Sie sind auf Seite 1von 37

Uni-ANHANGUERA Centro Universitrio de Gois Curso de Direito

A EDUCAO E A CONVIVNCIA FAMILIAR COMO DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS DA CRIANA E DO ADOLESCENTE

Wesley Carlos da Rocha Ribeiro

Goinia, maio de 2009.

Wesley Carlos da Rocha Ribeiro

A EDUCAO E A CONVIVNCIA FAMILIAR COMO DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS DA CRIANA E DO ADOLESCENTE

Monografia apresentada professora Ms. Nria Micheline Meneses Cabral, do Curso de Direito do Uni-Anhanguera Centro Universitrio de Gois, como requisito para a obteno da aprovao na disciplina de Trabalho de Concluso de Curso II.

Orientadora: Prof. Ms. Nria Micheline Meneses Cabral

Goinia, maio de 2009.

Monografia, A educao e a convivncia familiar como Direitos Humanos Fundamentais da criana e do adolescente, apresentada professora Nria Micheline Meneses Cabral, do Curso de Direito do UniAnhanguera Centro Universitrio de Gois, pelo Bacharelando Wesley Carlos da Rocha Ribeiro, como trabalho de concluso de Curso, requisito parcial para obteno do Ttulo de Bacharel em Direito, aprovada pela banca examinadora formada pelos professores:

Orientadora: Prof. Ms. Nria Micheline Meneses Cabral Assinatura:

Examinador (a): Prof. Assinatura:

Goinia, maio de 2009.

Dedico estes escritos minha esposa Renata e s minhas filhas Yasmim Krystinni e Sophia Nnive, pelo apoio e por compreender os momentos de ausncia, sempre com muito amor e dignao.

AGRADECIMENTOS

Agradeo a Deus por soprar a vida em meu corao todas as manhs ao longo destes anos e, minha me pelos joelhos dobrados em constantes oraes, concorrendo para que todos os obstculos fossem sobrepujados.

Resumo Disserta-se sobre o direito educao e o direito convivncia familiar como direitos humanos fundamentais da criana e do adolescente, enquanto pessoas em desenvolvimento, luz da Constituio Federal de 1988, bem como os princpios que norteiam o tema proposto. Apresentando preliminarmente a histria dos Direitos Humanos no Brasil e no mundo, procurou-se conceituar o que vem a ser direito humano, bem como a importncia de se buscar uma efetiva aplicao desse direito pessoa, notadamente s crianas e aos adolescentes enquanto cidados em desenvolvimento. Tendo em vista a ampla complexidade em que se insere o Brasil, no que concerne ao direito educao e ao direito convivncia em famlia, optouse em trabalhar essas duas vertentes dos direitos fundamentais da pessoa humana. A primeira, relacionada anlise crtica das polticas educacionais como um todo. A segunda, demonstrar a dificuldade em se fazer cumprir as polticas de insero de crianas e adolescentes em famlias substitutas, por meio da adoo especificamente, haja vista a grande burocracia instituda por essas mesmas polticas, concebidas a princpio com o intuito de agilizar os processos de adoo esbarra em diversos obstculos, sobretudo na morosidade do poder judicirio, inclusive. Palavras Chaves: Educao. Adoo. Famlia. Polticas. Pblicas. Burocracia.

SUMRIO INTRODUO 1. DIREITOS HUMANOS CONCEITO E HISTRICO 1.1 O que so Direitos Humanos 1.2 Um breve histrico acerca dos Direitos Humanos 1.2.1 Histria dos Direitos Humanos no Mundo 1.2.2 Histria dos Direitos Humanos no Brasil 1.3 As geraes dos Direitos Humanos 1.3.1 Direitos Humanos de primeira gerao 1.3.2 Direitos Humanos de segunda gerao 1.3.3 Direitos Humanos de terceira gerao 1.3.4 Direitos Humanos de quarta gerao 1.4 A identificao do ser humano no contexto dos Direitos Humanos 2. DIREITOS HUMANOS DA CRIANA E DO ADOLESCENTE 2.1 Criana: Cidado em formao 2.2 A educao como Direito humano fundamental 2.4 Princpios constitucionais da educao 2.5 Preceitos constitucionais relativos educao 2.6 A poltica educacional no Brasil 3. O DIREITO CONVIVNCIA FAMILIAR COMO DIREITO FUNDAMENTAL 3.1 Conceito de famlia 3.2 O direito convivncia familiar no mbito da Constituio Federal 3.3 Convivncia familiar, Direito Humano Fundamental 09 11 11 12 12 14 16 16 16 17 17 18 20 20 21 23 23 25 26 26 27 27

2.3 O direito fundamental educao luz da Constituio Federal de 1988 22

3.4 Convivncia familiar, base da formao da criana e do adolescente 3.4.1 Famlia Natural 3.4.2 Famlia Substituta 3.5 A adoo como forma colocao em famlia substituta 3.6 O instituto da adoo no contexto brasileiro 3.7 A dificuldade para a concretizao das polticas de adoo no Brasil e a conseqente afronta ao direito convivncia familiar 31 4 CONCLUSO REFERNCIA E FONTES CONSULTADAS

28 29 29 29 31

33 36

INTRODUO A educao e a convivncia familiar como direitos humanos fundamentais da criana e do adolescente tema de reflexo relativa a importncia de se dar efetividade s polticas pblicas j existentes, bem como conscientizar a sociedade acerca da necessidade de corroborar para o cumprimento deste direito, conforme preceituado na Carta Magna, no artigo 227, caput:
dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

Conceituar direitos humanos, descrevendo por meio de um breve histrico as origens e fazes, citando as geraes que compuseram o que hoje conhecemos por Direitos Humanos Fundamentais. A pesquisa visa demonstrar, no desmerecendo os demais direitos, a importncia da ateno que se deve dispensar em relao criana e a adolescente, enquanto pessoas em desenvolvimento e consequentemente futuros cidados, compreendendo o quanto imprescindvel para a boa formao deste ser o acesso educao, de qualidade e em igualdade de condies, bem como dar condies para que as crianas e adolescente possam fazer jus convivncia em famlia, mesmo que no seja a natural, direito este notadamente humano e fundamental. Evidenciar que, a sociedade deve cobrar o cumprimento das polticas pblicas existentes, no que concerne educao, seja em relao ao ensino fundamental, mdio ou mesmo em nvel superior, pois somente por meio da educao de qualidade que se d alm da cultura e conhecimento oportunidades concretas, profissional, inclusive, contribuindo para que estes seres humanos se tornem verdadeiros cidados.

