Sie sind auf Seite 1von 111

ALFABETIZAO NO TEMPO CERTO 1 ANO DO CICLO DA ALFABETIZAO

APRESENTAO Caro alfabetizador, A Secretaria de Estado de Educao de Minas Gerais editou em 16 de abril de 2008 a Resoluo n 1086/08 que dispe sobre a organizao e o funcionamento do ensino fundamental nas escolas estaduais de Minas Gerais. Essa resoluo determina a garantia de oportunidades educativas requeridas para o atendimento das necessidades bsicas de aprendizagem dos educandos, prevendo a durao de nove anos para o ensino fundamental, sendo que, o ciclo da alfabetizao ter a durao de trs anos de escolaridade, o ciclo complementar, a durao de 2 anos e mais quatro anos nais organizados em anos de escolaridade. A programao curricular dos ciclos de alfabetizao e complementar deve ser estruturada de a ampliar capacidades e conhecimentos, gradativamente dos mais simples aos mais complexos, contemplando de maneira articulada e simultnea, a alfabetizao e o letramento (Art. 10 / Resoluo SEE n 1086/08). O ciclo da alfabetizao ter suas atividades pedaggicas organizadas de modo a assegurar que ao nal de cada ano do ciclo, todos os alunos sejam capazes de: I 1 Ano: a) desenvolver atitudes e disposies favorveis leitura; b) conhecer os usos e as funes sociais da escrita; c) compreender o princpio alfabtico do sistema da escrita; d) ler e escrever palavras e sentenas. II 2 Ano: a) ler e compreender pequenos textos ; b) produzir pequenos textos escritos; c) fazer uso da leitura e da escrita nas prticas sociais.

III 3 Ano: a) ler e compreender textos mais extensos; b) localizar informaes no texto; c) ler oralmente com uncia e expressividade; d) produzir frases e pequenos textos com correo ortogrca.

Enm, a Resoluo 1086/08 determina que ao nal do ciclo de alfabetizao, todos os alunos devam ter consolidado as capacidades referentes leitura e escrita necessrias para expressar-se, comunicar-se e participar das prticas sociais letradas e ter desenvolvido o gosto e o apreo pela leitura. Concludo o primeiro bimestre do ano escolar o momento de darmos prosseguimento ao trabalho com base em novas sugestes de prticas pedaggicas e propostas de atividades que daro continuidade ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita de seus alunos. Voc est recebendo o Guia do Alfabetizador referente ao 2 bimestre. Propomos que avalie os resultados em relao ao desenvolvimento da oralidade, apropriao do sistema de escrita e construo de procedimentos relacionados ao ato de ler, que foram propostos no 1 bimestre e que trace novas metas consultando o QUADRO DAS CAPACIDADES LINGSTICAS. Observe com ateno aqueles alunos que ainda no estabelecem uma relao entre o que se fala e o que se escreve. Essa observao o ajudar na formao de grupos de trabalho produtivos em que os alunos troquem experincias acerca das hipteses de leitura e escrita e possam assim se ajudar, com a sua mediao. Conforme o artigo 12 da Resoluo 1086/08, a escola dever ao longo de cada ano do Ciclo, acompanhar sistematicamente a aprendizagem dos alunos, utilizando estratgias diversas para sanar as diculdades evidenciadas.

Vamos utilizar o tema FESTAS para contextualizar as prticas de oralidade, leitura e escrita centrando-se nos aspectos culturais, para alm da ludicidade. Utilizaremos o conceito de festas populares para contextualizar a prtica por meio de pesquisas, conversas e entrevistas. Cabe escola aproveitar as manifestaes culturais ampliando o trabalho com o ldico e aprofundando o conhecimento em relao escrita e leitura. As festas juninas so as principais festas populares brasileiras, depois do carnaval. So festas que resgatam as tradies tpicas dos costumes do interior. As escolas de todo o pas contribuem para que se mantenha essa tradio fazendo com que nessa poca do ano as pessoas se contagiem com o Brasil rural e as crianas se divirtam com as comemoraes. nesse momento que a escola pode formar e desenvolver o desempenho lingstico do cidado e conhecer as variedades lingsticas, ensinar a respeitar a diversidade cultural e as maneiras de falar e agir de acordo com as comunidades rurais, familiares e seus conterrneos.

Neste segundo bimestre continuaremos o trabalho com diversos gneros e suportes textuais. Ampliaremos a prtica da escrita e leitura conjugando novas capacidades e prticas com o foco na alfabetizao e letramento. Este o material referente s prticas pedaggicas do 2 bimestre do 1 ano do Ciclo da Alfabetizao. Nele voc encontrar sugestes de prticas pedaggicas que o auxiliaro no processo de alfabetizao e letramento dos seus alunos. As prticas sugeridas neste Guia so: As contribuies da psicomotricidade no letramento e alfabetizao Descobrindo novas formas de grafar as letras Prticas de letramento festa junina Trabalhando com cruzadinhas Trabalhando com o jogo da forca na apropriao da escrita e leitura Trabalhando com jogos de tabuleiro O uso de lmes e desenhos animados na prtica pedaggica Acreditamos que por meio da leitura e reexo do material apresentado, o trabalho com os alunos se efetive tanto no aproveitamento de sua experincia quanto no enriquecimento e valorizao das metodologias e procedimentos aplicados, em busca da apropriao da alfabetizao e letramento, com sucesso. Esperamos que voc, alfabetizador, continue utilizando o Guia e suas dicas para renovar e resignicar ainda mais sua prtica pedaggica. Aguardamos sugestes e crticas que serviro como oportunidades de aprendizagem e formao continuada. Afetuosamente, Equipe de elaborao do Guia.

CONHECENDO O ALUNO
Alfabetizador, Propomos o preenchimento do quadro abaixo, ao iniciar o ano letivo, para que voc possa lembrar-se da data de aniversrios de seus alunos ( o que muito significativo para eles ) , o nome do responsvel e a forma de contato em caso de emergncia. No seu dirio de classe, registre as informaes importantes para que voc possa intervir e apoiar seu aluno adequadamente em suas interaes com as outras crianas e com toda a comunidade escolar. Exemplo: Se seu aluno tem alguma necessidade especial, se faz uso de algum medicamento, se necessita de alguma orientao ou acompanhamento, entre outros. Nome da Escola:____________________________________________________Ano:_________Ciclo:______________________________ Professor:_______________________________________________Turma:______________________________ Turno:________________
NOME
ANIVERSRIO

(nome e endereo de contato ou telefone)

RESPONSVEL

01 02 03 04 05 06

PROGRAMA DE I NTERVENO PEDAGGICA


HORRIOS SEGUNDA-FEIRA INCIO

TERA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

RECREIO

ALFABETIZAO NO TEMPO CERTO

EIXOS
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

Participar das interaes cotidianas em sala de aula: -escutando com ateno e compreenso; -expondo opinies nos debates com os colegas e com o alfabetizador.

Dar continuidade s Prticas RODA DE CONVERSA e DIA DA CAIXA SURPRESA iniciadas no 1 bimestre. Propiciar situaes em que a criana relate fatos da vida cotidiana, fatos ocorridos no final de semana, na hora do recreio, fazendo comentrios sobre os trabalhos realizados, etc. Planejar com a participao das crianas a preparao para a festa junina: -Quem j foi a uma festa junina? - Quem j participou de uma festa Junina? -O que h numa festa junina? -O que se comemora nessa festa?

Diria

Por ocasio dos preparativos da festa junina

Ressaltamos a importncia do olhar avaliativo do alfabetizador no processo de desenvolvimento do aluno, nas capacidades de cada um dos eixos sugeridos. Deve-se observar e fazer os registros de avaliaes propostas no Guia, ou em cadernetas de bordo, que o alfabetizador pode trazer sempre consigo para fazer registros individuais dos alunos no cotidiano da sala de aula. Essas anotaes serviro para a elaborao de um relatrio do aluno, o qual deve retratar uma postura pedaggica que privilegia o seu desenvolvimento individual. Observar com ateno e registrar como as crianas se

EIXOS
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

-Qual a contribuio que poderemos oferecer para a festa junina da escola? -O que nossa turma apresentar na festa junina? Discutir na Roda de Conversa os resultados da pesquisa realizada oralmente.

Por ocasio dos preparativos da festa junina

comportam numa situao em que tm de ouvir e falar um de cada vez, respondendo s questes propostas pelo alfabetizador. Observar se a criana capaz de planejar sua fala e expressar-se com clareza. Observar se a criana demonstra interesse pela atividade de discusso, com participao ativa, trazendo suas contribuies para o grupo. Observar se a criana capaz de apresentar sugestes que atendam ao objetivo da atividade.

Usar a lngua falada em diferentes situaes escolares, buscando empregar a variedade lingstica adequada.

Solicitar s crianas que dem avisos ou recados para o alfabetizador ou para os alunos de outras turmas. Primeiramente certifique-se de que o aluno compreendeu o recado que vai transmitir.

Diria

Observar se a criana se expressa com seqncia lgica de idias e coerncia ao transmitir recados; se ouve atentamente o que lhe dizem e se faz perguntas quando no compreende bem a mensagem.

EIXOS
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

Orientar para que se comunique com objetividade e centre-se no contedo da mensagem. Propor a brincadeira Telefone sem fio. Propor a exposio oral dos resultados da pesquisa individual a respeito do tema proposto. Respeitar a diversidade das formas de expresso oral manifestas por colegas, professores e funcionrios da escola, bem como por pessoa da comunidade extra-escolar. Demonstrar atitude respeitosa diante das variedades lingsticas apresentadas pelos alunos, seus familiares e seus conterrneos. Estimular o respeito mtuo diante das diferentes formas de expresso por meio de argumentao e exposio. Discutir o modo de falar da Turma do Chico Bento aps assistirem o DVD. Sempre que necessrio

Observar se a criana, ao expor o resultado da pesquisa para os colegas se expressa adequadamente, com fluncia e clareza usando uma linguagem mais cuidadosa do que a coloquial.

Sistematicamente

Observar se a criana reconhece a existncia de variedades lingsticas, demonstrando respeito com a maneira de falar diferente da sua.

Quinzenalmente

EIXOS
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

Realizar com pertinncia tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreenso

Desenvolver atividades que exijam escuta atenta das orientaes na execuo das tarefas propostas como confeco de bandeirinhas, argolas, dobrar o papel para confeco dos convites e outros adereos para a decorao da festa junina. Sugerir uma pesquisa com a ajuda da famlia sobre os temas trabalhados. Sugesto: a festa junina no Brasil, comidas e brincadeiras tpicas, modos de vestir, msicas, etc. Orientar os alunos na apresentao do resultado das pesquisas realizadas, usando gravuras e cartazes como recursos auxiliares que facilitaro a compreenso dos ouvintes.Planejar com as crianas qual a melhor forma de transmitir o resultado das pesquisas aos interlocutores, qual a linguagem a ser usada (coloquial ou formal). Propor entrevista com funcionrios da escola, pais e pessoas da comunidade, pedindo sugestes para apresentao da turma na festa junina.

Semanal

Observar se a criana acompanha as orientaes e compreende o que o alfabetizador e os colegas falam, realizando com pertinncia tarefas propostas.

Planejar a fala em situaes formais.

Mensal

Observar se a criana preparou-se para falar adequadamente, controlando o tempo, fazendo exposies orais concisas e bem organizadas. Observar se a criana ouve atentamente o que lhe dizem e se faz perguntas quando no compreende bem a mensagem.

Por ocasio dos preparativos para a festa junina

EIXOS
LEITURA

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

Desenvolver atitudes e disposies favorveis leitura.

Orientar as crianas quanto a outras formas de enriquecer os temas pesquisados. Para aprofundamento dos mesmos, visitar a biblioteca da escola procurando informaes em revistas, livros e enciclopdias. Caso sua escola possua o Laboratrio de Informtica visite-o, buscando informaes na internet .

Sempre que se fizer necessrio

Observar se a criana mostra-se atenta e vontade no universo em que circulam os textos.

Dar continuidade prtica de CONTAO DE HISTRIAS e emprstimo de livros.

Diria

Observar se a criana aprecia o momento das histrias, as ilustraes dos livros lidos e seus personagens, acompanhando com ateno crescente a leitura realizada pelo alfabetizador.

EIXOS
LEITURA

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

Desenvolver capacidades relativas ao cdigo escrito especificamente necessrias leitura; -saber ler, reconhecendo globalmente as palavras.

Trabalhar palavras relacionadas ao tema proposto. Por exemplo, festa junina (pipoca, canjica, milho, fogueira, pescaria, balo,bandeirinha, etc.) em cruzadinhas, jogo da forca, caapalavras, entre outras.

Diria

Observar e registrar se a criana reconhece palavras, sem ateno anlise das letras e slabas, ou seja, se j faz o reconhecimento global de palavras j memorizadas.

-saber decodificar palavras e textos escritos.

Propor a leitura de frases e pequenos textos produzidos pelas crianas.

Diria

Observar e registrar se a criana capaz de identificar, a partir da anlise, pores sonoras (slabas com que j se familiarizaram) em palavras de textos ainda no trabalhados. Observar quais os portadores de texto a criana j identifica: jornal, livro, embalagem, folheto. Observar se a criana reconhece diferentes gneros textuais e identifica suas caractersticas gerais (histrias, parlendas, listas, receitas culinrias, notcias, instrues de jogos).

Desenvolver capacidades necessrias leitura com fluncia e compreenso:

Propor s crianas antes da leitura perguntas como: O texto que vamos ler est escrito num jornal? Em um livro? Em uma embalagem? Que espcie (gnero) de texto ser esse? Para que ele serve? Quem conhece outros textos parecidos com esse? Onde?

Diria

EIXOS
LEITURA

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

-identificar as finalidades e funes da leitura em funo do reconhecimento do suporte, do gnero e da contextualizao do texto.

Comentar e discutir com os alunos os contedos dos textos lidos, buscando compreender informaes que no estejam explicitadas no texto associando-as sua experincia pessoal. Inter-relacionando, no caso das histrias, quem fez o que, quando, onde e por que, construindo sentido para o texto lido. A partir da leitura feita pelo alfabetizador, em voz alta, de receitas culinrias, histrias, sinopse do filme em DVD, quadrinhas, canes, parlendas, listas, cantigas, instrues de jogos, propor s crianas o reconhecimento dos suportes, dos gneros e a contextualizao do texto. Incentivar os alunos a levantar hipteses sobre o texto a ser lido, propondo perguntas: Este texto trata de que assunto? uma histria? uma receita? triste? engraado?

Sistematicamente

Diria

-antecipar contedos de textos a serem lidos em funo do seu suporte, seu gnero e sua contextualizao.

Diria

Observar se a criana j identifica a finalidade do texto (informar, divertir, etc.). Se faz suposies do que est escrito a partir da observao do seu suporte (livro de histria, jornal, revista, folheto, quadro de avisos,etc.).

EIXOS
LEITURA

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

-levantar e confirmar hipteses relativas ao contedo do texto que est sendo lido.

