Sie sind auf Seite 1von 12

-PBLICO-

N-1598

REV. F

12 / 2011

Ensaios No Destrutivos - Partculas Magnticas

Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. A Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma a responsvel pela adoo e aplicao das suas sees, subsees e enumeraes.

CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la (no-conformidade com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter no-impositivo. indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, a seo, subseo e enumerao a ser revisada, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na PETROBRAS, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

SC - 27
Ensaios No Destrutivos

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GT (formados por Tcnicos Colaboradores especialistas da Companhia e de suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e por suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SC (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as Subsidirias) e homologadas pelo Ncleo Executivo (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a Norma Tcnica PETROBRAS N-1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. . PROPRIEDADE DA PETROBRAS 10 pginas, ndice de Revises e GT

-PBLICO-

N-1598
1 Escopo

REV. F

12 / 2011

1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis na realizao do ensaio no destrutivo por meio de partculas magnticas complementando as normas nacionais e normas estrangeiras.

1.2 Esta Norma se aplica a procedimentos iniciados a partir da data de sua edio.

1.3 Esta Norma contm Requisitos Tcnicos.

2 Referncias Normativas
Os documentos relacionados a seguir so indispensveis aplicao deste documento. Para referncias datadas, aplicam-se somente as edies citadas. Para referncias no datadas, aplicam-se as edies mais recentes dos referidos documentos. INMETRO VIM 2008 - Vocabulrio Internacional de Metrologia (1 Edio Brasileira); ABNT NBR NM 328:2011 - Ensaios No Destrutivos - Partculas Magnticas - Terminologia; ABNT NBR 16030:2012 - Ensaios No Destrutivos Partculas Magnticas Deteco de Descontinuidades; ABNT NBR ISO IEC 17025:2005 - Requisitos Gerais para a Competncia de Laboratrios de Ensaio e Calibrao; ABNT NBR NM ISO 9712:2007 - Ensaio No Destrutivos - Qualificao e Certificao de Pessoal; ISO 9712:2005 - Non-Destructive Testing - Qualification and Certification of Personnel; ISO/IEC 17024:2003 - Conformity Assessment - General Requirements for Bodies Operating Certification of Persons; ISO 17638:2003 - Non-Destructive Testing of Welds - Magnetic Particle Testing; ASME Boiler and Pressure Vessel Code - Section V:2010 - Nondestructive Examination; ASTM E 709:2008 - Standard Guide for Magnetic Particle Testing; ASTM E 1444:2005 - Standard Practice for Magnetic Particle Testing; CEN EN 473:2008 - Non-Destructive Testing - Qualification and Certification of NDT Personnel - General Principles; DNV-OS-F101:2010 - Submarine Pipeline Systems. NOTA Os documentos relacionados nesta Seo so normas base indispensveis aplicao desta Norma complementar.

3 Termos e Definies
Para os efeitos deste documento aplicam-se os termos e definies da ABNT NBR NM 328:2011, INMENTRO VIM 2008 e os seguintes.

-PBLICO-

N-1598

REV. F

12 / 2011

3.1 adio insero de um novo pargrafo ou de um texto em pargrafo

3.2 modificao substituio de todo um pargrafo ou modificao de parte dele

3.3 supresso excluso do pargrafo ou parte dele

3.4 norma base normas de projeto, fabricao, construo e montagem relativas ao equipamento inspecionado e normas complementares citadas por estas

4 Condies Gerais
4.1 O ensaio por meio de partculas magnticas deve ser executado conforme preconizado nas normas ou especificaes de projeto, fabricao, construo e montagem relativa ao equipamento inspecionado, exceto quanto s modificaes, adies e supresses mencionadas nas condies especficas.

4.2 A ABNT NBR 16030:2012 e a DNV-OS-F101:2010 no so citadas na Seo 5 de condies especficas e, portanto, podem ser aplicadas integralmente em seus itens relacionados ao ensaio no destrutivo por meio de partculas magnticas.