10

Demonstrar que, uma das formas de se cumprir o direito humano fundamental de convivncia familiar, a colocao da criana e do adolescente em famlia substituta, notadamente por meio da adoo, cujas polticas tambm no tem sido cumpridas de forma satisfatria no Brasil. A educao e a convivncia familiar so capazes de colaborar para a boa formao, bem como para o desenvolvimento sob todos os aspectos das crianas e adolescentes no Brasil? - As polticas pblicas direcionadas educao e para a colocao das crianas e adolescentes em famlias substitutas, sobretudo por intermdio da adoo esto sendo eficientes? - Quais os motivos que levam aos adotantes a desistirem de esperar por uma criana, mesmo que em idade mais avanada? A busca destas e outras respostas o que vislumbra-se por intermdio desta pesquisa. Para tanto, nos embasaremos na leitura de obras como: Direitos Fundamentais Reflexes Crticas: Teoria e Efetividade, obra organizada por Edhermes Marques Coelho; Direitos Humanos Fundamentais, de Alexandre de Morais; Direito Constitucional, Alexandre de Moraes; Direito Internacional Pblico, Privado e os Direitos Humanos Carla Noura Teixeira; Direitos Humanos Fundamentais, do Manoel Gonalves Ferreira Filho, dentre outros. Alm de pesquisa em sites relativos temtica dos direitos humanos e suas implicaes. Para a execuo do presente trabalho, usar-se- o mtodo dedutivo, pois se ir apresentar os conceitos e leis, para depois particularizar o objeto pesquisado, por meio de documentao indireta, abrangendo pesquisa documental e bibliogrfica.

11

1 DIREITOS HUMANOS CONCEITO E HISTRICO 1.1 O que so Direitos Humanos A busca pela compreenso da dignidade da pessoa humana e de seus direitos tem sido o resultado do sofrimento moral, bem como da dor fsica, que a cada invaso sbita e impetuosa de violncia, as pessoas recuam, perplexas, vista dos maus tratos e humilhaes que se mostram diante de seus olhos; assim, a culpa pelas torturas, pelas exploraes ultrajantes, pelos massacres coletivos, faz surgir nas conscincias, a exigncia de novas condutas a serem seguidas por uma vida mais digna para todos. Tais condutas so expressas por meio do que, j faz algum tempo, conhecemos por direitos humanos ou direito dos homens; direitos estes, inerentes pessoa humana, que visam resguardar a sua integridade fsica e psicolgica perante seus iguais e perante o Estado em geral. Sim, pois visam limitar os poderes das autoridades, tendo por escopo garantir o bem estar social atravs da igualdade, fraternidade e da proibio de qualquer espcie de discriminao. Em primeiro lugar vamos tentar construir um conceito para a expresso direitos humanos, haja vista que, mesmo sendo facilmente identificado, no se torna uma tarefa fcil, tendo em vista a abrangncia do tema. Algumas teorias tentam justificar e delimitar o alicerce dos direitos humanos; podemos ressaltar a jusnaturalista, a positivista e a moralista. A teoria jusnaturalista insere os direitos humanos em um nvel superior, universal e imutvel, defendendo que no se trata de uma criao humana. A teoria positivista assegura com certeza absoluta que os direitos humanos trata-se de uma criao normativa, afirmando ser uma legtima manifestao da soberania do povo. Ento, s seriam considerados direitos humanos os reconhecidos pela legislao positiva.

12

Por conseguinte, a teoria moralista (ou de Perelman), preceitua que a base dos direitos humanos encontra-se na conscincia moral das pessoas. Como nos ensina Alexandre de Moraes:
As teorias se completam, devendo coexistir, pois somente a partir da formao de uma conscincia social (teoria de Perelman), baseada principalmente em valores fixados na crena de uma ordem superior, universal e imutvel (teoria jusnaturalista) que o legislador ou os tribunais encontra substrato poltico e social para reconhecerem a existncia de determinados direitos humanos fundamentais como integrantes do ordenamento jurdico (teoria positivista). (MORAES, 1997, p.35):

A partir de tais premissas pode-se definir direitos humanos como a reunio de prerrogativas e garantias relativas ao homem, cujo objetivo bsico o respeito sua dignidade, amparando-o contra as arbitrariedades do Estado, determinando um mnimo de condies de vida. Assim, conclui-se ser direitos indissociveis da condio humana. No se fala em direitos humanos sem falar em dignidade humana ou dignidade da pessoa humana, princpio este amparado pela nossa Carta Magna, no artigo 1, inciso III. A concepo de dignidade humana que conserva a limitao do arbtrio e do poder do Estado. Este princpio deve ser entendido subjetivamente a partir de um valor espiritual inerente ao prprio homem, que se revela por meio da liberdade de resoluo e conhecimento a seu respeito. 1.2 Um breve histrico acerca dos Direitos Humanos 1.2.1 Histria dos Direitos Humanos no Mundo Na idade mdia os reis pactuavam com seus acordos, mediante os quais estes ltimos confirmavam a supremacia monrquica, enquanto o rei, por sua vez, fazia algumas concesses a certos estamentos sociais. Em 1215 foi extrada pela nobreza inglesa do Rei Joo Sem Terra o texto jurdico Magna Carta Libertatum, algo que conheceramos como Habeas Corpus. Dentre as principais fontes inglesas, no que concerne ao desenvolvimento dos direitos humanos, dentro do contexto histrico, podemos destacar a Lei de Habeas Corpus de 1679 e a Bill of Rights de 13 de fevereiro de 1689.

13

Outro momento crucial para o desenvolvimento dos direitos humanos foi a Independncia das Colnias Americanas em 1976, cujas declaraes foram diretamente influenciadas pela declarao francesa, que foi pautada em Locke, Montesquieu e Rousseau (BASTOS, 2001). Assim, podemos citar o artigo 1. da Declarao do Estado da Virgnia:
Que todos os homens so, por natureza, igualmente livres e independentes e tm certos direitos inatos, dos quais, quando entram em estado de sociedade, no podem por qualquer acordo privar ou despojar seus psteros e que so: o gozo da vida e da liberdade com os meios de adquirir e de possuir a propriedade e de buscar e obter felicidade e segurana.

Tais premissas foram encampadas pela Declarao de Independncia dos Estados Unidos em 4 de julho de 1776.
Sustentamos como evidentes por si mesmas as seguintes verdades: todos os homens nascem iguais e so dotados pelo Criador de certos direitos inalienveis; entre esses direitos esto a vida, a liberdade e a busca da felicidade.

Um dos momentos mais importantes para o desenvolvimento dos direitos humanos, seno o mais, trata-se da Revoluo Francesa, que proclamou a liberdade, a igualdade, e a soberania popular. Este evento culminou na Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado aprovada pela Assemblia Nacional em 26 de agosto de 1789, universalidade e cunho racional, isto considerava-se vlida para toda a humanidade. Com o fim do sculo XVIII, o liberalismo procurou assegurar uma liberdade contra o Estado, garantindo a vida e o direito de locomoo, de expresso do pensamento e de propriedade. Alm de procurar efetivar a participao do indivduo na formao da vontade do Estado. (BOBBIO, 2004) Entre os sculos XIX e XX, surge a necessidade de enfrentar novos desafios, levou a nova concepo dos direitos humanos. No incio foram criados para proteger indivduo contra o Estado; hoje j se aceita a proteo do indivduo contra outros indivduos ou grupos de indivduos. Em 1948, foi votada pela Assemblia Geral da ONU a Declarao Universal dos Direitos do Homem, declarao esta que representa a conscincia histrica que a humanidade tem dos valores fundamentais na segunda metade do sculo XX.