A partir da leitura em voz alta, o alfabetizador interrompe, perguntando aos alunos: o que acham que vai acontecer, como o texto vai prosseguir, e por que pensam assim.

Diria

Observar se a criana compreende o texto lido, a partir do levantamento de hipteses interpretativas.

-buscar pistas textuais,intertextuais e contextuais p ara ler nas entrelinhas (fazer inferncias), ampliando a compreenso.

Fazer uma leitura em voz alta, expressiva e completa, despertando a ateno dos alunos para palavras emdestaque, formatos grficos, ilustraes. Instigar os alunos a prestarem ateno e explicitarem a relao entre o ttulo e o texto, a descobrirem e explicarem os porqus do mesmo levando-os a interligarem informaes, produzindo inferncias.

Diria

Observar se a criana atribui sentido ao texto a partir das inferncias estabelecendo relao entre as informaes.

-construir compreenso global do texto lido, unificando e interrelacionando informaes explcitas e implcitas, produzindo inferncias.

Diria

Observar se a criana, ao final da leitura, sabe do que o texto fala, identificando o princpio, o meio e fim, sendo capaz de recont-lo ou repasslo para algum.

EIXOS
LEITURA

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

-avaliar efetivamente o texto, fazer extrapolaes. -ler oralmente com fluncia e expressividade.

Propor aos alunos que comentem avaliando afetivamente o texto lido, partilhando suas emoes, fazendo extrapolaes (isto , transpondo o sentido do texto para sua vivncia, realidade). Propor aos alunos que pesquisem ou levantem hipteses sobre a presena de smbolos que representam os nmeros em calendrios, listas telefnicas, folhetos com preos de mercadorias, etc. Orientar os alunos quanto direo convencional da escrita alfabtica. Exemplo: a escrita ocupa, em seqncia, a frente e o verso da folha de papel; escreve-se dentro das margens e a partir da margem esquerda. Explorar com os alunos os espaamentos entre as palavras, apontando cada palavra escrita e os sinais de pontuao no final de cada frase.

Diria

Observar se a criana transpe o que foi lido para a sua vida, dando utilidade e relevncia ao texto lido.

Compreender diferenas entre a escrita alfabtica e outras formas grficas.

Diria

Observar se a criana faz distino entre letras e nmeros.

Dominar convenes grficas: -compreender a orientao e o alinhamento da escrita da Lngua Portuguesa; -Compreender a funo da segmentao dos espaos em branco e da pontuao de final de frase.

Diria

Observar se a criana escreve / copia acompanhando a direo convencional da escrita.

Diria

Observar se a criana utiliza espaos em branco entre as palavras, bem como,se usa pontuao ao trmino de frases quando escreve ou copia.

EIXOS
APROPRIAO DO SISTEMA DA ESCRITA

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

Reconhecer unidades fonolgicas como slabas, rimas, terminaes de palavras,etc.

Criar situaes em que os alunos prestem ateno pauta sonora das palavras. Produzir com eles listas de palavras que comecem, ou que terminem, com determinada letra ou slaba. Exemplo, na msica sugerida para ser trabalhada nesse bimestre, encontrar no texto palavras que terminem em O: MO, BALO, SABO. Apresentar aos alunos o alfabeto e promover, por meio de jogos, situaes que lhes possibilitem a descoberta de que se trata de um conjunto de smbolos as letras cujo nome foi criado para indicar um dos fonemas e o que cada uma delas pode representar na escrita Exemplo: algumas msicas que so cantadas enquanto pula-se corda, JOGO DA FORCA, BINGO DE LETRAS, CRUZADINHA, etc.. Propor a atividade de preencher as lacunas seguindo a ordem alfabtica.

Duas vezes por semana

Observar se a criana escuta e relaciona a letra ao som produzido, quando realiza atividade de escrita individual.

Conhecer o alfabeto:

Diria

Observar se a criana identifica e sabe o nome das letras, que representam sons voclicos ou consonantais que compem as palavras que falamos.

EIXOS
APROPRIAO DO SISTEMA DA ESCRITA

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

Compreender a categorizao grfica e funcional das letras.

Desenvolver atividades para que a criana perceba a categorizao das letras (maisculas, minsculas, imprensa, cursiva) e seu aspecto funcional (quais letras devem ser usadas para escrever determinadas palavras e em que ordem). Exemplo: agrupando letras maisculas/minsculas ou cursiva/imprensa; desembaralhando letras para se escrever palavras.

Sistematicamente

Observar se a criana j assimilou que uma mesma letra pode ser grafada de vrias formas, encontrando-a num jornal, panfleto, cartaz, revista, etc.

Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra (forma e cursiva)

O alfabetizador dever avaliar qual o momento adequado para apresentar sistematicamente aos seus alunos as letras maisculas e minsculas. Para saber mais leia Prtica Pedaggica Descobrindo novas formas de grafar as letras.

Sistematicamente

Observar se a criana escreve de forma legvel, independente do tipo de letra que utilize.

EIXOS
APROPRIAO DO SISTEMA DA ESCRITA

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

Compreender a natureza alfabtica do sistema de escrita.

O alfabetizador dever identificar qual a hiptese levantada e compreender o raciocnio feito pelos alunos acerca da escrita alfabtica. Propor atividades em que as crianas identifiquem a relao fonema-grafema num conjunto de palavras, como, exemplo, a identificao do fonema /p/ nas palavras: pipoca, pula, pato,p, p. Explorar palavras parecidas, cuja diferena se deve a um fonema, representado na escrita por uma letra: panela, janela, cola, mola, etc.

Sistematicamente

Observar se a criana compreende o princpio de que cada som(fonema) representado por uma letra

Dominar as relaes entre grafemas e fonemas.

Propor separao de palavras em slabas construindo novas palavras a partir das slabas encontradas. E mais, atividades que pedem a identificao e comparao de palavras: cruzadinha, texto lacunado confrontando a escrita produzida pelo aluno e a escrita padro. Produzir coletivamente o convite para a festa junina.

Sistematicamente

Observar se a criana capaz de construir palavras a partir das slabas memorizadas em outras palavras.

EIXOS
APROPRIAO DO SISTEMA DA ESCRITA

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

Dominar regularidades ortogrficas

Trabalhar sistematicamente com as crianas o conhecimento da morfologia da lngua. Por exemplo: a indicao de gnero (menino/menina) e o nmero dos nomes. Para a indicao de nmero, costuma-se utilizar o morfema s, que indica singular e plural ( menino/meninos e menina/meninas). No caso dos nomes terminados em r e z, a desinncia de plural assume a forma -es: mar / mares; cruz / cruzes.

Sistematicamente a partir das hipteses e observaes das crianas

Observar e registrar se a criana j apresenta dvidas a respeito das regularidades ortogrficas nas atividades de registro da escrita.

Dominar irregularidades ortogrficas.

Propor atividades de memorizao de palavras onde h irregularidades ortogrficas. Por exemplo: cruzadinhas, ditado colorido, caa-palavras, jogo da memria de letras, trilhas, etc.

Sistematicamente a partir das hipteses e observaes das crianas

Observar se a criana j apresenta dvidas a respeito das irregularidades ortogrficas nas atividades de registro da escrita.

EIXOS
APROPRIAO DO SISTEMA DA ESCRITA

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

Em funo da freqncia dessas palavras nos textos escritos que as crianas vo ler e escrever. Exemplo: no comeo de palavras a letra S (sapo, segredo, sino, sopapo, subida) e, diante de/e/ e /i/, tambm pela C (cego, ciranda). Em slabas de meio de palavras, aumentam as possibilidades de grafia: entre vogais o fonema /s/ pode ser escrito com C (oceano), com SS (ossada, com XC (exceto), com (espao), com SC (nascimento); antes de vogal e depois das letras N e L, o fonema /s/ pode ser escrito com o grafema C (vencem, calcem), ou S (pensem, ensaboar, valsa), ou (abenoar, danar,cala). Para saber mais consulte o caderno 2 do CEALE, pgina 40.

EIXOS
COMPREENSO, PRODUO E VALORIZAO DA CULTURA ESCRITA

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produo e circulao da escrita na sociedade.

Proporcionar aos alunos o contato com diferentes gneros (notcias, quadrinhas, cantigas, poesias, histrias, receitas, etc) e suportes de textos escritos (cpia de texto mimeografado, cartazes, jornais, livros de receitas, jornais, embalagens de produtos, etc.). Confeco de lbum de receitas de comidas tpicas da festa junina.

Diria

Observar se a criana se apropria da leitura e da escrita e as utiliza no dia-adia em situaes prticas, usufruindo dos seus benefcios.

Conhecer os usos e funes sociais da escrita.

Levar para a sala de aula e disponibilizar para observao e manuseio pelos alunos, muitos textos, pertencentes a gneros diversificados, presentes em diferentes suportes.

Diria

Observar se a criana capaz de: reconhecer e classificar, pelo formato, diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, etc..

EIXOS
COMPREENSO, PRODUO E VALORIZAO DA CULTURA ESCRITA

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

Orientar a explorao desses materiais, valorizando o conhecimento prvio do aluno, possibilitando a ele dedues e descobertas, explicitando informaes desconhecidas. Por exemplo: indicando o sumrio numa enciclopdia ou lista telefnica, mostrando como um jornal organizado em cadernos,etc.

Diria

Observar e registrar se a criana capaz de identificar as finalidades e funes da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes; relacionando o suporte s possibilidades de significao do texto.

Conhecer os usos da escrita na cultura escolar.

Orientar as crianas para perceberem como so usados e para que servem os suportes e instrumentos de escrita no cotidiano escolar como por exemplo, livro didtico, livros de histrias, caderno, bloco de escrever, papel ofcio, cartaz, lpis, borracha, computador. Elaborar com as crianas cartazes com o resultado da pesquisa realizada sobre o tema proposto, orientando-as como dispor um texto no cartaz, qual tipo de letra e que recursos grficos deve-se usar: lpis de cor; lpis de escrever; caneta hidrogrfica ou tinta guache?.

Diria

Observar se a criana identifica e manuseia corretamente os suportes e instrumentos de escrita no cotidiano escolar.

EIXOS
COMPREENSO, PRODUO E VALORIZAO DA CULTURA ESCRITA

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

Elaborar com as crianas cartazes com o resultado da pesquisa realizada sobre o temaproposto, orientando-as como dispor um texto no cartaz, qual tipo de letra e que recursos grficos deve-se usar: lpis de cor; lpis de escrever; caneta hidrogrfica ou tinta guache?. Desenvolver as capacidades necessrias para o uso da escrita no contexto escolar: Saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar. Discutir com os alunos como usar e cuidar dos cadernos para sua boa conservao (passando as folhas uma a uma, segurando corretamente o lpis de cor, o lpis de escrever, a tesoura, a borracha, o apontador,etc.). Orientar a marcao das linhas do caderno para a escrita na pauta. Orientar sobre como sentar-se corretamente na carteira para ler e escrever, cuidar dos materiais escolares, lidar com a tela, o mouse e o teclado do computador.

Diria

Diria

Observar se a criana sabe manusear os livros, se usa de maneira adequada os materiais escolares, se senta corretamente na cadeira para ler e escrever, se cuida do material; como lida com a tela, o mouse e o teclado do computador.

EIXOS
COMPREENSO, PRODUO E VALORIZAO DA CULTURA ESCRITA

CAPACIDADES

PRTICAS

FREQNCIA

AVALIAO

Desenvolver capacidades especficas para escrever.

Desenvolver atividades motoras para aquisio da habilidade de escrever de forma legvel (picar papel com os dedos, recorte, colagem, dobradura, enfiagem, pintura, modelagem de massinha e argila,etc.), levando os alunos a refletirem sobre a necessidade de uma boa apresentao esttica para que as produes escritas possam ser lidas por outras pessoas.

Diria

Observar se a criana se esfora para conseguir uma caligrafia legvel e com boa apresentao esttica.

Como fazer o conhecimento do aluno avanar? Sabemos que no existe um nico processo de ensino e aprendizagem. Essa relao cognitiva e pedaggica acontece no desenvolvimento da prtica pedaggica. Cabe, a ns, educadores e alfabetizadores compreendermos o caminho percorrido pelo nosso aluno, identicar as informaes que perpassam pela sala de aula e propor atividades que permitam, que tanto o acesso a informao, quanto a construo de conhecimento, se adaptem e dialoguem na relao ensino-aprendizagem. O alfabetizador precisa planejar, intervir e mediar a ao do aprendiz em relao ao objeto de conhecimento, mas para que o processo seja efetivo no sentido da promoo da aprendizagem, alguns princpios devem ser seguidos: - os alunos precisam apresentar o que sabem sobre o contedo que se quer ensinar e para isso, a relao de conana e autonomia deve ser construda coletivamente; - a organizao e o planejamento das prticas e das atividades devem ser avaliados e devem promover a circulao de informaes; - os contedos e atividades precisam manter suas caractersticas de objetos socioculturais sem se transformarem em simples objetos escolares vazios de signicado e sentido. Nem sempre ser possvel apenas organizar as atividades pensando nesses princpios, pois depende do contedo, seus objetivos e da orientao da atividade. No entanto, sua seleo e indicao podem direcion-los para uma prtica pedaggica focada no letramento e alfabetizao, alm dos muros da escola. Lembre-se de retomar as prticas pedaggicas indicados no Guia do primeiro bimestre, pois a interao em sala de aula contnua e todos os processos, metodologias e procedimentos precisam ser considerados de acordo com a necessidade e o desenvolvimento da turma. Consulte os resultados de desempenho de seus alunos para que as capacidades e habilidades lingsticas sejam introduzidas, sistematizadas e consolidadas.

PRTICAS PEDAGGICAS AS CONTRIBUIES DA PSICOMOTRICIDADE PARA LETRAMENTO E PARA ALFABETIZAO O que acontece em nosso corpo quando escrevemos? Para escrever realizamos o movimento de vrios ossos, sendo cinco palmares, oito do punho, alguns tendes e diversos msculos do brao. Tudo isso amparado por ombros e a coluna vertebral. Grafar uma atividade motora, seja traando letras, manuseando letras mveis, digitando no teclado do computador ou tambm usando lpis, caneta, borracha, tesoura, cola, etc. Por isso, necessrio propiciar experincias para o desenvolvimento de competncias motoras. As habilidades motoras precisam ser aprendidas e, na maioria das vezes treinadas. A aquisio de habilidade especca para escrever requer destreza motora e conhecimento da cultura escrita. A coordenao motora e as diferentes formas de expresso fundamental que a criana vivencie a sua mobilidade, desfrutando da sua linguagem corporal e capacidade motora, atravs de brincadeiras, jogos, danas, desenhos, modelagem, atividades esportivas, demonstraes de afeto, reprodues e imitaes comportamentais, etc. Muitas vezes, associado ao movimento infantil encontra-se a linguagem musical e as artes visuais, presente em todas as culturas, nas mais diversas situaes, integrando aspectos ldicos, afetivos, estticos e cognitivos e contemplando aspectos motores. As artes visuais expressam e comunicam sentimentos e idias atravs do trao, cor, forma, espao e volume em produes de desenho, escultura, brinquedos, pintura, bordados, entre outros. Em muitas propostas pedaggicas as artes visuais foram compreendidas como meros passatempos, no sendo valorizadas como atividades importantes para o desenvolvimento da coordenao motora. Muitas brincadeiras do universo infantil envolvem msica, possibilitando as crianas expressarem emoes, desenvolvimento da ateno e da concentrao, ritmo e controle motor. Habilidades imprescindveis no processo da aquisio da leitura e da escrita.

