Sie sind auf Seite 1von 23

COMUNICOLOGIA

Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

O Imaginrio do Rdio e o Podcast Pablo de Assis1


Resumo Este artigo prope visualizar o imaginrio do podcast a partir dos estudos clssicos do imaginrio do rdio. Como ambos se assemelham pela transmisso de udio distncia, existem elementos de comparao. Ao mesmo tempo, encontram-se elementos de diferenciao. Baseado em Bachelard, Arnheim e McLuhan e seus interlocutores, constri-se a relao do rdio e do podcast com o inconsciente, a visualidade e a tecnologia. Conclui-se que ao se perceber o imaginrio do podcast consegue-se visualizar suas potencialidades e possibilita-se imaginar o que h de nico no podcast. Palavras-Chave: Podcast; imaginrio; rdio; inconsciente; tecnologia

Introduo Desde quando o rdio foi lanado como veculo de comunicao comercial, diferentes formas de se relacionar a ele foram criadas. Ao mesmo tempo, vrios estudos foram feitos e diversas teorias sobre o rdio foram desenvolvidas. Algumas dessas teorias dizem respeito ao aspecto imaginrio do rdio, fazendo aluses s mais variadas relaes com a experincia sonora. S que a experincia sonora no se resume ao rdio. Atualmente, com as mdias digitais e com a comunicao por internet, temos outras tecnologias. Uma delas o podcast, que pode ser definido como uma mdia de udio transmitida por internet atravs do feed RSS. O podcast acaba oferecendo formas particulares de interao, diferentes das do rdio (PRIMO, 2005). Mesmo assim, muito do imaginrio do podcast pode ser visto no imaginrio do rdio. Os processos imaginais nos levam a compreender o imaginrio:

Psiclogo, MBA em Gesto de RH, mestrando no PPG de Comunicao e Linguagem da Universidade Tuiuti do Paran, professor da faculdade FACEL em Curitiba.

84

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

O imaginrio no uma coleo de imagens, um corpus, mas () um sistema, um dinamismo organizador de imagens que lhes confere profundidade e as liga entre si. A, o sentido se encontra na relao. Isso cada vez mais palpvel com o destaque que as cincias contemporneas conferem ao papel do observador nos fenmenos. Conscientes da intangibilidade do real, sabemos hoje que temos acesso apenas a sistemas simblicos, no a um mundo em si. Ento, o imaginrio tem uma eficcia concreta e conhecer seus mecanismos essencial (BARROS, 2010, p. 129).

Autores clssicos j fizeram esse trabalho com o rdio, mas pouco ou quase nada foi feito com relao ao podcast. Compreendendo o que j foi visto sobre o imaginrio do rdio pode nos ajudar a compreender de forma imaginal o podcast. Para este artigo, foram escolhidos trs estudos clssicos sobre os aspectos imaginrios do rdio, junto com seus interlocutores. Gaston Bachelard comea falando para ns suas ideias no texto Devaneio e Rdio, enquanto Dris Fagundes Haussen nos explica um pouco mais sua viso sobre Bachelard e o Rdio: o direito de sonhar. Nesses textos, o foco a ser percebido a relao da experincia do rdio com o inconsciente, tanto do emissor quanto do receptor, ou seja, a relao radiofnica uma relao de inconscientes. Aps, Rudolf Arnheim nos falar sobre O diferencial da cegueira: estar alm dos limites dos corpos, acompanhado por Eduardo Meditsch e suas explicaes de Rudolf Arheim e o potencial expressivo do rdio. Ambos nos ajudam a compreender a relao do rdio com a visualidade e as diferentes relaes sensoriais que o rdio permite. Finalmente, Marshal McLuhan em seu texto Rdio: o tambor tribal nos apresenta a relao do rdio com a dimenso temporal no s do som mas tambm da informao transmitida no rdio. Enquanto isso, Nelia R. Del Bianco nos mostra como O tambor tribal de McLuhan aponta para novas possibilidades tecnolgicas do rdio. Aps a anlise de cada texto, ser feita um processo anlogo ao caminho apresentado por cada autor com o podcast, uma mdia relativamente recente que muito comparada com o rdio, justamente por se tratar de uma mdia de udio pela internet. Dessa forma, poderemos compreender a relao do podcast com o inconsciente, com a visualidade e como nova tecnologia. Isso nos dar uma ideia do imaginrio do podcast. 85

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

1 Rdio e Inconsciente interessante notar que Bachelard se refere por diversas vezes ao conceito de inconsciente, associando-o e aproximando-o ao rdio. Por outras vezes, ele fala de elementos arquetpicos e de arqutipos. Tanto o inconsciente quanto o arqutipo so temas desenvolvidos por Carl Gustav Jung, o que nos faz pensar se Bachelard fazia referncia ao psiclogo suio ou no. Durante o texto, Bachelard no faz referncia direta a Carl Jung, mas muitos dos conceitos utilizados por ele se aproximam dos conceitos junguianos, principalmente ao se referir ao inconsciente e totalidade da psique.
O rdio , verdadeiramente, a realizao integral, a realizao cotidiana da psique humana. O problema que se coloca a esse respeito no pura e simplesmente um problema de comunicao; no simplesmente um problema de informao; porm, de um modo cotidiano, nas necessidades no apenas de informao mas de valor humano, o rdio encarregado de apresentar o que a psique humana. Na psique humana existem naturalmente valores claros (BACHELARD, 2005, p. 129).

O rdio seria esse elemento responsvel em apresentar essa totalidade da psique. Para Jung, a totalidade psquica comprometida de elementos conscientes e inconscientes. Os elementos conscientes so justamente aqueles que conhecemos, as notcias, as msicas, as falas e tudo o mais que percebido. Mas Bachelard aponta que existem elementos inconscientes na experincia radiofnica.
Realizao completa da psique humana. Consequentemente, necessrio ir em direo base, preciso ir em direo aos princpios do inconsciente. necessrio descobrir no inconsciente as bases da originalidade humana. () Aqui est, portanto, o problema central: possvel que horas de rdio sejam instauradas e temas de rdio que toque o inconsciente sejam desenvolvidos, inconsciente que vai encontrar em cada onda o princpio do devaneio? (BACHELARD, 2005, p. 129-130).