14

Como se trata de uma sntese do passado e uma inspirao para o futuro, considera-se que o reconhecimento da dignidade da pessoa humana inerente a todas as pessoas e de seus direitos iguais e inalienveis o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo. 1.2.2 Histria dos Direitos Humanos no Brasil A histria dos Direitos Humanos no Brasil est diretamente ligada a histria das constituies brasileiras. Portanto, para falarmos a respeito, abordaremos, de forma sucinta a histria as vrias Constituies no Brasil e a contribuio destas aos Direitos Humanos. A Constituio de 1824 foi outorgada aps a dissoluo da Constituinte, razo da rejeio que acarretou protestos em vrios Estados Brasileiros. Essas reivindicaes de liberdade culminaram com a consagrao dos Direitos Humanos, pela Constituio Imperial, que mesmo autoritria, revelou-se liberal no reconhecimento de direitos. Em 1891, surgiu a primeira Constituio Republicana, que tinha como escopo, incorporar juridicamente o regime republicano institudo com a Revoluo que derrubou a coroa. Essa Constituio instituiu o sufrgio direto para a eleio dos deputados, senador, presidente e vice-presidente da Repblica. Porm, o sufrgio direito no modificou as regras de distribuio do poder, haja vista que a fora econmica dos fazendeiros e o estabelecimento do voto, pudessem manipular os mais fracos economicamente. Mesmo assim, pode-se afirmar que a primeira Constituio republicana ampliou os Direitos Humanos, mantendo inclusive os direitos j consagrados pela Constituio Imperial. Com a reforma constitucional em 1926, procurou-se remediar os abusos praticados pela Unio em razo das intervenes federais nos Estados. A Revoluo de 1930 provocou grande desrespeito aos Direitos Humanos, sendo praticamente esquecidos. O Congresso Nacional e as Cmaras Municipais foram dissolvidos, a magistratura perde suas garantias e o habeas corpus ficou restrito a rus ou acusados em processos de crimes comuns. Tais atitudes culminaram com a Revoluo constitucionalista de 1932, em que foi nomeada uma comisso para elaborar um projeto de Constituio.

15

Assim, a Constituio de 1934 estabeleceu algumas franquias liberais, como por exemplo: determinou que a lei no poderia prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada; vedou a pena de carter perptuo; proibiu a priso por dvidas, multas ou custas; criou a assistncia judiciria para os necessitados. Alm das garantias individuais, a Constituio de 1934 inovou ao estatuir normas de proteo social ao trabalhador. Foi proibido o trabalho de menores de 14 anos de idade, o trabalho noturno para menores de 16 anos e para mulheres. O repouso semanal remunerado e a limitao de trabalho a oito horas dirias. (HERKENHOFF, 1994). A Constituio de 1934, no se esqueceu dos direitos culturais. Ela respeitou os Direitos Humanos e vigorou durante mais de 3 anos, at a introduo do chamado Estado Novo, em novembro de 1937, que introduziu o autoritarismo no Brasil. Os Direitos Humanos praticamente no existiram durante os, quase, oito anos em que vigorou o Estado Novo. Neste perodo ficaram suspensas quase todas as liberdades a que o ser humano tem direito, dentre elas, a liberdade de ir e vir, a liberdade de reunio e etc. Com a constituio de 1946, o pas foi redemocratizado, pois restaurou os direitos e garantias individuais, sendo inclusive, at mesmo ampliados, do mesmo modo os direitos sociais. A Constituio de 1946 garantiu os Direitos Humanos, durante os quase 18 anos de durao. O surgimento da Constituio de 1967 trouxe vrios retrocessos, suprimindo a liberdade de publicao, estabelecendo foro militar para os civis, mantendo todas as punies e arbitrariedades decretadas pelos Atos Institucionais. Essa Constituio vigorou at outubro de 1969, sendo que, em dezembro de 1968, foi baixado o Ato Institucional nmero 5 ou o AI-5, o mais terrvel dos Atos. Este ato trouxe todos os poderes discricionrios do Presidente estabelecidos pelo AI-2, de volta. A Constituio de 1969 retroagiu, ainda mais, j que teve incorporado ao seu texto legal, as medidas autoritrias dos Atos Institucionais. Portanto, no foram respeitados os Direitos Humanos. Com a queda do AI-5 em 1978, comea-se a notar uma luz no final do tnel e com anistia conquistada em 1979, representou uma grande conquista do povo, mesmo no acontecendo de forma que era esperada, j que anistiou, em nome do regime, os criminosos e torturadores.

16

A Constituio de 1988, tambm chamada de Constituio Cidad, veio proteger, mesmo que tardiamente, os direitos do homem. J no prembulo a questo da dignidade da pessoa humana tratada, mais adiante, no artigo quinto, fala-se da inviolabilidade do direito vida, liberdade, segurana e igualdade. (MORAES, 2008). Com a Constituio de 1988 h uma redefinio do Estado brasileiro e de seus direitos fundamentais. E ao ler os dispositivos constitucionais, podemos deduzir o quanto foi acentuada a preocupao do legislador, em garantir a dignidade, o respeito e o bem-estar da pessoa humana, de modo a se alcanar a justia social. 1.3 As geraes dos Direitos Humanos Em razo da evoluo histrica dos Direitos Humanos, verificaremos as geraes de direitos em primeira, segunda, terceira e quarta gerao, conforme veremos a seguir: 1.3.1 Direitos Humanos de primeira gerao So os direitos que fundamentaram na liberdade, civil e politicamente considerada. Formaram-se com a ideia de Estado de Direito, submisso a uma Constituio. So os direitos que conformam a relao entre o Estado e o indivduo. Em regra so integrados pelos direitos civis e polticos como o direito vida, intimidade, inviolabilidade de domiclio etc. Resultam fortemente do pensamento jusfilosfico do final do sculo XVIII e incio do sculo XIX, fazendo referncia direta ao princpio da liberdade preceituado na Revoluo Francesa. (BOBBIO, 2004). 1.3.2 Direitos Humanos de segunda gerao Concentra-se nas necessidades do ser humano; em tica oposta aos direitos de primeira gerao, representam uma evoluo na proteo da dignidade da pessoa humana. De outro modo, os direitos de segunda gerao tambm so chamados direitos positivos e impe ao Estado uma conduta ativa em prol da realizao de direitos sociais, econmicos e culturais. Direitos estes, to necessrios ao exerccio de uma vida digna.