Em sntese, o processo de alfabetizao precisa ser transformado em um jogo enriquecido com atividades corporais, expresso grca e plstica por meio de desenhos e pinturas, expresso oral em rodas de conversas, registros escritos, entre outros. Quanto mais estmulos estiverem presentes, mais signicativa ser a aprendizagem e mais slidos sero o conhecimento e a assimilao dos conceitos pelos alunos. aconselhvel que a alfabetizao acontea a partir do corpo, dos gestos, do que est prximo da realidade da criana, do que palpvel. Expresso oral e escrita
Ao brincar e jogar a criana participa das construes de regras, sendo assim, [...] as crianas constroem conhecimentos e vivem relaes sociais especcas, repletas de valores e signicados (CARVALHO; GUIMARES, 2002, p. 80).

O trabalho com o movimento contribui para a expresso, pois necessrio a capacidade de se relacionar com o outro, usando a linguagem oral atravs do dilogo para a resoluo de problemas, o que sempre acontece em contextos de jogos e brincadeiras. As atividades coletivas e jogos em grupo renem situaes extremamente produtivas para o desenvolvimento da capacidade de dilogo, de respeito ao outro e proporcionam momentos de prtica e conscincia das regras. Em algumas situaes de impasse quanto ao cumprimento das regras torna-se necessrio recorrer leitura ou fazer o registro escrito das regras dos jogos em questo. Assim, aprender a linguagem oral e escrita ampliar as possibilidades de participao nas prticas sociais, nos signicados culturais pelos quais se interpreta e representa a realidade, atravs do desenvolvimento de quatro competncias bsicas: falar, escutar, ler e escrever.

Motricidade: forma de expresso Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil, o movimento, para a criana, signica muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espao. A criana se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mmicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo. A dimenso corporal integra-se ao conjunto da atividade da criana. O ato motor faz-se presente em suas funes expressiva, instrumental ou de sustentao s posturas e aos gestos. A movimentao das crianas na sala de aula deve ser considerada como um recurso para aprendizagem e no um obstculo, pois a criana aprende por meio da expresso corporal e ao vivenciar desaos motores. Existe a concepo de que o corpo e a mente so desvinculados, e o crebro no zesse parte do corpo. A escola no foge a essa regra, como se fosse possvel matricular s a cabea, deixando o corpo do lado de fora nas aulas e, somente percebendo o corpo na aula de educao fsica e no recreio.

Essa concepo de corpo aparece, ainda que no conscientemente, nas escolas. A organizao da sala, as rotinas de tempo, a distribuio do lanche, as aulas, revelam como esse corpo tratado. Em geral, um corpo que atrapalha a aprendizagem e que precisa ser contido, por isso as crianas esto sentadas em la, umas atrs das outras, e no podem movimentar-se sem autorizao. As prprias regras da escola quando se pode beber gua, quando levantar da cadeira, quando comear a atividade, se pode ou no virar para o lado agem sobre o corpo e podem inibir um envolvimento ativo do aluno com as atividades propostas. Insiste-se, por exemplo, que as crianas se organizem sempre em la. No entanto, aprender a andar pela escola sem ser dessa forma apresenta, do ponto de vista cognitivo, da aprendizagem de relacionamento e da autonomia, um desao muito maior do que andar em la. Assim, devemos ressaltar que aprender um ato psicomotor, embora, muitas vezes, separemos o corpo da mente, da mesma forma que separamos o que cognitivo do que psicomotor. Como diz Wallon, o ato mental e o ato motor so indissociveis.
importante que as aulas incorporem a expressividade e a mobilidade prprias s crianas. Assim, um grupo disciplinado no aquele em que todos se mantm quietos e calados, mas sim um grupo em que os vrios elementos se encontram envolvidos e mobilizados pelas atividades propostas. Os deslocamentos, as conversas e as brincadeiras resultantes desse envolvimento no podem ser entendidos como disperso ou desordem, e sim como uma manifestao natural das crianas. Compreender o carter ldico e expressivo das manifestaes da motricidade infantil poder ajudar o professor a organizar melhor a sua prtica, levando em conta as necessidades das crianas (Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil Volume 3 - 1998).

O signicado do modelo no trabalho com o movimento Uma ao pode ser realizada por meio de diferentes movimentos, por isso no se deve insistir em ensinar criana, principalmente no incio do processo de alfabetizao, um gesto nico tido como a tcnica mais adequada para resolver a atividade proposta. Quando o alfabetizador repete gestos-modelo estar contribuindo para a assimilao de movimentos estereotipados. As atividades propostas s crianas, bem como os ambientes em que esto inseridas e materiais oferecidos, devem contemplar oportunidades para que ela ganhe consistncia com variabilidade. Mais importante do que buscar o jeito certo de pular corda, arremessar uma bola, por exemplo, estimular a criana a resolver esse desao de diferentes maneiras, de diferentes distncias. Essas aes permitem que a criana escolha as respostas para os diferentes desaos buscando solues alternativas e criativas para os mesmos problemas. Isso no quer dizer que o alfabetizador no deva fornecer informaes s crianas sobre os caminhos para encontrar melhores solues, demonstrar movimentos que ele conhece ou chamar a ateno da criana para a maneira como um colega resolveu aquele desao. Portanto, o desenvolvimento motor ocorre, basicamente, por dois processos: o aumento da diversidade e da complexidade.

O aumento da diversidade se d pela possibilidade de a criana vivenciar um mesmo esquema de ao em diferentes contextos. O aumento da complexidade envolve aprendizagem de novos movimentos a partir daqueles que a criana j domina e diversica. Por exemplo: a criana aprende a andar diversicando essa ao em relao ao tempo, aos deslocamentos, s mudanas de direo; a partir desse andar ela desenvolve o correr e o correr diversicado, que depois pode ser combinado a outros movimentos, como quicar uma bola, dando origem a um movimento mais complexo ainda, que driblar a bola num jogo de futebol. Para um bom desenvolvimento motor preciso, ento, garantir a diversicao dos movimentos e a graduao das diculdades, levando em considerao o desenvolvimento e a aprendizagem da criana num determinado momento. Mas preciso superar a viso de que o desenvolvimento motor um processo natural e progressivo que acontece sem a necessidade de um ambiente favorvel sua ocorrncia. Entendemos que esses dois processos so indissociveis. Uma caracterstica singular do movimento humano a necessidade de construir, ao mesmo tempo, consistncia e variabilidade, por isso, preciso deixar de lado a idia de que existem formas gestuais ideais, nicas, certas que a criana deve aprender. A consistncia garante o encontro de coordenaes motoras mais ecientes, construdas para que a criana apresente solues frente aos desaos motores. Podemos observar esse desao quando a criana folhear, pela primeira vez, as pginas de seu caderno ou manipular lpis e borracha (em diferentes formatos e texturas). Para aprender a escrever, por exemplo, preciso que a criana ganhe consistncia em sua capacidade de controlar as contraes musculares adequadas para realizar o movimento. Seja traando letras ou manuseando as letras mveis. A consistncia garante encontrar um caminho seguro e convel para realizar o movimento. No entanto, estamos constantemente sendo desaados pelos variados portadores de texto (revistas, panetos, livros) a serem manuseados, podemos usar papel, letras mveis ou teclado do computador para escrever, e a variabilidade de nosso sistema motor que garante essa adaptabilidade e o desenvolvimento de esquemas de ao exveis.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO Para que a alfabetizao seja um aprendizado envolvente e contextualizado nada melhor que utilizar a leitura e a escrita na prtica das brincadeiras, seja fazendo o registro das regras atravs da escrita, explicando as regras oralmente ou lendo gneros textuais que apresentem msicas, jogos e brincadeiras que ainda no fazem parte do repertrio da turma. Para que a brincadeira, numa situao dirigida, seja proveitosa e atinja seus objetivos, deve ser bem organizada, conduzida e avaliada. Imprescindvel uma conduo rme, justa com orientaes de fcil compreenso e numa seqncia lgica para as crianas. Para estimular a participao efetiva das crianas, nas brincadeiras propostas, primordial o professor demonstrar entusiasmo legtimo. Sugestes para o planejamento e execuo de jogos e de brincadeiras. Planejar - Sempre planeje: escolher o jogo ou brincadeira adequada, considerando os seguintes aspectos: idade, interesses, nmero de crianas, materiais necessrios; espao disponvel; etc. Orientar o grupo: motivar as crianas para a atividade e ser bastante claro ao apresentar as regras, garantindo a compreenso de todos. Distribuir ateno a todos: auxiliar aos alunos que apresentarem mais diculdades, estabelecendo limites e ajudando-os a cumprir as regras.

Acalmar as crianas e iniciar outra atividade: disponha de alguns minutos para conversao, tecendo alguns comentrios sobre a atividade concluda, anteriormente. Dominar os procedimentos didticos que iro auxiliar efetivamente o desempenho docente durante as atividades. Aspectos importantes a serem observados durante o desenvolvimento das atividades Envolver todas as crianas na atividade. Importante lembrar, que numa situao escolar, nem todas as crianas podero participar ao mesmo tempo; nesse caso, recorre-se ao revezamento... uns jogam, outros torcem;

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO Estimular a participao de todas as crianas nos jogos e brincadeiras. interessante que o professor realize uma demonstrao com ajuda de alguns alunos de como executar a tarefa proposta para garantir que todos compreenderam o desenvolvimento da atividade; Circular entre as crianas permite ao professor vericar quais esto com diculdade e ajud-las; Dar ateno especial para s crianas que apresentem diculdades na execuo da brincadeira, por qualquer que seja o motivo, para que elas possam superar suas diculdades; Observar se todas as crianas esto participando ativamente nas brincadeiras e jogos propostos e se esto tendo oportunidade suciente para isto;

Proporcionar condies para a criana criar novas formas de movimento. importante que ela tenha a oportunidade de testar suas prprias idias, resolver problemas com o seu prprio movimento; Propiciar tarefas em que a criana encontre a maneira de realiz-la com seu prprio movimento. O professor deve explicar, sem fazer uso da demonstrao; Favorecer o exerccio da liderana, caso surja uma criana como lder; Mudar a liderana para que todas as crianas tenham a experincia de liderar; Utilizar formas em que no deixem crianas sem grupo, caso a atividade demande formao de grupo; Denir maneiras para as crianas retirarem e guardarem os materiais usados na atividade proposta; Promover o retorno o mais breve possvel das crianas eliminadas quando houver o critrio de eliminao no desenvolvimento da atividade; Realizar a correo da brincadeira ou jogo, o professor deve atentar-se para: - colocar as crianas sentadas de forma que todas consigam enxergar o professor executando a atividade do jogo ou brincadeira, relembrando as regras e combinados; - demonstrar o passo a passo ao desempenhar a brincadeira ou jogo; . - solicitar que experimentem a brincadeira ou jogo aps a demonstrao.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO Propiciar atividades em pequenos grupos para a criana ter a oportunidade de ajudar o colega, assim experimentar observar as suas aes e, s vezes, corrigir a si prprio e/ ou ao outro; Estabelecer um sinal de parada para retomar a ateno das crianas Normalmente a elevao do brao, acompanhada pela voz ecaz.
Atividades dirigidas para o desenvolvimento da coordenao motora que auxiliaro no processo de aquisio da leitura e escrita. Seguem alguns exemplos:

muito til.

Fantasma Correr nas pontas dos ps, sem fazer qualquer rudo. Gigante Ficar nas pontas dos ps, estender os braos para cima e caminhar com passadas largas. Saci Dar voltas, pulando num s p. Boneco de pano Amolecer o corpo, deixando os braos pendidos para os lados e andar completamente relaxado. Relgio Afastar as pernas e inclinar o tronco um lado e para o outro, dizendo tic-tac. Soldado de chumbo Esticar bem as pernas e os braos e andar com o corpo duro, fazendo movimentos exagerados com os braos. Canguru Ficar em p, com os joelhos ligeiramente curvados e os ps unidos. Levar os braos exionados frente, encostando-os ao tronco. Deixar as mos relaxadas e cadas e dar longos saltos frente , sempre com os ps unidos. Pular corda Pular corda uma brincadeira praticada pelas crianas de todo o mundo. As meninas so as que mais brincam com corda, mas os meninos tambm podem e devem pular. uma brincadeira muito divertida, pode-se pular corda sozinho ou com outras crianas. Mas, em grupo, ca muito mais divertido.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO H uma quantidade considervel de parlendas e cantigas que do ritmo s atividades com corda. O professor pode ensin-las. Caso tenha mais de uma corda, organize trios: dois batendo e um pulando. Desae os grupos a irem testando uma a uma, para vericarem qual a mais fcil, mais rpida, mais difcil, etc. As crianas que batem a corda vo contando ou falando as letras do alfabeto at que quem estiver pulando encoste o p na corda. Quando a criana errar ter de dizer uma palavra em que a letra aparece no incio. Duas crianas batem a corda em ritmo normal. Uma terceira chega e reproduzem o dilogo: - Tem, tem. (a criana que chega) - -Quem ? (as duas que batem a corda) - Seu bem (criana). - Pode entrar. (as crianas que batem a corda). Algumas msicas podem ser cantadas enquanto pula-se corda observando o ritmo. Por exemplo: Um homem bateu minha porta. E eu abri. Senhoras e senhores, ponham a mo no cho. Senhoras e senhores, pulem num p s. Senhoras e senhores, dem uma rodadinha e vo pro olho da rua. Com quem? Com quem? (Nome da criana que est pulando) vai se casar? Louro, moreno, careca, cabeludo. Rei, ladro, soldado, capito. Qual a letra do seu corao? Suco gelado, cabelo arrepiado, qual a letra do seu namorado? A,B,C,D, E,F,G,H,I,J, K,L,M,N,O,P,Q,R,S,T,U,V,W,X,Y,Z. Quando a menina erra, ter de dizer um nome que comece com aquela letra. Variao da mesma msica para os meninos: Suco gelado, peruca arrepiada, qual a letra da sua namorada? A,B,C,D, E,F,G,H,I,J,K,L, M,N,O,P,Q,R,S,T,U,V,W,X,Y,Z. Quando ao menino erra, ter de dizer um nome que comece com aquela letra. Batalho, lho, lho. Quem no entra um bobo. Abacaxi, xi, xi. Quem no sai um saci!

