Sie sind auf Seite 1von 35

UNISANTOS Universidade Catlica de Santos Centro de Cincias Exatas e Tecnolgicas

Curso de Redes de Computadores

PFC - Projeto Final de Curso

Sistema Hospitalar para Gerenciamento de Pacientes Tecnologia NFC

Autores: Eduardo Rogrio Mangia Felipe da Silva Costa Jefferson Fernandes Orientador: Prof. Guilherme Passos de Souza

Santos 2013

Sistema Hospitalar para Gerenciamento de Pacientes Tecnologia NFC

Projeto Final de Curso apresentado ao Curso de Redes de Computadores do Centro de Cincias Exatas e Tecnologia da Universidade Catlica de Santos como um dos requisitos obrigatrios para aprovao no componente curricular Projeto Integrado.

_______________________________ Aluno: Eduardo Rogrio Mangia _______________________________ Aluno: Felipe da Silva Costa _______________________________ Aluno: Jefferson Fernandes

_______________________________ Orientador: Prof. Guilherme Passos de Souza

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos amigos Alberto Piccoli, Gabriela Ferreira, Leticia Verta, Fabiano Keller e Mariana da Silva por todo o apoio, conhecimento, experincia e ateno quando foi necessrio.

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Tablet na medicina ...................................................................................... 7 Figura 2: TAG NFC .................................................................................................... 9 Figura 3: Mdico com Smartphone ............................................................................ 9 Figura 4: Aplicaes NFC......................................................................................... 10 Figura 5: Utilidade NFC ............................................................................................ 11 Figura 6: Sistemas Mobiles ..................................................................................... 12 Figura 7: Grfico ...................................................................................................... 13 Figura 8: Android ..................................................................................................... 13 Figura 9: NFC modo Ativo e Passivo ...................................................................... 14 Figura 10: Aplicativo desenvolvido NFC .................................................................. 15 Figura 11: Sistema Pronturio ................................................................................. 16

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

SUMRIO

1. INTRODUO .................................................................................................... 6 2. REVISO BIBLIOGRFICA ................................................................................ 7 2.1 GERENCIAMENTO HOSPITALAR ELETRNICO .............................. 7 2.2 NFC NEAR FIELD COMMUNICATION ............................................. 8 2.3 SISTEMA MOBILE E A PLATAFORMA ANDROID ............................ 12 3. ESPECIFICAO DO PROJETO (EXPERIMENTO TCNICO)....................... 14 4. RESULTADOS .................................................................................................. 18 5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .................................................................. 19 ANEXO 1: FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO UTILIZADAS ................. 21 APNDICE A: TOPOLOGIAS UTILIZADAS.......................................................... 23 APNDICE B: CDIGO DO APLICATIVO ............................................................ 24 APNDICE C: CDIGO DO SISTEMA WEB ........................................................ 28 APNDICE D: ENTREVISTA COM ESTUDANTE DE MEDICINA........................ 35

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

1. INTRODUO

Esta pesquisa tem como proposta o desenvolvimento de um sistema de coleta de informaes utilizando a tecnologia NFC para auxiliar o profissional da rea da sade a ter um acesso gil aos dados atualizados do paciente. O cenrio hospitalar atual de um ambiente crtico, que requer aperfeioamento organizacional e possui um grande volume de informaes. Desta forma, a enorme quantidade de mdicos, pacientes e hospitais, propiciam o aumento dos riscos de erros de procedimento. A proposta foi desenvolver um sistema unindo a facilidade de acesso com a gesto de informaes que minimizem a ocorrncia de erros, ocasionadas muitas vezes pela falta de informao sobre um diagnstico, medicao errada e no aplicada no horrio prescrito, identificao incorreta de pacientes, troca de bebs na maternidade, etc. Devido evoluo da tecnologia o experimento tem como objetivo trazer os benefcios deste avano a favor daqueles que necessitam dos servios de sade, fazendo com que a mobilidade disposta hoje no mercado, possibilite o acesso s informaes bem como a sua utilizao em ambientes diversificados nos hospitais, clnicas, laboratrios, etc. A mobilidade e agilidade de acesso s informaes tambm sero demonstradas neste projeto, ou seja, permitir que os dados de identificao do paciente, registros do pronturio mdico e medicamentos ministrados, sejam consultados utilizando a comunicao sem fio com a rede da localidade e assim acessar o sistema de banco de dados a partir de qualquer ponto. A tecnologia utilizada foi o Near Field Communication (NFC) uma tecnologia sem fios de curto alcance que permite a comunicao entre objetos com a mesma tecnologia, por uma distncia de menos de 10 centmetros. Utilizamos dois modos de NFC, o Ativo (smartphones ou tablets) e o Passivo (tags).

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

2. REVISO BIBLIOGRFICA

2.1 Gerenciamento hospitalar eletrnico

O projeto visou apontar uma possvel soluo utilizando uma tecnologia atual, que permita ao profissional da rea de sade ter mobilidade, acesso rpido e confivel s informaes de condies gerais dos pacientes. O cenrio hospitalar atual de um ambiente crtico, que requer aperfeioamento organizacional e possui um grande volume de informaes. Desta forma, a enorme quantidade de mdicos, pacientes e hospitais, propiciam o aumento dos riscos de erros de procedimento. A medicina est entre os setores mais beneficiados com o desenvolvimento tecnolgico. Sendo que organizaes da rea da sade esto em constante busca por mtodos que visam melhorar os sistemas de informao, para que haja uma melhor contribuio na qualidade do tratamento. (FERREIRA & RODOVALHO, 2011) De acordo com Lindberg (1995, apud FILHO et al., 2001), o gerenciamento eletrnico dos registros mdicos de pacientes um dos temas mais abordados na rea de informtica mdica. Sendo que a combinao das TICs (Tecnologias da Informao e Comunicao), informaes mdicas e dados eletrnicos de pacientes possibilita melhorar a qualidade do servio de sade, a produtividade dos profissionais de sade, facilitar o acesso aos servios disponibilizados e possvel reduo de custos administrativos associados prestao de servios.

