Sie sind auf Seite 1von 23

INFORMAES SOBRE O RPO LOGIX 10.

02
Reviso 7 Novembro 2010

NDICE
CONCEITOS ....................................................................................................................... 3 Alguns Conceitos do Logix 10.02.................................................................................... 3 INSTALAO DO RPO ........................................................................................................ 4 Para Clientes que esto iniciando a implantao do Logix 10.02 .................................... 4 Para Clientes que esto migrando da verso 05.10 para a verso 10.02 ......................... 4 1.Conversores de migrao ............................................................................................... 4 2. Especficos................................................................................................................... 6 CARGA DO ARQUIVO METADADO ..................................................................................... 7 LOG00074 - Sincronizador do Metadado ....................................................................... 7 LOG5500 - Permisses de Acesso ................................................................................ 11 Suporte s Rotinas com Metadados ............................................................................ 11 ATUALIZAO DOS UPDATES .......................................................................................... 12 RPO ............................................................................................................................ 16 Updates ...................................................................................................................... 16 Patches ....................................................................................................................... 17 Build ........................................................................................................................... 18 ITL Informativo Tcnico Logix ................................................................................... 20 Recomendaes para instalao do update ................................................................. 21

CONCEITOS
Alguns Conceitos do Logix 10.02

RPO/Repositrio - contempla todo o Logix na verso 10.02 (Arquivo .rpo


aproximadamente 300 MB) UPDATE (Pacote peridico) - Regra - composto por vrios chamados dentro de determinado perodo. (Arquivo.ptm aproximadamente 50 Mb) Patch (Exceo) - composto de um chamado. Utilizado quando houver necessidade de liberar emergencialmente o produto em funo de chamados com prazos anteriores a liberao do prximo pacote, ou em funo de correes de alto impacto. Metadado Modelo de desenvolvimento cujo objetivo a construo de componentes baseado no enriquecimento de dados.

O RPO completo contm apenas os programas padres do Logix. Os programas


especficos so gerados em um pacote especfico e disponibilizado por cliente, no portal de atualizao do Logix 10.02, na parte Pacotes. A recomendao fazer sempre a atualizao somente dos pacotes peridicos respeitando as datas de liberao, depois de baixar o de setembro, deve baixar o de outubro e assim por diante. Lembrando que os pacotes no so cumulativos.

INSTALAO DO RPO
Para Clientes que esto iniciando a implantao do Logix 10.02 Clientes novos que esto iniciando a instalao do Logix: a) No endereo http://www.totvs.com/suporte/central-de-download/seusegmento/produto/logix esto disponveis os arquivos para instalao do Logix: - TOTVSTEC - RPO (binrio completo do com programas padres do Logix) - banco de dados inicial, atualizado at o ltimo UPDATE liberado. - Arquivo .xml para a carga inicial do metadado (Ver captulo Metadados) Depois da instalao, acesse o link: http://suporte.logocenter.com.br/atualizacao/index_sistema.asp e v na opo Saiba tudo sobre a verso 10 do Logix.

Para Clientes que esto migrando da verso 05.10 para a verso 10.02 Para os clientes que j trabalham atualmente com o Logix 05.10 e vo migrar para o ambiente do Logix 10.02, deve verificar as informaes disponveis na pgina de suporte http://suporte.logocenter.com.br/atualizacao/index_sistema.asp e v na opo Saiba tudo sobre a verso 10 do Logix. O portal de atualizao do Logix 10.02 tem formato diferente da verso 05.10. Os arquivos ficam na opo Download do Portal do cliente Totvs (http://suporte.totvs.com/download).

