Sie sind auf Seite 1von 2

C.E.A.G - SOCIOLOGIA - PROF CLUDIO Cultura Aos olhos da Sociologia, cultura tudo aquilo que resulta da criao humana.

. Ideias, artefatos, costumes, leis, crenas, moralidade, conhecimento, construdos a partir do convvio social, se tornando caractersticas exclusivas de determinado povo confirmando sua identidade.
http://www.brasilescola.com/sociologia/cultura-1.htm

Cultura Popular Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestao (dana, msica, festas, literatura de cordel, folclore, arte, etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa. Ao contrrio da cultura erudita, a cultura popular surge das tradies e costumes e transmitida de gerao para gerao, principalmente, de forma oral. A obra de arte popular constitui um tipo de linguagem por meio da qual o homem do povo expressa sua luta pela sobrevivncia. Cada objeto um momento de vida. Ele manifesta o testemunho de algum acontecimento, a denncia de alguma injustia. A cultura popular aparece associada ao povo, s classes excludas socialmente, s classes dominadas. A cultura popular no est ligada ao conhecimento cientfico, pelo contrrio, ela diz a respeito ao conhecimento comum a populao, ao senso comum. O mais importante na arte popular no o objeto produzido, e sim o prprio artista, o homem do povo, do meio rural ou das periferias das grandes cidades. O artista popular tira sua inspirao de acontecimentos locais rotineiros, a arte popular regional.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_popular http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/antonia/conceitos.html

Cultura Erudita Erudito a pessoa que tem sede de aprender, sempre. Para ela, o mundo uma grande escola. Cultura erudita aquela proveniente de estudos, produzida atravs de pesquisas, anlises tericas, experimentao. a principal responsvel pela evoluo intelectual da sociedade, j que est diretamente ligada a produo de conhecimento. A ela se deve os avanos tecnolgicos, da medicina, da antropologia, da informtica entre outros. Influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas, pois sua evoluo

sempre gera algum ganho para a sociedade. Por ser uma cultura adquirida atravs de esforos educacionais no democrtica como a popular, o que torna pequeno o nmero de eruditos. Cultura erudita o oposto da cultura popular. Cultura erudita aquela para pessoas com alto nvel de instruo, que possuem muito estudo, uma formao especfica sobre um determinado assunto, em especial sobre histria da arte, movimentos histricos e etc. J a cultura popular uma manifestao espontnea e simples, com caractersticas regionais, muitas vezes transmitidas entre geraes.
http://www.dicionarioinformal.com.br/erudito/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_erudita http://www.significados.com.br/erudito/

Cultura de Massa

A expresso cultura de massa, aquela criada com um objetivo especfico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma populao, ultrapassando, assim, toda e qualquer distino de natureza social, tnica, etria, sexual ou psquica. Todo esse contedo disseminado por meio dos veculos de comunicao de massa. Antes do advento da cultura de massa, havia diversas configuraes culturais, exemplo popular, em contraposio erudita, e outras tantas culturas que produziam diversificadas identidades populares. Com o nascimento do sculo XX e, com ele, dos novos meios de comunicao, estas modalidades culturais ficaram completamente submergidas/afundadas sob o domnio da cultura de massa. Veculos como o cinema, o rdio e a televiso, ganharam notrio destaque e se dedicaram, em grande parte, a homogeneizar os padres da cultura. Esta cultura hipnotizante, entorpecente, indutiva. Ela introjetada no ser humano de tal forma, que se torna quase inevitvel o seu consumo, principalmente se a massa no tem o seu olhar e os seus sentidos educados de forma apropriada, e o acesso indispensvel multiplicidade cultural e pedaggica. Com este manancial de recursos, possvel criar modalidades de resistncia a essa cultura impositiva. Do contrrio, com os apelos desta indstria, personificados principalmente na esfera publicitria, principalmente aquela que se devota sem pudor ao sensacionalismo, quase impossvel resistir aos sabores visuais da avalanche de imagens e smbolos que inundam a mente humana o tempo todo. Este o motor que move as engrenagens da indstria cultural e aliena as mentalidades despreparadas.
http://www.infoescola.com/sociedade/cultura-de-massa/

Das könnte Ihnen auch gefallen