Figura 1 - Tablet na medicina

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

O registro de pacientes considerado o mdulo bsico de um sistema computadorizado de gerenciamento de pacientes e, consequentemente, do pronturio eletrnico. Um sistema de arquivo mdico um conjunto de componentes que forma os mecanismos para que os pronturios sejam criados, usados, armazenados e acessados, fazendo parte de um sistema de informao hospitalar e tendo como foco central os dados clnicos. (FILHO et al., 2001) Segundo Filho et al. (2001), os sistemas de pronturios eletrnicos requerem certo grau de preciso, o que no faz parte das prticas atuais, principalmente no Brasil. Os servios de pronturios na maioria dos hospitais brasileiros, quando existem, so de baixo padro, diante da desordem organizacional dessas instituies; portanto o servio de arquivo mdico, considerado o corao de qualquer instituio hospitalar, funciona de forma muito precria na maioria dos nossos hospitais. Na atualidade, os hospitais tm armazenado informaes mdicas de forma digital, tornando possvel a transmisso e troca de dados com mais facilidade, o que mais natural atravs do rpido avano e desenvolvimento das redes de telecomunicaes, possibilitando uma equipe mdica autorizada poder acessar informaes de pacientes remotamente atravs de dispositivos mveis conectados internet. (HUNAITI et al., 2008 apud FERREIRA & RODOVALHO, 2011)

2.2 NFC Near Field Communication

NFC trata-se de uma tecnologia sem fios de curto alcance que permite a comunicao entre objetos com a mesma tecnologia, por uma distncia de menos de 10 centmetros. Os dispositivos NFC possuem dois tipos de comportamento: modo ativo e modo passivo, onde em modo ativo os dados so transmitidos atingindo at 106 Kbps, e em modo passivo a taxa de transmisso atingida de at 424 Kbps. (FILHO, 2010) NFC opera com portadora em 13,56MHz na banda no regulada ISM (Instrumentation, Scientific and Medical). (FISCHER, 2009 apud FILHO, 2010)

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

Um

dispositivo

NFC

gera

campos

magnticos

no-modulados

com

intensidade entre 1,5 e 7,5A/m, e capaz de detectar um campo magntico externo de no mnimo 0,1875A/m. (FILHO, 2010)

Figura 2 - TAG NFC

De acordo com Filho (2010), o NFC utiliza diferentes tcnicas de modulao de portadora de acordo com a taxa de transmisso aplicada. AS diferentes taxas de transmisso foram criadas para adequa-lo aos formatos j presentes no mercado, ISO/IEC 14443A (106Kbps) e o Sony FeliCa (212Kbps e 424Kbps). A tecnologia Near Field Communication (NFC) torna a vida mais fcil e mais conveniente para os consumidores ao redor do mundo, tornando-o mais simples para fazer transaes, contedo digital troca e conectar dispositivos eletrnicos com um toque. (NFC FORUM, 2013)

Figura 3 Mdico com Smartphone

A tecnologia de conectividade baseada em padres, NFC harmoniza diversas tecnologias sem contato de hoje, permitindo que as solues atuais e futuras em reas como: o controle de acesso, eletrnicos de consumo, sade, coleta e troca de

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

informaes, cartes fidelidade e cupons, pagamentos e transporte. (NFC FORUM, 2013)

Figura 4 - Aplicaes NFC

Segundo NFC Forum (2013), a tecnologia NFC oferece uma gama de benefcios para consumidores e empresas, tais como:

Intuitivo : interaes NFC no requerem mais do que um simples toque. Verstil : NFC ideal para a mais ampla gama de indstrias, ambientes e usa.

Aberta e baseada em padres : As camadas subjacentes da tecnologia NFC acompanhamento universalmente implementado normas ISO, ECMA, e ETSI.

Tecnologia de habilitao : NFC facilita instalao rpida e simples de tecnologias sem fio, como Bluetooth, Wi-Fi, etc).

Intrinsecamente seguro : transmisses NFC so de curto alcance (a partir de um toque a poucos centmetros).

Interoperveis obras NFC com tecnologias de cartes sem contato existentes.

Security-pronto : NFC foi construdo com recursos para suportar aplicaes seguras. Muitos smartphones no mercado atualmente j contm chips NFC embutidos

que enviam dados criptografados a uma distncia curta ("campo prximo") para um leitor localizado, por exemplo, prximo a uma caixa registradora de uma loja. Clientes que tm suas informaes de carto de crdito armazenados em seus smartphones com NFC podem pagar as compras ao agitar os smartphones perto do

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

10

leitor ou toc-los, ao invs de se preocupar com o carto de crdito. Co-inventado por NXP Semiconductors e Sony em 2002, invento anteriormente descrito no relatrio descritivos e anexos do invento de Gaston Schwabacher em 24/01/1995 protocolo 000017 patenteado no INPI Brasil com o numero PI 9500345 Brasil a tecnologia NFC est sendo adicionada a um nmero crescente de telefones celulares para possibilitar pagamentos mveis, assim como muitas outras aplicaes. (NFC FORUM, 2013) O Near Field Communication Forum (NFC Forum) formado em 2004 promove o compartilhamento, o emparelhamento, e as transaes entre dispositivos NFC, alm de desenvolver e certificar a conformidade com as normas NFC. Um smartphone ou tablet com um chip NFC poderia fazer um pagamento com carto de crdito ou funcionar como um documento de identidade. Dispositivos NFC podem ler tags NFC em um museu ou vitrine de loja para obter mais informaes ou uma apresentao de udio ou vdeo. NFC pode compartilhar um contato, uma foto, uma msica, um aplicativo, ou um vdeo ou emparelhar dispositivos Bluetooth. (NFC FORUM, 2013)

Figura 5 Utilidade NFC

Os 140 membros do NFC Forum incluem: LG, Nokia, Huawei, HTC, Motorola, NEC, RIM, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba, AT&T, Sprint, Rogers, SK, Google, Microsoft, PayPal, Visa, Mastercard, American Express, Intel, TI, Qualcomm e NXP. (NFC FORUM, 2013)

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

11

2.3 Sistema Mobile e a Plataforma Android

Sistema mobile, envolve todo e qualquer sistema desenvolvido para aparelhos mveis (smarphones, tablets, entre outros).