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO Nunca me viu, cara de pavio! Nunca te vejo, cara de percevejo! No me atormente, cara de _______________! Voc s reclama, cara de ______________! V se no implica, cara de ___________! Voc no se importa, cara de ____________! Quem foi pra Portugal, perdeu o mingau! Quem foi pra Pirapora, perdeu a hora! Quem foi para a roa, perdeu a carroa! Etc.. Chamada Enquanto duas crianas batem a corda, as outras formam uma la. Cada um entra na corda, pulando trs vezes e dizendo:- Pique, rabo, emenda! No quarto pulo, sai da corda, e a criana seguinte entra na mesma hora. Pescaria do alfabeto Material: letras em papel carto com ganchinhos, varas de pescar, areia, chas de nomes dos alunos ou palavras trabalhadas. Desenvolvimento: Dispor as letras na areia para serem pescadas 1) Pescar uma letra, para ser colocada sobre uma cha cuja palavra tenha a letra pescada. 2) Pescar uma letra e dizer uma palavra em que ela aparece no incio. Circuitos e percursos Material Pneus, caixotes, cordas, barbantes, bambols, bancos, mesas, cadeiras, colchonetes, tocos de madeira, blocos de espuma ou papelo, panos grandes, tneis de pano. Desenvolvimento O professor e as crianas organizam os diferentes materiais, montando o percurso em seqncia ou na forma de labirinto, criando passagens secretas, trechos com larguras e alturas limitadas etc. Terminada a tarefa, as crianas comeam a percorrer o percurso construdo. Objetivos Encontrar solues corporais para os desaos propostos no percurso ou circuito; experimentar novas formas de deslocamento em espaos diferenciados (alongando-se, abaixando, arrastando, puxando, rolando, segurando, apoiando etc.); desenvolver os aspectos motor, social e cognitivo.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO Fingir de esttua Material Um aparelho de som e tas ou CDs variados. Desenvolvimento Voc ca no controle do aparelho de som. Enquanto a msica toca, as crianas devem caminhar ou danar pode ser ou no, no ritmo da msica. Quando a msica pra, elas tambm param imediatamente do jeito que esto e cam sem se mexer at a msica recomear. Objetivo Trabalhar o contraste entre som e silncio.

Boliche Material Garrafas pet, bola de meia, tampinhas, papel e lpis Desenvolvimento Dividir a turma em dois grupos. Cada criana na sua vez joga a bola com o objetivo de derrubar as garrafas. Marcam-se os pontos conforme o nmero de garrafas derrubadas. Variaes Boliche dos numerais (colar um numeral em cada garrafa). A criana deve escrever os numerais das garrafas cadas, ou separar o nmero de tampinhas correspondente ao nmero de garrafas cadas, ou somar dois ou trs numerais das garrafas cadas... Boliche das letras ou palavras (colar uma letra em cada garrafa ou uma palavra) A criana deve escrever as letras das garrafas cadas, ou desenhar uma gura cujo nome se inicia com uma das letras das garrafas cadas, ou ler as palavras das garrafas cada, ou criar uma frase com uma das palavras das garrafas, etc. Corre comadre Corre Compadre Material Uma bola e lugar amplo.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO Desenvolvimento Organizar as crianas atrs de uma linha ponto de partida. O professor arremessar a bola rolando at uma outra linha, a de chegada, dizendo CORRE COMADRE CORRE COMPADRE. Todas as crianas devem correr tentando atingir a linha de chegada antes da bola. Ganharo a partida as crianas que conseguirem cortar a linha de chegada antes da bola. Objetivos Desenvolver ateno, rapidez, coordenao viso- motora, organizao espao- temporal, coordenao dinmica geral. Esvaziar e encher Material caixas com vrios objetos (o nmero de caixas ser correspondente ao nmero de las a serem formadas) Desenvolvimento Distribuir as crianas em duas ou trs las. As crianas caro atrs de uma linha traada no cho. frente da linha de cada la, numa distncia de 20 metros, colocar uma caixa. Ao sinal do professor, o primeiro de cada la dever correr at a caixa e retirar todos os objetos da caixa utilizando uma s mo. Ao retirar todos os objetos da caixa voltar correndo e ocupar o ltimo lugar da la. Assim que a primeira criana ultrapassar a linha, a segunda correr para repor os objetos na caixa, tambm usando apenas uma das mos. Vence o jogo a la que todas as crianas foram at a caixa. Objetivos Desenvolver ateno, velocidade, coordenao motora e coordenao dinmica geral. Roupas no varal Material Corda de varal e balde com panos e pregadores. Desenvolvimento As crianas distribudas em dois ou trs grupos. Ao sinal dado as primeiras crianas de cada la devem sair correndo levando o balde que tem ao seu lado, e pendurar no varal as roupas que tem dentro. Devem tambm colocar os prendedores necessrios.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO Aps pendurarem, devem trazer de volta para os prximos da la que devem retornar e retirar as roupas da corda e os prendedores, trazendo para o seguinte da la. O seguinte da la dever ir pendurar, e assim sucessivamente. A equipe, que todos os participantes forem em menos tempo e de forma correta, ser a vencedora. Objetivos Desenvolver ateno, velocidade, coordenao motora e coordenao dinmica geral. Caa Fantasmas Material Um lenol. Desenvolvimento Crianas sentadas, em crculo. Uma criana escolhida aleatoriamente para sair da sala por alguns instantes. As demais crianas permanecem sentadas. Uma criana da roda coberta com o lenol ( importante que no aparea nenhuma parte do corpo e que ela permanea em silncio). A criana que est do lado de fora da sala volta e dever adivinhar qual colega foi coberto. Em outro momento, dois participantes podem trocar de lugar ou at mesmo o grupo todo, dicultando para quem est adivinhando. Os participantes podem discutir na roda a posio em que estavam sentados: quem estava de um lado, quem estava de outro e o que mudou (as trocas), no nal da brincadeira. Objetivos Desenvolver percepo visual, memria, organizao espacial, ateno. Vai e Vem Material Nenhum Desenvolvimento As crianas sentadas no cho em crculo. Uma criana ca fora do crculo, em p.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO A criana escolhida ir correr no sentido horrio (direta) da roda. Ela escolher um colega colocando a mo em seu ombro. Quando a criana de fora da roda indicar o colega e gritar VEM, ele dever levantar-se e correr para a direita. Quando gritar VAI, o escolhido correr para a esquerda, tentando ocupar novamente seu lugar no crculo. Quem car em p continua a brincadeira escolhendo outro colega, e assim, sucessivamente. A brincadeira terminar quando diminuir o interesse das crianas. Objetivos Desenvolver a agilidade, lateralidade e a organizao espacial.

Barata assustada Material Um objeto qualquer que possa passar de mo em mo. Desenvolvimento As crianas sentadas em crculo. A um sinal dado pelo professor (uma batida de palma, por exemplo), o objeto passa rapidamente de mo em mo para o colega da direita. Ouvindo um novo sinal (duas palmas, por exemplo) as crianas fazem o objeto voltar, ou seja, para a esquerda. O professor d vrios sinais correspondendo a cada mudana de direo do objeto. A brincadeira acabar quando os jogadores perderem o interesse pelo jogo. Objetivos Desenvolver ateno, rapidez, coordenao viso motora e lateralidade. Corrida das trs pernas Material Faixas para amarrar as pernas, sucientes para todas s crianas.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO Desenvolvimento As crianas se dividem em duplas, amarram a faixa no joelho, unindo a perna direita dos dois jogadores. A dupla deve segurar-se rme pela cintura e quando o professor der o sinal de largada, as crianas saem correndo tentando cruzar a linha de chegada. A dupla que alcanar primeiro linha de chegada, vence o jogo. Objetivos Desenvolver ateno, rapidez, equilbrio dinmico, organizao espao-temporal. Estimular a solidariedade e a parceria atravs da sincronia exigida para o bom desempenho das duplas. JOGO DA FRUTA Material Uma bola Desenvolvimento As crianas formam um crculo e uma vai para o meio da roda. Cada criana escolhe uma fruta. A criana que est no meio da roda dever jogar a bola para cima e gritar o nome de uma fruta. A criana (fruta- escolhida) pega a bola enquanto as demais crianas correm. Ao pegar a bola a criana grita: Salada de frutas. Ao som dessa ordem quem estiver correndo dever parar. A criana que est com a bola a arremessar tentando acertar um colega. As crianas no podero sair do lugar para esquivar da bola. A criana que for acertada ir para o meio do crculo e chamar uma outra fruta.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO Objetivos: Desenvolvimento da ateno, rapidez, coordenao viso-motora e vocabulrio (frutas). Pele de serpente Desenvolvimento As crianas devem formar uma la, de pernas abertas e mos nos ombros do colega da frente. O ltimo da la dever rastejar entre as pernas dos colegas at chegar ao incio da la. Depois ser a vez do penltimo da la, e assim sucessivamente, at que todas as crianas mudem de lugar. Ao terminar a la pode recomear em sentido contrrio. O jogo terminar quando as crianas perderem o interesse pela brincadeira. Objetivos Desenvolvimento da ateno, coordenao motora, organizao espao-temporal.

Caador de Tartarugas
Material Uma quadra de esportes Desenvolvimento As crianas dispersam-se pela quadra e o professor escolhe um caador que ir caar as tartarugas. Dado o sinal de incio o caador sai correndo para pegar os colegas. Esses evitaro ser apanhados deitando-se no cho, de costas, braos e pernas encolhidos, imitando uma tartaruga (deitadas sobre o dorso), devendo permanecer assim, apenas por alguns segundos. Enquanto estiverem nessa posio, no podero ser caados. A tartaruga que for apanhada sai do jogo. Vencer o ltimo a ser pego.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO Objetivos Organizao espacial e temporal, equilbrio esttico, velocidade, coordenao motora. Observao Conforme o nmero de participantes, pode-se escolher dois ou trs caadores. A mgica Material Um pano para cada participante tapar os olhos. Desenvolvimento Crianas em dupla. Uma dever estar deitada no cho com os olhos vendados, a outra ao seu lado com o pano na mo. A criana da dupla que est com o pano na mo dever, com o mesmo, tapar uma parte do corpo do seu colega, e dizer: Fulano, sumiu uma parte de seu corpo. Qual foi?.

