Sie sind auf Seite 1von 2

Folha de Pagamento

1.1. Folha de Pagamento Conceitos e Elementos


1.1.1. Conceito de Folha de Pagamento
Documento elaborado pela empresa, no qual se relaciona, alm dos nomes dos empregados, o montante das remuneraes, dos descontos ou abatimentos e o valor lquido a que faz jus cada um dos empregados.

1.1.2. Elementos da Folha de Pagamento


Por mais simples que seja a Folha de Pagamento, ela apresentar, pelo menos, os seguintes elementos: Valor Bruto da remunerao (salrio e demais vantagens)

1.2. Contabilizao da Folha de Pagamento


1.2.1. Regime de Competncia
No ltimo dia do ms, quando elaborada a Folha de Pagamento, so efetuados os lanamentos contbeis: Das despesas com salrios Dos encargos sociais incidentes sobre a Folha de Pagamento, quais sejam, a Contribuio de Previdncia Social e o Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS).

1.2.2. Quitao da Folha de Pagamentos e dos Encargos Sociais


No ms seguinte, so efetuados os lanamentos contbeis da liquidao da Folha, correspondente ao valor lquido pago aos empregados, bem como do recolhimento da Contribuio de Previdncia Social, FGTS, IR e outros recolhimentos.

1.3. Eventos da Folha de Pagamento


1.3.1 Rendimentos ou Vantagens
Os rendimentos ou vantagens mensais de um empregado podem ser compostos de salrio fixo, comisses, horas-extras, trabalho noturno, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, salrio-maternidade (no caso de gestantes), salrio famlia, ajuda de custo, descanso semanal remunerado, frias, 13o salrio, etc.

1.3.2. Descontos ou Abatimentos


Contribuio Previdenciria, faltas e atrasos, contribuio sindical, contribuio confederativa, alimentao, vale-transporte, penso alimentcia, Imposto de Renda Retido na Fonte, adiantamentos de salrios (Valores que a empresa antecipou aos funcionrios, a ttulo de salrios, para posterior desconto em folha de pagamento).

1.4. Parcelas Recuperveis


1.4.1. Salrio-Famlia
Valor pago ao funcionrio que tenha filhos menores de 14 anos. A referida parcela descontada na GRPS - Guia de Recolhimento da Previdncia Social.

1.5. Encargos Complementares da Folha de Pagamento


1.5.1. Proviso para Frias
Segundo o regime de Competncia, as frias transcorridas e ainda no gozadas devem ser provisionadas, de modo a se incluir o referido valor como custo ou despesa no perodo a que competir. O valor da proviso deve ser determinado com base na remunerao mensal do empregado e no nmero de dias de frias a que j tiver direito.

1.5.2. Proviso para 13 Salrio


Para que os custos ou despesas mensais sejam os mais reais possveis, as empresas devero constituir a proviso mensal do 13 salrio, que constituda na base de 1/12 do valor bruto da Folha de Pagamento.

Das könnte Ihnen auch gefallen