Sie sind auf Seite 1von 5

O ato administrativo distingue-se dos atos de direito privado por, entre outras razes, ser dotado de alguns atributos

especficos, tais como (A) autodeterminao, desde que tenha sido praticado por autoridade competente, vez que o desrespeito competncia o nico vcio passvel de ser questionado quando se trata deste atributo. (B) autoexecutoriedade, que autoriza a execuo de algumas medidas coercitivas

legalmente previstas diretamente pela Administrao. (C) presuno de legalidade, que permite a inverso do nus da prova, de modo a caber ao particular a prova dos fatos que aduz como verdadeiros. (D) imperatividade, desde que tenha sido praticado por autoridade competente, vez que o desrespeito competncia o nico vcio passvel de ser questionado quando se trata deste atributo. (E) presuno de veracidade, que enseja a presuno de conformidade do ato com a lei, afastando a possibilidade de dilao probatria sobre a questo ftica.

E ai gente?? Quais so os atributos do ato administrativo?? a) presuno de legitimidade, b) autoexecutoridade, c) imperatividade e d) tipicidade, todos decorrem do Princpio da Supremacia do Interesse Pblico sobre o particular e permitem ao agente gozar de certas prerrogativas para a perseguio do interesse pblico. A autoexecutoriedade permite que a Administrao coloque em prtica suas decises sem a necessidade de recorrer ao Poder Judicirio no sentido de pleitear sua autorizao. Portanto, correta a alternativa B.

Tema: IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E ASPECTOS JURISPRUDENCIAIS. PROFESSORA LICINIA ROSSI CORREIA DIAS MATERIAL DE APOIO. TELA 1 art. 37, 4, CF Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

TELA 2 Enriquecimento ilcito: Art. 9 Lei 8429/1992 Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1 desta lei, e notadamente: I receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem mvel ou imvel, ou qualquer outra vantagem econmica, direta ou indireta, a ttulo de comisso, percentagem, gratificao ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico;

II perceber vantagem econmica, direta ou indireta, para facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem mvel ou imvel, ou a contratao de servios pelas entidades referidas no art. 1 por preo superior ao valor de mercado; III perceber vantagem econmica, direta ou indireta, para facilitar a alienao, permuta ou locao de bem pblico ou o fornecimento de servio por ente estatal por preo inferior ao valor de mercado; IV - utilizar, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, bem como o trabalho de servidores pblicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades; V receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a explorao ou a prtica de jogos de azar, de lenocnio, de narcotrfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilcita, ou aceitar promessa de tal vantagem; VI receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indireta, para fazer declarao falsa sobre medio ou avaliao em obras pblicas ou qualquer outro servio, ou sobre quantidade, peso, medida, qualidade ou caracterstica de mercadorias ou bens fornecidos a qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei; VII adquirir, para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico; VIII aceitar emprego, comisso ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa fsica ou jurdica que tenha interesse suscetvel de ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico, durante a atividade; IX perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza; X receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofcio, providncia ou declarao a que esteja obrigado; XI incorporar, por qualquer forma, ao seu patrimnio bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1 desta lei; XII usar, em proveito prprio, bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1 desta lei. Dano ao errio: Art.10 Lei 8429/92 Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1 desta lei, e notadamente: I facilitar ou concorrer por qualquer forma para a incorporao ao patrimnio particular, de pessoa fsica ou jurdica, de bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1 desta lei;

