Sie sind auf Seite 1von 44

Licitao

Conceito, caractersticas e princpios.

Conceito
Procedimento administrativo pelo qual um ente pblico, no exerccio da funo administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitem s condies fixadas no instrumento convocatrio, a possibilidade de formularem propostas dentre as quais selecionar e aceitar a mais conveniente para a celebrao de contrato. (Di Peitro 2010, 350) o procedimento administrativo mediante o qual a administrao pblica seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. ( Hely Lopes Meirelles )

Caractersticas
Competncia: competncia privativa da Unio legislar sobre normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para a administrao pblica, direta e indireta. (art.22, XXVII da CF). Assim os Estado e Municpios possuem competncia legislativa suplementar.

Natureza jurdica
Natureza Jurdica da Licitao: Procedimento administrativo. Natureza Jurdica da Lei 8.666/93: Lei Federal: aquela que vale apenas para o mbito da Unio, no se aplicando s demais esferas federativas. Ex: Lei 8.112/90 Estatuto do Servidor Pblico Civil da Unio Lei Nacional: obrigatria para Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, alcanando todas as esferas Federativas. Ex: Lei 5.172/66 Cdigo Tributrio Nacional. Assim, a Lei 8.666/96, possui indiscutivelmente natureza jurdica de lei nacional.

At a publicao do edital
Edital, classificao, habilitao, homologao, adjudicao. Menor preo

Interna externa Tipos fases

Concorrncia Tomada de preos Convite concurso leilo prego Consulta


Licitao Dispensada art 17 Licitao Dispensvel art 24 Inexigibilidade art 25 Lgico, jurdico e ftico Toda a administrao art.173 CF

Melhor tcnica Preo e tcnica Maior lance ou oferta

modalidades Licitao Excees ao dever de licitar pressupostos

Quem deve licitar


ideias

Competitividade, respeito ao edital, fiscalizao

Procedimento da licitao
FASE INTERNA: Compreende todos os atos anteriores a publicao do edital. A) elaborao de projeto bsico B) oramento detalhado C) previso de recursos oramentrios D) abertura de processo administrativo para verificao da necessidade

Fase externa
Audincia Pblica: destina-se a dar conhecimento ao pblico das pretenses da administrao referentes as obras e projetos que deseja realizar. Na audincia a administrao deve estar aberta a sugestes ali feitas , inclusive para melhoria ou aprimoramento do edital. Edital: instrumento atravs do qual a administrao leva ao conhecimento pblico a abertura da licitao, fixa as condies e convoca os interessados para apresentao de suas propostas. Documentao e propostas: reconhecimento da documentao e das propostas , conforme o pedido no edital. Habilitao: o reconhecimento dos requisitos legais para licitar, feito, em regra, por Comisso, que, no caso do convite, pode ser substituda por servidor designado por autoridade competente para o procedimento licitatrio. ( capacidade jurdica, regularidade fiscal, capacidade tcnica, Idoneidade financeira, habilitao e inabilitao de licitantes.)

Julgamento das propostas: ato pelo qual se confrontam as ofertas , classificam-se os proponentes e escolhe-se o vencedor. Homologao e adjudicao: Aps a classificao dos propostas deve enviar o resultado a autoridade , o qual convocar o vencedor para assinar o contrato,homologando-se e adjudicando. Homologao: confirmao da classificao das propostas. Adjudicao: ato pelo qual se atribui ao vencedor o objeto da licitao para efetivao do contrato.

Tipos de licitao (art.45 da lei 8.666/93)


Menor preo: quando o critrio de seleo da proposta mais vantajosa para a Administrao determinar que ser vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificaes do edital e ofertar o menor preo.

Melhor tcnica: utilizada exclusivamente para servios de natureza predominantemente intelectual. 1) abertura de envelopes 2) Aps a classificao da proposta tecnica, passa-se a abertura de propostas de preo com valorao mnima.

Tcnica e preo
Utilizado exclusivamente para servios de natureza predominantemente intelectual. 1) abertura dos envelopes contendo a proposta tcnica 2) avaliao e valorao das propostas de preos 3) classificao de acordo com a valorizao das propostas tcnicas e preos.

Maior lance ou oferta


Critrio utilizado exclusivamente para a modalidade leilo.