Figura 6 Sistemas Mobiles

Atualmente a utilizao de dispositivos mveis uma realidade, sendo que pesquisas apontam um crescimento nas vendas, que podem alavancar a tendncia de melhora no custo x benefcio, tornando mais acessvel a tecnologia. Recentemente foi publicado em uma matria no site do Jornal O Estado de So Paulo, que as vendas de tablets no ano de 2012 tiveram um crescimento 171% em relao a 2011, segundo estudo da consultoria IDC, mencionando o crescimento das vendas de Smartphones no Brasil em 2012 que dispararam 78% sobre o ano anterior. (FRAGA, 2013) Em razo do crescente desenvolvimento do mercado de dispositivos mveis, especificamente os smartphones, muitas empresas de desenvolvimento de software esto investindo cada vez mais no setor mvel. Sem contar com as atuais medidas das polticas pblicas brasileiras que incentivam o comrcio de smartphones desonerando estes aparelhos de taxas de impostos como PIS/PASEP, Cofins e IPI, levando a uma reduo de at 30% nos valores dos aparelhos. (MC, 2013)

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

12

Figura 7 Grfico

Segundo IDC, O nmero de smartphones deve chegar a um crescimento de 50% ainda este ano, sendo que de acordo com o Ministrio das Comunicaes, nos ltimos 4 anos houve um crescimento de 700% na venda de smartphones. Segundo Pettey and Stevens (2011 apud Ferreira & Rodovalho, 2011), um dos fatores mais relevantes para esse crescimento est na plataforma utilizada pelos aparelhos, o Android, sistema operacional da Google, que alm de impulsionar a venda de smartphones, aumentou e passou a liderar sua participao de mercado. A plataforma Android mantida pela Open Handset Alliance (OHA), um grupo formado por mais de 40 empresas, que tem como objetivo de fornecer ao mercado mvel inovaes, e acelerar o desenvolvimento de aplicativos e servios, oferecendo ao consumidor final diversos recursos diferenciados. (SILVA, 2010 apud FERREIRA & RODOVALHO, 2011) O Android foi concebido como um sistema operacional genrico para dispositivos mveis, incluindo smartphones e tablets. O plano era que o Android poderia servir mltiplos fabricantes de dispositivos, como um sistema operacional, onde os fabricantes poderiam em seguida, personalizar e construir aplicaes de acordo com as necessidades. (OEHLMAN & BLANC, 2011 apud FERREIRA & RODOVALHO, 2011)

Figura 8 - Android

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

13

3. ESPECIFICAO DO PROJETO (EXPERIMENTO TCNICO)

Para a realizao deste experimento, foram utilizados os modos de NFC, Ativo (Smartphone I9300 Samsung) e Passivo (Tag Tec Tiles Samsung).

Figura 9 NFC modo Ativo e Passivo

A comunicao entre os dispositivos ocorre quando a tag (NFC passivo) e um Smartphone ou Tablet (NFC ativo) so aproximados. Estas tags podero ser regravadas de forma que o NFC Ativo possa atualizar os dados nela inscritos. Primeiramente foram realizados downloads de alguns aplicativos que j utilizam a tecnologia NFC, para estudo de seu funcionamento. Com o aplicativo Samsung TecTiles os estudos em relao aos processos de utilizao da tecnologia NFC foram inicializados, pois com este a leitura das Tags foi efetuado. Atravs do aplicativo TagInfo foi possvel verificar alguns detalhes como o que foi gravado na TAG, ou seja, o uid de identificao nico, a ISO que utilizada (ISSO/IEC 14443) quantidade de setores e memria, contedo em hexadecimal, possveis classes do Android, etc. Aps essa experincia foi desenvolvido um aplicativo para a plataforma Android, que possibilitou efetuar a leitura da uid da Tag e tambm a converso desta uid visualizada em Hexadecimal para String e depois armazenando-a em uma varivel.

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

14

Diante do resultado obtido com o aplicativo, a possibilidade de atribuir a funo de acesso atravs um URL especifico, e desta forma realizar a navegao utilizando um smartphone com o endereo de qualquer aplicao web a ser desenvolvida. Durante as pesquisas, no foram encontrados aplicativos que atendessem as necessidades para funcionamento da aplicao, diante disto foi criado um ambiente de programao, utilizando o software Eclipse e Android SDK. Aps a concluso do ambiente, foram realizadas simulaes em Desktop e tambm com um Smartphone. Toda a base do desenvolvimento da leitura do Uid da tag foi o Flomio, que um time de desenvolvedores e visionrios de NFC. Tambm foram consultados atravs de artigos e depoimentos nos sites oficiais para desenvolvedores Android, onde ficou constatado que existem funcionalidades e classes disponveis para a criao do aplicativo e assim elaborar a criao dos cdigos. Com exemplos de cdigos que aplicavam a ao pretendida, foi possvel desenvolver um cdigo para a captura do Uid da tag, utilizando a partir biblioteca o Helper com pacote java (javax.annotation) conforme cdigo no Apndice B. Foi identificado que para algumas funes do aplicativo, uma permisso de gravao era necessria, aps habilitar esta condio no cdigo foi possvel seguir com o seu desenvolvimento.

Figura 10 Aplicativo desenvolvido NFC

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

15

O desenvolvimento do sistema web, foi elaborado utilizando linguagem PHP e o banco de dados MySQL. Para a implantao do ambiente de desenvolvimento do sistema foi utilizado o Xampp, que realiza de forma conjunta a instalao do Apache, PHP, MySQL e PHPMyAdmin. (Anexo 1) O desenvolvimento do sistema foi dividido basicamente em trs partes, banco de dados com uma tabela e colunas para armazenar as informaes do paciente bem como o Uid da tag que ser associado ao paciente, em seguida foi desenvolvido o cdigo em PHP juntamente com cdigo SQL que executar as aes em do sistema web, gravando, editando e apagando as informaes necessrias e relevantes e por ltimo o cdigo HTML que ajudar na visualizao das informaes armazenadas, demonstrando todo o conjunto no navegador do smartphone. A lgica interessante neste sistema o Uid, que o tambm o item principal da busca que ser utilizado como parmetro no Url do navegador, essa informao lida atravs do mtodo GET e assim a busca ao banco de dados feita, onde entra a lgica de comparao, verificando se o Uid j existe no banco de dados e se est associado h um paciente ou no. Caso j exista o Uid, o sistema web mostra as informaes do paciente e exibe a possibilidade de edio dos mesmos, caso o Uid no esteja cadastrado a pagina que abrir ser a do cadastro e assim ser inserido os dados do novo paciente. Com o sistema concludo, as partes foram reunidas, ou seja, permitindo que o aplicativo grave na tag o endereo do sistema web.

Figura 11 Sistema Pronturio

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

16

Quanto a rede, ser utilizado um roteador conectado ao um servidor que possu o sistema web com o Apache ativado, em seguida o Smartphone ser conectado na mesma rede onde est o servidor e assim possibilitar a comunicao entre os diferentes equipamentos. Com a comunicao funcionando, o endereo local ser adicionado ao aplicativo que gravar na tag. Aps os testes realizados em laboratrio, foi possvel comprovar o sucesso da gravao na tag com o aplicativo. Foi tambm simulado um novo contato entre o smartphone e a tag atravs da tecnologia NFC e o smartphone leu normalmente a ao de abrir a Url, permitindo a visualizao atravs do navegador do sistema web com as informaes do paciente cadastrado ou aguardando cadastro.

