Sie sind auf Seite 1von 2

LOUVOR E ADORAO

Introduo: Qual o objetivo principal das reunies das Igrejas? Por que vamos aos domingos ao Templo? O que vamos fazer l? Muitos, com muita simplicidade, responderiam espontaneamente: Ouvir o sermo do pregador.

Esse tipo de resposta acontece comumente, pela falta de informao bblica sobre o propsito de Deus para o homem: Ser criado para o louvor da Sua glria (Ef 1:6). Devemos apresentar a Deus um culto racional (Rm 12:1). - Muitas vezes, nossa inteno nos cultos no apresentar-nos a Deus, mas sim, esperarmos que Deus se apresente a ns atravs da orao, leitura bblica, mensagem, msicas apresentadas e hinos que cantamos. evidente que Deus se utiliza de todas essas formas para falar aos coraes e nos levar a tomarmos atitudes. Mas Ele quer que nos apresentemos, para que, OFEREAMOS LOUVOR e no, simplesmente, para que RECEBAMOS ALGO. - Com o passar dos anos, o materialismo, existencialismo e outras influncias que recebemos da modernidade afastaram dos momentos de adorao a CONTEMPLAO. Esta era anteriormente praticada, com freqncia, no meio do povo judeu, no perodo bblico. tempo de resgatar a verdadeira adorao. Deus espera de ns uma maior intimidade com Ele, atravs do louvor.
1. Definio De forma geral, os dicionrios dizem que cultuar ou adorar significa uma atribuio de honra e glria a quem ou ao que o adorador considera de valor supremo. Como cristos, diramos que a venerao ou devoo expressa ao Deus Trino, em pblico ou pessoalmente.

2. Formas De Culto De forma geral, os dicionrios dizem que cultuar ou adorar significa uma atribuio de honra e glria a quem ou ao que o adorador considera de valor supremo. Como cristos, diramos que a venerao ou devoo expressa ao Deus Trino, em pblico ou pessoalmente. a) O culto carismtico - com manifestaes emocionais, sonoras, visveis, mostrando atitude dos adoradores em relao a Deus. a livre participao dos que cultuam, atravs de gestos, movimentos corporais. gritos de aleluia e cnticos espirituais. Ex.: Este tipo , principalmente, identificado em igrejas carismticas pentecostais. b) O culto didtico e pedaggico - exerccio pela pregao, ensino e exortao. Ex.: Muitas vezes praticado por batistas e presbiterianos. c) O culto eucarstico - valoriza o culto por meio da Ceia do Senhor. A Eucaristia representa o cerne da aproximao entre Deus e o cultuante. Ex.: Igrejas luteranas, anglicanas e catlicas, principalmente. d) O culto kerigmtico - (vocbulo grego kerigma quer dizer: proclamao). Focaliza a ateno sobre a evangelizao dos no convertidos. As diversas partes do culto so direcionadas aos perdidos, para se entregarem a Jesus. e) O culto diakonal - Deus visto no irmo necessitado. As boas obras, a caridade, os atos de compaixo em favor dos que sofrem, passam a ser expresso de culto ao Senhor.

f) O culto koinonitico (do grego koinonia, que quer dizer: comunho). O culto concentra-se na comunho uns com os outros.

2.1 - Perigos

O culto cristo tem sido ameaado por dois perigos:


a) o formalismo - que sacramenta o modo de adorar a Deus, anulando um contato vital com Deus. Ex.: Igreja de feso - Perdeu o primeiro amor, caiu no formalismo. b) uma espontaneidade excessiva - que encoraja a liberdade, desprezando qualquer forma, criando confuso e desordem. Ex.: Igreja de Corinto - Amando a liberdade, perdeu a santificao 2.2 - Veculo

A forma do culto deve ser o veculo adequado para conduzir o adorador a um encontro real com Deus. O ideal juntar a forma com a expresso interna do corao, coadunando isto ao mximo, com a verdade revelada na Bblia, sobre a pessoa de Deus.

Das könnte Ihnen auch gefallen