4.3 Para as normas base na Seo 2 que referenciam qualificao de pessoal e qualificao de procedimento, necessria a adio dos 5.1 e 5.2 desta Norma visando complement-las quanto aos requisitos nelas especificados para a execuo dos ensaios por meio de partculas magnticas.

5 Condies Especficas
5.1 Qualificao de Pessoal

5.1.1 Para servios executados no Brasil, a qualificao e certificao de pessoal para o ensaio por meio de partculas magnticas devem ser pelo Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em Ensaios No Destrutivos pela Associao Brasileira de Ensaios No Destrutivos e Inspeo (ABENDI), conforme ABNT NBR NM ISO 9712:2007.

5.1.2 Para servios executados no exterior, a qualificao e certificao devem ser conforme estabelecido no 5.1.1 ou por entidades internacionais independentes, acreditadas pelos organismos nacionais de seus respectivos pases, que atendam integralmente aos requisitos da ISO IEC 17024:2003 e que operem em absoluta conformidade com a ISO 9712:2005 ou normas dos organismos de normalizao baseadas na CEN EN 473:2008.

-PBLICO-

N-1598
NOTA

REV. F

12 / 2011

Sistemas de autocertificao, como a "Nondestructive Personnel Qualification and Certification ASNT SNT-TC-1A, para inspetores Nveis 1, 2 ou 3, em que a metodologia de certificao estabelecida ou aplicada pelo prprio empregador segundo seus critrios, no so aceitos pela PETROBRAS, mesmo que citado nas normas base deste documento.

5.2 Qualificao de Procedimento

5.2.1 O procedimento deve ser qualificado e certificado por inspetor Nvel 3.

5.2.2 As evidncias objetivas da qualificao do procedimento devem ser mantidas de forma a possibilitar sua comprovao PETROBRAS, a qualquer momento, quando solicitado.

5.2.3 A qualificao do procedimento deve ser realizada atravs da execuo de testes em peas com descontinuidades naturais ou artificiais. O procedimento considerado qualificado quando so detectadas descontinuidades em toda a rea prevista para ensaio, para cada posicionamento da fonte de magnetizao.

5.2.4 Quando no procedimento for previsto o uso de tinta de contraste, os testes devem ser conduzidos com e sem a tinta de contraste. O teste com a tinta de contraste deve ser efetuado na mxima espessura de pelcula prevista no procedimento. Os resultados devem ser comparados e ser considerado aprovado se o resultado com a tinta de contraste for igual ou melhor do que o obtido sem a camada de tinta

5.2.5 A qualificao do procedimento deve ser efetuada de acordo com a norma de projeto, fabricao, construo e montagem. NOTA Quando a sistemtica de qualificao do procedimento no estiver especificada nas normas de projeto, fabricao, construo e montagem, a qualificao deve ser efetuada em corpos-de-prova representativos da inspeo a ser realizada, com caractersticas idnticas e em quantidade suficiente para que, no processo de qualificao, se possa demonstrar que o ensaio apresenta caractersticas de repetibilidade, incerteza de medio e probabilidade de deteco compatveis com a inspeo e critrios adotados na avaliao de descontinuidades.

5.2.6 Quando o cruzamento das linhas de fluxo magntico no puder ser atendido mesmo com a utilizao de uma tcnica de magnetizao adicional, tal fato deve estar claramente definido no objetivo do procedimento.

5.2.7 O procedimento de inspeo deve conter um esboo com o detalhamento do esquema de sobreposio e a seqncia de execuo do ensaio em funo da forma, das dimenses e dos detalhes da pea a ser ensaiada.

5.2.8 A qualificao do procedimento deve ser realizada antes da execuo dos servios e no procedimento qualificado deve constar, no mnimo, os itens descritos na Tabela 1. Sempre que qualquer varivel for alterada, deve ser emitida uma reviso do procedimento. Se a varivel for essencial, o procedimento deve ser requalificado.