A criana que est com os olhos vendados dever responder, e depois de um certo tempo trocar as posies. Objetivos Desenvolver esquema corporal. Galinha cega Material Garrafa pet vazia e uma venda para os olhos. Desenvolvimento Formar uma roda e uma das crianas car no meio dessa roda, a galinha cega no caso, com uma garrafa pet nas mos e os olhos vendados. A roda comea a girar e a cantar e quando a galinha cega bater no cho com sua garrafa pet, a roda para. A galinha cega deve estender sua garrafa pet em direo a outra criana, que se aproximar, cando em frente e ao alcance das mos da galinha cega. Essa dever tentar reconhecer o colega pelo tato. Se conseguir, essa criana ser a galinha cega. Caso contrrio, o jogador volta para seu lugar e o jogo continua.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO Ganhar a partida, a criana que conseguir car menos tempo no meio da roda. Objetivos Desenvolver esquema corporal, organizao espacial, socializao. Cabra-cega (Tambm conhecido por cobra-cega, pata-cega, galinha-cega) Material: Uma tira de tecido escuro ou um leno para vendar os olhos da cabra-cega. Desenvolvimento: Aps a escolha do espao onde ser feita a brincadeira, as crianas iro sortear quem ser a cabra-cega. Em seguida, vendar os olhos de uma criana, a cabra-cega. As crianas rodam a cabra e saem correndo. A cabra deve agarrar algum e adivinhar quem . Se acertar, a criana escolhida ser a prxima cabra-cega. Se errar, o jogo continua. Objetivos: Desenvolvimento da coordenao motora, ateno e sentido de localizao, percepo e discriminao ttil e auditiva. Cabra-cega ( variao ) Todos formamf uma roda e cam de mos dadas. Quem for escolhido para ser a cabra-cega ca com os olhos vendados e vai para o meio da roda. A cabra-cega tem de agarrar algum da roda, que no pode car parada: quem estiver do lado para onde a cabra estiver indo, foge; quem est do outro lado, avana. Se a cabra-cega for esperta, conseguir pegar algum que est atrs dela. Se a corrente da roda quebrar, o jogador que estiver do lado esquerdo de quem soltou a mo ca sendo a cabra-cega e a brincadeira comea de novo.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO Jogo das argolas Material Argola, 3 garrafas pet numeradas, saquinho contendo letras. Desenvolvimento As crianas devero encaixar as argolas nas garrafas pet, dispostas verticalmente no cho. A criana aps jogar a argola encaixando-a na garrafa, sortear uma letra e ter de dizer palavras comeadas com a letra sorteada, na quantidade indicada pelo nmero registrado na garrafa onde a argola se encaixou. Por exemplo: Se a argola se encaixar na garrafa de numeral 2 e a letra sorteada for a letra F, a criana ter de dizer duas palavras iniciadas pela letra F. Importante O nmero de garrafas e de letras a serem sorteadas ir aumentando conforme o processo de aquisio de leitura e escrita da sua turma. Inicialmente pode-se colocar somente as vogais dentro do saquinho se estas forem as letras trabalhadas no momento. Passa anel Material Um anel. (O anel pode ser substitudo por uma pedrinha). Desenvolvimento As crianas cam em la, lado a lado, sentadas ou em p, com as mos unidas. Uma delas escolhida para passar o anel que est entre as suas mos. Inicia-se o jogo com a criana que est com o anel, passando de mo em mo das outras crianas, tentando deixar o anel por entre mos unidas. Enquanto, a criana passa o anel vai dizendo: - Tome este anelzinho e no diga nada a ningum. Aps passar por todas as crianas, ela j dever ter deixado o anel com uma delas.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO Aps isso, a criana que estava com o anel e que o passou a outra, pergunta a qualquer uma das crianas, menos quela que est com o anel: - Com quem voc acha que est o anel? Se a criana escolhida acertar, ela recomea a brincadeira, passando o anel. Variao As crianas se sentam em roda segurando um barbante amarrado contendo um anel. Uma criana ca fora da roda com os olhos vendados enquanto as crianas cantam: Perdi meu anel no buraco da parede. Quem achar me d de volta meu anel de pedra verde. Ao nal da msica a criana de olhos vendados se volta para o grupo e tenta descobrir com quem est o anel. Caso erre, a criana que est com o anel assume o seu lugar e, assim, sucessivamente. Gato e rato Regras 1Denir entre as crianas quem ser o gato e quem ser o rato. 2As crianas da roda iro estabelecer a que horas o rato vai chegar, enquanto o gato estiver distante. 3A roda ser considerada a casa que protege o rato e dever impedir a entrada do gato sem soltar as mos. 4Quando o gato conseguir entrar na roda, as crianas devero permitir que o rato saia e, assim, sucessivamente. Desenvolvimento: As crianas, de mos dadas, formam um crculo, cando uma dentro dele (rato) e outra fora (gato). Enquanto as crianas giram, acontece o seguinte dilogo: Gato: - Seu ratinho est em casa? As crianas na roda: - No, Senhor! Gato: - A que horas ele volta? As crianas: - s oito horas. (ou qualquer outra) Gato: - Que horas so? As crianas: - Uma hora. Gato: - Que horas so? As crianas: - Duas horas.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO Ao chegar a hora determinada pelo grupo, as crianas param de rodar e o gato lhes pergunta: - Seu ratinho j chegou ? As crianas: - Sim, Senhor ! Gato: - Do-me licena para entrar ? As crianas: - Sim, Senhor ! Comea ento a perseguio do gato ao rato, que as crianas ajudam a esconder, facilitando sua entrada e a sada do crculo e dicultando a passagem do gato. O jogo terminar quando o gato conseguir pegar o rato. Mame, posso ir? Desenvolvimento Traar no cho duas linhas distanciadas mais ou menos oito metros, uma da outra. Denir qual criana ser a mame e as demais sero os lhos. As crianas, os lhos, cam atrs de uma das linhas e a mame atrs da outra, do lado oposto. A brincadeira consiste em os lhos avanarem em direo linha em que est a mame. Isso feito atravs de vrios tipos de passos, ordenados conforme a vontade da mame. As crianas perguntam: - Mame, posso ir? Mame: - Pode. Crianas: - Quantos passos? Mame: - Dois de formiguinha. (poder ser de outro tipo) avanado em direo mame. A criana que chegar primeiro junto mame ser sua substituta.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO Tipos de passos formiguinha (colocar o p unido frente do outro); elefante (avanar com passos enormes, terminando com um pulo); canguru (movimentar-se, pulando, agachando); cachorro (avanar de quatro ps, isto , usando os ps e as mos). Quente e frio - esconder objetos Desenvolvimento Uma criana esconde um objeto, enquanto as outras fecham os olhos. voz de pronto, as crianas saem a procurar o tal objeto. Quem escondeu o objeto vai orientando, conforme a distncia que os outros estiverem do esconderijo: Est quente (quando prximo), Est frio, (quando distanciado), Est queimado (quando bem perto). Quem encontrar o objeto ser encarregado de escond-lo na repetio da brincadeira. Jogo da cadeira ou dana das cadeiras Material uma cadeira a menos que a quantidade de crianas, som e cd ou ta cassete. Desenvolvimento Colocar as cadeiras em crculo. Todas as crianas sentam, uma ca de p. O professor coloca a msica e d incio brincadeira. Todos levantam e andam em roda das cadeiras ao som da msica. Quando a msica parar, cada criana dever sentar em uma cadeira. Quem car sem lugar, sai da brincadeira. Assim, as cadeiras vo sendo retiradas, uma a uma, diminuindo o nmero de participantes. Vence aquele que conseguir sentar na cadeira que restar.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO Pular elstico Material Um elstico grande com as extremidades costuradas. Para cada grupo de trs crianas. Desenvolvimento Duas crianas entram no elstico e o conservam estirado, na altura dos tornozelos, pernas afastadas (elsticos em linhas paralelas). Uma criana pula sobre o elstico distendido, realizando uma srie de provas. Prova I a) pular no lado 1, cando com um p dentro do paralelo e o outro fora; b) pular no lado 2, cando com um p dentro e o outro fora. Prova II a) pular, pisando um p sobre o elstico (lado 1) e o outro fora (lado 2); b) pular, pisando um p sobre o elstico (lado 2) e o outro p fora (lado 1). Prova III - Tringulo a) O jogador que o pulador toma lugar num dos lados, segurando o elstico com as duas pernas: pula, deixando s uma perna prendendo o elstico com as duas pernas; b) repete o mesmo movimento com o outro p. Prova IV Dois tringulos -pular, levando o elstico do lado 2 para frente (lado 1) com um p, trazendo no calcanhar do outro p o elstico do lado 1 para o 2. Prova V - Xis a) a partir do lado 1, pular, colocando um ponto inicial: b) b) a partir do lado 1, pular, com os dois ps juntos de cada lado do Xis e saltar fora para o lado. 2: repetir o mesmo tipo de pulo, voltando ao lado 1. Conforme acerto entre o grupo ldico, a colocao do elstico pode subir at a barriga da perna.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO Eu com as quatro Desenvolvimento Crianas em nmero de quatro, em crculo, sem dar as mos. O jogo consiste num movimento seqenciado de batidas de mos acompanhadas por versos ritmados. Iniciam dizendo 1, 2, 3, 4, batendo com as mos nas laterais das coxas. A seguir associam os seguintes gestos: E eu - batem no peito com os braos cruzados frente; com as quatro - batem com as palmas das mos nas palmas das companheiras laterais, mos em posio vertical, com exo do punho, ponta dos dedos para cima; E eu - palmas individuais, altura do peito; com essa - batem palmas nas da companheira que est colocada esquerda; E eu _ palmas individuais; com aquela - batem palmas nas da companheiras que est colocada a direita; E ns palmas individuais; por cima - as companheiras, que esto frente a frente,, batem as palmas uma da outra, em posio mais elevada; E ns- palmas individuais; por baixo - batem nas palmas das mos da companheira que est frente, em posio mais abaixo; E eu - batem no peito com os braos cruzados frente; com as quatro- batem com as palmas das mos nas palmas das companheiras laterais. A brincadeira segue com a movimentao j descrita, porm, a cada repetio as crianas alternam as posies, ou seja, quem numa vez bateu por cima bater, inicialmente, por baixo. Letra da cantiga Um dois, trs, quatro. E eu com as quatro, e eu com essa, E eu com aquela, E ns por cima, E ns por baixo. Bis Variao C, c, c (batendo com as mos nas laterais das coxas). Uma banana pra voc ( cruzam os braos sobre o peito, batendo com as palmas das mos nos prprios ombros). E eu com as quatro.

A IMPORTNCIA DAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS PARA O LETRAMENTO E A ALFABETIZAO - CONTINUAO Escravos de J Nmero de participantes: Distribuir as crianas em grupos de 5 a 10. Desenvolvimento: Crianas sentadas no cho em crculo; um objeto (pedrinha, caixa de fsforo ou sementes). As crianas vo entoando a cantiga, marcando os tempos fortes; passam o objeto de uma para outra, no sentido dos ponteiros do relgio. Somente na parte onde dizem zigue zigue - z o objeto passado na direo contrria, retornando-se, logo a seguir, primeira direo contrria, retornando-se, logo a seguir, primeira direo. Quem erra cai fora. Os ltimos dois sero os vencedores. Letra da cantiga: Escravos de J Jogavam caxang. Bota, tira. Deixa o Z Pereira Ficar. Guerreiros com guerreiros Fazem zigue - zigue - z Bis Escravos de J Jogavam caxang. Tira, bota. Deixa o Z Pereira Ficar. Guerreiros com guerreiros Fazem zigue-zigue-z Ateno - concentrao Desenvolvimento Crianas em crculo. No incio, dizem juntos Ateno e batem palmas trs vezes. Segue: Concentrao - trs batidas de palmas; Vai haver revoluo e o lder completa Se voc no disser o nome de ... (fruta, brinquedo,etc ou palavra que comece com determinada slaba ou letra). Seguindo a ordem da roda (direita ou esquerda), um de cada vez responde solicitao feita. Quem no atender ordem dever pagar uma prenda sugerida pelo lder: imitar bailarina, pular num p s, etc). A cada rodada haver a troca do lder.

PRTICA PEDAGGICA DESCOBRINDO NOVAS FORMAS DE GRAFAR AS LETRAS


Alguns a chamam de letra basto, outros de caixa alta, ainda imprensa ou maiscula. Todas essas nomenclaturas identicam o mesmo tipo de letra que o tipo sugerido, pela equipe elaboradora deste Guia, para a alfabetizao dos alunos de seis anos. A letra basto ideal para iniciar o processo de alfabetizao, pois requer menos coordenao motora, fcil de ser copiada e assimilada rapidamente pelos alunos. Eles conseguem reproduzir as palavras que o alfabetizador escreve no quadro de giz e a identicam nos mais diversos contextos, como: televiso, jornais, revistas, outdoors, livros, placas de transito, sinalizaes de hospitais, ambulncias, rtulos de embalagens, letreiros, teclas de computadores, etc. A escrita inicial dos alunos no uma simples reproduo mecnica da lngua, mas um processo de assimilao e percepo dos objetos, pessoas, lugares, fatos, enm, tudo na vida tem um nome. Esse nome pode ser representado de forma escrita e quando escrito pode ser entendido por todos, pois a lngua possui padres construdos pelo homem para que o entendimento das palavras seja mantido ao longo da histria. Portanto, quando a criana ainda est sendo alfabetizada no aconselhvel utilizar vrios tipos de letra, pois essa diversidade s complicar e dicultar o processo de assimilao e entendimento da lngua. A apresentao dos diversos tipos de letra deve ser feita aps assimilao do cdigo da escrita, aproveitando palavras signicativas para as crianas da turma. A alfabetizao deve ser natural e reetir os contextos sociais para que ocorra de forma ecaz e, os alunos colham dela o gosto pela leitura e pela prtica da lngua nos mais diversos contextos sociais e culturais. medida que suas crianas avanam nas hipteses sobre a escrita imprescindvel que seja intensicado o trabalho com outras formas grcas, apresentando novos suportes textuais e explorando o alfabeto exposto na sala de aula. Oriente para que as crianas percebam que uma mesma letra pode ser grafada de formas diferentes: maiscula, minscula, cursiva e basto. A partir da avaliao diagnstica de sua turma nesse segundo bimestre voc, alfabetizador, poder perceber a necessidade ou no de introduzir a letra cursiva. A letra cursiva, por usar linhas onduladas e entrelaadas, exige mais coordenao motora, um maior esforo do aluno. Quando a criana j estabilizou suas hipteses sobre a escrita, ou seja, assimilou o processo da escrita convencional, usando slabas, vogais, e percebeu as regularidades da nossa escrita, o processo de transposio da letra basto para a letra cursiva ca mais fcil, pois a criana no precisa se preocupar com letras a utilizar, e sim, com os aspectos grcos e mecnicos.

PRTICA PEDAGGICA PRTICAS DE LETRAMENTO - FESTA JUNINA A valorizao dos saberes construdos dentro e fora da sala de aula deve ser condio para que o alfabetizador se aproprie do tema escolhido, como por exemplo, o tema FESTA JUNINA sugerido para o guia do 2 bimestre do 1 ano do ciclo de alfabetizao. Esse tema pode ainda no ter sido trabalhado ou sistematizado pelas crianas de 6 anos, mas quando se aprende na escola e, principalmente, quando a proposta de ensino planejada com base em pesquisa e discusso coletiva, (alunos e comunidade escolar) torna-se elemento fundamental para a efetivao da alfabetizao. Apresentaremos situaes de letramento que possibilitem a interveno do alfabetizador e a necessidade da utilizao de prticas reais de leitura e escrita, no contexto da festa junina. As atividades propostas, alm dos aspectos cultural e ldico, so uma tima oportunidade para se trabalhar a coordenao motora, esquema corporal, conceitos (em cima, embaixo, esquerda, direita, frente, atrs, etc.), contribuindo no desenvolvimento de habilidades para a aquisio da escrita e leitura. Na prtica pedaggica letramento e festa junina, indicaremos textos instrucionais que do orientaes precisas para a realizao de diversas atividades: montar um adereo para a decorao da festa, seguir uma instruo escrita de como realizar as brincadeiras tpicas de uma festa junina. O discurso do texto instrucional, especicamente em receitas e em manuais, normalmente, vem divididos em duas partes: uma contm listas de elementos a serem utilizados e a outra explica como proceder no seu uso. Vrias receitas de comidas tpicas da festa junina levam milho: milho cozido, mingau, pamonha, bolo de milho, canjica, pipoca, etc. Alm de pesquisar sobre essas receitas, que tal construir um milharal de mentirinha com as crianas de 6 anos? Quando o milharal estiver pronto, monte junto com as crianas um espantalho para proteglo.

MILHARAL
Material necessrio Tubos de papel higinico Papel fantasia amarelo Papel crepom verde e amarelo Tesoura Cola

Como fazer 1. Com a ajuda dos alunos colecione tubos de papel higinico. 2. Encape-os com papel fantasia amarelo para serem a base de cada milho. 3. Coloque a meninada para picar papel crepom amarelo fazendo bolinhas que futuramente sero os gros. 4. Passe cola em apenas uma parte dos tubos que j estiverem encapados e pea s crianas para colarem nele as bolinhas de papel crepom. 5. Finalize cada espiga com papel crepom verde. 6. Arme o milharal numa grade ou tela da escola, adicionando algumas folhas em papel crepom verde.

Agora que o milharal cou pronto, que tal montar um espantalho para espantar as aves famintas?

ESPANTALHO
Material necessrio - 2 cabos de vassoura - Meio metro de tecido ou TNT - Barbante - 1 camisa de manga comprida velha - 1 cala velha - Agulha e linha - Palha de milho - Chapu de palha - Tinta para tecido - Jornal ou revistas usadas - 1 lata grande cheia de areia Como fazer 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Amarre os cabos de vassouras formando um T. Costure a base da camisa no cs da cala. Faa um furo entre as pernas da cala. Vista a roupa na armao. Pea s crianas para amassarem os jornais ou as revistas para o enchimento do Amarre as bocas da cala e os punhos da camisa com barbante para que o enchimento Acrescente a palha de milho na nalizao das pernas e braos. Para a cabea, dobre o pano ao meio e pea s crianas para ench-la com papel Pinte um rosto bem legal na cabea. Coloque o chapu. Espete o cabo de vassoura na areia.

espantalho. no escape.

amassado e depois costure-a na gola da camisa.

Inicie essa proposta lendo para as crianas o texto acima. Pea que listem tudo que foi pedido nas instrues e, escreva item por item, com a interferncia das crianas. uma tima oportunidade para se evidenciar a importncia da escrita numa situao prtica.

Em outra situao de letramento, construa com as crianas um bilhete pedindo a ajuda das famlias na coleta do material que ser utilizado na tarefa. Coloque em evidncia aspectos importantes desse gnero textual: para quem estamos escrevendo? Quais palavras usaremos para que o pessoal de casa compreenda nosso pedido? Como despedir? Devemos agradecer antecipadamente? Como a pessoa que ler o bilhete car informada do prazo para enviar o material pedido? Etc. No intuito de continuar o trabalho com textos instrucionais seguem alguns exemplos para que o alfabetizar leia e desenvolva a instruo a ser seguida com as crianas:

Material necessrio Tiras de papel colorido Cola ou ta adesiva

ARGOLAS

Como fazer Cole as tiras de papel em crculo, uma dentro da outra, usando cores alternadas e diversicadas. Quando estiver no comprimento de 10 metros, pregue as argolas na sala de aula ou ptio da sua escola.

Material necessrio Cabaas, peneiras, vassouras ou bacias plsticas Tintas variadas ou retalhos de papel colorido Corda desada ou palha de milho.

