Sie sind auf Seite 1von 5

Universidade de Lisboa Faculdade de Direito Direito Constitucional I Ano Lectivo 2012-2013 Prof.

Doutor Kafft Kosta (guio da ultima aula sobre os sistemas de Governo

3. Sistemas de Governo 3.1. Enfoque Jurdico-Constitucional So trs as principais referncias jurdicas, em matria de sistemas de governo: 1. A separao de poderes (no que tange especializao orgnicofuncional); 2. A dependncia, interdependncia ou independncia dos rgos (ex.: a escolha e cessao das funes dos titulares de um rgo por outro rgo); 3. A responsabilidade poltica de um rgo ou dos seus titulares perante outro rgo (faz parte da 2 referncia, mas tem-se autonomizado). Este grupo de referncias determina a arrumao jurdica do sistema de governo em dois conjuntos:

3.1.1. Sistemas de Governo com Concentrao de Poderes: a) Sistema de Concentrao de Poderes Correspondente Forma de Governo Monarquia Limitada

- Concentrao no Chefe de Estado; - Poderes limitados constitucionalmente pelo parlamento;

- Sistema de governo monrquico de Chanceler. Ex.: Reinos alemes, no sc. XIX. b) Sistema de Governo Representativo Simples - Concentrao no Chefe de Estado; - Na monarquia, no h Chanceler; - Na Repblica, o Chefe de Estado pode governar sem ou com Chanceler (esta ltima hiptese teve expresso no Estado Novo portugus). Ex.: Frana de NAPOLEO; para alguns, Estado Novo da Constituio portuguesa de 1933.

c) Sistema de Governo Convencional - Concentrao na Assembleia que exerceria as funes do Estado ou deleg-lasia, temporariamente, noutros rgos. Estes rgos seriam emanados pela Assembleia ou estariam dependentes da Assembleia; mas subsiste a faculdade de avocao; 3.1.2. Sistemas de Governo com Desconcentrao de Poderes a) Sistema Parlamentar - H 3 rgos: Chefe de Estado (Rei ou Presidente); Parlamento; Governo. O Chefe de Estado, Ou simblico (to s) simboliza a continuidade do Estado, Ou tem competncias diminutas, Ou necessita de referenda ministerial para exercer as suas competncias (por causa da irresponsabilidade poltica do Chefe de Estado). Caractersticas bsicas do sistema parlamentar: O Governo nasce da maioria parlamentar; O Governo baseia-se na confiana poltica do parlamento; O Governo responsvel politicamente perante o parlamento;

O Chefe de Estado no pode dissolver o parlamento [ele pode nomear ou exonerar Ministros, mas f-lo seguindo as orientaes do parlamento]. Essas 4 Caractersticas bsicas so os traos fortes, que sofrem, porm, variaes como, por exemplo: Parlamentarismo clssico (puro ou de assembleia) = prevalncia absoluta do parlamento sobre o governo; Reportando-se ao sc. XIX a XX, apresenta 3 manifestaes, a saber: 1. O Parlamento tem clara dominncia sobre o Chefe de Estado; 2. O Chefe de Estado no pode dissolver o parlamento ou, quando pode, f-lo no quadro de apertados requisitos constitucionais e, muitas vezes, depois do assentimento de um rgo consultivo onde participam representantes do parlamento; 3. O Governo no tem poderes de interveno no funcionamento do parlamento ou, quando os tem, so poderes insignificantes. Parlamentarismo racionalizado (ou mitigado, ou de Gabinete) = a influncia do Governo contrabalana os poderes do parlamento; Apresenta as seguintes 3 caractersticas bsicas: 1. O Parlamento tem uma dominncia mitigada sobre o Chefe de Estado; 2. O Chefe de Estado pode dissolver o parlamento; 3. O Governo tem alguns poderes de interveno no funcionamento do parlamento. b) Sistema Presidencial Fala-se usualmente de sistema presidencial perfeito ou imediato e de sistema presidencial imperfeito ou mediato1. Perfeito, quando o Presidente o nico rgo constitucional do poder executivo. coadjuvado por colaboradores. O exemplo de eleio so os EUA. Sistema presidencial imperfeito, quando a Constituio estabelece a existncia de Ministros com poderes especficos, conquanto dependam totalmente do Presidente. * 5 caractersticas bsicas do sistema: - O Chefe de Estado eleito por sufrgio universal e directo (neste caso, salvo os EUA conquanto constitua prtica consuetudinria que os grandes eleitores

