Sie sind auf Seite 1von 18

http://zhelia2010.

http://en.blog.w or

http://silvialane.w

http://nanasaah.b

http://rhose2010.

POR QUE ARTE-EDUCAO JOO


http://claudiachuc

DUARTE JR.

As aulas de arte sempre estiveram presentes no currculo escolar, mas nem sempre teve o verdadeiro significado, as aulas de arte eram consideradas aula de lazer onde se trabalhava apenas desenhos, e muitas vezes as aulas era vista como baguna; Mas afinal ser que as aulas de arte algo a mais que um simples lazer? ADESTRAMENTO E APRENDIZAGEM O autor descreve como animais atravs de experimentos, se adaptam a novas situaes para manter a vida e desta forma, nos conduz a pensar sobre situaes dirias que nos leva as adaptaes para desenvolvermos algumas habilidades que futuramente sero necessrias para auxiliar as tarefas de como sobreviver e garantir a vida. O modelo de aprendizagem do homem vai alm dos comandos e se estabelece na dimenso simblica atravs da palavra, com sua conscincia reflexiva e sua capacidade simblica, transforma, modifica e at constri o mundo. A dois fatores essenciais no conhecimento da aprendizagem humana: as vivncias (o que sentindo) e as simbolizaes (o que pensado). Atravs das palavras procuramos dar um significado ao que vivemos e sentimos. A arte assim nela exprimimos e imprimimos questes, reflexes, dando um sentindo a existncia.

A EDUCAO NO CONTEXTO CULTURAL O simbolismo de palavras para designar pensamentos surgiu com a necessidade de comunicao da sociedade e aprendida atravs da socializao e educao de cada cultura, nelas esto inseridas como falar, vestir, comer, escrever, valores, religio entre outros. Adquirimos uma personalidade cultural e dentro desta cultura que o individuo v sente e interpreta o mundo .

FUNDAMENTOS DA ARTE-EDUCAO Junior Duarte argumenta que Arte - Educao no significa o treino para algum se tornar um artista, ela almeja ser uma maneira mais ampla de se abordar o fenmeno educacional, considerando-o no apenas como transmisso simblica de conhecimentos, mas sim, como um processo formativo do ser humano. Um procedimento que envolve a criao de um sentido para a vida, e que emerge desde os nossos sentimentos peculiares. O mesmo ressalta que a arte ainda um fator de agilizao de nossa imaginao, pois na experincia esttica a imaginao amplia os limites que lhe impe cotidianamente a inteleco. Com base na concepo de Junior Duarte compreende-se que o contato dos educando com a arte permite o direcionamento de suas atenes aos seus prprios sentimentos, contribuindo para o refinamento dos mesmos, estabelecendo-se assim num meio eficaz de promover o desenvolvimento emocional, alm de manter acesa a imaginao e a utopia, pois o trabalho artstico a consolidao dos sentimentos em formas expressivas, se constituindo num meio de acesso a dimenses humanas no passveis de simbolizao conceitual. Como Ernst Fischer citado por Junior Duarte afirma que a arte um meio indispensvel. Ela pode agir como forma de despertar no indivduo uma maior ateno a seu prprio processo de sentir. Contudo o intelectualismo de nossa civilizao torna relevante educao apenas aquilo que concebido racionalmente.

JR Duarte. Joo Francisco. Por que Arte-Educao? 2 Ed. Campinas. SP: Papirus, 2099.

TODOS PELA EDUCAO DE QUALIDADE! www.plus.art.br

sexta-feira, 15 de julho de 2011

RESENHA DO TEXTO POR QUE ARTE-EDUCAO? JOAO FRANCISCO DUARTE JNIOR. LEIAM MUITO BOM! POR QUE ARTE-EDUCAO?

JOAO FRANCISCO DUARTE JNIOR.

