Sie sind auf Seite 1von 3

1

LUTAS APLICADAS EDUCAO FSICA ESCOLAR Essa oficina pretende tratar das lutas aplicadas na educao fsica escolar. Na dcada de 1980, esse contedo era chamado de esportes de combate. Seja qual for a nomenclatura, as lutas sempre se mostraram muito ricas e competentes em alcanar alguns objetivos da educao fsica na escola, como as experincias motoras, o contato corporal, a elaborao de estratgias de combate, e a troca de informaes entre os alunos. Durante toda nossa carreira de mais de vinte anos atuando nas escolas, desenvolvemos metodologias que explicaremos mais frente que propiciaram a participao empolgante de crianas e adolescentes. Quando os PCNs indicaram as lutas como um dos contedos a ser trabalhados, verificamos que um item importante no fora esquecido pelos autores. DIFERENCIANDO LUTAS DE ARTES MARCIAIS Acreditamos ser de fundamental importncia diferenciar lutas de artes marciais. Verificamos que h grande confuso no nosso meio quanto a essa diferena. Mesmo professores com alguma experincia, cometem o engano de achar que luta e arte marcial so a mesma coisa, Na nossa concepo grande a diferena entre ambas. Partimos do princpio que toda arte marcial uma luta, mas nem toda luta uma arte marcial. O termo arte marcial se refere a tcnicas de combate ligadas guerra. O termo marcial vem do deus Marte, deus da guerra para os romanos. As artes marciais mais conhecidas tanto no Brasil como no mundo so o Jud, o Karat, o Taekond, o Kung-f, e o Jui-jist. A Capoeira tem diversas interpretaes. Pode ser vista como dana, folclore, jogo, mas sem dvida sua maior e mais expressiva representao a de luta. Seus movimentos so tipicamente de ataque e defesa. O boxe embora tambm seja uma luta, atualmente tem uma imagem mais ligada a uma prtica desportiva. Com o grande desenvolvimento das armas de guerra, os combates fsicos foram rareando e as Artes Marciais foram migrando para o desporto, perdendo inclusive muitas de suas caractersticas. O Jud (que significa caminho da suavidade) no tem praticamente mais nada de suave. O atleta quando golpeado, em vs de utilizar as tcnicas de queda e amortecimento que foram criadas para diminuir o impacto da queda, tenta de toda forma apoiar uma mo, o ombro ou outras partes do corpo para descaracterizar o hipom que o nocaute do jud; da surgem as graves contuses de clavcula, antebrao, punho entre outras. A grande diferena entre as lutas na escola para as artes marciais seria que no existem tcnicas pr-estabelecidas. Conforme o aluno vai lutando vai desenvolvendo sua prpria tcnica. Para atingirmos esse objetivo da criana ser um ser ativo, descobrindo suas prprias tcnicas, se faz necessrio que desvincule as lutas escolares das artes marciais, com exceo da capoeira a qual trataremos mais adiante. Outra grande diferena entre as lutas escolares e as artes marciais que o resultado do combate no tem grande relevncia; a competitividade deve perder importncia em relao s vivncias corporais que tambm aprofundaremos nos prximos itens. Seria

