Sie sind auf Seite 1von 19

App Store

Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores


Setembro de 2012

Contedo

Viso geral Selos da App Store Noes bsicas Padres grficos Permisses e proibies

4 5 6

Exemplos 7 Apresentando os produtos Apple Noes bsicas Permisses e proibies 8 9

Exemplos 10 Fotografias e vdeos personalizados Permisses e proibies Promovendo o seu app Noes bsicas Permisses e proibies udio e vdeo Apps com acessrios Noes bsicas Embalagem de acessrios 16 17 13 14 15 12

cone da App Store 18 Requisitos legais 19

App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores

Setembro de 2012

Viso geral
Este guia foi disponibilizado para ajudar os membros do iOS Developer Program a promover corretamente sua filiao com a AppStore em websites, publicidade e toda comunicao de marketing. Esteguia inclui informaes importantes sobre o uso dos selos da App Store, melhores prticas de marketing relacionadas App Store e detalhes sobre ouso de imagens dos produtos Apple.
Importante: Autorizao da Apple necessria Todos os materiais impressos ou utilizados em vdeo, caso sejam peas de marketing ou publicidade, ou materiais com alta visibilidade em qualquer formato devem ser submetidos para aprovao pela Apple antes de sua publicao ou veiculao. Envie sua concepo inicial, storyboard ou rascunho por e-mail, conforme descrito abaixo. Considere pelo menos cinco a sete dias teis para resposta. Observe que a ausncia de resposta da Apple nesse perodo no concede a aprovao de seus materiais. A Apple pode analisar trabalhos ainda em andamento, contudo, todos os materiais finais devem ser aprovados pela Apple antes de serem veiculados ou publicados. Todos os materiais que contenham fotografias ou vdeos personalizados de produtos Apple devem ser submetidos e aprovados pela Apple. Reviso de marketing: peas de marketing devem ser enviadas para anlise pela Apple atravs do e-mail appstoremarketing@apple.com. Peas de marketing incluem qualquer comunicao promocional que no faa parte de mdia comprada, como trechos de vdeo e tutoriais, informativos impressos, folhetos e diversas peas promocionais impressas. Envie um exemplo da sua comunicao e descreva brevemente o app que voc est promovendo, a mdia e os objetivos da comunicao. Reviso de publicidade: peas de publicidade devem ser enviadas para anlise pela Apple atravs do e-mail appstoreadvertising@apple.com. Publicidade inclui qualquer comunicao promocional que faa parte de mdia comprada, como comerciais de TV, anncios impressos, placas de outdoor e outras mdias pagas. Envie todas as peas junto com o plano de mdia (tempo de veiculao e disposio) e detalhes degastos. Requisitos de envio Envie toda a correspondncia em ingls e fornea a localizao em ingls dos materiais, se necessrio. Anexe materiais a uma mensagem de e-mail, fornea detalhes de login para o seu site de FTP seguro ou use um servio de entrega na web protegido por senha. Inclua as seguintes informaes com seus materiais: nome da empresa e nome do app como eles aparecem na App Store, ID do app da Apple (o identificador exclusivo de nove dgitos de seu app) enmero de telefone de contato. Quem pode usar os recursos de marketing fornecidos pela Apple Os selos da App Store e as imagens do iPhone, iPad e iPod touch mostradas neste guia so para uso apenas pelos membros do iOS Developer Program que tenham concordado com o Contrato de Licena de Obra Artstica de Marketing para App. OContrato
3

de Licena est disponvel para download na seo Recursos de Marketing da App Store Resource Center. A Apple se reserva o direito de retirar a permisso de uso dos selos da App Store ou imagens dos produtos Apple em qualquer situao onde seu uso esteja incompatvel com este guia ou seja considerado inadequado pela Apple. As informaes deste guia esto sujeitas a mudanas. Consulte a App Store Resource Center em http://developer.apple.com/appstore paraatualizaes. Suporte O suporte para o iOS Developer Program est disponvel em http://developer.apple.com/contact. Requisitos legais Todos os materiais devem atribuir devidamente a cada marca registrada da Apple os smbolos e crditos autorais apropriados. Acesse www.apple.com/ legal/trademark para mais detalhes sobre os requisitos legais.

App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores

Setembro de 2012

Selos da App Store


Noes bsicas
Uso do selo Um selo da App Store deve ser usado em comunicaes de marketing e publicidade, como comerciais de TV, anncios impressos, trechos de vdeo, e-mails, informativos e sites sempre que voc promover o seu app oferecido na App Store. Apenas os selos mostrados aqui so aprovados pela Apple. Os selos devem ser usados como so fornecidos e no podem ser modificados. Em comunicaes online, voc deve usar o selo Baixar na App Store. Fornea um link para o seu app na App Store sempre que o selo da App Store for usado. Para obter o URL do seu app na App Store, acesse sua pgina de produto no iTunes. Clique com o boto direito ou aperte Control na pgina do seu app e escolha Copiar URL. Insira o URL no selo da App Store. Clientes sero direcionados para a instalao do software do iTunes, se for necessrio, e ento encaminhados para o seu destino original na App Store. Selos localizados A Apple fornece a arte do selo com os termos "Disponvel na App Store" e "Baixar na App Store" traduzidos em idiomas regionais. No crie sua prpria verso de selolocalizado. Sempre use a arte fornecida pela Apple, sem modificaes.

