exceto: a) estabilidade do nanciamento do SUS. b) tendncia capitalizao e privatizao da sade. c) estreita base de sustentao poltica da Reforma Sanitria. d) hegemonia do modelo mdico-assistencial privatista reciclado. e) clientelismo e burocratismo na administrao pblica.

II. A Estratgia da Sade da Famlia requer baixa complexidade tecnolgica nos campos do conhecimento e do desenvolvimento de habilidades e de mudanas de atitude. III. As equipes de sade da famlia devem estabelecer vnculos de compromisso e de co-responsabilidade com a populao. IV. de competncia das secretarias municipais de sade e Distrito Federal prestar apoio institucional s equipes e servios no processo de implantao, acompanhamento e qualicao da ateno bsica e pela ampliao e consolidao da Estratgia Sade da Famlia. V. Compete ao Ministrio da Sade garantir fontes de recursos federais para compor o nanciamento da ateno bsica sade. Pode-se armar que so corretos os itens: a) I, II e III b) III, IV e V c) I, III e IV d) II, III e V e) I, III e V

Cargo: Analista Tcnico de Polticas Sociais - ATPS/2012

11

Prova 2 - rea: Sade

49- A prtica de sade baseada na medicina exneriana apresenta as seguintes caractersticas, exceto: a) concepo ampliada de sade. b) organizao da assistncia mdica em especialidades. c) valorizao do ambiente hospitalar em detrimento da assistncia ambulatorial. d) individualizao e excluso dos aspectos sociais do processo sade/doena. e) secundarizao da promoo da sade e preveno de doenas. 50- Julgue as proposies seguintes e assinale a opo correta. I. A prtica sanitria a forma como uma sociedade, num dado momento, a partir do conceito de sade vigente e do paradigma sanitrio hegemnico, estrutura as respostas sociais organizadas ante os problemas de sade.

a) Todas as assertivas esto corretas. b) Todas as assertivas esto erradas. c) Apenas uma assertiva esta errada. d) Apenas trs assertivas proposies esto corretas. e) Apenas duas assertivas esto corretas. 52- Para assegurar resolutividade na rede de ateno considera-se fundamentos da Rede de Ateno Sade no mbito do SUS, exceto: a) Economia de escala, qualidade, sucincia, acesso e disponibilidade de recursos. b) Integrao Vertical e Horizontal. c) Abordagem populacional isolada e com centralidade no nvel tercirio. d) Processos de Substituio. e) Nveis de Ateno. 53- Sobre a Reforma Sanitria Brasileira, assinale a opo incorreta. a) Inicialmente vinculava-se, de um lado, crtica feita aos limites do movimento ideolgico da Medicina Preventiva e, de outro, busca de alternativas para a crise da sade durante o autoritarismo. b) A Reforma Sanitria brasileira, enquanto reforma social concebida e desencadeada em um momento de crise na rea da sade, defendia a democratizao do Estado e da sociedade. c) Na literatura disponvel sobre a Reforma Sanitria encontram-se os que avaliam que nas ltimas dcadas o movimento da Reforma Sanitria ao limitar-se a construo do Sistema nico de Sade (SUS), restringiu-se a questes de nanciamento, organizao e gesto, reduzindo seu contedo reformista ou revolucionrio. d) H na literatura a compreenso dos fundamentos da reforma sanitria, considerando distintos momentos: ideia, proposta, projeto, movimento e processo. O momento denominado processo implica um conjunto de atos, em distintos tempos e espaos em que se realizam prticas sociais. e) O projeto da Reforma Sanitria, em suas dimenses societria e setorial, colide com a compreenso da determinao social do processo sade-doena. 54- O modelo de ateno sade denominado mdico hegemnico apresenta os seguintes traos fundamentais, exceto: a) individualismo. b) sade/doena como mercadoria. c) historicidade da prtica mdica. d) nfase no biologismo. e) medicalizao dos problemas.