O autor aponta que o arqutipo da casa pode ser usado como ilustrao para esse princpio inconsciente. Esse ponto pode ser usado justamente para provocar o devaneio do rdio, chamar 86

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

o ouvinte para imaginar a casa ou entrar na casa dos sonhos, independente de qual casa seja essa, pois alguma coisa portanto mais profunda do que a casa natal: aquilo que chamado num livro de a casa onrica, a casa de nossos sonhos (BACHELARD, 2005, p. 131). o convite que o rdio faz, para o devaneio, para imaginar. Ao mesmo tempo, ao usar a imagem da casa, Bachelard convida o leitor para imaginar mais um conceito que corrobora a essa imagem: a intimidade. Alm do fato de o ouvinte do rdio estar em sua casa, no seu ntimo, o fato de no haver corporeidade na comunicao radiofnica traz outras questes relativas ao inconsciente:
Logo, fale-se da casa, no importa a quem. Falar dela tranquilamente, Falar dela pelo rdio, no momento em que no se v o indivduo, no momento em que ele no v ningum. Porque a ausncia de um rosto que fala no uma inferioridade; uma superioridade; precisamente o eixo da intimidade, a perspectiva da intimidade que vai se abrir (BACHELARD, 2005, p. 131).

nessa relao do inconsciente com a intimidade que o rdio se encontra. aqui que est o potencial para o devaneio, para a fantasia. O rdio no acontece em pblico, com outras pessoas: o rdio ouvido na solido e nessa solido, nesse escuro da falta de viso ou no escuro do canto da casa que o rdio impe o inconsciente e as fantasias vm tona e os arqutipos podem servir de base para tais fantasias:
O rdio est munido dessa possibilidade de transmitir arqutipos? Um livro no estaria mais qualificado a faz-lo? Provavelmente no: um livro voc fecha, reabre, no vem ao seu encontro na solido, no vem lhe impor a solido. Ao contrrio, rdio est certo de lhe impor solides. Nem sempre, naturalmente. No se trata de escutar esse tipo de transmisso numa sala de baile, num salo. preciso escutla, no digamos numa cabana, isso seria bel demais, mas num quarto, sozinho, noite, quando se tem o direito e o dever de colocar em si mesmo a calma, o repouso. O rdio possui tudo o que preciso para falar de solido. No precisa de rosto. O ouvinte encontra-se diante de um aparelho. Est numa solido que no foi ainda constituda. O rdio vem constitula, ao redor de uma imagem que no apenas para ele, que para todos, imagem que humana, que est em todos os psiquismos humanos. Nada de pitoresco, nenhum

87

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

passatempo. Ela chega por trs dos sons, sons bem feitos (BACHELARD, 2005, p. 132-133).

na escurido da noite e na intimidade da casa que podemos encontrar o inconsciente no rdio. nesse rdio que se encontram os padres universais que Jung chamou de arqutipo, pois os sons transmitidos pelo rdio possuem elementos universais e falam de temas e imagens sonoras universais. Alm disso, pelo rdio chamar pelo inconsciente e por ele ser coletivamente experimentado, ele passa a ser arquetpico tambm. Jung define o arqutipo como um padro de probabilidade de comportamento, semelhante ao padro de probabilidade dos cristais:
J me perguntaram muitas vezes donde procede o arqutipo. um dado adquirido ou no? -nos impossvel responder diretamente esta pergunta. Como diz a prpria definio, os arqutipos so fatores e temas que agrupam os elementos psquicos em determinadas imagens (que denominamos arquetpicas), mas de um modo que s pode ser conhecido pelos seus efeitos. Os arqutipos so anteriores conscincia e, provavelmente, so eles que formam as dominantes estruturais da psique em geral, assemelhando-se ao sistema axial dos cristais que existe em potncia na gua-me, mas no diretamente perceptvel pela observao. Como condies a priori, os arqutipos representam o caso psquico especial do patern of behavior [esquema de comportamento], familiar aos bilogos e que confere a cada ser vivente a sua natureza especfica. Assim como as manifestaes deste plano biolgico fundamental podem variar no decurso da evoluo, o mesmo ocorre com as manifestaes dos arqutipos. Do ponto de vista emprico, contudo, o arqutipo jamais se forma no interior da vida orgnica em geral. Ele aparece ao mesmo tempo que a vida (JUNG, 1999).

A imagem arquetpica seria a manifestao desse padro. Jung relaciona os arqutipos ao conceito biolgicos de patterns of behavior, relacionado aos padres dos instintos e relaciona arqutipo, instinto e imagem da seguinte forma:
Instinto e forma arcaica coincidem no conceito biolgico de pattern of behaviour. De fato, no h instinto amorfo, pois cada instinto reproduz a forma de sua situao. Ele realiza sempre uma imagem que possui qualidades fixas. O instinto da formiga-cortadeira [sava] realiza-se na imagem da

88

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

formiga, da rvore, da folha, do corte, do transporte e no pequeno jardim de fungos, cultivado pelas formigas. Se falta uma destas condies, o instinto no funciona, porque no pode existir sem sua forma total, sem sua imagem (JUNG, 1998, p. 206).

Instinto e imagem apresentam, para Jung, duas pontas de um espectro arquetpico: O dinamismo do instinto situa-se, por assim dizer, na parte infravermelha do espectro, ao passo que a imagem instintiva se localiza na parte ultravioleta (JUNG, 1998, p. 216). Esse espectro seria o espectro do arqutipo. Sobre essa noo arquetpica do rdio, Haussen apresenta duas noes que complementam essa viso, alm de aprofundar a relao entre rdio e inconsciente: a mdia e o mito. Com relao mdia, ela nos lembra que os arqutipos esto presentes na mdia de forma geral, seja atravs das figuras dos heris ou nas imagens das estrelas de cinema (HAUSSEN, 2005, p. 138). No rdio, esses arqutipos so chamados pela voz sem rosto, pelos elementos inconscientes e coletivos prprios da experincia radiofnica. O ouvir ento seria o canal para experimentar os arqutipos no rdio. J sobre o mito, Haussen relaciona essa questo com os sonhos. Ela pontua que nossa sociedade perdeu os mitos e que os sonhos so uma forma de resgat-los. Talvez a melhor definio do que venha a ser um mito seja de Junito de Souza Brando:
O mito sempre uma representao coletiva, transmitida atravs de vrias geraes e que relata uma explicao do mundo. Mito , por conseguinte, a parole, a palavra "revelada", o dito. E, desse modo, se o mito pode se exprimir ao nvel da linguagem, "ele , antes de tudo, uma palavra que circunscreve e fixa um acontecimento". Maurice Leenhardt precisa ainda mais o conceito: "O mito sentido e vivido antes de ser inteligido e formulado. Mito a palavra, a imagem, o gesto, que circunscreve o acontecimento no corao do homem, emotivo como uma criana, antes de fixar-se como narrativa". O mito expressa o mundo e a realidade humana, mas cuja essncia efetivamente uma representao coletiva, que chegou at ns atravs de vrias geraes. E, na medida em que pretende explicar o mundo e o homem, isto , a complexidade do real, o mito no pode ser lgico: ao revs, ilgico e irracional. Abre-se como uma janela a todos os ventos; presta-se a todas as interpretaes. Decifrar o mito

