Sie sind auf Seite 1von 26

Manual do Usurio MedLink Dental

ndice 1. 2. 3. Acessando o Medlink Dental: ................................................................................................................3 Menu Horizontal: ...................................................................................................................................4 Paciente: .................................................................................................................................................5 3.1. Cadastrando o paciente: ..................................................................................................................6 3.2. Cadastrando o Convnio do Paciente: ............................................................................................7 4. Tratamento..............................................................................................................................................8 4.1. Cadastrar Tratamento: .....................................................................................................................9 4.1.1. Incluir Anexos: ..........................................................................................................................12 4.2. Consultar Tratamento:...................................................................................................................16 4.3. Guias de Tratamento: ....................................................................................................................17 4.4. Cadastrar Tratamento de Urgncia: ..............................................................................................18 5. Auditoria ...............................................................................................................................................19 5.1. Guias Aguardando Auditoria ........................................................................................................20 5.2. Guias Auditadas ............................................................................................................................22 6. Faturamento ..........................................................................................................................................24 6.1. Fechamento ...................................................................................................................................25 6.2. GRD ..............................................................................................................................................26

1. Acessando o Medlink Dental:


Abra o navegador e acesse o endereo: www.medlinksaude.com.br/dental . Ser exibida a tela de login:

Preencha os campos Login e Senha conforme os dados passados pela Medlink e clique no boto Entrar. Ser apresentada a tela principal do Medlink Dental.

Nas prximas pginas detalharemos todas as funes do programa. 3

2. Menu Horizontal:

Links: home: volta a pgina principal do Medlink Dental. logout: encerra o Medlink Dental. avisos: exibe todos os avisos j publicados pela Medlink ou pelas Operadoras. novidades: acessa o site de novidades da Medlink, neste site constam as ltimas alteraes ou novidades de cada operadora pertinentes as solues Medlink. manuais: acessa o site de manuais e vdeo-aulas. dvidas: utilizado para enviar dvidas, elogios ou sugestes. Caso precise de suporte, utilize o link dvidas para descrever o problema e entraremos em contato para ajud-lo.

3. Paciente:
Antes de iniciar um tratamento necessrio cadastrar o paciente. O cadastro pode ser feito acessando o item Paciente na tela principal.

Ou na tela de Cadastrar Tratamento na rea de Pesquisa de Paciente.

Observao: O boto Cadastrar Paciente inicialmente est desabilitado, para habilit-lo e ter acesso tela de cadastro necessrio primeiro pesquisar o paciente atravs do nome, nmero da carteira ou data de nascimento. Caso o paciente no seja encontrado o cadastro ser liberado.

3.1. Cadastrando o paciente:

Preencha de preferncia todos os dados possveis, lembrando que os campos marcados com so obrigatrios. Aps informar os dados, clique em Salvar paciente. Ser exibida a mensagem abaixo:

Clique em Ok para inserir os dados do convnio do paciente que acabou de cadastrar.

3.2. Cadastrando o Convnio do Paciente:


Se na mensagem de Paciente salvo com sucesso voc clicou em Ok, a tela para cadastro do convnio do paciente ser exibida automaticamente. A outra maneira de acessar a tela de convnio do paciente Pesquisar o paciente ou clicar em Ver todos na tela de Cadastro de paciente, ento clicar no cone (Editar) e depois clicar em Novo convnio.

Selecione a operadora (convnio) do paciente e digite o nmero da carteira. Os demais campos no so obrigatrios, mas aconselhamos o preenchimento destes para caso necessite destes dados no futuro. Depois de informados os dados clique em Salvar convnio. Caso queira cadastrar o tratamento deste paciente clique em Cadastrar tratamento.

4. Tratamento

Opes: Cadastrar: cadastra um novo tratamento para o paciente. Consultar: pesquisa um tratamento j cadastrado para o paciente, permitindo a realizao dos procedimentos restantes do tratamento ou a incluso de novos procedimentos neste tratamento. Guias de tratamento: permite a visualizao de todos os tratamentos cadastrados e a impresso de suas guias. Cadastrar Urgncia: cadastra um novo tratamento para o paciente, porm em urgncia.

4.1. Cadastrar Tratamento:


Permite cadastrar tratamento e autorizar os procedimentos junto a Operadora.

Acesse o menu Tratamento e clique em Cadastrar. H dois mtodos de entrada disponveis para informar os procedimentos: digitao e grfico.

Escolha a interface que deseja usar. Por padro exibido o modo Digitao, para alterar para a interface grfica basta clicar na aba Grfico. Depois pesquise o paciente informando o nome ou nmero da carteira ou data de nascimento e clique em Pesquisar Paciente. Caso o paciente no seja encontrado ser necessrio cadastra-lo, clique ento em Cadastrar Paciente (dvidas vide item 3).