II permitir ou concorrer para que pessoa fsica ou jurdica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie; III doar pessoa fsica ou jurdica bem como ao ente despersonalizado, ainda que de fins educativos ou assistncias, bens, rendas, verbas ou valores do patrimnio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, sem observncia das formalidades legais e regulamentares aplicveis espcie; IV permitir ou facilitar a alienao, permuta ou locao de bem integrante do patrimnio de qualquer das entidades referidas no art. 1 desta lei, ou ainda a prestao de servio por parte delas, por preo inferior ao de mercado; V permitir ou facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem ou servio por preo superior ao de mercado; VI realizar operao financeira sem observncia das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidnea; VII conceder benefcio administrativo ou fiscal sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie; VIII frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente; IX ordenar ou permitir a realizao de despesas no autorizadas em lei ou regulamento; X agir negligentemente na arrecadao de tributo ou renda, bem como no que diz respeito conservao do patrimnio pblico; XI liberar verba pblica sem a estrita observncia das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicao irregular; XII permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriquea ilicitamente; XIII permitir que se utilize, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, bem como o trabalho de servidor pblico, empregados ou terceiros contratados por essas entidades. XIV celebrar contrato ou outro instrumento que tenha por objeto a prestao de servios pblicos por meio da gesto associada sem observar as formalidades previstas na lei; (Includo pela Lei n 11.107, de 2005) XV celebrar contrato de rateio de consrcio pblico sem suficiente e prvia dotao oramentria, ou sem observar as formalidades previstas na lei. (Includo pela Lei n 11.107, de 2005). Violao aos princpios da Administrao Pblica: ART. 11 Lei 8.429/1992 Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os p rincpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, e notadamente:

I praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competncia; II retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio; III revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo; IV negar publicidade aos atos oficiais; V frustrar a licitude de concurso pblico; VI deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo; VII revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio. TELA 3 Lei 8112/90 art. 126-A - Nenhum servidor poder ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar cincia autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apurao de informao concernente prtica de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrncia do exerccio de cargo, emprego ou funo pblica. (Includo pela Lei n 12.527, de 2011).

(CESPE 2012 Banco da Amaznia Tcnico Cientfico Direito) No Brasil, os partidos polticos so instituies de carter no permanente, cujo objeto e finalidades foram delimitados pela CF, com vistas organizao e participao poltica do eleitorado Errado so instituies de carter no pemanente. livre a criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrtico, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana (art. 17 da CF).

01. (CESPE DELEGADO DE POLCIA AL- 2012) Acerca dos atos administrativos, julgue os itens a seguir. Considere que o prefeito de um municpio tenha determinado a desapropriao de uma fazenda de seu adversrio poltico, como forma de retaliao. Nesse caso, fica configurado o desvio de finalidade do ato. 02. (CESPE ESCRIVO AL- 2012) O abuso de poder caracteriza-se pelo excesso de poder e pelo desvio de finalidade. A esse respeito, julgue o item subsequente. O excesso de poder relaciona-se competncia, uma vez que resta configurado quando o agente pblico extrapola os limites de sua atuao ou pratica ato que atributo legal de outra pessoa.

Gabarito: As duas assertivas esto corretas. Lembre: a) excesso de poder vcio de competncia b) desvio de finalidade vcio no elemento finalidade

(PGE/SC PROCURADOR DO ESTADO 2010) Com relao aos direitos polticos, a Constituio Federal dispe que: 1. a lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, no se aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia. 1- CORRETA art. 16 da CF 2. a idade mnima para elegibilidade para os cargos de Governador, Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal e Senador de 30 (trinta) anos. 2- ERRADA Vide art.14, 3 da CF. Senador tem que ter no mnimo 35 anos.Vide lista de idades mnimas! Sempre cai!! lembrando que essas idades sero conferidas na data da posse. 3. a alistamento eleitoral e o voto so obrigatrios para os maiores de dezoito anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de sessenta anos e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. 3- ERRADA sessenta anos. O correto seria maiores de 70 anos. Art. 14, 1, II, b da CF. 4. no podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o perodo do servio militar, os praas. 4- ERRADA os praas. O correto seria conscritos. Art. 14, 2 da CF. 5. para concorrerem a outros cargos, o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos at 6 (seis) meses antes do pleito. 5- CORRETA art. 14, 6 da CF.

Das könnte Ihnen auch gefallen