17

Este perodo dos direitos humano passou a figurar nas Constituies, de modo mais marcante, aps a Segunda Guerra Mundial, tendo maior efetivao a partir do incio do sculo XX. Na segunda gerao de direitos, tiveram reconhecidos os Direitos sociais, econmicos e culturais que, em relao Revoluo Francesa, referem-se ao Princpio da Igualdade. 1.3.3 Direitos Humanos de terceira gerao Neste momento, surge uma nova seara jurdica voltada para o pensamento do ser humano enquanto gnero, em sua essncia e razo de existir. Ou seja, h um resgate do fundamento de solidariedade e fraternidade voltadas para a proteo do ser humano em sua essncia. Compe assim, novos direitos como: direito paz no mundo; direito ao desenvolvimento econmico dos pases; direito preservao ambiental, ao patrimnio comum da humanidade; e direito comunicao. Entendimento recente agrupa os referidos direitos entre os direitos difusos ou coletivos, cuja efetivao s possvel se houver cooperao entre os povos. O direito de terceira gerao tem os Direitos difusos ou coletivos reconhecidos constitucionalmente e so remissivos ao Princpio da Fraternidade ou solidariedade, enunciados na Revoluo Francesa. 1.3.4 Direitos de quarta gerao Mesmo no sendo o principal objetivo de nosso estudo, no poderamos deixar de ressaltar o que alguns autores designam como uma quarta gerao de direitos cujo fundamento a globalizao do Estado neoliberal. So direitos de quarta gerao o direito democracia, o direito informao e o direito ao pluralismo. A sociedade globalizada amplia horizontes materiais e intelectuais, porm, expe o indivduo dominao por outros povos. Tambm so direitos de quarta gerao aqueles relativos pesquisa biolgica que permitir manipulaes do patrimnio gentico de cada indivduo.

18

O que se deve ter em mente que, torna-se necessrio que a ordem jurdica internacional o proteja esses direitos, pois, at mesmo a soberania dos Estados sofre abalos por sua insero no denominado mundo globalizado. 1.4 A identificao do ser humano no contexto dos Direitos Humanos Nesse contexto, identificamos o ser humano como um indivduo dotado de conscincia e que deve ser respeitado no que concerne aos seus direitos, principalmente, no que se refere ao princpio da dignidade da pessoa humana. Os Direitos Humanos, na sua evoluo histrica social, vem sendo inspirao da maioria das Cartas Constitucionais dos Estados. O ser humano, como alvo dessas premissas deve ser inserido em primeiro plano para que se alcance a efetiva realizao desses ideais. A criana e o adolescente no esto e no devem estar margem desse entendimento, pois da mesma forma, so seres humanos em formao, e notoriamente quando so criados em um ambiente em que seus direitos so respeitados em todos os sentidos, desenvolvem-se e tornam-se pessoas de conscincia que vo pautar-se pela propagao desses fundamentos. Fica ento evidente que os direitos de segunda e terceira gerao so os que mais direcionam o estudo em questo. Pois, em seu contexto, tratam dos direitos sociais como moradia, sade e educao. Os direitos econmicos que tratam da distribuio de renda e acesso as muitas possibilidades como alimentao e lazer, e por fim os direitos culturais. Nos direitos de terceira gerao verifica-se que todos devem assumir a responsabilidade pela efetiva concretizao dos direitos enumerados, pois se trata de direitos inerentes a todos como: preservao ambiental, paz no mundo e direito ao desenvolvimento econmico dos pases. Outrossim, faz-se necessrio observarmos com mais afinco os direitos como o direito educao e o direito convivncia familiar, este ltimo no devendo ser entendido apenas como famlia biolgica, pois se tratam de direitos inerentes prpria condio humana.

19

A pessoa em situao de desenvolvimento necessita de um mnimo para progredir sob todos os aspectos. Assim, preciso que se tenha e que se faa cumprir polticas srias concernentes aos direitos outrora citados, tendo uma grande necessidade de disponibilizar para as crianas e adolescentes o acesso educao pblica de qualidade no intuito de promover igualdade de oportunidades e tambm desburocratizar as vias de adoo para permitir s crianas e aos adolescentes a chance de terem um lar e consequentemente uma famlia que os abrigue em segurana. Todavia, passaremos a minudenciar acerca dos direitos educao e convivncia familiar, notadamente inerente s crianas e aos adolescentes, no contexto das polticas pblicas, quanto efetividade destas, inclusive. Ressalte-se que no estamos desconsiderando os demais direitos humanos fundamentais, como por exemplo, o direito sade pblica de qualidade, o direito moradia ou mesmo o direito vida, mas to somente evidenciando o quo importante atentarmos para nossas crianas e adolescentes, no que concerne a buscarmos polticas pblicas efetivas em relao educao, que responsvel pela formao desse futuro cidado, bem como convivncia familiar o que dar respaldo para essa pessoa em desenvolvimento crescer saudvel sob todos os aspectos.

20

2 O DIREITO EDUCAO, DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL 2.1 Criana: cidado em formao Quando se fala em direitos humanos no se pode dicotomizar dos direitos da criana e do adolescente, haja vista a concepo de criana e adolescente como sujeitos especiais de direitos prprios ligados intimamente como premissas, no intuito de propiciar as oportunidades de se desenvolverem em um ambiente que lhe permitam tornar-se cidados de fato, que se preocupam com o bem estar de todos a sua volta, bem como com as relaes sociais pertinentes aos seres humanos que fazem parte da sua essncia. Verifica-se que os direitos da criana e do adolescente fazem parte de uma categoria dos direitos humanos que tem sido aspirao de toda a humanidade e, praticamente todos os Estados trazem no bojo de suas Cartas Constitucionais normas especficas direcionadas a esses humanos que precisam de ateno especial. Assim, a proteo integral da criana enquanto sujeito especfico constitui nus no s de seus genitores, mas de igual forma, de toda a sociedade em que ela se encontra inserto. Com fundamento constitucional (artigo 5, CF) previu o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA, que a criana e o adolescente tem direito educao, cultura, ao esporte, liberdade, ao respeito e dignidade como pessoas humanas em processo e desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na constituio. Sem dvidas todos os direitos acima enumerados so deveras importantes, para tanto enfocaremos os direitos humanos voltados criana e ao adolescente nos direitos educao de qualidade e em igualdade de condies, convivncia familiar, fazendo observao importncia da adoo, mesmo que tardia.

21

Vale salientar que, no estamos fazendo distino em relao aos demais direitos humanos fundamentais inerentes criana e ao adolescente, bem como de toda pessoa humana, mas to somente evocar os direitos que mesmo expressos em nossa Carta Magna que foi concebida tendo em seu bojo princpios to insignes, verifica-se que no esto sendo cumprimento de forma efetiva e eficaz. Sim, pois se fossem de fato cumpridos em sua excelncia, os nveis de desenvolvimento em nosso pas seriam com certeza imensurveis. 2.2 A educao como direito humano fundamental A educao um elemento imprescindvel para a formao do ser humano, sobretudo no que concerne a educao como Direito Humano e no apenas educao para o Direito Humano, como tratado na literatura como um todo. A palavra educao deriva do latim educatio, educationis, que indica a ao de criar, de alimentar, de construir um lineamento cultural. O conceito de educao, conforme nos ensina Celso de Mello apud MELLO FILHO:
mais compreensivo e abrangente que o da mera instruo. A educao objetiva propiciar a formao necessria ao desenvolvimento das aptides, das potencialidades e da personalidade do educando. O processo educacional tem por meta: (a) qualificar o educando para o trabalho; (b) prepar-lo para o exerccio consciente da cidadania. O acesso educao uma das formas de realizao concreta do ideal democrtico.Celso de Mello (apud MELLO FILHO, 1986, p. 533).