89

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

, pois, decifrar-se. E, como afirma Roland Barthes, o mito no pode, consequentemente, "ser um objeto, um conceito ou uma idia: ele um modo de significao, uma forma". Assim, no se h de definir o mito "pelo objeto de sua mensagem, mas pelo modo como a profere" (BRANDO, 1986, p. 36).

O mito ento pode ser compreendido como uma narrativa explicativa. Da mesma forma que um mito de criao tenta explicar a origem do mundo, ou o mito de um heri tenta explicar a origem de um povo ou justificar determinada prtica cultural, temos outras formas de narrativas explicativas. As teorias cientficas so uma forma de narrativa explicativa, de palavra ou imagem que expressa o mundo e a realidade humana de forma coletiva. Outra narrativa explicativa seriam os estudos de caso, os exemplos, comparaes ou ilustraes que servem para ajudar a compreender a origem da imagem ou as suas diferentes manifestaes. Bachelard teria visto no rdio um aliado a esse processo, de aliar devaneio ao sonho e ao resgate dos mitos. E atravs do som e da audio que ele percebe isso, por mais que os produtores do rdio no tenham utilizado o rdio da melhor forma possvel:
Na verdade, ao filosofar sobre o rdio, Bachelard vai s ltimas instncias das possibilidades abertas pelo veculo: a sua capacidade de chegar ao mais ntimo da sensibilidade humana atravs do som e da audio. O que no quer dizer, naturalmente, que os responsveis por este meio de comunicao tenham feito, ao longo da histria, o melhor uso possvel desta caracterstica. Mas que ela existe, existe. Bachelard que o diga (HAUSSEN, 2005, p. 141).

2 Podcast e o Inconsciente As mesmas relaes do rdio com o inconsciente podem ser pensados sobre o podcast e o inconsciente. Ambos so solitrios e ntimos, ambos renem ideias coletivas de forma inconsciente, ambos so arquetpicos. Em 2009, duas pesquisas foram feitas sobre o hbito ou comportamentos dos ouvintes de podcast. No Brasil foi feita a PodPesquisa2 e nos Estados Unidos, o Podcast Consumers Research (WEBSTER, 2009). Entre as diferentes formas de ouvir podcast
2

http://www.podpesquisa.com.br

90

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

esto ouvir na frente do computador, enquanto se faz outro trabalho ou com ateno dedicada, ou ouvir em um aparelho mvel. Poucas pessoas relatam ouvir podcast junto com outras pessoas, mostrando que o hbito de ouvir podcast solitrio: colocar o fone de ouvido e andar na rua ou ficar em casa, somente voc e seu mundo no podcast. O podcast cria intimidade. E os podcasters criam essa intimidade com seus ouvintes, ou podouvintes. Da mesma forma que um locutor de rdio fala com seus ouvintes, o podcaster tambm se dirige a eles. uma prtica comum, inclusive, nos podcasts brasileiros, uma sesso de leitura e comentrio dos emails recebidos no perodo anterior, trazendo o ouvinte ainda mais para perto da experincia do podcast e da intimidade dessa relao. H inclusive uma discusso de ouvintes de podcasts com relao a essa intimidade. Em uma Carta aberta aos podcasters 3, o ouvinte Ricardo Ferro comenta sobre a relao de intimidade existente entre os podcasters. Muitos dos produtores de podcast no Brasil se conhecem e fazem participaes nos programas de seus amigos. H muitas piadas internas e referncias cruzadas, mostrando justamente esse mundo do podcast, ou a podosfera, como muitos falam talvez anlogo logosfera de Bachelard para se referir ao mundo da informao do rdio (BACHELARD, 2005, p. 129)? Muitos ouvintes participam dessa intimidade tambm, tanto que no a percebem: lhes inconsciente. E justamente isso que o ouvinte Ricardo Ferro vem chamar a ateno, pois novos ouvintes ficam alheios s referncias e comentrios ntimos e no se sentem includos na podosfera. Seria esse um problema da intimidade relacionada ao podcast? Mas essa intimidade inerente ao meio, da mesma forma como o no rdio. Ao invs de ser percebido como um problema, ele deve ser visto como uma caracterstica prpria e trabalhada tanto para manter os ouvintes ntimos, quanto para aproximar novos ouvintes a essa intimidade. Talvez algo a ser trabalhado pela podosfera. Essa intimidade, no necessariamente solitria como o rdio, carrega em si vrios elementos inconscientes e coletivos. So coletivos justamente por reunir experincias de muitos podouvintes e podcasters. So inconscientes justamente porque no conhecemos todas as referncias.

O texto na ntegra e todos os comentrios podem ser encontrados em: http://caodalua.wordpress.com/2011/08/27/carta-aberta-aos-podcasters/

91

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

Talvez o que nos incomode nessas experincias seja justamente o carter arquetpico da conversa no podcast: ele reflete um padro de propabilidade de comportamento sobre o qual geramos imagens e temos as nossas experincias. A mesma histria contada serve para relembrar as nossas histrias, uma msica tocada de fundo ou como principal nos relembra uma experincia nossa ou pode at servir para fazer parte da trilha sonora daquele momento de nossa vida, formando a nossa prpria paisagem sonora referenciando o conceito de Schaffer (SCHAFER, 2001, p. 366). O podcast compartilha o mesmo carter inconsciente e arquetpico do rdio. Mas isso no quer dizer que seja o mesmo inconsciente ou os mesmo padres. Uma questo que o podcast traz e que o rdio no trabalha a questo da atemporalidade. O rdio rompe os limites espaciais, mas no os temporais. O podcast por definio atemporal, pois para ser transmitiro ele precisa ser armazenado em um servidor online e ser acessado a qualquer momento, no se prendendo programaes como o rdio(PRIMO, 2005). O inconsciente tambm atemporal. A psique ou a alma atemporal. Se o rdio , verdadeiramente, a realizao integral, a realizao cotidiana da psique humana (BACHELARD, 2005, p. 129), o podcast , verdadeiramente, a realizao psquica, a realizao atemporal da alma humana na forma de udio. Jung fala um pouco sobre esse aspecto do inconsciente coletivo:
O mesmo se pode dizer a respeito da alma. A sua organizao peculiar deve estar intimamente ligada s condies ambientais. Esperaramos que a conscincia reaja e se adapte ao presente, porque a conscincia , por assim dizer, aquela parte da alma que tem a ver, sobretudo, com fatos do momento, ao passo que do inconsciente coletivo, como psique atemporal e universal, esperaramos reaes s condies mais universais e permanentes, de carter psicolgico, fisiolgico e fsico (JUNG, 2000, p. 324).

