Sie sind auf Seite 1von 8

Instalao dos Forros Suspensos Armstrong

Instalao de forros suspensos Armstrong


O sistema de forro modular Armstrong composto por placas O sistema de forro modular de fibra mineral Armstrong funcional, atrativo e proporciona fcil acesso ao plenum. Este folheto de instalao oferece uma perspectiva geral da aplicao, englobando os principais passos de uma instalao bsica. Armstrong de 625 x 1250 mm ou 625 x 625 mm, apoiadas em um sistema de suspenso, composto por: perfis T principais, perfis T secundrios, cantoneiras e tirantes. A integridade de todo o sistema de forro depende dos tirantes, geralmente arames, utilizados para apoiar os perfis T principais do sistema de suspenso. As sees dos perfis T principais esto montadas e conectadas pelos perfis T secundrios. As extremidades dos perfis T principais e dos perfis T secundrios so apoiados na cantoneira, que se estende ao redor do permetro do espao, e fixada a parede.

Antes de iniciar
Como as recomendaes de temperatura e umidade variam de um produto para o outro, necessrio fazer o armazenamento do material em local cujas temperaturas e umidade no excedam o limite suportado pelos materiais. E deve-se manter o espao limpo e livre de entulho.

Sistema de forro Armstrong

As placas devem ser mantidas limpas, secas e protegidas de elementos naturais. Elas devem ser retirados das caixas 24 horas antes da instalao para que se ajustem s condies do interior.

importante que a instalao seja feita em um local ventilado. fundamental que durante a instalao, o instalador tenha as mos limpas, principalmente quando tiver que manipular as placas de forro. Uma dica o uso de p de gesso, para absoro do suor das mos.

Este folheto foi traduzido para uso global. Devido as diferenas de uso de palavras entre as zonas geogrficas, referncias tais como placas podem ser interpretadas como painis, tetos falsos, tetos suspensos, etc. em algumas regies.

As ferramentas necessrias para instalao do forro variam, dependendo do tipo de tirantes utilizados, mas geralmente, necessrio: escada e andaimes, fita mtrica, lpis, martelo, parafusadeiras eltricas, puno, rebitadeira, chave de parafusos ou furadeiras, tesouras pequenas para lminas, alicates para cortar arame, estilete para uso geral, nvel (de bolha ou laser), cordas e compasso. A maioria dos locais de trabalho tambm requerem certos tipos de equipamentos de segurana, como capacetes e/ou culos de segurana.

Determine a direo do painel


As placas podem ser dispostas na direo em que apresentarem uma aparncia melhor. Nos espaos com vigas de madeira, os perfis T principais devem ser dispostos perpendicularmente s vigas.

Determine os tamanhos das placas dos permetros


Os perfis T principais devem ser dispostos perpendicularmente barra ou s vigas de madeira.

(placas de 625 x 625 mm)


Para determinar os tamanhos dos placas instaladas nos permetros, divida uma dimenso do espao por 625mm.

3300mm 625mm = 4 placas inteiras mais duas placas de permetro de 400mm

Nosso exemplo mostra um espao que mede 3300mm por 4500mm e as vigas do teto se estendem na direo dos 3300mm. Dividindo 3300mm 625mm (3000 625) = 5 placas inteiras + 175mm restantes.

No se pode comear com uma placa inteira em uma parede e deixar uma beirada de 175mm no outro lado pois haveria um desequilbrio (as placas de beirada de 175 mm) seriam muito pequenas). Portanto, adicione 625mm na dimenso de 175mm o que d um total de 800mm. Divida este nmero por 2 para dar um total de 400mm.

4500mm 625mm = 6 placas inteiras mais duas placas de permetro de 400mm

O aposento deve ser dividido em quatro placas inteiras, mais duas placas de permetro com 400mm.

Na outra direo: 4500mm 625mm = sete placas inteiras + 125mm restantes.

Adicione 625mm na dimenso de 125mm totalizando 750mm. Divida este nmero por 2 para dar um total de 375mm.

Este lado do aposento teria seis placas inteiras, mais duas placas de permetro com 375mm.

Determine os tamanhos das placas das beiradas (placas de 625 x 1250 mm)
3500mm 625mm = 2 placas inteiras mais duas placas de permetro de 500mm Para os placas de 625 x 1250 mm, divida a dimenso do aposento por 625 mm como se especificou antes. Divida a outra dimenso do aposento por 1250 mm e adicione 1250 mm as dimenses restantes para evitar ter placas de permetro pequenas e antiestticas.

Instale a cantoneira
Deixe pelo menos 75mm livres sob as placas antigas, dutos, tubulaes ou aramado para manobrar um painel acomodado na abertura da suspenso. Marque a altura desejada para o novo forro, adicionando a altura da moldura da parede. Marque uma linha nivelada ao redor das trs paredes e coloque uma tira de gesso na quarta parede.
Marque a altura desejada para o novo forro

Acomode bem a cantoneira. Parafusos ou pregos de 6 d (1-1/2 polegada) funcionam bem para madeira; utilize parafusos para metal; use as parafusadeiras eltricas ou ncoras de expanso para paredes de concreto e pedra. As unies entre as beiradas interiores e exteriores da cantoneira devem estar bem ajustadas.

Instale o primeiro perfil T principal

Dobre os arames de suspenso na altura do cabo-guia

Instale a primeira seo dos perfis T principais (corte a extremidade de maneira que o orifcio de fixao guia do perfil T secundrio esteja colocado na distncia igual da beirada desde a parede).

Introduza um arame suspenso em um orifcio para arame suspenso prximo do outro extremo do perfil T principal. Dobre o arame e enrole-o ao redor dele mesmo trs vezes. Continue introduzindo todos os outros arames de suspenso.

