Sie sind auf Seite 1von 14

Ministrio da Agricultura

Lei de Base do Desenvolvimento Agrrio


Lei n. 15/05 de 7 de Dezembro

A Repblica de Angola tem recursos naturais e condies climticas excelentes para fazer da agricultura a sua base fundamental para o desenvolvimento devendo simplesmente, para o efeito, criar condies e incentivos para o racional aproveitamento dos recursos naturais de que dispe. , portanto, imperioso e urgente o estabelecimento de bases do desenvolvimento agrrio para que a agricultura desempenhe o seu papel fundamental no desenvolvimento do Pas, contribuindo grandemente para o combate fome e pobreza. Nestes termos, ao abrigo da alnea b) do artigo 88 da Lei Constitucional, a Assembleia Nacional aprova o seguinte: CAPTULO I Disposies Gerais Artigo 1. (mbito) A presente lei estabelece as bases que devem assegurar o desenvolvimento e a modernizao do sector agrrio, criando para o efeito mecanismos de apoio e incentivos s actividades agrrias. Artigo 2. (Actividades Agrcolas) So consideradas agrcolas todas as actividades que correspondem ao domnio e a explorao de um ciclo biolgico de carcter vegetal ou animal e que constituem uma ou mais etapas necessrias ao desenvolvimento do ciclo assim como as actividades exercidas por um explorador agrcola que esto no prolongamento do acto de produo agrria.

Pgina 1/14 30 -10-2008/17:50:08/MINAG_lei_de_bases.doc/PPG

Artigo 3. (Objectivos) 1. So prosseguidos os seguintes objectivos na aplicao desta lei: a) O racional aproveitamento dos recursos naturais e a preservao dos padres da sua capacidade regenerativa b) O aumento da produo e da produtividade, da competitividade da agricultura e a melhoria da situao econmica e social da populao agrria c) A preservao dos equilbrios socioeconmicos do meio rural, no reconhecimento da importncia da actividade agrria conferindo-lhe a importncia merecida para o desenvolvimento integrado do pas 2. Para prossecuo dos objectivos supracitados o Estado deve promover designadamente: a) A valorizao dos recursos humanos, atravs da formao profissional dos agricultores e trabalhadores rurais b) A criao de incentivos explorao directa da terra e a fixao dos jovens agricultores c) O ordenamento, o incremento e a criao de reas irrigadas, da florestao e da silvo-pastorcia, no sentido do melhor aproveitamento dos solos, de reconhecida aptido agrcola d) A organizao dos mercados agrcolas e silvcolas e a melhoria da eficincia comercial, pela criao de vias de acesso entre as regies da produo e os centros de grandes centros populacionais e) O estmulo ao cooperativismo e associativismo socioeconmico na perspectiva da participao dos agricultores na definio da poltica agrria e na transformao e comercializao das respectivas produes, visando uma maior integrao das fileiras produtivas f) O apoio ao desenvolvimento de actividades associadas explorao agrcola sobretudo nas zonas com condies agrestes ou com ecossistemas especficos, na perspectiva de integrao dos rendimentos resultantes da explorao e preservao dos recursos econmicos, paisagsticos e ambientais do espao rural

Pgina 2/14 30 -10-2008/17:50:08/MINAG_lei_de_bases.doc/PPG

g) A reduo gradual das atribuies do Estado no sector agrrio com a transferncia progressiva de funes para as organizaes agrcolas e interprofissionais h) O desenvolvimento de investigao, experimentao e vulgarizao rural de forma participativa, designadamente para os diferentes subsectores que exigem uma especializao da produo agrria nacional. CAPTULO II Do Agricultor e das Organizaes Agrcolas Artigo 4. (Incentivo ao Agricultor) O agricultor, homem que se dedica a actividade agrria para a produo de bens e produtos de consumo humano, constitui a base do desenvolvimento agrrio, devendo, para isso, ser profissionalmente habilitado e incentivado, tendo em vista o aumento da produo agrcola e consequentemente da economia do pas. Artigo 5. (Proteco ao agricultor) A proteco social ao agricultor visa a melhoria das condies de vida da populao agrria, no sentido da equiparao efectiva do seu estatuto aos demais trabalhadores. Artigo 6. (Instalao de jovens agricultores) 1. A instalao de jovens agricultores uma forma de revitalizao do tecido empresarial agrrio e do meio rural, devendo ser objecto de incentivos especficos. 2. O Governo deve estabelecer as condies e os incentivos instalao de jovens agricultores criando condies atractivas aos jovens para o exerccio de actividades agrrias.