Quadro comparativo entre as diferentes modalidades de licitatrias.


Concorrncia
Base legal Abertura Lei 8666/93 Quaisquer interessados desde que comprovem os requisitos mnimos exigidos no edital

Tomada de preo
Lei 8666/93 Interessados cadastrados ou que atendem s condies do edital at 3 dias antes do recebimento das propostas

Convite
Lei 8666/93 Interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em numero mnimo de 3 5 dias teis

Concurso
Lei 8666/93 A qualquer interessados

Leilo
Lei 8666/93 A qualquer interessados

Consulta (Anatel)
Lei 9.472/97 A qualquer interessados

Prego
Lei 10.520/02 A qualquer interessados

Intervalo mnimo entre instrumento s convocatri o e entrega de envelopes

45 dias corridos (melhor tcnica ou tcnica e preo) 30 dias ( menor preo)

30 dias corridos (tcnica ou tcnica e preo) 15 dias (menor preo)

45 dias corridos

15 dias corridos

Sem previso

8 dias teis

Excees ao dever de licitar


LICITAO DISPENSVEL (ART. 24, LEI 8666/93)
Casos em que a competio possvel, mas sua realizao pode no ser para a administrao conveniente e oportuna, a luz do interesse pblico. I- obras e servios de engenharia at 15 mil reais II- para outros servios de compras de valor at 8 mil reais III- Guerra ou grave perturbao da ordem; IV- Emergncia ou calamidade pblica V- no acudirem interessados licitao X-Compra ou locao de imveis destinado ao atendimento de finalidades da administrao. ETC.... OBS: DISCRICIONARIEDADE DE LICITAR DE ACORDO COM A MELHOR SOLUO LICITAR OU CONTRATAR DIRETAMENTE.

Licitao deserta
Quando no existir interessados para participar da licitao. No podendo ser repetida sem prejuzo para a administrao. Assim sero mantidas na contratao direta todas as condies constantes do instrumento convocatrio. Ficando a licitao dispensada.

Licitao fracassada
Neste caso, aparecem interessados para participar da licitao, mas nenhum selecionado em decorrncia da inabilitao ou desclassificao.

LICITAO DISPENSADA (ART.17 DA LEI 8666/93) Alienao de bens imveis proveniente s de: A) dao em pagamento- pagar dvida B) doao para outro rgo ou entidade C) permuta , por outro imvel que atenda os requisitos D) investidura E) venda a outro rgo da administrao pblica F) alienao gratuita ou onerosa, locao ou permisso de uso de bens imveis mbito de programas habitacionais Etc... Obs.: a licitao nestes casos est excluda.

Contratao dispensada.

Dispensada pela prpria lei

Dispensvel

Convenincia adminis. Imveis

Alienao, locao

Doao

Dao em pagamento

Investidura

Permuta

Venda a outro rgo

Inexigibilidade (art.25 lei 8666/93)


Casos em que a realizao do procedimento licitatrio logicamente impossvel por inviabilidade de competio. I- para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor exclusivo. Para contratao de servios tcnicos, com profissionais de notria especializao. Para profissionais de setor artstico, consagrado pela crtica ou pela opinio pblica. Licitao vedada ou proibida: sem previso expressa, identificada pela doutrina. Casos em que a realizao do certame violaria o interesse pblico em razo de extrema urgncia. A administrao obrigada a adotar a contratao direta pelo fato de a proteo do interesse pblico ser incompatvel com o perodo de tempo necessrio para concluir o certame . Ex: compra de vacinas em epidemia.

Princpios gerais da licitao


LIMP a moral com Instrumentos objetivos.
Legalidade fiel observncia do procedimento estabelecido em lei. Impessoalidade e igualdade imparcialidade no procedimento Publicidade - atos pblicos e sesses com portas abertas. Moralidade padres ticos , lealdade, decoro e boa f. Vinculao ao instrumento convocatrio edital ou carta conviteobedincia as normas e condies constantes no edital Objetividade proibio de critrios subjetivos.

Princpios especficos da licitao.


