Sie sind auf Seite 1von 15

Geografia da Populao

Jos Elosio da Costa

So Cristvo/SE 2009

Geografia da Populao
Elaborao de Contedo Jos Elosio da Costa

Projeto Grfico e Capa Hermeson Alves de Menezes Diagramao Nycolas Menezes Melo Ilustrao Elisabete Santos

Reimpresso

Copyright 2009, Universidade Federal de Sergipe / CESAD. Nenhuma parte deste material poder ser reproduzida, transmitida e gravada por qualquer meio eletrnico, mecnico, por fotocpia e outros, sem a prvia autorizao por escrito da UFS.

FICHA CATALOGRFICA PRODUZIDA PELA BIBLIOTECA CENTRAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


C837g

Costa, Jos Elosio da. Geografia da Populao/ Jos Elosio da Costa -So Cristvo: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2009.
1. Geografia demogrfica. 2. Geografia da populao. I. Ttulo

CDU 911.3:314

Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Ministro da Educao Fernando Haddad Secretrio de Educao a Distncia Carlos Eduardo Bielschowsky Reitor Josu Modesto dos Passos Subrinho Vice-Reitor Angelo Roberto Antoniolli Diretoria Pedaggica Clotildes Farias (Diretora) Hrica dos Santos Mota Iara Macedo Reis Daniela Souza Santos Janaina de Oliveira Freitas Diretoria Administrativa e Financeira Edlzio Alves Costa Jnior (Diretor) Sylvia Helena de Almeida Soares Valter Siqueira Alves Coordenao de Cursos Djalma Andrade (Coordenadora) Ncleo de Formao Continuada Rosemeire Marcedo Costa (Coordenadora) Coordenadores de Curso Denis Menezes (Letras Portugus) Eduardo Farias (Administrao) Haroldo Dorea (Qumica) Hassan Sherafat (Matemtica) Hlio Mario Arajo (Geograa) Lourival Santana (Histria) Marcelo Macedo (Fsica) Silmara Pantaleo (Cincias Biolgicas)

Chefe de Gabinete Ednalva Freire Caetano Coordenador Geral da UAB/UFS Diretor do CESAD Antnio Ponciano Bezerra Vice-coordenador da UAB/UFS Vice-diretor do CESAD Fbio Alves dos Santos

Ncleo de Avaliao Guilhermina Ramos (Coordenadora) Carlos Alberto Vasconcelos Elizabete Santos Marialves Silva de Souza Ncleo de Servios Grcos e Audiovisuais Giselda Barros Ncleo de Tecnologia da Informao Joo Eduardo Batista de Deus Anselmo Marcel da Conceio Souza Assessoria de Comunicao Guilherme Borba Gouy

Coordenadores de Tutoria Edvan dos Santos Sousa (Fsica) Geraldo Ferreira Souza Jnior (Matemtica) Janana Couvo T. M. de Aguiar (Administrao) Priscilla da Silva Ges (Histria) Rafael de Jesus Santana (Qumica) Ronilse Pereira de Aquino Torres (Geograa) Trcia C. P. de Santana (Cincias Biolgicas) Vanessa Santos Ges (Letras Portugus)

NCLEO DE MATERIAL DIDTICO


Hermeson Menezes (Coordenador) Edvar Freire Caetano Isabela Pinheiro Ewerton Lucas Barros Oliveira Neverton Correia da Silva Nycolas Menezes Melo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Cidade Universitria Prof. Jos Alosio de Campos Av. Marechal Rondon, s/n - Jardim Rosa Elze CEP 49100-000 - So Cristvo - SE Fone(79) 2105 - 6600 - Fax(79) 2105- 6474

Sumrio
AULA 1 Introduo Geografia da Populao.............................................07 AULA 2 A dinmica demogrfica: sua evoluo histrica ............................... 17 AULA 3 A dinmica demogrfica I. ................................................................. 27 AULA 4 A dinmica demogrfica II ................................................................. 35 AULA 5 As teorias demogrficas I ................................................................. 43 AULA 6 As teorias demogrficas II: a teoria neomalthusiana e outras teorias..51 AULA 7 A distribuio espacial da populao: casos, contradies e impactos ambientais ........................................................................................ 61 AULA 8 A questo do estudo da composio da populao .......................... 69 AULA 9 Processos migratrios ...................................................................... 79 AULA 10 Migraes internas: o caso do Brasil ................................................ 87