-PBLICO-

N-1598

REV. F

12 / 2011

Tabela 1 - Variveis do Procedimento Escrito


Requisitos
identificao e data da elaborao; objetivo; normas de referncia; material, forma ou tipo de pea, dimenses, extenso do exame e detalhes da pea a ser ensaiada; etapa da realizao do ensaio, dentro do processo produtivo, quando aplicvel; aparelhagem (incluindo fabricante e modelo; equipamento de iluminao), citando

Varivel essencial

Varivel no essencial X X X X X

X X X

verificao das condies de ensaio, periodicidade e registros, quando aplicvel; tcnica ou tcnicas de magnetizao, durao e sequncia de aplicao, tipo de corrente de magnetizao e valores de corrente, quando aplicvel; partculas ferromagnticas, citando fabricante, marca comercial, cor, via seca ou mida, indicando o veculo, aditivos e concentrao para o preparo e verificao da suspenso; mtodo de aplicao e remoo do excesso das partculas magnticas; intensidade mnima de luz temperatura mxima da pea permitida para partculas magnticas que so usadas por recomendao do fabricante ou por qualificao; condio requerida para a superfcie a ser ensaiada e mtodo de preparao; tinta de contraste, citando fabricante, marca comercial, diluio, modo de aplicao, espessura mxima de pelcula e tempo de secagem, quando aplicvel; esquema indicativo da direo do fluxo magntico, sobreposio e posicionamento da pea, quando aplicvel; critrio de aceitao; identificao das peas ou indicadores utilizados para a verificao do desempenho do sistema; desmagnetizao, citando o mtodo, quando necessria; limpeza final e ensaios a serem efetuados na superfcie, nos pontos de contato do aparelho, quando aplicvel; sistema de identificao e marcao das peas aps ensaio; relatrio de registro de resultados.

X X X X X X X X X X X X X

5.2.9 No registro dos resultados deve ser emitido um relatrio contendo no mnimo: a) b) c) d) e) f) nome do emitente; identificao numrica; identificao da pea ou equipamento, material e espessura; nmero e reviso do procedimento; tcnica de magnetizao utilizada; aparelhagem citando fabricante e modelo e tipo de corrente; 5

-PBLICO-

N-1598

REV. F

12 / 2011

g) equipamento de iluminao; h) partculas ferromagnticas, citando fabricante, marca comercial, cor, via-seca ou mida, indicando o veculo, aditivos e concentrao para o preparo e resultado da verificao da suspenso; i) tinta de contraste, citando fabricante e modelo, espessura de pelcula; j) nvel de iluminao do ambiente; k) registro dos resultados (mapa ou registro da indicaes); l) tempo de ensaio: fabricao, aps tratamento trmico, horas aps soldagem (se aplicvel) etc.; m) normas de referncia para interpretao dos resultados; n) laudo indicando aceitao, rejeio ou recomendao de ensaio complementar; o) data da inspeo e da emisso do relatrio; p) identificao, nvel de qualificao e assinatura do inspetor responsvel; q) identificao e assinatura da fiscalizao/superviso. NOTA Os resultados do ensaio devem ser registrados por meio de um sistema de identificao e rastreabilidade que permita correlacionar o local ensaiado com o relatrio e vice-versa.

5.3 Calibrao de Equipamento

5.3.1 Os itens do sistema de inspeo que devem ser periodicamente calibrados so o luxmetro, pirmetro de contato, medidor de espessura de pelcula seca, equipamentos estacionrios, ampermetros, massa padro, medidores de efeito Hall. NOTA 1 Os certificados de calibrao so emitidos por laboratrios acreditados conforme a ABNT NBR ISO IEC 17025:2005. Quando no houver laboratrio acreditado para a grandeza a ser calibrada, podem ser utilizados laboratrios com padres rastreados Rede Brasileira de Calibrao (RBC) ou laboratrio com seu sistema metrolgico nacional ou internacionalmente reconhecido. NOTA 2 Qualquer reparo ou manuteno no sistema de inspeo implica na necessidade de nova calibrao, independentemente da periodicidade estabelecida.