Pgina 3/14 30 -10-2008/17:50:08/MINAG_lei_de_bases.doc/PPG

Artigo 7. (Incentivo ao associativismo) O Estado incentiva todas formas de associativismo agrcola que promovam os objectivos consagrados nesta lei. Artigo 8. (Empresas agrcolas) 1. Entende-se e integram-se no conceito de empresas agrcolas: a) Empresa agrcola de tipo familiar, suportada pela explorao agrcola assegurada predominantemente pelo agregado familiar do respectivo titular. b) Pequenas e mdias empresas agrcolas, cujas exploraes so asseguradas maioritariamente por assalariados permanentes e no pelo agregado familiar c) Grande empresa agrcola, suportada pela explorao em nveis de gesto e de organizao de padres elevados e estandardizados. 2. O Estado apoiar prioritariamente a empresa agrcola de tipo familiar, sem prejuzo de existirem incentivos diferenciados para as pequenas, mdias e grandes empresas agrcolas dentro dos objectivos da presente lei. Artigo 9. (Proteco social) 1. As medidas de proteco social no sector agrrio visam assegurar as condies de vida da populao agrria, no sentido da equiparao efectiva consoante o seu estatuto e a dos trabalhadores rurais. 2. O regime contributivo da segurana social dos agricultores e dos trabalhadores rurais basear-se- nos princpios consagrados para as demais categorias profissionais. Artigo 10. (Acompanhamento e avaliao) 1. As estruturas competentes para aplicao das polticas e programas para o sector agrrio devem criar os mecanismos de acompanhamento e avaliao do desempenho da populao agrria com base nas opes, critrios de afectao dos recursos pblicos e fundirios disponibilizados pelo sector.

Pgina 4/14 30 -10-2008/17:50:08/MINAG_lei_de_bases.doc/PPG

2. O Estado dever pr ao alcance dos interessados os sistemas produtivos agrcolas na esteira dos pressupostos da mundializao das tecnologias modernas de produo, salvaguardando sempre os interesses das empresas agrcolas do tipo familiar. CAPTULO III Recursos Naturais Artigo 11. (Princpios gerais) 1. O desenvolvimento sustentado dos sistemas produtivos agrcolas depende da salvaguarda da capacidade produtiva dos solos, da disponibilidade e qualidade dos recursos hdricos e da conservao da biodiversidade associada fauna e flora. 2. Os mtodos de produo agrria devem ser compatveis com uma utilizao econmica e ecologicamente racional dos recursos naturais que lhe servem de suporte, baseados em tecnologias que no induzam efeitos negativos irreversveis sobre o ambiente. Artigo 12. (Ordenamento) 1. Deve ser promovida a utilizao racional e ordenada dos solos com aptido agrcola que assegure a conservao da sua capacidade produtiva e uma proteco efectiva contra a eroso e contra a poluio qumica ou orgnica. 2. O ordenamento na utilizao dos solos tem por objectivo fundamental garantir o racional aproveitamento daqueles que revelem maiores potencialidades agrcolas, pecurias ou florestais, mediante a sua afectao quelas actividades, e no respeito do regime do uso, ocupao e transformao do solo decorrente dos instrumentos de ordenamento do territrio. 3. Para prossecuo dos objectivos enunciados nos nmeros anteriores, incumbe ao Governo a definio da Reserva Agrcola Nacional e das normas que regulamentem a sua utilizao, tendo em vista a preservao dos solos de marcada aptido agrcola.

Pgina 5/14 30 -10-2008/17:50:08/MINAG_lei_de_bases.doc/PPG

Artigo 13. (Explorao da terra para fins agrrios) 1. A explorao da terra para fins agrrios, como suporte fsico fundamental da comunidade, valor nacional, devendo respeitar-se a sua funo social, no quadro dos condicionalismos ecolgicos, sociais e econmicos do pas. 2. O regime do uso e aproveitamento da terra imperativo relativamente aos solos contidos na Reserva Agrcola Nacional e cuja rea seja superior unidade mnima de cultura, nos termos a fixar em legislao prpria. Artigo 14. (Gesto integrada) 1. A utilizao dos recursos hdricos para fins agrrios pela agricultura, no mbito da sua gesto, deve orientar-se no sentido do desenvolvimento de sistemas produtivos melhor adaptadas s condies edafoclimticas do territrio angolano e ter em conta a aptido natural dos solos a beneficiar pela irrigao. 2. A actividade agrcola deve prosseguir uma estratgia de preveno da contaminao e poluio dos lenis freticos e das guas superficiais, tendo em vista a manuteno da qualidade da gua para os fins mltiplos a que se destina. Artigo 15. (Fomento agrcola) 1. Deve ser incentivado o aproveitamento das disponibilidades em recursos hdricos para a agricultura, atravs da concesso de apoio pblico a empreendimentos hidroagrcolas ou de fins mltiplos. 2. Os beneficirios de cada obra de fomento hidroagrcola de interesse local ou particular suportam integralmente as despesas de conservao e ficam obrigados ao reembolso do custo da obra a excepo dos camponeses. Artigo 16. (Proteco da floresta) 1. A conservao e valorizao do patrimnio florestal nacional constitui uma base essencial do desenvolvimento agrrio sustentvel, num quadro de ordenamento do territrio e de satisfao das necessidades presentes e futuras da sociedade. 2. O Estado incentiva e apoia a adopo de medidas especficas de proteco e beneficiao do patrimnio florestal.
Pgina 6/14 30 -10-2008/17:50:08/MINAG_lei_de_bases.doc/PPG