O Captulo 2: Adestramento e Aprendizagem, o Capitulo 3: A Educao, num Contexto Cultural e o Captulo 6: Fundamentos da Arte-Educao do livro de Joo-Francisco Duarte Jnior. Por que Arte-Educao? 15 Edio. Editora Papirus: SP, 1991. Joo Francisco Duarte Jnior, Doutorado em Filosofia da Educao, Mestrado em Psicologia Educacional e Graduao em Psicologia. Os Captulos 1, 3 e 6 do livro, ou texto 1, usa como ponto de partida informaes em relao a experimentos com ratos para poder definir diferenas entre o adestramento e a aprendizagem. O adestramento est ligado ao comportamento animal, quer dizer que o animal aprende ou adquire at mesmo um novo comportamento por questo de sobrevivncia. Adaptar-se a seu ou a um novo ambiente pode fazer com que eles desenvolvam algumas habilidades que os ajudem a sobreviver. Em relao aos seres humanos esse modelo de aprendizagem pode no ser integralmente aplicado, pois, estamos em uma dimenso biolgica qualitativamente diferente, uma vez que o mundo vai muito alm daquilo que est acessvel aos nossos sentidos atravs da sua conscincia, produto de sua capacidade simblica, produto de sua palavra. Pensar dessa forma nos remete a diferenar o homem e o animal atravs da conscincia reflexiva simblica. Merleau-Ponty fala no texto sobre o comportamento humano como um comportamento simblico. Enquanto o animal reage aos estmulos fsicos de seu meio, o homem age conforme o significado que ele imprime realidade. E a linguagem o meio pelo qual estruturamos e fundamentamos nossa existncia na Terra. atravs das palavras que a vida humana comporta um sentido, sendo atravs dela que tudo no mundo possui um sentido, um valor, significados. O psiclogo Gendlin afirma que toda significao tem dois componentes: as experincias e os smbolos. Quer dizer que, procuramos nomear, conceituar ou explicitar simbolicamente nossas experincias e at mesmo compar-las.

A aprendizagem humana permite abstrair das nossas experincias, o seu significado para enfrentar novas situaes baseadas em experincias passadas, por esse motivo o seu papel de aprendizagem se d por dois fatores: as vivncias (o que sentido) e as simbolizaes (o que pensado). A linguagem utilizada pelo homem como instrumento bsico de ordenao, significao, fenmeno essencialmente social. A criana socializada quando adquire uma linguagem de acordo com o processo educacional primrio chamado de socializao determinada com a personalidade cultural em que est inserida. O processo educacional evolui desde a transmisso direta do saber, entre os primitivos, at a criao das escolas, entre os civilizados. O processo civilizatrio com profundas e radicais transformaes na sociedade implicou e implica consigo divises fundamentalmente econmicas e conseqentemente tambm uma diviso social do saber de forma claro desigual. O conhecimento transmitido atravs da escola, de acordo com o texto, desvinculado da vida concreta dos alunos, de situaes vividas por eles e de separaes entre as emoes e as experincias da razo e do pensamento. A personalidade humana, em destaque a sociedade moderna esto fundamentadas entre o sentir e o pensar, entre a razo e as emoes. A civilizao ocidental toma como base trs indicaes: A primazia da razo A razo tem o poder de solucionar qualquer problema proposto pela cincia. A primazia do trabalho Deve-se trabalhar incessantemente para a produo de bens. A natureza infinita Acredita-se que a natureza no qual so retiradas as matrias-primas inesgotvel. O texto indaga a falta de vnculo da razo com elementos ldicos mais envolvidos com os sentidos, com as emoes, em relao ao conhecimento e a educao. A partir desse momento o autor faz-nos pensar no que ele prope e chama de arte-educao. A arte a forma no qual podemos expressar nossos sentimentos e tambm um meio de desenvolvimento a outros processos racionais e educao. A arte-educao tem como pretenso no processo de formao do homem, destacar a arte como veiculo educacional fundamentalmente para dar sentido vida. Sua finalidade est muito alm de uma simples apreciao, mas sim, no valor e na relao que se da entre a razo e a emoo, no que sentimos e no que percebemos.

Sobretudo como menciona Junior (1991, p. 77) a arte mantm acesa a imaginao e a utopia um projeto de futuro.

AUTORA DA RESENHA: PATRCIA ARIANE S. LIMA.

REFERNCIA:

JUNIOR, Joo Francisco Duarte. Por que arte-educao? 15 Edio. Papirus Editora. Coleo gere. So Paulo, 1991.

Postado por PAS.LIMA s 05:14 Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut 0 comentrios: Postar um comentrio Postagem mais recente Postagem mais antiga Incio Assinar: Postar comentrios (Atom) Sejam bem-vindos ao meu blog

postem seus comentrios!