Baixar na

Selo Baixar na App Store Use o selo Baixar na App Store em todas as comunicaes eletrnicas, incluindo sites, banners de internet, banner em dispositivos mveis, promoes pore-mail, informativos online e mala direta online.

Selo Disponvel na App Store Use o selo Disponvel na App Store para todas as promoese comunicaes impressas que no tenham capacidades delinks na web, como comerciais de TV, anncios impressos, trechos de vdeo, informativos impressose mala direta impressa.

A marca registrada App Store sempre aparecer em ingls. Nunca traduza App Store nem altere de forma alguma a arte do selo localizado fornecido pela Apple de forma.

Guia localizado Em algumas regies, uma verso traduzida deste guia pode ser obtida por download em http://developer .apple.com/appstore/resources/marketing/index.html.

App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores

Setembro de 2012

Selos da App Store


Padres grficos
Margem mnima e tamanho mnimo A margem mnima igual a um quarto da alturadoselo. No aplique fotos, tipografia ou qualquer outro elemento grfico dentro da margem mnima. O tamanho mnimo de 10 mm para uso em materiais impressos e 40 pixels para uso em tela. Sempre selecione um tamanho que seja claramentelegvel mas no dominante.
10 mm 40 px

Imagens de fundo Os selos da App Store sempre aparecem em preto e branco como mostrado aqui. O contorno cinza ao redor do selo faz parte de sua arte e deve ser includo. Os selos da App Store podem ser aplicados em: Um fundo preto ou branco Um fundo de cor slida Uma imagem de fundo, desde que a leitura no seja prejudicada

Arte A arte do selo fornecida em formato .svg para web ou comunicaes na tela e em formato .eps para uso em materiais impressos.

X X X

X X X

Margem mnima e tamanho mnimo para X X publicidade mvel 12 px X App Store Quando o em publicidade com X selo for posicionado X espao de layout muito limitado, como banners para dispositivos mveis, siga estas orientaes: A margem mnima igual a um dcimo da altura do selo. Selecione um tamanho de selo que seja claramente legvel em dispositivos mveis de destino. O selo no pode ser o grfico dominante no layout. Ele deve ser posicionado abaixo ou depois do app ou nome da empresa ou identidade. Use a arte do selo em formato .svg fornecida para que seja idealmente legvel em telas Retina. LeiaArte direita.
1/10 da altura do emblema

App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores

Setembro de 2012

Selos da App Store


Permisses e proibies

Permisses Use apenas a arte do selo atual, fornecida pela Apple, sem modificaes. Sempre utilize um selo em peas de marketing e publicidade que promovam o seu app oferecido na App Store, incluindo: Pginas na web Informativos Promoes por e-mail Trechos de vdeo Promoes e publicidade impressa Banners de internet Anncios mveis Comerciais de TV Placas de outdoor Para comunicaes online, use o selo Baixar na App Store. Insira um link para seu app na App Store. Utilize apenas um selo da App Store por layout ou sequncia de vdeo. Aplique o selo em uma posio secundria no layout, aps o seu app ou a identidade da empresa. O selo deve ser menor que sua mensagem principal, identidade da empresa ou elementos grficos do app. Nas etiquetas de mercadorias ou embalagens, inclua o selo apenas quando o seu app tambm forpromovido na etiqueta ou embalagem. Se o selo aparecer junto com selos que representam outras plataformas, posicione o da App Store primeiro.

Proibies No utilize o selo da App Store em promoes comuns da sua empresa ou ofertas de produtos em geral. O selo deve ser associado apenas ao app que est disponvel na App Store. No utilize o selo caso sua mdia no possa reproduzir sua arte claramente e em alta definio. No faa do selo a mensagem primria ou o elemento grfico dominante no seu layout. Eledeve ser secundrio sua mensagem principal eidentidade da empresa ou app. No utilize a logomarca do iTunes. No utilize a logomarca da Apple isoladamente. No anime, gire ou incline o selo da App Store. No altere de forma alguma a arte do selo. No faa referncia ao iOS. Em vez disso, use os nomes de produtos corretos. No utilize grficos ou imagens do site da Apple ouda App Store. No utilize o selo da App Store como arte de uma mensagem de compatibilidade. Relaciona os nomes dos produtos compatveis com seu app.