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

17

4. RESULTADOS
Todos os testes foram simulados em ambiente local, no sendo este ambiente ligado de alguma forma ao destino de sua aplicao. Durante o desenvolvimento do aplicativo, foi notado que ao se tirar o cdigo de permisso do arquivo .XML o aplicativo no funciona e no compila. Ao realizar as gravaes nas TAGs utilizando o aplicativo, 02 TAGs apresentaram erro na gravao, porm as outras 08 TAGs foram gravadas normalmente, ou seja, 80% de xito. Durante os testes foram utilizados 02 fabricantes de TAGs diferentes (3M e Samsung) e dois smartphones (GALAXY S3), os mesmos efetuaram a leitura normalmente e realizaram todo o processo de comunicao do projeto, confirmando assim a interoperabilidade da tecnologia envolvida. Devemos citar que existe a questo segurana em relao ao projeto atual, sendo assim indicamos que seja estudado algo em relao a este ponto, como utilizao de login e senha no sistema web, bem como criptografia, etc. Cada paciente s poder ter uma tag de identificao, para que no haja duplicidade de informaes, caso seja necessrio associar mais de uma TAG ao paciente, ser preciso efetuar alteraes no cdigo e no banco de dados. Um procedimento bsico de atendimento foi realizado, onde conclumos que o processo poderia ser aplicado em clnicas, hospitais, gerando assim maior velocidade, mobilidade e evitando utilizao de papel. As simulaes foram limitadas h um atendimento bsico, j para diferentes situaes, como em atendimento de urgncia para acidentes, por exemplo, ser necessrio mais alteraes no escopo do projeto. Conclumos que apesar do investimento necessrio que deve ser feito e a tecnologia no ser to popular no Brasil, no geral o projeto funcional, atendendo as expectativas e podendo ser aplicado fora da rea acadmica, porm com ajustes a serem feitos para a melhoria e desenvolvimento contnuo do mesmo.

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

18

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
FERREIRA, Delacyr Almeida Monteiro; RODOVALHO, Rodolfo Aparecido de Moraes. Sistema de gesto hospitalar utilizando as plataformas Android, Google App Engine e Google Web Toolkit. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2011. Disponvel em: <http://www.uems.br/>. Acesso em: 10 abr. 2013.

FIGURA 1. Disponvel em: <http://www.hidoctor.com.br/>. Acesso em: 01 jun. 2013. FIGURA 2. Disponvel em: <http://nfcstickers.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 abr. 2013. FIGURA 3. Disponvel em: <http://www.euligo.com/>. Acesso em: 10 abr. 2013. FIGURA 4. Disponvel em: <http://www.traveltechnology.com/>. Acesso em: 10 abr. 2013. FIGURA 5. Disponvel em: <http://www.zdnet.com>. Acesso em: 10 abr. 2013. FIGURA 6. Disponvel em: <http://www.virtualcriativa.com.br/>. Acesso em: 10 abr. 2013. FIGURA 7. Disponvel em: <http://www.mc.gov.br/>. Acesso em: 10 abr. 2013. FIGURA 8. Disponvel em: <http://host.webservic.com.br/V3/>. Acesso em: 10 abr. 2013. FIGURA 9. Disponvel em: <http://www.samsung.com/>. Acesso em: 10 abr. 2013. FILHO, Jos Rodrigues, et al. A Tecnologia da Informao na rea Hospitalar: um Caso de Implementao de um Sistema de Registro de Pacientes . Revista de Administrao Contempornea, v. 5, n.1, 2001. Disponvel em:

<http://www.scielo.br/>. Acesso em: 10 abr. 2013.

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

19

FILHO, Onildo Luciano de Souza Ferraz. Comunicao NFC (Near Field Communication) entre Dispositivos Ativos. Universidade Federal de

Pernambuco, 2010. Disponvel em: <http://www.cin.ufpe.br/~tg/2010-2/olsff.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2013. FRAGA, Nayara. Venda de Tablets no Brasil tem aumento de 171%. Jornal O Estado de So Paulo. So Paulo, 2013. Disponvel em:

<http://www.estadao.com.br>. Acesso em: 01 mai. 2013.

IDC. International Data Corporation. Disponvel em: <http://br.idclatin.com>. Acesso em: 01 mai. 2013.

MC, Ministrio das Comunicaes. Smartphone ficar at 30% mais barato. Braslia, 2013. Disponvel em: <http://www.mc.gov.br>. Acesso em: 01 mai. 2013.

NFC Forum. The Near Field Communication (NFC) Forum is a non-profit industry association that promotes the use of NFC short-range wireless interaction in consumer electronics, mobile devices and PCs. USA, 2013. Disponvel em: <http://www.nfc-forum.org/aboutnfc/tech_enabler/>. Acesso em: 04 abr. 2013.

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

20

ANEXO 1: FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO UTILIZADAS


ECLIPSE Eclipse um IDE desenvolvido em Java, seguindo o modelo open source de desenvolvimento de software. O projeto Eclipse foi iniciado na IBM que desenvolveu a primeira verso do produto e doou-o como software livre para a comunidade. O gasto inicial da IBM no produto foi de mais de 40 milhes de dlares. Hoje, o Eclipse o IDE Java mais utilizado no mundo. Possui como caractersticas marcantes o uso da SWT e no do Swing como biblioteca grfica, a forte orientao ao desenvolvimento baseado em plug-ins e o amplo suporte ao desenvolvedor com centenas de plug-ins que procuram atender as diferentes necessidades de diferentes programadores. Com o uso de plugins, pode ser usado no s para desenvolver em Java, mas tambm em C/C++,PHP,ColdFusion e Python. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Eclipse_(software)>. Acesso em: 01 jun. 2013. JAVA VIRTUAL MACHINE Mquina virtual Java (do ingls Java Virtual Machine - JVM) um programa que carrega e executa os aplicativos Java, convertendo os bytecodes em cdigo executvel de mquina. A JVM responsvel pelo gerenciamento dos aplicativos, medida que so executados. Graas mquina virtual Java, os programas escritos em Java podem funcionar em qualquer plataforma de hardware e software que possua uma verso da JVM, tornando assim essas aplicaes independentes da plataforma onde funcionam. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_virtual_Java>. Acesso em: 01 jun. 2013. ANDROID SDK O Android SDK fornece as bibliotecas da API e ferramentas de desenvolvimento necessrias para construir, testar e depurar aplicativos para o Android. Disponvel em: <http://developer.android.com/sdk/index.html>. Acesso em: 01 jun. 2013. XAMPP O XAMPP um pacote com os principais servidores de cdigo aberto do mercado, incluindo FTP, banco de dados MySQL e Apache com suporte as linguagens PHP e Perl. Atualmente, o XAMPP est disponvel para quatro sistemas operacionais: Windows, Linux, Mac OS X e Solaris. Disponvel em: < http://www.techtudo.com.br/>. Acesso em: 01 jun. 2013.