Aula
INTRODUO GEOGRAFIA DA POPULAO

META
Esboar em uma perspectiva introdutria o campo de estudo da Geografia da Populao e da importncia dos estudos da Demografia. Dar o aluno a capacidade de entender introdutoriamente o vasto e complexo campo de estudo da Geografia da Populao.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever conhecer a diferena entre Demografia e Geografia da Populao. indentificar o papel terico e prtico do estudioso da Geografia da Populao. reconhecer A importncia dos estudos da Demografia como bases para entender a distribuio da populao no espao geogrfico.

(Fonte: http://www.cfh.ufsc.br).

Geografia da Populao

INTRODUO
Como parte integrante da Geografia Humana, os estudos da Geografia da Populao tomam uma importncia cada maior nos dias atuais, em funo de ainda permanecer como um dinmico fenmeno humano e ainda mais importante, a questo demogrfica um tema ambientalmente explosivo, simplesmente pelo seu contnuo crescimento, cada vez mais concentrado geograficamente, onde a velha lgica populao X recursos naturais volta ao debate no incio deste sculo. Da a importncia de contextualizar a chamada Geografia da Populao, simplesmente no como disciplina de estudo, mas de campo de anlise dos estudos no processo de organizao do espao onde o fenmeno populacional enfocado dentro de uma nova perspectiva que utiliza no apenas variveis demogrficas, mas de seu impacto nas relaes sociais e principalmente na sua relao com a natureza.

(Fonte: http://parroquiaicm.files.wordpress.com).

Introduo Geografia da Populao

Aula

QUAL A DEFINIO DA GEOGRAFIA DA POPULAO?


Como sabemos, a questo da definio sempre esbarra em diferentes linhas de anlise. E na Geografia da Populao, essa questo no foge a regra. Uma primeira questo a diferena entre o que estuda a Geografia da Populao e a Demografia. Aparentemente esses dois campos de estudo encarnam a mesma definio. Mas veja ao p da letra: a Demografia, me parece, trabalha com elementos relacionados com a natureza e com o comportamento das populaes, enquanto a Geografia da Populao opera com os fenmenos demogrficos, mais indo alm dessas variveis, na verdade o gegrafo da populao trata dos aspectos de tentar explicar espacialmente esses fenmenos demogrficos. Sendo assim, isso para no confundir que estamos dentro do campo da Sociologia, da Economia ou da Antropologia, ou ainda da Demografia; devemos tentar construir uma definio desse atraente campo de estudo da Geografia Humano. Na viso de Zelinsky (1974:17), Geografia da Populao: a cincia que trata dos modos pelos quais o carter geogrfico dos lugares formado por um conjunto de fenmenos de populao que varia no interior deles atravs do tempo e do espao, na medida em que seguem suas prprias leis de comportamento, agindo uns sobre os outros e relacionando-se com numerosos fenmenos no demogrficos. Na longa definio acima, podemos extrair basicamente alguns elementos centrais, como lugar, variao, tempo, espaoe comportamento. O que aparentemente confunde com o estudo da Demografia. Portanto, achamos que a definio acima tenta esgotar aspectos estritamente geogrficos, mais assim no responde, por exemplo, para entender a nova dinmica populacional dos dias atuais que o bem diferencia dos velhos estudos populacionais, por sinal muitos comuns dentro do pensamento econmico (como o caso de Thomas Malthus). O que surge, mesmo pela importncia dos estudos populacionais nos dias de hoje, do desprezo com o conhecimento acumulado e produzido pela Geografia da Populao, mesmo sabendo que esse campo de estudo mais antigo que propriamente o campo acadmico da Demografia. O que fora a termos uma postura cientfica e principalmente metodolgica para inserirmos a Geografia da Populao, dando a importncia que ela mesma merece. Desse modo, devemos construir a nossa definio e com ele resgatar a velha anlise dos fenmenos geogrficos da populao, da qual defendemos:

1
Demografia O estudo da Demografia enquanto disciplina cientfica de data bem recente., onde realmente foram definidos o seu objeto e campo de estudo. A dcada de 50 do sculo passado o marco divisor entre os estudos informais e esparsos da Demografia e dos estudos posteriores, onde se efetivou maior sistematizao cientfica dos estudos.