5.3.2 A calibrao dos equipamentos deve ser realizada por ocasio da periodicidade estabelecida, aps reparo eltrico, reviso peridica ou avaria.

5.4 Critrio de Aceitao de Descontinuidades O critrio de aceitao deve ser estabelecido pela especificao de projeto.

5.5 Requisitos Adicionais

5.5.1 A execuo do ensaio deve ser feita, preferencialmente, pelo mtodo contnuo. O mtodo residual somente pode ser usado em materiais de alta retentividade e quando a eficincia do ensaio for comprovada atravs de testes em peas iguais s que vo ser ensaiadas e que contenham defeitos tpicos conhecidos e semelhantes aos pesquisados. Este mtodo no aplicvel para a tcnica do Yoke. NOTA No mtodo residual deve ser empregada corrente de magnetizao retificada de onda completa.

5.5.2 S permitido o uso de lmpada de luz negra do tipo de feixe direcionado com refletor interno e filtro externo

-PBLICO-

N-1598

REV. F

12 / 2011

5.5.3 O ensaio de partcula magntica no permitido sobre superfcie pintada, exceto tinta de contraste na espessura mxima permitida por esta Norma.

5.5.4 No caso de ensaio por via mida colorida em superfcies do tipo: bruto de soldagem, jateadas, rugosas ou esmerilhadas deve ser sempre utilizada tinta de contraste de forma a propiciar a devida sensibilidade ao ensaio por esta via.

5.6 Modificao, Adio e Supresso nas Normas Base

5.6.1 Modificao, Adio e Supresso do ASME BPVC Section V:2010, Article 7

5.6.1.1 T-741.2 - Nonmagnetic Surface Contrast Enhancement - Aplicao de Tinta de Contraste - Modificar A espessura mxima permitida de pelcula de tinta deve ser de 25 m. A tinta de contraste no deve influir desfavoravelmente na mobilidade das partculas magnticas e na molhabilidade do veculo. A tinta de contraste no deve ser solvel no veculo, durante o tempo necessrio execuo do ensaio.

5.6.1.2 T-764 - Magnetic Field Adequacy and Direction - Adequao e Direo do Campo Magntico - Adicionar A verificao da eficincia do ensaio deve ser realizada no incio de cada jornada de trabalho e a cada 8 horas, o que for menor ou sempre que o local de trabalho for mudado. Se forem constatadas indicaes insatisfatrias, o ensaio deve ser repetido para as peas inspecionadas desde a ltima comprovao satisfatria.

5.6.1.3 T-755 - Yoke Technique - Tcnica do Yoke - Modificar S permitido o uso de Yoke eletromagntico de corrente alternada. A fora magnetizante deve estar compreendida entre os valores de 17 A/cm a 65 A/cm em toda rea til prevista no esquema de sobreposio proposto no procedimento.

5.6.1.4 T-762 (a) - Lifting Power of Yokes - Fora de Levantamento do Yoke - Modificar A verificao da fora de magnetizao deve ser comprovada no local onde est sendo executado o ensaio, no incio e a cada 8 horas de trabalho ou quando houver algum problema de queda de energia. Se durante o perodo de 8 horas for verificado que as condies no foram atendidas, o ensaio deve ser repetido para as peas inspecionadas desde a ltima verificao satisfatria.

5.6.1.5 T-762 (b) - Lifting Power of Yokes - Fora de Levantamento do Yoke - Modificar A verificao da fora magnetizante deve ser feita por meio da comprovao de sua capacidade mnima de levantamento de massa, com o mximo espaamento entre plos a ser utilizado. A capacidade mnima deve ser de 5,5 kg, verificada por meio do levantamento de um bloco-padro. Observar que o levantamento de massa deve ser feito pela face de 117 mm x 240 mm conforme a Figura A.1 do Anexo A.

