Sie sind auf Seite 1von 7

RESUMO - PRINCPIOS DO DIREITO AMBIENTAL Princpio significa o incio, a origem, a causa, o comeo, o fundamento, o pressuposto bsico do ramo do direito.

No direito, princpio o seu fundamento, seu alicerce. Partindo deste raciocnio, tem-se que princpio o ponto de partida, pois eles informam, orientam e inspiram as regras legais. 1 PRINCPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL ECODESENVOLVIMENTO: (PRINCPIO DOS PRINCPIOS) OU

Princpio implcito no art. 225, combinado com o inciso VI do art. 170. Expresso no princpio 04 da Declarao do Rio, Eco/92 e no inciso I do art. 4 da Lei 6.938/81. O princpio do desenvolvimento sustentvel aquele que: ATENDE AS NECESSIDADES DO PRESENTE SEM COMPROMETER A POSSIBILIDADE DA EXISTNCIA DIGNA DAS GERAES FUTURAS. Este princpio decorre de uma ponderao, em cada caso concreto, entre o direito fundamental ao desenvolvimento econmico e a preservao ambiental luz do princpio da proporcionalidade. s vezes esse conflito j vem solucionado em legislao especfica, como no percentual da reserva legal, dos imveis rurais, prevista no Cdigo florestal: 80% na Amaznia legal e 20% em outras reas, ou seja, a prpria lei define, a depender da rea, quantos por cento estar disponvel para a implementao de empreendimentos ou atividades, voltados para o desenvolvimento econmico e quantos por cento ser reservado para preservao ambiental. 2 PRINCPIO DA PREVENO: melhor prevenir que remediar. Em regra os danos ambientais so irreversveis. Princpio implcito no art. 225. Esse princpio utilizado quando j se tem base cientfica para prever os danos ambientais decorrentes de determinada atividade ou empreendimento, lesivos ao meio ambiente. RISCO CERTO, CONHECIDO OU CONCRETO. 3 PRINCPIO DA PRECAUO: Na dvida no ultrapasse. Na dvida melhor ter cuidado redobrado. Princpio implcito no art. 225. Lembre-se esse princpio utilizado quando Inexiste certeza cientfica quanto aos efetivos danos e a sua extenso, mas h base cientfica razovel fundada em juzo de probabilidade no remoto de sua potencial ocorrncia. Em casos extremos, onde exista um grande perigo ambiental, possvel que o poder pblico no libere o empreendimento ou atividade supostamente impactante, at que haja uma evoluo do conhecimento cientfico sobre cada caso concreto.

Assim a incerteza cientfica milita em favor do meio ambiente e da sade (in dbio pro natura ou salute). Pessoal, no esqueam, ENQUANTO A PREVENO TRABALHA COM O RISCO CERTO,A PRECAUO VAI ALM E SE PREOCUPA COM O RISCO INCERTO. PREVENO SE D EM RELAO AO PERIGO CONCRETO, AO PASSO QUE A PRECAUO DIZ RESPEITO AO PERIGO ABSTRATO OU POTENCIAL. O eminente Professor Paulo Affonso Leme Machado, citando Jean-Marc Lavieille, diz que: O princpio da Precauo consiste em dizer que no somente somos responsveis sobre o que ns sabemos, sobre o que ns deveramos ter sabido, mas, tambm, sobre o de que ns deveramos duvidar. com base nesse princpio que parte da doutrina sustenta a possibilidade de inverso do nus da prova nas demandas ambientais. Previsto expressamente na conveno sobre mudana do clima, art. 3 item 03, na Conveno da Biodiversidade, no art. 1 da Lei 11.105/2005 (Lei da Biossegurana e no pargrafo 3 do art 54, da lei 9.605/1998). 4 PRINCPIO DO POLUIDOR- PAGADOR: Deve o poluidor responder pelos custos sociais da degradao causada por sua atividade ou empreendimento impactantes, ou seja, INTERNALIZAR AS EXTERNALIDADES. Previsto expressamente no princpio 16 da declarao do Rio 92, no art. 4 inciso VII e pargrafo 1 do art. 14 da Lei 6.938/81. Como exemplo desse princpio, temos a reposio florestal, prevista no art. 33 do Novo Cdigo Florestal. Vale ressaltar que decorre desse princpio a obrigao dos fabricantes e importadores de pilhas, baterias e pneumticos, dar destinao ambiental correta a esse produtos. (Resoluo CONAMA 401/2008 e 416/2009), bem como as empresas produtoras e comercializadoras de agrotxicos, seus componentes e afins, pela destinao das embalagens vazias dos produtos por elas fabricados ou comercializados, aps a devoluo pelos usurios, conforme pargrafo 5 do art. 6 da Lei 7.802/89. Pessoal, lembrem-se que o STJ considera vlida clusula contratual ambiental que prever obrigao do revendedor devolver ao fabricante as baterias usadas (isso na administrao conhecido como Sistema de Logstica Reversa). O princpio do Poluidor-Pagador, pode ser aplicado para responsabilizar o poluidor, civilmente, administrativamente e penalmente.