1.Conversores de migrao

No caso da migrao, necessrio o processamento dos conversores de migrao (05.10 e 10.01). Lembrando que no arquivo compactado existem conversores de todas as verses, incluindo 04.10. A recomendao de somente processar os conversores com verso maior ou igual verso do Logix em produo. Por exemplo, se a verso produo 05.10, no necessrio processar os conversores 04.10. No Portal de atualizao Logix 10.02, o arquivo Conversores Logix padro 10.02 contm os arquivos conversores de tabelas e de parmetros do LOG2240 (Parmetros Padres Logix). Ao descompactar este arquivo, so geradas duas pastas: parmetros e tabelas, e dois arquivos contendo a listagem dos conversores. Os arquivos da pasta parmetros devem ser processados pelo LOG8000 (Gerenciador Conversores de Configurao de parmetros). Os arquivos da pasta tabelas devem ser processados pelo LOG6000 (Gerenciador de conversores).
4

Ao descompactar o arquivo de conversores, mantenha os caminhos originais da compactao. Exemplo:

Motivo: Ao descompactar os arquivos em suas pastas originais possvel verificar a verso dos conversores, que esto separados em pastas cnv_0410 e cnv_0510_1001.

RECOMENDAES IMPORTANTES: 1. Processar todos os conversores de parmetros e tabelas (05.10) no ambiente 4JS. 2. Processar todos os conversores parmetros e tabelas da 10.01, no ambiente 4JS, com exceo das pastas LOG e MEN. 3. Processar todos os conversores parmetros e tabelas da 10.02, no ambiente 4JS, com exceo das pastas LOG e MEN.

4. Por ltimo, processar os conversores das pastas LOG e MEN (seguindo a ordem, primeiro 10.01, depois 10.02), no ambiente 4JS. Neste momento, o ambiente Totvstec j deve estar devidamente instalado e configurado, pois no ser mais possvel acessar o menu do 4JS, uma vez processados estes conversores.

Processar primeiramente os conversores de parmetros, depois os de tabelas.

2. Especficos Caso a empresa tenha fontes especficos, liberado um UPDATE com os fontes especficos, a partir do momento em que o gerente de contas abre um Workflow com a solicitao de atualizao de verso do Logix. O pacote dos especficos liberado na mesma rea de UPDATE padres, porm com o nome de Especficos Logix 10.02. Eventuais alteraes feitas em programas especficos sero publicados nos chamados relacionados.

CARGA DO ARQUIVO METADADO


Esto disponveis os programas do WMS (Warehouse Management System) e Controladoria, desenvolvidos na nova interface que utiliza o modelo de desenvolvimento em metadados. A interface o item que teve a maior evoluo. Buscando uma melhor usabilidade, as interfaces foram remodeladas trazendo conceitos modernos de ergonomia. Alm disso, esta verso apresenta novas telas, com novas funcionalidades mais flexveis, permitindo pesquisar as informaes de forma elaborada e a utilizao de cockpits, drill-down e grficos Para clientes que utilizam os mdulos Controladoria e Warehouse Management System (WMS) com metadados, o menu de execuo do Logix deve ser o MEN1003.

As novas rotinas do mdulo Controladoria so exibidas com o cone New!. Para visualiz-los no menu, entre em contato com a consultoria interna.

LOG00074 - Sincronizador do Metadado O Sincronizador Metadado (SM) tem como objetivo efetuar a carga do contedo do metadado em banco de dados para a correta execuo do produto Logix. Ele efetua a carga individual ou completa do contedo metadado, necessrio para a execuo dos programas, juntamente com os cdigos-fonte compilados.

Para a execuo do LOG00074 (Sincronizador do Metadado), deve cadastrar no do Logix (MEN0050). sugerido cadastr-lo em Controle Geral/Administrao Logix/ Atualizao/Sincronizador do metadado. Juntamente com a arquivo de instalao existe um arquivo XML, com o nome CargaMetadado.xml. Este arquivo deve ser salvo em uma pasta na mquina onde o Sincronizador ser executado.

Selecionar a opo Off-line.

Selecionar a opo Importar.

Informar o caminho e o arquivo XML a ser importado.

Aguardar a efetuao da importao.

Ao final da importao, ser apresentada a tela abaixo:

10

LOG5500 - Permisses de Acesso Para os mdulos Controladoria e Warehouse Management System (WMS), o programa que deve ser utilizado para conceder permisses aos usurios o LOG5500 (Permisso de Acesso). Neste programa possvel liberar ou bloquear as permisses por rea/sistema.