Parafraseando Jung, podemos dizer que o udio deve estar intimamente lidado s condies ambientais. Esperaramos que o rdio reaja e se adapte ao presente, porque o rdio , por assim dizer, aquela parte do udio que tem a ver, sobretudo, com fatos do momento, ao passo que o podcast, como udio atemporal e universal, esperaramos reaes s condies mais universais e permanentes, de carter psicolgico, fisiolgico e fsico. A no

92

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

aceitao dos ouvintes novos, a intimidade dos velhos ouvintes e toda sorte de reaes ao se ouvir um podcast nos mostra isso. 3 Rdio e visualidade engraado tentar trazer elementos de visualidade ao se pensar o rdio, j que ele se pretende ser uma mdia auditiva, sem elementos visuais. O que transmitido somente o som. A imagem visual no nem captada, nem transmitida, muito menos recebida: mas ela imaginada tanto pelo produtor quanto pelo receptor. sobre isso que Arnheim trata em seu texto. Porm, ele chama a ateno que essa prtica natural dos ouvintes acaba atrapalhando a experincia total do rdio. Ao tentar trazer elementos visuais experincia auditiva, coloca-se o ouvir submetido ao ver e perde-se a totalidade da experincia que o rdio se permite ser. Ele apresenta alguns exemplos, relacionados aos audiodramas e transmisses de pera:
O radiodrama, ainda que abstrato e irreal, capaz de criar um mundo inteiro e completo em si mesmo, com o material sensorial de que dispe um mundo em si mesmo que no parece prejudicado ou depende de suplementao por alguma coisa externa como o visual o que se torna compreensvel quando se o compara com uma transmisso externa ou uma reportagem. O radioteatro auto-suficiente, completo em si mesmo apenas com o auditivo; j a transmisso de uma pera, de uma pea de palco, de um espetculo de dana, de uma corrida, uma celebrao ou um jogo, avaliada pelo som que sai do alto-falante, aparece como sendo apenas uma parte de um enunciado mais completo cuja percepo negada ao ouvinte. No somente porque ouve sons emitidos em um espao pouco adequado, o que faz com que grande parte dos mesmos se perca por reverberao, nem tampouco porque as vozes e a msica sejam ouvidas distncia, resultando impossvel uma audio normal, por mais atenta que esteja; em tais transmisses, o audvel representa apenas uma parte, na funo destinada a ele na vida real em que funcionam conjuntamente todos os sentidos, e freqentemente, o significado retal se torna incompreensvel porque o que essencial no foi apresentado de uma maneira suficientemente completa que permitisse esquecer tudo o que no fosse som. O vazio acstico, o silncio sobre o qual o som colocado, no representa um fundo neutro e sem contedo, mas no caso, um inquietante lugar onde se produzem importantes acontecimentos, que ficam alm da

93

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

capacidade de compreenso do ouvinte (ARNHEIM, 2005, p. 63-64).

Existem elementos especficos produo do som, realidade da execuo que faz com que a realidade total da experincia seja necessria. a essa disparidade de experincias que a transmisso descuidada de eventos no rdio que Schafer chama de esquizofonia:
Desde a inveno dos equipamentos eletrnicos de transmisso e estocagem de sons, qualquer som natural, no importa quo pequeno seja, pode ser expedido e propagado ao redor do mundo, ou empacotado em fita ou disco para as geraes do futuro. Separamos o som da fonte que o produz. A essa dissociao que chamo esquizofonia, e se uso, para o som, uma palavra prxima de esquizofrenia porque quero sugerir a vocs o drama que esta palavra evoca, pois os desenvolvimentos de que estamos falando tm provocado profundos efeitos em nossas vidas (SCHAFER, 1991, p. 172).

Ouvir uma pera no rdio no a mesma coisa que v-la ao vivo ou na televiso, pois os elementos visuais necessrios para tal experincia no esto presentes. Porm, o rdio parte da experincia auditiva isolada e os produtos do rdio, os radiodramas, o radioteatro, as msicas e toda sorte de eventos sonoros feitos pelo rdio e para o rdio possuem caractersticas que permitem essa experincia nica. No precisamos ver para termos a experincia do rdio em sua totalidade, at mesmo porque os elementos do rdio se colocam diferentes da vida real. No rdio temos a possibilidade de msica de fundo e efeitos vocais, interrupes de vinhetas e vrgulas sonoras: a paisagem sonora da experincia do rdio diferente da paisagem sonora da vida real. O rdio pede por essa realidade exclusivamente sonora, no por vontade, mas por necessidade. E conhecer essas limitaes oferece ao meio ferramentas para melhor ajudar a construir a comunicao.
Mas no rdio a abolio do visual no e um corte artificial, mas uma conseqncia natural das condies tcnicas. O visual, se for para ser feito, deve ser penosamente construdo na imaginao. Assim, possvel deixar de fora, de forma quase totalmente livre, tudo aquilo que no for necessrio para ao dramtica. possvel esta perto da natureza e ao mesmo tempo daquilo que realmente interessa de fato.

94

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

Estas consideraes nos condizem a uma concluso animadora: a de que a essncia do som tem muito mais a ver com a ao dramtica do que o visual. esta a questo, e aqui destacamos um ponto essencial para a arte radiofnica. O essencial no que est acontecendo num certo momento no tanto a existncia de um inativo algo sendo, mas justamente o que muda neste algo, ou seja, acontece. O mundo visual nos proporciona uma boa imagem do acontecimento, por exemplo, atravs do movimento dos braos, dos msculos da face, etc., mas ao mesmo tempo nos fornece muita informaes sobre o inalterado sendo. Ele nos mostra um homem que subitamente agita seu punho com fria, que o que acontece no momento, mas nos mostra tambm sua barba por fazer h vrios dias e o quadro que est pendurado na parede h vinte anos. No auditivo, por outro lado, quase nada do que esttico nos oferecido. O tic-tac de um relgio, por exemplo, esttico como a forma ou a cor de um objeto, mas a grande maioria dos sons implica num acontecimento real e momentneo. O melhor exemplo disso a voz humana. Ela silncio quando no h atividade; quando nada est acontecendo. Se ela fala, para mostrar que algo est em andamento. A ao, portanto, faz parte da essncia do som, e um evento ser melhor compreendido pelo ouvido do que uma situao. Mas este o verdadeiro sentido do drama! O drama o desenrolar de acontecimentos no tempo: ele se faz de ao e deve incluir o esttico apenas na proporo mnima necessria para a compreenso do evento (ARNHEIM, 2005, p. 71-72).

As possibilidades de produo do rdio se do justamente na explorao dos elementos auditivos. No so necessrios recursos visuais auxiliares, somente aqueles da imaginao do ouvinte. Inclusive, a cegueira entra a, pois se um ouvinte no possui a experincia visual do que est sendo transmitido, ele no perde a experincia total do evento radiofnico. O ouvinte do rdio no est buscando um complemento auditivo para sua vivncia visual. A experincia desse ouvinte prpria do meio do rdio. Por muito tempo foi necessrio um treinamento do ouvinte, para romper as resistncias de querer ver algo anexo ao som, para que a experincia no fosse esquizofrnica, mas o tempo e as produes conseguiram transformar a esquizofonia do rdio em ponto positivo de produes unicamente auditivas.

95

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

O rdio, para ser compreendido como realidade comunicacional, precisou passar por esse reconhecimento de sua experincia nica e diferenciada das outras mdias. Sobre isso, o autor diz:
Um grave erro cometido com qualquer obra de arte, por modesta que seja, se o audvel arrancado da totalidade formada pelo visual mais o acstico e apresentado sozinho. Mais do que isso, a maneira mais direta de destruir a nica forma de trinar o ouvinte a concentrar-seno audvel. Pois se o que se apresenta a ele so transmisses que s podem ser plenamente apreciadas atravs do esforo de complet-las com o que for suprimido, no se pode esperar que no dia seguinte, ouvindo uma pea radiofnica, consiga limitar-se ao mundo sonoro sem um complemento visual. Para o rdio ser levado a srio, no mais como um mero aparelho de transmisso, mas como um mundo sonoro diferenciado da realidade por suas prprias leis de expresso, a abolio dessas retransmisses, que s se justificam para preencher programao, uma necessidade incontornvel (ARNHEIM, 2005, p. 65).

Aqui, abre-se espao para o trabalho com o imaginrio e o reconhecimento do rdio como imagem tambm. Se o trabalho radiofnico pede a diferenciao das outras experincias, podemos criar dramas, expresses e fantasias prprias que no se limitam pelo visual, mas ao contrrio, abrem-se no auditivo. A cegueira do rdio favorece, nesse modo, a fantasia e a imaginao:
Arheim d exemplos de como a cegueira do rdio tambm pode favorecer a fantasia, muito mais do que nas artes que utilizam o visual. Situaes que dificilmente poderiam ser construdas de maneira aceitvel no teatro e no cinema, artes refns do naturalismo (pelo menos naquela poca, quando no se sonhava com os efeitos computacionais de agora) eram montadas no rdio com grande eficcia. Personagens reais contracenam com personagens fantsticos (deuses, mortos, objetos, seres inanimados), sem a necessidade de estilizaes caricatas e estapafrdias; sonhos, vises, e dilogos interiores so representados de forma absolutamente natural; cenrios reais e imaginrios, locais e estados de esprito so evocados com meia dzia de rudos ou acordes. Graas invisibilidade, o rdio vai e volta da fantasia para a realidade sem violar suas leis (MEDITSCH, 2005, p. 104).

96

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

Talvez pelo surgimento das novas tecnologias visuais que permitiram a criao de efeitos visuais convincentes no cinema e na televiso, essa dinmica dramtica do rdio tenha se perdido. Mas foi esse mesmo desenvolvimento tecnolgico talvez no os mesmos meios tcnicos, mas todo o avano tecnolgico em geral que favoreceu novas possibilidades de criao auditiva no podcast. 4 Podcast e visualidade Tudo o que se fala sobre visualidade e rdio possvel aplicar no podcast. Existem inclusive alguns exemplos prticos sobre isso. Um deles do podcast Escriba Caf do produtor Christian Gurtner4. Ele cria seus programas tal qual fosse um audiodrama, incluindo elementos sonoros que complementam a experincia de se ouvir um podcast. Talvez o melhor exemplo esteja no episdio 72 Bemvindos a Lwenttur5. O podcaster6 utiliza esse episdio para reapresentar o seu programa para velhos podouvintes e para apresent-lo para novos. Alm disso, alm de explicar o que o Escriba Caf e o que Lwenttur um condado entre o real e o imaginrio de onde partem as transmisses em formato de podcast Gurtner faz vrios convites aos ouvintes, principalmente para terem experincias dignas do posicionamento de Arnheim. Utilizando-se do material disponvel, o podcaster cria uma situao dramtica onde o ouvinte est sendo levado a uma mquina do tempo. Ele ouve os passos, as portas abrindo e fechando e inclusive so passadas algumas instrues para melhor apreciar o momento: necessrio estar de olhos fechados, usar bons fones de ouvido e estar com a ateno focada no evento. Vrios sons ento comear a surgir e o ouvinte tem a impresso de estar rodopiando, com vrias mquinas ao seu redor quase como se estivesse dentro de uma mquina do tempo. Ao final da experincia, o narrador descreve que o ouvinte est numa praia aos ps de uma fogueira. Ouve-se o crepitar da chama e o sussurro da brisa e novas histrias so contadas. Todos os recursos so utilizados para se criar uma experincia acstica plena, sem a necessidade de recursos visuais extras. O podcast nos leva para

4 5

Disponvel em http://www.escribacafe.com/ Disponvel em http://www.escribacafe.com/podcast-lxxii-bem-vindos-alowenttur/ 6 Podcaster como so chamados os produtores de podcast.

97

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

alm dos limites dos corpos e da prpria realidade: Lwenttur um condado na fronteira do real e do imaginrio. Porm, a experincia do podcast difere-se necessariamente da experincia do rdio nesse sentido. Por mais que ambos tenham a inteno de oferecer uma realidade auditiva plena, limitados e ditados por sua tecnologia, a prpria tecnologia do podcast permite outras relaes. O rdio uma experincia real voltada para uma certa cultura que permite audiodramas, msicas e narrativas prprias, o podcast uma experincia virtual voltada para a cibercultura, com suas prprias noes de tempo, espao e narrativas. A narrativa da virtualidade a narrativa do hipertexto e da hipermdia. O podcast no um texto em si, mas a narrativa textual faz parte de sua construo. Alm disso, o podcast por estar inserido na internet possui informaes e links relacionados nas pginas estticas da internet. Outra realidade da hipertextualidade do podcast so as diversas referncias que esse pode fazer. Tudo isso, sem considerar alguns aspectos tecnolgicos que permitem a insero de links, textos e imagens no prprio arquivo de udio, sem que isso o transforme em vdeo. Apesar disso, o podcast hipermiditico.
A tendncia contempornea hipertextualizao dos documentos pode ser definida como uma tendncia indeterminao, mistura das funes de leitura e de escrita. Pensemos inicialmente a coisa do ponto de vista do leitor. Se definirmos um hipertexto como um espao de percurso para leituras possveis, um texto aparece como uma leitura particular de um hipertexto. O navegador participa, portanto, da redao do texto que l. Tudo se d como se o autor de um hipertexto constitusse uma matriz de textos potenciais, o papel dos navegantes sendo o de realizar alguns desses textos colocando em jogo, cada qual sua maneira, a combinatria entre os ns. O hipertexto opera a virtualizao do texto. O navegador pode tornar-se autor de maneira mais profunda do que ao percorrer uma rede preestabelecida: ao participar da estruturao de um texto. No apenas ir escolher quais links preexistentes sero usados, mas ir criar novos links, que tero um sentido para ele e que no tero sido pensados pelo criador do hiperdocumento. H sistemas igualmente capazes de gravar os percursos e reforar (tornar mais visveis, por exemplo) ou enfraquecer os links de acordo com a forma pela qual so percorridos pela comunidade de navegadores (LVY, 1999, p. 57).

98

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

O que o autor descreve como hipertexto ou hiperdocumento, podemos entender como podcast. O que descrito como navegador, entendemos como o ouvinte. De resto, a realidade do podcast corresponde realidade do hipertexto. Criam-se links e formas de lidar com os episdios de um podcast. Existe uma lgica linear para o lanamento dos mesmos, mas essa no necessria. Um exemplo disso do Metacast7. Ele um podcast informativo sobre podcasts e sobre a podosfera. Seus criadores fazem episdios sobre diferentes temas referentes mdia podcast, como tutoriais de edio de udio, dicas de hospedagem, histrias e experincias de podcasters e recomendaes de novos programas para serem assinados e ouvidos. Como os episdios no so feitos de forma linear, ou seja, no h a necessidade de se ouvir o primeiro para se ouvir o segundo, pode-se criar uma lista com os episdios que quiser para serem ouvidos quando quiser. Inclusive, vrios ouvintes comentam no blog do podcast que selecionam os episdios mais tcnicos ou que gostam dos convidados que contam suas experincias: eles criam suas formas de ouvir. E no h nisso a limitao do rdio, mas a forma tcnica de construo da cibercultura.
Finalmente, os leitores podero no apenas modificar os links, mas tambm acressentar ou modificar ns (textos, imagens etc.), conectar um hioerdocumento a outro e dessa forma transformar em um nico documento dois hipertextos que antes eram separados ou, de acordo com o ponto de vista, traar links hipertextuais entre um grande nmero de documentos (LVY, 1999, p. 57).

Os podouvintes fazem referncias, comentrios, mandam emails que so lidos. Os podcasters fazem participaes em outros podcasts que, por sua vez, so linkados entre si. O Metacast, ao recomendar um determinado podcast para seus podouvintes inclui em seu udio um trecho do podcast recomendado. Um podouvinte ao apresentar a mdia podcast para um amigo pode mostrar trechos de vrios podcasts diferentes, ou fazer uma lista dos favoritos para ouvir a qualquer momento. No blog onde se encontra o link direto para download do podcast alm de informaes tcnicas e o feed RSS para a assinatura, pode conter espao para comentrios de ouvintes. O
7

Disponvel em http://metacast.info/

99

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

LOSTies Podcast8, podcast feito por fs da srie televisiva Lost, construa-se semanalmente no s sobre o que acontecia no episdio da semana da srie, mas tambm e principalmente sobre comentrios deixados no blog pelos podouvintes. Constri-se aqui no s um hiperlink entre os comentrios dos ouvintes mas tambm links e relaes com outras mdias, mostrando outras realidades envolvidas e meios de convergncias maiores. Ento, por mais que o udio do podcast no necessite da visualidade da mesma forma que o rdio o faz pelo fato de ele ser um elemento da cibercultura, ele traz em si elementos que vo alm das relaes auditivas. Mas isso no signifique que ele seja necessariamente visual: por mais que existam imagens relacionadas, linkadas ou includas, elas no so necessrias para a experincia do podcast, que em si tambm no se limita transmisso sonora de informao. 5 Rdio e Tecnologias O rdio uma experincia auditiva que exige uma determinada tecnologia. Sem ela, o som continua sendo experimentado de sua maneira natural, dependente do tempo, do espao e do corpo. A tecnologia de transmisso radiofnica permite a ruptura espacial e corporal. A experincia natural modificada pela tecnologia.
O rdio proporcionou a primeira experincia macia de imploso eletrnica, a reverso da direo e do sentido da civilizao ocidental letrada. Para os povos tribais, para aqueles cuja existncia social constitui uma extenso da vida familiar, o rdio continuar a ser uma experincia violenta. As sociedade altamente letradas, que h muito subordinam a vida familiar nfase individualista nos negcios e na poltica, tm conseguido absorver e neutralizar a imploso do rdio sem revoluo. Mas o mesmo no acontece com as comunidades que ainda no possuem seno uma breve e superficial experincia da cultura letrada. Para estes, o rdio absolutamente explosivo (MCLUHAN, 2005, p. 145).

A aceitao do meio necessita da aceitao da tecnologia. No adianta querer mostrar o rdio para algum que no conhece a tecnologia. As referncias ao que se conhece tornam-se inevitveis. Se ouvimos msica e conhecemos msica vinda de instrumentos e msicos e se ouvimos vozes e a conhecemos de pessoas, o rdio

Disponvel http://losties.com.br/

100

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

nos mostrar que existem pessoas e instrumentos dentro dessa caixinha. Pensar na forma como essa tecnologia foi absorvida e utilizada por um povo perceber as modificaes que a tecnologia ofereceu. O rdio apresentou para o povo tais mudanas. O que antes dependida da distncia, agora no mais. O que antes era ntimo e pessoal, agora tornou-se popular e amplo.
A histria do rdio instrutiva como indicadora das distores e da cegueira que uma tecnologia pr-existente produz numa sociedade. A palavra sem fio ainda empregada para designar o rdio na Gr-Bretanha, o que d prova da mesma atitude negativa em relao a uma nova forma de presente na expresso carruagem sem cavalo. O sem-fio inicial era considerado como uma forma de telgrafo e no se estabelecia sequer sua relao com o telefone. Em 1916, David Sarnoff, ento empregado da American Marconi Company, enviou um memorando diretoria defendendo a idia da produo de caixas de msica para o lar. Foi totalmente ignorado. Naquele mesmo ano, deu-se a rebelio na Pscoa Irlandesa e a primeira emisso de rdio. At ento o sem-fio fora utilizado pelos barcos, como telgrafo marterra. Os rebeldes irlandeses utilizaram o sem-fio de um barco, no para uma mensagem em cdigo, mas para uma emisso radiofnica, na esperana de que algum barco captasse e transmitisse a sua estria a imprensa americana. E foi o que se deu. A radiofonia j existia h vrios anos, sem que despertasse qualquer interesse comercial. Foram os radioamadores e seus fs que conseguiram as primeiras providncias prticas nesse sentido (MCLUHAN, 2005, p. 149-150).

interessante notar como o uso da tecnologia ajudou a moldar a mdia. O rdio comercial surgiu do uso amador. Tanto que o rdio em si uma tecnologia de mo dupla: pode tanto enviar quanto receber. Mas comercialmente ele s tinha valor como forma de enviar informaes, no de receb-las. O rdio amador envia e recebe. O rdio comercial s envia. A prpria mdia tambm se modifica pelo seu uso. McLuhan viu o rdio como uma nova mdia que provocava efeitos transformadores na sociedade. Ele ento props o que ele chamou de Leis da Mdia, que descreve os efeitos da nova mdia.
Cruzando sua reflexo sobre mdia com as quatro causas da ao humana [de Aristteles], McLuhan (1988) concluiu que uma nova mdia provoca os efeitos de destacar, obsolescer,

101

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

resgatar e reverter. Explicando melhor: uma inveno ressalta alguma caracterstica ou experincia humana de modo que tornar obsoleto algum modo de fazer as coisas; ao mesmo tempo recupera um velho mtodo ou experincia h muito abandonado e por ltimo, tem um efeito reverso ou oposto ao que se pretendia. Os efeitos seriam simultneos e no sequenciais (DEL BIANCO, 2005, p. 156).

O rdio apresentaria esses efeitos da nova mdia, segundo McLuhan. O texto Rdio: o tambor tribal ofereceria elementos para essa compreenso. E interessante ver como isso se d at mesmo para se pensar em novas mdias, como o podcast.
O que o rdio acentua ou intensifica? A cultura oral, a fala humana. O rdio est mais prximo do tribalismo. O que o rdio torna obsoleto ou substitui? A cultura da escrita. O impresso a tecnologia do individualismo; o rdio a tecnologia da tribo. O que o resgata e que estava na obsolescncia? O sentido da comunidade, a voz do quarteiro, o localismo, a magia tribal antes soterrada na memria, o acesso ao mundo no visual, a comunicao ntima e particular de pessoa a pessoa. Qual o efeito reverso ou oposto ao que pretendia? De meio criado originalmente para comunicao ponto a ponto, o rdio torna-se massivo, explosivo, mobilizador, um meio quente e rpido para transmitir informao, notcia e realizar prestao de servios (DEL BIANCO, 2005, p. 157).

6 Podcast e Tecnologias Talvez as mesmas perguntas feitas ao rdio sobre as Leis da Mdia de McLuhan possam ser feitas ao podcast. O que o podcast intensifica? A experincia auditiva e a recepo do ouvir, diferente da experincia visual presente de forma massiva na internet e na cibercultura. O que o podcast torna obsoleto ou substitui? O rdio e a radiodifuso. A radiodifuso prende-se a limites temporais e espaciais que o podcast no tem. Por mais que eu possa estar longe de quem transmite para ouvir, mesmo assim o rdio depende da potncia de transmisso. Por mais que eu possa ouvir rdio na internet, a tranmisso vai depender da conexo rede. O podcast no se prende a nada disso. O que o podcast resgata e estava na obsolecncia? Os nichos e o dilogo ntimo. Isso algo que na realidade foi resgatado com 102

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

os blogs e os textos na internet, e a ideia da cauda-longa, mas no que se refere ao dilogo ntimo, os blogs e textos online no fazem isso. O podcast, por precisar da inteno do podouvinte, faz com que o processo de ouvir seja mais ntimo. No se ouve um podcast por acaso, da mesma forma como se abre um site por acaso ou le-se uma postagem de blog de qualquer forma. O podcast direcionado a um pblico, a um nicho e se o podouvinte faz parte dele, ele percebe justamente essa relao. A ideia de cauda longa, enunciado por primeira vez em 2004 por Chris Anderson diz que a ideia a de que os mercados de massa, uma manifestao da economia industrial que comeou a se consolidar a partir da metade do sculo XIX, dependem da produo de modelos que sero reproduzidos em larga escala para gerar lucro (COUTINHO, 2009). Uma vez que se tem os principais produtos so centrados para um pblico grande, que so necessrios para se gerar lucro, resta sempre um pblico menor que abraa os produtos menores: so os nichos de consumo. Como a internet possibilita uma reduo de custos de produo, podemse criar produtos e servio para os nichos e justamente isso que o podcast faz. Qual o efeito reverso ou oposto do que se pretendia? O podcast funciona atravs da transmisso ponto-a-ponto do feed. Porm, o que se percebe que a maioria de seus ouvintes ao menos os brasileiros e registrados pela PodPesquisa 2009 prefere baixar o episdio diretamente do blog ou site que anuncia o podcast. O podcast daria a liberdade para o ouvinte de fazer o que quiser, mas ele ainda se prende ao blog ou site. Inclusive, vrios podcasters por terem suas rendas relacionadas monetizao do blog preferem que seus ouvintes no assinem o feed e visitem regularmente seus blogs para baixar o episdio da semana. A aceitao do podcast depende da aceitao da tecnologia. O podcast ainda muito comparado ao rdio, como talvez o rdio fora comparado ao teatro ou literatura. Notcias so passadas no rdio da mesma forma que so no meio impresso. Dramas so produzidos no rdio da mesma forma como no teatro. O podcast sofre dessa mesma comparao, pois o que se faz no podcast tambm se faz no rdio. Mas a diferena no est no contedo mas sim na tecnologia. As pessoas que descobriam o rdio por primeira vez podiam associ-lo ao tambor tribal, da mesma forma que o novo podouvinte compara o podcast ao rdio. Mas o que muda a tecnologia por trs disso tudo. O rdio inaugurou a radiodifuso, a emisso radiofnica, o broadcasting sem fio. O podcast inaugura e 103

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

inaugurado com o podcasting: uma transmisso de mdia, atravs da internet, que utiliza a tecnologia do feedRSS para fazer transmisso ponto-a-ponto. Nada antes fazia isso dessa forma, o que permite pensar em novas e diferentes possibilidades para a mdia. 7 O Podcast, o rdio e o Imaginrio Muito pode ser pensado se comparar o podcast ao rdio. Mas algumas coisas chama a ateno. Talvez a primeira questo a ser levantada seja a relao do podcast com o tempo, o espao e a matria. Essas so questes que o podcast rompe completamente: o podcast atemporal, funciona em qualquer espao, algo que nos leva ao nosso segundo conceito, a esquizofonia. O podcast uma mdia essencialmente esquizofnica. Mas, ao invs de trat-la de forma negativa, como a maioria da comunidade mdica faz com a esquizofrenia, talvez valha reconhecer o potencial esquizofnico, da mesma forma como Jung reconheceu o potencial da esquizofrenia. Jung, por muito tempo, trabalhou com pacientes esquizofrnicos no hospital de Burghlzli, na Suia. L, ele encontrou vrios pacientes que o desafiavam em seus conhecimentos gerais sobre a enfermidade. E com eles, Jung descobriu que as alucinaes e devaneios desses pacientes ditos loucos eram retratos e manifestaes de imagens arquetpicas e que eles estavam vivendo mais intensamente o inconsciente coletivo do que qualquer outra pessoa dita normal(JUNG, s/d). Bachelard associa o rdio ao inconsciente coletivo e a esses padres de devaneio. Talvez isso seja possvel justamente pelo rdio ser esquizofnico. O podcast tambm tm esse potencial e carrega todas as possibilidades potenciais da humanidade: a tecnologia permite que se faam experincias e relacionem links, imagens, novos sons, novas texturas e novas realidade e o podcast permite isso. Mas ainda no encontramos o que torna o podcast nico. Temos indicaes do que o diferencia do rdio como a transmisso via podcasting, a relao com a internet e a hipermdia, a relao direta com o nicho mas no basta dizer o que o podcast no : temos que encontrar o que prprio dele. Esse caminho at ento nos abriu novas possibilidades de encarar o podcast como uma imagem nica, da mesma forma como j foi 104

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

feito com o rdio. E olhando essa imagem, talvez nela encontremos o potencial nico do podcast. Referncias Bibliogrficas ARNHEIM, R. O diferencial da cegueira: estar alm dos limites dos corpos. In: MEDITSCH, E. Teorias do Rdio: textos e contextos Vol. 1. Florianpolis: Insular, 2005. BACHELARD, G. Devaneio e Rdio. In: MEDITSCH, E. Teorias do Rdio: textos e contextos Vol. 1. Florianpolis: Insular, 2005. BARROS, A. T. M. P. Comunicao e imaginrio - uma proposta mitodolgica. Revista Brasileira de Cincias da Comunicao, So Paulo, 33, n. 2, jul/dez 2010. 125-143. BRANDO, J. D. S. Mitologia Grega Vol.1. Petrpolis: Vozes, v. I, 1986. COUTINHO, M. Cauda longa. In: SPYER, J. Para Entender a Internet - noes, prticas e desafios da comunicao em rede. [S.l.]: eBook, 2009. DEL BIANCO, N. O tambor tribal de McLuhan. In: MEDITSCH, E. Teorias do Rdio: textos e contextos Vol. 1. Florianpolis: Insular, 2005. HAUSSEN, D. F. Bachelard e o rdio: o direito de sonhar. In: MEDITSCH, E. Teorias do Rdio: textos e contextos Vol. 1. Florianpolis: Insular, 2005. JUNG, C. G. A Dinmica do Inconsciente. Petrpolis: Vozes, 1998. JUNG, C. G. Interpretao Psicolgica do Dogma da Trindade. Petrpolis: Vozes, 1999. JUNG, C. G. A Natureza da Psique. Petrpolis: Vozes, 2000. JUNG, C. G. Memorias Sonhos Reflexes. Petrpolis: Vozes, s/d. LVY, P. Cibercultura. So Paulo: Editora 34, 1999. MCLUHAN, M. Rdio: o tambor tribal. In: MEDITSCH, E. Teorias do Rdio: textos e contextos Vol. 1. Florianpolis: Insular, 2005. MEDITSCH, E. Rudolf Arnheim e o potencial expressivo do rdio. In: MEDITSCH, E. Teorias do Rdio: textos e contextos Vol. 1. Florianpolis: Insular, 2005. PRIMO, A. Para alm da emisso sonora: as interaes no podcasting. Intexto, Porto Alegre, 13, 2005. 105

COMUNICOLOGIA
Revista de Comunicao e Epistemologia da Universidade Catlica de Braslia

ISSN 1981-2132 N 9 2011-2

SCHAFER, R. M. O Ouvido Pensante. So Paulo: Editora UNESP, 1991. SCHAFER, R. M. A Afinao do Mundo. So Paulo: Editora UNESP, 2001. WEBSTER, T. The Podcast Consumer 2009. Edison Research, 22 maio 2009. Disponivel em: <http://www.edisonresearch.com/home/archives/2009/05/the_pod cast_consumer_2009.php>. Acesso em: 15 abr. 2010.

106

Das könnte Ihnen auch gefallen