Sie sind auf Seite 1von 2

EEIMVR- ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL E METALURGIA DE VOLTA REDONDA Departamento de Cincias Exatas VCE/Qumica Geral Profa Lilian Weitzel

l 4a Lista de Exerccios 1- Desenhe a estrutura de Lewis para cada um dos seguintes ons ou molculas SOCl2 BrCl2I32- Cada um dos compostos inorgnicos relacionados abaixo, so freqentemente encontrados em qumica. Calcule, em cada caso, a carga formal em cada tomo Calcule a carga formal dos tomos a) HNO2 b)BF43- O naftaleno tem frmula C10H8. similar ao benzeno, mas tem dois anis de seis membros que compartilham uma ligao C-C. A conectividade mostrada abaixo. Complete a estrutura desenhando as ligaes mltiplas que satisfaam a regra do octeto para cada tomo de carbono. Estruturas de ressonncia so possveis. Desenhem tantas quantas voc possa encontrar.

4- Utilizando as estruturas de Lewis e a teoria VSEPR, preveja a forma geomtrica de cada uma das seguintes espcies: a) Tetracloreto de enxofre. b) Tricloreto de iodo. c) Trixido de xennio. 5- Escreva as estruturas de Lewis para as seguintes molculas ou ons e d o nmero de eltrons em torno do tomo central: a) CF3. b) BrF2+. 6- Utilize a hibridao de orbitais atmicos para descrever as ligaes: a) AsH3 b) Qual a hibridao do tomo de Si nas molculas de SiH4 e H3Si-SiH3? 7- Descreva a ligao na molcula de NH3 utilizando a Teoria de Ligao de Valncia, explicitando a hibridao do tomo de Nitrognio, o nmero e tipo de ligaes existentes (, , , etc.) 8- (a) Qual a forma do on carbonato, CO32-? (b) Quantos ngulos diferentes O-C-O existem nesta molcula? (c) Quais so os valores esperados para os ngulos O-C-O? 9- Indique justificando, qual ou quais, das seguintes molculas so polares: BrI BCl3 CH2Cl2 10- Considere as seguintes molculas poliatmicas:

NF3 e BF 3 Preveja a geometria de cada uma delas e compare-as relativamente sua polaridade. Justifique a sua resposta recorrendo ao uso de esquemas. 11- Discuta a polaridade das molculas BeH2 e H2O. 12- Proponha, justificando, uma ordem crescente de pontos de fuso para as seguintes substncias: I2 -H2O - H2S - H2 - NaCl -CaO. 13- Quais das seguintes molculas so polares ou apolares a) SF6 c) CF4 b) IF5 d) PCl3 14- Utilize a VSEPR para predizer as formas de cada uma das seguintes molculas. Identifique em cada par o composto com ponto de ebulio mais elevado. a) PF3 e PBr3 b) SO2 ou CO2 15- Qual a hibridao do tomo em negrito e sublinhado a) SbF6b)BF3 C) ICl2-

16- Prevejam qual das molculas deve ter momento dipolar, desenhe a geometria das Molculas. BeF2 ClF3 17- Identifique as principais atraes intermoleculares dos compostos a seguir em: a)H2O b) NH3 c) HF d)CH4 e) O2 f) H3COH g) CaCl2. 18- Coloque em ordem crescente de ponto de ebulio as seguintes molculas: CH 4, 2-metil-propano, butano, C2H5OH, 1-propanol, KI. Justifique. 19- Se fsforo, selnio e iodo integram, respectivamente, os grupos do nitrognio, oxignio e flor, e se existem os compostos PCl5, SeCl6 e ICl7, por que no existem os compostos NCl5, OCl6 e FCl7?

Das könnte Ihnen auch gefallen