Sie sind auf Seite 1von 3

Fluidoterapia - O CHAKRA CORONARIO

Centro Coronrio

O chakra mais elevado est situado aproximadamente a seis centmetros do alto da cabea. Ele tem a forma de um pires, sendo composto por 12 ptalas (ou ps) douradas centrais e um conjunto de 960 ptalas secundrias em volta das primeiras; por isso conhecido no oriente como ltus de mil ptalas. Essas "ptalas" exibem as cores do arco-ris, com predominncia da cor violeta, sendo o mais brilhante dos centros vitais. Leadbeater descreve-o como possuidor de indescritveis efeitos cromticos, parecendo conter todos os matizes do especrto, embora seja violeta a cor predominante, a parte central um branco fulgurante com um ncleo cor de ouro. Este o centro de assimilao das energias superiores, estimulando e comandando os demais centros. Recebe, em primeiro lugar, os estmulos do esprito, vibrando com os demais centros em regime de interdependncia. Por seu alto potencial de radiaes, considerado o centro mais significativo. O centro coronrio est ligado sede da conscincia. O seu tamanho, variao de cor, velocidade de rotao, ritmo, intensidade do brilho, textura e elasticidade, bem como o desenvolvimento das interligaes com os outros centros, revela tanto a qualidade espiritual do indivduo quanto seu estado de conscincia. Por isso a retratao dos anjos e santos com uma aurola nada mais que o coronrio resplandecente, em profunda ligao com as energias superiores. No corpo fsico, este chakra no est ligado a nenhum plexo, e sim glndula pineal (a "glndula da mediunidade") e a hipfise (glndula mestra que comanda as demais glndulas). Porm, sua influncia se expande para todo o crebro, estando associado atividade do crtex cerebral e ao funcionamento do sistema nervoso. O coronrio registra a memria perispiritual. a sede da mente. A mente o rgo que gera o pensamento atravs do esprito, pois no o crebro que pensa, e sim o esprito. Registra a memria das aes conscientes e inconscientes do pensamento, transmitindo aos demais centros os reflexos dos instintos, das emoes, dos sentimentos, das idias, das aes. centro vital o responsvel pela alimentao das clulas do pensamento e provedor de todos os recursos eletromagnticos indispensveis estabilidade orgnica. Por isso mesmo o grande assimilador das energias csmicas e da espiritualidade superior.

Quanto maior a elasticidade de seu ncleo, maior a capacidade do indivduo expandir a conscincia, pois atravs dele que samos do corpo no sono fsico; portanto, ligado ao desdobramento perispiritual - consequentemente, mediunidade. " o elo de ligao com o mundo espiritual: dirige as funes psquicas, anmicas, medinicas, extra-sensoriais, o desdobramento e a vida mental.

"Dele parte, desse modo, a corrente de energia vitalizante formada de estmulos

espirituais com ao difusvel sobre a matria mental que o envolve, transmitindo aos demais centros da alma os reflexos vivos de nossos sentimentos, ideias e aes, tanto quanto esses mesmos centros, interdependentes entre si, imprimem semelhantes reflexos nos rgos e demais complementos de nossa constituio particular, plasmando em ns prprios os efeitos agradveis ou desagradveis de nossa influncia e conduta. (Andr Luiz, Evoluo em dois Mundos, p. 27)". "Pela determinao da vontade, a mente se apropria dos elementos sua volta e cria livremente, mas o centro coronrio fixa, de modo automtico, a responsabilidade correspondente a essas criaes, conduzindo ao corpo causal as seqncias das aes e inaces, felizes ou infelizes (conf. op. cit., p. 28 e Nosso Lar, FEB, p. 59)." Com relao ao mecanismo de ao do centro coronrio sobre o corpo fsico e a origem do pensamento, ensina Andr Luiz ...o centro coronrio, atravs de todo um conjunto de ncleos do diencfalo, possui no tlamo, para onde confluem todas as vias aferentes cortia cerebral, com excepo da via do olfato, que a nica via sensitiva de ligaes corticais que no passa por ele (contudo, essa via mantm conexes com alguns ncleos talmicos atravs de fibras provenientes do corpo mamilar, situado no hipotlamo), vasto sistema de governao do esprito, portanto a, nessa delicada rede de foras, atravs dos ncleos intercalados nas vias aferentes, atravs do sistema talmico de projeco difusa e dos ncleos parcialmente abordados pela cincia da Terra (quais os da linha mdia, que no se degeneram aps a extirpao do crtex, segundo experincias conhecidas), verte o pensamento ou fludo mental, por secreo subtil no do crebro, mas da mente, fluido que influencia primeiro, por intermdio de impulsos repetidos, toda a regio cortical e as zonas psicossomatossensitivas, vitalizando e dirigindo o cosmo biolgico, para, em seguida, atendendo ao prprio continusmo de seu fluxo incessante, espalhar-se em torno do corpo fsico da individualidade consciente e responsvel pelo tipo, qualidade e aplicao de fludo, organizando-lhe a pscoesfera ou halo psquico, qual ocorre com a chama de uma vela que, em se valendo do combustvel que a nutre, estabelece o campo em que se lhe prevalece a influencia. (Evoluo em dois Mundos, FEB, p. 99; vide tambm p. 125).
Atravs do coronrio, os mdiuns podem receber comunicaes intuitivas ou telepticas por ondas mentais. O esprito comunicante pensa em qualquer idioma, e atravs desse centro e da glndula pineal, o mdium capta esse pensamento (em sua prpria lngua) e o transforma em palavras e frases (com seu prprio vocabulrio), sendo por isso chamado o centro da mediunidade.

A ativao deste centro surge com a integrao com o Pai: a realizao da vontade de Deus, o colocar-se integralmente, sem condies ou reticncias, nas mos do Divino, o que determina a sua plena ativao. O discpulo j no vive, mas Deus que vive nele, em Deus vive e em Deus se move, como afirma Paulo. Ali se encontra a abertura do Reino dos Cus. Esclarece Leadbeater que medida que o ser cresce espiritualmente, o centro coronrio vai aumentando at tomar toda a parte superior da cabea: No princpio, como todos os demais chakras, uma depresso do duplo eterico, pela qual penetra a divina energia procedente do exterior. Mas quando o homem reconhece o rei da divina luz e se mostra magnnimo com tudo o que o rodela, o chakra coronrio reverte, por assim dizer, de dentro para fora, e j no um canal receptor, mas uni radiante foco de energia, no uma depresso, mas uma proeminncia direta sobre a cabea como uma cpula, como uma verdadeira coroa de glria. (op. cit., p. 30).
Quando as interligaes etreas entre os centros coronrio e frontal esto abertas e ativas, sugere fortemente um grau de clarividncia.

Das könnte Ihnen auch gefallen