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

21

Linguagem PHP PHP (um acrnimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor) uma linguagem de script open source de uso geral, muito utilizada e especialmente guarnecida para o desenvolvimento de aplicaes Web embtivel dentro do HTML. Disponvel em: <http://www.php.net/manual/pt_BR/intro-whatis.php>. Acesso em: 01 jun. 2013. MySQL O MySQL um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Structured Query Language - Linguagem de Consulta Estruturada) como interface. Disponvel em: <https://www.portaleducacao.com.br/informatica/artigos/4398/o-quee-mysql>. Acesso em: 01 jun. 2013. Apache O servidor web um programa responsvel por disponibilizar pginas, fotos, ou qualquer outro tipo de objeto ao navegador do cliente. Ele tambm pode operar recebendo dados do cliente, processando e enviando o resultado para que o cliente possa tomar a ao desejada (como em aplicaes CGI's, banco de dados web, preenchimento de formulrios, etc). O Apache um servidor Web extremamente configurvel, robusto e de alta performance desenvolvido por uma equipe de voluntrios (conhecida como Apache Group) buscando criar um servidor web com muitas caractersticas e com cdigo fonte disponvel gratuitamente via Internet. Segundo a Netcraft (http://www.netcraft.com/), o Apache mais usado que todos os outros servidores web do mundo juntos. Disponvel em: <http://www.jsbusiness.com.br/foca/avancado/ch-s-apache.htm>. Acesso em: 01 jun. 2013.

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

22

APNDICE A: TOPOLOGIA UTILIZADA

Paciente

TAG NFC

Profissional de Sade

Smartphone ou Tablet

Sistema Web

Banco de Dados

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

23

APNDICE B: CDIGO DO APLICATIVO


PACKAGE COM.NFC;

IMPORT JAVA.IO.IOEXCEPTION; IMPORT JAVA.NET.URL; IMPORT JAVA.NIO.CHARSET.CHARSET;

IMPORT COM.FLOMIO.NDEF.HELPER.FLOMIONDEFHELPER; IMPORT COM.FLOMIO.NDEF.HELPER.EXCEPTIONS.NDEFEXCEPTION;

IMPORT ANDROID.NFC.FORMATEXCEPTION; IMPORT ANDROID.NFC.NDEFMESSAGE; IMPORT ANDROID.NFC.NDEFRECORD; IMPORT ANDROID.NFC.NFCADAPTER; IMPORT ANDROID.NFC.TAG; IMPORT ANDROID.NFC.TECH.MIFARECLASSIC; IMPORT ANDROID.NFC.TECH.NDEF; IMPORT ANDROID.NFC.TECH.NDEFFORMATABLE; IMPORT ANDROID.OS.BUILD; IMPORT ANDROID.OS.BUNDLE; IMPORT ANDROID.ANNOTATION.SUPPRESSLINT; IMPORT ANDROID.ANNOTATION.TARGETAPI; IMPORT ANDROID.APP.ACTIVITY; IMPORT ANDROID.APP.ALERTDIALOG; IMPORT ANDROID.APP.PENDINGINTENT; IMPORT ANDROID.CONTENT.CONTEXT; IMPORT ANDROID.CONTENT.INTENT; IMPORT ANDROID.CONTENT.INTENTFILTER; IMPORT ANDROID.VIEW.MENU; IMPORT ANDROID.WIDGET.BUTTON; IMPORT ANDROID.WIDGET.TOAST;

@TARGETAPI(BUILD.VERSION_CODES.GINGERBREAD_MR1) PUBLIC CLASS ATIVIDADEPRINCIPAL EXTENDS ACTIVITY { ............................................................................................................................................................... //EVENTO QUANDO A ATIVIDADEPRINCIPAL CRIADA, QUANDO O PROGRAMA ABERTO, APENAS INDICA A VIEW (TELA) @SUPPRESSLINT("NEWAPI") @OVERRIDE PROTECTED VOID ONCREATE(BUNDLE SAVEDINSTANCESTATE) {

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

24

SUPER.ONCREATE(SAVEDINSTANCESTATE); SETCONTENTVIEW(R.LAYOUT.ATIVIDADE_PRINCIPAL); }

//EVENTO QUANDO A APLICACAO INICIADA: HABILITA A ESCRITA DE NFC @OVERRIDE PUBLIC VOID ONRESUME(){ SUPER.ONRESUME(); HABILITARESCRITANFC(); }

//EVENTO QUANDO A APLICACAO PARADA: DESABILITA A ESCRITA DE NFC @OVERRIDE PUBLIC VOID ONPAUSE(){ SUPER.ONPAUSE(); DESABILITARESCRITANFC(); }

//EVENTO PARA HABILITAR O MANUSEIO DE PENDINGINTENT EM RUNTIME PRIVATE PENDINGINTENT GETPENDINGINTENT() { RETURN PENDINGINTENT.GETACTIVITY(THIS, 0, NEW INTENT(THIS, GETCLASS()).ADDFLAGS(INTENT.FLAG_ACTIVITY_SINGLE_TOP), 0); }

//HABILITAR ESCRITA NFC ....................................................................................... PRIVATE VOID HABILITARESCRITANFC(){ NFCADAPTER ADAPTER = NFCADAPTER.GETDEFAULTADAPTER(THIS); INTENTFILTER TAGDETECTED = NEW INTENTFILTER(NFCADAPTER.ACTION_TAG_DISCOVERED); INTENTFILTER[] WRITETAGFILTERS = NEW INTENTFILTER[] { TAGDETECTED }; ADAPTER.ENABLEFOREGROUNDDISPATCH(THIS, GETPENDINGINTENT(), WRITETAGFILTERS, NULL); }

//DESABILITA ESCRITA NFC .................................................................................. PRIVATE VOID DESABILITARESCRITANFC(){ NFCADAPTER ADAPTER = NFCADAPTER.GETDEFAULTADAPTER(THIS); ADAPTER.DISABLEFOREGROUNDDISPATCH(THIS); }

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

25

//EVENTO QUANDO A ATIVIDADEPRINCIPAL CHAMADA, PRECISA DA CRIACAO DE MENU @OVERRIDE PUBLIC BOOLEAN ONCREATEOPTIONSMENU(MENU MENU) { // INFLATE THE MENU; THIS ADDS ITEMS TO THE ACTION BAR IF IT IS PRESENT. GETMENUINFLATER().INFLATE(R.MENU.ATIVIDADE_PRINCIPAL, MENU); RETURN TRUE; }

