Sie sind auf Seite 1von 7

Educao musical e deficincia: quebrando os preconceitos

Por Viviane Louro


Mestre em msica pela UNESP. Organizadora do Smpsio de Educao Musical Especial. Professora de msica para pessoas com deficincias no Efort e coordenadora da Fundao das Artes de So Caetano. Autora do livro Educao Musical e Deficincia: propostas pedaggicas e Arte e incluso educacional.

A postura da sociedade perante uma pessoa com deficincia passou por diversas fases no decorrer da Histria da humanidade. Em culturas antigas, como a espartana por exemplo, as crianas que nasciam com algum tipo de deficincia eram atiradas do monte Taigeto. Na Idade Mdia, tais pessoas comearam a fazer parte da sociedade, mas como "bobos da corte" ou mendigos. Com o advento do Renascimento, a sociedade passou a se preocupar mais com elas e a partir de ento, iniciativas em prol da educao e reabilitao das pessoas com deficincia aumentaram gradativamente. Atualmente, a pessoa com deficincia vista com muito mais dignidade do que em tempos remotos, bem como, incluso um tema muito presente em nossa sociedade. Mesmo assim, h ainda muito preconceito contra as pessoas com necessidades especiais, o que faz com que elas, no participem da sociedade com as mesmas chances que um "nodeficiente". Uma crena por parte de muitos, presente ainda nos dias atuais, a de que ter uma deficincia sinnimo de ser incapaz. Segundo vrios autores, tais como Mazzotta, Goffman, Vtor da Fonseca, entre outros, ligados ao estudo das particularidades que circundam o universo das pessoas com deficincias, a generalizao de termos ao se tratar de uma pessoa com necessidade especial, muito comum entre as pessoas. Esse tipo de postura, gera no somente um conflito entre os conceitos em relao s deficincias, como tambm, uma generalizao de - ou da falta de - condies, habilidades e potencialidades do indivduo que possui tais deficincias.

Portanto, generalizar incapacidades, bem como, transferir determinada incapacidade a outros planos da vida do indivduo porque ele incapaz, por exemplo, de andar ou ver, cria uma generalizao da deficincia em tal ponto, que a pessoa passa a ser vista em sua totalidade como deficiente, e no como algum que tem uma determinada deficincia. Inclusive a terminologia adotada atualmente para se referir a essas pessoas : PESSOA COM DEFICINCIA, justamente por considerar que a pessoa TEM uma deficincia e no um deficincte ou PORTA uma deficincia, pois, em princpio, s portamos algo que podemos deixar de portar, porque portar sinnimo de carregar. Uma pessoa com deficincia no carrega a deficincia, ela TEM uma deficincia. Alm da generalizao dos conceitos, outra postura muito comum por parte das pessoas, como aborda Valerie Sinason (1993), a supervalorizao ou superproteo da pessoa com deficincia. Muitos acreditam que pelo fato dessas pessoas terem uma dificuldade acentuada em algum aspecto, tudo que ele faa, mesmo que sua deficincia no interfira em modo algum nesse fazer, melhor, ou mais importante que os demais. Sendo assim, ele recebe mais elogios por parte dos amigos, mais ateno por parte dos familiares, mais notas por parte dos professores, entre outras situaes. Como menciona Sinason (1993), acreditar que uma pessoa com deficincia possui algum tipo de capacidade superior porque ela consegue fazer as mesmas tarefas que uma pessoa normal, ou at mesmo, tarefas que exijam habilidades especficas, uma postura to malfica e equivocada quanto acreditar que por ter a deficincia deficincia, a pessoa no consiga realizar nada de significativo. Portanto, facilitar as coisas que poderiam ser conquistadas como outra pessoa qualquer, ou, no aceit-lo como capaz de alcanar determinados objetivos, so posturas comuns e equivalentemente prejudiciais, pois, ou lhes empregam limites demasiados, ou no lhes do parmetro algum de limites. O ideal seria, como afirma Mantoan (1997), no se deter na deficincia em si, mas sim nas possibilidades e capacidades de aprendizagem que estas pessoas possuem. Em relao educao musical, os preconceitos frente a uma pessoa com deficincia no so menores. Principalmente no Brasil, onde a educao musical ainda integra o contedo programtico do ensino bsico somente na disciplina de educao

artstica, percebemos por parte de muitos, mesmo de educadores musicais, a crena de que fazer msica somente tocar um instrumento musical. As pessoas geralmente s estudam msica, se forem atravs de um instrumento musical, entrando em contato com outros aspectos musicais que no seja somente performticos, por conveno ou por requisito das escolas de msicas. Alm disso, ainda somos influenciados pela crena lanada no perodo romntico de que existe uma idade ideal para se comear estudar um instrumento, ou que, msica algo para poucas pessoas, somente para as que tm talento, ou que, possuir uma boa tcnica instrumental, significa, dominar o repertrio mais virtuosstico de um instrumento. Por outro lado, cada vez mais vemos pessoas defendendo a idia de que a msica importante para o desenvolvimento do ser humano, independente da relao que mantida com ela, independente de uma habilidade instrumental ou de uma profissionalizao. Koellreutter (1998) afirma que a educao musical um meio de desenvolver faculdades para o exerccio de qualquer profisso. De acordo com sua palavras, ela trabalha a concentrao, autodisciplina, capacidade analtica, desembarao, autoconfiana, criatividade, senso crtico, memria, sensibilidade e valores qualitativos. Alm do que, pode valorizar o ponto de vista nacional, religioso, poltico e social. Violeta Gainza completa (1988):