FIGURAS CAIPIRAS

Como fazer Pintar ou recortar no papel colorido, olhos, boca, nariz e colar na base (cabaa, peneira, bacia ou vassoura). Com a corda desada ou palha de milho, fazer a cabeleira. Observao: depois de montada a gura, as crianas podem colocar acessrios que quiserem como chapu, laos de ta, colares, gravata, brincos colarinhos, etc.

As brincadeiras na festa junina, a tornam inesquecvel! Uma boa festa junina no dispensa as comidas tpicas, a quadrilha, a pescaria, a corrida da batata, entre outras...

Listamos algumas brincadeiras para deixar a sua festa mais divertida. As brincadeiras indicadas so um pretexto para o trabalho com a psicomotricidade contextualizada. Escolha as brincadeiras conforme o perl da sua turma e bom divertimento!

Pescaria
Pode ser na gua com peixinhos de plstico ou na areia com peixinhos em cartolina. Os pescadores tm que conseguir pegar os peixes, que correspondem a diferentes brindes. Material necessrio Caixa de papelo com areia Cartolina Cola Tesoura Clipes Barbante Varetas Variao (1) Como fazer Recortar muitos peixes em cartolina colorida. Fazer um corte no lugar da boca do peixe e prender um clipe a (parecer uma argola). Fazer varas de pescar amarrando um barbante em cada vareta. Depois, na outra ponta do barbante amarre um outro clipe aberto na lateral. O clipe quando aberto tem o formato de gancho, como um anzol. Espete os peixes numa grande caixa com areia. As crianas usam chas para terem direito a pescar. A cada peixe levantado, corresponder um prmio.

Acertar no alvo
Material necessrio Caixa de papelo com a gura de um caipira com a boca bem aberta Cola Tesoura Papel colorido ou tinta guache Serragem de madeira Meias Agulha e linha para nalizar as bolas de meia

Como jogar Cada jogador recebe trs bolinhas de meia com enchimento de serragem e, de uma certa distncia, procura jog-las dentro da boca de um grande caipira, desenhado em cartolina. Ganha um brinde quem conseguir acertar pelo menos uma bola dentro da boca do caipira.

Colocar bigode no caipira


Material necessrio Cartolina com a gura de um caipira Papel colorido ou tinha guache Cola Tesoura Pincel Fita adesiva para pregar o bigode 2 vendas para os olhos

Como fazer Desenhar o rosto de um caipira na cartolina. Colar nele, papel colorido ou pint-lo. Cada jogador, de olhos vendados, tentar colocar um bigode na gura. Vencer o que mais se aproximar do objetivo.

Catar amendoim
Material necessrio Gros de amendoim Colheres Giz

Como brincar Trace com o giz a linha de partida e a linha de chegada. Cada criana deve apanhar, com uma colher, os amendoins colocados sua frente, a uma certa distncia, e lev-los para seu lugar, junto linha de partida, um de cada vez. Vence quem primeiro rene cinco gros, ou um outro nmero, a denir.

Corrida de sacos
Material necessrio Giz Apito Sacos de pano ou aniagem

Como brincar Semelhante corrida do saci, fazendo cada jogador o percurso com o corpo enado em um saco, bem preso cintura. Vence quem chegar primeiro.

Corrida do saci
Material necessrio Giz Apito

Como brincar Riscar no cho duas linhas paralelas e distantes uma linha de sada, outra de chegada. Ao sinal do apito, as crianas saem pulando num p s, em direo linha de chegada. Vence quem chegar primeiro.

Correio-elegante
Material necessrio Papel Caneta Cesta ou caixinha enfeitada

Como brincar Cada interessado escreve sua mensagem num carto ou papel colorido. Para facilitar, podese levar alguns cartes prontos com quadrinhas amorosas ou engraadas. O entregador passeando pela festa vai entregando aos destinatrios e recebendo novas mensagens.

Cadeia
Material Cadeiras Microfone

Como brincar Escolhe-se um local isolado ou cercado por cadeiras, para ser a cadeia. Nomeia-se (ou sorteia-se) um delegado e seus ajudantes. O preso vai at a cadeia e, paga uma prenda (mostra uma habilidade), para ser solto, que pode ser: cantar, recitar, danar, fazer uma imitao, etc. Se houver um palco com microfone, a cadeia pode ser colocada num canto dele. E a prenda, ao ser paga diante do microfone, ser vista por todos da festa. Cadeia (variao) Se o correio elegante serve para se aproximar de sua paquera, a cadeia a chance de se livrar daquele(a) chato(a) que no sai do p. Paga-se e ento, os policiais prendem quem est incomodando. So as pessoas quem decidem por quanto tempo o sujeito ca preso.

Corrida do ovo na colher


Material necessrio Ovo cozido, batata ou limo Colheres Giz

Como brincar Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar com uma das mos (ou a boca) uma colher com um ovo cozido sobre ela. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, sem derrubar o ovo. Se quiser variar, substitua o ovo cozido por batata ou limo.

Corrida do Saci ou Corrida dos sapatos


Material necessrio Giz

Como brincar Traam-se duas linhas paralelas e distantes, uma da outra. Na primeira linha, os corredores tiram os sapatos, que so levados para trs da outra linha, onde so misturados. Dado o sinal, eles devem sair pulando com o p esquerdo at a outra linha. Depois de calar seus sapatos, devem retornar, pulando com o p direito. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, estando calado de modo correto.

Corrida de dois
Material necessrio Giz Sacos de pano ou aniagem

Como brincar Marca-se um local de partida e outro de chegada. Os participantes so reunidos em duplas. O p direito de um colocado dentro do saco junto com o p direito de seu par. Dado o sinal, as duplas participantes devem correr at a chegada. Vence a dupla que chegar primeiro.

Jogo do bicho ou Rabo do burro


Material necessrio 4 cartolinas coladas formando um grande retngulo com o desenho de um burro de costas Tinta guache Fita adesiva Rabo do animal em papel crepom Venda para os olhos

Como brincar Desenhar um burro de costas ou de lado numa cartolina e prender o cartaz numa parede. Cada criana deve receber uma etiqueta autocolante grande (j destacada). De olhos vendados, a criana deve caminhar at o desenho e colar o rabo do animal. Quem colocar o rabo mais prximo do local correto o vencedor.

Corrida do milho
Material necessrio Giz Bacia Gros de milho Colheres Copo descartvel

Como brincar Traam-se duas linhas paralelas e distantes, uma da outra. Atrs de uma das linhas, coloca-se uma bacia com gros de milho. Atrs da outra linha, os participantes so reunidos aos pares - um deles segura uma colher e o outro um copo descartvel. Dado o sinal, os participantes com a colher correm at a bacia. Enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada. L chegando, colocam o milho no copo que o companheiro segura. Vence a dupla que primeiro encher o copinho com milho.

Dana da laranja
Material necessrio Aparelho de som Laranjas

Como brincar Formam-se alguns casais para a dana. Uma laranja colocada entre as testas de cada par. Os casais devem danar, sem tocar na laranja com as mos. Se a laranja cair no cho, o casal desclassicado. A msica prossegue at que que s um casal.

Jogo da pipoca
Material Folhas de jornal, de catlogo telefnico ou de revistas velhas Giz Papel Lpis de escrever ou caneta

Como brincar Desenhar no cho um retngulo de 20 m de comprimento e divid-lo ao meio no sentido vertical assim: As crianas iro amassar folhas de jornal, catlogo telefnico ou revistas velhas. Cada folha amassada corresponde a uma pipoca. Organize sua turma em dois grupos. Cada grupo ocupar um lado do campo. Ao sinal do professor as crianas jogaro as pipocas para o campo do time adversrio. Ao som do apito todos devero parar de jogar os papis amassados para que se efetive a contagem das pipocas. Vence ao grupo que tiver o menor nmero de pipocas no seu campo. Objetivos Desenvolver esprito de equipe e coordenao motora. Estabelecer a relao quantidade e nmero.

PRTICA PEDAGGICA TRABALHO COM CRUZADINHAS No momento inicial da alfabetizao, as cruzadinhas oferecem timas oportunidades para que as crianas decifrem os cdigos antes de saber ler convencionalmente, compreendam a natureza da relao oral/escrita (fonema/grafema), utilizem o conhecimento sobre o valor sonoro das letras, usando a leitura nas estratgias de antecipao e vericao das hipteses sobre a escrita que j construram consultando listas de palavras. Essa atividade seria muito difcil para as crianas que ainda no escrevem alfabeticamente, trazendo muitos conitos quando ainda no sabem quais letras a escolher para preencher os quadradinhos. Outro desao seria a quantidade de letras para que todos os quadradinhos sejam preenchidos. Desaos que viriam consolidar a relao entre o valor sonoro das letras e a quantidade de letras a serem usadas na escrita. A relao imagem grafema poder ser proposta para a redao das palavras. Antes de propor essa atividade, o alfabetizador deve ensinar as regras de como funciona a brincadeira: cada espao ser preenchido por apenas uma letra, no podendo faltar e nem sobrar espaos (se ocorrer, est errado); algumas palavras sero escritas no sentido horizontal e outras na vertical, seguindo indicaes das guras. Para fazer com que essa atividade se torne um desao a ser vencido, sendo possvel confrontar as hipteses levantadas pelas crianas na escrita inicia-se esse exerccio com uma LISTA DE PALAVRAS, onde o aluno encontrar, entre outras palavras, aquela que se encaixa conforme o nmero de letras relacionando-as ao nmero de quadradinhos a serem preenchidos. At que as crianas assimilem todas as regras dessa atividade, o alfabetizador trabalhar coletivamente, com a turma, usando letras mveis num cartaz.

Passo a passo, o alfabetizador reforar as regras do jogo seguindo as sugestes das crianas que iro consultar a lista de palavras a serem usadas. Quando as regras da brincadeira estiverem assimiladas, organize duplas considerando os conhecimentos sobre o sistema de escrita de seus alunos, entregando para cada um, uma cpia da atividade. Oriente como deve ser usada a lista de palavras para os alunos que ainda no escrevem, convencionalmente:

PRTICA PEDAGGICA TRABALHO COM CRUZADINHAS - CONTINUAO -Contar os quadradinhos vazios que h para escrever e a palavra correspondente ao desenho. (Por exemplo:, h seis espaos em que se escrever pipoca; quer dizer que essa palavra se escreve com seis letras e a ilustrao e o nmero de quadradinhos auxiliar para a escolha da coluna.) -Procurar na lista a palavra pipoca fazendo correspondncia entre as letras e os sons, para descobrir qual a palavra. Durante a prtica, acompanhe os alunos, em dupla, certicando-se de que compreenderam a atividade. Percebendo que esto tendo diculdades para localizar as palavras, d dicas para ajud-las na tarefa perguntando: Com que letra acham que comea? Como localizaremos a palavra? Explore a lista de palavras com as crianas, ajudando-as a contar os espaos, explicando que esses correspondem ao nmero de letras da palavra. Oriente para localizao da palavra em questo no conjunto da lista, usando o que sabem sobre as letras. Graduando a diculdade dessa atividade, inclua na lista mais palavras do que as necessrias para preencher a cruzadinha. Assim, aumenta o desao relacionado escrita; de outra forma, bastaria contarem os espaos para descobrir as palavras. Posteriormente, inclua algumas palavras que comecem e terminem com as mesmas letras que sero utilizadas, pretendendo assim favorecer a busca de outros indcios, alm das letras iniciais e nais. No software Alfabetizar haver um recurso para que o professor possa montar vrias cruzadinhas temticas de acordo com os modelos abaixo. Pode montar a cruzadinha e imprimir em papel ou proporcionar o preenchimento utilizando o teclado, mouse e o monitor. No uso da cruzadinha atravs do software o aluno poder trabalhar com elementos em multimdia (sons, imagens em movimentos e letras de cores diferenciadas).

CRUZADINHA 1

RESOLVA A CRUZADINHA DANDO NOME S FIGURAS. CONSULTE A LISTA DE PALAVRAS:

PIPOCA MO BALO LATA

CRUZADINHA 2

VAMOS TRABALHAR ALGUMAS PALAVRAS DA QUADRINHA PARA A MAME. OBSERVE OS DESENHOS E RESOLVA A CRUZADINHA ESCOLHENDO A PALAVRA CERTA NO QUADRO ABAIXO:

PAPAI MAME GALINHA BOTO - CORAO

CRUZADINHA 3

VAMOS ESCREVER OS NOMES DAS FIGURAS. RESOLVA A CRUZADINHA ESCOLHENDO A PALAVRA CERTA NO QUADRO ABAIXO:
3 LETRAS BOM MO TEM 4 LETRAS TATU BOTA FOCA 5 LETRAS SABO PENTE DENTE 6 LETRAS PIPOCA SACOLA TIJOLO 7 LETRAS GALINHA CANJICA QUENTO

CRUZADINHA 4 PARA RESOLVER ESTA CRUZADINHA VOC DEVER ESCOLHER AS PALAVRAS CERTAS NO QUADRO ABAIXO: 3 LETRAS PO MO CO 4 LETRAS GATO GALO PATO 5 LETRAS BALO SABO LIMO 6 LETRAS PIPOCA PIJAMA PICOL 7 LETRAS GALINHA MINHOCA GATINHA

PRTICA PEDAGGICA JOGO DA FORCA NA APROPRIAO DA ESCRITA E LEITURA Ao longo do ano, a brincadeira com o jogo da forca ajudar as crianas a consolidarem a identicao, o reconhecimento, o traado das letras do nosso alfabeto e a escreverem, antes de escrever convencionalmente. Contribuindo, assim, para avanarem em seus conhecimentos sobre a escrita, colocando suas hipteses sobre a escrita em questo. Nessa adaptao, o alfabetizador dever organizar duplas, trios ou quartetos e entregar para o lder da rodada uma cartela com lista de palavras ou de nomes dos alunos da turma. Com a palavra ou nome escolhido, o lder desenha os espaos e avalia se as letras sugeridas pelos colegas sero utilizadas ou no. A cada letra errada, o lder desenha uma parte do corpo na ponta da forca. Se o corpo for montado antes do grupo descobrir que letras formam a palavra, o lder completar as letras restantes, desvendando qual era a palavra em questo. Em seguida, outro colega assumir a liderana do jogo. O alfabetizador poder organizar grupos de palavras seguindo uma classicao, por exemplo: -Lista de nome dos meninos da turma -Lista de nome das meninas da turma -Comidas tpicas de festa junina: milho, pipoca, canjica, broa, arroz doce -Brincadeiras tpicas de festa junina: pescaria, futrica, boco, argolas -Brinquedos: bola, boneca, bicicleta, patins, peteca, corda -Lista de ingredientes de receitas j trabalhadas Inicie o trabalho brincando com a classe toda, usando o quadro negro e dando pistas da palavra que voc escolheu: esse o nome de uma colega da nossa turma ou esse o nome de uma brincadeira da festa junina, etc. Certamente, os alunos que j lem e escrevem convencionalmente tero maiores chances de indicarem as letras certas. Mesmo assim importante o desenvolvimento dessa atividade para que todos compreendam as regras. Para facilitar o processo, para os alunos que ainda no dominam a leitura e a escrita convencional, entregue s as cartelas com palavras j trabalhadas nas parlendas, histrias, msicas, quadrinhas e trava-lnguas. Aos poucos, v adicionando palavras ainda no trabalhadas, mas que tenham slabas que as crianas j se familiarizaram. Forme duplas, trios ou quartetos de alunos que j estabeleceram diferentes hipteses de escrita.