Princpio da padronizao (art15 da LL) Uniformizar- Avaliar de forma padro, tambm de acordo com a marca, raa , tipo. Etc... Avaliar: marcas(bens), raas(animais), tipo (alimento) Princpio do julgamento objetivo: o julgamento das propostas h de ser feito de acordo com os critrios fixados no edital Princpio da Indistino: so vedadas preferncias quanto naturalidade, sede e ao domiclio dos licitantes. Princpio da inalterabilidade do edital: em regra o edital no pode ser modificado aps sua publicao. Porem, havendo necessidade de alterao de algum dispositivo, tornam-se obrigatrias a garantia de ampla publicidade e a devoluo dos prazos para no prejudicar os licitantes que eventualmente tenham deixado de participar do certame em virtude da clausula objeto da modificao.

Princpio da Fiscalizao: Possibilidade de todos, participarem dos atos da licitao. Princpio do sigilo das propostas: os envelopes no podem ser abertos, antes do momento adequado, que a sesso pblica instaurada com essa finalidade. (art.43, 1 da Lei 8.666/93) Princpio da vedao oferta de vantagens: baseado na regra do art.44, 2 da lei 8.666/93, tal princpio probe a elaborao de propostas vinculadas s ofertas de outros licitantes. Princpio da Obrigatoriedade: realizao da licitao como um dever do Estado (art.37, XXI, CF)

Objeto da Licitao

Modalidade da Licitao
Concorrncia Tomada de preo Convite

Serve para todos os objetos

Concurso

Modalidade

Possui finalidade especfica

Leilo (legalmente apreendido ou penhorado)

Lei 10.520/02

Prego

Lei 9.472/97

Consulta - Anatel

Concorrncia
a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto.(art.221daLei8666/93)

Utilizada para objetos de grande vulto econmico. Obrigatria: Obras e servios de engenharia com valor acima de R$1.500.000,00(um milho e quinhentos mil reais) Demais objetos para contrataes superior a R$650.000,00(seiscentos e cinquenta mil reias).
A concorrncia a modalidade mais rigorosa. Intervalo entre a publicao do edital e entrega dos envelopes de 45dias corridos. Nos casos de menor preo (30dias corridos) Independente do valor obrigatria: -Compras e alienaes de imveis; -Concesses de direito real de uso; -Licitaes internacionais; -Contratos de empreitada integral; -Concesses de servio pblico.

Procedimento da Carta- Convite


Convocao dos licitantes feita por escrito. Cinco dias uteis para entrega dos envelopes. Dirigida no mnimo a trs interessados. Recebidos os envelopes, segue-separa: Classificao Homologao Adjudicao

Intervalo mnimo entre o instrumento convocatrio e ao data do leilo de 15 dias corridos.

Procedimento do Leilo

Posicionamento do STF
Favorvel De acordo com esta interpretao do STF, o disposto no 8 do art. 22 da Lei n. 8.666/93, que vedava a criao de outras modalidades de licitao, foi efetivamente derrogado, no tendo mais eficcia jurdica, pois,em consonncia com o que foi decidido pelo plenrio do STF nos autos da ADIN 1668-5-DF, o disposto no inciso XXVII do art. 22 da Carta Magna "no exclui, evidentemente, a possibilidade de determinados tipos de modalidades de licitaes serem criadas em lei especfica (...)" (Trecho do voto proferido pelo Ministro Nelson Jobim, nos autos da ADIN 1668-5-DF)

Desfavorvel

"(...) O objetivo maior da existncia de uma lei geral outro no seno diretrizes bsicas que, homenageando os princpios norteadores da Administrao Pblica da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa sirvam a todo e qualquer contrato, independentemente do objeto almejado. Neste primeiro exame, tenho que a Lei n. 9.472/97, ao dispor sobre as modalidades "consulta" e "prego" acaba por esvaziar a razo de ser da existncia de uma norma geral, tal como prevista no inciso XXVII do art. 22 da Constituio Federal (...)".
Ministro Relator Marco Aurlio Farias de Melo

LEI N 9.472, DE 16 DE JULHO DE 1997.

