Sie sind auf Seite 1von 2

09/06/2012 06h19 - Atualizado em 15/04/2013 13h59

Lei que institui o ensino da cultura afro ajuda a diminuir o preconceito Existe um esforo para cumprir a legislao, mas professores precisam de formao e conscientizao sobre a temtica, dizem especialistas.
Em 2003, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) foi alterada para que se nela fosse includa a Lei n 10.639, que institui o ensino obrigatrio de histria e cultura afrobrasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Mdio, particulares e pblicas. De acordo com Luiz Barcelos, gerente de projetos da Secretaria de Polticas de Aes Afirmativas, ligada Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial (Seppir), o objetivo da lei valorizar na sala da aula a contribuio do homem e da mulher negra para a cultura brasileira. A influncia da cultura negra e tambm da indgena so inegveis e visveis, mas nem sempre elas tm o devido reconhecimento, da a importncia da lei. A legislao inclui o tema no currculo, mas as escolas tm liberdade para montar seus planos pedaggicos. O Ministrio da Educao (MEC) est atento questo: em fevereiro de 2011 concluiu a traduo de "Histria Geral da frica", com cerca de dez mil pginas, distribudas em oito volumes. Criada por iniciativa da Organizao das Naes Unidas para Educao, Cincia e Cultura (Unesco), a obra aborda desde a pr-histria do continente africano at os anos 1980. Esse material valioso para a formao de professores, explica Barcelos.

Mas, prestes a completar dez anos, a Lei n 10639 ainda no est no dia a dia de todas as escolas, o que pode ser agravado pela falta de formao de professores na rea e pouca conscientizao a respeito da temtica. Para tentar reverter a situao, foi criado em 2009 o Plano Nacional de Implantao das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-raciais e para o ensino de Histria e Cultura Afro-brasileira e Africana. uma questo mesmo de tempo, j que as pessoas no se formam da noite para o dia. Existem muitos projetos de incentivo, como 'A Cor da Cultura', que existe desde 2004, e fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan Centro de Informao e Documentao do Artista Negro, a Rede Globo e a Seppir. O projeto teve seu incio em 2004 e, desde ento, tem realizado produtos audiovisuais, aes culturais e coletivas em prol da valorizao da cultura afro-brasileira. Sabemos que existem muitas iniciativas no institucionalizadas realizadas pelo Brasil afora, que contribuem tambm, diz o gerente.
Marluci Nunes Pinheiro (Foto: Divulgao)

Para Marluci Nunes Pinheiro, membro do Comit Estadual tnicorracial do Rio de Janeiro, que desenvolve metodologias e polticas afirmativas para alunos e professores da rede pblica de ensino, existe um esforo para cumprir Lei n 10639, mas ainda estamos distante do ideal.

Participamos de conferncias e fruns com representantes de outros estados e vemos que as secretarias de educao tm interesse em reforar a lei, o que acho muito importante, porque s festinhas pontuais no dia de Zumbi ou da Abolio no so suficientes. No adiantatrabalhar s com o aluno, imprescindvel pensar na conscientizao do professor, que muitas vezes carrega preconceitos. Quando falamos de religiosidade africana, as atitudes so discriminatrias. Ainda precisamos de uma lei, o que mostra que as pessoas no tm elevao moral para respeitar a diversidade, argumenta Marluci.

Ensino da cultura afro-brasileira na rede pblica


O ensino da histria e da cultura afro-brasileira obrigatrio em escolas da rede pblica e particular. A lei determina assim, desde 2003. Em Fortaleza, alunos da rede pblica mostram o quanto importante valorizar nossas origens.

Das könnte Ihnen auch gefallen