//EVENTO DISPARADO QUANDO UMA TAG RECONHECIDA ............................................................................ PUBLIC VOID ONNEWINTENT(INTENT INTENT) { ............................................................................................................................................................... ................................................................................................................... //CRIA CAIXA DE ALERTA ............................................................................................................................................................... .................................ALERTDIALOG ALERTA = NEW ALERTDIALOG.BUILDER(THIS).CREATE(); ALERTA.SETTITLE("NFC");

....................................................................................................................................... STRING ID; ...................................................................................................................................//PEGA A TAG TAG TAG = (TAG) INTENT.GETPARCELABLEEXTRA(NFCADAPTER.EXTRA_TAG);

TRY { ....................................................................................................................................................... //UID ATRAVES DO FLOMIONDEFHELPER ID = FLOMIONDEFHELPER.GETTAGUUID(TAG); //RETIRAMOS O 0X DE HEX ID = ID.SUBSTRING(2, ID.LENGTH());

ESCREVERACAOURL(TAG, ID); //SE EXECUTOU A ACAO ACIMA, ENTAO SUCESSO ALERTA.SETMESSAGE("TAG ESCRITA COM SUCESSO!"); } CATCH (EXCEPTION E) { ....................................................................................................................................................... //SE ERRO, MENSAGEM .............................. ALERTA.SETMESSAGE("OCORREU UM ERRO: " + E.GETMESSAGE()); ........................................................................................................................................ ID = "-1"; }

//EXIBE CAIXA DE DIALOGO NO FIM DA EXIBICAO ALERTA.SHOW();

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

26

//ESCREVE A ACAO COM A URL NO NFC ............................................................................................................ @SUPPRESSLINT("NEWAPI") ............ PRIVATE VOID ESCREVERACAOURL(TAG TAG, STRING ID) THROWS IOEXCEPTION, FORMATEXCEPTION { NDEF NDEFTAG = NDEF.GET(TAG); //CRIA OBJETO COM URL PARA GRAVACAO NDEFRECORD DATATOWRITE = NDEFRECORD.CREATEURI("192.168.0.102/PRONTUARIO/BUSCA_PACIENTE.PHP?PRO_TAG=" + ID);

NDEFTAG.CONNECT(); //ESCREVE NDEFTAG.WRITENDEFMESSAGE(NEW NDEFMESSAGE(DATATOWRITE)); NDEFTAG.CLOSE(); } }

//LINHA ADICIONADA AO ARQUIVO .XML <USES-PERMISSION ANDROID:NAME=ANDROID.PERMISSION.NFC />

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

27

APNDICE C: CDIGO DO SISTEMA WEB PAGINA CONN


<?PHP # FILENAME="CONNECTION_PHP_MYSQL.HTM" # TYPE="MYSQL" # HTTP="TRUE" $HOSTNAME_CONN = "LOCALHOST"; $DATABASE_CONN = "PRONTUARIO"; $USERNAME_CONN = "ROOT"; $PASSWORD_CONN = "********"; $CONN = MYSQL_PCONNECT($HOSTNAME_CONN, $USERNAME_CONN, $PASSWORD_CONN) OR TRIGGER_ERROR(MYSQL_ERROR(),E_USER_ERROR); ?>

PAGINA BUSCA_PACIENTE

<?PHP //CONEXAO COM O BANCO DE DADOS REQUIRE_ONCE('CONN.PHP'); //COMECO DO RECORDSET PARA VERIFICAR PACIENTE NO BANCO $COLNAME_RS_LOCALIZA_PACIENTE = "-1"; IF (ISSET($_GET['PRO_TAG'])) { $COLNAME_RS_LOCALIZA_PACIENTE = $_GET['PRO_TAG']; } MYSQL_SELECT_DB($DATABASE_CONN, $CONN); $QUERY_RS_LOCALIZA_PACIENTE = "SELECT * FROM PRONTUARIOS WHERE PRO_TAG = '$COLNAME_RS_LOCALIZA_PACIENTE'"; $RS_LOCALIZA_PACIENTE = MYSQL_QUERY($QUERY_RS_LOCALIZA_PACIENTE, $CONN) OR DIE(MYSQL_ERROR()); $ROW_RS_LOCALIZA_PACIENTE = MYSQL_FETCH_ASSOC($RS_LOCALIZA_PACIENTE); $TOTALROWS_RS_LOCALIZA_PACIENTE = MYSQL_NUM_ROWS($RS_LOCALIZA_PACIENTE); //VERIFICA SE EXISTE O PACIENTE COM A TAG INDICADA. SE EXISTIR, MANDA PARA A PAGINA DE EDICAO. SE NAO EXISTIR, MANDA PARA A PAGINA DE CADASTRO. IF($TOTALROWS_RS_LOCALIZA_PACIENTE>0){ .......... HEADER("LOCATION: EDITA.PHP?PRO_TAG=$COLNAME_RS_LOCALIZA_PACIENTE"); } ELSE { . HEADER("LOCATION: CADASTRA.PHP?PRO_TAG=$COLNAME_RS_LOCALIZA_PACIENTE"); } //LIMPA A CONEXAO MYSQL_FREE_RESULT($RS_LOCALIZA_PACIENTE);

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

28

?>

PAGINA CADASTRA_PACIENTE

<?PHP //CONEXAO COM O BANCO DE DADOS REQUIRE_ONCE('CONN.PHP'); //RECEBE VARIAVEIS $PRO_TAG = $_POST['PRO_TAG']; $PRO_NOME = $_POST['PRO_NOME']; $PRO_DIA = $_POST['DIA']; $PRO_MES = $_POST['MES']; $PRO_ANO = $_POST['ANO']; $PRO_DT_NASCIMENTO = $PRO_ANO . "-" . $PRO_MES . "-" . $PRO_DIA; $PRO_SEXO = $_POST['PRO_SEXO']; $PRO_RG = $_POST['PRO_RG']; $PRO_CPF = $_POST['PRO_CPF']; //GRAVA NO BANCO $INSERTSQL = "INSERT INTO PRONTUARIOS (PRO_TAG, PRO_NOME, PRO_DT_NASCIMENTO, PRO_SEXO, PRO_RG, PRO_CPF) VALUES ('$PRO_TAG', '$PRO_NOME', '$PRO_DT_NASCIMENTO', '$PRO_SEXO', '$PRO_RG', '$PRO_CPF')"; MYSQL_SELECT_DB($DATABASE_CONN, $CONN); $RESULT1 = MYSQL_QUERY($INSERTSQL, $CONN) OR DIE(MYSQL_ERROR()); //REDIRECIONA HEADER("LOCATION: SUCESSO.PHP"); ?>

