Sie sind auf Seite 1von 4

A liderana responsvel o segredo do sucesso em qualquer ministrio e administrar um grupo pequeno requer cuidados que garanta a sade do grupo.

. Muitas sao as possibilidades de dificuldades em uma clula assim como em qualquer outro ministrio ou igreja.

Quando o lider pr ativo e lidera de forma preventiva tudo fica mais facil e a clula cresce glorificando a Deus a cada semana. o que fazer com dificuldades que surgem? Como resolver problemas que surgem nos encontros? Vou tentar sugerir algumas soluoes para dificuldades que surgem nas clulas. O grande objetivo da clula criar um ambiente de relacionamentos significativos para vivenciar o cristianismo em uma comunho genuna que glorifica a Deus.

1. Membros sem compromisso com a clula: Neste caso o lder deve procurar ter uma conversa extra-clula com essa pessoa ou famlia, expressando a importncia do envolvimento deles para o grupo, e verificando se existe um motivo especial para a falta de comprometimento.

2. Pessoas que monopolizam o encontro: Nesse caso, o lder deve sinalizar para a pessoa ajudando-a a enxergar e controlar sua postura no encontro. Em alguns casos isso vai ser necessrio acontecer at mesmo durante o encontro, colocando limites na participao.

3. Pessoas que no falam: Muitas pessoas so tmidas, isso no pecado, nem mesmo um problema grave da pessoa tem a ver com a personalidade. Com muito cuidado para no colocar essa pessoa em constrangimento, o lder deve direcionar perguntas para ela que no sejam complexas nem pessoais demais. Aos poucos essa pessoa vai se soltando com o grupo e isso far diferena na vida dela.

4. Falta de vice-liderana: Essa dificuldade posterga a possibilidade da multiplicao da clula, sem contar que sobre carrega o lder que no tem com quem dividir as tarefas comuns. necessrio observar o comportamento dos membros durante os encontros, desafiar e orar com essa pessoa durante um tempo antes de oficializar a vice-liderana.

5. A clula resiste a novas pessoas no grupo: Essa resistncia nem sempre assumida pode se notar essa postura quando a clula no valoriza os visitantes ou nunca tm visitantes, preciso conversar abertamente com o grupo mostrando com clareza essa realidade e desafiar a uma mudana. Leve o grupo a orar sobre isto durante um tempo estabelecido.

6. A clula no convida outras pessoas, nunca tem visitante: Essa dificuldade pode estar relacionada ao jeito de ser dos membros e no por desinteresse, independente da razo so necessrias aes prticas como alvos para o prximo encontro, onde cada um apresente o nome das pessoas que vo convidar, orao especifica sobre isso e no desanimar durante a campanha de crescimento estabelecida pelo grupo.

7. Falta de crescimento espiritual dos membros: Como corpo de Cristo e famlia de Deus, temos responsabilidades uns para com os outros, e quando percebemos que o grupo est acomodado na vida espiritual precisamos intervir, desafiando o grupo a estudar a Palavra em um grupo de estudo da igreja, iniciar um grupo com a clula de Razes ou outro material de estudo, intensificar os companheiros de f. Jejum da clula e sem duvida orao e busca por avivamento.

8. Falta de estrutura para as crianas: A clula precisa olhar com muito carinho para os pequeninos e fazer um rodzio de membros para cuidar deles, buscar recursos com o supervisor. O ministrio est preparado e tem recursos para isso. Negociar com as crianas o modelo do encontro delas.

9. Membros de outras igrejas e denominaes frequentando o encontro: Muitas igrejas no tm o modelo de grupo pequeno e isso tem atrado pessoas para nossa igreja. Nosso desejo que o lder seja cuidadoso, e no motive essas pessoas ou famlia a permanecerem no grupo, quem sabe Deus quer utilizar essa pessoa para iniciar o trabalho em sua igreja, caso a pessoa se mostre interessada em participar da clula, ela deve conversar com o seu pastor sobre isso e colocar em orao se esta realmente a vontade de Deus. O objetivo da clula alcanar pessoas para Cristo e no tirar pessoas de outras igrejas evanglicas, pescar em aqurio.

10. Visitantes nunca so integrados: Algumas clulas recebem muitos visitantes, mas eles nunca voltam. Isso incomum e deve ser tratado com o grupo buscando mudana de estratgias com os visitantes. Pegar o telefone com ele ou a pessoa que o convidou, ligar durante a semana agradecendo pela visita e convidando para o prximo encontro, ateno redobrada na hora do lanche so procedimentos que devem mudar este quadro.