5 PRINCPIO DO USURIO PAGADOR: Meus amigos esse no uma mera reproduo do princpio do Poluidor Pagador. Por ele as pessoas que utilizam recursos naturais devem pagar pela sua utilizao, mesmo que no haja poluio, a exemplo do uso racional da gua. Esse princpio difere do Poluidor Pagador, pois neste h sano social ambiental, alm de indenizao. Para o professor, Paulo Affonso Leme Machado, o princpio do Usurio Pagador, contm o princpio do PoluidorPagador, pois a poluio pressupe o uso, mas possvel o uso sem poluio. Vale ressaltar que um dos objetivos da poltica nacional do meio ambiente a imposio ao poluidor, da obrigao de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao Usurio, da contribuio pela utilizao dos recursos ambientais com fins econmicos. Conforme preceitua o inciso VII do art. 4 da Lei 6.938/81. O STF, na ADI 3.378, de 009/04/2008, admitiu expressamente a existncia do princpio do Usurio pagador. 6 PRINCPIO DA FUNO SOCIOAMBIENTAL DA PROPRIEDADE: Em nossos dias j , perfeitamente, possvel se falar em funo socioambiental da propriedade, pois um dos requisitos para que a propriedade rural alcance a sua funo social, o respeito Legislao Ambiental, conforme art. 186, II, da CF/88. Quanto propriedade urbana, vale lembrar que o plano diretor dever necessariamente considerar a preservao ambiental, a exemplo da instituio de reas verdes. Vale ressaltar que o art. 1.228, pargrafo 1 do Cd. Civil, preceitua que o direito de propriedade deve ser exercido em consonncia com as suas finalidades econmicas e sociais, de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais o equilbrio ecolgico e o patrimnio histrico e artstico, bem como evitada a poluio do ar e das guas. (Esse artigo demonstra claramente o carter transversal do direito ambiental, ou seja, o direito ambiental est presente nos mais diversos ramos do direito). Meus amigos, a funo socioambiental da propriedade apresenta-se como 5 atributo ao exerccio do direito de propriedade, ao lado do uso, gozo, disposio e reivindicao. Conhecido hoje como fenmeno da ecologizao da propriedade. Foi com base nesse princpio que o legislador elaborou o art. 28 do Novo Cdigo Florestal, que no permite a converso de vegetao nativa para uso alternativo do solo (desmatamentos) no imvel rural que possuir rea abandonada. Esse princpio se aplica a propriedades pblicas e privadas.