App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores

Setembro de 2012

Selos da App Store


Exemplos

Pgina na web promovendo um app

Banner em pgina da web

Anncio impresso

Publicidade mvel

Assinatura para publicidade mvel

Banner em dispositivos mveis Trechos de vdeo

App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores

Setembro de 2012

Apresentando os produtos Apple


Noes bsicas
Imagens do iPad, iPhone e iPod touch Imagens de produtos Apple como iPad, iPhone e iPod touch podem ser usadas apenas para promover o seu app disponvel na App Store. Elas no podem ser usadas por desenvolvedores para qualquer outropropsito. Sempre utilize imagens de produtos fornecidas pela Apple. Consulte a pgina 10 e 11 para obter exemplos. As imagens podem ser baixadas em http://developer.apple.com/appstore/resources/ marketing. Formatos verticais e horizontais so fornecidos para cada produto. As imagens localizadas sero fornecidas com a barra de status apropriada. A tela dos produtos Apple est em branco para que voc possa posicionar o seu app nesta rea. Alm das imagens do iPhone 5 e iPod touch de 5 gerao mostradas nesta pgina, imagens do iPhone 4S e do iPod touch de 4 gerao tambm esto disponveis para uso por desenvolvedores. Utilize somente produtos para os quais seu app esteja atualmente desenvolvido. No use imagens do produto iPhone 5 e iPod touch de 5 gerao se seu app no for desenvolvido para exibio na resoluo e tamanho de tela desses produtos. Por exemplo, no use o iPhone 5 exceto se seu app exibir em 326 pixels por polegada, em uma resoluo de 1136 por 640. Se voc est promovendo um app que tem suporte apenas para verses anteriores do produto, envie um e-mail para appstoremarketing@apple.com para solicitar a imagem correta do produto. No use imagens de produtos Apple junto com imagens de produtos concorrentes em suas comunicaes. Referncias a plataformas diversas e produtos concorrentes podem ser feitas apenas em texto. Aplicando a tela do seu app em imagens do iPad, iPhone ou iPod touch Apenas imagens que aparecem naturalmente na tela quando o seu app est funcionando podem aparecer na tela de produtos Apple. Nunca exiba texto promocional na tela dos produtos Apple. Nunca exiba a tela de incio do iPad, iPhone ou iPod touch ou qualquer cone que voc no possua. Selecione a imagem do produto Apple que melhor se encaixa no seu layout e abra o arquivo no Adobe Photoshop. Clique duas vezes no cone da camada Open to Update Screen (Abrir para substituir tela) (camada de Objeto Inteligente). Abra a camada aninhada Replace Contents to Update Screen (Substituir contedo para atualizar tela) e posicione a arte da tela do seu app na janela. Salve e feche a janela. No altere a camada bloqueada Product Image and Shadow (Imagem do produto e sombra). O arquivo em RGB pode ser exportado ou salvo para a web. Ele pode ser convertido para o modo de cores CMYK e salvo nos formatos .pdf ou .tiff para uso em layouts impressos. Se voc est usando os arquivos para materiais impressos, aplique uma imagem de tela que tenha resoluo suficiente (pelo menos 4vezes a resoluo da tela). Barra de status Selecione o arquivo localizado correto para a sua regio. A barra de status exibe um designador de produtos ou cone de rede completo, um cone de Wi-Fi cheio e um cone de bateria cheia. Se o seu app funciona em tela cheia, aceitvel expandir a imagem da tela do seu app sobre a barra de status. As opes da barra de status so fornecidas em diferentes camadas dentro da camada de Objeto Inteligente. Selecione a barra de status que est visvel quando o seu app est funcionando.
App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores

Imagens do iPhone 5 fornecidas pela Apple Fornecidas nos formatos vertical e horizontal.

Imagens do iPod touch fornecidas pela Apple Fornecidas nos formatos vertical e horizontal.

Imagens do iPad fornecidas pela Apple Fornecidas nos formatos vertical e horizontal.

Setembro de 2012

Apresentando os produtos Apple


Permisses e proibies

Permisses Utilize as imagens mais recentes dos produtos Apple fornecidas no site da App Store Resource Center. Imagens fornecidas pela Apple mostram apenas produtos pretos. Mantenha a separao de dispositivos concorrentes. Sempre apresente os produtos Apple sozinhos, nunca os agrupe com produtos de outras empresas. Se telas de diversos apps forem exibidas, aceitvel repetir as imagens do iPad, iPhone ou iPod touch posicionando-as lado a lado. Voc pode aplicar as imagens tanto na orientao vertical como horizontal. Mantenha o tamanho relativo correto entre os produtos sempre que diversos produtos forem mostrados. Assegure os direitos de exibio a qualquer marca registrada ou material protegido por direitos autorais que voc mostre na tela do produto. Mostre a tela do seu app exatamente como ela aparece quando o app est funcionando. Utilize apenas capturas de telas autnticas do seu app que apaream naturalmente quando o seu app est aberto. Posicione textos de violao e promocionais ao lado das imagens do produto e no no topo dele. Utilize imagens de produtos Apple em tamanho que seja claramente legvel na resoluo da imagem fornecida. Se voc precisar de imagens de produtos em alta resoluo para promoes em grandes formatos, como placas de outdoor, envie um e-mail para appstoremarketing@apple.com e descreva as suas necessidades de marketing e mdia.