Quem sou eu

PAS.LIMA Sou Patrcia Ariane Souza Lima. Sou soteropolitana, estudante da Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Educao, estou rumo ao 6 semestre de Pedagogia e uma pessoa que acredita fielmente na Educao como um processo contnuo de humanizao, que desempenha um papel importante e ativo de construo social e exerccio da cidadania. Visualizar meu perfil completo

Seguidores

Total de visualizaes de pgina

1293

O QUE VOC ACHA SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS CONFORME A LEI N 11.274/06? FOI REALMENTE NECESSRIO A AMPLIAO EM MAIS UM ANO DE ENSINO OU DEVERAMOS QUESTIONAR A SUA QUALIDADE ?

LEMBRETE - POSTAGENS ANTIGAS: OL PESSOAL NO ESQUEAM DE DAR UMA OLHADINHA NAS MINHAS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, NO LINK QUE FICA NO FINAL DA PGINA. POSTEM SEUS COMENTRIOS, VISITEM OS OUTROS BLOGS NA MINHA LISTA DE BLOGS, VOTEM NA ENQUETE E CONFIRAM OS VDEOS. E O MAIS IMPORTANTE ME SIGAM! BESITOS!! RS RS RS.

Arquivo do blog

2011 (36) Outubro (1) Maria Cndida Soares Del-Masso: Incluso de Pessoa... Setembro (2) Estatuto da Criana e do Adolescente - InfoEscola http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo... Julho (8) O ESPAO ESCOLAR COMO EIXO DE REFLEXO RESENHA DO TEXTO POR QUE ARTE-EDUCAO? JOAO FRANC... RESENHA DO TEXTO: PROCEDIMENTOS NAS OFICINAS DE TR... JOGOS EDUCATIVOS ACESSEM MUITO INTERESSANTE. TODOS PELO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE! ESTUDO ERRADO - GABRIEL O PENSADOR E ADAIL, O ILUS... PEDAGOGIA - TODOS POR UMA EDUCAO DE QUALIDADE! DEUS CONTINUE ABENOANDO NOSSA AMIZADE !!!!!!! Junho (13) Blogs e a Educao BAIXEM LIVROS!!!! ACESSEM O LINK!!!!!!! CONFIRAM TAMBM AS POSTAGENS ANTIGAS PLANO DE ESTGIO 2 ATUALIZADO Governo cria novas regras para verbas na educao Trajetria da Educao de jovens e adultos - Ivone... Artigo - Alfabetizao e Letramento - Magda Soares... CONSULTEM: LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAO N... ESCOLA M. ALLAN KARDEC: MEU AGRADECIMENTO! MEU DIRIO DE BORDO - COTIDIANO NA ESCOLA M. A. K... Nis Mudemo - Fidncio Bogo Jogos do S Portugus

LER E PRENDER LNGUA PORTUGUESA SINAIS DE PONTUA... Maio (6) Repercusso de Amanda Gurgel no Programa Fausto p... Uma professora muito maluquinha Ziraldo. OBRIGADA MEU DEUS PELAS AMIGAS QUE TENHO E QUE O ... reportagem destaque da semana: de 01 a 06 de maio ... REPORTAGEM DESTAQUE DA SEMANA: DE 24 30 DE ABRIL... A IMPORTNCIA DO ATO DE LER: EM TRS ARTIGOS QUE S... Abril (5) COMENTRIO EM RELAO OFICINA DESENVOLVIDA. REAL... UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIADEPARTAMENTO DE EDUCA... SER PR... UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIADEPARTAMENTO DE EDUCA... Bem vindo ao meu blog! Espero aqui criar um ambie... Maro (1) Formao de Pedagogos em debate

Postagens populares RESENHA DO TEXTO POR QUE ARTE-EDUCAO? JOAO FRANCISCO DUARTE JNIOR. LEIAM MUITO BOM! POR QUE ARTE-EDUCAO? JOAO FRANCISCO DUARTE JNIOR. O Captulo 2: Adestramento e Aprendizagem, o Capitulo 3: A Educao, num Contexto...

MEU DIRIO DE BORDO - COTIDIANO NA ESCOLA M. A. KARDEC DA GRAA: O ESPAO ESCOLAR COMO EIXO DE REFLEXO. ESTAGIRIA - Patrcia Ariane S. Lima. RELATO DO COTIDIANO ESCOLAR NA TURMA DO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTA I. ...

http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-ecoordenadores/para-sala-de-aula/planos-de-aula/leitura.html? newsID=5e17c7441f7249aabd21d5fb4fb01ddd http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-ecoordenadores/para-sala-de-aula/planos-de-aula/leitura.html? newsID=5e17c744...

