Sie sind auf Seite 1von 2

Tcnico em radiologia "Profissional de curso tcnico que trabalha com a obteno de imagens por meio de mquinas como as de raio-X"

Fonte: Redao Brasil Profisses

O que ser um tcnico em radiologia? Tcnico em radiologia o profissional da rea da sade que realiza exames na rea de radiologia, ou seja, que produz imagens internas do corpo humano atravs de uma mquina de Raio-X convencional, com o objetivo de diagnosticar problemas ou avaliar as condies do paciente. Suas funes compreendem a preparao, a programao e a operao do sistema de imagens, a preparao do paciente e, muitas vezes, a produo de um relatrio descritivo preliminar. Cabe tambm a esse profissional garantir a segurana do paciente e da equipe de exames, uma vez que a radiao emitida pela mquina prejudicial a sade humana. Quais as caractersticas necessrias para ser um tcnico em radiologia? Para ser um tcnico em radiologia necessrio que o profissional se identifique com as cincias biolgicas. Outras caractersticas interessantes so: responsabilidade autocontrole capacidade de observao capacidade de organizao metodologia capacidade de trabalhar em equipe dinamismo agilidade ser cuidadoso Qual a formao necessria para ser um tcnico em radiologia? Para ser um tcnico em radiologia necessrio diploma em curso ou escola tcnica de radiologia, reconhecida pelo MEC (Ministrios da Educao e Cultura), com durao mnima de trs anos. O curso composto por aulas tericas, prticas e estgios, e visa a formao de um profissional apto a operar mquinas de radiologia convencional, radioterapia, de TAC (tomografia axial computadorizada), de ressonncia magntica, de tomografia, entre outras. muito importante que o profissional se atualize constantemente atravs de cursos e treinamentos especficos. Principais atividades preparar a mquina e o paciente programar e operar a mquina obter a imagem e, se necessrio, tir-la novamente para obter a imagem mais esclarecedora possvel analisar a imagem do ponto de vista tcnico preparar relatrio descritivo preliminar para auxiliar o mdico na anlise do raio-X reas de atuao e especialidades hospitais, clnicas, pronto-socorros e casas de sade: da rede pblica, que so contratados por meio de concurso pblico, ou na rede privada laboratrios de radiologia: trabalhando especificamente com exames e resultados. Geralmente, nesse caso, os profissionais trabalham em equipes e, em conjuntos

com mdicos radiologistas centro de pesquisas tcnicas e cientficas: trabalha com pesquisas na rea de radiologia, elaborando novas tcnicas e desenvolvendo as j existentes com o objetivo de aumentar a preciso dos exames aeroportos: trabalha juntamente com a segurana do aeroporto e com a polcia na tentativa de barrar o trfico de drogas e de armas empresas de comercializao e de assistncia tcnica de mquinas de radiologia: trabalha com as caractersticas tcnicas e mecnicas do aparelho ensino: pode trabalhar com o ensino no setor de radiologia Mercado de trabalho O mercado de trabalho para o profissional da radiologia amplo, e cresce na medida em que cresce a preocupao com a sade e com o bem-estar. Para os trabalhadores do setor pblico, a evoluo na profisso segue os parmetros legais e critrios como, entre outros, a avaliao de qualidade e tempo de servio, pois nesse caso, o profissional se enquadra na categoria de Tcnico de Diagnstico e Teraputica. No caso do trabalhador do setor privado, a evoluo depende da instituio na qual ele trabalha, e, geralmente, pauta-se pelos rendimentos auferidos. Curiosidades Em 8 de novembro de 1895, Wilhelm Konrad Roentgen descobre a existncia e a produo da radiao X. Hoje, sabe-se que esses raios eram correntes de eltrons, que so liberados pelo rpido movimento dos ons do gs bombardeando a superfcie de um ctodo aquecido. Os ons so produzidos durante a descarga do gs. Os eltrons chocam-se contra a superfcie de vidro, perdem sua energia, o vidro fica aquecido e podese observar efeitos luminosos (luz verde ou azul, dependendo da composio qumica do vidro). A superfcie aquecida da parede de vidro a fonte de raios-X. Desde esta poca, at os dias de hoje, surgiram vrias modificaes nos aparelhos iniciais objetivando reduzir a radiao nos pacientes, pois acima de uma certa quantidade sabia-se que era prejudicial sade. Assim surgiram os tubos de Raios X, diafragmas para reduzir a quantidade de Raios X e diminuir a radiao secundria que tambm piorava a imagem final. Em 1920, iniciaram-se os estudos relativos aplicao dos raios-X na inspeo de materiais dando origem radiologia industrial. No Brasil, Manuel de Abreu desenvolveu a Abreugrafia, um mtodo rpido de cadastramento de pacientes para se fazer radiografias do trax, que tem sido reconhecida mundialmente.

Das könnte Ihnen auch gefallen