Sie sind auf Seite 1von 7

CAPTULO 3 ESTRUTURAS DE MERCADO Mercado o local real ou virtual onde compradores e vendedores realizam suas transaes comerciais.

s. Portanto, pode-se dizer que existe o mercado de automveis, de produtos alimentcios, etc. (mercados reais), mas tambm o mercado eletrnico (virtual) de produtos como livros, CDs, aes, etc. A concorrncia a rivalidade (disputa) entre dois ou mais entes para conseguir seus objetivos que acaba por organizar os mercados, determinando os preos e as quantidades de equilbrio. Portanto, quanto mais concorrncia existir em um mercado, mais organizado e eficiente eles . Os mercados em concorrncia imperfeita so aqueles nos quais o produtor ou produtores so suficientemente grandes para influenciar o preo e as quantidades oferecidas em determinado mercado. Ou seja, o preo nesse mercado determinado pela interveno ativa dos ofertantes. Em geral, quanto mais elevado o nmero de participantes de um mercado, mais competitivo ele ser. As interaes entre oferta e demanda de determinado produto, portanto, sero ditadas pela estrutura de mercado de cada bem em particular. Alm disso, as caractersticas do mercado de um produto especfico variam de uma regio para a outra. Em pases desenvolvidos, por exemplo, a probabilidade de haver muitas empresas ofertando o mesmo produto grande. Nesse caso, a maior concorrncia entre os vendedores (fornecedores) daquele produto tende a reduzir o preo de equilbrio de mercado, beneficiando os consumidores. Essa concorrncia ainda maior se a economia for aberta s importaes. Em economias mais fechadas, com pouca oferta de produtos estrangeiros, e poucas empresas no mercado (caso dos pases em desenvolvimento), os preos de mercado se estabelecem em patamares mais elevados, pois h menos concorrncia entre os ofertantes. As vrias estruturas de mercado dependem fundamentalmente de trs importantes caractersticas: Do nmero de empresas que compem esse mercado; Do tipo de produto ofertado (idnticos ou diferenciados); Se existem barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado. 3.1. Concorrncia Perfeita A estrutura de mercado da concorrncia perfeita aquela onde h um grande nmero de empresas vendedoras (ofertantes) de um determinado produto, de tal forma que nenhuma delas isoladamente consegue afetar os nveis de oferta do produto no mercado e, conseqentemente, o preo de equilbrio nesse mercado. Tambm h um nmero grande de compradores, de tal forma que, isoladamente, no conseguem exercer influncia sobre o preo de equilbrio. As empresas nesse tipo de estrutura de mercado utilizam o preo como balizador de sua estrutura de custo. Para que um mercado seja considerado de concorrncia perfeita, as seguintes condies devem prevalecer: Ser composto por um nmero grande de empresas (mercado atomizado); No existir diferenciao entre os produtos ofertados (produtos homogneos); No existir barreiras para o ingresso de novas empresas ou a sua sada;