II. O modelo sanitarista caracteriza-se pelas formas de interveno sobre problemas e necessidades de sade adotados pela sade pblica convencional, principalmente mediante campanhas e programas especiais. III. As experincias de implantao de distritos sanitrios iniciaram-se no Brasil com a poltica dos Sistemas Unicados e Descentralizados de Sade (Suds). IV. O modelo mdico-assistencial privatista no exclusivo do setor privado, reproduzindo-se, tambm, no setor pblico. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Todas as assertivas esto erradas. c) Apenas a assertiva II esta correta. d) Apenas as assertivas II e III esto corretas. e) Apenas as assertivas I e IV esto corretas. 51- Considere as proposies a seguir, quanto a proposta da Clnica Ampliada no mbito do Sistema nico de Sade, e assinale a opo correta. I. A proposta da Clnica Ampliada constitui-se como uma ferramenta de articulao e incluso dos diferentes enfoques e disciplinas.

II. A Clnica Ampliada busca construir snteses singulares, tensionando os limites de cada matriz disciplinar. III. A Clnica Ampliada convida a uma ampliao do objeto de trabalho, da doena para o sujeito. IV. Entre os aspectos operativos e loscos da Clnica Ampliada encontram-se as equipes de referncia, o apoio especializado matricial, responsabilidade clnica e sanitria. V. O objeto de trabalho da clnica e da sade coletiva so intimamente semelhantes em relao ao tipo de sujeito com que trabalham, e tambm quanto aos problemas de sade de que se encarregam.
Cargo: Analista Tcnico de Polticas Sociais - ATPS/2012 12

Prova 2 - rea: Sade

55- Considere as proposies a seguir, quanto a proposta da Rede de Ateno Sade no mbito do Sistema nico de Sade, e assinale a opo incorreta. a) A Rede de Ateno Sade denida como arranjos organizativos de aes e servios de sade, de diferentes densidades tecnolgicas, que, integradas por meio de sistemas de apoio tcnico, logstico e de gesto, buscam garantir a integralidade do cuidado. b) Entre os objetivos da Rede de Ateno Sade est o de promover a integrao sistmica, de aes e servios de sade com proviso de ateno contnua, integral, de qualidade, responsvel e humanizada. c) O desenvolvimento da Rede de Ateno Sade uma estratgia de reestruturao do sistema de sade, tanto no que se refere a sua organizao, quanto na qualidade e impacto da ateno prestada. d) A Rede de Ateno Sade fundamenta-se na compreenso da Ateno Hospitalar como primeiro nvel de ateno e a partir do qual se realiza e coordena o cuidado em todos os pontos de ateno. e) Na construo da Rede de Ateno Sade devem ser observados os conceitos de integrao vertical e horizontal, que vm da teoria econmica e esto associados a concepes relativas s cadeias produtivas. 56- Assinale a opo correta sobre as caractersticas do modelo de vigilncia da sade utilizado como alternativa de reorganizao das prticas de sade no nvel local. I. Interveno sobre problemas de sade.

57- Considerando o debate dos determinantes sociais da sade, assinale a opo incorreta. a) Considera-se que os determinantes sociais mais importantes so aqueles que geram estraticao social, ou seja, determinantes estruturais como a distribuio de renda, a discriminao e a existncia de estruturas polticas ou de governana que reforcem as iniquidades relativas ao poderio econmico. b) A implementao de aes sobre os determinantes sociais baseia-se em trs temas mais amplos: 1) reduzir as iniquidades em sade; 2) melhorar as condies de sade e o bem-estar, promover o desenvolvimento e alcanar objetivos gerais no campo da sade; 3) promover aes em uma srie de prioridades sociais, para alm do campo da sade e que dependem de melhores nveis de igualdade em sade. c) recomendado que a implementao de abordagens ligadas aos determinantes sociais seja implementada tal como um programa que executado. d) Como determinantes intermedirios encontram-se as condies de vida, circunstncias psicossociais, fatores comportamentais e/ou biolgicos e o prprio sistema de sade, que do forma s condies de sade dos indivduos. e) Apoiar a abordagem dos determinantes sociais signica compreender o valor que a sade tem para a sociedade e admitir que ela depende de aes que, muitas vezes, no tm relao com o setor sade. 58- Com a Constituio Federal de 1988, as polticas de previdncia, sade e assistncia social foram reorganizadas e reestruturadas com novos princpios e diretrizes e passaram a compor o sistema de seguridade social brasileiro. Sobre essa temtica, julgue as proposies seguintes e assinale a opo correta. I. As polticas sociais existentes e que constituem os sistemas de seguridade social em diversos pases apresentam caractersticas de seguro social de inspirao bismarckiana e de carter universal de inspirao beveridgiana, com maior ou menor intensidade.

