Sie sind auf Seite 1von 9

UNIVERSIDADE DE CUIAB UNIC PS GRADUAO LINGUTICA APLICADA AO ENSINO DA LNGUA PORTUGUESA

LEIDE APARECIDA SILVA LUCENA

SEMITICA

CUIAB MT 04/2009

LEIDE APARECIDA SILVA LUCENA

SEMITICA

Pr- projeto apresentado como requisito para obteno de nota na disciplina de Sociolingustica do curso de Lingustica aplicada ao ensino da Lngua Portuguesa pela Universidade de Cuiab UNIC. Orientado pelo professor Dr. Jos Serafim Bertoloto.

CUIAB MT 04/ 2009

INTRODUO DEFINIO DE SEMITICA.


O nome semitica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. "Semitica, portanto, a cincia dos signos, a cincia de toda e qualquer linguagem." (p.7) "A Semitica a cincia que tem por objeto de investigao todas as linguagens possveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituio de todo e qualquer fenmeno de produo de significao e de sentido." (p.13) Santaella, L. (1983). O que Semitica. So Paulo: Brasiliense.

DEFINIO DE SIGNO
Segundo Saussure e segundo Pearce, a diferena bsica entre as duas concepes, est principalmente,, no fato de que, se na concepo de Saussure o conceito de signo o do signo verbal, na concepo de Pearce o do signo geral, no importa de que espcie.Isso significa que, se no primeiro caso o signo , antes de tudo, a palavra (principalmente oral), no segundo caso ele qualquer coisa que representa alguma coisa para algum. Alm disso, se na concepo saussuriana o signo ele um elemento em que se correlacionam apenas dois outros elementos, chamados de significante e significado, na concepo peirciana o signo um elemento em que se correlacionam trs outros elementos, chamados de representamen, objeto representante. Para santaella, a semitica peirciana , antes de tudo, uma teoria signica do conhecimento, que desenha, num diagrama lgico, a planta de uma nova fundao para se repensar as eternas e imemoriais interrogaes acerca da realidade e da verdade.

Teoria Geral dos Signos


Atravs da obra de S.C.Pierce, Santaella torna simples o que antes parecia complicado, explicando e justificando claramente o que a Percepo, levandonos a um mergulho nas guas profundas da Teoria Geral dos Signos, No caso, os textos de Pierce so o objeto e o livro de Santaella o signo produzido pela mente da autora que o interpreta dinamicamente este objeto, produzindo outro signo que ser interpretado por cada um que for lendo o livro. Semiose do signo semiose do percepto. Estamos falando de semiose do signo e da existncia de vrios tipos de signos. Isto nos mostra que no h definies engessadas nem interpretaes fechadas para nada: cada leitor um interpretante livre imediato deste signo produzido a partir de um objeto. Para que o leitor tenha mais subsdios para entender a Percepo, Lcia nos convida a outro mergulho pelas maravilhas das Categorias Universais de Pierce, pelas quais aprendemos o mundo: primeridade ou qualidade: a categoria que d experincia sua secundidade ou reao: aquilo que d experincia seu carter factual, qualidade distintiva, seu frescor, originalidade irrepetvel e liberdade; de luta e confronto. Ao e reao ainda em nvel de binariedade pura, sem o governo da camada mediadora da intencionalidade, razo ou lei; terceridade ou mediao: aproxima um primeiro e um segundo numa sntese intelectual, corresponde camada da intelibilidade, ou pensamento em signo, atravs da qual representamos e interpretamos o mundo. SIGNOS: So representaes que se valem da informao cultural de cada indivduo. Eles podem significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Por exemplo, se eu desenhar um olho, voc no poder dizer,isto um olho, pois no o , ele sim a representao de um olho, logo, um signo. Outro exemplo, a palavra casa, a pintura de uma casa, o desenho de uma casa, fotografia de uma casa, o esboo de uma casa, um filme de uma casa, a planta baixa de uma casa, a maquete de uma casa, so todos signos do objeto casa.Ele no um objeto, ele apenas est no lugar do objeto, representando-o.

IMAGEM, PINTURA E FOTOGRAFIA LUZ DA SEMITICA PEIRCIANA.

Imagens so uma das mais antigas formas de expresso da cultura humana. Em oposio aos artefatos, que servem para fins prticos, elas se manifestam com funo puramente sgnica.

A semitica tem, como cincia geral dos signos, a tarefa de desenvolver instrumentos de anlise, desses produtos prottipos, do comportamento sgnico humano. No entanto, uma semitica especial da imagem, da pintura e da fotografia somente se desenvolveu relativamente tarde ao longo da histria da semitica moderna.

O ponto de partida das prximas consideraes sobre semitica da imagem e da pintura o aspecto da relao das imagens com seus objetos ou com aquilo a que se referem. De maneira geral, Pearce distinguiu, do ponto de vista da relao com o objeto, signos icnicos, indexicais e simblicos.

Em oposio posio frequentemente defendida de que imagens, e principalmente imagens figurativas, so prototipicamente icnicas. Para Santaella (1988:67) a funo referencial, representativa das imagens figurativas, no , em primeiro lugar, uma funo icnica,mas indexical.

O cone, de acordo com Peirce,(CP2.92,2.276), definido como um signo que possui carter sgnico simplesmente devido s qualidades( de primeiridade) materiais prprias a ele, sem ser definido como signo por um segundo, o objeto.

A arte realista de Junne Fontenele


So seres perifricos, obras inspiradas em fatos reais que habitam as cidades mdias e grandes de todo o mundo.

Muitas vezes andamos pelas ruas com o olhar higienizado. Fingimos no ver aqueles que mais precisam para que possamos nos sentir bem com o carro que dirigimos, com o ar condicionado que nos alenta e com a comida que no falta nossa mesa. mais fcil ignorar o mendigo e a me que sofre pelo seu filho morto pela violncia urbana, do que deixar-se afetar pelas agruras do mundo. bvio que nem todos pensam ou agem assim, especialmente o artista. Ser sensvel por natureza, denuncia a indiferena e exige o afeto das coisas do mundo dissecando a realidade. Este o caso da exposio Identidade, do artista Junne Fontenele. Suas esculturas em cermica trazem a realidade das ruas para a galeria do SESC Arsenal. Seu barro respira o sentimento e impossvel no se afetar pela obra. So seres perifricos, obras inspiradas em fatos reais que habitam as cidades mdias e grandes de todo o mundo. O primeiro contato que tive com a sua obra foi marcante. Estava procurando obras para figurarem na inaugurao do novo anexo do Tribunal de Justia de Mato Grosso. Na verdade buscava vasos de cermica tpicos do So Gonalo Beira-rio e fui at a Casa do Arteso, local com vasto acervo. L me deparei com um mendigo, sentado no cho, com as mos estendidas solicitando o desapego da caridade. As curvas que o barro possibilita e a expresso forte que suas mos habilidosas emprestaram pea me afetaram mais do que se eu visse o prprio mendigo na porta da Casa do Arteso. Eu no precisava e no conseguia desviar os olhos, a argila me encarava, a escultura tocara a minha sensibilidade e ficou gravada na memria o sentimento apreendido pelo artista. Junne comeou a brincar com a argila com apenas treze anos, aos 16 ele j vendia algumas obras. Ele natural de Tiangu (CE) e est em Mato Grosso h cinco anos. Atualmente reside em Vrzea Grande. O artista j participou de algumas exposies, duas na regio Nordeste - Casa da Cultura Belchior(2003) e Casa da Cultura de Sobral-CE (2004). Em Mato Grosso, participou da 3 exposio Coletiva na Secretaria de Cultura do Estado, em 2005 no Memorial Praa das Bandeiras, e em 2006 na Casa do Arteso. Junne tambm participou duas vezes do Salo Jovem de Arte e de uma seleo da ACUB. Seu estilo realista e seu olhar aguado provoca os nossos sentidos sobre os tipos humanos e a Cid

ALGUMAS DAS OBRAS DO ESCULTOR


Brinquedo de criana. O velho morador.

Me e filho.

Morador de rua.

Sofrimento de me.

Garimpeiro.

Mulher grvida.
O menino e o pssaro.

Leitura semitica retratada nas obras de Junne Fontenele

Junne constri imagens que promovem a dilatao dos sentidos do humano no mundo, buscando o prprio sentido de sua existncia como artista. Suas obras do corpo e voz aos estmulos que traduzem a histria da cidade, e evocam o que tem de mais peculiar, inslito e expressivo. Nascidos dessa experincia de estar e olhar a cidade na busca de sua identidade.Figuram personagens captados e materializados pelas mos do artista, entre elas uma mulher humilde e sofrida que segura em seus braos um filho esqulido e lnguido, mendigos e desvalidos recurvados e rotos, as mulheres da vida,longilneas, esguias que repreendem pela sensualidade doce e ingnua.

Algumas das esculturas em cermica do escultor:


. Brinquedo de criana; . O velho morador de rua; . Sofrimento de me; . Mulher grvida; .O menino e o pssaro; . garimpeiro ( entre outros).

REFERNCIAS BILBLIOGRFICAS:

SANTAELLA, Lcia. O que semitica. Brasiliense, 1983. SANTAELLA, Lcia.e WINFRIED Noth. Imagem.Cognio, semitica, mdia. So Paulo, Iluminuras,1983. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Lingustica Geral. PEIRCE, Sharles Sandes. Semitica e filosofia. Introduo e traduo, de Octanny Silveira da Mota e Leonidas Hegenberg.So Paulo, Cutltix, 1993.

Das könnte Ihnen auch gefallen