Sie sind auf Seite 1von 11

UN IDA D E 1

Entendendo a Experincia do Envelhecimento


1 2 3 4 5 A POPULAO QUE ENVELHECE TEORIAS DO ENVELHECIMENTO DIVERSIDADE TRANSIES E HISTRIA DE VIDA MUDANAS COMUNS NO ENVELHECIMENTO

CAPTULO I

A populao que envelhece


CONTEDO DO CAPTULO
Como os idosos so vistos ao longo da histria Caractersticas da populao de adultos idosos Crescimento populacional e aumento da expectativa de vida Estado civil e providncias de vida Distribuio geogrfica Renda e emprego Educao Situao da sade Implicaes de uma populao que envelhece Impacto dos baby boomers Prestao e pagamento de servios

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
A leitura deste captulo permitir a voc: 1 Explicar as diversas formas como os idosos so vistos ao longo da histria. 2 Descrever as caractersticas da populao atual de idosos em relao a: expectativa de vida; estado civil; moradia; distribuio geogrfica; renda e emprego; educao; estado de sade. 3 Discutir as mudanas projetadas para as futuras geraes de idosos e a importncia para o atendimento de sade.

s famlias esquecem seus parentes mais velhos... A maioria das pessoas fica senil ao envelhecer... A Previdncia Social proporciona a todos os idosos que se aposentam um salrio decente... A maioria dos idosos mora em casas de longa permanncia... O Medicare cobre todos os custos relativos sade dos idosos. Esses e outros mitos ainda so perpetuados entre a populao idosa. Informaes erradas sobre essa populao constituem uma injustia no apenas para essa faixa etria, mas tambm para as pessoas de todas as idades que precisam de informaes corretas para, de forma realista, preparar-se para seus prprios anos de vida como idosos. Os enfermeiros gerontlogos devem conhecer os fatos referentes populao mais velha para, efetivamente, oferecer os servios e informar o pblico em geral.

30

Charlotte Eliopoulos

Como os idosos so vistos ao longo da histria


Os membros da atual populao idosa nos Estados Unidos se sacrificaram e ofereceram a fora e a alma para fazer a grandeza desse pas. Foram os orgulhosos veteranos nas guerras mundiais, os corajosos imigrantes que se aventuraram em terras desconhecidas, os empreendedores intrpidos que se arriscaram para criar riquezas e oportunidades de emprego, alm dos pais altrustas que lutaram para dar aos filhos uma vida melhor. Testemunharam e foram participantes do crescimento e das mudanas profundas nas informaes, tecnologias e sociedades. Conquistaram respeito, admirao e dignidade. Atualmente, essa populao vista de forma mais positiva e sem preconceitos, mais informada que baseada em mitos e com mais preocupao que negligncia. Uma rpida reflexo sobre a viso dos adultos idosos nas sociedades passadas demonstra que essa viso positiva no foi sempre a norma. Historicamente, as sociedades percebiam os idosos de formas diferenciadas. Na poca de Confcio, havia uma correlao direta entre a idade de um indivduo e o grau de respeito merecido. O taosmo entendia a velhice como a eptome da vida e os antigos chineses acreditavam que chegar velhice era um evento maravilhoso que merecia a maior honra. No entanto, os antigos egpcios temiam envelhecer, tentando uma infinidade de poes e providncias para manter a juventude. Entre os antigos gregos,dividiam-se as opinies; os mitos retratam muitas lutas entre velhos e jovens. Plato promoveu os idosos como os melhores lderes da sociedade, enquanto Aristteles lhes negava qualquer papel em assuntos governamentais. Os antigos romanos tinham um respeito limitado por seus velhos; nas naes por eles conquistadas, os doentes e os velhos eram os primeiros a morrer. Pode-se encontrar na Bblia a preocupao divina com o bem-estar da famlia e o desejo de que as pessoas respeitem os idosos (Honra teu pai e tua me. xodo. 20:12). Muitas figuras bblicas importantes, como Moiss e Abrao, deram contribuies valiosas quando velhos. Ainda assim, a honra conferida aos idosos no se manteve. A Idade das Trevas foi especialmente sombria para os idosos; e a Idade Mdia no trouxe grandes mudanas para melhor. A era medieval deu margem a sentimentos poderosos relativos superioridade dos mais jovens, tais sentimentos eram manifestados por sublevaes dos filhos contra os pais. A arte desse perodo, retratando o Tempo como personagem, tambm mostrou uma imagem nada auspiciosa dos adultos idosos. Entre os primeiros a serem afetados pela fome e a pobreza estavam eles, sendo tambm os ltimos a se beneficiarem de perodos melhores.