5.6.1.6 T-752.1 - Magnetizing Procedure - Procedimento de Magnetizao - Adicionar Os pontos de contato dos eletrodos na pea que apresentarem abertura de arco devem ser removidos e posteriormente ensaiados por lquido penetrante ou com outra tcnica de partculas magnticas. 7

-PBLICO-

N-1598
NOTA

REV. F

12 / 2011

Para aos temperveis recomenda-se a utilizao de outra tcnica de magnetizao, uma vez que a abertura de arco no pode ser completamente evitada.

5.6.1.7 T-753 - Longitudinal Magnetization Longitudinal - Modificar

Technique

Tcnica

de

Magnetizao

Utilizar o Artigo 25 (SE 709) 14.3.2 do ASME BPVC Section V:2010.

5.6.1.8 T-754.1 - Direct Contact Technique - Tcnica do Contato Direto - Adicionar Os pontos de contato dos eletrodos na pea que apresentarem abertura de arco devem ser removidos e posteriormente ensaiados por lquido penetrante ou com outra tcnica de partculas magnticas. NOTA Para aos temperveis recomenda-se a utilizao de outra tcnica de magnetizao, uma vez que a abertura de arco no pode ser completamente evitada.

5.6.1.9 T-756.2 - Magnetic Field Strength - Tcnica Multidirecional - Adicionar A adequao do campo magntico resultante na tcnica multidirecional deve ser comprovada com o uso de indicadores de campo magntico. As indicaes das descontinuidades contidas nos indicadores de campo magntico devem estar claramente visveis. Nas reas onde isto no ocorrer (exemplo: peas com geometria complexa), deve ser realizado ensaio com tcnica de magnetizao complementar, de modo a obter o cruzamento das linhas de fluxo.

5.6.2 Modificao, Adio e Supresso da ASTM E 709:2008

5.6.2.1 Item 15.5 - White Background and Black Oxide - Tinta de Contraste - Adicionar A tinta de contraste no deve influir desfavoravelmente na mobilidade das partculas magnticas e na molhabilidade do veculo. A tinta de contraste no deve ser solvel no veculo, durante o tempo necessrio execuo do ensaio.

5.6.2.2 Tabela 2 - Referncia 20.8 - Recommended Verification Intervals - Intervalo de Verificao Recomendado - Modificar A verificao da eficincia do ensaio deve ser realizada no incio de cada jornada de trabalho e a cada 8 horas, o que for menor ou sempre que o local de trabalho for mudado. Se forem constatadas indicaes insatisfatrias, o ensaio deve ser repetido para as peas inspecionadas desde a ltima comprovao satisfatria.

5.6.2.3 Item 6.3 - Yoke - Yoke - Modificar S permitido o uso de Yoke eletromagntico de corrente alternada. A fora magnetizante deve estar compreendida entre os valores de 17 A/cm a 65 A/cm em toda rea til prevista no esquema de sobreposio proposto no procedimento.

5.6.2.4 Item 20.3.7 - Electromagnetic Yoke Lifting Force Check - Verificao da Fora Eletromagntica de Levantamento do Yoke - Adicionar A verificao da fora de magnetizao deve ser comprovada no local onde est sendo executado o ensaio, no incio e a cada 8 horas de trabalho ou quando houver algum problema de queda de energia. Se durante o perodo de 8 horas for verificado que as condies no foram atendidas, o ensaio deve ser repetido para as peas inspecionadas desde a ltima verificao satisfatria. 8

-PBLICO-

N-1598

REV. F

12 / 2011

5.6.2.5 Tabela 3 - Minimun Yoke Lifting Force - Capacidade Mnima de Levantamento do Yoke - Modificar A verificao da fora magnetizante deve ser feita por meio da comprovao de sua capacidade mnima de levantamento de massa, com o mximo espaamento entre plos a ser utilizado. A capacidade mnima deve ser de 5,5 kg, verificada por meio do levantamento de um bloco-padro. Observar que o levantamento de massa deve ser feito pela face de 117 mm x 240 mm conforme a Figura A.1 do Anexo A.