Todas as informaes sobre lucros, preos, etc. devem ser conhecidas por todos os participantes do mercado (transparncia); Nos mercados de concorrncia perfeita, no longo prazo, no existem lucros extraordinrios, mas apenas os lucros normais que remuneram o empresrio ou acionista. Ou seja, remunera seu custo de oportunidade. Se temporariamente houver lucro extraordinrio no mercado em concorrncia perfeita, isso atrair novas empresas para o mercado, pois no h barreiras de acesso aos novos entrantes. Com o aumento da oferta, representado pela produo dos novos entrantes, os preos caem, reduzindo os lucros extras at que s existiro novamente os lucros normais. O exemplo prtico mais prximo dessa estrutura de mercado terica o de produtos hortifrutigranjeiros. Quanto mais dividido o poder de influenciar as condies de mercado, menos eficazes sero as aes que objetivam manipular a quantidade disponvel de produtos e os preos de mercado. Ou seja, mais prximo de um mercado de concorrncia perfeita se estar. A conseqncia da existncia de mercados em concorrncia perfeita a minimizao de custos e a equiparao de lucros das empresas participantes, pois as empresas menos lucrativas e menos eficientes tendem a deixar esses mercados, numa verdadeira seleo natural econmica. Ou seja, a concorrncia perfeita faz com que as empresas busquem maiores lucros, por meio de maior eficincia e menores custos, normalmente associados a uma gesto mais profissional e a investimentos1 em tecnologia de produtos e processos produtivos. Isso explica porqu os pases de economia de mercado apresentam maior eficincia e desenvolvimento econmico. 3.2. Monoplio O mercado monopolista apresenta caratersticas opostas s de livre concorrncia. Isto , nesse tipo de mercado existe uma nica empresa que domina inteiramente a oferta de determinado produto, enquanto h muitos consumidores do mesmo. Nessa estrutura de mercado no h concorrncia, nem produtos substitutos ou concorrentes. Aos consumidores restam as alternativas de se submeter s condies impostas pelo vendedor, ou deixar de consumir o produto. Ao ser exclusiva em um mercado, a empresa determina o preo de equilbrio do mercado do produto. Ou seja, se ela deseja aumentar esse preo, basta reduzir a quantidade produzida. Como a demanda de mercado, nesse caso, tende a ser inelstica, quando o preo se eleva, h uma queda relativamente pequena no consumo do produto, de modo que a receita total da empresa aumenta. Os monoplios so conseqncia de barreiras que impedem a entrada de novas empresas no mercado, como resultado de um conjunto de fatores. Os fatores que intervm na formao de um monoplio, entre outros, so: Controle exclusivo de um fator de produo por uma empresa ou o domnio das mais importantes fontes de matria-prima. Exemplo: indstria farmacutica. A concesso de uma patente gera um mercado monopolstico, de carter temporrio, ao conferir ao inventor o direito exclusivo de fabricao.
1

O controle estatal da oferta de determinados servios. Por exemplo, os correios e telgrafos. O porte do mercado e a estrutura de custos de indstrias especiais, gerando um monoplio natural. Os monoplios podem ainda existir por controle estatal de setores estratgicos ou de segurana nacional como o petrleo, a energia e as comunicaes. 3.3. Monoplio Natural As razes dos monoplios naturais ocorrem quando os custos mdios diminuem medida que aumenta a quantidade produzida de bens (economia de escala) ou quando so necessrios investimentos iniciais vultosos. Assim, torna-se invivel do ponto de vista econmico a existncia de duas ou mais companhias telefnica (telefone fixo) ou de distribuio de eletricidade na mesma localidade. Quando uma empresa monopoliza um mercado, o preo de venda tende a ser superior quele do mercado em concorrncia perfeita, ao passo que a quantidade ofertada tende a ser inferior. Esse fato gera maiores lucros para as empresas monopolsticas e maiores prejuzos aos consumidores j que pagam preos superiores. Assim, os governos normalmente estabelecem polticas reguladoras de monoplios, com o objetivo de proteger os consumidores e as empresas concorrentes. As alternativas de regulao de monoplios, normalmente adotadas so: Dividir o monoplio entre duas ou trs empresas (caso da privatizao da telefonia fixa no Brasil); Impedir que se formem monoplios, monitorando os movimentos de fuses e aquisies de empresas (tarefa do Conselho Administrativo do Direito Econmico CADE). Regular os monoplios existentes (estabelecer impostos, limitar o excesso de lucros, etc.). 3.4. Oligoplio um tipo de estrutura de mercado que se caracteriza por apresentar um pequeno nmero de empresas que dominam a oferta de mercado e um grande nmero de compradores (demandantes) nesse mercado. Uma caracterstica do mercado oligopolizado a interdependncia entre as poucas empresas ofertantes. Essas empresas operam com incerteza quanto a reao das rivais e, portanto, tentam antecipar as suas aes, entrar em um acordo sobre os preos a serem praticados, ou formar um cartel com o objetivo de fixar preos e repartir o mercado. No oligoplio puro, o produto homogneo, com grande nmero de compradores e poucos vendedores, como por exemplo, a distribuio de combustveis no Brasil, o mercado de cimento e alumnio. No oligoplio diferenciado, o produto apresenta caractersticas que o diferenciam dos concorrentes. Porm, tambm h poucos vendedores e muitos compradores, como por exemplo, o mercado de automveis ou de eletrodomsticos.

O setor produtivo brasileiro de uma forma geral altamente oligopolizado, sendo exemplos o mercado de automveis, de cosmticos, de papel e celulose, de bebida, de produtos qumicos, farmacuticos e outros. No oligoplio comum as empresas trocarem informaes sobre suas estruturas de custo, embora mantenham secreto suas estratgias de produo e marketing. Nesse caso, h uma empresa lder (empresa mais eficiente), que fixa o preo, respeitando as estruturas de custos das demais, chamadas de empresas satlites. As guerras de preos mostram aos oligopolistas a convenincia de firmar acordos, tcitos ou expressos, para fixar preos e/ou repartir mercados. Por essa razo, o oligoplio moderno caracteriza-se por certa rigidez nos preos que facilita, entre outras coisas, a elaborao de pactos ou a formao de cartis. O cartel uma organizao formal ou informal de produtores de um setor que determina a poltica de preos para todas as empresas do setor. A teoria da organizao industrial mostra que o principal objetivo do oligopolista a maximizao do mark-up, que a diferena entre a receita obtida pelas vendas e os custos variveis (ou diretos) da empresa. Esse conceito semelhante ao da margem de contribuio que feita para cada produto ( mc = p cv ). Onde, mc a margem de contribuio, p o preo e cv o custo varivel unitrio. O preo cobrado pela empresa, no modelo mark-up calculado da seguinte forma:
p = (1 + m)c

Onde, m a taxa de mark-up (percentual sobre os custos diretos), c o custo direto unitrio (custo varivel mdio). A taxa de mark-up fixada para cobrir os custos diretos, os custos fixos e atingir certa rentabilidade desejada pelos acionistas. 3.5. Concorrncia Monopolstica Caracteriza-se por uma estrutura de mercado intermediria entre a concorrncia perfeita e o monoplio, diferindo, entretanto, do oligoplio, pelas seguintes caractersticas: Nmero relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porm, com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por caractersticas fsicas como embalagem, design, ou por prestao de servios (ps-vendas), ou marcas impostas por uma publicidade atuante. Margem de manobra estreita para a fixao de preos, j que existem produtos substitutos no mercado. Essas caractersticas resultam em um certo poder monopolista sobre o preo do produto, embora o mercado seja competitivo. A tabela 3.1 a seguir resume as principais caractersticas das estruturas de mercado existentes: Caractersticas Concorrncia Concorrncia Oligoplio Monoplio

Nmero empresas Produto

perfeita de Muito grande

Monopolstica Grande

Pequeno

nico

Controle preos

Poder de manter preos elevados quando no h leis que cobem cartis. Concorrncia No existe. Empresas extrapreo recorrem a campanhas institucionais para salvaguardar imagem. Barreiras de No existem. No existem. Existem para Existem para acesso novas empresas. novas empresas. Tabela 3.1 Estruturas de Mercado

Homogneo, Diferenciados sem quaisquer pela diferenas. embalagem, marca, design. de No existe. Pouca margem de manobra, devido aos substitutos.

Podem ser No existem homogneos ou substitutos. diferenciados.

Formao de cartis para controle de preos e produo. Intensa. Intensa, Diferenciao especialmente por embalagem, quando h marca ou diferenciao de design. produtos.