A Carta Magna preceitua que a educao um direito de todos e dever do Estado e da famlia (art. 205), devendo a sociedade promover e incentivar tal premissa em conjunto, objetivando assim, ao pleno desenvolvimento da pessoa, notadamente a criana e o adolescente, preparando este ser humano para o exerccio pleno da cidadania e a sua efetiva qualificao para o trabalho, inclusive. Entende-se com isso que a educao deve ser observada a partir de detalhes internos de avaliao e dos externos, pela observao da consistncia com a exigncia e os arqutipos da sociedade. Outrossim, um aspecto relevante que no pode ser desconsiderado o fato de que a educao como um Direito Humano diz respeito ao fato de que o acesso educao em si o fundamento para a realizao e a conquista de outros Direitos. Queremos dizer com isso que a pessoa que passa por processos educativos, notadamente pelo sistema escolar, um cidado que tem melhores condies de

22

realizar e defender os outros direitos humanos (sade, habitao, meio ambiente, etc). Verifica-se que os sistemas escolares so parte deste processo educativo em que aprendizagens bsicas so desenvolvidas. Assim, conhecimentos essenciais so perpassados, normas, comportamentos e habilidades so ensinados e aprendidos. Na sociedade atual, o conhecimento escolar quase uma premissa para sobrevivncia e bem estar social. 2.3 O direito fundamental educao luz da Constituio Federal de 1988 A Constituio Federal de 1988 dedica toda uma seo ao direito educao, sendo composto pelos artigos 205 a 214. Preceitua que cada um dos entes que compe a federao deve comprometer, anualmente, uma quantia mnima da receita resultante de impostos, na manuteno e desenvolvimento do ensino. O fulcro jurdico recebido do texto constitucional, bem como de inmeras convenes internacionais se junta ao fato de o direito educao estar diretamente relacionado aos princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, notadamente com o da dignidade da pessoa humana. (OLIVEIRA; ADRIO 2007). Ainda que concebido como um direito social, ocupando a segunda gerao dos direitos humanos, a efetividade do direito educao imprescindvel prpria salvaguarda do direito livre determinao. Por meio da educao, o individuo compreende o alcance de suas liberdades, a forma de aplicao de seus direitos e o mister de seus deveres, o que permite a efetiva integrao em uma democracia efetivamente participativa. Em suma, a educao o passaporte para a cidadania. A Carta Magna, ao consagrar a universalidade e indivisibilidade dos direitos humanos, consequentemente entrega ao Estado e ao cidado, mesmo que implicitamente, o dever de educar e tambm o direito de ser educado, em direitos humanos e cidadania. Ou seja, somente com a participao de toda a sociedade, que os direitos humanos fundamentais alcanaro a sua plena efetividade.

23

2.4 Princpios constitucionais da educao A educao tem por base os princpios enumerados na Constituio Federal (art. 206): (a) Igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; (b) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. A liberdade de ctedra um direito do professor, que poder livremente exteriorizar seus ensinamentos aos alunos, sem qualquer ingerncia administrativa, ressalvada, porm a possibilidade da fixao do currculo escolar pelo rgo competente; (c) Pluralismo de idias e de concepes pedaggicas e coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino. O texto constitucional proclama a liberdade de ensino iniciativa privada, desde que observe as normas gerais de educao nacional; (d) Gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; (e) Valorizao dos profissionais do ensino, garantidos, na forma da lei, planos de carreira para o magistrio pblico, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso pblico de provas e ttulos; (f) Gesto democrtica do ensino pblico, na forma da lei; (g) Garantia de padro de qualidade. Sob a tica do tema da qualidade na educao, ela tem sido tratada somente sob o aspecto da evaso e da repetncia, por meio de indicadores numricos de produtividade. Esta restrio acaba por no medir processos educativos, apenas resultados e muitas vezes de maneira extremamente limitada. Isso torna o tema difcil de ser tratado, ou seja, como definir, medir qualidade, e com controle social. 2.5 Preceitos constitucionais relativos educao O acesso ao ensino pblico gratuito direito subjetivo e o no oferecimento por meio do governo, ou mesmo sua oferta de forma insuficiente e irregular, enseja responsabilidade da autoridade competente, conforme preceitua no artigo 208, VII, 1 e 2, Constituio Federal de 1988. Outrossim, a obrigao do Estado em relao s polticas inerentes educao ser executada com observncia dos seguintes preceitos constitucionais conforme os artigos 208, 209 210 da CF/88: (a) Ensino fundamental obrigatrio e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele no tiverem acesso na idade prpria; (b) Progressiva universalizao do ensino mdio gratuito; (c) Atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia,

24

preferencialmente na rede regular de ensino; (d) Atendimento em creche e pr escola s crianas de zero a seis anos de idade; (e) Acesso aos nveis mais elevados do ensino fundamental, atravs de programas suplementares de material didtico escolar, transporte, alimentao e assistncia sade; (f) Fixao de contedos mnimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formao bsica comum e respeito aos valores culturais e artsticos, nacionais e regionais; (g) Previso de existncia de ensino religioso, de matrcula facultativa, constituindo disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental. O ensino religioso dever ser ministrado de acordo com a f religiosa do aluno; (h) Obrigatoriedade de o ensino fundamental regular ser ministrado em lngua portuguesa, assegurada s comunidades indgenas tambm a utilizao de suas lnguas maternas e processos prprios de aprendizagem. Concebendo os preceitos acima enumerados, procurou o legislador estabelecer, por meio de lei, o Plano Nacional de Educao - PNE, de durao plurianual, que tem por escopo alcanar o desenvolvimento do ensino nos mais diversos nveis, bem como integrao das aes do poder e das polticas pblicas que levem erradicao da pobreza, universalizao do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino, a qualificao para o trabalho, a promoo humanstica, cientfica, bem como tecnolgica do pas. (MORAES, 2006, p. 766). A educao um elemento fundamental para a realizao da vocao humana. No apenas a educao escolar, mas a educao no seu sentido amplo, a educao pensada num sistema geral, que implica na educao escolar, mas que no se basta nela, porque o processo educativo comea com o nascimento e termina apenas no momento da morte do ser humano. Isto pode ocorrer no mbito familiar, na sua comunidade, no trabalho, junto com seus amigos, nas igrejas etc. Os processos educativos so inerentes pessoa humana. Os sistemas escolares, bem como as polticas educacionais de responsabilidade dos governos so parte destes processos, os quais se desenvolvidos de forma eficiente corroboram para as aprendizagens bsicas e essenciais serem transmitidas, normas, comportamentos e habilidades serem ensinadas e aprendidas.