Geografia da Populao

A Geografia da Populao o campo de estudo (portanto, com certo carter cientfico) dos processos demogrficos, analisados em uma perspectiva temporal e principalmente espacial, na tentativa de explicar sua dinmica permanente, da qual organiza o espao produzido pelo homem, buscando entender o carter diferenciado de sua distribuio espacial. Apesar de um pouco acadmica, uma definio construda por ns, em decorrncia at mesmo da falta de unanimidade entre os poucos estudiosos desse interessante campo de estudo da Geografia Humana, quanto a sua definio. Afinal precisamos delimitar nosso campo de estudo em relao s cincias mais prximas como a Demografia, a Economia e a Sociologia, ou at mesmo a Matemtica Demogrfica.

O QUE DEVE ESTUDAR O GEGRAFO DA POPULAO?


Sendo vacinado por clichs ou frases sem qualquer rigor cientfico, devemos tambm entender o limite e o alcance dos estudos geogrficos populacionais. Dessa forma deve-se observar at onde o gegrafo tem como campo de anlise e de estudo. Inclusive isso um velho problema entre aqueles que militam na Geografia. O que realmente ela estuda? Repete-se tambm essa pergunta dentro da rea de estudo da Geografia da Populao, e ainda mais difcil, haja vista a velha tradio de no levarmos o rigor necessrio neste segmento da Geografia Humana. A marca da diferena de fundamental importncia na medida em que a prpria Geografia da Populao deve superar o velho dilema de nmeros, estatsticas, indicadores e variveis. Mais ainda, superar tambm a velha pergunta, das quais a prosaica entre os gegrafos: onde ocorre os processos e fenmenos observados na superfcie terrestre? E sabemos que a Geografia h muito tempo superou esse dilema, aplicando-se tambm, dessa forma, aos estudos populacionais. Logo, estudar a Populao na perspectiva geogrfica torna uma das formas mais fascinantes, principalmente nos dias atuais, quando a questo de sua dinmica tem importncia, rebatida na economia de um pas, na sociedade como um todo e principalmente na chamada presso demogrfica, questo que, no nosso entendimento motivo de grande preocupao. De incio, evidente que o aspecto do ONDE deve aparecer em primeiro lugar, isto servindo como instrumento inicial de anlise, mesmo sabendo de suas limitaes explicativas. Nessa linha de abordagem, o elemento inicial seria explicar os motivos e causas de distribuio da populao no espao geogrfico. Veja que no utilizamos a expresso superfcie terrestre, sendo esta herana da chamada Geografia Clssica e a mera indicao frgil para explicarmos as complexidades do mundo de hoje e particularmente de uma realidade dominada
10