Os tirantes mais usados so arames de ao galvanizado, calibre mnimo # 12. Outros tipos de suspenso que podem ser adequados em alguns casos so:

Tirante de correia faixas de ao que geralmente se unem estrutura formando uma dobradia de 90 graus na extremidade superior. A extremidade inferior fixada na suspenso por meio de um parafuso autoroscante.
Tirante de correia

Tirante de parafuso geralmente consta de parafusos de ao de de polegada de dimetro, aparafusados nos perfis T secundrios ou parafusos extensveis ao teto e enganchados por meio de um furo no perfil T principal. Tirantes simples tirantes que se engancham por meio de um parafuso olhal ou um dispositivo semelhante. Tirantes Nonius tirantes que geralmente so aparafusados, rosqueados ou ajustados no teto com ferramentas motorizadas e adicionais de ajuste no perfil T principal para que se ajuste facilmente a longitude. Mola - Utilizada no tirante para facilitar o nivelamento do forro

Presa com gancho

Os fixadores tambm podem variar os parafusos olhais so os melhores para as vigas de madeira, os fixadores especiais para o ao e as buchas expansveis ou as ferramentas motorizadas para o concreto.

Vareta com presilha para lmpada

Tirante simples

Tirante Nonius

INSTALE OS TIRANTES E OS FIXADORES


Os tirantes devem ser instaladas acima dos perfis T principais, geralmente a cada 1250mm no mximo. Coloque uma cinta em cada um dos perfis T principais. Acople os tirantes e arames no teto acima da primeira fila de perfis T principais em intervalos de 1250 mm.
Instale primeiro o perfil T principal

Estique um cabo-guia de uma extremidade do aposento outra, sob a moldura onde se suspender o primeiro perfil T principal.

Enrole bem o arame de suspenso ao redor de si mesmo trs vezes.

Instale os perfis T secundrios da beirada



Instale os perfis T secundrios do permetro

Encontre a posio do primeiro perfil T secundrio do permetro. Coloque a extremidade da parte branca do perfil T secundrio contra a borda da cantoneira no lado e corte o perfil T secundrio onde cruza o cabo-guia.

Insira a extremidade no cortada do perfil T secundrio no perfil T principal e apie a extremidade cortada do perfil T secundrio na cantoneira (a beirada mais distante do perfil T principal deve estar diretamente acima da corda).

Repita o processo para o perfil T secundrio seguinte. Ajuste temporariamente os perfis T secundrios na cantoneira para que no se movam.

Una as sees do perfil T principal

Coloque a suspenso em esquadro


Una as travessas adicionais de perfil T principal, a quantidade necessria para alcanar a outra parede. Adicione os tirantes e verifique o nvel conforme prossegue com a instalao. Instale dois perfis T secundrios de 625mm entre os dois perfis T principais, alinhando-os com os dois primeiros perfis T secundrios da beirada.
Coloque em esquadro a suspenso medindo atravs da diagonal da abertura da mesma

Mea atravs das diagonais da abertura de 625 x 1250 mm. As medidas sero as mesmas se a suspenso estiver quadrada. Se no estiver, diminua um dos perfis T principais at que as diagonais fiquem iguais.

Instale os demais perfis T principais e os perfis T secundrios



Alinhe o segundo cabo-guia com o primeiro perfil T secundrio de 1250mm

Efetue a instalao das filas de perfis T principais. Nota: Se necessrio instalar filas adicionais de perfis T principais, estique uma segunda corda de um lado do aposento ao outro, alinhando-a com os primeiros perfis T secundrios de 1250 mm, conforme mostrado.

Esta segunda corda ser sua guia para cortar as filas restantes de perfis T principais. Mea individualmente desde a parede at a corda para determinar a distncia para a primeira ranhura ou guias dos perfis T secundrios que utilizar.

Todas as ranhuras ou ranhuras de apoio dos perfis T secundrios devem ser alinhadas para que a suspenso fique quadrada.

Incline as placas por sobre o perfil e abaixe-os em seu lugar

Instale os painis
Incline ligeiramente as placas, levantando-os por cima dos perfis metlicos e coloque-os apoiado com cuidado no perfil T secundrio e nas beiradas do perfil T principal. Mea e corte as beiradas dos placas individualmente. Utilizando um perfil T secundrio ou uma seo de perfil T principal de sobra com uma beirada reta, corte as placas com a face para cima usando um estilete para uso geral, muito afiado. Os placas dos permetros podem necessitar de cortes regulares detalhados.

A suspenso pode requerer engates adicionais para suportar o peso dos artefatos de iluminao

Iluminao e outros artefatos


A iluminao e outros artefatos no devem ser apoiados nos perfis metlicos do forro nem nas placas. As luminrias e as demais instalaes como caixas de som, ou qualquer equipamento que for embutido no forro, deve ser fixado na laje com um tirante prprio.

Para obter mais informaes e detalhes da instalao de forros suspensos Armstrong, chame o representante da Armstrong de sua localidade e pea
A suspenso pode requerer suspensores adicionais para suportar o peso dos artefatos de iluminao

uma cpia do vdeo de instalao completa de forros Armstrong CS-3261.

FORROS ACSTICOS

Servio de apoio tcnico Para maiores informaes, solicite a visita de um arquiteto para esclarecer dvidas e fornecer solues de projeto.

Tel: (11) 3571-5509 (Armstrong Brasil)

Visite nosso site: www.armstrong-latam.com/brasil

CS-3265M-500J 2000 Armstrong World Industries, Inc. Impreso en los Estados Unidos

Das könnte Ihnen auch gefallen