Proibies No corte, recorte, substitua ou obstrua qualquer parte das imagens de produtos Apple. No altere, distora nem modifique as imagens de produtos. No adicione ou modifique reflexos. No crie botes ou cones com imagem de produtos. No substitua produtos Apple brancos por imagens de produtos pretos fornecidos pela Apple. No agrupe produtos Apple com produtos concorrentes. Sempre mostre imagens de produtos Apple sozinhas. No exiba produtos Apple em um fundo confuso. No exiba produtos Apple em uma tela em branco. No incline nem altere o ngulo das imagens deprodutos. No anime, incline, rotacione ou gire as imagens de produtos. No utilize faca de corte em promoo impressa coma forma da imagem de um produto Apple. No utilize grficos ou imagens do site da Apple ou da App Store. No imite os layouts da Apple. No cubra nenhuma parte da imagem dos produtos Apple com textos de violao ou promocionais. Norealce o contorno de um produto. No sobreponha diversos produtos Apple. No adicione cases ou capas nos produtos Apple. No utilize 3D nem crie qualquer simulao de um produto Apple. No utilize ilustrao para reproduzir um produto Apple, exceto para materiais de instruo. Caso dispositivos portteis genricos sejam ilustrados, no inclua detalhes que sejam exclusivos dos produtos Apple, como o boto de incio. No utilize imagens de produtos Apple em embalagens descartveis ou promoes da indstria de alimentos. Utilize o nome do produto apenas em texto. No adicione elementos grficos que paream entrar ou sair da tela do produto. No use imagens da App Store em um aplicativo de rea de trabalho ou tela do produto em suas comunicaes. No mostre a listagem de seu app na App Store na tela do produto. No incorpore imagens de produtos Apple em suas capturas de tela na App Store. As capturas de tela devem exibir somente as imagens de tela reais de seu app que um usurio ver quando o app estiver funcionando.

App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores

Setembro de 2012

Apresentando os produtos Apple


Exemplos

Novo

Nome do jogo v.3.0 disponvel em 15 de setembro.

Apresente seu app e foque na sua funcionalidade, no nas funes dos produtos Apple. Mostre a tela do seu app exatamente como ela aparece quando o app estfuncionando.

No substitua produtos Applebrancos por imagens de produtos pretos fornecidospela Apple.

Nunca mostre a tela de incio de um produto Apple ou cones de Dock em suas comunicaes.

No insira texto promocional em uma tela de produto Apple. Mostre somente a tela do seu app.

App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores

Setembro de 2012

10

Apresentando os produtos Apple


Exemplos

25 mm 200 px mn.

25 mm 200 px mn.

No mostre produtos Apple menores que 25 mm de comprimento para materiais impressos e 200 pixels em tela.

Mantenha o tamanho relativo correto entre os produtos sempre que diversos produtos forem mostrados.

No sobreponha produtos Apple.

App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores

Setembro de 2012

11

Fotografias e vdeos personalizados


Permisses e proibies
Fotografias e vdeos personalizados dos produtos Apple so permitidos apenas com expressa aprovao por escrito. Siga as instrues de envio na pgina 3 para obter a autorizao da Apple para sua concepo de fotografia ou vdeo. Apresente seu app de forma realstica e autntica ao criar vdeo e fotografias personalizados. Mostre o app em um produto Apple exatamente como o cliente o veria quando o app estivesse funcionando. Nunca copie ou imite a publicidade ou motion graphics da Apple. Apresente o estilo visual da sua empresa e no o da Apple. Para detalhes sobre como fotografar produtos Apple com acessrios, consulte as pginas 16 e 17. Permisses Apresente apenas o contedo que voc tem o direito legal de imagem. Por exemplo, no mostre a arte de lbuns ou o rosto de celebridades que voc no tem o devido direito de imagem. Utilize apenas as imagens mais recentes dos produtos Apple. Caso diversos produtos Apple forem mostrados, mantenha o correto tamanho relativo entre eles. Utilize apenas produtos Apple pretos. Exiba apenas telas autnticas do seu app. No adicione grficos ou mensagens. A fotografia direta do produto preferida e mais fcilde se trabalhar. No utilize ngulos extremos. Sempre apresente o produto como ele (por exemplo: no aplique um case decorativo nele). Se a barra de status estiver claramente visvel, certifique-se de que os cones de bateria e Wi-Fi esto cheios e que o nome de nenhuma operadoraaparea. Em vdeo, utilize transies diretas, como Atenuar (Fade) ou Dissolver (Dissolve). Caso sequncias de vdeo de uso do app forem reduzidas, exiba o aviso Sequncias reduzidas . Comece o seu app na tela de splash na qual oappabre. aceitvel mostrar pessoas interagindo com produtos Apple de forma autntica. Retrate a interao de forma simples e clara. Inclua os crditos autorais da Apple sempre que informaes legais sejam fornecidas.
App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores Setembro de 2012