25

2.6 A poltica educacional no Brasil A poltica educacional, trabalhada pelo governo, por meio dos rgos competentes, parte da premissa de que esta seja direcionada incluso e ao desenvolvimento social, considerando a necessidade de ampliar de forma consistente o acesso a todas as etapas da educao e de garantir com isso os melhores padres de qualidade, bem como igualdade sociedade brasileira. No entanto, essa poltica que tem por escopo assegurar s crianas e aos jovens o direito escolaridade, tenta tambm lhes assegurar o direito permanncia e, sobretudo, ao acesso a escolas pblicas de qualidade. Isso tem sido difcil de concretizar, haja vista os inmeros desafios enfrentados no contexto educacional, notadamente no que concerne s polticas de consolidao das pretenses advindas da lei. A escola o bero da democracia, para tanto se faz necessrio um padro de qualidade que permita a incluso de forma igualitria na sociedade, sobretudo das crianas e adolescentes, com vistas a atingir a emancipao por intermdio do compromisso srio com os valores democrticos. A educao como direito humano fundamental pautado na Constituio Federal de 1988, bem como na legislao especfica, com, por exemplo, a LDB, constitui requisito imprescindvel para que o ser humano em formao, tenha acesso irrestrito a outros direitos fundamentais da pessoa humana. (OLIVEIRA; ADRIO, 2007).

26

3 O DIREITO CONVIVNCIA FAMILIAR DA CRIANA E DO ADOLESCENTE 3.1 Conceito de famlia O conceito de famlia deve ser analisado sob duas vertentes. Em sentido amplo, famlia considerada o conjunto de todas as pessoas, unidas pelos laos do parentesco, com descendncia comum, englobando, igualmente, os afins, tios, primos, sobrinhos dentre outros. Ou seja, a famlia determinada pelo sobrenome. Por outro lado, em sentido mais estrito, famlia se restringe aos pais e os filhos, um dos pais e os filhos, o homem e a mulher em situao de unio estvel, ou apenas irmos. neste sentido que mais se utiliza o termo entidade familiar. (MORAES, 2006, p. 780). A norma se baseia em orientaes maiores para sustentar o Direito de Famlia, haja vista que tal instituto tornou-se mais evidente com o advento da Constituio Federal de 1988, a Constituio Cidad. De acordo com a Carta Magna (art. 226), a proteo famlia garantida por meio de trs espcies de entidades familiares, quais sejam: a constituda pelo casamento civil ou religioso com os efeitos civis, a que se constitui por intermdio da unio estvel entre homem e mulher e a comunidade que determinada por qualquer um dos pais e seus descendentes. Importante ressaltar que os princpios relativos ao Direito de Famlia, contidos no bojo de nossa Constituio, esto compreendidos como possuidores de fora normativa e no meros ornamentos supletivos. nesse contexto que se insere o direito convivncia familiar, inerente criana e ao adolescente, como seres humanos em formao, quando em situao de abandono, conflito com a lei e de institucionalizao.

27

3.2 O direito convivncia familiar no mbito da Constituio Federal Ainda no artigo 227, caput, da Constituio Federal de 1988, enumerado de forma taxativa que dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, dentre outros, o direito convivncia familiar. O embasamento jurdico e social do direito convivncia familiar inerente condio de elemento indispensvel ao pleno desenvolvimento da pessoa humana e consolidao da prpria cidadania. Destaca-se que a constitucionalizao dos direitos humanos fundamentais, por parte do legislador constituinte, no significa mera enunciao formal de princpios, mas a plena positivao de direitos, em que qualquer indivduo parte responsvel por exigir a efetiva solidificao da democracia. Os direitos humanos fundamentais tornam-se imprescindveis a todas as Constituies, no sentido de eleger o respeito dignidade da pessoa humana, resguardar a limitao de poder e primar pelo pleno desenvolvimento da pessoa humana, como nos ensina Alexandre de Moraes:
Nesse contexto, portanto, surge a Constituio Federal, que, alm de organizar a forma de Estado e os poderes que exercero as funes estatais, igualmente consagra os direitos fundamentais a serem exercidos pelos indivduos, principalmente contra eventuais ilegalidades e arbitrariedades do prprio Estado. Ressalte-se que a proteo judicial absolutamente indispensvel para tornar efetiva a aplicabilidade e o respeito aos direitos humanos fundamentais previstos na Constituio Federal e no ordenamento jurdico em geral. (MORAES, 2000, p. 21):

3.3 Convivncia familiar Direito Humano Fundamental O direito de ser criado e educado no seio de uma famlia, natural ou substituta, constitui verdadeiro direito humano fundamental da criana e do adolescente. Neste sentido, a Constituio Federal, bem como o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA, refora este direito como um dos aspectos do direito liberdade, quando institui e protege o direito a convivncia familiar e comunitria. Preceitua-se que, esta convivncia no seio da famlia, bem como nos espaos comunitrios, impede a sada das crianas e adolescentes s ruas, evitando perder os vnculos familiares e passando a viver em situao de abandono, seja material ou mesmo afetiva.

28

Parte-se da premissa de que quando este princpio violado, h o incio de uma gama de outras violaes de direitos das crianas e dos adolescentes, quais sejam: uso de drogas, fome, desabrigo, violncia fsica, violncia sexual, prtica de atos infracionais, dentre outros. 3.4 Convivncia familiar, base da formao da criana e do adolescente O direito convivncia familiar a base da formao da criana e do adolescente. A norma prev que a criao e educao devem se dar no seio da famlia. na famlia que a criana e o adolescente, enquanto seres em formao, garantem sua formao moral e educacional. Ali recebem manifestaes de afeto, carinho e amor. Seja na famlia natural, tambm chamada de biolgica, bem como na famlia substituta, desde que este ambiente seja harmonioso, o jovem tem garantido sua sobrevivncia e seu desenvolvimento saudvel. (CURY, 2008). Entende-se que a doutrina da proteo integral a famlia o principal dispositivo de garantia dos direitos humanos fundamentais da criana e do adolescente, devendo primar sempre pela possibilidade de permanecerem no convvio de suas famlias naturais (biolgicas). No sendo possvel, dever verificar a possibilidade de colocar esta criana ou adolescente em famlia substituta, por meio de uma das possibilidades existentes em nosso ordenamento. Prevendo ser obrigao de todos primar pela dignidade da criana e do adolescente, colocando-os a salvo de qualquer tratamento desumano, aterrorizante, vexatrio ou constrangedor, entendemos que uma das formas de dar efetividade ao direito de convivncia familiar a colocao desta criana ou adolescente, em situao de abandono ou qualquer outra circunstncia, em famlia substituta, notadamente por intermdio da adoo, mesmo que de forma tardia. Para tanto, faz-se necessrio primeiro conceituarmos o que vem a ser famlia natural e famlia substituta, o que veremos a seguir.