Artigo 17. (Desenvolvimento florestal) 1. Dimensionada a sua especificidade, a poltica florestal nacional ser objecto de lei especial, que dever abranger os patrimnios florestais pblico, privado e comunitrio, que atenda compatibilidade das diferentes funes da floresta e diversidade dos sistemas florestais presentes no territrio nacional e que fomente a sua expanso, designadamente pela reconverso das reas de aptido agrcola marginal. 2. O desenvolvimento agrrio considera, para todos os efeitos, a silvicultura como parte integrante da agricultura. Artigo 18. (Flora e fauna) 1. A flora e a fauna constituem elementos a preservar e valorizar nos espaos envolventes da actividade agrcola, quer como valores ecolgicos e de patrimnio gentico, quer como meios de utilizao econmica numa base sustentvel. 2. A manuteno da diversidade biolgica, associada flora e fauna, deve ser fomentada no quadro do ordenamento do espao rural, devendo as actividades produtivas sujeitas a restries nos mtodos e tcnicas de produo agrria beneficiar de apoios compensatrios dos eventuais efeitos negativos sobre o rendimento. Artigo 19. (Outros recursos naturais) 1. O fomento, explorao e conservao de outros recursos naturais, designadamente cinegticos, pisccolas e apcolas, associadas ou no ao patrimnio florestal, representam um contributo importante para o aproveitamento integrado e sustentvel do espao rural. 2. Sem prejuzo de regimes jurdicos especficos aplicveis a cada um dos recursos, devero ser promovidas e adoptadas as formas de gesto que conciliem, a longo prazo, a sua utilizao econmica com os equilbrios ecolgicos, no respeito do direito de uso e aproveitamento da terra.

Pgina 7/14 30 -10-2008/17:50:08/MINAG_lei_de_bases.doc/PPG

Artigo 20. (Incentivos a empresas agrcolas) 1. Tendo em vista o incentivo empresa agrcola, sero prioritariamente incentivados: a) Os investimentos orientados para conferir viabilidade econmica e capacidade concorrencial ao potencial produtivo da explorao agrcola b) O redimensionamento da explorao agrcola que lhe serve de suporte, a sua inovao e modernizao tecnolgica c) As aces que promovem a qualidade dos produtos agrcolas, a adequao da produo agrcola s oportunidades do mercado e as prticas agrcolas compatveis com o ambiente d) O desenvolvimento de actividades conexas ou complementares explorao agrcola e) A melhoria das condies de vida e de trabalho nas exploraes f) A compatibilizao da actividade agrcola produtiva com a preservao dos recursos naturais. 2. Nas zonas agrcolas desfavorecidas o processo de modernizao da empresa agrcola obedecer a um regime especfico. 3. So igualmente medidas incentivadoras da actividade das empresas agrcolas a criao de condies de competitividade dos custos dos factores de produo e de um regime de seguro adaptado s particularidades da actividade agrcola, bem como a criao de estmulos que evitem a fragmentao de empresas agrcolas bem dimensionadas. Artigo 21. (Gesto da empresa agrcola) 1. O Estado promove a regulamentao necessria ao estabelecimento de incentivos especficos ao sector agrrio, nomeadamente no que respeita ao regime de instalao de jovens agricultores, s organizaes de agricultores e s aces que visem ganhos de produtividade e acrscimos de competitividade.