No comeo do sculo XVII, a Inglaterra criou as Leis dos Pobres, que ofereceram atendimento aos carentes e possibilitaram aos idosos sem recursos familiares a criao de uma modesta rede de segurana. Nos sculos XVIII e XIX, entretanto, muitos ganhos no tratamento dessa populao foram perdidos na Revoluo Industrial. Ainda que tenham sido criadas leis referentes ao trabalho infantil nesse perodo como proteo aos menores, a populao idosa ficou desprotegida. Os incapazes de atender s exigncias dos postos de trabalho nas indstrias foram deixados nas mos de seus descendentes ou obrigados a esmolar ajuda nas ruas para se manterem. Embora o doutor I.L. Nascher, conhecido como pai da geriatria, tenha escrito o primeiro livro terico sobre esse tema em 1914, a literatura norte-americana da primeira metade do sculo XX reflete poucos aperfeioamentos na condio dos idosos. O primeiro passo importante para melhorar a vida dos idosos norte-americanos ocorreu com a aprovao da Federal Old Age Law (Lei Federal de Seguro para Idosos), relativa ao Social Security Act (Decreto de Previdncia Social) de 1935, que trouxe certa proteo financeira para a populao idosa. O acentuado envelhecimento foi alvo de conscientizao na dcada de 1960 nesse pas, onde a reao foi compor a Administrao do Envelhecimento, iniciativa do Older American Act (Decreto do Idoso Americano), alm da introduo do Medicaid e do Medicare, em 1965. Desde ento, a sociedade tem demonstrado crescente preocupao com seus membros idosos (Quadro 1.1). Algumas dcadas antes houve grande despertar de interesse pelos idosos, uma vez que aumentou o nmero dessa populao. Uma atitude mais humana em relao a todos os elementos da sociedade beneficiou os indivduos mais velhos, com melhorias no atendimento de sade e nas condies de vida em geral, garantindo a mais pessoas a oportunidade de chegar velhice e viver muito mais anos mais compensadores na fase conhecida como velhice, em comparao com as geraes precedentes (Fig. 1.1).

Caractersticas da populao de adultos idosos


Os idosos costumam ser definidos como pessoas com 65 anos ou mais. Houve um tempo em que todos com mais de 65 anos eram categorizados como idosos; no entanto, hoje reconhece-se que existe muita diversidade entre diferentes faixas etrias. Os indivduos idosos podem ser divididos nas seguintes categorias: idoso jovem: 60 a 74 anos de idade; idoso mais velho: 75 a 100 anos de idade; centenrios: mais de 100 anos.

Enfermagem Gerontolgica

31

QUADRO 1.1

Programas pblicos de benefcio para os idosos norte-americanos


Medicare (Artigo 18 do Decreto de Previdncia Social) Medicaid (Artigo 19 do Decreto de Previdncia Social) para pobres e deficientes de todas as idades Transformado em lei o Supplemental Security Income (SSI) Implementao do Omnibus Budget Act (lei de reforma de casas de longa permanncia)

1900 Leis de aposentadoria aprovadas em alguns estados 1935 Social Security Act (Decreto de Segurana Social) 1961 Primeira Conferncia da Casa Branca sobre o Envelhecimento 1965 Programas de alimentao, emprego e transporte para idosos do Older Americans Act (Decreto de Administrao do Idoso Americano) Administration on Aging

