Sie sind auf Seite 1von 2

Execuo alimentar de escritura pblica de divrcio com fixao de penso alimentcia em favor de um cnjuge

A obrigao alimentar possvel ser iniciada por outros documentos acordados entre as partes que no o ttulo judicial, a ttulo de meno podemos citar a escritura pblica de divrcio. Independentemente do modo de realizar a obrigao, ela possu natureza alimentar assegurada pela norma constitucional, que no apresenta excees. Destarte, podemos inferir que a execuo fundada em escritura pblica com fulcro em divrcio pode seguir o mesmo rito que qualquer outra obrigao alimentar quando as prestaes estejam vencidas. O argumento acima exposto tem fundamento na lei 11.441/07 que permitiu a concretude do divrcio pela instncia administrativa, no qual se da atravs de escritura pblica lavrada pelo oficial tabelio mediante presena dos interessados e seus respectivos procuradores. Dessa forma, ocorrendo o inadimplemento voluntrio, deve-se questionar a aplicao literal do artigo 733 do CPC e realizar a aplicao extensiva, de acordo com a natureza da obrigao. A lei 5.478 em seu artigo 19 assegura que o juiz poder decretar a priso do devedor por at 60 dias, com base na execuo de sentena ou acordo. Podemos atentar que o artigo se refere tanto sentena (natureza judicial) quanto ao acordo (natureza extrajudicial). Nesse sentido, o rito previsto no artigo 733 do CPC o mais adequado no que tange execues judiciais e outros documentos e escrituras, tanto pblicos quanto particulares, desde que preencha os requisitos obrigatrios do ttulo executivo extrajudicial. Podemos citar as palavras de MONTENEGRO: a Lei 11.441/2007 promoveu o acrscimo do artigo 1.124-A ao texto do CPC, para possibilitar que a separao e o divrcio sejam formalizados atravs de escritura pblica, qualificando-se como ttulo executivo extrajudicial. Embora apresente essa natureza, entendemos que o inadimplemento da obrigao de pagar alimentos, constante da escritura pblica, pode gerar a instaurao da execuo, com apoio no artigo em comentrio (733), no obstante o caput faa uso da expresso execuo de sentena ou deciso, sugerindo que a tcnica executiva s poderia ser desencadeada quando apoiada em ttulo judicial. Nesse passo, necessrio que se proceda a uma interpretao sistemtica da Lei de Ritos, sob pena de se emprestar menor relevo de conseqncia ao inadimplemento da referida obrigao, quando definida em via administrativa. (MONTENEGRO FILHO, Misael. Cdigo de Processo Civil Comentado e Interpretado. 2 edio. So Paulo: Atlas, 2010.)

O doutrinador DIDIER JR assevera que: o procedimento especial de execuo de alimentos ora em estudo s pode ser usado para os alimentos reconhecidos por ttulo

judicial. (...) Os alimentos constantes de ttulos extrajudiciais (ex.: transao), segundo alguns, devero ser executados pelo rito padro (execuo de ttulo extrajudicial), sem a possibilidade de cominao da priso civil. (...) No se afigura razovel a tese. No h nada de legal ou racional que aponte nesse sentido. A execuo especial de alimentos ora analisada, e todos os seus meios executivos, servem aos ttulos judiciais e extrajudiciais. (...) Estando o devedor obrigado a pagar alimentos legtimos, revela-se adequado adotar o rito prprio da execuo de alimentos, com todas as medidas executivas que lhe so inerentes, independentemente de a obrigao estar prevista em ttulo judicial ou extrajudicial. (DIDIER JR., Fredie. CUNHA; Leonardo Jos Carneiro da; BRAGA, Paula Sarno; OLIVEIRA, Rafael. Curso de Direito Processual Civil: Execuo. Salvador: Juspodvim, 2009.) Tambm, a doutrinadora Fabiana Domingues: Seria realmente um retrocesso do sistema no permitir a execuo nos moldes do art. 733 do CPC, como supracitado, pois, se assim for, alm de latente prejuzo ao credor de alimentos, ter-se- malfadado benefcio ao devedor. Pois, se em um primeiro plano, o jurisdicionado beneficiado com a agilidade dos procedimentos notariais extrajudiciais para fixar opensionamento almejado e necessrio sua mantena, em um segundo momento o mesmo cidado seria obstado ao exercer o direito constitudo no documento firmado extrajudicialmente, quando diante de seu descumprimento, vez que o art.733 do CPC no permite sua execuo sob pena de priso, caso interpretado de forma literal. (DOMINGUES, Fabiana. Separao, Divrcio, Partilhas e Inventrios Extrajudiciais. So Paulo: Editora Mtodo 2007)

Por fim, podemos concluir que no caso concreto o juiz deve atender funo social do dever de prestar obrigao alimentcia, pois dessa forma no desamparar o cnjuge divorciado por meio de escritura pblica, gerando, conseqentemente, maior segurana jurdica e estimular a realizao de acordos e pactos extrajudiciais por documento particular ou qualquer outro documento pblico sem que seus efeitos sejam limitados.

Das könnte Ihnen auch gefallen