Proibies No altere nem distora um produto Apple de forma alguma. A cor, formato e tamanho do produto devem ser precisos. No apresente funes dos produtos Apple; foquena funcionalidade do seu app. No utilize produtos Apple brancos. No apresente um produto Apple junto com produtos concorrentes de outras empresas. No utilize um produto Apple para obter vantagem do valor promocional da marca Apple. O seu app deve crescer por mritos prprios. No utilize a logomarca da Apple no verso de produtos para obter vantagem do valor promocionalda marca Apple. No utilize a tela de incio dos produtos Apple. No utilize os cones do Dock. No utilize a tela em branco. No misture produtos Apple com suportes, modelos, cases ou outros acessrios, exceto para os acessrios de apps descritos neste guia. No empregue suspenso de descrena mostrando produtos Apple de forma fantstica ou irreal. Nomostre produtos assumindo aes que no so capazes de fazer, como voar pelo ar ou nadar embaixo da gua.

12

Promovendo o seu app


Noes bsicas
Usando nomes de produtos Apple em textos Voc pode usar nomes de produtos Apple, como iPhone, iPad ou iPod touch (ou a combinao de dois ou mais nomes) em uma frase de referncia para indicar que o seu app compatvel ou funciona em produtos Apple. Por exemplo, diga nome do app para iPhone e iPod touch ou nome do app para iPad ou use uma frase como funciona com ou compatvel com . Liste todos os produtos Apple que o seu app funciona. No diga iPad nome do produto ou iPhonenome do produto . Quando incluir o nome da sua empresa, comece com o nome da empresa, seguido pelo nome do app e termine com o nome dos produtos Apple apropriados. Por exemplo: correto dizer Nome da empresa, nome do app para iPhone, iPad e iPod touch . Nomes de produtos Apple podem aparecer em texto junto aos nomes de outros dispositivos mveis ou computadores. Liste os produtos Apple primeiro. Embora o nome de produtos concorrentes possam ser utilizados em textos promocionais, nunca mostre imagens de produtos Apple ao lado de imagem de computadores ou dispositivos mveis concorrentes. Quando usar os nomes iPhone, iPad ou iPod touch, sempre escreva iPhone, iPad ou iPod touch com um i minsculo e P maisculo seguidos pelas demais letras minsculas. Sempre escreva touch com o t minsculo. Os nomes iPhone, iPad ou iPod touch devem comear com i minsculo mesmo quando eles sejam a primeira palavra de uma frase, pargrafo ou ttulo. Veja a pgina 19 para informaes sobre o uso de smbolos de marca registrada e crditos autorais. Usando a App Store em texto Quando usar o nome da App Store em ttulos ou textos, sempre escreva App Store com A e S maisculos, seguidos por letras minsculas. Sempre deixe a App Store em ingls, mesmo quando ela aparecer dentro de textos em outros idiomas que no sejam o ingls. Inclua apenas o artigo a antes do nome App Store. Nunca inclua outras descries. Por exemplo: nunca diga iTunes App Store, Apple App Store ou iPhone App Store. No adicione superlativos como a melhor App Store. No use em App Store. Sempre use na App Store ou daApp Store. Em comunicaes americanas, utilize o smbolo de marca de servio (SM, em ingls) na primeira vez que o nome App Store aparecer no texto. Mensagens sugeridas Utilize estas mensagens sugeridas para descrever a App Store ou desenvolver o seu prprio texto. Bloco de texto curto: A App Store permite que voc navegue por appsebaixe-os diretamente para o seu iPhone, iPad eiPod touch. Bloco de texto longo: Acesse a App Store e encontre apps em diversas categorias: de jogos a negcios, educao a entretenimento e produtividade a redes sociais. Apps para iPhone, iPad e iPod touch oferecem recursos inovadores como o Multi-Touch e o acelermetro. E tudo pode ser baixado sem cabo, diretamente para o seu iPhone, iPad e iPod touch.

Nomeando endereos URL Nomes de marcas registradas da Apple podem ser includos no seu endereo URL apenas quando a marca registrada segue o nome da sua empresa e/ou produto. Marcas registradas da Apple podem ser usadas apenas em URLs para pginas na web que destacam apps desenvolvidos especificamente para os produtos Apple. Nunca comece umURL com uma marca registrada da Apple. Aceitvel: www.company.com/app/iphone ou www.company.com/ipad No aceitvel: www.iphoneapp.com ou www.ipadweatherapp.com