PRTICA PEDAGGICA JOGO DA FORCA NA APROPRIAO DA ESCRITA E LEITURA - CONTINUAO Distribua as cartelas. Sorteie um aluno de cada grupo para ser o lder do jogo. Chame todos os lderes e combine qual ser a palavra que os colegas devero descobrir (a mesma palavra em todos os grupos). Distribua as cartelas conforme o tema decidido. Se escolherem PIPOCA, distribua a cartela de: COMIDAS TPICAS DA FESTA JUNINA. Certique-se de que todos os lderes tenham encontrado a palavra escolhida. Os lderes voltam para o grupo com um papel com traos na mesma quantidade de letras da palavra escolhida. Um de cada vez, cada colega do grupo dita uma letra e o lder a registra no trao correspondente. As letras erradas sero anotadas no p da pgina e implicam numa parte do corpo que ser desenhada na forca. O jogo continua, at completarem todos os espaos em branco e descobrirem qual a palavra. Quem descobrir ser o prximo lder da brincadeira.

LISTA DE PALAVRAS TRABALHADAS NO 1 BIMESTRE

CARTELA PARA O JOGO DA FORCA

LATA

BISCOITO

GALINHA

OVO

BOTA

TATU

CARTELA PARA O JOGO DA FORCA


LISTA DE BRINQUEDOS
PETECA BOLA BICICLETA

PATINS

BONECA

PAPAGAIO

LISTA DE PALAVRAS DAS PARLENDAS RELACIONADAS FESTA JUNINA

CARTELA PARA O JOGO DA FORCA

MO

BALO

SABO

RUA

IOI

IAI

FOGUEIRA

MILHO

PIPOCA

LISTA DE PALAVRAS RELACIONADAS FESTA JUNINA

CARTELA PARA O JOGO DA FORCA

CANJICA

PESCARIA

MILHO

PIPOCA

BANDEIRA

SANFONA

LISTA DE PERSONAGENS DA HISTRIA CHAPEUZINHO VERMELHO

CARTELA PARA O JOGO DA FORCA Figura 051

Figura 050

Figura 047

LOBO

CAADOR

CHAPEUZINHO VERMELHO

Figura 048

Figura 049

Figura 052

VOV

LISTA DE PERSONAGENS DA HISTRIA DONA BARATINHA

CARTELA PARA O JOGO DA FORCA Figura 055

MAME

CACHORRO

Figura 053

Figura 056

BARATINHA

BOI

GATO

CACHORRO

CABRITO

PORCO

PATO

CAVALO

RATO

PRTICA PEDAGGICA TRABALHANDO COM JOGOS DE TABULEIRO


Brincar contribui para o desenvolvimento saudvel da criana. Para ns didticos, podemos dizer que o brincar auxilia o desenvolvimento nos seguintes aspectos: afetivo, interpessoal, social, fsico-motor e cognitivo-intelectual. O ser humano, desde os tempos mais antigos, fascinado pelo jogo, que uma atividade que rene diverso, estratgia e aprendizado. Para vencer preciso raciocnio lgico e, s vezes, sorte. Na educao, os jogos de tabuleiro podem ser utilizados como importantes instrumentos de aprendizagem colaborativa, pois aumentam a ateno e a concentrao, despertam a curiosidade, aguam a imaginao, exercitam a pacincia, amenizam a ansiedade, promovem o respeito e a tolerncia em diversos pontos de vista. Outro ponto favorvel a considerar, o fato de serem extremamente ldicos, e por isso, promoverem interao entre os alunos e desinibindo os mais tmidos. Com os jogos de tabuleiro, os alunos aprendem a construir estratgias, elaborar planos e estabelecer metas. Aprendem a seguir regras, a cri-las ou adapt-las para um novo jogo. Enm, aprendem a administrar melhor o maior jogo, que sua prpria vida. Este Guia apresenta o JOGO DAS VOGAIS. Por meio dele a criana ter a possibilidade de descobrir que as letras so um conjunto de smbolo criados para representarem os fonemas. As crianas devero prestar ateno ao som da letra inicial das palavras que do nome s guras. fundamental que o alfabetizador apresente as regras do jogo, leia cada tpico e observe o comportamento dos grupos no processo do jogo. O jogo com regra controlado por parmetros mais ou menos xos. Ele nos possibilita conhecer principalmente a forma como a criana se comporta frente s regras e limites de uma forma geral (se ela tenta trapacear, se obedece adequadamente as regras). Esse um jogo competitivo, pois envolve a competio entre as crianas para vericar quem desempenha melhor a tarefa de determinar qual a letra certa. Permite criana a expresso de sentimentos ditos negativos, como: agressividade, raiva e frustrao, de forma adequada, ou seja, simbolicamente. Outro aspecto importante desse jogo o aprendizado e a elaborao de situaes que causam frustrao (derrota) ou prazer (vitria), discusses que vo alm do jogo em questo.

TRILHA DAS VOGAIS

SADA

CHEGADA
JOGO DA TRILHA DE VOGAIS 1UM DADO 2MARCADORES COLORIDOS 3TABULEIRO REGRAS SE VOC NO TIVER NENHUM MARCADOR, PEGUE UMA CAIXA DE FSFOROS VAZIA, ENCAPE-A COM PAPEL COLORIDO E REGISTRE SEU NOME. ESTE SER SEU MARCADOR. CADA JOGADOR DEVER JOGAR O DADO UMA VEZ. AQUELE QUE TIRAR O NMERO MAIOR SER O PRIMEIRO A JOGAR. JOGUE O DADO E MOVIMENTE SEU MARCADOR CONSIDERANDO O NMERO DE CASAS CORRESPONDENTES. VOC DEVE FALAR A VOGAL INICIAL DO NOME DA FIGURA. SE ERRAR, CADA JOGADOR DEVER AVANAR UMA CASA. GANHA O JOGO QUEM TERMINAR O PERCURSO PRIMEIRO.

PRTICA PEDAGGICA USO DE FILMES E DESENHOS ANIMADOS


Porque no trabalhar com desenhos animados, histrias e clssicos, transmitidos pela tv ou mesmo em vdeos? Principalmente nas sries iniciais, onde o universo infantil receptivo s fantasias e imagens, cabe ao alfabetizador saber aproveitar esse momento de maneira ecaz e produtiva, fazendo um uso reexivo e pedaggico dos recursos audiovisuais. A linguagem dos desenhos animados e o enredo dos lmes infantis esto presentes no dia-a-dia das crianas. Nesse contexto e partindo da realidade dos alunos, que os desenhos animados e lmes (curtas ou longa metragens) precisam ser considerados como instrumentos privilegiados de ampliao dos conhecimentos e habilidades dos alunos. Devem ser aprofundados em sala de aula no sentido de auxiliar a leitura e interpretao lgica dos fatos, enredos, personagens e cenrios. O guia do alfabetizador apresentar algumas maneiras, no todas, pois h uma inesgotvel possibilidade nesse campo, de se trabalhar com trechos de lmes e desenhos animados, enriquecendo e ampliando o conhecimento de mundo do aluno. A proposta , mais do que simplesmente, colocar a turma para assistir um desenho como entretenimento. Assistir apenas pelo entretenimento pode acontecer algumas vezes durante o ano letivo na escola, mas precisamos trabalhar com novos elementos de interpretao e leitura prprios desses portadores. Ao mesmo tempo, planejar atividades e procedimentos que ampliem o ato de ler e escrever utilizando lmes e desenhos de curta ou longa durao: ler a sinopse na embalagem do lme, construir a lista de personagens, relatar a parte que mais gostou, discutir sobre os pers e caractersticas de cada personagem (modo de falar, preferncias,etc), analisar o cenrio, o enredo e, quem sabe, at um reconto, seja atravs de uma ilustrao, dramatizao ou escrita do roteiro daquele desenho ou trecho de lme assistido.

Algumas competncias e habilidades estaro em jogo no uso desse recurso, tais como: contribuir para o desenvolvimento e a participao ativa da criana na sociedade; identicar a linguagem televisiva percebida pelas crianas; proporcionar situaes para que o aluno perceba a forte presena dos meios de comunicao no seu cotidiano; reetir sobre o papel do desenho animado em sala aula e como ele pode contribuir para a formao e o desenvolvimento dos alunos;

PRTICA PEDAGGICA USO DE FILMES E DESENHOS ANIMADOS - CONTINUAO


conhecer e entender melhor a estrutura do desenho animado como uma nova dimenso da linguagem verbal; reconhecer diferentes desenhos, envolvendo as crianas com o mundo imagtico e sua importncia;

De que maneira essa prtica poder ser realizada em sala de aula? Com os alunos, o alfabetizador pode selecionar os desenhos e lmes de que mais gostam ou indicar o que ser assistido, levando em conta o planejamento, ou seja, o que a turma estiver trabalhando. Antes ou aps assistirem ao desenho ou lme, o alfabetizador pode enriquecer e ampliar o tema com algum gnero textual (fbulas, contos, poesias ou at mesmo uma histria em quadrinhos). Outra dica buscar as origens dos desenhos animados e de que maneira eles foram realizados. Nesse caso, aps essa pesquisa, os alunos podem fazer o seu prprio desenho animado. Eles deveriam comear desenhando a histria no m de pgina de um bloco, em branco, e aps, cada trs ou mais desenhos co-relacionados, folheariam a pgina de forma rpida, dando vida, ou melhor, movimento aos desenhos realizados. Essa a estrutura inicial de um desenho de animao. Caso a sua turma se interesse em saber mais e sua escola tenha computador conectado internet, acesse http://www. canalkids.com.br/arte/cinema/magia.htm Seguem algumas dicas de desenhos e lmes com as respectivas sinopses para facilitar na escolha: Chico Bento em Chico Mico e outras histrias Que o Chico Bento sempre fez macaquices todos sabem! Mas, dessa vez, ele exagerou um pouquinho. D s uma iada no qui ele apront agora, s!

A Histria do Galo Ataliba Chico Bento cou muito triste desde que o seu galo, Ataliba, amanheceu doente. Nh Bento, com pena do lho, resolve presente-lo com um pintinho. Mas parece que o Chico vai passar por algumas diculdades para encontrar uma mes para o pequeno lhote. Chico Bento em Chico No Shopping Chpingui? L donde eu moro num tem dessas coisa, no! Vixi! T vendo qui v Pass por uns apuro aqui na cidade grande! Num sei pru que eu fui aceit o convite do meu primo pra i num trem desse!

PRTICA PEDAGGICA USO DE FILMES E DESENHOS ANIMADOS - CONTINUAO


Turma da Mnica - Cine Gibi Agora, Franjinha desenvolveu uma mquina que transforma as histrias de gibis em divertidas histrias animadas. O DVD de CineGibi conta tambm com um feito indito no Brasil: a opo e Linguagem de Sinais. Assim, as crianas decientes auditivas vo assistir e entender toda a histria da turminha mais animada do pas.

A Verdadeira Histria do Bicho Papo O bicho-papo um dos personagens mais conhecidos do imaginrio popular, principalmente entre as crianas. Essa criatura que viveu assustando a todos agora o personagem principal dessa aventura que rene animao e atores para divertir crianas e adultos. O bichopapo Fungus vive com sua famlia nas profundezas do planeta. Ele e seu povo gostam mesmo de viver entre a sujeira e temem que os humanos tornem suas vidas limpas. Por esse motivo, essas criaturas vivem subindo para a superfcie a m de manter o ambiente o mais sujo possvel, porm, depois de uma dessas subidas, Fungus seguido por uma garota que acaba descobrindo o lar de sua famlia. Agora, as duas famlias, a dos humanos e a dos bichos-papes, passam a conviver e se metem em grandes confuses para chegarem a um acordo entre a sujeira e a limpeza. A Invaso dos Minissauros Em Busca do Vale Encantado: A Invaso dos Minissauros, um lme que mostra de maneira potica e didtica os problemas enfrentados pelas crianas, como a aceitao das diferenas entre elas. Littlefoot e seus amiguinhos esto felizes, j que logo ser o Dia da Boquinha, uma data onde todos os dinossauros se juntam para comer uma or bonita, doce e que s nasce de vez em quando. Porm, eles no contavam com a existncia de minissauros pelo Vale Encantado e muito menos que eles fossem comer todas as ores aps uma queda desastrosa de Littlefoot.

Shrek
Era uma vez um pntano muito distante onde vivia um ogro carrancudo chamado Shrek. De repente, sua preciosa solido abalada pela invaso de irritantes personagens dos contos de fadas. H ratos cegos em sua comida, uma lobo grande e mau na sua cama, trs porquinhos sem-teto e muito mais, todos expulsos de seu reino pelo terrvel Lorde Farquaad. Determinado a salvar seus lares principalmente o seu , Shrek faz um acordo com Farquaad e parte em sua viagem para salvar a bela princesa Fiona, a futura noiva do lorde. E quem o acompanha nessa misso o Burro, disposto a fazer de tudo por Shrek menos parar de falar. Salvar a princesa de um drago que cospe fogo o menor dos problemas que eles tero de enfrentar quando o segredo que Fiona guarda, h tanto tempo, for revelado.

NOME:_________________________________________ DATA:_______/________/_________

PEA PARA O PESSOAL DE CASA ANOTAR UMA RECEITA DE UMA COMIDA TPICA DA FESTA JUNINA.

NOME:________________________________________________________________

DATA:_______/________/_________ COMEAMOS O PLANEJAMENTO PARA A FESTA JUNINA DA ESCOLA COM MUITA ANIMAO. PARA AGRADAR A TODOS, PRECISAMOS COLETAR INFORMAES PARA QUE NADA FALTE NO GRANDE DIA. PRECISAMOS DE SUGESTES PARA QUE COMECEMOS OS PREPARATIVOS. FAVOR ANOTAR ALGUMAS SUGESTES ABAIXO:

JOGOS E BRINCADEIRAS PARA DIVERTIRMOS

TIPOS DE MSICA QUE VAMOS TOCAR NA FESTA

SUGESTES PARA NOSSA APRESENTAO NO GRANDE DIA.

ALUNO, PEA ALGUM PARA ANOTAR O RESULTADO DA PESQUISA PEDIDA ACIMA. ESCUTE COM MUITA ATENO PARA CONTAR NA RODINHA EM SALA DE AULA.