O prximo passo cadastrar os procedimentos do tratamento. Para facilitar o entendimento, os passos esto enumerados e indicados na prxima pgina. Entre com o cdigo do procedimento ou com a descrio e clique no cone para pesquisar. Se for encontrada apenas uma ocorrncia na pesquisa o procedimento ser automaticamente selecionado, caso haja mais ocorrncias selecione o procedimento correto.
1

Selecione se for o caso a regio ou o dente de acordo com o procedimento informado. Os itens Face e Situao Inicial referem-se apenas dentes, portanto estaro habilitados apenas quando for selecionado um dente.
2 3

Depois clique em Registrar procedimento.

Repita os passos 1, 2 e 3 para todos os procedimentos do tratamento. Agora necessrio Pr-autorizar os procedimentos registrados.
4 A 5

Marque a caixa de seleo dos procedimentos que deseja pr-autorizar. Escolha o tipo do Atendimento. Clique em Pr-autorizar.

Verifique o status dos procedimentos submetidos, o autorizador ir responder como: Pr-autorizado, Pendente Auditoria ou Negado.
6 A 7 B

Para os procedimentos que tiveram a pr-autorizao liberada, marque-os novamente. Escolha o tipo do Atendimento. Clique no boto Autorizar.

Repare que o procedimento ao ser devidamente autorizado ele movido para o final da tela na rea de Tratamento Realizado. Se for negado o motivo ser informado na coluna status do procedimento. Para os Procedimentos com status de Pendente Auditoria, veja como proceder nos itens 5.1 Guias aguardando auditoria e 5.2 Guias auditadas. Quanto aos Procedimentos Negados, entre em contato com a Central de Atendimento da Petrobrs Distribuidora para maiores informaes. Observaes: C Para editar os dados de um procedimento (regio, dente, face, situao inicial) necessrio que ele esteja com o status de registrado, ento clique no cone .
D Estorno de procedimento: marque a caixa de seleo do procedimento em questo e clique em Estornar.

Excluso de procedimento: para excluir um procedimento voc deve estorn-lo at que chegue ao nivel de registrado, depois clique no cone para exclu-lo.
E

10

A C 4 6 E

D 5 2 1 7

11

4.1.1. Incluir Anexos:


Para incluir um anexo (imagens, laudos, etc.) ao tratamento, clique no boto Upload da seo Anexos da tela de cadastro de tratamentos.

Ser exibida em uma nova janela a tela abaixo, clique ento em Selecionar Arquivo.

Selecione o arquivo que deseja anexar e clique no boto Abrir.

12

Agora clique no boto Upload.

Aguarde at que seja exibida a mensagem Envio do arquivo concluido com sucesso.

Caso deseje anexar ourtro arquivo basta clicar no boto Selecionar Arquivo e fazer o mesmo processo. Ao terminar de anexar os arquivos necessrios, feche a janela de upload clicando no X.

13

Caso queira verificar os arquivos anexados no tratamento, clique no boto Download da seo Anexos da tela de cadastro de tratamentos.

Ser exibida em uma nova janela a tela abaixo, contendo todos os anexos do tratamento.

14

Clique no nome do arquivo para Abrir ou Salvar o anexo.

Ao terminar, feche a janela de download clicando no X.

15

4.2. Consultar Tratamento:


Permite acessar e dar continuidade a qualquer tratamento j cadastrado, alm de possibilitar a impresso das guias de tratamento.

Acesse o menu Tratamento e clique em Consultar. Para realizar a pesquisa voc deve preencher ao menos um dos filtros e clicar no boto Pesquisar ou simplesmente clique no boto Ver todos.

Em Resultados da pesquisa aparecero os tratamentos j cadastrados. Para acessar / continuar o tratamento clique no nome do paciente. Para visualizar os procedimentos do tratamento clique no cone Para imprimir a guia do tratamento clique no cone .

na coluna Impresso.

16

4.3. Guias de Tratamento:


Exibe os tratamentos finalizados com procedimentos realizados, permitindo a impresso da guia. Acesse o menu Tratamento e clique em Guias de tratamento. Para realizar a pesquisa voc deve preencher ao menos um dos filtros e clicar no boto Pesquisar ou simplesmente clique no boto Ver todos.

Em Resultados da pesquisa aparecero apenas os Tratamentos que possuem guias de tratamento, ou seja, tratamentos que possuem procedimentos autorizados. Para imprimir a guia do tratamento clique no cone na coluna Impresso.

Para acessar o tratamento clique no nome do paciente.