O que importa que seja estabelecido o equilbrio do contnuo fluir da msica dentro e fora do indivduo, estendendo laos para outros seres humanos e vivenciando plenamente a atividade musical.

Partindo desses pressupostos, uma pessoa com deficincia deveria ter as mesmas chances que uma pessoa sem deficincia no que tange a educao musical, pois, estabelecer o equilbrio do fluir da msica como menciona Gainza, ou trabalhar autoconfiana, capacidade analtica, concentrao, entre outros fatores, como afirma Koellreutter, independe de padres pr-determinados.

Muitos, inclusive professores de msica, acreditam que a msica para uma pessoa com deficincia s tem utilidade e funo como terapia ocupacional ou reabilitao, o que de fato, dificulta o desenvolvimento da educao musical especial no Brasil. Santos (1989) afirma que a produo artstica de uma pessoa com deficincia pode ser to boa quanto a de qualquer pessoa. Logo, encarar a produo ou inteno artstica de uma pessoa possuidora de determinada deficincia como fazendo parte somente de um processo reabilitacional ou direcionar a educao musical para o mesmo, apenas para sua reabilitao ou incluso social, so atitudes que podem podar o potencial artstico da pessoa. Alguns pessoas com deficincias realmente entram em contato com a msica atravs da terapia. Mas, para muitos outros, fazer msica to essencial como para os demias. Ento, como aborda Santos (1989) para que a possibilidade artstica latente no indivduo qe tem deficincia possa se desenvolver " preciso mais do que arte-terapia". Portanto, para que a educao inclusiva ocorra de forma eficaz, como

menciona Barbosa (1999), alm de boa vontade necessrio compromisso e uma poltica educacional clara, pois, conforme afirma Carvalho (2000) "educar para a diversidade no o mesmo que diversificar a educao". Reestruturar o sistema educacional de modo que beneficie a todos, de fato algo complexo, pois, como pontua Amaro e Macedo, nosso sistema escolar ainda est baseado na "lgica da excluso" ou seja, num modo linear de viso onde o que importa tirar certas notas ou no, expressar certas formas de conduta, aceitar certos normas institucionais, ou apresentar certas caractersticas fsicas ou intelectuais afim de cumprir determinadas tarefas.1 Quando nos referimos a cursos especficos como por exemplo os de artes ou msica, a "lgica da excluso" tambm impera. O fato de haver a necessidade de um teste para ingressar na maioria dos cursos de msica j demonstra de forma efetiva as palavras de Amaro e Macedo, pois, aqueles que no conseguem cumprir o programa exigido para entrar numa instituio de msica certamente so excludos. Mas consoante Atack (1995)

AMARO, Deigles Giacomelli; MACEDO, Lino de. Da Lgica da Excluso Lgica da Incluso: Reflexes sobre uma estratgia. So Paulo: Rede SACI, 2002. Disponvel em < www.saci.org.br > Acesso em 24 de Novembro de 2002.

"arte uma ocupao essencialmente individual na qual no h pontos a serem disputados entre oponentes, no h competio ou jogo a ser ganho ou perdido." Alm da excluso proporcionado pelo prprio sistema educacional, h o fato da falta de preocupao por parte das autoridades aos cursos especficos. Os investimentos e empenho primordial das autoridades e pedagogos no Brasil no que se refere a educao inclusiva canalizado para a educao bsica deixando os cursos que no integram esse currculo, ou considerados "menos importantes", como a msica por exemplo, de lado. Assim sendo, uma pessoa com deficincia que queira se profissionalizar na rea musical, encontra-se em nosso pas, diante de uma circunstncia que no o favorece. As escolas de msicas convencionais alm de geralmente, exigir uma certo desempenho ao instrumento como pr-requisito para curs-la, no possuem recursos suficientes nem professores com o mnimo de conhecimento na rea da deficincia - a no ser que esses se especializem por vontade prpria, o que pouco ocorre - tornando o acesso desses alunos educao musical mais difcil. Por outro lado, no h escolas especializadas em educao musical para pessoas com deficincias na qual esses alunos possam recorrer como h no caso da educao bsica em que h o ensino especial. Por esse motivo, necessrio informao e iniciativas que incluam a pessoa com deficincia tambm nos cursos de artes, em nosso caso, de msica, de modo que este possua as mesmas oportunidades e incentivo que as demais pessoas, pois:

Um artista deficiente ou no, na condio de ser humano, busca na arte seu meio mais verdadeiro de expresso [...] no devemos imaginar que o correto seja diminuir a arte e criar a categoria " arte de deficientes" 2

Sendo assim, a msica no deve ser um privilgio de poucos. Como afirma Gardner (1994) em princpio, todos so capazes de aprend-la. somente questo de respeitar as possibilidades de cada um e adaptar tal fazer para aqueles que possuem dificuldades acentuadas. De acordo com Claus Bang "os deficientes tm o direito moral, cvico e legal

SANTOS, Lus Otvio Gomes do. Arte e Reabilitao. Revista Integrao n 7. So Paulo: 1989 p 5.

de receber um nvel de educao artstica semelhante ao das pessoas no deficientes" (RUUD 1991). Portanto, cabe a ns educadores entre outros profissionais envolvidos com as pessoas com deficincias quebrar os pr-conceitos que existem em relao a esse assunto. E isso s pode ser alcanado com o fornecimento de informaes suficientes que faam com que os tabus sejam dissolvidos e os esteritipos derrubados. Ento, aqui cabe uma pergunta: mas que informaes so essas que os professores precisam ter? A resposta pode ser muito ampla, mas acreditamos que h alguns pontos fundamentais em relao a esse assunto:

1- Saber sobre questes clinicas bsicas das deficincias e sobre o processo de aprendizagem que circunda as deficincias; 2- Ter uma viso ampla do fazer musical e no somente focada na performance instrumental ou nos mtodos tradicionais de ensino musical; 3- Saber promover adaptaes metodolgicas, instrumentais e musicais; 4- Trabalhar em equipe (junto com neuro; fono; psiclogo, etc) 5- Ter metas bem definidas com cada aluno ou grupo. Para tanto, pensar nas seguintes questes: a. Para quem a aula (pblico/ perfil do aluno, deficincia que ele tem) b. Para que serve tal atividade, ou tal contedo (o que se pretende trabalhar com cada aluno ou com a atividade proposta) c. Como fazer (metodologia. Como atingir os objetivos) 6- Ter uma postura adequada. Acreditar SEMPRE no material humano que tem em mos. Respeitar o tempo e os limites dos alunos, mas no deixar de trabalhar as dificuldades, nem de exigir boa qualidade musical.

Se o professor ficar atento s questes acima, bem provvel que ter um bom resultado quanto a suas aulas. Acreditamos que a conquista de bons resultados musicais com alunos com deficincias colaborar cada vez mais para a quebra de preconceitos,

para o desenvolvimento de metodologias mais especficas e pesquisas em relao a essa temtica.

Afinal de contas: msica para todos no ???

Bibliografia AMARO, Deigles; MACEDO, Lino de. Da lgica da Excluso lgica da Incluso. So Paulo: Rede saci, 2002. Disponvel em < www.saci.org.br >Acesso dia 24 de Setembro de 2002. ATACK. Sally M. Atividades Artsticas para Deficientes. Trad. Thas Helena F. Santops. Campinas: Papirus, 1995. (coleo Educao Especial). BARBOSA, Jefferson; LOUZADA, Fabiana Barbosa. Expressividade e Corporeidade: Trilhando o caminho da Arte. Revista Espao n 12. INES. Dez 1999. GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudo de psicopedagogia musical. Trad Beatriz A. Cannabrava. Coleo novas buscas em educao. 2 ed. So paulo: Summus, 1988. 140 p. GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligncias mltiplas. Porto Alegre : Artes Mdicas Sul, 1994. LOURO, Viviane dos Santos, et. al. Educao Musical e Deficincia: propostas pedaggicas. So Jos dos Campos: Estdio dois, 2006. MANTOAN, Maria Teresa Egle. A Integrao de pessoas deficientes: Contribuies para uma reflexo sobre o tema. So Paulo: Mennon, Senac, 1997. RUUD, Even. (org). Msica e sade. Trad. Vera Bloch Wrobel, Glria Paschoal de Camargo, Miriam Goldfeder. So Paulo: Summus, 1991. SANTOS, Lus Otvio Gomes do. Arte e Reabilitao. So Paulo: Revista Integrao n 7. 1989. SINASON, Valerie. Compreendendo seu filho deficiente. Rio de Janeiro: Imago, sem data. SILVA, Otto Marques da. A epopia Ignorada A pessoa deficiente no mundo de ontem e hoje. So Paulo: CEDAS. 1998. VASH, Carolyn. Enfrentando a deficincia: a manifestao, a psicologia, a reabilitao. So Paulo: Pioneira, 1998.

Das könnte Ihnen auch gefallen