1972 1991

Alguns ainda incluem uma quarta categoria, a dos idosos intermedirios, entre 75 e 84 anos de idade, abreviando o grupo dos idosos mais velhos para uma faixa entre 85 e 100 anos. O perfil, os interesses e os desafios no atendimento de sade de cada um desses subgrupos podem ser muito diferentes. Por exemplo, um indivduo com 66 anos de idade pode querer fazer uma cirurgia esttica para competir no mercado de trabalho dos executivos; uma mulher, aos 74 anos, pode ter acabado de casar novamente, desejando fazer algo quanto ao ressecamento do canal vaginal; pode haver aquele indivduo que, aos 82 anos de idade, se preocupa com a artrite dos joelhos que limita sua capacidade para jogar golfe; e um indivduo,

com 100 anos de vida, pode desesperar-se para achar uma forma de corrigir os prejuzos da viso para poder assistir televiso. Qualquer esteretipo relativo aos mais velhos precisa ser descartado; uma maior diversidade deve prevalecer homogeneidade.

Crescimento populacional e aumento da expectativa de vida


Pessoas com mais de 65 anos representam mais de 12% da populao norte-americana. H uma previso de que cada vez mais indivduos chegaro velhice e que 17% da populao tero mais de 65 anos no ano de 2020. Isso se deve, em parte, ao aumento da expectativa de vida. Esta, para a maior parte dos norte-americanos, aumentou devido evoluo no controle das doenas e na tecnologia da sade, a uma menor taxa de mortalidade de bebs e crianas e s melhorias nas condies sanitrias e de vida. Atualmente, mais pessoas tm chegado aos anos da velhice. Em 1930, pouco mais de seis milhes chegaram aos 65 anos ou alm, e a mdia da expectativa de vida era de 59,7 anos. Em 1965, a expectativa de vida era de 70,2, com a populao idosa ultrapassando os 20 milhes. Ela hoje est em 77,8, com mais de 34 milhes de pessoas com mais de 65 anos (Tab. 1.1). Alm de cada vez mais indivduos chegarem velhice, estes vivem ainda mais anos do que antes; a quantidade de pessoas com 70 e 80 anos de idade tem aumentado, de forma sistemtica, e espera-se que continue a aumentar (Fig. 1.2). A populao com mais de 85 anos representa cerca de 40% da populao idosa, e h um crescimento contnuo da quantidade de centenrios.
CONCEITO-CHAVE Um maior nmero de pessoas tem vivido perodos mais longos de vida, com mais anos durante a velhice, em comparao com outras pocas.

FIGURA 1.1 importante que os enfermeiros gerontlogos se preocupem em melhorar a qualidade de vida dos idosos, da mesma forma que trabalham para estender seus anos de vida.

Apesar de a expectativa de vida estar mais alta, diferenas relativas a raa e sexo podem ser identificadas (Tab. 1.2). Do final da dcada de 1980 at

32

Charlotte Eliopoulos

TABELA 1.1

Expectativa de vida ao nascer de 1920 a 2000 com projees at 2010


Brancos Total
54,9 61,4 64,2 69,1 70,5 70,6 71,0 71,7 73,4 74,4 75,3 76,1 76,5 77,7 78,3 79,0

Ano
1920 1930 1940 1950 1955 1960 1965 1970 1975 1980 1985 1990 1995 2000 2004 2010 (projeo)

Populao total dos Estados Unidos


54,1 59,7 62,9 68,2 69,6 69,7 70,2 70,9 72,6 73.7 74.7 75,4 75,8 77,1 77,8 78,5

Negros Mulheres
55,6 63,5 66,6 72,2 73,7 74,1 74,7 75,6 77,3 78,1 78,7 79,4 79,6 80,4 80,8 81,8

Homens
54,4 59,7 62,1 66,5 67,4 67,4 67,6 68,0 69,5 70,7 71,8 72,7 73,4 74,8 75,7 76,1

Total
45,3 48,1 53,1 60,8 63,7 63,6 64,1 65,3 68,0 69,5 69,3 69,1 69,6 72,4 73,1 74,5