Suporte s Rotinas com Metadados Em caso de dvidas referentes s ferramentas como, por exemplo, LOG00074 (Sincronizador) ou LOG5500 (Permisses de Acesso), entrar em contato com Ana Paula Nunes pelo telefone 0**47 2101-3090; Em caso de dvidas referentes ao mdulo da Controladoria, novos programas para o menu e suporte s novas funcionalidades, entrar em contato com a consultoria do Logix, por meio do telefone 0**47 2101-3310 (Suporte ao Logix Opo Controladoria); Em caso de dvidas referentes ao mdulo Warehouse Management System (WMS) e suporte s novas funcionalidades, entrar em contato com a consultoria do Logix, por meio do telefone 0**47 2101-3310 (Suporte ao Logix Opo Logstica - WMS).

ATUALIZAO DOS UPDATES


Existe uma apresentao gravada explicando o processo no link Atualizando o Logix 10.02. Link: http://suporte.logocenter.com.br/atualizacao/index_sistema.asp Usurio e senha do Portal do Logix. Se voc esqueceu sua senha, solicite-a pelo telefone 47 2101-3090

Depois do RPO estar devidamente instalado, o mtodo de atualizao dos programas feita via atualizao dos pacotes. A atualizao por updates o modelo de entregas que a TOTVS adotou para o LOGIX. Este novo modelo traz como principal caracterstica a liberao de updates de programas periodicamente e no mais a liberao de chamados dirios como o modelo anterior, diminuindo a quantidade de downloads dirios.

12

Os arquivos de atualizao dos updates esto disponveis no portal do cliente, na opo de Donwloads. http://suporte.totvs.com

Se voc no possui usurio e senha, ligue para 0**11 4003-0015, no informe CNPJ nem cdigo e aguarde a equipe de assessoria.

Figura 1 Pgina principal do Portal do Cliente Na figura 1 apresentada a tela de login para o Portal do Cliente Totvs, onde est disponvel a consulta dos chamados abertos com a consultoria, consultoria de oramentos, download de arquivos, consulta s FAQs entre outras ferramentas.

Figura 02: opo de download do portal do cliente Esta pgina, de acordo com a Figura 02, contm opo para efetuar os downloads dos produtos da TOTVS, disponveis no contrato.

14

Figura 03: Central de Downloads. Esta pgina, de acordo com a Figura 03, contm a filtros para copiar arquivos separados pelos tipos RPO", Update e Patch. Se o campo Ocultar arquivos j baixados estiver marcado, o cliente encontrar as ltimas liberaes que foram realizadas no perodo. Caso o campo esteja desmarcado, apresentar o histrico dos arquivos j copiados.

RPO No tipo RPO, o cliente encontrar o repositrio completo de programas padres do Logix e os conversores de parmetros e tabelas (ver pgina 4). necessrio o download deste arquivo no momento em que o cliente inicia o uso do Logix 10.02 e em seguida o download e aplicao do patch de programas especficos. No necessrio copiar este arquivo nos meses posteriores entrada do cliente no novo modelo de entregas, pois nestes casos ele precisar somente aplicar os UPDATES padres.

Updates Com relao aos arquivos do tipo Update, so os arquivos conhecidos como pacotes de atualizao, que contm os programas que foram liberados no perodo compreendido na descrio do arquivo, como por exemplo, o update n 4 de 2010 que contm os programas alterados ou criados entre 01/05/2010 a 23/07/2010. Ainda no grupo Updates, o cliente encontrar tambm o arquivo referente aos conversores que foram liberados pela TOTVS neste mesmo perodo e que por isso precisam ser processados em seu ambiente para que os programas do update funcionem perfeitamente. Arquivo de atualizao de fontes especficos podem ser solicitados no telefone 0**47 2101-3090, se o contrato de guarda de fontes j foi definido.

16

Patches No grupo Patch, o cliente encontrar os chamados emergenciais que so liberados pelas equipes de desenvolvimento do Logix antes da liberao do update peridico, bem como as suas melhorias especficas negociadas com a Fbrica de Software. Podero ser liberados patches, em carter excepcional, tambm pelas equipes de atendimento. Isto ocorrer quando estas equipes identificarem defeitos crticos em rotinas que comprometam o andamento de atividades crticas nos clientes. Nestes casos, o Nvel 2 da equipe de atendimento envolvida providenciar a liberao de um patch especfico para este cliente e em seguida encaminhar o Chamado para as equipes de desenvolvimento envolvidas, para que esta alterao seja efetivada no Logix.