Programa de Afiliados para Dsenvolvedores de App Faa parte do Programa de Afiliados e receba comisso sobre a receita gerada qualificada pelos links para App Store, Mac App Store, iBookstore e iTunes de seu app ou site. Voc tambm pode se beneficiar de mtricas de rastreamento e app fornecidas por links habilitados para afiliados. Saiba mais em http://www.apple.com/br/itunes/affiliates/. Concursos e sorteios A Apple no aprova o uso de iPhone e iPad como prmios em concursos e sorteios, ou como prmios ebrindes. Os dispositivos iPod touch ou valepresentes da App Store podem ser aceitveis, mas exigiro aprovao de seu plano promocional pela Apple. Envie propostas para promoreview@apple.com para reviso e aprovao.
Setembro de 2012

App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores

13

Promovendo o seu app


Permisses e proibies

Permisses Sempre utilize os nomes corretos dos produtos Apple com a capitalizao correta: iPhone, iPad e iPod touch. No utilize variaes como touch ou iTouch. Relacione o nome de cada produto Apple compatvel com seu app. No se refira aos dispositivos Apple genericamente como smartphones ou tablets . Sempre utilize os nomes de produtos Apple iPhone, iPad e iPod touch no singular. Nunca diga iPhones, iPads ou iPod touches. Utilize mensagens claras. correto dizer que um app est disponvel na App Store. correto dizer tambm que um app pode ser baixado na App Store. Escreva todos os ttulos e textos nas suas promoes de forma que sejam consistentes coma identidade da sua empresa. Combine a fonte utilizada com o restante da sua comunicaoquando escrever App Store ou nomesde produtosApple. Inclua uma chamada de ao clara em suas comunicaes. Por exemplo, diga Pesquise (Nome da sua empresa) na App Store ou Pesquise (Nome do seu app) na App Store. Inclua o link do iTunes em seu app em comunicaes offline. Consulte a pgina de links do iTunes na seo Recursos de Marketing da App Store Resource Center.

Proibies No copie ou imite nenhuma publicidade da Apple, peas de marketing ou mensagens para iPhone, iPad, iPod touch ou App Store. No utilize ttulos, textos, cones ou imagens do site da Apple em www.apple.com, iTunes ou App Store. No faa referncia aos sistemas operacionais da Apple. Utilize os nomes dos produtos Apple para descrever compatibilidade. No liste os nomes dos produtos Apple que no forem compatveis com o seu app. No imite a tipografia da Apple. Mensagens sobre a App Store devem combinar com o estilo tipogrfico do resto da sua comunicao. No sugira propriedade ou personalizao da AppStore. Por exemplo: no utilize Baixe os seus jogos favoritos na (Nome da sua empresa) App Store. Em vez disso, utilize Baixe os seus jogos favoritos da (Nome da sua empresa) na App Store. No traduza iPhone, iPad, iPod touch ou qualquer outra marca registrada da Apple. Sempre deixe as marcas registradas da Apple em ingls, mesmo quando elas aparecerem dentro de textos em outros idiomas que no sejam o ingls. No utilize o termo baixvel. No inclua referncias ao iTunes. Por exemplo: noutilize a App Store no iTunes ou iTunes App Store. No indique nenhum tipo de patrocnio ou endosso pela Apple.
App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores Setembro de 2012

Nunca mencione sistemas operacionais Apple. Em vez disso, relacione nomes de produtos Apple.

Nunca escreva nomes de produtos Apple usando todas as letras maisculas.

Nunca escreva nomes de produtos Apple com iminsculo seguido por todas as letras maisculas.

Nunca use a fonte Myriad para textos que se refiram App Store.

14

Promovendo o seu app


udio e vdeo
Sempre promova o seu app apenas como descrito nas pginas 13 e 14. Instrues adicionais para promoes em udio e vdeo esto listadas aqui. Promoes em udio No imite a publicidade da Apple. O tom de uma pea de udio deve refletir o estilo da sua empresa eproduto, no o da Apple. Foque nos benefcios e vantagens funcionais do seu app. No obtenha vantagem do valor promocional da marca Apple. No enfatize funes dos produtosApple. No use os sons originais do dispositivo iOS como elementos de udio de suas comunicaes. Usesomente os sons que seu app pode reproduzir naturalmente quando em funcionamento. Trechos de vdeo e promoes Utilize o selo da App Store apenas uma vez em trechos de vdeo ou promoes. No imite os motion graphics da Apple ou publicidade em vdeo. O seu vdeo deve ter a aparncia da comunicao da sua empresa e produto. Quando listar o Mac como parte da mensagem de compatibilidade, siga o guia disponvel na seo Recursos de Marketing da App Store Resource Center em http://developer.apple.com/appstore. No use gestos Multi-Touch em qualquer outro dispositivo que no seja um dispositivo iOS. Porexemplo, no use gestos para realizar transies de cena em um vdeo para que apaream como em um dispositivo iOS.
Mensagem de compatibilidade Liste o nome correto dos produtos Apple em texto.

Selo da App Store Quando exibido com sua empresa ou identidade de app, oselo deve ser disposto em uma posio secundria.

Evite erros No mencione sistemas operacionais Apple. Use os nomes de produtos Apple corretos.