Introduo Geografia da Populao

Aula

pelo capitalismo em sua fase de domnio das grandes empresas e da fora do sistema financeiro. Da a dificuldade de se construir o campo de estudo da Geografia da Populao, isso at para no cairmos na armadilha de estarmos fazendo Demografia, Sociologia da Populao, ou ainda da Economia Demogrfica. Entretanto, temos o triunfo da tradio, quando a disciplina uma das mais antigas e ao mesmo tempo uma das mais modernas, quando, por exemplo, relacionam problemas de natureza ambiental e de recursos naturais e a chamada presso demogrfica ou da superpopulao aparece como marco de ser analisado e estudado. Para melhor esclarecer ao estudante. A questo da distribuio da populao no espao base do estudo, isso naturalmente associado s causas e motivos dessa desigualdade espacial observada. Um segundo ponto seria a relao populao-recursos naturais. Mas no devemos esquecer que essa relao no meramente mecnica. A tendncia mundial da populao morar e viver nas reas urbanas no significa necessariamente que isso estaria relacionado com o fenmeno do desequilbrio crescimento populacional e recursos naturais limitados. E na verdade seriam outras causas, particularmente mais relevantes, que propriamente essa relao de causa e efeito. Afinal, a necessidade e o domnio de um sistema econmico onde tudo se transforma em mercadoria (logo, para viver deve ter dinheiro no bolso), obrigam que atualmente milhes de pessoas se desloquem do campo ou de um pequeno aglomerado urbano, migrando para uma cidade maior, buscando trabalho e uma nova vida, onde se compra tudo. E finalmente um terceiro elemento estaria na importncia do estudo de diversas variveis como as variveis biolgicas, este apresentado, por exemplo, pela taxa de natalidade, mortalidade, faixa etria, distribuio por sexo, etc. Ou ainda, nas variveis culturais, como o nmero de casamentos, divrcios, tamanho mdio da famlia, etnia, raa, etc. E para completar pelas variveis scio-econmicas, como renda familiar, condio de moradia, qualificao profissional, nvel de escolaridade, etc. Lembrando mais uma vez, que, todas essas variveis no podem ser vistas isoladamente, para no conjunto e ainda mais importante: a anlise de sua dinmica para explicar determinada localidade como pas ou regio o verdadeiro campo de estudo da Geografia da Populao. Completa-se tambm a importncia da representao demogrfica, com base na construo de mapas, isso servindo como instrumento dos estudos sobre populao.

11

Geografia da Populao

POR QU A DEMOGRAFIA TO IMPORTANTE PARA A GEOGRAFIA DA POPULAO?


simples entender a questo populacional, entretanto, analisar sua dinmica, problemas, dilemas e desafios, isso fora ao estudante aprofundar seus estudos e que muitas vezes a prpria Geografia da Populao no CONCEITO DE responde em toda sua plenitude. E uma das questes centrais relaciona-se da posio da Geografia da REPRESENTAO Populao perante as chamadas reas afins. Como j dito acima, so vrias as vertentes do conhecimento humano onde o tema Populao aparece como marco. Nesse emaranhado de segmentos das cincias afins, evidente que a Demografia tem sua particularidade. Apesar de sua jovialidade enquanto rea cientfica e de forte sistematizao, no podemos desprezar sua importncia para a Geografia da Populao. Como bem salienta Pierre Geografia, a Demografia, a partir de suas formulaes atravs do estabelecimento de coeficientes, variveis e principalmente na construo de modelos matemticos; seus resultados servem como fundamentos quantitativos para explicar causas, motivaes e efeitos no processo de distribuio espacial da populao. E ainda o mais importante. O estudante de Geografia deve diferenciar estes dois campos de estudos, que queira ou no, no possuem as mesmas ferramentas cientficas. O problema que os louros dos resultados cientficos e principalmente da visibilidade de quem realmente estar estudando a questo populacional, praticamente todo ele restringe-se ao campo da Demografia, sendo esquecida a nossa disciplina. E para agravar a aparente fragilidade da Geografia da Populao, fundamentalmente no temos muitos especialistas nesse ramo da Geografia. Podendo ser observado at mesmo nos currculos de graduao em Geografia, onde a Geografia da Populao, mesmo possuindo certa autonomia em termos de contedo, no apresenta muito atrativo aos estudantes. Isso, no nosso entendimento, em decorrncia da slida representao da Demografia, como brao forte e dominante da Geografia da Populao. Contribui tambm nesse dilema a prpria postura de quem milita na rea ou at aqueles que estudam Geografia mais profundamente, onde o desprezo ainda persiste, trazendo srios prejuzos a esse importante ramo da Geografia. Pelo visto, temos que encarar a Demografia como primo rico da Geografia dos Estudos Populacionais, reforado ainda pela falta de visibilidade, podendo isso ser visto at mesmo em eventos geogrficos de natureza cientfica, onde os trabalhos de cunho populacional praticamente so poucos e muitos deles no refletem como realmente geogrficos. Sendo muito mais demogrficos.
12