29

3.4.1 Famlia Natural Entende-se por famlia natural ou biolgica a comunidade ou grupo de pessoas formado pelos pais ou qualquer um deles e seus dependentes (artigo 25 do ECA). Com o advento da Constituio Federal de 1988, o conceito de famlia natural foi ampliado, incluindo neste mbito, os cnjuges ou daqueles que vivem em situao de unio estvel, e os filhos. 3.4.2 Famlia Substituta uma medida excepcional, que se d mediante deciso judicial, no podendo haver transferncia da criana e do adolescente a terceiros ou a entidades governamentais ou no governamentais, sem que a mesma autoridade se manifeste de cuidar da criana ou adolescente, garantindo-lhes proteo, segurana e um desenvolvimento sadio. A famlia substituta cumprir o papel que no pode ser exercido pela famlia natural, e, na grande maioria das vezes, com o mesmo xito. A colocao em famlia substituta poder se dar por intermdio da guarda, tutela ou adoo. Esta ltima se efetiva por ato solene em que se assume o compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo assumido com a guarda ou a tutela da criana ou adolescente, passando este jovem a integrar definitivamente quela famlia. neste instituto, a adoo, que nos focaremos a partir de ento. 3.5 A adoo como forma de colocao em famlia substituta Para nos situarmos no contexto da adoo preciso primeiramente diferenciar os institutos de colocao em famlia substituta. So trs as possibilidades de se efetivar a colocao da criana e do adolescente em famlia substituta. O primeiro a guarda, sendo uma das modalidades de colocao da criana e do adolescente em famlia substituta, vem obrigar a assistncia material, moral e educacional, se destinando a regularizar a posse de fato. No cria vnculo de filiao, como na adoo. Importante ressaltar que, a guarda confere a criana e ao

30

adolescente a condio de dependente para todos os fins, inclusive previdencirios. (CURY, 2008). O segundo trata-se da tutela, sendo esta possvel quando ausente o ptrio poder, ou seja, no caso de morte ou ausncia dos pais, destituio e suspenso do ptrio poder. Esta forma de colocao em famlia substituta implica, no obstante, o dever de guarda. A terceira modalidade a adoo, como uma das formas de colocao da criana e do adolescente em famlia substituta, sendo esta uma possibilidade de dar efetividade ao direito convivncia familiar por parte deste ser humano em desenvolvimento. A adoo cria um vnculo permanente de parentesco civil, dando ao adotado, a condio de filho biolgico para todos os efeitos. A Carta Magna, no artigo 227, 6, preceitua esta condio de igualdade entre os filhos biolgicos, havidos ou no da relao de casamento, e os advindos por meio da adoo. Exclui-se com isso as terminologias antes utilizadas de filhos legtimos ou ilegtimos. O Estatuto da Criana e do Adolescente ECA, traz regras objetivas para se cumprir o instituto da adoo, destacaremos a seguir algumas delas para melhor compreendermos melhor esta entidade jurdica: - O adotando deve ter no mximo dezoito anos data do pedido, salvo se j estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes; - A adoo atribui a condio de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessrios, desligando-o de qualquer vnculo com pais e parentes, salvo impedimentos matrimoniais; - Podem ser adotantes os maiores de dezoito anos de idade, independentemente do estado civil, desde que sejam, pelo menos, dezesseis anos mais velhos que o adotante; - So impedidos de adotar os ascendentes e os irmos do adotando; - Poder ocorrer a adoo aps a morte do adotante, no caso em que o adotante vier a falecer no curso do processo, antes de prolatada a sentena, se tiver manifestado sua vontade de adorar. A adoo deve apresentar vantagens ao adotando e ser fundada em motivos legtimos, sendo obrigatrio o consentimento dos pais ou responsvel para a aprovao da adoo. Os efeitos da sentena so produzidos a partir do trnsito em

31

julgado da sentena, sendo a partir de ento irrevogvel. Ressalte-se que a morte dos adotantes no restabelece o ptrio poder dos pais naturais. 3.6 O instituto da adoo no contexto brasileiro Em nosso pas, bem como em grande parte do mundo ocidental, as crianas abandonadas e rejeitadas pelos pais biolgicos tem um destino cruel: grande parte cresce e se educa nos limites de uma instituio, quase sempre mantida pelo Estado ou por associaes no governamentais religiosas. Algumas crianas, umas poucas privilegiadas, diga-se de passagem, so adotadas por casais e famlias. Entretanto, grande parte delas, os de fato excludos social e economicamente pelo sistema moram nas ruas. A poltica nacional de adoo privilegia crianas recm nascidas em detrimento de crianas mais velhas ou adolescentes, isso devido prpria cultura que temos no Brasil, estigmatizando, marginalizando e excluindo os mais velhos. Isso dificulta os processos de adoo. Ou seja, mesmo a lei garantindo o direito criana e ao adolescente da convivncia em famlia, no lhes garante um lar, uma famlia de fato. 3.7 A dificuldade para a concretizao das polticas de adoo no Brasil e a conseqente afronta ao direito convivncia familiar No Brasil notria a preferncia pelos recm nascidos, tendo em vista as expectativas criadas pelos possveis adotantes. Essa atitude, dentre outras, colocam as crianas de idade mais avanadas e, por conseguinte os adolescentes no final da fila de espera por uma famlia substituta. Inmeros casais, considerados aptos, bem como habilitados para a efetivao da adoo, esto simplesmente desistindo de adotar devido aos entraves que encontram nas vias normais, e legais, sobretudo no judicirio. (CAMARGO, 2009). O direito convivncia familiar, conforme preceituado no artigo 227, caput, da Constituio Federal de 1988, no vem sendo cumprido de forma eficiente. Isto tem se mostrado verdadeira afronta ao direito humano fundamental, da criana e do adolescente, de terem um lar, bem como uma famlia que os criem em segurana e bem estar, sob todos os aspectos.

32

As

conseqncias

so

desastrosas

para

os

jovens,

pessoas

em

desenvolvimento que so, sobretudo no que concerne ao instituto da adoo, possibilidade esta que colaboraria de forma imprescindvel para a melhoria das condies de vida de milhares de crianas e adolescentes, e dos recm nascidos, inclusive. Pode-se destacar alguns motivos para a poltica da adoo no se concretizar, quais sejam: o medo de que a criana, de idade mais avanada, que passa determinado perodo em instituies, no consiga se adaptar realidade da nova famlia definitiva, acreditando ento que esta criana j ter formado uma personalidade; a insegurana de que a criana no consiga estabelecer vnculo com os adotantes, haja vista, em funo das inmeras rejeies j vividas; o medo de que, a criana ou o adolescente ao longo do tempo desenvolva o desejo de conhecer a famlia biolgica; o processo burocrtico que se instaura como uma das barreiras mais difceis de serem transpostas, devido s exigncias a serem cumpridas, exigncias estas que aumentam o tempo de espera nas filas pela adoo. Estas filas so coordenadas pelos juizados da infncia e juventude e tem o intuito maior de primar pelo bem estar das crianas, sejam recm nascidas, ou mesmo adolescentes; pelo fato de a criana permanecer por um perodo de um a dois anos sob guarda provisria, sendo que, neste tempo ainda permanece judicialmente ligada famlia natural, os adotantes muitas vezes no aceitam a guarda provisria temendo que aps o surgimento do vnculo afetivo com a criana, esta tenha que ser levada de volta famlia natural. (CAMARGO, 2009). Importante ressaltar que a lei brasileira no permite a emisso imediata da certido de adoo plena do adotando famlia substituta, pensando justamente no bem estar e na segurana desta criana, pois o que est em voga o futuro de uma pessoa em formao, um futuro cidado.