Atribuio de marca registrada No final de um vdeo, mostre os crditos autorais corretos somente para marcas registradas Apple usadas de fato em seu vdeo. Mantenha requisitos de espao claros quando crditos autorais forem exibidos aps o selo.
App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores Setembro de 2012

15

Apps com acessrios


Noes bsicas
Autorizao da Apple necessria Apenas com a autorizao da Apple um produto Apple pode ser usado para demonstrar acessrios que funcionem com os apps. Fotografias ou vdeos personalizados que incluam produtos Apple podem ser produzidas apenas com afinalidade de demonstrar a funo do acessrio. Siga a requisio para fotografias e vdeos personalizados descrita na pgina 12. Siga os requisitos para envio descritos na pgina 3. Considere pelo menos cinco a sete dias teis para resposta. Alm disso, siga estas orientaes: Envie seu storyboard no formato PDF. Envie vdeos para anlise no formato Apple QuickTime (utilize o codec de vdeo H.264 e de udio AAC). Fornea o seu login no site de FTP ou utilize uma ferramenta de envio pela web protegido por senha. Fornea detalhes dos gastos de mdia incluindo territrios e datas. Feito para o iPod Acessrios licenciados pelo programa MFi no os qualificam como os acessrios de apps descritos neste guia. Se o seu acessrio um produto que foi aprovado pelos Produtos Licenciados de acordo com o Contrato de Licena do Feito para o MFi e o Suplemento para iPhone/iPad assinado pela Apple, voc deve seguir a requisio do programa MFi, alm de estar em conformidade com este guia para marketing e publicidade do componente do app doseu acessrio. Mais informaes sobre o Programa MFi esto disponveis em http://developer.apple.com/ programs/mfi. cones de produto Em embalagens e outras promoes, use os cones fornecidos pela Apple para iPhone, iPad e iPod touch, a fim de permitir que os clientes saibam com quais modelos de dispositivo e geraes seu acessrio compatvel. Use os cones de acordo com o contrato de licena e instrues de uso. Mais informaes esto disponveis em https://developer.apple.com/ softwarelicensing/agreements/icons.html.

App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores

Setembro de 2012

16

Apps com acessrios


Embalagem de acessrios
O seu acessrio deve ser o foco principal da embalagem. Um produto Apple pode ser mostrado apenas para facilitar a compreenso de como o acessrio e o app funcionam juntos. Utilize uma imagem de produto fornecida pela Apple ou crie a sua prpria fotografia com a permisso da Apple (veja Fotografias e vdeos personalizados na pgina 12). Siga estas instrues: No utilize o nome de produtos Apple no ttulo principal ou como parte do nome do seu produto. Apresente os produtos Apple sozinhos, nunca os agrupe com produtos de outras empresas. Utilize o termo funciona com para descrever compatibilidade. Por exemplo: correto dizer Nome do produto funciona com iPhone, iPad e iPod touch . Exiba o seu acessrio como ele realmente funciona. No exagere suas capacidades. No corte ou distora produtos Apple. No cubra o produto Apple com textos de violaoou promocionais. No realce o contorno de um produto. O seu acessrio pode ser mostrado interagindo com produtos Apple de maneira realstica. Utilize uma apresentao precisa de como o produto funciona. A tela do app deve ser autntica. Mos podem ser mostradas segurando um produto Apple de forma realstica, mas no obstrua o produto com as mos. O selo da App Store pode aparecer somente uma vez na lateral ou parte traseira da embalagem. Nocoloque o selo na frente da embalagem.
Frente da embalagem A imagem de produto Apple deve retratar com preciso como os produtos e acessrios funcionam. Mantenha a interao do produto simples e explicativa. No enfeite ou exagere as capacidades do acessrio ou do produto Apple. Laterais da embalagem Posicione somente um selo na lateral ou parte traseira da embalagem. Ao criar para vrios idiomas, no use selos localizados adicionais. Em vez disso, disponha tradues notexto abaixo do selo.

8 mm min 10 mm mx altura do emblema

Requisitos de tamanho e posicionamento do selo da App Store Utilize o selo da App Store apenas associando ao app e no ao acessrio. Somente um selo pode ser posicionado na lateral ou parte traseira da embalagem. Para embalagens de todos os acessrios, o selo deve ser exibido em um tamanho mnimo de 8 mm de altura e um tamanho mximo de 10 mm de altura. No aumente o selo para um tamanho superior a 10 mm em altura. Evite erros No coloque o selo da App Store na parte dianteira da embalagem. Um selo pode ser posicionado na lateral ou na parte traseira da embalagem.
App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores

Posicione o selo abaixo ou do lado do cone de seu app. Onome do app no texto e no texto promocional do app pode ser posicionado ao lado do selo da App Store e do cone do app.
Setembro de 2012

17

cone da App Store

cone da App Store Use o cone da App Store somente ao exibir um linha de cones de mdia com um tamanho e formato semelhante. Nunca use o cone em vez do selo da App Store em comunicaes de marketing, mesmo quando o espao de layout for limitado. A arte do cone est disponvel em http://developer.apple.com/appstore/ resources/marketing.