5.6.2.6 Item 12.3.2.1 - Prod Technique - Tcnica do Eletrodo - Adicionar Os pontos de contato dos eletrodos na pea que apresentarem abertura de arco devem ser removidos e posteriormente ensaiados por lquido penetrante ou com outra tcnica de partculas magnticas. NOTA Para aos temperveis recomenda-se a utilizao de outra tcnica de magnetizao, uma vez que a abertura de arco no pode ser completamente evitada.

5.6.2.7 Item 12.3.1 - Direct Contact Magnetization - Magnetizao de Contato Direto Adicionar Os pontos de contato dos eletrodos na pea que apresentarem abertura de arco devem ser removidos e posteriormente ensaiados por lquido penetrante ou com outra tcnica de partculas magnticas. NOTA Para aos temperveis recomenda-se a utilizao de outra tcnica de magnetizao, uma vez que a abertura de arco no pode ser completamente evitada.

5.6.2.8 Item 13.6 - Multidirectional Magnetization - Magnetizao Multidirecional - Adicionar A adequao do campo magntico resultante na tcnica multidirecional deve ser comprovada com o uso de indicadores de campo magntico. As indicaes das descontinuidades contidas nos indicadores de campo magntico devem estar claramente visveis. Nas reas onde isto no ocorrer (exemplo: peas com geometria complexa), deve ser realizado ensaio com tcnica de magnetizao complementar, de modo a obter o cruzamento das linhas de fluxo.

5.6.3 Modificao, Adio e Supresso da ASTM E 1444:2005 Quando a norma de projeto referenciar a ASTM E 1444:2005, esta deve ser suprimida e a norma ASTM E 709:2008 deve ser aplicada com as complementaes relacionadas em 5.6.2.

5.6.4 Modificao, Adio e Supresso do ISO 17638:2003 Quando a norma de projeto referenciar a ISO 17638:2003, esta deve ser suprimida e a ASTM E 709:2008 deve ser aplicada com as complementaes relacionadas em 5.6.2.

-PBLICO-

N-1598

REV. F

12 / 2011

NDICE DE REVISES REV. A, B, C e D


No existe ndice de revises.

REV. E
Partes Atingidas 1 2 4.1.1 4.2.2 4.2.3 4.4 4.5.3 4.7.1 4.7.3 4.7.4 4.7.5 4.7.6 4.7.8 4.8.1 4.8.2 4.10 4.12 4.13 5.1 5.2.1 5.5 ANEXO A Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Includo Revisado Revisado Revisado Revisado Includo Revisado Revisado Revisado Revisado Descrio da Alterao

REV. F
Partes Atingidas Todas Revisadas Descrio da Alterao

IR 1/1

-PBLICO-

N-1598

REV. F

12 / 2011

GRUPO DE TRABALHO - GT-27-28 Membros


Nome Joaquim Jose Moreira dos Santos Jose Carlos Lobato da Cunha Alessandro Pessanha de Almeida Elias Alves de Souza Lotao ENGENHARIA/SL/SEQUI/CI ENGENHARIA/SL/SEQUI/CI MATERIAIS/CCB/IF/IFEE RECAP/IE Telefone 855-6714 855-6733 819-1886 852-9318 Chave SG3T KNAL CSLY CSM3

Secretrio Tcnico
Svio Batalha Fiuza ENGENHARIA/AG/NORTEC-GC 719-3088 EI5W

Das könnte Ihnen auch gefallen