Distino, segundo MARCELO REBELO DE SOUSA, no muito relevante (carecida de particular

relevncia jurdico-constitucional) j que em qualquer dos casos no existe um outro chefe de Governo.

estejam vinculados orientao pr-ditada pelo povo, aquando do sufrgio inicial e geral); - O Chefe de Estado forma livremente o seu Governo, que o prprio pode chefiar; - O Chefe de Estado e o Governo no respondem perante o parlamento; - O Chefe de Estado dispe de veto suspensivo relativamente a leis do parlamento; - O Chefe de Estado no pode dissolver o parlamento.

* Mecanismos de checks and balances (freios e contrapesos): - O parlamento condiciona o executivo, votando o oramento; - O parlamento condiciona o executivo, criando comisses de inqurito Administrao pblica; - O parlamento condiciona o executivo, ratificando tratados celebrados pelo Chefe de Estado; - O parlamento condiciona o executivo, destituindo o Chefe de Estado atravs do impeachment (na sequncia da condenao do PR pela prtica de certos crimes contra o Estado). c) Sistema Directorial H 2 rgos bsicos: Parlamento; Colgio Directorial. O Parlamento denomina-se Assembleia Federal que composta por duas cmaras, a saber: Conselho Nacional e Conselho dos Estados (art. 148 Constituio da Sua - CS). Cabe Assembleia Federal eleger, nomeadamente, os membros do Conselho Federal, o Chanceler da Confederao, os Juzes do Tribunal Federal e o General. Compete tambm Assembleia Federal exercer fiscalizao (haute surveillance) sobre o Conselho Federal, a Administrao federal, os tribunais federais e os restantes entes com funes confiadas pela Confederao (art. 168, 169 CS). O Conselho Federal apresenta-se como a autoridade directorial e executiva suprema da Confederao (a quem cabe a determinao dos fins e meios da sua poltica governamental e a planificao e coordenao das actividades do Estado), sendo composto por 7 membros, eleitos (de entre cidados elegveis ao Conselho Nacional) pela Assembleia Federal aps cada renovao integral do Conselho Nacional. Assegura a presidncia do Conselho Federal o Presidente da Confederao. A Assembleia Federal elege um dos membros do Conselho Federal presidncia da Confederao e um outro vice-presidncia do Conselho Federal. Esses mandatos so de um ano e no podem ser renovados no ano seguinte nem pode o Presidente cessante ser eleito vice-presidncia.

d) Sistema Semiparlamentar - H 3 rgos: Chefe do Estado; Parlamento; Governo. - Pode-se dar o caso de: O Governo responder politicamente perante o Chefe de Estado e perante o Parlamento; O papel do Chefe de Estado corresponder a um poder moderador. - O sistema semiparlamentar pode apresentar-se como: aa) Orleanista Que se traduz numa monarquia constitucional do equilbrio entre o Rei e o Parlamento. Vigorou em Frana, no sc. XIX. A expresso deriva do nome de LUS FILIPE I, de Orlans. bb) Semipresidencial Portugal da Constituio de 1976, ustria, Islndia e Cabo Verde so sistemas semipresidenciais). Exemplos de semipresidencialismo com prevalncia do PR: Guin-Bissau, formalmente (Constituio de 1984). Exemplos de semipresidencialismo com prevalncia do parlamento: Repblica de Weimar (1919).

Notas bsicas caracterizadoras do sistema: 1. A formao do Governo em funo dos resultados eleitorais parlamentares e da composio do parlamento; 2. A constituio e manuteno do Governo dependem do parlamento: - Da aprovao ou no rejeio do programa do Governo; - Da rejeio de moes de censura; - Da aprovao de votos de confiana. 3. O Chefe de Estado eleito por sufrgio universal e directo; 4. O Parlamento eleito por sufrgio universal e directo; 5. O Governo responde politicamente tambm perante o Chefe de Estado; 6. O Chefe de Estado tem grandes poderes, como, por exemplo, o direito de dissolver o parlamento; o direito de veto suspensivo a leis do parlamento; o direito de veto definitivo a diplomas do Governo.

Das könnte Ihnen auch gefallen