Sie sind auf Seite 1von 8

MODELOS DE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL LISTA SUGESTIVA DE PERGUNTAS Modelo de Kolb Utiliza uma escala de 7 fatores/indicadores: Responsabilidade Sentimento

o de autonomia para tomada de decises relacionadas ao trabalho e a no dependncia quando desempenha suas funes; Recompensa Sentimento de ser recompensado por um trabalho bem feito; nfase em incentivos positivos e no em punies; sentimento sobre a justia da poltica de promoo e remunerao; Padres o grau em que a organizao enfatiza normas e processos. Conformismo Sentimento que os membros sentem que h inmeras regras, procedimentos, polticas e prticas s quais devem-se amoldar ao invs de serem capazes de fazer seu trabalho como gostariam de faz-lo; Clareza Organizacional Sentimento de que as coisas so bem organizadas e os objetivos claramente definidos, ao invs de serem desordenados, confusos ou caticos; Calor e Apoio Sentimento de que a amizade uma forma valorizada na organizao, onde os membros confiam uns nos outros e oferecem apoio mtuo. O sentimento de que boas relaes prevalecem no ambiente de trabalho; Liderana Disposio dos colaboradores em aceitar a liderana e a direo de outros qualificados; quando surgem necessidades de liderana, os membros sentem-se livres para assumi-la e so recompensados por uma liderana bem-sucedida; a organizao no dominada por uma ou duas pessoas ou depende delas. Modelo de Litwin e Stringer 9 fatores/indicadores, entre os quais Responsabilidade, Recompensa, Padres. Estrutura Sentimento dos trabalhadores sobre as restries em seu trabalho: muitas regras, regulamentos, procedimentos e outras limitaes enfrentadas no trabalho; Desafio Sentimento de risco na tomada de decises e no desempenho das suas funes; Relacionamento Sentimento de boa camaradagem geral e de ajuda mtua que prevalece na organizao; Cooperao Percepo de esprito de ajuda e mtuo apoio vindo de gestores e de subordinados; Conflito Sentimento de que a administrao no teme opinies discrepantes e a forma mediadora utilizada para soluo dos problemas;

Identidade Sentimento de pertencer organizao, como elemento importante e valioso dentro do grupo de trabalho, em geral, a sensao de compartilhar objetivos pessoais com os objetivos organizacionais; Modelo de Sbragia Utiliza um modelo contendo 20 fatores/indicadores. Alguns j citados: conformidade, estrutura, recompensas, cooperao, padres, conflitos e identidade. Demais: Estado de Tenso Descreve o quanto s aes das pessoas so dominadas por lgica e racionalidade antes do que por emoes; nfase na Participao Descreve o quanto as pessoas so consultadas e envolvidas nas decises; o quanto suas idias e sugestes so aceitas; Proximidade da Superviso Descreve o quanto a administrao deixa de praticar um controle cerrado sobre as pessoas; o quanto as pessoas tm liberdade para fixar seus mtodos de trabalho; o quanto as pessoas tm possibilidade de exercitar a iniciativa; Considerao Humana Descreve o quanto as pessoas so tratadas como seres humanos; o quanto recebem de ateno em termos humanos; Autonomia Presente Descreve o quanto as pessoas se sentem como seus prprios patres; o quanto no precisam ter suas decises verificadas; Prestgio Obtido Descreve a percepo das pessoas sobre sua imagem no ambiente externo pelo fato de pertencerem organizao; Tolerncia Existente Descreve o grau com que os erros das pessoas so tratados de forma suportvel e construtiva antes do que punitiva; Clareza Percebida Descreve o grau de conhecimento das pessoas relativamente aos assuntos que lhes dizem respeito; o quanto a organizao informa s pessoas sobre as formas e condies de progresso; Justia Predominante Descreve o grau que predomina nos critrios de deciso; as habilidades e desempenhos antes dos aspectos polticos, pessoais ou credenciais; Condies de Progresso Descreve a nfase com que a organizao prov a seus membros oportunidades de crescimento e avano profissional; o quanto a organizao atende suas aspiraes e expectativas de progresso; Apoio Logstico Proporcionado Descreve o quanto a organizao prov s pessoas as condies e os instrumentos de trabalho necessrios para um bom desempenho; o quanto a organizao facilita seus trabalhos principais; Reconhecimento Proporcionado Descreve o quanto a organizao valoriza um desempenho ou uma atuao acima do padro por parte de seus membros; o quanto os esforos individuais diferenciados so reconhecidos; Forma de Controle

Descreve o quanto a organizao usa custos, produtividade e outros dados de controle para efeito de auto-orientao e soluo de problemas antes do policiamento e do castigo.