11. Falta comunicao: A comunicao primordial e s vezes o lder da clula pode estar com dificuldades de manter o grupo informado do prximo encontro ou de algo que est acontecendo com algum do grupo, para isso importante que uma pessoa com dom e condio para isso seja eleita no grupo, pode ser o vice-lder ou um secretrio s para enviar os e-mails, dar telefonemas e manter o grupo atento a tudo que est acontecendo.

12. Falta pontualidade, sempre comea atrasado: Horrio um fator muito importante na qualidade da clula, por mais que temos um modelo de encontro com descontrao isso no justifica a clula comear com atraso, necessrio falar com os atrasados e pedir que eles cheguem na hora e quando precisar chegar atrasado que no distraia ou atrapalhe o andamento da reunio.

13. No tem horrio para terminar: A clula precisa terminar no horrio para que haja tempo significativo na hora da comunho e lanche, e para que as pessoas no cheguem muito tarde suas casas, o que pode comprometer o outro dia de trabalho, o estudo das crianas. Quando isso respeitado, as pessoas no vo ter dificuldade de voltar e participar do prximo encontro.

14. Resistncia a multiplicao: Esse um problema muito comum. muito importante que os benefcios da multiplicao estejam claros no corao de cada membro da clula. Multiplicar possibilitar que outras pessoas cheguem ao grupo e a igreja, a clula pra de crescer quando alcana o limite fsico (tamanho das salas), quando alguns no conseguem mais participar muito das discusses e compartilhar suas necessidades. O nmero ideal, e que promove interao adequada de no mximo 10 pessoas no encontro. Quando se atinge esse nmero de membros, o lder j deve comear a planejar a multiplicao de forma que assim que atinja 12 ou mais membros a clula seja multiplicada.

15. Nunca tem eventos extra-clula: Um churrasco, um passeio no parque, uma visita a uma instituio filantrpica ou uma pequena excurso do grupo, promove muito mais intimidade nos relacionamentos, amizade autntica, cumplicidade, esses eventos abenoam muito a clula. preciso cuidar para no serem seguidos, no concorrer com eventos da igreja e que no sejam decididos somente pelo lder, sim decidido em conjunto, com todos os membros da clula.

16. Indisciplina das crianas e inrcia dos pais: Alguns pais tm dificuldades em disciplinar seus filhos e at nisso a clula pode abenoar. As crianas da clula precisam ser amadas por todos, elas so muito importantes e precisam enxergar isso nas atitudes. O lder e os membros da clula devem colocar limites nas crianas em amor e que contribua para o crescimento delas, os pais que no esto cuidando de seus filhos com responsabilidade devem ser confrontados, mas tambm se sentirem apoiados pelo grupo. As crianas da clula so nossas crianas e isso muda tudo no tratamento delas.

17. Faltam casas para os encontros: Algumas pessoas tm dificuldades de receber pessoas em sua casa por ser pequena, por ser simples e o lder precisa trabalhar isso com muito carinho,

pois no existe padro estabelecido para um encontro, a clula vai casa de todas as famlias e abenoa aquela casa. Quando a clula comea a ter dificuldades de realizar o encontro em algumas casas devido ao tamanho, ela j passou da hora de multiplicar.

18. Casais em crise conjugal: Quando um casal da clula est apresentando dificuldades no relacionamento conjugal preciso apoi-los e participar da restaurao de Deus na vida deles. Outro casal da clula pode ser desafiado pelo lder a envolver-se com eles, muito importante que haja sigilo at que o prprio casal exponha ao grupo suas dificuldades. Um dos pastores da igreja deve ser envolvido s para um tempo de aconselhamento. No caso de falta de respeito um pelo outro em publico eles precisam ser confrontados pelo lderem particular. Em caso de situaes constrangedoras ocorridas no momento da reunio o lder deve interromp-los e orar com toda a clula no permitindo justificativas de nenhuma das partes no momento de conflito.

19. Membros que abandonam a clula e no justificam: Quando um membro apresenta dificuldades com o grupo preciso investir nele para esclarecer os fatos com a inteno de abenoar, ele deve ser procurado pelo lder ou por um membro que tenha acesso a ele para tentar envolv-lo, lembrando que a deciso de participar da clula dele. O ministrio dispe de dezenas clulas onde esse membro pode se envolver, o lder deve esclarecer o fato com a clula informando que aquele membro est participando de outra clula e que isso foi resolvido.

20. Frequentadores da Clula que no se integram igreja: Objetivo da Clula levar pessoas a Cristo integrando-a no corpo de Cristo atravs do batismo. Frequentar cultos, EBD e outros ministrios.

importante ressaltar que o ministrio de clula possui uma estrutura que auxiliar o lder e vice lder na resoluo de dificuldades, o supervisor a pessoa que deve ser informada sobre complicaes e por sua experincia ou direcionamento da liderana maior do ministrio trar a ajuda que resultara na resoluo do problema.

Das könnte Ihnen auch gefallen