7 PRINCPIO DA COOPERAO ENTRE OS POVOS: O MEIO AMBIENTE NO CONHECE FRONTEIRAS POLTICAS. Assim imprescindvel a mtua cooperao entre as naes para que se possa alcanar o meio ambiente ecologicamente equilibrado. Por isso cada vez mais crescem as celebraes de tratados internacionais. Um exemplo desse princpio o art. 77 da lei 9.605/98, que trata da cooperao penal internacional para a preservao do meio ambiente. Inclusive esse princpio foi elevado, pelo poder constituinte originrio ao patamar de princpio fundamental que dever nortear as relaes internacionais do Brasil, conforme preceitua o art. 4, IX, da CF/88. 8 PRINCPIO DA EQUIDADE OU SOLIDARIEDADE INTERGERACIONAL: Esse princpio est previsto na parte final do caput do art. 225 da CF/88. As presentes geraes devem preservar o meio ambiente e adotar polticas ambientais para as atuais e as futuras geraes. Os recursos ambientais devem ser usados de maneira racional, para que as geraes vindouras no sejam privadas do seu desfrute. Por esse princpio h uma espcie de pacto fictcio com as geraes futuras, que devem tambm ter acesso aos recursos ambientais. Nesse sentido o princpio 03, da declarao do Rio 92, que diz: o direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas equitativamente as necessidades de desenvolvimento e de meio ambiente das geraes presentes e futuras. Vale ressaltar que o princpio do desenvolvimento sustentvel busca a realizao deste princpio. Este princpio j foi reconhecido expressamente pela jurisprudncia do STJ no RESP 647.493, de 22-05-2007. 9 PRINCPIO DA NATUREZA PBLICA OU DA OBRIGATORIEDADE DA PROTEO AMBIENTAL. Pessoal, dever irrenuncivel do Poder Pblico promover a proteo do meio ambiente, pelo fato dele ser bem difuso, bem de uso comum, ou seja pertencente a todos, brasileiros e estrangeiros residentes em nosso pas, conforme preceitua o art. 225 da CF/88. Por esse princpio dever o estado atuar como agente normativo e regulador da ordem econmica ambiental, editando normas jurdicas e fiscalizando de maneira eficaz o seu cumprimento. Da mesma forma tambm caber coletividade defender e preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Depreende-se desse princpio que o poder de polcia, em regra, vinculado, ou seja, no existe oportunidade e convenincia na escolha do melhor momento de sua exteriorizao, pelo Poder Pblico. Isso significa dizer que o Poder Pblico atravs dos respectivos rgos ambientais, ao tomar conhecimento de um possvel dano ambiental ou mesmo quando da sua ocorrncia, obrigado a agir rapidamente com o fim de proteger o meio ambiente. Vale ressaltar, ainda, que pelo fato do bem ambiental ser indisponvel e autnomo em regra no poder ser objeto de transao judicial. Pessoal, no esqueam: A transao no caso de crime ambiental s ser possvel se houver a comprovao da composio ambiental no mbito civil, conforme a lei 9.605/1998. 10 - PRINCPIO DA PARTICIPAO COMUNITRIA OU CIDAD OU PRINCPIO DEMOCRTICO. Esse princpio traz a ideia que as pessoas tem o direito de participar ativamente das decises polticas ambientais, uma vez que vivemos em um sistema democrtico semiaberto e que os danos ambientais so transindividuais. Exemplo de aplicao desse princpio a necessidade de realizao de audincia pblica em licenciamentos ambientais mais complexos, (EIA/RIMA), bem como nas hipteses previstas, na criao de unidades de conservao (consulta pblica). O princpio n 10 da Rio 92 traz expressamente esse princpio. 11 PRINCPIO DO PROTETOR RECEBEDOR Na viso de alguns doutrinadores, esse princpio a outra face da moeda do princpio do poluidor pagador. Ele traz a ideia de que as pessoas fsicas ou jurdicas, responsveis pela preservao ambiental devem ser agraciadas de alguma forma, pois esto contribuindo, colaborando com toda a coletividade para a consecuo do meio ambiente ecologicamente equilibrado . Ou seja, deve haver uma espcie de compensao pela prestao de servios ambientais para aqueles que se dedicam defesa do meio ambiente. Como exemplo da aplicao desse princpio, podemos citar a criao de uma compensao financeira em favor do proprietrio rural que mantm a reserva florestal legal em sua propriedade acima do limite mnimo fixado no art. 12 do Novo Cdigo Florestal. Pessoal, esse princpio pode ser efetivado tanto por benefcios financeiros diretos, como tambm, atravs de concesso de crditos subsidiados, reduo de bases de clculos e alquotas de tributos, ou mesmo a instituio de isenes de normas especficas. Vale ressaltar que o princpio do Protetor Recebedor passou a ter previso expressa no ordenamento jurdico brasileiro no art. 6, II, 12.305/2010, que instituiu a Poltica Nacional de Resduos Slidos. A Lei