33

4 CONCLUSO Como se pode verificar, o tema Direitos Humanos, notadamente no que concerne s questes relativas s crianas e aos adolescentes, bastante complexo e vasto, devido sua importncia no contexto em que se insere o ser humano nos dias atuais. A prpria histria na qual se forjou os Direitos Humanos, no mundo e tambm no Brasil, como pudemos verificar no presente estudo, a Declarao Universal dos Direitos do Homem traz no seu bojo aspectos imprescindveis formao e desenvolvimento do ser humano e, em conjunto com a Declarao Universal dos Direitos da Criana, tem-se um instrumento no qual se pode buscar a inspirao perfeita para a concretizao desses preceitos fundamentais enumerados em nossa Carta Magna. Entende-se que as declaraes em si no podem obrigar a nenhum governo, ou mesmo qualquer um do povo a educar ou mesmo propiciar um lar a uma criana ou adolescente em situao de abandono, mas quando tais aspiraes so recepcionadas e elencadas no texto Constitucional, d-se s mesmas, carter de norma. Sendo assim, a partir do momento em que to nobres aspiraes se encontram positivadas no texto Constitucional, estas esto sujeitas ao cumprimento por toda a sociedade, mais do que isso cabe a esta mesma sociedade cobrar seu efetivo cumprimento. Faz-se imprescindvel observar e corroborar para a eficincia e efetividade das vrias espcies de direitos ditos como fundamentais, principalmente os enumerados no artigo 227 da Constituio Federal de 1988, por se reportar direta e taxativamente ao ser humano em formao objeto deste estudo, qual seja a criana e o adolescente.

34

Como preceitua o referido dispositivo, no se trata de uma obrigao exclusiva do Estado ou dos governantes que ali nos representam, mas de toda a sociedade. As polticas pblicas em curso no conseguem alcanar os objetivos almejados paras os quais formam concebidas, sobretudo quelas que pautam pela pessoa humana em desenvolvimento. Pessoas estas, que sero quando adultas, reflexo das situaes as quais so submetidas quando jovens. O direito educao e o direito convivncia familiar so, sem desmerecer os demais direitos elencados em nossa Carta Magna, os enumerados no artigo 5, inclusive, cruciais para as crianas e os adolescentes haja vista que tais direitos primam pela essncia do ser enquanto cidado, parte integrante e fundamental do estado democrtico de direito. Entendemos que, se no for propiciado um modelo de educao de qualidade e em igualdade de condies para as crianas e adolescentes, no ser possvel que estes cidados se desenvolvam de forma a serem capazes de quebrar o ciclo vicioso da pobreza, institudo desde a muito no contexto brasileiro. notrio que, por meio da educao, o cidado consegue tornar possvel vrios outros direitos humanos fundamentais como a sade, a dignidade, a cultura, a profissionalizao, o lazer, a alimentao, dentre muitos outros. Da mesma forma, somente em um ambiente equilibrado, saudvel e com condies mnimas que um ser frgil e to dependente, sob todos os aspectos, como uma criana ou mesmo um adolescente, pode se desenvolver de forma completa e vir a se tornar um cidado de bem, preocupado com a coletividade, bem como com o bem estar de todos a sua volta. fato que, para o adequado desenvolvimento humano, a famlia elemento bsico da sociedade e meio natural para o crescimento e o bem-estar de todos os seus membros e em particular das crianas e os adolescentes, devendo estes receber a proteo e assistncia necessria para poder assumir plenamente suas responsabilidades na comunidade. A compreenso da famlia como base para a efetivao dos direitos em voga faz-se imprescindvel. Tanto a Constituio Federal, como no Estatuto da Criana e do Adolescente no absolutizam a famlia natural como nica forma de assegurar criana e ao adolescente o direito a convivncia familiar.

35

As normas legais mencionadas centralizam a questo no direito que a criana e o adolescente tem de ser criados e educados pelas suas famlias. O instituto da adoo deve ser mais bem trabalhado, como instrumento capaz de dar real efetividade ao cumprimento do direito humano fundamental da convivncia familiar especificado na Constituio Federal de 1998, por meio do artigo 227. Nota-se que a adoo incentivada, mas por causa dos entraves que se fazem diante daqueles que pretendem adotar, esta no se consuma. Muitas famlias habilitadas a adotarem desistem quando percebem o mar burocrtico no qual esto mergulhando e isso traz uma enorme frustrao para todos, sobretudo para aquela criana ou adolescente que muitas vezes j se encontra em idade avanada. preciso uma reflexo ampla acerca das atuais polticas, concernentes educao e de incluso das crianas e adolescentes em famlias substitutas, notadamente a adoo. Somente com um trabalho srio por parte daqueles que tem o poder de execuo dessas polticas e, acima de tudo, um real envolvimento de toda a sociedade para que se alcance o cumprimento desses direitos, que conseguiremos propiciar a oportunidade para que nossas crianas e adolescentes no venham a se tornar estatsticas de morte precoce seja por violncia, abandono ou qualquer outro meio de opresso.

36

REFERNCIA E FONTES CONSULTADAS BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Saraiva, 2001. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. COELHO, Edihermes Marques. Direitos fundamentais: reflexes crticas: teoria e efetividade. Uberlndia: IPEDI, 2005. CAMARGO, Mrio Lzaro. A adoo tardia no Brasil: desafios e perspectivas para o cuidado com crianas e adolescentes Disponvel em: http://www.proceedings.scielo.br. Acesso em: 20/04/2009. COMPARATO, Fbio Konder. A afirmao dos Direitos Humanos. 5. ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2007. CURY, Munir e outros. Estatuto da Criana e do Adolescente comentado: comentrios jurdicos e sociais. 9. ed. So Paulo: Malheiros Editores Ltda, 2008. FERREIRA FILHO, Manoel Gonalves. Direitos humanos fundamentais. 3. ed. rev. So Paulo: Atlas, 2000. ISHIDA, Valter Kenji. Estatuto da Criana e do Adolescente: doutrina e jurisprudncia. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2005. MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais: teoria geral, comentrios aos arts. 1 a 5 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, doutrina e jurisprudncia. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2000. (Coleo Temas Jurdicos). ______. Direito Constitucional. 20. ed. So Paulo: Atlas, 2006. OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ADRIO, Theresa (orgs). Gesto, financiamento e direito educao: anlise da LDB e da Constituio Federal. 3. ed. So Paulo: Xam, 2007. PIOVESAN, Flvia; IKAWA, Daniela (Coordenadoras). Direitos Humanos: Fundamento, Proteo e Implementao, perspectivas e desafios contemporneos. Vol. 2. Curitiba: Juru, 2008.

37

RUSSOMANO, Gilda Maciel Corra Meyer. Direitos Humanos. 2. ed. Curitiba: Juru, 2001. TEIXEIRA, Carla Moura. Direito Internacional: pblico, privado e dos direitos humanos. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2009. (Coleo Roteiros Jurdicos/ coordenao Jos Fbio Rodrigues Maciel). WEB SITES: http://www.dhnet.org.br http://www.rhdh.gov.br http://www.direitonet.com.br http://unicef.org.br http://www.mj.gov.br/sedh

Das könnte Ihnen auch gefallen