PAGINA EDITA_PACIENTE

<?PHP //CONEXAO COM O BANCO DE DADOS REQUIRE_ONCE('CONN.PHP'); //RECEBE VARIAVEIS $PRO_CODIGO = $_POST['PRO_CODIGO']; $PRO_NOME = $_POST['PRO_NOME']; $PRO_DIA = $_POST['DIA']; $PRO_MES = $_POST['MES']; $PRO_ANO = $_POST['ANO']; $PRO_DT_NASCIMENTO = $_POST['PRO_DT_NASCIMENTO']; $PRO_SEXO = $_POST['PRO_SEXO'];

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

29

$PRO_RG = $_POST['PRO_RG']; $PRO_CPF = $_POST['PRO_CPF']; //ATUALIZA O BANCO $UPDATESQL = "UPDATE PRONTUARIOS SET PRO_NOME='$PRO_NOME', PRO_DT_NASCIMENTO='$PRO_DT_NASCIMENTO', PRO_SEXO='$PRO_SEXO', PRO_RG='$PRO_RG', PRO_CPF='$PRO_CPF' WHERE PRO_CODIGO=$PRO_CODIGO"; MYSQL_SELECT_DB($DATABASE_CONN, $CONN); $RESULT1 = MYSQL_QUERY($UPDATESQL, $CONN) OR DIE(MYSQL_ERROR()); //REDIRECIONA HEADER("LOCATION: SUCESSO.PHP"); ?>

PAGINA CADASTRA

<HTML> <HEAD> <META HTTP-EQUIV="CONTENT-TYPE" CONTENT="TEXT/HTML; CHARSET=UTF-8" /> <TITLE>UNTITLED DOCUMENT</TITLE> </HEAD> <BODY> <FORM ACTION="CADASTRA_PACIENTE.PHP" METHOD="POST"> <TABLE WIDTH="650" BORDER="1" CELLSPACING="1" CELLPADDING="1"> <TR> <TD COLSPAN="3" ALIGN="CENTER">NOVO PACIENTE</TD> </TR> <TR> <TD ALIGN="RIGHT">&NBSP;</TD> <TD>&NBSP;</TD> <TD>&NBSP;</TD> </TR> <TR> <TD ALIGN="RIGHT">TAG :</TD> <TD WIDTH="25">&NBSP;</TD> <TD><?PHP ECHO $_GET['PRO_TAG']; ?> <INPUT NAME="PRO_TAG" TYPE="HIDDEN" ID="PRO_TAG" VALUE="<?PHP ECHO $_GET['PRO_TAG']; ?>" /></TD> </TR> <TR> <TD ALIGN="RIGHT">PACIENTE :</TD> <TD WIDTH="25">&NBSP;</TD>

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

30

<TD><INPUT TYPE="TEXT" NAME="PRO_NOME" ID="PRO_NOME" /></TD> </TR> <TR> <TD ALIGN="RIGHT">DATA DE NASCIMENTO :</TD> <TD WIDTH="25">&NBSP;</TD> <TD><SELECT NAME="DIA" ID="DIA"> <?PHP FOR($DIA=1;$DIA<32;$DIA++){ ?> <OPTION VALUE="<?PHP ECHO $DIA; ?>"><?PHP ECHO $DIA; ?></OPTION> ............................................................................................................................................<?PHP } ?> </SELECT> / <SELECT NAME="MES" ID="MES"> <?PHP FOR($MES=1;$MES<13;$MES++){ ?> <OPTION VALUE="<?PHP ECHO $MES; ?>"><?PHP ECHO $MES; ?></OPTION> ............................................................................................................................................<?PHP } ?> </SELECT> / <SELECT NAME="ANO" ID="ANO"> <?PHP $ANO_ATUAL=DATE('Y'); FOR($ANO=1900;$ANO<=$ANO_ATUAL;$ANO++){ ?> <OPTION VALUE="<?PHP ECHO $ANO; ?>"><?PHP ECHO $ANO; ?></OPTION> ............................................................................................................................................<?PHP } ?> </SELECT></TD> </TR> <TR> <TD ALIGN="RIGHT">SEXO :</TD> <TD WIDTH="25">&NBSP;</TD> <TD><SELECT NAME="PRO_SEXO" ID="PRO_SEXO"> <OPTION VALUE="M">M</OPTION> <OPTION VALUE="F">F</OPTION> </SELECT></TD> </TR> <TR> <TD ALIGN="RIGHT">RG :</TD> <TD WIDTH="25">&NBSP;</TD> <TD><INPUT TYPE="TEXT" NAME="PRO_RG" ID="PRO_RG" /></TD> </TR> <TR> <TD ALIGN="RIGHT">CPF :</TD> <TD WIDTH="25">&NBSP;</TD> <TD><INPUT TYPE="TEXT" NAME="PRO_CPF" ID="PRO_CPF" /></TD>

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

31

</TR> <TR> <TD ALIGN="RIGHT">&NBSP;</TD> <TD WIDTH="25">&NBSP;</TD> <TD>&NBSP;</TD> </TR> <TR> <TD>&NBSP;</TD> <TD WIDTH="25">&NBSP;</TD> <TD><INPUT TYPE="SUBMIT" VALUE="CADASTRAR PACIENTE" /></TD> </TR> </TABLE></FORM> </BODY> </HTML>

PAGINA EDITA

<?PHP REQUIRE_ONCE('CONN.PHP'); ?> <?PHP $COLNAME_RS_LOCALIZA_PACIENTE = "-1"; IF (ISSET($_GET['PRO_TAG'])) { $COLNAME_RS_LOCALIZA_PACIENTE = $_GET['PRO_TAG']; } MYSQL_SELECT_DB($DATABASE_CONN, $CONN); $QUERY_RS_LOCALIZA_PACIENTE = "SELECT * FROM PRONTUARIOS WHERE PRO_TAG = '$COLNAME_RS_LOCALIZA_PACIENTE'"; $RS_LOCALIZA_PACIENTE = MYSQL_QUERY($QUERY_RS_LOCALIZA_PACIENTE, $CONN) OR DIE(MYSQL_ERROR()); $ROW_RS_LOCALIZA_PACIENTE = MYSQL_FETCH_ASSOC($RS_LOCALIZA_PACIENTE); $TOTALROWS_RS_LOCALIZA_PACIENTE = MYSQL_NUM_ROWS($RS_LOCALIZA_PACIENTE); ?> <HTML> <HEAD> <META HTTP-EQUIV="CONTENT-TYPE" CONTENT="TEXT/HTML; CHARSET=UTF-8" /> <TITLE>UNTITLED DOCUMENT</TITLE> </HEAD>