II. Aes sobre o territrio. III. Atuao setorial. IV. Articulao entre aes promocionais, preventivas e curativas. V. Centralidade na ateno curativa e no atendimento da demanda espontnea. a) Apenas as assertivas III e V esto corretas. b) Apenas as assertivas I, II e IV esto corretas. c) Apenas as assertivas II e IV esto corretas. d) Todas as assertivas esto corretas. e) Todas as assertivas esto erradas.

II. A seguridade social pode garantir mais, ou menos, acesso a direitos, quanto mais se desvencilhar da lgica do seguro e quanto mais assumir a lgica social. III. A seguridade social brasileira conjuga direitos derivados do trabalho, com direitos de carter universal e direitos seletivos. IV. No Brasil implantou-se um padro de seguridade social homogneo, com forte tendncia a lgica da assistncia e da universalidade, inclusive na previdncia social. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Todas as assertivas esto erradas. c) Apenas uma assertiva est correta. d) Apenas duas assertivas esto corretas. e) Apenas trs assertivas esto corretas.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Cargo: Analista Tcnico de Polticas Sociais - ATPS/2012

13

Prova 2 - rea: Sade

59- A Lei n. 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dispe sobre a participao da comunidade na gesto do Sistema nico de Sade (SUS) e sobre as transferncias intergovernamentais de recursos nanceiros a rea de sade. A respeito da participao e controle social na poltica de sade, assinale a opo correta. a) O arcabouo legal do Sistema nico de Sade contempla a concepo de controle social como mecanismos coercitivos que o Estado exerce sobre os indivduos. b) O conselho de sade rgo consultivo, integrado ao poder legislativo dos Estados, Municpios e da esfera Federal. c) A comisso intergestora tripartite contempla em sua composio a representao do segmento dos usurios e constitui o rgo mximo de negociao e deliberao da poltica de sade. d) Na literatura disponvel sobre a participao social na rea da sade, encontra-se o entendimento da participao como valor em si e como um dos requisitos para a expanso da cidadania. e) O entendimento da participao social como componente essencial para preservar o direito universal sade e fortalecer a sociedade civil contrape-se concepo da participao como parte do processo de democratizao do Estado. 60- Sobre a temtica da participao e controle social na poltica de sade e a complexidade que a envolve, analise os itens a seguir: I. Toda ao coletiva orienta-se pelo poltico, e pe necessariamente em xeque o poder ou as relaes de dominao e de hegemonia.

II. A formao social e cultural brasileira acompanhada por um processo scio-histrico marcadamente democrtico, participativo, com forte presena do Estado na garantia universal do direito sade. III. O Conselho Nacional de Sade composto paritariamente, ou seja, 50% de usurios, 25% de trabalhadores e 25% de prestadores de servio e gestores. IV. Existem diferentes modalidades de participao que tm coexistido e se combinado de diferentes maneiras conforme as diferenas e circunstncias histrico-sociais. Pode-se armar que so corretos os itens: a) I e II b) III e IV c) I e III d) I e IV e) II e IV TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Cargo: Analista Tcnico de Polticas Sociais - ATPS/2012

14

Prova 2 - rea: Sade

Cargo: Analista Tcnico de Polticas Sociais - ATPS/2012

15

Prova 2 - rea: Sade

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br

Das könnte Ihnen auch gefallen