Nis Mudemo - Fidncio Bogo "NIS MUDEMO" Fidncio Bogo O nibus da Transbrasiliana deslizava manso pela Belm-Braslia rumo a Porto Nacional. Era ... REPORTAGEM DESTAQUE DA SEMANA: DE 24 30 DE ABRIL: Tem incio a 12 Semana Nacional da Educao Este ano, a Semana tem como eixo o debate sobre o Plano Nacional de Educao, previsto para vig... Jogos do S Portugus Jogos do S Portugus Esta seo dedicada ao aprendizado de um jeito descontrado, estimulando a capacidade de interpretao do contedo a...

(nenhum ttulo) OBRIGADA MEU DEUS PELAS AMIGAS QUE TENHO E QUE O SENHOR CONTINUE ABENOANDO A NOSSA AMIZADE! AMIGAS PARA SEMPRE... FACED UFBA 06 DE ABRI... PLANO DE ESTGIO 2 ATUALIZADO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAO II CURSO DE GRADUAO EM PEDAGOGIA PATRCIA ARIANE SOUZA LIMA PLANO DE ESTGIO ... Artigo - Alfabetizao e Letramento - Magda Soares Artigo - Alfabetizao e Letramento - Magda Soares ALFABETIZAO E LETRAMENTO : CAMINHOS E DESCAMINHOS Magda Soares Um olhar his... Formao de Pedagogos em debate

...

ACESSEM O PORTAL DO MEC: PCN LINGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf

ACESSEM PORTAL DO MEC: PCN MATEMATICA ENSINO FUNDAMENTAL http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf

Confiram Minha Barra de Vdeos Sede de Viver - Van Gogh.

tecnologia

O Ato de ler: Paulo freire

tecnologia

Quero ficar perto de tudo que acho certo[...]Meu conhecimento minha distrao. Coisas que eu sei!

tecnologia

ta forr bom de mais! So Francisco do Conde-Bahia me aguarde em breve mais uma habitante!! rs rs

tecnologia

Adoro essa msica! Tudo Posso deus me Fortalece - Renascer Praise 7

tecnologia

uhuuu!! Enfim frias!

uhuuu!!!!

Ooops !!!

Minha lista de blogs

Aildes FACED Passo a passo dos dias do estgio... 10 meses atrs

Cilia Santos FACED Curta - A Moca Que Dancou Depois De Morta

2 dias atrs

Claudiachuchu's Blog FACED REFLEXO 1 ano atrs

Edyllene Lymma FACED Abaixo os portais-currais 1 ano atrs

Eliene LN!!!!!!!!! FACED FOTO DO DIA QUE OCORREU A MEDIAO DA PROPOSTA DE AULA 9 meses atrs

GEIZA FACED - PEDAGOGIA EM AO 11 meses atrs

Isabela Cordeiro FACED FOTO DA TURMA 9 meses atrs

Leilane FACED Refletindo sobre a profisso e formao em Pedagogia 11 meses atrs

Miilena FACED Literatura de Cordel ;D 1 ano atrs

NAIANE FACED - Tudo aqui quer me revelar... Experincias no estgio: Escola Municipal Beneficente e Cultural de Amaralina 10 meses atrs

NOEMIA FACED - NAP-PARANHOS FACED A Importncia do Ato de Ler. 9 meses atrs

PAS.LIMA Maria Cndida Soares Del-Masso: Incluso de Pessoas com Necessidades Especiais 6 meses atrs

PET Pedagogia UFBA Sndrome de Down: uma histria, um aprendizado. 1 semana atrs

Professores de Pedagogia (FACED UFBA) - Educao em Rede: articulando saberes Amianto mata 9 meses atrs

Rhose2010's Blog FACED Dirio de Bordo EDCB94 Estgio 2 1 ano atrs

SARAH PRIMA Encontros meus Desencontros Acabou o encanto e ainda no era meia-noite

3 semanas atrs

SARINHA PRIMA Encontros meus Desencontros ........ 9 meses atrs

SILVIA FACED -Silvialane's Blog Uma experincia inesquecvel!!! 11 meses atrs

WordPress.com News Find Friends Who Use WordPress 4 dias atrs

Zhelia2010's Blog FACED CASA ARRUMADA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE 9 meses atrs

pra valer a pena! Dia 23 de maio de 2011 11 meses atrs

Modelo Picture Window. Imagens de modelo por merrymoonmary. Tecnologia do Blogger.

Das könnte Ihnen auch gefallen