<BODY> <FORM NAME="EDITA" ACTION="EDITA_PACIENTE.PHP" METHOD="POST" ID="EDITA"> <TABLE WIDTH="650" BORDER="1" CELLSPACING="1" CELLPADDING="1">

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

32

<TR> <TD COLSPAN="3" ALIGN="CENTER">EDITAR PACIENTE</TD> </TR> <TR> <TD ALIGN="RIGHT">&NBSP;</TD> <TD>&NBSP;</TD> <TD>&NBSP;</TD> </TR> <TR> <TD ALIGN="RIGHT">TAG :</TD> <TD WIDTH="25">&NBSP;</TD> <TD><?PHP ECHO $ROW_RS_LOCALIZA_PACIENTE['PRO_TAG']; ?><INPUT NAME="PRO_TAG" TYPE="HIDDEN" ID="PRO_TAG" VALUE="<?PHP ECHO $ROW_RS_LOCALIZA_PACIENTE['PRO_TAG']; ?>" /> <INPUT NAME="PRO_CODIGO" TYPE="HIDDEN" ID="PRO_CODIGO" VALUE="<?PHP ECHO $ROW_RS_LOCALIZA_PACIENTE['PRO_CODIGO']; ?>" /></TD> </TR> <TR> <TD ALIGN="RIGHT">PACIENTE :</TD> <TD WIDTH="25">&NBSP;</TD> <TD><INPUT NAME="PRO_NOME" TYPE="TEXT" ID="PRO_NOME" VALUE="<?PHP ECHO $ROW_RS_LOCALIZA_PACIENTE['PRO_NOME']; ?>" /></TD> </TR> <TR> <TD ALIGN="RIGHT">DATA DE NASCIMENTO :</TD> <TD WIDTH="25">&NBSP;</TD> <TD><INPUT NAME="PRO_DT_NASCIMENTO" TYPE="TEXT" ID="PRO_DT_NASCIMENTO" VALUE="<?PHP ECHO $ROW_RS_LOCALIZA_PACIENTE['PRO_DT_NASCIMENTO']; ?>" /></TD> </TR> <TR> <TD ALIGN="RIGHT">SEXO :</TD> <TD WIDTH="25">&NBSP;</TD> <TD><SELECT NAME="PRO_SEXO" ID="PRO_SEXO"> <OPTION VALUE="M" <?PHP IF (!(STRCMP("M", $ROW_RS_LOCALIZA_PACIENTE['PRO_SEXO']))) {ECHO "SELECTED=\"SELECTED\"";} ?>>M</OPTION> <OPTION VALUE="F" <?PHP IF (!(STRCMP("F", $ROW_RS_LOCALIZA_PACIENTE['PRO_SEXO']))) {ECHO "SELECTED=\"SELECTED\"";} ?>>F</OPTION> </SELECT></TD>

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

33

</TR> <TR> <TD ALIGN="RIGHT">RG :</TD> <TD WIDTH="25">&NBSP;</TD> <TD><INPUT NAME="PRO_RG" TYPE="TEXT" ID="PRO_RG" VALUE="<?PHP ECHO $ROW_RS_LOCALIZA_PACIENTE['PRO_RG']; ?>" /></TD> </TR> <TR> <TD ALIGN="RIGHT">CPF :</TD> <TD WIDTH="25">&NBSP;</TD> <TD><INPUT NAME="PRO_CPF" TYPE="TEXT" ID="PRO_CPF" VALUE="<?PHP ECHO $ROW_RS_LOCALIZA_PACIENTE['PRO_CPF']; ?>" /></TD> </TR> <TR> <TD ALIGN="RIGHT">&NBSP;</TD> <TD WIDTH="25">&NBSP;</TD> <TD>&NBSP;</TD> </TR> <TR> <TD>&NBSP;</TD> <TD WIDTH="25">&NBSP;</TD> <TD><INPUT TYPE="SUBMIT" VALUE="EDITAR PACIENTE" /></TD> </TR> </TABLE> </FORM> </BODY> </HTML> <?PHP MYSQL_FREE_RESULT($RS_LOCALIZA_PACIENTE); ?>

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

34

APNDICE D: ENTREVISTA COM ESTUDANTE DE MEDICINA


Nome: Mariana Luiz da Silva 24 anos. Universidade: Universidad Abierta Interamericana UAI Localidade: Sede Regional: Rosrio(Argentina) Campos: Lagos

De acordo com a explicao do projeto, o que voc achou? Achei o projeto muito til, de resposta rpida, e isso definitivamente ideal para um hospital.

Quais os lugares que voc j trabalhou? Trabalhei anos atrs antes de comear a carreira de medicina, na Santa Casa de Santos, no setor de informtica e diversos postos de sade e hospitais da Republica Argentina, com ateno primria sade em escolas (campanhas de vacinao) e clnica mdica em sanatrios.

Voc possui Smartphone ou Tablet, utiliza com que frequncia? Possuo smartphone. Utilizo varias vezes ao dia, inclusive um app chamado skycape, que me fornece dados mdicos para controle de pacientes, dosagens de medicamentos, clculos para manuteno de pacientes em terapia intensiva.

Em qual tipo de hospital o projeto seria mais bem aplicado? O projeto pode ser aplicado tanto em postos de sade (conhecido como postinho no Brasil) ou mesmo setor de emergncia.

Em qual situao seria mais bem aplicado, ou seja, mais til? Em ambos casos seria til, pois pode fornecer informaes imprescindveis para melhor entendimento e por consequncia resoluo do caso, j que muitas vezes em dados bsicos como idade, peso, tipo sanguneo, os pacientes ou ignoram a informao, ou at mesmo mentem.

Nos lugares em que voc trabalhou j tinha algum projeto que utilizava tecnologia mvel? Nunca trabalhei em nenhum hospital com algum projeto de tecnologia mvel implementado pelo prprio hospital.

Voc acha que utilizar tecnologia na medicina relevante? No somente relevante, mas hoje em dia seria fundamental, j que possumos esse tipo de tecnologia e ela no est sendo utilizada. Seria muito mais gil, e obviamente facilitaria o processo da anamnese com os dados mais bsicos sobre um paciente.

PFC PROJETO FINAL DE CURSO

35

Das könnte Ihnen auch gefallen