MODELO DE PERGUNTAS - PESQUISA DE CLIMA LIDERANA E GESTO DE PESSOAS 1. Seu superior hierrquico estimula o trabalho em equipe? 2. As orientaes que voc recebe sobre o seu trabalho so claras e objetivas? 3. Seu superior imediato receptivo s sugestes de mudana? 4. Voc tem uma idia clara sobre o resultado que o seu superior imediato espera do seu trabalho? 5. Voc recebe do seu superior imediato as informaes necessrias para a realizao do seu trabalho? 6. Voc informado pelo seu superior imediato sobre o que ele acha do seu trabalho? 7. Voc confia nas decises tomadas pelo seu superior imediato? 8. Os gestores da empresa tm interesse no bem-estar dos funcionrios? 9. Voc considera que seu trabalho avaliado de forma justa pelos seus superiores? 10.Voc se considera respeitado pelo seu superior imediato?

11.Seu superior transmite a voc e aos seus colegas as informaes que vocs precisam conhecer? 12.Voc considera o seu superior hierrquico um bom lder?

13.Voc considera o seu superior hierrquico bom profissionalmente? 14.Voc se sente vontade para falar abertamente a respeito de trabalho com o seu superior imediato? 15.O seu superior imediato reconhece os bons resultados alcanados por voc no seu trabalho? 16.Voc sabe quais so os resultados que o seu superior imediato espera do seu trabalho?

17.Voc acha que os superiores so receptivos s crticas dos seus subordinados? 18.As decises tornadas pelo seu chefe no dia-a-dia so corretas? 19.Seu chefe est sempre disponvel quando voc precisa dele? 20.Seu superior imediato apia sua participao em programas de treinamento 21.No seu setor de trabalho h algum funcionrio protegido pelo seu chefe? 22. Seu chefe informa sobre os fatos importantes que esto acontecendo na empresa?

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. O treinamento que voc recebe o capacita a fazer bem o seu trabalho? 2. Os treinamentos que a empresa costuma oferecer atendem s necessidades prioritrias do seu setor? 3. A empresa oferece oportunidades para o seu desenvolvimento e crescimento profissional? 4. Voc considera suficiente o treinamento dado pela empresa? 5. A empresa d condies de treinamento/desenvolvimento para que voc tenha um aprendizado contnuo? 6. A frequncia de treinamento oferecido pela empresa est adequada? 7. A qualidade dos treinamentos oferecidos pela empresa boa? COMUNICAO 1. A empresa explica adequadamente aos funcionrios o motivo das decises que ela toma? 2. Os funcionrios se sentem adequadamente informados sobre as decises que afetam o trabalho deles? 3. Voc se sente informado a respeito dos reajustes/aumentos salariais praticados pela empresa? 4. Voc se sente bem informado sobre os planos futuros da empresa? 5. Onde voc encontra as informaes que deseja saber sobre a empresa? Assinale a principal alternativa

( ) Conversas nos corredores ( ) Quadros de aviso ( ) Colegas dc trabalho ( ) Jornal interno ( ) Superior imediato ( ) Circulares internas ( ) Na imprensa ( ) Atravs de Recursos Humanos 6. Voc se sente bem informado sobre os benefcios da empresa? 7. Voc se considera bem informado sobre o que se passa na empresa? 8. Voc se sente bem informado sobre os planos futuros da empresa? 9. Os meios de comunicao interna na empresa (memorandos, quadro de aviso, e-mails). so claros e teis e mantm-me informado.? 10.A comunicao entre colaboradores de diferentes setores flui adequadamente? 11.As informaes que recebo da empresa so confiveis, a comunicao transparente.?