Homens
45,5 47,3 51,5 59,1 61,4 61,1 61,1 61,3 63,7 65,3 65,0 64,5 65,2 68,9 69,5 70,9

Mulheres
45,2 49,2 54,9 62,9 66,1 66,3 67,4 69,4 72,4 73,6 73,4 73,6 73.9 75,6 76,3 77,8

Do Center for Disease Control and Prevention, National Center for Health Statistics, National Vital Statistics System, Tabela 27, Expectativa de vida ao nascer at 65 anos e 75 anos de acordo com raa e sexo. Selecionados dos Estados unidos de 1900 a 2004. United States Health Statistics, Washington, D.C.: U.S. Government Printing Office, 2006.

hoje, tal expectativa aumentou entre indivduos brancos e diminuiu entre negros. O U.S. Department of Health and Human Services atribui o declnio na expectativa de vida dos negros a um aumento das mortes em decorrncia de homicdios e sndrome da imunodefi60 50 Populao (em milhes) 40 30 20 10 0 Mais de 65 anos 65 a 70 anos 75 a 84 anos Mais de 85 anos

cincia adquirida. Trata-se de uma realidade que ressalta a necessidade de os enfermeiros se preocuparem com questes de sade e sociedade relativas a pessoas de todas as faixas etrias, uma vez que causam impacto no processo de envelhecimento populacional.

1900

1950

1980 Ano

2000

2010

2020

FIGURA 1.2 Populao de idosos de 1900 a 2020 (em milhes). (Do U.S. Bureau of Census. General Population Characteristics.Tables 42 e 45; projections for 2010 and 2020 from Census Bureau International Data Base. http://www. aoa.gov/prof/Statistics/online_stat_data/AgePop2050.asp).

Enfermagem Gerontolgica

33

TABELA 1.2

Diferenas de raa e sexo na expectativa de vida (em anos)


Homens Mulheres Negros
68,9 70,9

Ano
2003 2010 (projeo)

Populao total
77,4 78,5

Brancos
75,3 76,1

Brancos
80,4 81,8

Negros
75,9 77,8

Do Centro de Controle e Preveno de Doenas. Tabela A. Expectativa de vida por idade, raa e sexo: Estados Unidos, 2003. National Vital Statistics Reports, 54(14). Hyattsville, MD: National Center for Health Statistics, 2006.

Ao mesmo tempo em que a distncia na expectativa de vida aumentou entre as raas, diminuiu entre os sexos. Ao longo do sculo XX, a proporo de homens para mulheres diminuiu muito, a ponto de haver menos de sete homens para cada 10 mulheres (Tab. 1.3). Essa proporo diminuiu a cada dcada. No sculo XIX, porm, essa tendncia mostra mudanas, sendo que a proporo de homens para mulheres est aumentando.
PONTO A PONDERAR Uma proporo maior de idosos na nossa sociedade significa que os mais jovens tero encargos financeiros mais elevados para manter a populao dos mais velhos. As famlias mais jovens devem se sacrificar para manter a assistncia aos idosos? Por que deveriam, ou por que no?

TABELA 1.3

Proporo de sexo na populao com 65 anos ou mais


Nmero de homens para cada 100 mulheres
101,1 101,3 100,5 95,5 89,6 82,8 72,1 67,6 67,9 67,2 69,1 70,4 82,9

Ano
1910 1920 1930 1940 1950 1960 1970 1980 1985 1990 1995 2000 2025 (projeo)

Estado civil e providncias de vida


Taxas mais elevadas de sobrevida de mulheres aumentou a prtica destas de casarem com homens mais velhos, o que no causa surpresa quanto ao fato de mais da metade das mulheres com mais de 65 anos estarem vivas e de a maioria dos homens da mesma idade ser formada por indivduos casados (Fig. 1-3). A maioria dos adultos idosos mora com o cnjuge ou outro familiar, embora mais do dobro de mulheres, em comparao a homens, morem sozinhas na velhice tardia. A probabilidade dos indivduos de ambos os sexos viverem sozinhos aumenta com a idade (Fig. 1.4). Em geral, os idosos tm contato com os familiares, no sendo esquecidos ou negligenciados. As realidades do envelhecimento na famlia so discutidas com detalhes no Captulo 38.
CONCEITO-CHAVE As mulheres tm mais probabilidade de enviuvar e viver sozinhas na velhice do que os companheiros do sexo masculino.

Do U.S. Department of Commerce (2001). Statistical abstract of the United States (121st ed., p. 16). Washington, DC. Bureau of the Census.

Distribuio geogrfica
Os idosos moram em diversos locais nos Estados Unidos, a maioria est na Califrnia, Flrida, Nova York, Texas e Pensilvnia. Em termos de percentual da populao dos estados com mais de 65 anos de idade, a Flrida tem a liderana, seguida pela Pensilvnia, West Virgnia, Iowa e Dakota do Norte. Na dcada passada, os aumentos mais acentuados no percentual de habitantes idosos ocorreram em Nevada, Alasca, Hava e Arizona. Os estados com o menor percentual da populao total com mais de 65 anos incluem Alasca, Utah e Gergia.

Renda e emprego
O percentual de idosos que vivem abaixo do nvel de pobreza est diminuindo, com cerca de 10% nessa categoria, atualmente. Entretanto, os indivduos dessa faixa etria ainda tm problemas financeiros. A maioria depende da Previdncia Social para mais de metade da renda (Quadro 1.2). As mulheres e as

34

Charlotte Eliopoulos

Homens 14%

Mulheres

43% 10% 4% 72% 42%

4% Casados Nunca casados Vivos Divorciados (separados)/cnjuge ausente

11%

FIGURA 1.3 Estado civil da populao com 65 anos de idade ou alm (%). (Do U.S. Department of Commerce. [2005]. Current Population Survey. Annual Social and Economic Supplement of the U.S. Bureau of the Census. Washington. DC: Bureau of the Census.)

minorias tm muito menos renda do que os homens brancos. Ainda que a mdia de casas pertencentes a idosos beire duas vezes a mdia nacional devido grande predominncia de proprietrios desses imveis j na velhice, muitos idosos so ricos em bens e pobres em moeda circulante. Isto , podem morar em uma casa muito valorizada com o passar dos anos, embora tenham escassez de recursos financeiros mensais para o atendimento das despesas bsicas. Ao mesmo tempo em que cresce a populao total representada pelos idosos, estes constituem um percentual de trabalhadores que diminui permanentemente na fora de trabalho. A retirada dos homens

do mercado de trabalho ainda em idades menos avanadas uma das mais importantes tendncias desse segmento, desde a Segunda Guerra Mundial. No entanto, houve aumento significativo no percentual de mulheres de meia-idade empregadas, embora pouco tenha mudado quanto participao de mulheres de 65 anos ou mais na fora de trabalho. A maioria composta dos baby boomers pessoas nascidas entre 1946 e 1964 que querem continuar trabalhando ao chegar ao perodo da aposentadoria (AARP, 2000).
CONCEITO-CHAVE Embora a Previdncia Social pretenda suplementar outras fontes de renda dos idosos, ela ainda constitui a principal fonte de renda para mais de metade desses indivduos.

65 a 74 anos Mais de 75 anos


38,4% 30,9% 23% 16,7% 24,9%

49,5%

QUADRO 1.2

Previdncia social e receita previdenciria suplementar

Total

Homens

Mulheres

FIGURA 1.4 Percentual de pessoas com 65 anos ou mais que moram sozinhas. (Do U.S. Department of Commerce. [2001]. Statistical abstract of the United States [121st ed. p. 42]. Washington, DC. Bureau of the Census.)

Previdncia Social: pago um cheque-benefcio a trabalhadores aposentados com uma idade mnima especfica (p. ex., 65 anos), trabalhadores incapacitados de qualquer idade e cnjuges e filhos menores desses trabalhadores. O benefcio no est relacionado a necessidades financeiras. Tem como inteno ser um suplemento a outras fontes de renda na aposentadoria. Receita Previdenciria Suplementar (SSI): pago um cheque-benefcio a pessoas com mais de 65 anos e/ou pessoas com incapacidades baseadas em necessidades financeiras.

Enfermagem Gerontolgica

35

Ensino mdio completo ou alm Curso superior incompleto Curso superior completo (graduao) ou alm
83% 76,9% 72,8% 67,5%

47% 39,1% 24,5% 36,4% 32,4%

19,6%

18,5%

15,4%

60 a 64 anos

65 a 69 anos

70 a 74 anos

75 anos ou mais

FIGURA 1.5 Nvel de educao atingido por idade (em percentuais). (Do U.S. Census Bureau. [2004]. Current Population Survey, Annual Social and Economics Supplement, Washington, DC: Bureau of the Census.)

Educao
Nos Estados Unidos tem sido uma tendncia os cidados idosos terem um nvel de educao maior devido ao aumento significativo no nmero de pessoas que terminaram o ensino mdio a partir da dcada de 1940 (Fig. 1.5). Aqueles com graus avanados so e continuaro a ser mais predominantes do que no passado. Assim como ocorre com outras faixas etrias, os adultos idosos com graus mais avanados tm maior rendimento.
CONCEITO-CHAVE As futuras geraes de idosos tero atingido nveis mais altos de educao formal do que a populao atual de idosos, sendo consumidores de sade mais informados.

As doenas crnicas so um problema grave para os idosos; a maioria deles tem, pelo menos, uma doena crnica. Normalmente, apresentam vrias condies crnicas que precisam ser controladas de forma simultnea (Quadro 1.3). As condies crnicas resultam em certas limitaes nas atividades da vida diria (AVDs) e nas atividades instrumentais da vida diria (AIVDs) para vrios indivduos. Quanto mais idade tiver a pessoa, maior a probabilidade de apresentar dificuldades nas atividades de autocuidado e em uma vida independente.
CONCEITO-CHAVE As doenas crnicas mais predominantes na populao idosa so as que podem causar impacto significativo na independncia e na qualidade da vida diria.

Situao da sade
A populao idosa tem menos doenas graves do que a populao jovem e taxa menor de mortes em decorrncia delas (Fig. 1.6). Os idosos, porm, com alguma doena grave costumam necessitar de perodos maiores de recuperao, com mais complicaes em decorrncia dessas condies.

As doenas crnicas no so apenas importantes fontes de incapacidade, mas tambm as principais causas de morte (Tab. 1.4). Nas ltimas trs dcadas, ocorreu um desvio nas taxas de mortalidade em decorrncia de causas variadas; houve reduo nas mortes por doenas cardacas e aumento nas mortes por cncer.

36

Charlotte Eliopoulos

Taxa de doenas agudas a cada 100 habitantes

45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 25 a 44 anos 45 a 64 anos 65 anos ou mais Infeces e parasitas Resfriado comum Gripe Sistema digestrio Leses

FIGURA de doena aguda em adultos por idade (a cada 100 pessoas). (Do U.S. National Center for Health Statistics. [2003]. Vital health statistics [Series 10, No. 200].)

1.6 Taxas

Implicaes de uma populao que envelhece


O nmero cada vez maior de pessoas com mais de 65 anos causa impacto nas agncias de sade e assistncia social e nos provedores de atendimento de sade, inclusive nos enfermeiros gerontlogos que do assistncia para essa populao. O aumento do nmero de idosos obriga essas agncias e provedores a antecipar as necessidades futuras de servios e pagamento por eles.

Impacto dos baby boomers


Ao antecipar as necessidades e os servios para as futuras geraes de idosos, os enfermeiros gerontlogos devem levar em conta as realidades dos baby boomers que constituiro os prximos cidados idosos. Estes ingressaro nessa faixa etria entre 2008 e 2030 (Fig. 1.7). Embora constituam um grupo diversificado, representando pessoas to diferentes quanto Bill Clinton, Bill Gates e Cher, apresentam algumas caractersticas claramente definidas que os separam dos outros grupos: QUADRO 1.3
1. 2. 3. 4. 5.

A maioria tem filhos, ainda que a baixa taxa de natalidade nesse grupo signifique que tero menos filhos biolgicos a ampar-los na velhice. Seu nvel educacional maior do que a das geraes que os precederam. A renda domstica desses indivduos tende a ser superior dos demais grupos, em parte devido a duas receitas (trs entre quatro mulheres da gerao de baby boomers esto trabalhando). Preferem um estilo de roupa mais casual do que as geraes de idosos anteriores. Amam produtos de alta tecnologia; so provveis consumidores de computadores domsticos. Seu tempo de lazer menor do que o dos idosos e tm maior tendncia ao estresse no final do dia. Como inventores do movimento pela aptido fsica, exercitam-se com maior frequncia do que os idosos. Podem ser feitas algumas previses relativas populao de baby boomers quanto o seu ingresso na velhice. Sero consumidores de atendimento de sade mais bem-informados, querendo assumir um

Dez condies crnicas principais que afetam a populao com 65 anos ou mais
6. 7. 8. 9. 10. Deformaes ou deficincias ortopdicas Diabete Sinusite crnica Febre do feno, rinite alrgica (sem asma) Varizes

Artrite Presso sangunea elevada Deficincias auditivas Condies cardacas Deficincias visuais (inclusive catarata)

Fonte: U.S. National Center for Health Statistics. (2007). Vital and health statistics. http://www.cdc.gov/nchs/2007, acessado em 15/06/07.

Enfermagem Gerontolgica

37

TABELA 1.4
Causas de morte

Principais causas de morte de pessoas com 65 anos ou mais


Porcentagem
100 33,0 21,8 8,2 5,9 3,3 2,4 2,7 1,7 1,7 1,4

TABELA 1.5
Idade (anos) Dias de permanncia

Durao mdia da permanncia hospitalar


<15 4,5 15-44 3,7 45-64 5,0 65+ 5,6

Todas as causas Doena cardaca Neoplasias malignas (cncer) Cerebrovascular Doena pulmonar obstrutiva crnica Pneumonia e gripe Diabete Doena de Alzheimer Nefrite, sndrome nefrtica, nefrose Acidentes Septicemia

National Center for Health Statistics, Advance Data No. 371. (2006). Nmero, proporo e durao mdia da permanncia em casos de internao breve em hospitais por idade, regio e sexo.

Do National Center for Health Statistics. (2003). Table 33, Health United States. Trend Tables on 65 and Older Population. Centers for Disease Control and Prevention, Department of Health and Human Services, Pub. No. 03-1030.

portivos, lanchonete, piscinas e terapias alternativas. Suas famlias heterogneas podero precisar de assistncia devido ao potencial de exigncias dos vrios grupos de padrastos e avs padrastos. Os planos de servios e projetos arquitetnicos devero considerar isso.

Prestao e pagamento de servios


papel bastante ativo no atendimento de sade; sua capacidade de acesso s informaes poder permitir que saibam tanto quanto os provedores de atendimento em relao a algumas questes de sade. No se satisfaro com as condies atuais das casas de longa permanncia e exigiro que as instituies sejam equipadas com computadores, ginsios esO nmero crescente de pessoas com mais de 65 anos tambm causa impacto no governo, a fonte de pagamento de muitos dos servios de que os idosos necessitam. Esse grupo etrio tem taxas superiores de hospitalizao, cirurgia e visitas mdicas ao resto da populao (Tab. 1-5), com mais probabilidade de esse atendimento ser custeado mais por dlares federais do que por seguradoras privadas, ou pelos prprios idosos (Fig. 1.8). Menos de 5% da populao de idosos esto em casas de longa permanncia, em comunidades de vida assistida ou em outras instituies. Cerca de um em cada quatro idosos permanecer algum tempo em uma casa de longa permanncia, nos ltimos anos de vida. Normalmente, as pessoas que passam a morar em casas de longa permanncia como moSem cobertura, 2,6% Medicaid, 7,6% Plano de sade privado, 63,1%

Medicare, 26,7%

FIGURA 1.7 A primeira onda dos 76 milhes de baby boomers completa 65 anos em 2011.

FIGURA 1.8 Cobertura das seguradoras de sade para pessoas com 65 anos ou mais (percentuais). Nota: Alguns idosos com cobertura do Medicare tm tambm cobertura de sade privada suplementar. (Dados do U.S. Department of Commerce. [2003]. Statistical abstract of the United States [122nd ed.Table 130]. Washington. DC: U.S. Bureau of Census.)

38

Charlotte Eliopoulos

radores particulares, gastam seus bens ao trmino do primeiro ano e exigem o apoio governamental para seu atendimento; a maior parte do oramento do Medicaid usada em cuidados de longo prazo. Com o crescimento do percentual da populao com idade avanada, a sociedade enfrentar uma maior demanda da prestao de servios e do pagamento deles para essa faixa etria. Nessa era de dficits oramentrios, encolhimento de receita e aumento da competio por obteno de recursos para outros interesses especiais, surgem dvidas sobre a crescente capacidade do governo de oferecer aos idosos uma ampla gama de servios. Pode haver certa preocupao no sentido de que a populao de idosos esteja utilizando uma quantidade desproporcional de dlares provenientes dos impostos e que tenham que ser estabelecidos limites. Os enfermeiros gerontlogos devem se envolver ativamente em discusses e decises relativas ao uso racional dos servios, para que os direitos dos idosos sejam expressos e protegidos. Da mesma forma, devem assumir a liderana no desenvolvimento de mtodos com eficincia de custos para o oferecimento de cuidados que no comprometam a qualidade dos servios para essa populao.
CONCEITO-CHAVE Os enfermeiros gerontlogos precisam defender a garantia de que as tentativas de conteno de custos no coloquem em risco o bem-estar dos idosos.

Recurso
National Center for Health Statistics http://www.cdc.gov/nchs

Referncia
American Association of Retired Persons. (2000). Boomers look toward retirement. Washington. DC: Author.

Leituras recomendadas
Adler. J. (2006). Whats next. boomers? As the older population grows, planners gure out how to meet the housing challenge. Planning. 72(11):3438. American Association of Homes and Services for the Aging and Decision Strategies International. (2006). The long and winding road. Histories of aging and aging services in America. 20062016. Washington, DC: American Association of Homes and Services for the Aging and Decision Strategies International. American Journal of Nursing Continuing Education. (2006). A new look at the old: A continuing education activity focused on healthcare for our aging population. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. Billig, M. (2004). Supportive communities: An optimum arrangement for the older population? Journal of Sociology and Social Welfare. 31(3):131152. Gruber, J., & Wise, D. A. (1999). Social security and retirement around the world. Chicago: University of Chicago Press. Jackson, W. A. (1998). The political economy of population aging. Northampton. MA: Elgar. Kassner, E., & Bectel, R. (1998). Midlife and older Americans with disabilities: Who gets help? A chartbook. Washington, DC: American Association of Retired Persons. Kovner, A. R., & Knickman, J. R. (2005). Jonas and Kovners health care delivery in the United States. (8th ed.). New York: Springer. National Center for Health Statistics. (2005). Health, United States, 2005, with chartbook on trends in the health of Americans. Hyattsville, MD: U.S. Department of Health and Human Services, available at http://www. cdc.gov/nchs/data/hus/hus05.pdf Peter D. Hart Research Associates. (2002). The new face of retirement: An ongoing survey of American attitudes on aging. San Francisco: Civic Ventures.

EXERCCIOS DE PENSAMENTO CRTICO


1. Quais os fatores que influenciam o desejo da sociedade de oferecer assistncia aos idosos e evidenciar uma atitude positiva em relao a eles (p. ex., condies econmicas gerais para todas as faixas etrias)? 2. Liste as mudanas nas caractersticas da populao futura de idosos e descreva suas implicaes para a enfermagem. 3. Que problemas as mulheres idosas podem ter, em consequncia da diferena de sexo, na expectativa de vida e na receita financeira? 4. Cite algumas diferenas entre norte-americanos idosos brancos e negros.

Das könnte Ihnen auch gefallen