Pgina 8/14 30 -10-2008/17:50:08/MINAG_lei_de_bases.doc/PPG

CAPTULO IV Mercados Agrcolas Artigo 22. (Organizao dos mercados agrcolas) O funcionamento dos mercados agrcolas rege-se pelas regras gerais da economia de mercado, sem prejuzo dos mecanismos de regularizao e das medidas estruturais de apoio melhoria da fluidez e da transparncia dos circuitos de comercializao. Artigo 23. (Qualidade alimentar) 1. A promoo, a qualificao e o controlo da qualidade dos produtos alimentares so reconhecidos como uma opo estratgica para o desenvolvimento agrcola e para a melhoria dos rendimentos no sector, tendo por objectivos: a) A valorizao das potencialidades econmicas da agricultura b) A salvaguarda dos valores culturais subjacentes aos gneros alimentcios com particular expresso tradicional e regional c) A proteco do consumidor em matria de sade e de segurana d) A proteco do ambiente e dos recursos naturais. 2. A qualificao dos produtos, bem como dos servios e das empresas agroalimentares, compreende a certificao dos produtos com especificidades prprias ou obtidos em condies particulares de produo e o reconhecimento dos sistemas de gesto da qualidade das empresas agro-alimentares. 3. O controlo da produo e a certificao da qualidade dos produtos agrcolas e gneros alimentares devero ser exercidos por entidades competentes devidamente reconhecidas, de natureza profissional ou inter profissional, em obedincia aos critrios gerais do sistema nacional da qualidade. 4. O controlo oficial da qualidade tem como objectivos bsicos: a) A verificao da qualidade dos produtos alimentares e das exigncias tecnolgicas do seu fabrico b) A salvaguarda da sade pblica
Pgina 9/14 30 -10-2008/17:50:08/MINAG_lei_de_bases.doc/PPG

c) A preveno e represso das infraces antieconmicas e a garantia da leal concorrncia. d) A facilidade e aceitao da sua comercializao nos mercados internos e externos. Artigo 24. (Defesa da sade pblica) A defesa da sade pblica no domnio alimentar ser prosseguida pelo rigoroso controlo da observncia da regulamentao especfica dos produtos alimentares e pelo estabelecimento de sanes dissuasoras da utilizao de produtos, de aditivos ou de prticas interditas pela lei. Artigo 25. (Controlo e fiscalizao dos mercados agrcolas) 1. No mbito dos mercados agrcolas, compete ao Estado o exerccio da funo de controlo e de fiscalizao do cumprimento da regulamentao, de modo a assegurar o respeito pelas regras de concorrncia, a qualidade dos produtos e a defesa da sade pblica. 2. Supletivamente iniciativa privada, o Estado poder promover ou dinamizar projectos empresariais de importncia estratgica para o desenvolvimento do sector agro-alimentar, preferencialmente pela participao com capital de risco, bem como facultar a informao de conjuntura sobre mercados agrcolas. CAPTULO V Poltica de Modernizao e racionalizao das Estruturas Agrcolas Artigo 26. (Objectivo) 1. Os objectivos da poltica de modernizao e racionalizao das estruturas o de criar capacidade competitiva a todos os nveis do complexo agrcola e agroindustrial, nomeadamente atravs de: a) Incentivo realizao de investimentos de modernizao e racionalizao infraestrutura e tecnolgica

Pgina 10/14 30 -10-2008/17:50:08/MINAG_lei_de_bases.doc/PPG

b) Fomento da inovao e diversificao agrcola e agro-industrial c) Promoo de maior mobilidade do factor terra e, por essa via, melhor redimensionamento das estruturas fundirias d) Rejuvenescimento do tecido empresarial agrcola e) Reforo da capacidade de interveno do associativismo agrcola scio econmico e scio profissional f) Aumento do grau de transformao dos produtos agrcolas g) Maior interveno e eficincia do sector comercial h) Facilitar o desenvolvimento do mercado de consumos. 2. As aces a desenvolver so as contidas nas polticas e programas estabelecidas pelo Governo no domnio do sector agrrio. Artigo 27. (Apoio modernizao agrcola) 1. As polticas de modernizao e racionalizao das estruturas traduzem-se, fundamentalmente, na concesso de incentivos a empresas agrcolas, agro-industriais e agro-comerciais e criao de infraestruturas colectivas, com especial destaque para as que contribuam para a valorizao do patrimnio fundirio e para a fixao da populao rural. 2. A modernizao das estruturas de transformao e comercializao orientada para a melhoria da competitividade dos produtos em cada fileira agro-alimentar, tendo em vista: a) A modernizao tecnolgica e a proteco ambiental b) O reforo da capacidade tcnica e organizativa das empresas e organizaes agrcolas c) A inovao e a generalizao da funo qualidade. 3. Os apoios modernizao so apreciados mediante a elaborao de projectos aos quais seja reconhecida a viabilidade econmica, podendo ser diferenciados, regional ou sectorialmente.