17

4.4. Cadastrar Tratamento de Urgncia:


Permite cadastrar um tratamento de Urgncia e autorizar os procedimentos junto a Operadora.

Acesse o menu Tratamento e clique em Cadastrar Urgncia. Siga o mesmo processo de Cadastro de Tratamento descrito no Item 4.1. Ateno: para Tratamentos de Urgncia, sempre selecione como Tipo de Atendimento a opo Urgncia / Emergncia. A nica diferena para o Cadastro de Tratamento convencional que no Tratamento de Urgncia aps registrar o procedimento liberada a opo de Autorizar o procedimento sem a necessidade de Pr-autoriz-lo.

18

5. Auditoria

Opes: Guias aguardando auditoria: pesquisa e exibe tratamentos que possuem procedimentos que esto aguardando resposta da auditoria. Guias auditadas: pesquisa e exibe tratamentos que possuem procedimentos j auditados pela operadora.

19

5.1. Guias Aguardando Auditoria


Exibe os tratamentos com procedimentos em auditoria na operadora. Acesse o menu Auditoria e clique em Guias aguardando auditoria. Para realizar a pesquisa voc deve preencher ao menos um dos filtros e clicar no boto Pesquisar ou simplesmente clique no boto Ver todos.

Em Resultados da pesquisa aparecero apenas os tratamentos que contenham procedimentos em auditoria no finalizada. Para verificar se o auditor fez alguma solicitao referente ao procedimento em auditoria, clique no respectivo link na coluna situao. Ao clicar no link da Situao ser exibida a lista de procedimentos em auditoria do tratamento.

Os cones em formato de carta indicam se os respectivos procedimentos possuem ou no solicitaes do auditor. = possui mensagem do auditor. = sem mensagens. 20

Para visualizar as mensagens do auditor basta clicar no cone

Ser ento exibida a Caixa de Mensagens do servio de auditoria.

Resposta do prestador Solicitao do auditor

Para responder uma mensagem basta digitar a sua resposta no campo Mensagem e depois clicar em Enviar.

21

5.2. Guias Auditadas


Exibe os tratamentos com procedimentos em que a auditoria j foi finalizada permitindo a execuo dos mesmos, caso o procedimento tenha sido autorizado. Acesse o menu Auditoria e clique em Guias aguardando auditoria. Para realizar a pesquisa voc deve preencher ao menos um dos filtros e clicar no boto Pesquisar ou simplesmente clique no boto Ver todos.

Em Resultados da pesquisa aparecero apenas os tratamentos que contenham procedimentos em que a auditoria foi finalizada. Clique no link Auditado do tratamento que deseja verificar. Ser exibida a lista de procedimentos auditados do tratamento.

Repare que um dos procedimentos foi negado pelo auditor, para verificar se o auditor justificou a negativa do procedimento clique no cone .

22

Para maiores informaes sobre a negativa do procedimento, entre em contato com a Central de Atendimento da Operadora. Para executar o procedimento que foi aprovado, busque o tratamento pela opo Consultar do menu Tratamento. Acesse o tratamento do paciente.
1 2

Selecione os procedimentos aprovados pela auditoria. Clique no boto Autorizar.

23

6. Faturamento

Opes: Cadastrar: cadastra um novo tratamento para o paciente. Consultar: pesquisa um tratamento j cadastrado para o paciente, permitindo a

24

6.1. Fechamento
O Fechamento de Lote uma operao administrativa, porm obrigatria. Acesse o menu Faturamento e clique em Fechamento. Na tela de Fechamento, basta clicar em Enviar.

Depois de concludo o Fechamento, ser exibido uma das seguintes mensagens: Fechamento concludo com sucesso ou No h terminais a serem fechados

Observao: O Fechamento no gera nenhum tipo de guia ou comprovante, conforme dito anteriormente est apenas uma transao administrativa do terminal.

25

6.2. GRD
A GRD (Guia de Remessa de Documentos) totaliza os atendimentos realizados desde a ltima GRD. Observao: Na realizao da primeira GRD do terminal sero incluidos todos os atendimentos autorizados na soluo Medlink Dental. Acesse o menu Faturamento e clique em GRD. Escolha a Operadora e o prestador para o qual vai fechar a GRD e clique em Enviar.

Caso voc no tenha realizado o fechamento de lote antes de gerar a GRD, uma tela de aviso ser exibida. Neste caso faa o fechamento de lote como mostrado no item 6.1 e depois faa a GRD. Esta a Guia de Remessa de Documentos ou GRD.

Imprima duas vias da GRD, uma para controle interno e outra para ser enviada no faturamento.

26

Das könnte Ihnen auch gefallen