2 semelhante a algumas concepes de jogo que diferiam dos esportes, ou seja, um baixo grau de competitividade. Mais uma caracterstica que difere as duas prticas, que nas atividades escolares os golpes de percusso devem ser abolidos. Entende-se como golpes de percusso os movimentos de impacto como os socos e pontaps, por exemplo. AS LUTAS E A NO VIOLNCIA Em nossa experincia escolar, nunca verificamos sinal de violncia nas aulas de lutas. Para os alunos estava to claro que aquele era um momento mais de um jogo de fora, habilidades motoras e inteligncia onde cabiam at estratgias complexas para vencer, que o lado violncia com brigas e xingamentos nunca se fizeram presente. Refletindo sobre esse fato podemos inclusive imaginar que a violncia no est somente em gestos corporais. Ela pode se apresentar verbalmente ou com gastos sutis como um olhar de desprezo ou superioridade. Assim a violncia mais uma inteno, um estado de esprito que pode ou no se apresentar por gestos corporais relacionados com a motricidade grossa como um soco ou pontap. Por mais embate que se presenciasse, por mais vontade de vencer, por mais fora que um aluno despreendesse para ganhar, nunca verificamos um gesto de violncia, desde a educao infantil at o ensino mdio. Outro aspecto interessante foi que nossas atividades de lutas nunca foram contestadas por qualquer diretora ou orientadora. Parece que conseguamos expressar prazer, disputa saudvel, companheirismo e camaradagem nas mais disputadas contendas. Nessa oficina estaremos oferecendo vrias formas de lutas escolares onde os participantes alm de apreciarem as modalidades oferecidas, sero convidados a sugerir variaes daquelas oferecidas, assim como outras diferentes que j conheam. O importante nessa metodologia mostrar que os professores devem abrir espao para que os alunos troquem suas experincias e que percebam que uns podem contribuir para a construo do conhecimento do outro. O educador que trabalha com atividades fsicas escolares deve valorizar o conhecimento, a bagagem cultural que os alunos j trazem de suas vidas extra escolares, mas deve tambm interferir no processo, como por exemplo na forma de escolher equipes, manter em alta a motivao dos alunos entre outras, seja de luta ou qualquer outra atividade. A seguir relataremos como condizamos essas estratgias quando ministrvamos lutas nas escolas. . Estratgias para escolha dos combatentes Como as lutas duram apenas alguns segundos, elaboramos diversas estratgias para que houvesse uma diversificao de atuao por parte dos alunos. Cada um deles teria que lutar algumas vezes durante as aulas. Assim adotamos algumas formas de organizao afim de manter alta a motivao dos mesmos. Nas primeiras lutas da aula, ns que determinvamos quem lutaria com quem. Escolhamos os adversrios de forma que o combate fosse o mais equilibrado possvel.

3 Terminada a srie onde todos j haviam lutado, era a vs dos prprios alunos escolherem seus adversrios. Nesse momento verificamos que na maior parte das vezes os alunos escolhiam adversrios compatveis com suas condies de realizar um combate equilibrado. Quando isso no ocorria, o prprio grupo recriminava aquele que escolhia um adversrio muito fraco. Quando acontecia o contrrio, um aluno escolhia um maior e mais forte que si, o grupo o valorizava como uma pessoa corajosa. Como j dissemos, eram comum combates por equipe. No sum, por exemplo, a cada luta vencida por um elemento, somava um ponto para a equipe. Aquela que somasse mais pontos venceria. As equipes eram escolhidas basicamente de duas maneiras; ou um aluno escolhia e a cada aula era um diferente, geralmente obedecendo a ordem da chamada, ou aquele que escolhia primeiro se sentava e o escolhido escolhia o prximo, que por sua vs escolha o seguinte. Essa estratgia interessante, pois divide a responsabilidade da escolha por toda a equipe. Quando na escolha por ordem de chamada acontecia de um ser muito maior que o outro, era prache estabelecida pelos alunos que o mais forte no deveria escolher outro muito mais forte. Era interessante perceber como o prprio grupo procurava o equilbrio. Concluso Concluindo, podemos afirmar que em nossa experincia, as lutas nas aulas de Educao Fsica, foram muito interessantes, principalmente do ponto de vista educacional. Conseguimos conquistar um clima de disputa saudvel, camarada e alegre. Percebemos que alunos mais tmidos e retrados ficaram mais soltos. Os mais medrosos e inseguros, mais valentes. Os mais esquentados, mais calmos e auto controlados. Os mais competitivos, mais ticos. Por mais estranho que parea, atividades de combates, que nos sugerem primeiramente violncia e nimos acirrados, eram realizadas com a alegria de uma brincadeira qualquer, mostrando que no h nada de errado, princpio com qualquer atividade. Tudo depende do educador, do grupo e de como o processo conduzido.

Das könnte Ihnen auch gefallen