Build Caso necessite fazer algum donwload referente ao Build TOTVSTEC, dever acessar o link: http://suporte.logocenter.com.br/atualizacao/index_sistema.asp Conforme a Figura 04, selecionando a opo Atualizando Totvs Tec ser apresentada uma outra tela, de acordo com a Figura 05, onde o cliente poder efetuar o download e atualizao dos programas e DLLs referentes tecnologia de desenvolvimento TOTVSTEC. Nesta tela, de acordo com a Figura 05, o cliente dever escolher qual o Sistema Operacional no qual o Logix est instalado e sero apresentados os artefatos que o cliente precisar fazer o download para atualizar seu ambiente.

O build deve ter data de junho de 2009 ou superior.

Figura 04 Tecnologia Totvs Tec

18

Figura 05 Atualizao TOTVSTEC.

ITL Informativo Tcnico Logix Os arquivos ITL Informativo Tcnico Logix, conforme a Figura 06, sero apresentados quando selecionado o tipo Manuais. O arquivos referentes ao ITL j so compactados e liberados juntamente com os arquivos update, mas podem ser selecionados separadamente.

Figura 06 Pgina de download do ITL dos updates.

20

Recomendaes para instalao do update 1. Backup

Antes da atualizao do update, faa um backup do RPO anterior. 2. Conversores do update

Na Central de donwload (http://suporte.totvs.com/download), quando selecionado o tipo RPO, o arquivo Conversores Logix padro 10.02 contm os arquivos conversores de tabelas e de parmetros do LOG2240 (Parmetros Padres Logix). Ao descompactar este arquivo, so geradas duas pastas: parmetros e tabelas, e dois arquivos contendo a listagem dos conversores. Os arquivos da pasta parametros devem ser processados pelo LOG8000 (Gerenciador Conversores de Configurao de parmetros). Os arquivos da pasta tabelas devem ser processados pelo LOG6000 (Gerenciador de conversores).

3. 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Passos para a instalao do update: Fazer Backup do RPO. Processar os conversores do update. Efetuar atualizao do repositrio. Verificar o perodo do update. Reaplicao dos patches que foram liberados aps a data final do update. Verificar no ITL as melhorias desenvolvidas e parametrizar o que for necessrio. Testar suas principais rotinas.

4.

Mensagem do TotvsDevStudio.

Ao efetuar a aplicao do arquivo .ptm do update, o TotvsDevStudio pode apresentar a seguinte mensagem:

Devem ser consideradas as seguintes regras: a) Se o arquivo que aplicado um UPDATE de atualizao ento deve ser utilizada a opo ACEITO TODOS OS FONTES. No update TODOS os arquivos devem ser atualizados. b) Se o arquivo for um PATCH DE UM CHAMADO e utilizar a opo Aceito somente fontes atualizados.

5.

Como consultar os patches que j foram baixados da pgina / atualizados no repositrio. Consultar na central de download da linha Logix (http://suporte.totvs.com/download) Atualizao do Logix 10.02, na aba Histrico de Atualizaes que apresenta os patches publicados e que foram copiados. Lembrando que os patches podem ter sido apenas copiados, mas no aplicados no repositrio. Se a Data Gerao for maior que 07/09 (data final do update), ento este patch dever ser reaplicado. Consultar no Totvs Development Studio, no menu Visualizar -> Log de Repositrio, que apresenta por dia, quais foram os patches aplicados com os objetos envolvidos (programas, telas, funes etc).
22

Sempre que houver necessidade de um patch emergencial solicite equipe de desenvolvimento da rea, que seja publicada no Portal de Atualizao do Logix 10.02, para facilitar o controle, j que os chamados publicados ficam com os histricos para consulta, caso haja a necessidade de reaplicao. Em casos de patches enviados por e-mail ou diretamente pelo chamado, no existe histrico e o controle dever ser feito atravs do Totvs Development Studio, que no apresenta, por exemplo, o nmero do chamado que o patch est relacionado.

Das könnte Ihnen auch gefallen