Sie sind auf Seite 1von 2

Tipos de revestimento do termistor NTC Existem dois tipos de termistores, o PTC (Coeficiente Positivo de Temperatura) e o NTC (Coeficiente Negativo

de Temperatura), essa distino devida ao material de sua construo. Os termistores do tipo PTCs so construdos a partir de misturas cermicas de xidos semicondutores, como titnio de brios. J do tipo NTC consistem de xidos metlicos tais como Cromo, Nquel, Cobre, Ferro, Mangans e Titnio. O funcionamento do termistor baseado no fato de que se a temperatura aumenta o nmero de eltrons livres na estrutura tambm aumenta, aumentando a condutividade do material, diminuindo a sua resistncia, permitindo com que a corrente aumente. O diferencial do NTC ser muito mais sensvel a variaes de temperatura, comparado com outros sensores de resistncia varivel com a temperatura. Porm os xidos semicondutores para o NTC tem resistncia inversamente proporcional temperatura, ou seja, diminuem a sua resistncia eltrica com o aumento da temperatura. Porm, o fato de ser mais sensvel faz com que se comporte de forma no linear. A curva que define o comportamento da temperatura tem um comportamento exponencial. Devido este fato, necessrio a utilizao de algum circuito que ajuste a curva exponencial para uma aproximao linear. Sendo os termistores semicondutores cermicos que tem sua resistncia alterada como efeito direto da temperatura. Estes dispositivos so formados pela mistura de xidos metlicos prensados e sintetizados em diversas formas ou em filmes finos, podendo ser revestidos em vidro ou epoxi. Os termistores revestidos com vidro oferecem maior estabilidade e resistncia. Pois os termistores de vidro hermeticamente lacrado so muito recomendados para aplicaes acima de 150C. Oferecem uma ampla variedade de tamanhos podendo ser configurados em tamanhos muito pequenos e tempos de resposta que podem variar desde uma frao de segundos at minutos, dependendo do tamanho da massa detectora e da capacidade trmica do termistor. O limite superior de temperatura de funcionamento depende das mudanas fsicas do material ou soldas usados para ligar as conexes eltricas geralmente de 400 C, o limite inferior de temperatura de 269 C, porm industrialmente so utilizados 60 C.

Figura 1 Termistor tipo NTC revestido em Vidro.

Termistores revestidos em epxi geralmente so usados em temperaturas abaixo de 150C. Sua fabricao feita depositando-se uma pequena quantidade de pasta semicondutora sobre fios de liga de platina. Posteriormente, as unidades so revestidas com um epoxi para a proteo e a estabilizao.

Figura 2 Termistor tipo NTC revestido em Epoxi.

Portanto, a natureza do material do termistor possibilita que mudanas mnimas na temperatura do corpo, gerem uma grande mudana na resistncia medida, onde esta relao exponencial.

Bibliografia http://microcontrolado.com/termistor-ntc-10k-no-pic/ http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAPOUAC/termistores-termopares http://www.eletrica.ufpr.br/edu/Sensores/2000/brenno/index.html http://www.ge-mcs.com/pt/temperature/ntc-thermistors.html

Das könnte Ihnen auch gefallen