Sie sind auf Seite 1von 4

POSEAD-INSTITUCIONAL Curso de Ps Graduao Lato Sensu Aconselhamento e Psicologia Pastoral

ATV 1 Concepes de famlia e prticas de interveno: uma contribuio antropolgica

Acadmico: Cristiano Jos Matias Orientador: Professor/Tutor: RBISON GONALVES DE CASTRO-W

CUIAB-MT AGOSTO DE 2013

CRISTIANO JOS MATIAS

ATV 1 Concepes de famlia e prticas de interveno: uma contribuio antropolgica

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para concluso da disciplina TEO 8Aconselhamento Cristo do curso de Ps-Graduao Lato Sensu da POSEAD no Curso de Aconselhamento e Psicologia Pastoral.

Orientador: RBISON GONALVES DE CASTRO-W

CUIAB-MT AGOSTO DE 2013

RESUMO Falar sobre a famlia como foco de interveno exige aprofundar a discusso sobre o que uma famlia e como ela pode servir ou no de recurso em programas de interveno; exige tambm problematizar um elemento bsico do processo de interveno: a comunicao entre tcnicos que atuam na interveno e a populaoalvo. Assim, neste trabalho, sugere-se, num primeiro momento, algumas pistas analticas que podem ajudar o tcnico a perceber dinmicas familiares em grupos populares do Brasil. Descobrimos assim que, da perspectiva espacial, redes de parentesco se estendem alm do grupo consangneo e da unidade domstica para esferas mais amplas. Da perspectiva temporal, as pessoas se inserem em uma sucesso de geraes, possibilitando projees para o futuro ou resgates de elementos do passado. Passa-se ento a considerar a contribuio especfica de uma teoria da prtica e as implicaes metodolgicas de uma anlise centrada em "modos de vida", arraigados numa situao de classe. Finalmente, comenta-se o olhar reflexivo - um elemento fundamental do processo dialgico que permite a escuta do outro em qualquer situao de interveno. Prope-se com essa abordagem descolonizar o olhar do tcnico, propiciando uma interao dialgica capaz de reforar, antes de reprimir, recursos tradicionais na situao em que se pretende intervir. Palavras-chave: Psicologia da Religio, interveno, Religio, olhar refletivo ABSTRACT Talking about family focused intervention requires a deeper discussion of what a family is and how it can serve or not to appeal in intervention programs, it also demands a basic element of the intervention process: communication between technicians who work in intervention and target population. In this work, it is suggested, at first, some analytical clues that can help the technician to understand family dynamics in groups popular in Brazil. We found that, from a spatial perspective, kinship networks extend beyond the consanguineal and household units to wider spheres. From a temporal perspective, people fall into a succession of generations, allowing future projections or redemptions elements of the past. From then to consider the specific contribution of a theory of practice and the methodological implications of an analysis focused on "ways of life" rooted in a class situation. Finally, it is said the reflective look - a fundamental element of dialogical process that allows listening to the other in any situation intervention. It is proposed with this approach decolonize the gaze of the technician, providing a dialogic interaction can enhance, rather than to stifle, traditional resources in the situation where it intends to intervene. Keywords: Psychology of Religion, speech, religion, reflective look

RESENHA
No texto a discusso sobre famlia, "o que " e "como ela se serve de intervenes externas", pede-se o questionar da comunicao entre agentes de interveno e a populao-alvo, Para assim perceber as dinmicas familiares de alguns grupos populares. Sendo a anlise do tema percebido nas resultantes dos diferentes "modos de vida".

3
Em sua primeira parte a autora discute as necessidades da famlia e de seus indivduos, a partir da vista do trabalhador de sade. Realizando, porm, um esclarecimento sobre o conceito de famlia para Luis Fernando Duarte, sendo a famlia de importncia para todas as classes sociais, mas suas peculiaridades marcantes as diferenciam. O seguinte ponto a ser analisado discute a diferena entre "famlia" e "unidade domstica" demonstrando a amplitude muito mais significativa da famlia, suas interaes, seus processos e conseqncias relacionais. Sendo a unidade domstica apenas um dos espaos de relao. A terceira abordagem da discusso leva a famlia a ser debatida pela tica das diferentes etapas de troca "mtua", exemplificando as relaes atravs de situaes comuns entre avs, netos e pais, como o processo de criao dos netos vai ser influenciado pelo duplo cuidado (avs e pais) e como a vida do "ancio" ser afetada j que ele se submete a uma nova dinmica de cuidado, j que agora ser com os netos e no com seus filhos. Os ltimos trs pontos de discusso so baseados nos "modos de vida" das diferentes famlias. Sendo esta a discusso mais complexa da autora, por trazer de novo a discusso da complexidade da conceitualizao da "famlia". vlido salientar tambm a importncia da auto-reflexo intra-familiar que a autora marca como forma de anlise da prpria cultura e valores a partir de Geertz(1999). A reapresentao do caso de Vanilda, agora tendo que cuidar de sua me senil alm do seus filhos, e como este caso salienta a importncia da relao entre a sade familiar e o modo de vida, derivando desta relao suas demandas sociais. Concluindo seu trabalho polemizando o pensar do modo de vida como fenmeno histrico, socio-econmico, e insistindo na perspectiva das propostas de pesquisadores como Elsen e Althoff(2004) e Dytz(2004), sendo essa anlise revolucionria e de construo de programas de interveno.

Referncias: GEERTZ, C. Os usos da diversidade. Horizontes Antropolgicos,Porto Alegre, v. 10, p.13-34, 1999. ELSEN, I.; ALTHOFF, C. R. (Org.). Sade da famlia? Multiplicar ou clarear conceitos? 2004. Trabalho apresentado no 56 Congresso de Enfermagem, Gramado, 2004 DYTZ, J. L. O modo de vida da famlia e a sade infantil. 2004. Trabalho apresentado no 56 Congresso de Enfermagem, Gramado, 2004

Das könnte Ihnen auch gefallen