Pgina 11/14 30 -10-2008/17:50:08/MINAG_lei_de_bases.doc/PPG

Artigo 28. (Ordenamento da terra para fins agrrios) 1. Nas regies onde a estrutura fundiria se apresentar fragmentada e dispersa, em termos de impedir a viabilizao econmica do aproveitamento agrcola dos recursos naturais, devem ser desenvolvidas aces de emparcelamento, prioritariamente quando os respectivos solos integrarem a Reserva Agrcola Nacional. 2. As aces de emparcelamento podem ser da iniciativa dos particulares, das organizaes agrcolas, das autarquias locais ou do Estado, nos termos definidos por lei. 3. O Governo regulamentar os incentivos realizao das aces de emparcelamento, quando destes resultarem exploraes com uma rea mnima a fixar por lei. Artigo 29. (Banco de terras para fins agrrios) Nas zonas submetidas a medidas de estruturao fundiria o Estado pode reservar, pelas formas previstas na lei, terrenos destinados constituio de bancos de terras para utilizao nas referidas aces. CAPTULO VI Quadro de Aces Especficas Artigo 30. (Aces especficas de desenvolvimento) O quadro de aces especficas de desenvolvimento agrrio constitudo pelas aces que se integram nas seguintes polticas: a) Poltica de apoio aos rendimentos b) Poltica de interveno nas zonas desfavorecidas c) Poltica de investigao agrria.

Pgina 12/14 30 -10-2008/17:50:08/MINAG_lei_de_bases.doc/PPG

Artigo 31. (Apoio aos rendimentos) 1. A poltica de apoio aos rendimentos tem por objectivo a promoo do equilbrio e vitalidade do tecido socioeconmico das zonas rurais, mormente das mais desfavorecidas, pelo apoio directo aos rendimentos dos produtores agrcolas e pela criao de condies de dignificao da vida das populaes rurais. 2. A poltica de apoio aos rendimentos compreende, nomeadamente, a remunerao dos agricultores pela prestao de servios que visem a conservao de recursos e a preservao da paisagem no espao rural, com base na adopo de tecnologias, sistemas e actividades produtivas compatveis com aqueles objectivos. 3. A ttulo de compensao por desvantagens naturais permanentes ou de eventuais desequilbrios do mercado, poder o Governo constituir um fundo de compensao agrcola e desenvolvimento rural. Artigo 32. (Interveno nas zonas agrcolas desfavorecidas) 1. Nas zonas agrcolas desfavorecidas pode o Governo determinar a realizao de programas especiais de desenvolvimento rural. 2. Os programas especiais de desenvolvimento rural sero definidos em funo da especificidade que cada zona abrangida venha a apresentar. Artigo 33. (Investigao agrria) 1. O Estado reconhece o papel fundamental da investigao agrria, como elemento imprescindvel do desenvolvimento agrrio. 2. A investigao agrria deve ter em conta as necessidades do mercado e dos agricultores, designadamente as tendncias de desenvolvimento da indstria agroalimentar e dos hbitos de consumo, e dirigir-se especialmente para os sectores produtivos mais bem adaptados s condies naturais do territrio nacional. 3. A investigao agrria deve ser orientada para a resoluo dos problemas concretos da actividade agrria, de tal forma que esta possa ser: a) Compatvel com a utilizao sustentvel dos recursos naturais e a defesa do ambiente

Pgina 13/14 30 -10-2008/17:50:08/MINAG_lei_de_bases.doc/PPG

b) Inovadora e competitiva c) Fonte de rendimentos equiparveis aos outros sectores da economia. 4. Para assegurar os objectivos anteriores, a investigao agrria deve promover: a) O desenvolvimento dos conhecimentos cientficos em contacto prximo com a investigao fundamental e aplicada, o desenvolvimento experimental e as empresas e organizaes agrrias b) Uma informao cientfica agrria eficaz, virada para o exterior, em particular para os tcnicos e agentes econmicos do sector agrrio. 5. Os agricultores e suas organizaes podero participar nas tomadas de deciso, acompanhamento e avaliao dos organismos de investigao agrria. CAPTULO VII Disposies Finais Artigo 34. (Regulamentao) O Governo deve regulamentar a presente lei no prazo de 90 dias a contar da data da sua publicao. Artigo 35. (Revogao) revogada toda legislao que contrarie o disposto na presente lei. Artigo 36. (Dvidas e omisses) As dvidas e omisses que surgirem da interpretao e aplicao da presente lei sero resolvidas pela Assembleia Nacional. Artigo 37. (Entrada em vigor) A presente lei entra em vigor 15 dias aps a data da sua publicao.

Pgina 14/14 30 -10-2008/17:50:08/MINAG_lei_de_bases.doc/PPG

Das könnte Ihnen auch gefallen