Sie sind auf Seite 1von 5

INTRODUO

Logo nos primeiros anos de vida, a criana constri e adquire conhecimentos prticos e subjetivos que so essenciais para a sua formao e consequentemente vo conquistando seu espao e insero no meio social em que vive buscando condies para conhecer, descobrir e dar significados a novos valores, sentimentos, idias, culturas e fatores sociais. A criana j nasce com diversos tipos de capacidades, afetivas, emocionais e cognitivas. Anseiam em estar com outras pessoas e possui um grande poder de interao e socializao, podendo ainda aprender, compreender e influenciar estas pessoas. Consegue ampliar seus

relacionamentos sociais e comunicativos, de maneira segura e significativa, o que a faz sentir-se segura e expressar seus sentimentos, medos e anseios. Logo nos primeiros anos de vida, a criana passa a ter contato com o mundo, o que lhe possibilita construir conhecimentos prticos e objetivos, ligados sua capacidade de percepo dos objetos e pessoas sua volta. Na Educao Infantil todos os alunos devem desenvolver certas habilidades, e todas essas habilidades na fase da infncia de todas as crianas s so desenvolvidas no momento em que elas esto inseridas na escola. Por isso, imprescindvel que todas elas frequentem a escola Ao chegar escola, a criana traz consigo uma enorme bagagem cultural que influncia, direta e indiretamente no seu desenvolvimento educacional. Espera-se ento que a escola supere o relacionamento pedaggico que identifica o professor como um ser passivo, submissa, sem vinculao com a realidade social e cultural do aluno. A escola o espao da formao integral da construo coletiva do ser humano, onde a criana deve ter a garantia de sucesso no seu processo de aprendizagem e seja feliz por se desenvolver e crescer. Este trabalho acadmico tem o objetivo de apresentar a reflexo de alguns educadores acerca de suas prticas pedaggicas, que iro permitir uma compreenso mais clara e ampla sobre o processo de formao do ser humano, desde a sua infncia at a vida adulta.

DESENVOLVIMENTO

De acordo a LDB, 9394-96, a Educao Infantil est conceituada como sendo a primeira etapa da educao bsica que prev o desenvolvimento da criana em seus aspectos fsicos, psicolgicos, intelectual e social, conforme o artigo 29 do ttulo V. Para realizao deste trabalho foi realizada uma entrevista com 03 professoras com o objetivo de investigar quais os sobre o processo de aprendizagem da criana bem como os objetivos da Educao Infantil, alm de verificar como acontece a prtica pedaggica das mesmas. Para as professoras as crianas aprendem em um ambiente de paz, amor, alegria e tambm na interao com o grupo e atravs de brincadeira ldicas. Tem que se sentir segura, ela comea a ter vnculos e vai se adaptando ao ambiente escolar. Ela aprende ainda atravs de aulas tericas, uso de materiais didticos diversificados e adequados a cada situao e de atividades ldicas. De acordo CRAIDY e KAERCHER, (2001) a aprendizagem construda a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. Neste sentido, o desenvolvimento infantil compreendido como um processo dinmico: Quanto ao objetivo da Educao Infantil, elas vem-na como bases concretas para a construo da aprendizagem, o socializar e interagir da criana no ambiente escolar, preparando-a para o incio da alfabetizao. CRAIDY e KAERCHER (2001) acreditam que entre os objetivos da educao infantil deve ser includo:
[...] incluir o acolhimento, a segurana, o lugar para a emoo, da para o gosto, no para pode

desenvolvimento

sensibilidade;

deixar de lado o desenvolvimento das habilidades sociais (...)

Quando foi feita a pergunta sobre o papel do professor de educao infantil, as professoras deram respostas semelhantes; para elas o educador infantil deve oferecer s crianas um ensino de qualidade e perceber

que, desde bem pequenas, as crianas apresentam atitudes de interesse em descobrir o mundo que as cerca, elas so curiosas e querem respostas a seus porqus, o trabalho do educador estimular e orientar as experincias por elas vividas e trazidas de casa, para que, no seu dia-a-dia, elas possam construir seu prprio conhecimento. Segundo MONTEIRO, (2002, p. 5), o educador o mediador entre crianas e os objetos de conhecimento, organizando e propiciando espaos e situaes de aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criana aos seus conhecimentos prvios e aos contedos referentes aos diferentes campos de conhecimento humano. Quanto prtica pedaggica das professoras, estas adotam uma metodologia bastante diversificada, utilizam material didtico como fichas mveis, cartazes, msicas, brincadeiras, trabalhos em grupo, possibilitando as crianas experincias de interao com as mais diversos nveis da linguagem oral e escrita. medida que a criana desenvolve a sua oralidade e no contexto escolar utiliza-se da linguagem oral para expressar suas idias, pensamentos e intenes e tambm estimulado aos diversos processos de leitura e escrita, mesmo antes de ser alfabetizado, ele adquire subsdios para o conhecimento de si mesmo e do espao em que ocupa alm do processo para a alfabetizao. Cagliari (1997) ressalta:
Alm da escrita, dos devem-se alunos com investigar relao as aos

expectativas

diferentes modos de fala, s leituras, Educao e moral, filosofia de vida que cada um espera ter para si, o que pretendem fazer quando crescerem e o que pretendem fazer na escola etc., etc.(CAGLIARI,1997,p.22)

A criana ao longo da histria humana tem sido considerada um infante, aquele que no tem fala, no tem voz. O primeiro passo para a construo de novas prticas educativas, aonde a criana seja protagonista de sua prpria histria, dar voz a ela para que mostre aos adultos o mundo a partir de seu olhar.

CONSIDERAES FINAIS

Tendo em vista o resultado dos dados coletado nas entrevistas realizadas com professoras de educao infantil, percebe-se que cada professor organiza-se de forma a melhorar sua prtica pedaggica, so preocupadas com o processo de aprendizagem de seus alunos e buscam novas metodologias para inovar suas aulas. A ao educativa do professor de educao infantil precisa ser concreta, efetiva e deixar de configurar apenas o campo terico dos ideais educativos de uma nova sociedade. A construo de uma identidade prpria para a Educao Infantil exige abertura para esse olhar curioso e fascinado que a criana tem sobre o mundo. Dessa forma, considera-se que a prtica educacional na educao infantil uma proposta interdisciplinar que se articula com o cuidar e educar e precisa ser elaborada, reelaborada e discutida coletivamente, considerando as relaes dialgicas, a diversidade econmica, social, natural e cultural do meio social em que a criana est inserida. Os profissionais que trabalham com essa faixa etria precisam desenvolver um fazer pedaggico embasado em uma fundamentao terica atualizada, onde possam dialogar, pensar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar saberes, onde possam especialmente, pensar refletir e avaliar o processo de construo do conhecimento, que no deve ser tratado de forma dogmtica e esvaziado de significado.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CRAIDY, Carmem e KAERCHER, Gldis. Educao infantil: Pra que te quero? Porto Alegre, 2001. MONTEIRO, Silas Borges. Epistemologia da prtica: O professor reflexivo e a pesquisa colaborativa. In: GHEDIN, Evandro e PIMENTA, Selma. O professor reflexivo no Brasil: 2002. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizao e Lingstica. So Paulo: Scipione, 1997. gnese e crtica de um conceito. So Paulo. Cortez. 2002.

Das könnte Ihnen auch gefallen