NOME:________________________________________________________________

DATA:_______/________/_________

DITADO COLORIDO
PINTE DA MESMA COR AS SLABAS QUE USAMOS PARA ESCREVER O NOME DAS FIGURAS ABAIXO. ESCREVA DANDO NOME AOS DESENHOS:
ILUSTRAES ESPAO PARA ESCRITA ILUSTRAES ESPAO PARA ESCRITA

SA LA LA MO

MO BO BA RUA

SA BA LO MA

NOME:________________________________________________________________

DATA:_______/________/_________

ENCONTRE NO CAA-PALAVRAS OS NOMES DOS MATERIAIS QUE VAMOS PRECISAR PARA FAZER O ESPANTALHO:

CAMISA CALA JORNAL BARBANTE TINTA CHAPU PANO

V Z B S C Y K

K T A D A F J

P I R C L X O

C N B H W R

A T A A A H N

M A N P V I A

I B T R P L

S U E U U A C

A X C W R N R

L Z G Y G O T

NOME:________________________________________________________________ DATA:_______/________/_________

D 4 11 18 25

S 5 12 19 26

MAIO T Q Q 1 6 7 8 13 14 15 20 21 22 27 28 29

S S 2 3 9 10 16 17 23 24 30 31

NOME:________________________________________________________________ DATA:_______/________/_________

D 1 8 15 22 29

S 2 9 16 23 30

JUNHO T Q Q 3 4 5 10 11 12 17 18 19 24 25 26

S 6 13 20 27

S 7 14 21 28

NOME:________________________________________________________________

DATA:_______/________/_________

D 6 13 20 27

S 7 14 21 28

JULHO T Q Q 1 2 3 8 9 10 15 16 17 22 23 24 29 30 31

S 4 11 18 25

S 5 12 19 26

NOME:________________________________________________________________

DATA:_______/________/_________

LEIA A LETRA DA MSICA QUE ESTAMOS TRABALHANDO. SEPARE AS PALAVRAS USANDO LPIS DE COR.

PULA A FOGUEIRA, IAI PULA A FOGUEIRA, IOI CUIDADO PARA NO SE QUEIMAR. OLHA QUE A FOGUEIRA J QUEIMOU O MEU AMOR.

NOME:________________________________________________________________ DATA:_______/________/_________ LEIA A MSICA QUE ESTAMOS TRABALHANDO. CIRCULE AS PALAVRAS QUE RIMAM.

CAI, CAI BALO CAI, CAI BALO CAI, CAI BALO NA RUA DO SABO. NO CAI, NO NO CAI, NO CAI AQUI NA MINHA MO.
ENCONTRE NO TEXTO ACIMA E ESCREVA O NOME DAS FIGURAS. O QUE ESTAS PALAVRAS TM EM COMUM?
MO BALO SABO

MARQUE ABAIXO SOMENTE AS FIGURAS CUJOS NOMES RIMAM COM AS PALAVRAS EM DESTAQUE ACIMA.

NOME:________________________________________________________________

DATA:_______/________/_________ EM CADA COLUNA PINTE O QUADRO DA FIGURA CUJO NOME COMECE IGUAL AO NOME DO DESENHO EM DESTAQUE NA PRIMEIRA COLUNA. NO CADERNO ESCREVA COM A AJUDA DE SEUS COLEGAS O NOME DAS FIGURAS QUE VOC PINTOU.

BALO

PIPOCA

FOGUEIRA

SABO

NOME:________________________________________________________________

DATA:_______/________/_________

LIGUE OS PONTOS SEGUINDO A ORDEM ALFABTICA E DESCUBRA O QUE :

ESCREVA DENTRO DO RETNGULO O NOME DA FIGURA QUE APARECEU ACIMA:

NOME:________________________________________________________________ DATA:_______/________/_________ AVALIAO DIAGNSTICA VOC J DEVE TER PERCEBIDO QUE AS LETRAS SO GRAFADAS DE VRIAS FORMAS. OBSERVE AS LETRAS NOS QUADRINHOS. RECORTE OS QUADRINHOS E COLE-OS ORGANIZANDO OS GRUPOS:

Em azul letra basto maiscula Em verde letra de revista minscula Em rosa letra cursiva maiscula Em vermelho letra cursiva minscula

a A r u

m E o M

b i R B

A B j M

NOME:________________________________________________________________

DATA:_______/________/_________

TREINE A QUADRINHA PARA RECITAR PARA A MAME. SUBSTITUA OS DESENHOS ESCREVENDO AS PALAVRAS:

SOU PEQUENININHO(A) DO TAMANHO DE UM NO

CARREGO E NO

NOME:________________________________________________________________

DATA:_______/________/_________

DESCUBRA AS FIGURAS QUE ESTO ESCONDIDAS. USE UMA COR DIFERENTE PARA PINTAR CADA UMA E ESCREVA O NOME DELAS:

O QUE ESTAS PALAVRAS TM EM COMUM?

NOME:________________________________________________________________ DATA:_______/________/_________

ORGANIZE AS LETRAS ESCREVENDO O NOME DAS FIGURAS:

OLCA AMLO AN PALE J N L E AA ATO P RTAO

NOME:________________________________________________________________ DATA:_______/________/_________ RECEITA DE BOLO DE FUB


INGREDIENTES -3 OVOS INTEIROS -2 COPOS DE ACAR -1/2 COPO DE LEO -2 COLHERES DE SOPA DE MARGARINA -2 COPOS DE FUB DE CANJICA -3 COPOS DE LEITE -2 COPOS DE QUEIJO MINAS MEIA CURA RALADO -1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO EM P MODO DE PREPARO BATA NO LIQUIDIFICADOR EM VELOCIDADE 3 OS SEGUINTES INGREDIENTES: 3 OVOS, 2 COPOS DE ACAR CRISTAL E 1 COLHER DE SOPA DE MARGARINA. ACRESCENTE, ALTERNADAMENTE, NO LIQUIDIFICADOR, O LEITE E O FUB, UM COPO POR VEZ. OBSERVAO: RESERVE 1 COPO DE LEITE PARA SER MISTURADO AO FERMENTO EM P. AO FINAL DA RECEITA. ADICIONE MISTURA O QUEIJO, E BATA. EM VELOCIDADE 3. MISTURE O LEITE RESERVADO AO FERMENTO EM P E ADICIONE RECEITA BATENDO EM VELOCIDADE LEVE NO LIQUIDIFICADOR. UNTE A FORMA DE 30X45CM COM MARGARINA E FARINHA DE TRIGO. COLOQUE NO FORNO PR-AQUECIDO, COM A TEMPERATURA ALTA. EM APROXIMADAMENTE 40 MINUTOS, RETIRE A FORMA. O BOLO DEVE SER SERVIDO QUENTE E ACOMPANHADO DE CAF. IMPORTANTE: SE NA SUA CASA NO HOUVER LIQUIDIFICAR FAA A RECEITA COMO NOS TEMPOS DA VOV. CONVERSE COM SEUS COLEGAS E PROFESSORA SOBRE PARA QUE SERVE ESSE TEXTO. QUAL O ASSUNTO TRATADO NO TEXTO? VOC RECONHECE ALGUMA PALAVRA DELE? CIRCULE-A. PINTE OS NMEROS QUE APARECEM NO TEXTO.

NOME:________________________________________________________________ DATA:_______/________/_________ AVALIAO DIAGNSTICA PARA QUE NOSSA FESTA JUNINA AGRADE A TODOS LISTE O QUE PRECISAMOS PROVIDENCIAR:

NOME:________________________________________________________________ DATA:_______/________/_________ AVALIAO DIAGNSTICA ESCREVA A LETRA INICIAL DO NOME DAS FIGURAS

Alfabetizador, antes de iniciar a atividade explore as ilustraes certicando-se de que seus alunos nomeiam os desenhos conforme a lista a seguir: elefante, peixe, karat, urubu, agulha, relgio, feijo, lesma, zebra, cenoura, geladeira, ioi.

NOME:________________________________________________________________

DATA:_______/________/_________ AVALIAO DIAGNSTICA LEVE CADA FIGURA SUA LETRA INICIAL USANDO CORES DIFERENTES:

T O V M X J

Q S B D H N

Alfabetizador, antes de iniciar a atividade explore as ilustraes certicando-se de que seus alunos nomeiam os desenhos conforme a lista a seguir: veado, xcara, telescpio, joaninha, mesa, culos, beterraba, dedo, hipoptamo, semente, nenm, queijo.

2 AVALIAO DO GUIA DO ALFABETIZADOR O objetivo deste GUIA constituir-se em apoio para o seu trabalho dirio. Ele tem o propsito de ajud-lo a sistematizar, organizar, ou seja, propor uma rotina de sala de aula para que voc obtenha xito no processo de alfabetizao e letramento de seus alunos. Queremos que voc nos ajude a melhor-lo.
( ) sim ( ) no Por qu?____________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ _____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ _____________________________________________________________ ____________________________________________________________ _____________________________________________________________ ____________________________________________________________

Quanto a utilizao do Guia. Ele facilitou o seu trabalho?

Aponte, resumidamente, as diculdades encontradas.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ Apresente ____________________________________________________________ sugestes que possam contribuir ____________________________________________________________ para melhoria do _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ Guia _____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ Outros comentrios ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________

Envie esta folha para sua Superintendncia. A sntese sobre a avaliao do GUIA do Alfabetizador dever ser enviada para Secretaria de Estado de Educao de Minas Gerais,para o e-mail sb.sif@educao.mg.gov.br

REFERNCIAS
FILHO, Ciro Marcondes. Televiso, a vida pelo vdeo. So Paulo. Ed. Moderna, 1988. CHIAPPINI, Lgia. CITELLI,Adilson . Outras linguagens na escola. Aprender e ensinar com textos. So Paulo. 2ed, v.6, Ed. Corte, 2001. FUSARI, Mariazinha. O educador e o desenho animado que a criana v na televiso. So Paulo, Ed. Loyola, 1985. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler: em trs artigos que se completam. So Paulo: Cortez, 1994. FREIRE, Paulo. Professora sim, tia no Cartas a quem ousa ensinar. So Paulo: Olhos D gua, 1997. KATO, Mary Aizawa(org.). A concepo da escrita pela criana. Campinas, So Paulo: Pontes, 1988. KAUFMAN, Ana Maria e RODRIGUES, Maria Elena. Escola, leitura e produo de textos. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. KLEIMAN, ngela. Ocina de leitura teoria & prtica. Campinas, So Paulo: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1995. MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educao. Coleo Veredas. Guias de Estudo. Belo Horizonte: SEE-MG, 2002-2005. MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educao. Contedos Bsicos Ciclo Bsico de Alfabetizao 4 srie do Ensino Fundamental. (VOL.1). Belo Horizonte, SEE/MG, 1993. MORAIS, Artur Gomes de(org) O aprendizado da ortograa. Belo Horizonte: Autntica, 1999. MORAIS, Artur Gomes de. A ortograa: ensinar e aprender. So Paulo. Editora tica, 1998. RAMAL, Andra Ceclia. Linguagem oral: usos e formas uma abordagem a partir da educao de jovens e adultos, p. 8 a 27. Braslia: Boletim do MEC/TVE, 1998. RIBEIRO, Lourdes Eustquio Pinto. Para casa ou para a sala? (V.1) p. 53 e 69. So Paulo: Editora Didtica Paulista, 1999. ROCHA, Gladys. A apropriao das habilidades textuais pela criana: fragmentos de um percurso. Campinas, So Paulo: Papirus, 1999.

SO PAULO. Secretaria de Educao. Projeto Toda Fora ap 1 ano: Guia para o planejamento do professor alfabetizador orientaes para o planejamento e avaliao do trabalho com o 1 ano do Ensino Fundamental. So Paulo: SME/DOT, 2006. SMITH, Frank. Leitura Signicativa. Porto Alegre: Artmed, 1999. SOARES, Magda. Letramento um tema em trs gneros. Belo Horizonte: Autntica, 1998. SOUZA, Ari Jos. Estratgias de Leitura no Curso de Letras: Um estudo com Formandos. Maring: Paran, 2003. TADDEI, Nazareno. Educar com a imagem. So Paulo, Ed. Loyola , 1981. PENTEADO, Helos Dupas . Televiso e escola : conito ou cooperao ? . So Paulo. Ed. Cortez, 1991. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Faculdade de Educao. Centro de Alfabetizao, Leitura e Escrita. Coleo Orientaes para a Organizao do Ciclo Inicial de Alfabetizao. Belo Horizonte: CEALE/SEE-MG, 2003, 2004, 2005. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Faculdade de Educao. Centro de Alfabetizao, Leitura e Escrita. Avaliao Diagnstica. Belo Horizonte: CEALE/SEE-MG, 2005. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Faculdade de Educao. Centro de Alfabetizao, Leitura e Escrita. Prticas Escolares de Alfabetizao e Letramento. Belo Horizonte: CEALE/SEE-MG, 2007. Volume 7. FUNDESCOLA VIII. MEC SEF Alfabetizao: livro do professor, Abreu, Ana Rosa ... [ et al.] Braslia, 2000

http://criancas.uol.com.br/juninas/materia2.jhtm acesso em 01 abr. 2008 http://www.jangadabrasil.com.br/junho/ca10060a.htm acesso em 10 fev.2008 http://www. jangadabrasil.com.br/junho22/ca22060a.htm acesso em 10 fev.2008 http://www.lunaeamigos.com.br/aconteceu/fj_brincadeiras.htm acesso em 09 fev.2008 http://www.moderna.com.br/moderna/projetopitangua/docs/arquivo4.pdf acesso em 05 mar. 2008 http://www.rosanevolpatto.trd.br/festajunina.htm acesso em 20 mar. 2008 http://www.cidade.usp.br/educar2002/modulo9/0009.html acesso em 12 abr. 2008 http://www.dazdeconta.com.br/destaque.php acesso em 12 abr. 2008 http://www.professoradepapel.com.br/conteudo.php acesso em 19 abr. 2008 http://paulinha-educacaoinfantil.com/2008/03/atividades-para-adaptacao.html acesso em 29 abr. 2008 http://reviataescola.abril.com.br/edicoes/0167/aberto/mt_178143.shtml acesso em 8 abr. 2008 http://ceesd.org.br/pesquisa/?infocod=57 acesso em 12 abr. 2008 http://jornal.valeparaibano.com.br/2002/06/09/escola/abre1.html acesso em 16 mar.2008 http:www.psicopedagogia.com.br/opinio.asp?entreld=541 acesso em 03 mar. 2008 http://www.brincadeirasjogospedagogicos.blogspot.com/2008/01/letra-cursiva-quandotrabalhar.html acesso em 17 mar. 2008 http://www.lologia.org.br/viiicnlf/anai/caderno09-06.html acesso em 12 mar. 2008 www.mec.gov.br. Acesso em 18 fev. 2008 http://www.hottopos.com/videtur29/silvia.htm acesso em 25 fev.2008 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ensfund/alfabsem.pdf acesso em 16 fev 2008 http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/ef1/artigos/2004/0014htm acesso em 28 fev 2008

Das könnte Ihnen auch gefallen