RELAES INTERPESSOAIS; 1. Existe um relacionamento departamentos da empresa? de cooperao entre os diversos

2. O trabalho em equipe presente na empresa? 3. O clima de trabalho da minha equipe bom? 4. Existe um relacionamento de departamentos da cooperao entre os empresa? diversos

5. Como voc considera o relacionamento entre os funcionrios do seu setor 6. No meu setor existe elevado grau de abertura e confiana mtua entre o superior imediato e demais membros da equipe ? 7. Existe respeito, cooperao e ajuda mtua entre os colegas do meu setor, somos um grupo integrado? 8. O relacionamento entre as pessoas da minha equipe autntico? 9. Acredito que h um relacionamento profissional adequado entre pessoas de diferentes setores. TICA E CIDADANIA 1. A atuao da empresa guiada por valores ticos?

2. Voc acha que a empresa age eticamente nas suas decises? 3. Voc considera a empresa socialmente responsvel?

4. At que ponto a empresa cumpre as promessas oficialmente feitas aos funcionrios? 5. A empresa normalmente cumpre as promessas feitas aos seus funcionrios? 6. A empresa pratica aoes tica coms os trabalhadores? 7. A empresa tem aoes ticas voltadas a comunidade? 8. A empresa valoriza aoes ticas entre os colaboradores? SISTEMAS DE REMUNERAO 1. Sua remunerao adequada ao trabalho que voc faz? 2. Voc considera seu salrio adequado em comparao com o salrio recebido por outros funcionrios do mesmo nvel da sua empresa? 3. Como voc compara o seu salrio ao de outras pessoas que executam tarefas semelhantes s suas em outras empresas? 4. O seu salrio satisfaz s suas necessidades bsicas de vida? 5. Voc se sente satisfeito em relao ao seu salrio?

CONDIES DE TRABALHO 1. As condies fisicas de trabalho na empresa so satisfatrias (rudo, temperatura, higiene, mobilirio etc.)? 2. Voc se sente satisfeito em relao ao volume de trabalho que realiza? 3. As condies ambientais do seu local de trabalho so satisfatrias? Temperatura ( ) Sim ( ) No Espao ( ) Sim ( ) No Mobilirio ( ) Sim ( ) No Higiene ( ) Sim ( ) No Instalaes sanitrias ( ) Sim ( ) No 4.Voc se sente satisfeito em relao ao volume de trabalho que realiza? QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

1. O compromisso da empresa com a qualidade dos seus produtos, servios e processos est visvel no trabalho dirio? 2. A qualidade do trabalho considerada mais importante do que a sua quantidade? 3. A empresa costuma melhorar os produtos e servios prestados aos seus clientes? 4. Seus colegas de setor de trabalho procuram formas de melhorar a qualidade e a produtividade do trabalho? 5. Conheo bem a Poltica de Qualidade da empresa e compreendo bem seus conceitos e objetivos.? 6. Considero que os produtos/servios gerados pelo meu setor apresentam a qualidade esperada pelos nossos clientes.? IMAGEM E ADESO. 1. Voc indicaria um amigo para trabalhar na sua empresa? 2. A empresa desfruta de boa imagem entre os funcionrios? 3. Considera a empresa um bom lugar para trabalhar? 4. O seu trabalho lhe d um sentimento de realizao profissional? 5. Voc considera justas as decises tomadas pela diretoria em relao aos funcionrios da empresa? 6. Voc est satisfeito por trabalhar na empresa? 7. Voc gosta do trabalho que faz? 8. Voc acha que os funcionrios se orgulham do desempenho da empresa? 9. Voc se sente satisfeito trabalhando na empresa levando em considerao tudo o que ela lhe oferece?

PERGUNTAS ABERTAS

Indique os dois principais fatores que geram mais satisfao no seu trabalho? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _________________________________________________

Que sugestes voc daria para tomar a empresa um lugar melhor para se trabalhar? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _________________________________________________

Das könnte Ihnen auch gefallen