12.512/2011, tambm um importante exemplo de concretizao desse princpio. Foi essa Lei que instituiu o programa de apoio a conservao ambiental. 12 PRINCPIO DO LIMITE OU CONTROLE Esse princpio est implcito no do Desenvolvimento Sustentvel e no da Natureza Pblica de Proteo. Ele traz a ideia de que o poder estatal tem o dever de editar e efetivar normas jurdicas que instituam padres mximos de poluio, com a finalidade de manter dentro de um bom nvel o equilbrio ambiental e a sade pblica. Vale ressaltar que o estabelecimento de padro de qualidade ambiental um dos instrumentos previstos na lei 6938/81 para execuo da poltica nacional de meio ambiente, conforme art. 9, I. Como exemplo da aplicao desse princpio, temos algumas resolues do CONAMA, como a 274/2000, que estabelece os padres de qualidade da gua balneabilidade (recreao de contato primrio). 13 PRINCPIO DA INFORMAO Esse princpio tem relao estreita com os princpios da participao comunitria e da publicidade. Ele informa a atuao da administrao pblica, principalmente no que concerne aos rgos e entidades ambientais, que ficam obrigados a permitir o acesso pblico aos documentos, expedientes e processos administrativos que tratam de matria ambiental, bem como a fornecer todas as informaes ambientais que estejam sob sua guarda em meio escrito, visual, sonoro ou eletrnico. Meus amigos, no esqueam: Qualquer pessoa, independentemente da comprovao de interesse especfico, tem direito a informao, atravs de requerimento escrito, desde que no a utilize para fins comerciais, sob penas da lei. Vale ressaltar que as fontes das informaes devem ser citadas por quem a utiliza. A informao ambiental imprescindvel para a formao da opinio crtica da populao. Ela precisa conhecer para participar da deciso poltica ambiental, por exemplo, atravs de consultas e audincias pblicas. Com base nesse princpio os rgos e entidades ambientais devero publicar em Dirio Oficial e disponibilizar em 30 dias, em local de fcil acesso, os pedidos de licenciamento, sua renovao e a respectiva concesso. Corroborando com esse princpio, a lei 6938/81, implementou um dos instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente, que o sistema nacional de informaes (SINIMA), conforme o art. 9,VII. Esse princpio foi previsto expressamente no art. 6, X, da lei 12.305/2010, que aprovou a Poltica Nacional dos Resduos Slidos.

14 PRINCPIO DA VEDAO AO RETROCESSO ECOLGICO Esse um princpio voltado especialmente para o Poder Legislativo. Ele traz a ideia de que defeso ou proibido a edio de legislao Ambiental com proteo inferior a que dada pelas leis ambientais atuais, ao meio ambiente, salvo temporariamente em situaes de calamidade. Pessoal, com base nesse princpio, a proteo ambiental deve ser crescente ou progressiva, no podendo retroagir uma vez que a poluio e a degradao do planeta cresce a cada ano. Esse princpio decorre da natureza fundamental do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, j que uma de suas caractersticas a proibio ao retrocesso. O STJ reconheceu esse princpio no julgamento do recurso especial 302.906 de 26/08/2010. 15 PRINCPIO DA GESTO DEMOCRTICA E EFICIENTE. AMBIENTAL DESCENTRALIZADA,

A ideia trazida por esse princpio est diretamente ligada ao art. 23 da CF, bem como Lei 140/2011, ou seja, as competncias ambientais devem ser repartidas por todos os entes federativos que devero atuar harmonicamente cooperando uns com os outros inclusive com o apoio da sociedade que dever participar ativamente da gesto ambiental. O lema : Todos juntos, poder pblico e sociedade organizada na defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado. Um exemplo claro desse princpio, a composio do CONAMA que conta com 21 representantes de entidades de trabalhadores e da sociedade civil, conforme preceitua o art. 5,VIII, do Decreto 99274/1990. 16 PRINCPIO DA RESPONSABILIDADE COMUM, MAS DIFERENCIADA Esse um princpio de mbito internacional. Ele emana do princpio da isonomia, ou seja, traz a ideia de que todas as naes so responsveis pelo controle da poluio e a busca da sustentabilidade, porm, os pases mais poluidores, devero adotar as medidas mais drsticas, pois so os principais responsveis pela degradao ambiental na atmosfera. Esse princpio foi previsto no Protocolo de Kyoto art. 4, item 1 e no art. 3 da Lei 12.187/2009 que aprovou a Politica Nacional de Mudana do Clima.

Um abrao a todos! Fiquem com DEUS e bons estudos!

Das könnte Ihnen auch gefallen