Introduo Geografia da Populao

Aula

Para finalizar, pertinente tambm abordar o campo de trabalho do gegrafo da populao. Como se observa em outros segmentos profissionais para quem formado em Geografia, infelizmente temos o conhecido fenmeno da invaso de outros profissionais, como arquitetos, bilogos, gelogos e socilogos, e que na verdade nada conhecem de Geografia, mas tomam a funo que deveria ser do gegrafo. Na Demografia, o quadro ainda pior. Como existem poucos estudiosos da geografia populacional, evidente que o domnio dos demgrafos quase absoluto. Basta observar a confortvel situao de quem formado em Demografia (e que na verdade desconhecemos cursos de graduao em Demografia) em instituies pblicas ou na ocupao de cargos pblicos onde a questo demogrfica e populacional sua funo institucional. Diante desse quadro, porm, no podemos caracterizar a Geografia da Populao como de estudo marginal e sim contribui para que exista maior valorizao em relao aos ramos da Geografia, e lutar para reconhecer a profisso do gegrafo e que de certa forma tenha especializao ou profundos conhecimentos nesse importante segmento da Geografia.

CONCLUSO
Em seu final podemos observar que, na verdade, a Geografia da Populao depende umbilicalmente dos estudos da Demografia e esta ltima cincia tem desenvolvido estudos mais sistemticos que aqueles observados no campo da Geografia da Populao. Porm temos um triunfo, enquanto estudiosos do espao, so poucos os cursos de graduao voltados para o campo demogrfico, mesmo que paguemos o preo de uma maior valorizao profissional dos demgrafos e da quase inexistente categoria de gegrafos da populao. Para o entendimento do aluno, os estudos populacionais para os militam na Geografia felizmente so vastos e fascinantes, principalmente no momento histrico em que vivemos, onde o dinamismo permanente em termos populacionais uma de suas principais caractersticas a ser estudada.

13

Geografia da Populao

RESUMO
Basicamente a Geografia da Populao uma concepo um pouco mais ampliada dos estudos dinmicos e estticos da Demografia. a parte da Geografia que estuda os processos, causas e efeitos do fenmeno da populao no espao geogrfico (populao-recursos naturais, alm do estudo espacial dos fenmenos biolgicos e sociais). Devemos fundamentalmente distinguir Demografia e Geografia da Populao, sendo a primeira de grande importncia enquanto elemento de anlise, em decorrncia do comportamento populacional (natalidade, mortalidade, fecundidade, etc.), e a segunda pela dinmica diferenciadora da questo populacional no processo de organizao e produo do espao geogrfico, evidentemente dentro tambm de um perspectiva histrica.

ATIVIDADES
1. O campo de estudo da Demografia atualmente tem alguma importncia? Que fenmenos demogrficos atuais poderamos lembrar onde a questo populacional (ou demogrfica) tem alguma relao?

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


Nesse assunto importante informar que espcie de informao do mundo em voc vive tenha relao com os aspectos demogrficos.

2. Para o gegrafo, ou para o professor de Geografia, os estudos populacionais so mais demogrficos que propriamente geogrficos?

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


importante analisar essa questo at porque dentro da Geografia existe uma eterna discusso e que na verdade se torna at mesmo desnecessria, porque at parece que a Geografia estuda tudo e ao mesmo termpo fragilizada por um mtodo cientfico e exclusivo e analisar a realidade do espao a partir das informaes e contedos de outras reas afins. Tente abordar esse dilema, estudamos Geografia ou sistematizamos assuntos importados de outras reas do conhecimento?

14

Introduo Geografia da Populao

Aula

PRXIMA AULA
A aula em seguida a continuidade dessa pequena introduo que fizemos nessa primeira aula, onde estudaremos em uma perspectiva histrica evoluo das anlises demogrficas em diversos momentos da histria, propondo uma diviso articulada dessas fases histricas.

REFERNCIAS
DAMIANI, Amlia. Populao e Geografia. So Paulo: Editora Contexto, 1991. HUBON, Paul. Demografia brasileira. So Paulo: Editora Atlas, 1973. TREMARTHA, Glenn. Geografia da Populao. So Paulo: Editora Atlas, 1974. ZELINSKY, Wilber. Introduo Geografia da Populao. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.

15

Das könnte Ihnen auch gefallen