3.6. Estruturas de Mercado de Fatores de Produo O mercado dos fatores de produo mo-de-obra, capital, terra e tecnologia tambm apresenta diferentes estruturas. Como a demanda de insumo pelos setores produtivos de bens e servios depende da demanda do produto, a demanda desse setores chamada de demanda derivada. Por exemplo, a demanda de autopeas deriva da demanda de automveis. As estruturas no mercado de fatores de produo so: Concorrncia Perfeita no Mercado de Fatores Nesse mercado, os ofertantes ou fornecedores, como so em grande nmero, no tm condies de obter preos elevados por seus servios, como por exemplo, o mercado de trabalho em determinadas profisses. Monopsnio a estrutura de mercado na qual h somente um comprador para muitos vendedores dos servios dos insumos. o caso de uma grande empresa que se instala em uma pequena cidade e, por ser nica, torna-se demandante exclusiva da mo-de-obra local, estabelecendo os salrios. Oligopsnio a estrutura de mercado em que h poucos compradores negociando com muitos vendedores. Por exemplo, duas ou trs indstrias de laticnios em uma regio que adquire leite de inmeros produtores locais. A indstria automobilstica oligopsonista na compra de autopeas. Monoplio Bilateral uma estrutura de mercado que ocorre quando um monopsonista, na compra de um fator de produo, defronta com um monopolista na venda desse fator. Por exemplo, uma empresa compra um tipo de ao que uma nica outra empresa siderrgica produz. Nesses casos, a determinao de preos no mercado depender no somente de fatores econmicos, mas do poder de barganha de ambos: o monopsonista tentando pagar o menor preo e o monopolista tentando vender pelo maior preo. 3.7. Grau de Concentrao Econmica no Brasil Uma anlise comumente utilizada para verificar o grau de concentrao econmica calcular a proporo do valor do faturamento das quatro maiores empresas de cada ramo de atividade sobre o total faturado no respectivo ramo. Quanto mais prximo de 100% resultar, maior o grau de concentrao do setor e quanto mais prximo de 0%, menor o grau de concentrao. Na dcada de 1990, antes da abertura comercial da economia brasileira, havia a seguinte concentrao de setores industriais e comerciais: materiais de transporte (94%), cerveja (86%), eletroeletrnicos (66%), alimentos (54%), petroqumicos (43%), fiao e tecelagem (20%). A Ao Governamental e os Abusos do Poder Econmico nos Mercados Desde a dcada de 1960, o Brasil possui uma legislao que procura coibir os abusos do poder econmico em defesa da concorrncia e da proteo dos consumidores.

Dentro do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrncia, o Conselho Administrativo de Direito Econmico (CADE), autarquia ligada ao Ministrio da Justia, o rgo que tem por objetivo julgar is processos administrativos relativos a abusos do poder econmico, bem como analisar fuses de empresas que possam criar situaes de monoplio ou de domnio de mercado. Quando provado que a limitao da concorrncia no propicia ganhos aos consumidores em termos de preos mais baixos ou melhor qualidade dos produtos, o CADE pode determinar que o negcio seja desfeito. Os mais recentes casos analisados pela CADE no Brasil foram a unio das cervejarias Brahma e Antarctica, formando a AMBEV e a compra da Chocolates Garoto pela Nestl. Exerccios: 1)Caracterize o mercado concorrencial. O que o empresrio faz para maximizar o lucro nesse mercado? 2)O que significa tornar a produo mais eficiente? Por que isso importante? 3)Por que o investimento faz muita diferena no desenvolvimento econmico? 4)Qual a relao entre os mercados em concorrncia perfeita e as economias de livre mercado? 5)Diferencie o lucro normal do lucro extraordinrio. 6)Qual a diferena entre monoplio e oligoplio? Como o preo fixado em cada um desses mercados? 7)Quais as estruturas do mercado dos fatores de produo? Como elas se caracterizam?

Das könnte Ihnen auch gefallen