Uso do cone O cone da App Store pode ser usado somente quando necessrio para posicionamento junto a outros cones de mdia de tamanho e formato semelhante.

Banners Em publicidade e comunicaes de marketing, use um selo da App Store ou faa referncia App Store no texto.

Evite erros Nunca use a logomarca da Apple sozinha em qualquercomunicao.

Evite erros Mesmo quando o espao de layout for limitado, no use o cone da App Store em comunicaes de marketing. Onico uso aprovado pela Apple do cone descrito nestapgina.

App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores

Setembro de 2012

18

Requisitos legais

Requisitos da Apple As imagens das telas do seu app, imagens dos produtos iPhone, iPad e iPod touch ou fotografias dos mesmos no podem ser usadas de forma alguma que erroneamente sugira associao com a Apple ou presumidamente diminua ou prejudique a boa f, valores ou reputao associados a App Store, iPhone, iPad, iPod touch, ou prpria Apple. Obtendo a aprovao da Apple Todos os materiais impressos ou utilizados em vdeo, caso sejam peas de marketing ou publicidade, contendo fotografias ou vdeos personalizados de produtos Apple ou materiais com alta visibilidade em qualquer formato devem ser submetidos para aprovao pela Apple antes de sua publicao ou veiculao. Envie sua concepo inicial, storyboard ourascunho por e-mail, conforme descrito na pgina 3. AApple pode analisar trabalhos ainda em andamento, contudo, todos os materiais finais devem ser aprovados pela Apple antes de serem veiculados ou publicados. Considere pelo menos cinco a sete dias teis para resposta. Suas peas de marketing e publicidade devem refletir o estilo de comunicao da sua empresa. Nunca copie ou imite a comunicao da Apple.

Smbolos de marcas registradas e crditos autorais Em comunicaes distribudas apenas nos Estados Unidos, os smbolos apropriados (, SM ou ) devem seguir cada marca registrada da Apple na primeira vezque forem mencionadas no texto. Por exemplo: iPhone iPad iPod touch App Store SM Consulte a Lista de Marcas Registradas da Apple em www.apple.com/legal/trademark/appletmlist.html para encontrar os smbolos de marcas registradas corretos. No adicionesmbolos na arte do selo da App Store fornecida pelaApple. Em todas as regies, utilize os seguintes crditos autorais apropriados em todas as suas comunicaes, relacionando todas as marcas registradas Apple usadas em seu texto: Apple, a logomarca da Apple, iPad, iPhone e iPodtouch so marcas registradas da Apple Inc., registradas nos EUA e em outros pases. App Store uma marca de servio da Apple Inc. Relacione somente as marcas registradas de fato usadas em seus materiais. Se o iTunes for mencionado na comunicao, inclua a seguinte declarao: O iTunes destina-se somente para cpias autorizadas pelo detentor de direitos legais. Noviole os direitos autorais dos msicos. Para publicidade, siga as prticas padro para o posicionamento de texto legal, como criar telas adicionais ou fornecendo links interativos para textos legais.
App Store Guia de Marketing e Publicidade para Desenvolvedores

Para maiores informaes sobre a utilizao de marcas registradas da Apple, consulte o Guia para Uso de Marcas Registradas da Apple e Direitos Autorais em www.apple.com/legal/trademark/ guidelinesfor3rdparties.html. Com a aprovao da Apple, a traduo do aviso legal e crdito autoral (mas no as marcas registradas) podem ser usados em materiais distribudos fora dos Estados Unidos. Nunca traduza uma marca registrada da Apple. No caso de dvidas jurdicas adicionais, contate osuporte do iOS Developer Programem http://developer.apple.com/contact. Baixando a arte Dependendo da sua concordncia com os termos do Contrato de Licena de Obra Artstica de Marketing para App, voc pode baixar a arte incluindo os selos da App Store e fotografias do iPhone, iPad e iPod touch para utilizao nas suas peas de marketing epublicidade. Visite a pgina de Recursos de Marketing da App Store Resource Center localizada em http://developer.apple.com/appstore/ resources/marketing.

2012 Apple Inc. Todos os direitos reservados. Apple, a logomarca da Apple, iPad, iPhone, iPod, iPod touch, iTunes, a logomarca do iTunes, Mac e QuickTime so marcas registradas da Apple Inc., registradas nos EUA e em outros pases. Multi-Touch uma marca registrada da Apple Inc. App Store uma marca de servio da Apple Inc. IOS uma marca comercial ou registrada da Cisco nos EUA e em outros pases e usada sob licena. Outros produtos e nomes de empresas mencionados neste documento podem ser marcas registradas de suas respectivas empresas.

Setembro de 2012

19

Das könnte Ihnen auch gefallen