Dispe sobre a organizao dos servios de telecomunicaes, a criao e funcionamento de um rgo regulador e outros aspectos institucionais, nos termos da Emenda Constitucional n 8, de 1995. Art. 54. A contratao de obras e servios de engenharia civil est sujeita ao procedimento das licitaes previsto em lei geral para a Administrao Pblica. Pargrafo nico. Para os casos no previstos no caput, a Agncia poder utilizar procedimentos prprios de contratao, nas modalidades de consulta e prego. Art. 56. A disputa pelo fornecimento de bens e servios comuns poder ser feita em licitao na modalidade de prego, restrita aos previamente cadastrados, que sero chamados a formular lances em sesso pblica. Pargrafo nico. Encerrada a etapa competitiva, a Comisso examinar a melhor oferta quanto ao objeto, forma e valor. Art. 57. Nas seguintes hipteses, o prego ser aberto a quaisquer interessados, independentemente de cadastramento, verificando-se a um s tempo, aps a etapa competitiva, a qualificao subjetiva e a aceitabilidade da proposta: I - para a contratao de bens e servios comuns de alto valor, na forma do regulamento; II - quando o nmero de cadastrados na classe for inferior a cinco; III - para o registro de preos, que ter validade por at dois anos; IV - quando o Conselho Diretor assim o decidir. Art. 58. A licitao na modalidade de consulta tem por objeto o fornecimento de bens e servios no compreendidos nos arts. 56 e 57. Pargrafo nico. A deciso ponderar o custo e o benefcio de cada proposta, considerando a qualificao do proponente.

LEI No 9.986, DE 18 DE JULHO DE 2000. Dispe sobre a gesto de recursos humanos das Agncias Reguladoras e d outras providncias.

Art. 37. A aquisio de bens e a contratao de servios pelas Agncias Reguladoras poder se dar nas modalidades de consulta e prego, observado o disposto nos arts. 55 a 58 da Lei no 9.472, de 1997, e nos termos de regulamento prprio.
Pargrafo nico. O disposto no caput no se aplica s contrataes referentes a obras e servios de engenharia, cujos procedimentos devero observar as normas gerais de licitao e contratao para a Administrao Pblica.

Regulamento de Contrataes da ANATEL


DA CONSULTA Art. 14. Para aquisio de bens ou servios no comuns, a Agncia adotar, preferencialmente, a licitao na modalidade de consulta, que ser regida por este Regulamento e, de modo subsidirio, pelas normas procedimentais contidas no Regimento Interno, no se lhe aplicando a legislao geral para a Administrao Pblica. Pargrafo nico. Em casos especiais e a seu critrio, a Agncia poder adotar, motivadamente, para as contrataes a que se refere o caput, as modalidades da legislao geral para a Administrao Pblica. Art. 15. Consulta a modalidade de licitao em que ao menos cinco pessoas, fsicas ou jurdicas, de elevada qualificao, sero chamadas a apresentar propostas para fornecimento de bens ou servios no comuns. Pargrafo nico. Consideram-se bens e servios no comuns aqueles com diferenas de desempenho e qualidade, insuscetveis de comparao direta, ou que tenham caractersticas individualizadoras relevantes ao objeto da contratao, em casos como o dos trabalhos predominantemente intelectuais, da elaborao de projetos, da consultoria, da auditoria e da elaborao de pareceres tcnicos, bem assim da aquisio de equipamentos sob encomenda e de acordo com especificaes particulares da Agncia ou de outros bens infungveis.

Consulta Pblica da ANATEL


Ao menos cinco pessoas, fsicas ou jurdicas, so chamadas a apresentar propostas para fornecimento de bens ou servios no comuns . Servios no comuns: diferenas de desempenho e qualidade, insuscetveis de comparao direta, ou que tenham caractersticas individualizadoras relevantes ao objeto da contratao.

Agncias Reguladoras
Agncia Nacional de Aviao Civil (Anac) Agncia Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) Agncia Nacional de Transportes Aquavirios (Antaq) Agncia Nacional do Cinema (Ancine) Agncia Nacional de guas (ANA) Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS) Agncia Nacional de Energia Eltrica (Aneel) Agncia Nacional de Petrleo (ANP) Agncia Nacional de Telecomunicaes (Anatel)

Referncias
MEIRELLES, Hely Lopes. Licitao e Contrato Administrativo. 12 ed. So Paulo: Malheiros. 1990 DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 23.ed. So Paulo: Atlas, 2010. MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. So Paulo: Saraiva, 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen